sexta-feira, dezembro 19, 2025

Fabet formou mais 20 mulheres e está com inscrições abertas para a próxima turma

A Fabet formou mais 20 mulheres extraordinárias como condutoras de alta performance comportamental e técnica. Principalmente, a Ypê, empresa do segmento de produtos de limpeza no Brasil, foi a empresa responsável pela realização do sonho de 10 mulheres das novas condutoras. Iniciativa como esta gera impacto direto na vida delas e fortalecendo os seus diversos projetos relacionados ao contexto ESG, responsabilidade social e diversidade.

As inscrições para nova turma já estão abertas. Será no período de 11 a 22 julho. Então, as informações na imagem abaixo.

A importância da mulher no transporte

Sempre é notável que o setor do transporte no Brasil figura como um setor que contribui para o desenvolvimento e crescimento econômico do país. Nele tem a geração de emprego pleno, trabalho e renda decente para mulheres e homens. É incontestável que a mulher tem capacidade de projetar, de realizar e de entregar resultados incríveis como motoristas gestoras ou líderes de áreas.

Antes de tudo, a Fabet SP é pioneira na formação de mulheres, tem idealizado e realizado programas de desenvolvimento de alta performance para formação avançada de mulheres condutoras. A instituição formou centenas de mulheres que protagonizam suas trajetórias e inspiram cada vez mais outras mulheres em todas as regiões do Brasil.

Para Salete M. Argenton, gerente da Fabet-SP, dedica parte do seu tempo em construir propostas pedagógicas inovadoras. Isso gera o desenvolvimento das futuras mulheres condutoras de forma apurada e avançada, as habilidades sociais e técnicas necessárias. Em suma, pode-se garantir performance em segurança e eficiência no exercício da atividade quando contratada pelo mercado de trabalho. Desta forma, a Fabet acompanham o processo do princípio ao fim. 

Bem como, a atividade pedagógica profissionalizada assegura que cada vez mais a mulher possa se destacar no universo do trabalho no transporte. E trata-se de uma força da natureza e de uma inteligência de grande valor, de percepção e de evidência do que é especial. É preciso garantir que é necessário realizar mudanças. Isso para aperfeiçoar o que pode melhorar o nível de serviço, surpreender o cliente, reduzir custos e garantir a segurança de todos.

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Formação humanizada

“As mulheres, quando devidamente capacitadas, treinadas e desenvolvidas, utiliza o dom da intuição, da imaginação, da criatividade, da melhoria, do aprimoramento e com inteligência. Assim como, elas agregam outras pessoas. Elas vão lá e fazem com plenitude, com força e com coragem, fazendo a diferença para empresa, para a humanidade e para a vida”.

A Fabet é uma instituição especializada em formar e especializar mão de obra para o transporte e distribuição de cargas. Ela dedica mais de 26 anos à educação profissional, com uma estrutura física adequada. A Fabet possui alojamentos próprios, refeitório, quadro docente especializado e multidisciplinar. Sua metodologia é humanizada, baseada nos pressupostos andragógicos, com aulas práticas de laboratórios e em veículos modernos. Por fim, ela ainda conta com um setor de egressos que indica para o mercado de trabalho.

Em que o Ford Bronco agradou em nossa avaliação

A presença do Bronco Sport nas ruas tem aumentado e, com o lançamento de uma nova versão. Ele teve poucas mudanças em relação a versão de 2021, o que é positivo. Pela pesquisa da Fipe, ele está sendo vendido pelo preço médio de R$ 272.769.

O Bronco Sport não é um SUV barato, custando mais que um Jeep Compass diesel completo. Pela pesquisa da Fipe, o modelo da Ford está sendo vendido pelo preço médio de R$ 272.769. Já o Jeep Compass mais caro, é a versão Trailhawk TD350 2.0 4×4 Diesel Automático,  cotado em R$ 254.146.

No entanto, mesmo sendo mais caro, o Bronco tem muitas qualidades e mostra a nova fase da Ford como importadora.

O Bronco Sport apresenta uma boa construção desde o início. Como um produto global, a plataforma C2 é conhecida por sua rigidez e boa dirigibilidade e com suspensão independente na traseira. Ele oferece conforto aos ocupantes mesmo em pavimentos acidentados, com uma dirigibilidade que permite alguns abusos no asfalto, embora não seja essa a sua proposta. A carroceria dobra, mas contidamente, e com a ajuda da tração integral, o carro segue a trajetória necessária.

Motor e câmbio

Entre os médios, o Bronco Sport oferece ótimas sensações ao volante, com um bom isolamento acústico e pneus de uso misto que rodam sem vibrações.

O motor 2.0 turbo impressiona pela elevada potência e torque, assim como as trocas do câmbio de 8 marchas. Os bancos são confortáveis e o acabamento possui materiais de qualidade, com comandos fáceis de localizar.

O Bronco Sport chegou ao Brasil com o motor turbo 2.0 Ecoboost, que agora tem 253 cv e 380 Nm de torque, graças ao aprendizado da engenharia brasileira em calibração com a nossa gasolina. O desempenho é excelente para um carro desse porte e peso (1.718 kg), com acelerações vigorosas e retomadas seguras.

Modos de condução

O consumo é coerente com o peso e potência (8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada). O sistema start-stop ajuda a economizar combustível em situações de trânsito intenso.

Além do motor, há outros destaques, como o câmbio automático de 8 marchas, o sistema de tração integral automática. Há o seletor de modos de condução conforme a escolha do motorista: normal, Eco, Sport, Slippery, Sand, Mud/Ruts e Rock Crawl. Os três primeiros modos de condução são para uso no asfalto, enquanto os demais são voltados para uso off-road em diferentes tipos de terreno.

Embora ele tenha uma proposta aventureira, sabemos que poucos proprietários farão um uso off-road intenso. No entanto, o Bronco tem capacidade para encarar qualquer desafio. Ele é confortável e bem equipado, com destaque para a central multimídia com tela de 8 polegadas e compatibilidade com Android Auto e CarPlay. O painel de instrumentos também é digital e tem várias informações úteis para o motorista.

O Bronco Sport é um SUV que agrada tanto no visual quanto no desempenho. O estilo é robusto e moderno, que remete ao Bronco original dos anos 60. Os faróis redondos com a grade escurecida e o nome Bronco em destaque dão personalidade ao modelo. A traseira também é bem resolvida, com lanternas quadradas e um porta-malas generoso de 505 litros.

Crédito: fotos de Rafael Bueno. As fotos do interior e da capa são da própria Ford.

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O que a lei permite sobre os caminhões super rodotrem de 91 t, como o DAF XF Off-Road

DAF Caminhões Brasil apresentou o seu novo modelo XF Off-Road 6×4 o chamado super rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas de PBTC. Primordialmente, o caminhão foi lançado na Agrishow 2023. Luis Antonio Gambim, diretor comercial da DAF Brasil, comentou sobre o novo produto e as perspectivas para o ano. Veja o vídeo:

O Contran publicou a Deliberação n.º 267, de 27 de fevereiro de 2023, que regulamentou novamente o rodotrem de 91 toneladas. Essa norma permite o acréscimo de dois eixos aos rodotrens de nove eixos, que têm PBTC de 74 toneladas, desde que o chassi seja plano e reto.

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Antes de tudo, os implementos devem ter freios ABS e não podem sofrer alteração estrutural. Essas composições são exclusivas para o transporte de cana-de-açúcar e precisam de Autorização Especial de Trânsito (AET). As dimensões máximas são 4,40 metros de altura e 30 metros de comprimento. O caminhão trator deve ser 6×4 e ter Capacidade Máxima de Tração igual ou superior ao PBTC de 91 toneladas.

As composições como XF Off-Road de 11 eixos

As ações que devem ser tomadas para atender às regulamentações de trânsito:

  • Os implementos devem possuir sistema de freios com tecnologia antitravamento ABS;
  • Inclua os eixos sem a necessidade de alteração na estrutura do implemento;
  • A altura máxima permitida é de 4,40 metros e o comprimento máximo é de 30 metros. Caminhões 6×4 com Capacidade Máxima de Tração igual ou superior a 91 toneladas devem rebocar obrigatoriamente;
  • Obtenha uma Autorização Especial de Trânsito (AET), que deve ser renovada anualmente;
  • O implemento deve estar equipado com sinalização específica na traseira, conforme determinado pelo Contran, além de proteção para a carga transportada;
  • Além disso, deve haver um sistema adicional de iluminação de LED para sinalização lateral e traseira nos implementos.

Estudo técnico

As empresas que desejam utilizar essas CVC em vias públicas devem cumprir uma série de obrigações. Entre elas, apresentar um Estudo Técnico que comprove a compatibilidade das CVC nas vias que planeja circular;

— Certificado de avaliação de conformidade emitido pelo INMETRO, além de um estudo detalhado de viabilidade de tráfego no percurso proposto;

— Análise de geometria da via, análise de capacidade e nível, estudo de tráfego para possível instalação de terceira faixa em aclives, sinalização horizontal e vertical;

— Análise da capacidade de suporte da rodovia ao conjunto, análise de pontes e viadutos, e apresentação de medidas para sanar qualquer problema encontrado no trecho.

Limite de velocidade

Os rodotrens superdimensionados são veículos especiais que só podem trafegar em condições específicas. Eles devem obedecer ao limite de 60 km/h e manter uma distância segura de 300 metros dos demais rodotrens. Além disso, eles devem usar os faróis acesos o tempo todo e evitar ultrapassar outros veículos.

Para dirigir à noite em estradas de mão única, os rodotrens superdimensionados precisam verificar se o trânsito está tranquilo e se a pista está em bom estado. Eles também devem evitar estacionar sobre pontes ou viadutos, pois podem comprometer as estruturas. Caso isso ocorra, as empresas responsáveis devem informar o ocorrido e apresentar estudos técnicos sobre os possíveis prejuízos em até 24 horas.

Fabet abre inscrições para formar condutoras profissionais para o transporte

Já pensou em se tornar uma condutora de caminhão? Antes de tudo, há empresas que precisam de profissionais capacitadas e a Fabet já formou mais de 200 mil profissionais de diversas áreas do transporte.

A Fabet já formou centenas de mulheres condutoras para veículos truck, articulados e biarticulados, com excelente desempenho técnico e comportamental, atendendo a exigências de vários segmentos. Tanto quanto, em distribuição urbana, transporte rodoviário de cargas para curtas e longas distâncias, transporte internacional, sucroalcooleiro, mineração e florestal.

Nesse sentido, as inscrições para a próxima turma já estão abertas para o curso presencial entre os dias 15 e 26 de maio na Fabet-SP. Mais informações no site www.fabetsp.com.br ou marketinsp@fabet.com.br

Tanto quanto, e você mulher com CNH profissional? Já pensou em se tornar uma condutora de caminhão? Se sim, vem com a FABET.

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O curso tem duração de 12 dias, totalizando 116 horas entre aulas teóricas e práticas de laboratório e em caminhões modernos e tecnológicos. Além do curso, a Fabet disponibiliza serviços de apoio como alojamento e refeitório.

Não perca essa chance de se qualificar para uma profissão que está em alta no mercado. Faça já sua inscrição e garanta sua vaga no curso de formação de condutoras mulheres. Você vai ver que conduzir um caminhão é mais fácil do que parece e muito mais realizador do que você imagina!

Fabet
Curso presencial para capacitar condutoras