quinta-feira, setembro 19, 2024

Curitiba começa teste com caminhão Volvo FM Electric para coleta de lixo

- Publicidade -

Nesta semana, a capital paranaense deu um importante passo em direção à sustentabilidade ao apresentar o caminhão elétrico de coleta de lixo urbano Volvo FM Electric.

O prefeito Rafael Greca, acompanhado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Dias, e do presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, apresentaram essa inovação que promete revolucionar como lidamos com o lixo.

O prefeito Greca expressou sua alegria ao anunciar a parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Volvo Caminhões, empresa do Volvo Group, para testar caminhões elétricos na coleta de resíduos.

Leia também:

Reiter Log é a primeira cliente dos Volvo FM Electric no Brasil

“A nossa ideia é mostrar o futuro pelo futuro ser o melhor presente para Curitiba”, afirmou Greca. O caminhão elétrico, fabricado pela Volvo na Suécia e importado pela Volvo do Brasil, chegou à cidade para iniciar os testes ainda no primeiro semestre deste ano. O objetivo da marca sueca é produzir os modelos FM Electric em Curitiba.

coleta de lixo
Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina, Rafael Greca, prefeito de Curitiba, e Marilza do Carmo Dias, secretaria municipal do Meio Ambiente

Além da redução de ruídos para a coleta de lixo noturna, a maior vantagem é sua contribuição para a redução das emissões de gases poluentes. Estima-se que, em comparação com um caminhão movido a diesel, o caminhão elétrico seja responsável por 60 toneladas a menos de gás carbônico lançadas na atmosfera anualmente. Essa mudança é fundamental para atingir as metas estabelecidas no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

Leia mais:

Transpoeste 2024: a maior feira de transporte e logística do Oeste do Paraná

Curitiba se destaca como a primeira cidade brasileira a aderir à Iniciativa Laneshift, a fim de, promover veículos de carga com emissão zero de carbono. A cidade, já reconhecida como uma das mais limpas do Brasil, reforça seu compromisso com o meio ambiente ao adotar essa tecnologia inovadora.

Por fim, para o presidente do Grupo Volvo na América Latina, Wilson Lirmann, a eletromobilidade é o desafio desta década. A empresa, certamente, tem trabalhado intensamente no desenvolvimento de soluções para essa área. Por certo, a escolha de Curitiba para testar o caminhão elétrico é um reflexo da longa história de colaboração entre a Volvo e a cidade.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui