Nesta semana, a capital paranaense deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao apresentar o caminhão elétrico de coleta de lixo urbano Volvo FM Electric.
O prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, e do presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, apresentaram essa inovação que promete revolucionar como lidamos com o lixo.
O prefeito Greca expressou sua alegria ao anunciar a parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Volvo Caminhões, empresa do Volvo Group, para testar caminhões elétricos na coleta de resíduos.
“A nossa ideia é mostrar o futuro pelo futuro ser o melhor presente para Curitiba”, afirmou Greca. O caminhão elétrico, fabricado pela Volvo na Suécia e importado pela Volvo do Brasil, chegou à cidade para iniciar os testes ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo da marca sueca é produzir os modelos FM Electric em Curitiba.
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, e Marilza do Carmo Dias, secretaria municipal do Meio Ambiente
Além da redução de ruídos para a coleta de lixo noturna, a maior vantagem é sua contribuição para a redução das emissões de gases poluentes. Estima-se que, em comparação com um caminhão movido a diesel, o caminhão elétrico seja responsável por 60 toneladas a menos de gás carbônico lançadas na atmosfera anualmente. Essa mudança é fundamental para atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).
Curitiba se destaca como a primeira cidade brasileira a aderir à Iniciativa Laneshift, a fim de, promover veículos de carga com emissão zero de carbono. A cidade, já reconhecida como uma das mais limpas do Brasil, reforça seu compromisso com o meio ambiente ao adotar essa tecnologia inovadora.
Por fim, para o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, a eletromobilidade é o desafio desta década. A empresa, certamente, tem trabalhado intensamente no desenvolvimento de soluções para essa área. Por certo, a escolha de Curitiba para testar o caminhão elétrico é um reflexo da longa história de colaboração entre a Volvo e a cidade.
A PACCAR Financial, banco especializado no setor de transportes e parceiro dos clientes DAF, alcançou a marca de 10 mil caminhões financiados no Brasil desde o início de suas operações em 2019. Em 2023, a instituição movimentou mais de R$ 2,6 bilhões e obteve 41% de participação nas vendas de veículos da DAF Caminhões Brasil. Parceira da DAF desde 2014, a Lontano Transportes comprou o caminhão 10.000 financiado pela PACCAR Financial, uma edição especial do XF com motor de 480 cv, cabine Super Space e acessórios exclusivos da PACCAR Parts.
“Nossa empresa está no mercado desde 2010 e atua em todo o território nacional, com mais de 900 colaboradores. A DAF está conosco desde o início da sua operação no Brasil e a PACCAR Financial é uma das mais importantes parceiras que temos no mercado financeiro. Desde então, já adquirimos e financiamos mais de 100 caminhões”, ressalta Airton Dall’Agnol, Presidente do Grupo Lontano.
“Desde a criação da PACCAR Financial no Brasil, trabalhamos constantemente para oferecer soluções de crédito que auxiliem nossos clientes no seu planejamento financeiro, permitindo a aquisição de caminhões novos e, consequentemente, contribuindo para a boa rentabilidade do seu negócio”, comemora Anderson Haiducki, diretor-geral da PACCAR Financial Brasil.
Com matriz em Campo Grande (MS), a Lontano Transportes tem atuação nacional no transportes de cargas dos setores agronegócio e industrial, como grãos, fertilizantes, óleos vegetais, minério de ferro, açúcar a granel, combustíveis, bagaço de cana, entre outros.
A empresa conta com frota própria e terceirizada. Fundada em 2010, a Lontano chegou a ter uma frota própria de uma única marca, mas, devido a dificuldade de fazer a renovação de frota, ela passou a negociar com outras marcas. Atualmente, conta com um frota mais diversificada, com idade média de três anos.
>> A ANEF (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras) anunciou recentemente que o setor automotivo experimentou um aumento significativo nas vendas a prazo ao longo de 2023. Os dados apontam que foram liberados R$ 212,8 bilhões em financiamentos, representando um crescimento de 9% em comparação com o ano anterior. No quesito inadimplência, houve uma leve redução para pessoas físicas em atrasos acima de 90 dias, caindo 0,1%, para 5,6%. Para pessoas jurídicas, a taxa manteve-se estável em 3,5%.
A ANEF também informou que a participação de veículos de passeio e comerciais leves financiados em 2023 foi de 40%. No segmento de caminhões e ônibus, as vendas financiadas subiram de 37% em 2022 para 41% em 2023. O Finame, programa de financiamento específico para o setor, teve um crescimento de 29% para 31%. As vendas à vista, por sua vez, diminuíram de 29% para 23%, enquanto o consórcio manteve-se estável em 5%. Para 2024, a expectativa é positiva.
>> Um recente levantamento realizado pela Veloe em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) revelou um aumento no fluxo de veículos nas rodovias dos estados de São Paulo. Além disso, no Rio de Janeiro entre janeiro e fevereiro de 2024. No tráfego de veículos pesados houve um comportamento distinto nos dois estados. Dessa forma, em São Paulo, o aumento foi marginal, registrando apenas 0,3% de crescimento. Contrariamente, as rodovias fluminenses experimentaram uma redução de 1,6% no movimento de veículos pesados. Portanto, indicando uma possível retração na atividade econômica do Rio de Janeiro ou mudanças nas rotas de transporte de cargas.
A BorgWarner, empresa globalmente comprometida com a igualdade de gênero e o desenvolvimento interno, lançou um programa de capacitação técnica em usinagem exclusivo para suas funcionárias na unidade de Itatiba (SP), denominado “Girls & Machining”.
O programa, iniciado em agosto de 2022, atraiu 51 inscrições internas de funcionárias interessadas em aprimorar suas habilidades na área. Selecionaram-se 14 inscritas para participar do curso.
Melissa Mattedi, gerente da BorgWarner Emissions, Thermal and Turbo no Brasil, explica: “A seleção considerou critérios como tempo de serviço e desempenho. Além disso, as candidatas passaram por uma prova técnica para avaliar sua aptidão.”
Para garantir que todas as participantes pudessem se beneficiar do curso, a empresa adaptou a jornada de trabalho e o tempo de duração das aulas. O programa, totalizando 125 horas de aulas teóricas e 40 horas de estágio prático dentro da fábrica, foi projetado para ser concluído em dois meses. O estágio ocorreu durante o horário de trabalho, e cada participante contou com o apoio de colegas experientes na função.
A BorgWarner prioriza as participantes do programa que atendem aos requisitos técnicos, certamente, para as vagas no setor de usinagem. Classifica-se elas em um ranking e, ademais, à medida que surgem novas vagas, oferece-se propostas de transição às candidatas. As mulheres que já assumiram posições no setor de usinagem demonstraram rápida adaptação, indicando que o curso foi eficaz.
Com o “Girls & Machining”, a BorgWarner reforça seu compromisso com a diversidade e, sobretudo, com a capacitação de suas colaboradoras, contribuindo para um ambiente mais igualitário e promissor.
Para o Frota News, todos os dias são da mulher. O Dia Internacional da Mulher, para nós, é uma data importante para o balanço sobre o que nós fizemos e podemos fazer mais. Abaixo, uma retrospectiva das reportagens mais importantes sobre Elas, principalmente, com o apoio da Fabet-SP, nossa parceira em vários trabalhos que nos ajudaram a criar os nossos valores como mídia jornalística em prol da educação e evolução dos setores de transporte e logística.
Todas as edições contam com pautas sobre elas, esta foi especial e a 39 também será
Estamos também preparando a Edição 39 como um balanço sobre o que algumas empresas estão fazendo para a inclusão da mulher no transportes e na Logística.
Postos Ipiranga: tem mulher
“Operação Mulher Motorista”, um projeto que tem como objetivo recrutar, treinar e dar autonomia para as mulheres atuarem como motoristas de caminhões de combustível. Para isso, ela conta com a parceria da Fabet São Paulo.
A Fabet-SP é pioneira na criação de cursos para condutoras de caminhões
Mulheres na Direção na JSL
“A inclusão da mulher no universo operacional é fundamental para aproveitarmos todo o potencial humano. Além disso, promover a diversidade de pensamentos, habilidades e experiências em um ambiente misto. Tudo a fim de resultar em uma operação segura, eficiente e saudável”, afirma a especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional da JSL, Daniella de Melo.
Diversas empresas, como Ypê, Ipiranga, Ambev, Raízen, entre outras, estão investindo na capacitação de mulheres para a condução de caminhões em parceria com a Fabet-SP, é pioneira na formação de mulheres motoristas para diversas categorias e perfis de operação.
A Kinross, empresa de mineração canadense e presença em diversos países, criou o programa que busca promover a diversidade de gênero no setor de mineração, tradicionalmente masculino, oferecendo oportunidades de capacitação para mulheres que desejam atuar como operadoras de caminhões extrapesados.
Tem liderança feminina na gastronomia, setor que precisa de boa logística para a chega dos alimentos com segurança alimentar
Tem Mulheres na logística da Ypê
O “Mulheres em Movimento” está na sua primeira edição e já conta com 10 mulheres contratadas. A princípio, para as regiões de Amparo, Salto, Anápolis e Simões Filho, que receberam um treinamento intensivo na Fabet São Paulo. Ao mesmo tempo, a Ypê abre 15 novas vagas abertas em Amparo (SP) para mulheres que tenham carteira de motorista na categoria E. Por fim, não é preciso ter experiência na função.
Um projeto inovador de transporte de cargas movido a gás natural liquefeito (GNL) está sendo desenvolvido no Brasil pelas empresas Eneva, Virtu GNL e Scania. O objetivo é criar um corredor logístico tendo o combustível GNL como fonte de energia para um transporte mais limpo e com menor custo operacional nas regiões Norte e Nordeste do país.
O projeto prevê a utilização de caminhões movidos a GNL, abastecidos por postos da Virtu GNL, que receberão o combustível da Eneva, produtora de gás natural no interior do Amazonas. A Scania é responsável pela fabricação dos veículos, sendo pioneira no Brasil em produção deste modelo em escala comercial.
Para isso, a Eneva e Virtu GNL realizam a maior compra de 180 caminhões pesados a GNL, sendo o maior volume de aquisição na América Latina até o momento. A maior vantagem do GNL em relação ao GNV é a maior autonomia.
Maior autonomia
O GNL é uma forma de armazenar o gás natural em estado líquido, reduzindo seu volume em cerca de 600 vezes. Isso facilita o transporte e o abastecimento dos veículos, que podem rodar até 1.100 km sem precisar reabastecer. Além disso, o GNL emite cerca de 20% menos CO₂ do que o diesel, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A iniciativa é um exemplo de como o gás natural pode ser um vetor de desenvolvimento para o Brasil, gerando empregos, renda e infraestrutura para as regiões Norte e Nordeste.
A visão dos executivos
“A operação dá início à viabilização dos corredores verdes no Brasil, com caminhões movidos a GNL em substituição ao diesel. Além de promover a redução de emissões de CO₂, reduz também as emissões de NOx e material particulado. O total desse mercado, se somadas as principais rotas ao redor da área de influência do complexo do Parnaíba, equivale a 9 milhões de metros cúbicos de gás natural/dia, e tem um enorme potencial de crescimento. Essa cadeia de valor pode se tornar um dos principais veículos de monetização das reservas de gás natural da Eneva, depois da geração termelétrica. Cada 10% deste novo mercado seriam equivalentes a aproximadamente 1 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia”, enfatizou o CEO da Eneva, Lino Cançado.
“Temos como objetivo ser o principal fornecedor de GNL nesse novo mercado, com a venda desse combustível para frotas de caminhões. Trata-se de um negócio com grande potencial de crescimento e geração de caixa para a companhia que contribui no processo de descarbonização do segmento de transporte no país”, complementou o diretor de Marketing, Comercialização e Novos Negócios da Eneva, Marcelo Lopes.
Lino Cançado, CEO da Eneva, José de Moura Jr.,CEO da Virtu GNL, Alex Nucci, Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, e Simone Montagna, CEO da Scania Operações Comerciais Brasil
Maior frota de GNL do Brasil
No total, foi assinado o contrato de compra de 180 veículos. São 30 deles para a GNL Brasil, uma joint venture da Eneva com a Virtu, que serão utilizados para atendimento aos contratos firmados pela empresa para a venda de GNL em pequena escala (SSLNG) para Vale e Suzano (contratos firmados em 2022), em suas instalações industriais no Maranhão.
Os demais 150 caminhões foram adquiridos pela Virtu GNL e serão destinados a um novo serviço a ser iniciado a partir de agosto de 2024, abastecidos com gás fornecido pela Eneva, produzido no mesmo estado. Trata-se do maior contrato de venda de caminhões a GNL já realizado na América Latina.
A Virtu GNL é especializada em transporte de gás natural liquefeito e atua como um meio de transporte complementar aos gasodutos. Com esta parceria, a companhia amplia seu escopo de atuação, oferecendo o transporte para clientes comprometidos com a agenda net zero. A primeira fase do seu projeto será iniciada pela Rota do Matopiba, que compreende os estados Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, de produtos que serão escoados pelo Porto de Itaqui, em São Luís (MA).
“Este é um projeto pioneiro, o maior de descarbonização do transporte de longa distância do país. É uma solução logística disruptiva, sustentável e eficiente. Nessa primeira fase, a Virtu GNL implantará duas centrais de descarbonização nos municípios de Presidente Dutra e Balsas, no Maranhão, com investimento inicial de R$ 180 milhões para atuar como plataforma integrada no escoamento da produção. O projeto da Virtu GNL é criar o corredor verde de GNL do Norte ao Sul do Brasil, com investimento previsto de R$ 5,7 bilhões, que compreende 39 centrais de descarbonização e 5.300 cavalos mecânicos até 2030”, explica José de Moura Júnior, CEO da Virtu GNL.
Foco futuro no biometano
O setor de transporte e logística é o terceiro setor que mais emite gases de efeito estufa no país. A redução da pegada de carbono no escoamento de produtos é fundamental para alcançar o desafio de zerar as emissões das empresas. A substituição do diesel pelo gás natural promove redução de até 20% na emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), além de mais 85% de NOX e particulados. Essa jornada pretende criar uma infraestrutura de abastecimento que permitirá a migração para os combustíveis mais sustentáveis, como biometano (biognl), no qual o Brasil se apresenta com potencial para ser o líder mundial.
“Para a Scania, ser a parceira escolhida para Eneva e Virtu GNL darem esse passo extremamente importante para o transporte sustentável no país, é motivo de orgulho. Certamente, isso reforça as soluções pensadas para atender os clientes de acordo com cada necessidade. Além disso, fortalece o propósito de liderar a transição para o transporte mais sustentável”, comenta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Brasil. “Temos o maior portfólio do mercado em termos de combustíveis alternativos ao diesel, mas não deixamos de olhar para a rentabilidade do cliente, entregando também máxima eficiência energética.”
Os 30 veículos iniciais são do modelo R 410, configuração 6×2, movidos a GNL. Eles são uma solução eficiente e, certamente, sustentável para operação de logística a longa distância. Equipados com dois tanques de 340 litros cada, esses caminhões oferecem desempenho e eficiência energética com o motor de 13 litros com seis cilindros. Isso, contando com 410 cv de potência a 1.900 rpm. Os demais 150 veículos, entregues no segundo semestre, serão do inédito modelo R 460, configuração 6×4, também movidos a GNL.
A especialização de cada empresa
A Eneva é a principal operadora privada de gás natural onshore no Brasil. Dessa forma, atuando desde a exploração e produção até o fornecimento de soluções de energia. Com ativos em diversos estados brasileiros, a empresa opera 12 campos de gás natural nas Bacias do Parnaíba (MA). Além disso, também em Amazonas (AM). Certamente, totalizando uma área de concessão superior a 63 mil km², a maior do Brasil. Possui um parque de geração com 5,95 GW de capacidade contratada. Certamente, incluindo termelétricas nos estados do Maranhão, Ceará, Sergipe, Roraima, e o Complexo Solar Futura na Bahia, que iniciou operação em 2023.
A Eneva destaca-se pelo seu modelo de negócio inovador Reservoir-to-Wire (R2W). Certamente, integrando geração térmica aos campos produtores de gás natural. Além disso, o SSLNG, que entrega Gás Natural Liquefeito em Pequena Escala a grandes clientes industriais por meio rodoviário, no formato Reservoir-to-Client (R2C). Listada na Bolsa brasileira desde 2007, a empresa integra o Ibovespa. Por certo, com o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), e visa uma transição energética responsável e segura.
A Virtu GNL é especializada em transporte de gás natural liquefeito. Ademais, ela atua como um meio de transporte complementar aos gasodutos. Por certo, também movimentando caminhões movidos a GNL em operações de longas distâncias, sobretudo nas regiões não contempladas pela malha dutoviária no Brasil. A empresa faz parte de um grupo com mais de 50 anos de história a fim de atuar nos pilares de segurança, confiabilidade e inovação. Assim como, com transporte de mais de 600 mil m³ de gás por dia e em 2024 rompe a barreira de 1 milhão de m³/dia. Neste projeto inovados, a Virtu GNL apresenta uma solução logística de emissão de baixo carbono para as companhias comprometidas, certamente, com a agenda net zero.
Pioneirismo
A Scania foi a pioneira no lançamento e, sobretudo, ainda a única fabricante no Brasil de caminhões movidos a gás. Os modelos foram lançados durante a Fenatran de 2019, até então, com tanques a GNV e/ou biometano. O grande diferencial da marca sueca, por fim, foi o desenvolvimento dos motores de ciclo Otto. Sobretudo, com desempenho em potência e torque equivalentes aos dos motores a diesel e produzidos em São Bernardo do Campo (SP).
Iveco S-Way é premiado com o cobiçado iF Design Award 2024 + Memorial Brumadinho em homenagem às vítimas da tragédia da barragem da Vale
O mais recente modelo Iveco S-Way 2024 Europeu conquistou o coração do júri do prestigioso iF Design Award 2024, emergindo vitorioso na categoria altamente competitiva de Design de Produto para Carros/Veículos. Este é o prêmio mais importante do mundo em design e conta com diversas categorias.
A iF International Forum Design GmbH, fundada na Alemanha em 1953, é reconhecida como a mais antiga organização independente de design do mundo. Por meio de uma das maiores e mais importantes competições de design global, seus prêmios buscam celebrar a excelência e a inovação em todas as disciplinas do design.
Um interior que surpreendeu a todos jurados em design e ergonomia
Um júri independente composto por 132 especialistas em design de todo o mundo concedeu ao S-Way o título de vencedor, superando mais de 11.000 inscrições de 72 países. Cada participante aspirava a receber o prestigioso selo de qualidade conferido pelo selo iF Design Award.
O destaque do premiado projeto Iveco S-Way é seu design exterior redesenhado e o novo painel de controle interior. Ambos os aspectos foram concebidos e desenvolvidos com base no firme compromisso da Iveco em proporcionar uma experiência de condução centrada no motorista.
A grade externa, uma característica distintiva deste caminhão, é composta por uma variedade de elementos que oferecem amplas opções de personalização. Além do novo logotipo da marca, disponível em metal cromado ou fosco, a própria grade pode ser personalizada em oito estilos e cores diferentes, incluindo acabamentos brilhantes, elementos metálicos e opções que combinam com as cores da carroceria.
O modelo premiado é com a última atualização realizada na Europa. O modelo produzido no Brasil, em Sete Lagoas (MG), ainda é a mesma geração apresentada na Fenatran 2022. Ela deve estar em processo de atualização para ser lançada no mercado brasileiro nos próximos anos, considerando que a Iveco Brasil assumiu o compromisso de atualizar todos os seus modelos, conforme já fazem a Scania Brasil e a Volvo Caminhões do Brasil.
O interior do novo S-Way apresenta um painel personalizável, resultado de um estudo de Experiência do Usuário (UX), dividido em três seções distintas por materiais e cores. Essa abordagem proporciona uma autonomia profissional e tecnológica, uma área de passageiros convidativa e fluidamente projetada, e um espaço de armazenamento central adicional para aumentar a praticidade.
As melhorias significativas no interior incluem uma ergonomia comparável à de um carro, juntamente com uma posição de assento aprimorada e um volante mais compacto e vertical, oferecendo um ajuste mais amplo.
Marco Armigliato, chefe de Design Industrial do Iveco Group, expressou seu orgulho com o prêmio. “Estamos extremamente orgulhosos pelo novo Iveco S-Way ter sido premiado com o iF Design Award. Com mais opções de personalização disponíveis do que nunca, os clientes podem realmente imprimir sua própria personalidade neste veículo altamente capaz.”
Na 70ª edição do iF Design Award, realizada desde 1953 na Alemanha, o Brasil alcançou um marco histórico ao receber um número recorde de prêmios, solidificando sua posição no cenário global do design.
Com 71 projetos brasileiros laureados, incluindo três conquistas do cobiçado iF Gold Award, o Brasil destacou-se entre quase 11 mil inscrições de 72 nações, todas meticulosamente avaliadas por um júri multidisciplinar. Os vencedores podem ser explorados em detalhes no site oficial ifdesign.com.
“Esta edição do iF Design Award 2024 não apenas reafirma sua posição como o mais completo prêmio de design do mundo, mas também celebra o talento brasileiro em um palco global,” afirma Juliana Buso, coordenadora de projetos no Centro Brasil Design (CBD), representante oficial da premiação no Brasil.
O júri, composto por renomados especialistas de design de 20 países, incluiu três ilustres brasileiros: Ana Couto, Clayton Caetano e Patrick Speck, reforçando a presença e a influência do Brasil no processo de seleção. A cerimônia de premiação, o iF Design Award Night, está marcada para 29 de abril de 2024 em Berlim, seguida pela conferência sobre tendências de design que questiona como o design pode impulsionar uma transformação para um futuro promissor.
Entre os premiados com o iF Gold Award, destaca-se o Memorial Brumadinho, criado pela Greco Design, uma homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho em 2019. Outro vencedor do ouro foi o Treevia Smart Forest, uma inovação do Victor Colhado Atelier que conecta florestas à internet, auxiliando na gestão ambiental.
Brumadinho: uma dor causada pela Vale e sem cura para os brasileiros
O Estúdio Campana, por sua vez, foi reconhecido pela nova identidade visual criada pela Pharus Bright Design, celebrando a trajetória dos irmãos Campana na vanguarda do design brasileiro.
A conquista do Brasil no iF Design Award 2024 é um testemunho do potencial criativo e inovador do país, projetando o design brasileiro no cenário mundial e inspirando futuras gerações de designers a buscar excelência e impacto positivo através de suas criações.
A Giovanella Transportes, com mais de 35 anos de história e sede em Estrela (RS), sempre foi uma entusiasta de caminhões premium das marcas suecas, como Volvo e Scania. No entanto, recentemente, a empresa expandiu seus horizontes e investiu em 50 unidades do mais recente lançamento da Iveco, o S-Way.
O Iveco S-Way, apresentado na Fenatran de 2022, elevou o patamar da marca italiana no segmento de cavalos mecânicos, tornando-se uma opção mais competitiva no mercado premium. Essa aquisição demonstra a confiança da Giovanella Transportes na inovação e qualidade oferecida pela Iveco.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, expressou seu entusiasmo com essa parceria. “Estamos transformando o cenário brasileiro do transporte de cargas por meio da inovação e conectividade”. A aposta na tecnologia do S-Way reflete o compromisso contínuo da empresa em atender às necessidades do setor de transporte de forma eficiente e moderna, em um patamar para competir com as marcas tradicionalmente premium.
Além da aposta no S-Way, a empresa investe em caminhões a gás da Scania
Investimento em sustentabilidade também faz parte dos investimentos da Giovanella Transportes, como nos caminhões a gás adquiridos da Scania.
Primeira carregadeira elétrica
A AngloGold Ashanti iniciou a operação da primeira carregadeira 100% elétrica em uma mina subterrânea no Brasil, na Mina Cuiabá, em Sabará, Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Primeira carregadeira 100% elétrica em uma mina subterrânea no Brasil
Este veículo inovador, que não emite carbono sendo alimentado por baterias, marca um avanço significativo em direção à mineração sustentável e segura, reduzindo emissões de calor e ruído, e aumentando a produtividade de carregamento em 8%.
A apresentação do equipamento ocorreu em um evento para equipes técnicas e a imprensa. Dessa forma, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, inovação, e a meta Net Zero até 2050. A AngloGold Ashanti já alcançou uma redução de 33% em suas emissões de CO₂ em 2022, utilizando 100% de energia elétrica de fonte renovável. Esta iniciativa reafirma o compromisso da mineradora em promover práticas de mineração cada vez mais sustentáveis e seguras.
No primeiro bimestre de 2024, a indústria de implementos rodoviários registrou um crescimento de 2,86% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foram entregues ao mercado 23.330 produtos, comparados às 22.681 unidades do primeiro bimestre de 2023. Esses números promissores indicam um possível ano positivo para o setor.
José Carlos Spricigo, presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), celebra o resultado e destaca a importância desse crescimento para os negócios.
Recorde em fevereiro de 2024
O mês de fevereiro de 2024 foi marcado por um recorde no segmento de Reboques e Semirreboques. Foram vendidos 7.487 implementos rodoviários, superando o recorde anterior de 6.596 unidades, estabelecido em 2021.
Setor Pesado: apresentou um crescimento significativo de 16,51% em relação ao mesmo período de 2023. Foram emplacados 14.562 produtos, contra as 12.499 unidades do ano anterior. Os principais destaques desse segmento foram os implementos Canavieiro, Tanque Carbono e Baú Carga Geral.
Segmento Leve: no primeiro bimestre de 2024, esse segmento registrou um recuo de 13,89%. Foram entregues 8.768 produtos, em comparação com as 10.182 unidades do mesmo período em 2023.
Em resumo, o cenário é positivo para a indústria de implementos rodoviários, com perspectivas de crescimento contínuo ao longo do ano.
RAV Correntes
No Dia Internacional da Mulher, a RAV Correntes, localizada em São Marcos (RS), se destaca por promover a inclusão e a igualdade de gênero no setor industrial. Com dois terços de sua força de trabalho composta por mulheres, a empresa é exemplo de ambiente de trabalho acolhedor e práticas de igualdade.
Fundada em 2017, a RAV Correntes é especializada na fabricação de autopeças e correntes para o transporte rodoviário de cargas, atendendo importantes marcas do setor e exportando para países da América do Sul desde 2022.
A diretora Comercial, Camila Brezolin, destaca a organização e a contribuição feminina como fundamentais para o sucesso e a entrega eficiente de produtos. A empresa enfatiza seu compromisso com um ambiente de trabalho inclusivo, reafirmando a importância da presença feminina na indústria.
Luxafit Transportes, uma empresa com uma história de três décadas no setor de transporte, reforça frota com 15 novos caminhões Mercedes-Benz. Objetivo é para melhor atender às demandas do segmento médico-hospitalar e farmacêutico em todo o Brasil.
A empresa, sediada em Campinas (SP), recebeu dez unidades do pesado Actros 2045, três do semipesado Atego 1719 e duas do leve Accelo 1017. Esses caminhões são destinados a operações urbanas e rodoviárias de curtas a longas distâncias, atendendo não apenas às necessidades de transporte de medicamentos, mas também de outros produtos sensíveis como cargas refrigeradas, cosméticos, químicos e cargas em geral.
Guilherme Rodrigues, diretor operacional da Luxafit, destaca a longa parceria com a Mercedes-Benz, que remonta à fundação da empresa há 30 anos. Além de caminhões da marca alemã, a Luxafit possui caminhões Scania, Volkswagen, além de caminhões com a cabine e baú blindados devido ao alto valor das cargas transportadas.
Os caminhões são equipados com vários sistemas como bloqueador inteligente, bloqueador de combustível, sensor de temperatura, antena via satélite, trava de portas de baú, trava de segurança randômica, sensor de abertura de baú e sensor de movimento da plataforma.
Além da matriz em Campinas, a empresa possui filiais em Santos, Guarulhos e nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos.
A Luxafit é também especializadas na área de importação e exportação; logística aérea, marítima e rodoviária. A atual evolução mercadológica exige soluções eficientes com rapidez e profissionalismo. Por transportar produtos químicos, a transportadora possui certificados ISO 9001, SASSMAQ e autorização ANVISA.
Outras notícias
>> A MXP Transportes, uma empresa especializada em logística e transporte rodoviário, anunciou planos de investimento e expansão para 2024. Com um investimento de R$ 450 mil, a empresa visa digitalizar seus processos de emissão fiscal e registro de entregas e coletas, além de expandir suas operações nos serviços de LTL e FTL para os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. A MXP também planeja aumentar sua participação nos segmentos de Pet Food e Pet Care, complementando sua forte atuação no setor farmacêutico. Após um crescimento de 92% em receita bruta em 2023, a MXP tem como objetivo para 2024 reduzir tempos de entrega e expandir sua atuação em last mile nas novas regiões. A empresa atende diversos segmentos, incluindo médico, farmacêutico, cosmético, alimentício, entre outros, promovendo soluções logísticas de entrega de ponta a ponta em todo o território nacional.
Fabet São Paulo
Inscrições abertas
>> A startup QueroTruck, especializada na compra e venda de caminhões pela internet, projeta um faturamento de R$ 2,5 milhões em 2024, impulsionada pelo crescimento de 10% nas vendas do setor de transporte rodoviário de carga, conforme dados da Fenabrave. Com mais de quatro mil anúncios e foco em marcas líderes como Mercedes-Benz, Volkswagen, Volvo e Scania, a empresa planeja expandir sua presença de 25 para 27 estados brasileiros. A QueroTruck também investe em estratégias de marketing digital, com destaque para suas ativações em redes sociais e a quarta temporada do podcast Conexão QueroTruck no YouTube, que já conta com mais de 33 mil seguidores. A parceria com Sula Miranda, a Rainha dos Caminhoneiros, reforça ainda mais a imagem da startup no mercado, consolidando-a como uma das principais plataformas de negócios para o setor de transporte rodoviário no país.
>> A Ford Ranger destacou-se no mercado automotivo como a picape média com o maior crescimento de vendas no último ano, apresentando um aumento de 42,4%. Este avanço foi acompanhado por um crescimento na plataforma de carros por assinatura da marca. Pelo Ford Go. Com a introdução do Ford Go, a Ford observou uma mudança no perfil de seus clientes para a Ranger, atraindo agora mais de 70% de assinantes das capitais, que são predominantemente administradores de empresas, executivos e profissionais entre 30 e 50 anos. A Ranger está disponível em cinco versões por assinatura, com planos flexíveis e mensalidades a partir de R$5.641, oferecendo a vantagem de dirigir um carro novo sem preocupações adicionais como IPVA, manutenção e seguro. Além disso, a Ranger se destaca pela tecnologia embarcada avançada, incluindo conectividade sem fio e uma série de assistências de condução, consolidando sua posição como uma opção atraente para um novo perfil de clientes urbanos e sofisticados.
>> A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) alcançou um marco em sustentabilidade ao obter 71% de sua energia de fontes renováveis certificadas. Este esforço está alinhado com a estratégia ESG da empresa. O que inclui parcerias com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para promover a economia circular. A montadora adotou várias práticas sustentáveis. Entre elas, o uso de lâmpadas de LED e painéis solares. Além disso, focar na conservação de energia e na eficiência operacional, o que resultou em uma redução significativa do consumo de energia por veículo produzido. A VWCO também implementou iniciativas de reciclagem. Dessa forma, com a reutilização de 89% de suas embalagens e a produção de tanques de Arla com bioplástico.
A Scania e a Casa Brasdiesel anunciam sua estrela principal na Expodireto Cotrijal 2024: o primeiro caminhão totalmente movido a biodiesel na tração 6×2 da marca para o mercado brasileiro.
Em parceria com a Catto Transportes e a 3tentos, que fornecerá o combustível, o veículo iniciará suas operações em maio. A feira segue até 8 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS). Este é o segundo veículo B100 da Scania no mercado, seguindo os 100 caminhões vendidos para a Amaggi, todos na tração 6×4 e motor de 500 cv, em novembro de 2023.
Já é de conhecimento entre os transportadores, que a mistura do biodiesel acima e 10% no diesel fóssil é prejudicial a durabilidade do motor. Dessa forma, o B100 é uma solução muito mais sustentável do que o aumento da mistura de biodiesel no diesel derivado de petróleo. Além disso, reduz a necessidade de importação de diesel fóssil.
O modelo R 460 6×2 Super está no estande da concessionária Brasdiesel, com outros modelos pesados, como o R 540 6×4 Plus e o R 560 R 6×4 Super, e o semipesado P 320 8×2 também estarão em exposição.
A Expodireto Cotrijal, em sua 24ª edição, é um dos principais eventos do setor agrícola. Com uma área de 131 hectares e 570 expositores, a feira registrou negócios de R$ 7,04 bilhões em 2023, atraindo mais de 320 mil visitantes de mais de 60 países.
“Essa segunda venda de um produto B100 mostra que temos alternativas ao diesel para contribuir com a descarbonização do transporte. Dessa vez, vendemos o primeiro na tração 6×2. Com mais essa opção, haverá uma diversidade de aplicações e segmentos, juntamente com as versões 6×4, para atender as necessidades de vários perfis de clientes. Temos certeza de que será um sucesso a nossa parceria com a Brasdiesel, a responsável pelo negócio, a Catto Transportes e a 3tentos, quando começar a operação com o biodiesel 100%, a partir de maio de 2024”, afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.
Alex Nucci – diretor de Vendas de Soluções da Scania Crédito: Divulgação Scania
A Catto, especializada em transporte frigorificado, adentrará no mercado agro com transporte a granel. Já a 3tentos, além de fornecer o combustível, usará o veículo para operações de transporte de soja e farelo perto de Ijuí (RS), onde está localizada sua fábrica de processamento de soja e produção de biodiesel.
“A Brasdiesel está entusiasmada com as projeções de crescimento do mercado de transporte em 2024 e com a participação na Expodireto Cotrijal. Trouxemos novidades nesta feira. Além da venda deste caminhão B100, que se tornou o primeiro 6×2 100% a biodiesel do Brasil, e, também, o pioneiro da região Sul. O veículo adquirido pela Catto Transportes representa um marco significativo na busca por alternativas mais sustentáveis no transporte de carga, demonstrando o potencial dos biocombustíveis na indústria do transporte aqui no Rio Grande do Sul”, diz Marcos Radaelli, gerente-geral de Vendas da Brasdiesel.
André Decker, gerente-geral da Brasdiesel, reforça o compromisso com a inovação e a sustentabilidade. “Convidamos os visitantes a conhecer nossas soluções de transporte de serviços, conectividade e opções financeiras”, completa Decker.