quinta-feira, setembro 19, 2024

BorgWarner impulsiona produção de sistemas elétricos e turbocompressores

- Publicidade -

A BorgWarner, renomada empresa global de tecnologia automotiva, está prestes a encerrar o ano de forma muito positiva. Ele registra um aumento de 18% no volume de produção de turbocompressores em comparação ao ano anterior. A notícia foi divulgada pela própria empresa, que comemorou o feito como um recorde em suas operações.

Esse crescimento significativo é atribuído à crescente demanda por automóveis equipados com motores turbo, impulsionada pela oferta das montadoras instaladas no Brasil. No segmento de turbo flex, a BorgWarner se destaca, detendo uma fatia de 50% do mercado nacional.

O diretor geral, Wilson Lentini, destacou que a BorgWarner não apenas atende às demandas da Volkswagen, inicialmente impulsionada pelo motor turbo TSI, mas também fornece turbocompressores para parte da produção da Stellantis, a maior fabricante em termos de volume e market share no país.

Com o lançamento de novos modelos turbo, a expectativa é que a produção da empresa continue a crescer, potencialmente impulsionando a capacidade produtiva da fábrica localizada em Itatiba (SP), onde os turbocompressores são fabricados.

Expansão em Itatiba

A BorgWarner já está estudando a possibilidade de expansão da fábrica em Itatiba, visando acomodar o aumento previsto na produção. Embora ainda não haja confirmações da matriz da empresa em Auburn Hills, região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos, essa potencial expansão ressalta a importância crescente da filial brasileira no contexto global da fabricante.

O aumento na receita gerada pelas operações ligadas ao motor a combustão no Brasil proporciona recursos que permitem à BorgWarner avançar no desenvolvimento de produtos destinados ao mercado de veículos elétricos.

Esses investimentos planejados, ainda não revelados, têm o potencial de financiar o desenvolvimento e a produção local de turbocompressores para veículos equipados com powertrain híbrido, marcando um passo significativo na transição para tecnologias mais limpas e sustentáveis.

Expansão em Piracicaba

Além do sucesso em Itatiba, a BorgWarner está prosperando em sua outra fábrica no Brasil, localizada em Piracicaba (SP). Nessa unidade, a empresa não apenas monta sistemas de baterias para ônibus urbanos elétricos da Mercedes-Benz, mas também iniciará a produção de sistemas de gerenciamento de baterias (BMS) para o mercado externo.

A operação de montagem de baterias em Piracicaba, iniciada no início deste ano, ganhou uma nova missão estratégica. Vai abastecer as plantas industriais da BorgWarner nos Estados Unidos com BMS a partir de 2024. Essa expansão de tarefas, ademais, deve resultar em um aumento significativo na produção do componente. Dessa forma, projetando encerrar o próximo ano com uma segunda linha de montagem de BMS.

Marcelo Rezende, diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, ressaltou a importância desse passo estratégico. Ele, sobretudo, destacou que a demanda crescente impulsionará metas de maior localização de componentes. Além disso, o aumento do número de funcionários na fábrica de Piracicaba.

Leia também:

O que foi destaque no Salão da Mobilidade Elétrica 2023

A Mercedes-Benz, uma das principais clientes dos sistemas de bateria, já anunciou entregas significativas, impulsionando a produção em Piracicaba para atender a essa demanda crescente. O aumento da responsabilidade nessa unidade prepara o terreno para que ela se torne um centro de competência global da BorgWarner. Isso, a fim de a produção de baterias, contribuindo com a experiência do Brasil para as demais operações da empresa em todo o mundo.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui