segunda-feira, maio 20, 2024

Curitiba começa teste com caminhão Volvo FM Electric para coleta de lixo

Nesta semana, a capital paranaense deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao apresentar o caminhão elétrico de coleta de lixo urbano Volvo FM Electric.

O prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, e do presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, apresentaram essa inovação que promete revolucionar como lidamos com o lixo.

O prefeito Greca expressou sua alegria ao anunciar a parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Volvo Caminhões, empresa do Volvo Group, para testar caminhões elétricos na coleta de resíduos.

Leia também:

Reiter Log é a primeira cliente dos Volvo FM Electric no Brasil

“A nossa ideia é mostrar o futuro pelo futuro ser o melhor presente para Curitiba”, afirmou Greca. O caminhão elétrico, fabricado pela Volvo na Suécia e importado pela Volvo do Brasil, chegou à cidade para iniciar os testes ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo da marca sueca é produzir os modelos FM Electric em Curitiba.

coleta de lixo
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, e Marilza do Carmo Dias, secretaria municipal do Meio Ambiente

Além da redução de ruídos para a coleta de lixo noturna, a maior vantagem é sua contribuição para a redução das emissões de gases poluentes. Estima-se que, em comparação com um caminhão movido a diesel, o caminhão elétrico seja responsável por 60 toneladas a menos de gás carbônico lançadas na atmosfera anualmente. Essa mudança é fundamental para atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

Leia mais:

Transpoeste 2024: a maior feira de transporte e logística do Oeste do Paraná

Curitiba se destaca como a primeira cidade brasileira a aderir à Iniciativa Laneshift, a fim de, promover veículos de carga com emissão zero de carbono. A cidade, já reconhecida como uma das mais limpas do Brasil, reforça seu compromisso com o meio ambiente ao adotar essa tecnologia inovadora.

Por fim, para o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, a eletromobilidade é o desafio desta década. A empresa, certamente, tem trabalhado intensamente no desenvolvimento de soluções para essa área. Por certo, a escolha de Curitiba para testar o caminhão elétrico é um reflexo da longa história de colaboração entre a Volvo e a cidade.

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui