terça-feira, dezembro 23, 2025

News#22: Volvo “Aterro Zero”, 450 vagas de trabalho no Grupo JCA + outras notícias

Desde 2008, a planta da Volvo em Curitiba (PR), é referência global ao atingir o status de “Aterro Zero”. Pioneira em práticas sustentáveis na indústria, a fábrica de caminhões e ônibus para a América Latina destaca-se não apenas pela manufatura 4.0, mas também pela gestão inovadora de resíduos.

Com ações como a redução de 23% na geração de resíduos nos últimos cinco anos, a Volvo adota uma abordagem de circularidade, priorizando compostagem, recuperação, reciclagem e reutilização. Práticas como o leilão de resíduos e a preferência por embalagens retornáveis fortalecem o compromisso da empresa com a sustentabilidade. O envolvimento na origem do resíduo, desafios aos fornecedores para migrar para a economia circular e uma política ambiental global consolidam a posição da Volvo como líder em iniciativas que reduzem o impacto ambiental das operações produtivas.

“Já no início dos anos 90 iniciamos a separação de resíduos orgânicos e recicláveis. Depois, o processo foi sendo aprimorado, reforçado por nossa cultura interna de respeito ao meio ambiente. Em 2008, passamos a dar destinação totalmente controlada de todos os nossos resíduos, sem enviar nada para aterros sanitários ou industriais desde então”, afirma Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo.

"Aterro Zero"
Cyro Martins, vice-presidente de manufatura da Volvo

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

450 vagas de trabalho no Grupo JCA

O Grupo JCA, um dos mais tradicionais e sólidos do setor de transporte rodoviário de passageiros, detentor de grandes marcas do segmento com a Auto Viação 1001, Viação Cometa e Viação Catarinense, além da operação do transporte público municipal de Macaé (RJ), está contratando para cerca de 450 vagas. Há posições tanto definitivas quanto temporárias, sendo a maioria para motorista, a fim de dar suporte ao aumento da demanda de viagens esperado para o período de fim de ano. Grande parte delas são para atuar no Rio de Janeiro – 150 posições ao todo.

Na área administrativa, destaque para as oportunidades para Jovem Aprendiz, são 25 vagas para atuar em São Paulo. No segmento corporativo, há posições em aberto para Advogado Pleno, Analista Contábil/Fiscal Júnior e Assistente de Recursos Humanos. Sendo as duas vagas primeiras para trabalhar Niterói (RJ) e a última em São Paulo. Também existem vagas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PcD), com oito postos em aberto, distribuídos no Sudeste, entre as cidades do Rio de Janeiro e Macaé (RJ); São Paulo, Praia Grande e Sorocaba (SP); Florianópolis (SC); e Curitiba (PR).

Essas e todas as demais vagas estão disponíveis na página de oportunidades do Grupo JCA, na aba ‘Trabalhe Conosco’ ou pelo link. As candidaturas devem ser feitas apenas por meio deste canal.

Workshop OSRAM 2023

A OSRAM anuncia a realização do “Workshop OSRAM 2023” no dia 27 de novembro. O evento on-line, sob o tema “Acelerando Lucros e Iluminando Possibilidades”, ademais, reunirá executivos e especialistas. Todos vão, sobretudo, compartilhar as últimas inovações em acessórios automotivos, como infladores portáteis, auxiliares de partida e lâmpadas para veículos leves.

Com o objetivo de fortalecer parcerias e fornecer novos argumentos de venda, o workshop oferecerá informações exclusivas. Além disso, um e-book detalhando as características dos produtos apresentados.

“Estamos muito satisfeitos por realizar mais uma edição do nosso workshop. Ele é sempre uma excelente oportunidade de aproximação com os nossos mais importantes parceiros no mercado nacional”, afirma, por fim, Marieli Miguel, gerente de Marketing da OSRAM.

Link para inscrição neste link para preencher o formulário.

Leia também:

BorgWarner IMPULSIONA PRODUÇÃO DE SISTEMAS DE BATERIAS EM PIRACICABA

Iveco renova seus caminhões, principalmente, o pesado S-Way a diesel, gás e elétrico

3

A Iveco apresentou sua gama totalmente atualizada de caminhões seguindo o lema “Be The Change”. As novidades incluem não apenas um novo logotipo, mas também aprimoramentos significativos nos modelos EuroCargo, Daily, eDaily, e o muito aguardado o pesado S-Way, que se destaca por sua renovação interna e pelo lançamento do totalmente elétrico S-eWay, com autonomia de 500 km.

O Frota News mandou a pergunta para a assessoria de imprensa da Iveco Brasil para saber em qual ano que os transportadores vão receber essas inovações. Até este momento, a assessoria de imprensa da Iveco Brasil não respondeu. A Volvo e Scania, historicamente, atualizam seus caminhões rapidamente. Historicamente, a Iveco não atualiza os caminhões dela. Isto é fato, não é opinião.

Assim que responder, vamos atualizar as informações para os leitores. O presidente mundial da Iveco, Gerrit Marx, disse na última Fenatran que os transportadores brasileiros vão receber todas as atualizações. No momento, a empresa no Brasil escolheu o silêncio.

Vamos focar inicialmente no S-Way, um caminhão que, desde seu lançamento em 2019, enfrentou desafios para conquistar o mercado, pois atua em um segmento bastante competitivo por marcas de prestígio no segmento de cavalos mecânicos premium, como Volvo, DAF, Scania e Mercedes-Benz.

Leia também:

Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024

Painel mais digital e interativo

Contudo, a Iveco está determinada a mudar esse cenário, investindo em uma atualização interna notável. O novo painel de instrumentos altamente personalizável oferece uma variedade de materiais e cores, acompanhado por um display digital e uma tela multimídia.

pesado S-Way
Nova geração conta com motor FPT XCursor de 580 cv

Melhorias na posição dos bancos e um volante mais ajustável proporcionam maior conforto ao motorista. A inclusão de uma transmissão TraXon Gen2 operada por alavanca no volante, entrada sem chave, freio de estacionamento elétrico e uma mesa dobrável para o passageiro são características inéditas no modela da marca. Além disso, o pesado S-Way pode ser equipado com MirrorCam, como no Mercedes-Benz Actros, proporcionando uma economia adicional de combustível de até 1,5% devido à redução da resistência do ar.

Novo motor

A economia de combustível é uma prioridade evidente no novo trem de força do S-Way, apresentando o motor XCursor13 da FPT com tecnologias avançadas, como um novo turbocompressor, maior pressão common rail, cabeçote e bloco de cilindros mais leves, unidades de potência auxiliares inteligentes e redução de atrito. Com uma configuração de até 580 cv e 2.800 Nm de torque, este motor oferece uma economia de combustível adicional de mais de 10%.

pesado S-Way
Agora sim, o Iveco S-Way conta com um interior novo e que não lembra o Stralis

O S-Way também possui uma versão multi-combustível que pode operar com GNV e GNL, proporcionando vantagens adicionais, como uma taxa de imposto mais favorável em alguns mercados devido à economia de CO2.

Iveco S-eWay elétrico

O S-eWay, o mais recente membro da família Iveco, representa um passo significativo rumo à eletrificação. Com baterias da FPT totalizando 738 kWh, pode ser carregado rapidamente a até 350 kW, atingindo 80% de carga em 90 minutos, com uma autonomia de 500 km.

pesado S-Way
O painel do S-eWay é diferente por ter origem na parceria que teve com a Nikola

Equipado com um eAxle de motor duplo, oferece 480 kW (653 cv) de potência contínua e 1.800 Nm de torque. Apesar de compartilhar o exterior com o pesado S-Way, o interior mantém a estética da parceria com a Nikola. Sobretudo, incluindo um painel de instrumentos de 12,8 polegadas e uma tela multimídia de 17 polegadas.

pesado S-Way
Dois motores no eixo de tração geram ao equivalente a 653 cv

Luca Sra, presidente da Unidade de Negócios de Caminhões do Grupo Iveco, expressou o compromisso da empresa com a mudança. “Lutar pela mudança é um trabalho em tempo integral ao qual dedicamos todos os nossos recursos nos últimos quatro anos,” disse.

Com o lançamento da gama completa do ano-modelo 2024, a Iveco reafirma seu compromisso em avançar. A fim de apoiar os clientes com um ecossistema de mobilidade abrangente e tecnologia adaptada às suas necessidades. Surpreendentemente, a Iveco anunciou uma parceria com a banda de rock Metallica. Ela vai apoiar a turnê europeia da banda no próximo ano com seus caminhões elétricos S-Way e Daily. Juntos, explorarão o potencial dos veículos elétricos em uma turnê europeia.

Nos siga no LinkedIn!

Sula Miranda
Entre os temas que serão desenvolvidos pela Sula Miranda, o de destaque será a inclusão da mulher no setor de transportes

Iveco lança o Daily Hi-Matic 35-180, o primeiro do segmento com caixa automática

0

A linha Daily da Iveco acaba de ganhar uma nova versão: a Daily Hi-Matic 35-180, apresentado como o primeiro veículo leve comercial chassi cabine com transmissão automática fabricado no país. Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, destaca a importância desse incremento no portfólio, ressaltando o compromisso da empresa com a região, considerada prioritária para o crescimento da participação de mercado da marca globalmente. A Iveco não informa os preços dos veículos dela, mas segundo a Fipe, o modelo simular custa R$ 320 mil. O Frota News foi em uma concessionária da marca, e o vendedor informou R$ 400 mil para a versão Hi-Matic, por ser a única do segmento com câmbio automático.

Leia também:

3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos

Desenvolvimento

Antes de chegar ao mercado brasileiro, o Daily Hi-Matic passou por dois anos de desenvolvimento e testes, percorrendo mais de 500.000 quilômetros. Desse total, 80% foram em trechos urbanos e 20% em rodovias, garantindo que o veículo atendesse às demandas específicas do país.

O modelo, equipado com um motor FPT / F1C VGT de 180 cv, destaca-se por sua versatilidade, podendo ser conduzido por motoristas habilitados na categoria B graças ao PBT (Peso Bruto Total) homologado de 3.500 kg.

Marcus Souza, diretor de Marketing da Iveco para a América Latina, destaca que o desenvolvimento do Daily Hi-Matic foi centrado em oferecer mais performance, segurança, economia operacional e conforto aos motoristas. Com uma capacidade de rampa de 30 graus, o veículo demonstra máxima performance em subidas íngremes.

Leia também:

Roteiro: Hotel Unique recebe Fórum Brasil Diverso; + outros eventos em São Paulo

Caixa automática ZF-8HP

A caixa automática ZF-8HP equipa o Daily Hi-Matic, fornecendo 8 velocidades à frente e uma à ré. O veículo realiza as trocas de marcha a cada 2 milésimos de segundos. A ZF desenvolveu essa caixa automática, certamente, para aplicações de 3,5 a 7 toneladas, incorporando funções como Eco Mode, Kick Down e Creep Mode.

A função Eco Mode, por certo, ajusta o comportamento do veículo para otimizar o consumo de combustível. O Kick Down é a fim de assegurar melhor performance nas ultrapassagens, proporcionando maior segurança. Já a Creep Mode, ademais, facilita manobras em marcha lenta, como entrada em docas e estacionamento.

A nova versão Hi-Matic, por fim, estará disponível para vendas a partir de dezembro de 2023.

Nos siga no LinkedIn!

 

 

Setor siderúrgico brasileiro rumo às emissões zero até 2040

O setor siderúrgico mundial está passando por uma transformação significativa em direção à sustentabilidade, e de acordo com o relatório “15 Insights on the Global Steel Transformation,” desenvolvido pelas empresas alemãs Agora Industry e Wuppertal Institute for Climate, Environment and Energy, o caminho para emissões líquidas zero pode ser alcançado até 2040. As estratégias delineadas visam a eficiência no uso de materiais, o aumento da reciclagem, a produção de aço com base no hidrogênio verde, bem como a incorporação de bioenergia e outras abordagens inovadoras.

Brasil: 2º maior exportador de ferro e potencial hub para hidrogênio

No cenário global, o Brasil destaca-se como o segundo maior exportador de ferro, contribuindo com 22% das exportações, ficando atrás apenas da Austrália, que detém uma fatia de 53%. Esses números têm repercussões diretas no transporte rodoviário de cargas (TRC), responsável por 9,3% dos fretes relacionados à indústria no primeiro semestre de 2022, segundo a 8ª edição do Relatório Fretebras.

Franco Gonçalves, gerente administrativo da TKE Logística, empresa especializada no transporte de materiais siderúrgicos, ressalta as oportunidades apresentadas pelo mercado brasileiro: “somos um país em desenvolvimento, com diversas áreas que demandam esses produtos para produzirem. Basta pensarmos o quanto de ligas metálicas temos ao nosso redor: telas e vergalhões nas paredes, fios nos pneus, dentre outros. Com uma economia em movimento, teremos ferro e aço sendo transportados.”

Além disso, o Brasil se destaca como o país com a maior capacidade de produção de hidrogênio verde, uma vez que a obtenção desse gás depende da disponibilidade de energia solar renovável. Esse fenômeno está correlacionado ao crescimento da energia solar e eólica no país, impulsionado pelos equipamentos siderúrgicos.

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

As indústrias siderúrgicas brasileiras têm buscado ativamente reduzir seu impacto ambiental. O Grupo ArcelorMittal é um exemplo notável, já produzindo aço neutro em CO² por meio da reciclagem de materiais e do uso de plantas que empregam energia renovável, conforme destaca o executivo.

No entanto, apesar dos avanços da indústria, as transportadoras enfrentam desafios significativos. Franco Gonçalves pondera sobre o futuro: “os produtos fabricados têm tanta qualidade quanto os tradicionais, mas qual será o próximo passo se a indústria conseguir neutralizar a parte deles? Creio que será o cuidado com os veículos que transportam a matéria-prima e que levam o produto.”

O momento exige que o transporte rodoviário de cargas (TRC) se adapte aos novos critérios. Além disso, tendo iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Sobretudo, uma vez que projetos de leis implementados pelo governo pressionam o setor a se tornar cada vez mais sustentável. As organizações do segmento estão mapeando os próximos passos para continuar contribuindo com um mundo mais limpo.

Leia mais:

Roteiro: Hotel Unique recebe Fórum Brasil Diverso; + outros eventos em São Paulo

Franco enfatiza a importância da constância na manutenção de bons hábitos: “no nosso mundo não há recursos ilimitados. Mapeamos continuamente onde podemos melhorar. Além dos caminhões, seja nas possibilidades de geração de energia, seja no tratamento da água utilizada na lavagem dos veículos, dentre outras atitudes.”

Diante desses desafios, a indústria brasileira e as transportadoras estão trabalhando em conjunto. Isso a fim de garantir que o setor siderúrgico contribua efetivamente para um futuro mais sustentável e com emissões zero até 2040. A transformação está em curso, e o Brasil se destaca como um protagonista nesse cenário de mudanças ambientais.

Obras, transporte e logística noturna já podem ser silenciosas

1

A maior reclamação em termos de ruídos na vida noturna dos moradores de São Paulo é o barulho altíssimo das obras realizadas pelas empresas de concessionárias de serviços públicos, como Comgás, Enel, Sabesp, entre outras, durante a madrugada. O mesmo ocorre em quase todas as cidades brasileiras. Essas concessionárias vivem em uma encruzilhada. Se fazem as obras de manutenção ou ampliação dos serviços durante o dia, causam engarrafamentos. Se fazem durante à madrugada, não deixam a população dormir. E a lei do silêncio não vale para elas, é só para os cidadãos comuns.

No entanto, a tecnologia existe para ajudar, ou amenizar essas perturbações urbanas. Os caminhões e máquinas de construção elétricos foram criados não só para emissão zero de CO₂, mas também para emissão zero de ruído. Por que essas empresas brasileiras não investem nesses equipamentos? Ótima pergunta para os gestores dessas empresas, principalmente, para os departamentos responsáveis por ESG.

Saiba mais:

A VOLVO CE E A TURNER CONSTRUCTION TESTAM UMA DAS MAIORES MÁQUINAS ELÉTRICAS A BATERIA

Com a crescente pressão para tornar as cidades mais limpas e menos ruidosas é que as empresas adotando metas mais ambiciosas de sustentabilidade. A Volvo Trucks e a Volvo Construction Equipment, entre outras, respondem a essas demandas com a apresentação dos seus veículos elétricos.

Estes veículos são ideais para diversas aplicações em áreas urbanas, como distribuição, tratamento de resíduos e construção urbana. Sobretudo, representam um passo significativo em direção a operações de transporte e logística mais ecológicas.

Desde 2019, as versões elétricas dos modelos Volvo FL e FE têm estado disponíveis em vários mercados do mundo. Por falta de demanda no Brasil, a implantação dessa oferta está a espera de melhorias de demanda e infraestrutura para a transição energética.

As últimas semanas em São Paulo foram um banho de água fria nos investimentos em frotas com veículos elétricos. A cidade ficou uma semana por falta de energia elétrica por causa de ventos medianos. Duas semanas depois, alguns bairros de São Paulo ficaram sem energia elétrica por causa do calor.

Qual empresário vai investir em uma frota de veículos elétricos com a infraestrutura que a maior cidade da América Latina tem? E o jogo de empurra-empurra entre a Enel, prefeito e governador?

Evolução em recarga

Agora, com as atualizações recentes realizada pela Volvo Trucks, a capacidade de carregamento CA das baterias dos caminhões elétricos de serviço médio foi quase duplicada para 43 kW, reduzindo pela metade o tempo necessário para carregar a bateria. Além disso, as baterias foram aprimoradas, proporcionando uma autonomia total de até 450 km com uma única carga.

Leia mais:

News#16: entrega de combustível fóssil com caminhão elétrico e outras 8 notícias

A Volvo Trucks tem uma oferta líder de mercado de caminhões elétricos em vários mercados e está, constantemente, a melhorá-los para permitir que mais empresas deem o passo para veículos com emissões zero nas suas operações diárias.

Há empresa está com o FM Electric sendo testado por diversas empresas no Brasil, entre transportadoras e embarcadores. No entanto, o FM Electric pode ser uma solução para as madrugadas com menos ruídos, trabalhando na coleta de resíduos e em obras urbanas. Da mesma forma, máquinas de construção, como a escavadeira elétrica Volvo EC230, entre outros equipamentos.

O primeiro passo para que esses veículos elétricos reduzam a perturbação noturna nas cidades, é que preciso que as concessionárias e os órgãos públicos não deixem uma cidade, como São Paulo, sem energia elétrica por uma semana devido a problemas de infraestrutura. É preciso a ver responsabilidade com a infraestrutura da cidade.

Além do silêncio, a segurança

A segurança é uma prioridade nos modelos Volvo, que frequentemente compartilham espaço com carros, ciclistas e pedestres em áreas urbanas movimentadas. As atualizações de segurança implementadas nesses veículos excedem os Regulamentos Gerais de Segurança que entrarão em vigor em 2024, proporcionando maior proteção tanto para os motoristas quanto para outros usuários da estrada. O Brasil adotará essas regulamentações também, em alguns anos.

Além das melhorias técnicas, os novos modelos Volvo apresentam um design atraente, com uma frente renovada, faróis LED distintos e uma marca de ferro reforçada, reforçando o compromisso da Volvo com a estética moderna e funcional.

Mais sobre o assunto:

Retomada no setor de caminhões e ônibus elétricos e a gás no Brasil

As atualizações de recursos não se limitam à parte técnica, incluindo melhorias significativas no interior do veículo, como novas luzes LED e espaço de armazenamento com fechadura para aprimorar o ambiente de trabalho do condutor. Além disso, a gama de motorizações, incluindo elétrica, gás e diesel, foi equipada com características inovadoras para atender às necessidades das empresas modernas nas cidades.

Algumas das atualizações notáveis incluem espelhos retrovisores exteriores mais finos para melhor visibilidade direta. Além disso, uma solução de câmera de visão aérea de 360˚, uma nova interface de tomada de força elétrica na versão elétrica, e uma série de adições ao sistema de segurança, como detecção de usuários vulneráveis, suporte para prevenção de colisão lateral e alerta ao motorista.

Nos siga no LinkedIn!

News#21: com conteúdo nacional, ônibus elétrico da Mercedes começa a ser produzido; + outras notícias

0

A Mercedes-Benz iniciou a entrega das primeiras 50 unidades do ônibus elétrico eO500U com conteúdo nacional para as operadoras Metrópole Paulista, MobiBrasil e Sambaíba, todas atuantes no sistema de transporte coletivo de São Paulo. Esses veículos, programados para entrar em operação no início de 2024, representam o início da produção em série do chassi de ônibus elétrico na fábrica São Bernardo do Campo. Diferentemente dos modelos importados, o conteúdo nacional gera benefícios aos clientes.

As empresas planejam adquirir mais de 500 unidades do eO500U, solidificando a presença crescente de ônibus elétricos nas ruas da capital paulista. O chassi eO500U, desenvolvido localmente, está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono.

O BNDES Finame – Baixo Carbono é uma linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para o credenciamento, o veículo deve atender ao índice de conteúdo nacional exigido pelo BNDES. Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP).

conteúdo nacional
Chassi do ônibus elétrico eO500U com sistemas elétricos e baterias produzidas pela BorgWarner em Piracicaba (SP)

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

Novo centro de distribuição da Solistica

A Solistica, a maior operadora logística da América Latina, investiu R$ 15 milhões na inauguração de um novo centro de distribuição em Cajamar, São Paulo, a fim de sua expansão no Brasil. A nova instalação, com 10 mil metros quadrados em um total de 37 mil metros quadrados, é climatizada, integrada com operações existentes e, sobretudo, possui todas as licenças para atender regulamentações de saúde e medicamentos. Com foco em saúde animal, saúde humana e alimentos, a operação vai impulsionar a capacidade de armazenagem da Solistica. O diretor destaca a escolha estratégica de Cajamar e anuncia planos de expansão para outras regiões do Brasil. A Solistica, parte do Grupo FEMSA, reforça seu compromisso com negócios sustentáveis e emprega mais de 23 mil colaboradores.

Continental Pneus

conteúdo nacional
As lojas da Continental Pneus vão ter painéis solares e estação de recarga para veículos elétricos

Em meio aos esforços da indústria de pneus para uma gestão ambientalmente responsável, a Continental estabeleceu uma parceria com a Kinsol. A iniciativa é a fim de equipar mais de 600 lojas da Continental no Brasil com painéis de energia solar. Além disso, a parceria inclui a instalação de estações de recarga para carros elétricos. A expectativa é que, até o final de 2024, mais de 60% dos revendedores oficiais da Continental Pneus estejam operando com painéis solares e, ademais, com estações de recarga.

Troféu Transparência 2023

conteúdo nacional
Da direita para a esquerda, Laura Andrade Soares e Junia Brugali Girardi, analistas de Consolidação de Balanço da Marcopolo, recebem a premiação dos representantes da Anefac

A Marcopolo recebeu no último dia 9 de novembro, em São Paulo, o Troféu Transparência – Prêmio Anefac 2023. Esta é a sexta vez que a fabricante brasileira de ônibus é agraciada. Sobretudo, em razão de suas iniciativas que reverberam condutas transparentes, honestas e que transmitem credibilidade ao mercado.

PRF no Festival América do Sul

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou da 17ª edição do Festival América do Sul em Corumbá (MS). O evento, uma iniciativa da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, teve início na última quinta-feira (9) e continuou até domingo (12), contando com mais de 120 atrações, entre teatro, dança, literatura, artes visuais, moda e música, totalizando 60 horas de programação.

Neste período, policiais rodoviários federais realizaram ações de educação/orientação para um trânsito mais seguro, além de exposição de viaturas operacionais. Estima-se que, diariamente, o evento contou com a participação de 2000 pessoas.

A PRF também esteve presente reforçando a fiscalização nas rodovias federais da região, com foco em segurança viária e combate ao crime, tendo em vista o aumento no fluxo de veículos e pessoas com a realização do Festival.

Mossoró Oil & Gas

A Implementos São Paulo, a fim de oferecer equipamentos rodoviário e urbano localizado em Mossoró (RN), vai participar da Mossoró Oil & Gas Expo 2023. O evento, certamente, será realizada de 21 a 23 de novembro no Expo Center da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi Árido), em Mossoró (RN).

Drone de carga para agricultura

conteúdo nacional
Drone para transporte de carga agrícola

A Moya Aero, de São José dos Campos (SP), está desenvolvendo o Moya. Ele é um eVTOL de carga destinado a operações agrícolas, com previsão de entrar em serviço comercial até 2026. Com autonomia de 100 km e capacidade de carga de 200 kg, por fim, o drone realiza seu primeiro voo ainda este ano.

Colaboração entre CNH Industrial e Universidade Católica para a educação

Na Argentina, todo dia 15 de novembro é celebrado o Dia da Educação Técnica, em comemoração à criação do Conselho Nacional de Educação Técnica (CONET) em 1959. Esse organismo e na universidade, atualmente chamado de Instituto Nacional de Educação Tecnológica (INET), supervisiona o ensino de diversas especialidades tecnológicas e científicas em escolas por todo o país. O que temos que aprender com esses hermanos?

A digitalização no campo agrícola tem melhorado significativamente a eficiência e a rentabilidade das operações (veja esta reportagem publicada pelo Frota News). Cada vez mais jovens estão se formando e se capacitando com ferramentas que lhes permitem ter um contato direto com a realidade do mundo de trabalho atual, buscando se tornar futuros profissionais do agronegócio.

Leia também:

3ª Expedição do SETLOG-MS: RILA 2023 conectando MS aos portos chilenos

A CNH Industrial, em colaboração com a Universidade Católica de Córdoba (UCC), anunciou a formalização de um convênio de colaboração acadêmica. Marcus Cheistwer, Country Manager da CNH Industrial, comentou: “colaborações como essa reforçam nosso pioneirismo e compromisso com o desenvolvimento educacional e social das futuras gerações de profissionais”.

Uma das iniciativas chave desse convênio, por certo, é a implementação de estágios profissionais para os estudantes de Engenharia Agronômica. Isso proporcionará uma valiosa oportunidade de aprendizado e crescimento no ambiente empresarial da CNH Industrial. Mais de 100 alunos por ano poderão realizar experiências práticas com os produtos Case IH e New Holland. Além disso, se capacitar no uso de ferramentas tecnológicas como Oculus, capacetes de realidade aumentada e o metaverso.

Além disso, a CNH Industrial poderá replicar no Brasil. Essas soluções tecnológicas permitirão que os estudantes apliquem e, ademais, consolidem os conhecimentos adquiridos durante sua formação acadêmica. A capacitação, por fim, será concluída com a obtenção de uma certificação emitida pela empresa, proporcionando aos estudantes uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Nos siga no LinkedIn!

Nas altas temperaturas, o caminhão também merece cuidados especiais

1

Alguns itens dos caminhões podem ser prejudicados com essa onda de calor com altas temperaturas que atingem grande parte do Brasil

O verão ainda não começou e o país está enfrentando uma das piores ondas de calor de sua história, na qual as temperaturas vem superando os 40°C em diversos estados brasileiros. O motivo dessa verdadeira ‘sauna’ é uma massa de ar quente e seco que bloqueia a chegada de frentes frias e a formação de nuvens, e nessas altas temperaturas, os caminhões também precisam de cuidados especiais.

Em dias de calor extremo, é essencial que as manutenções preventivas dos caminhões estejam em dia, a fim de mantê-lo funcionando perfeitamente nestas condições de temperatura, pois assim é possível garantir a segurança do condutor e dos pedestres no trânsito.

Os motores a combustão são projetados para trabalharem em uma ampla faixa de temperatura ambiente e como a maioria deles são projetos globais, geralmente os limites de especificação para o regime de trabalho dos motores gira em torno de -40ºC a 50ºC para a maioria das montadoras (frio extremo ou calor intenso).

Ao utilizar o caminhão durante as ondas de calor desta magnitude, fenômenos meteorológicos que se caracterizam por aumento anormal das temperaturas em uma determinada região, os motores trabalham muito perto dos seus limites de especificação, onde é indicado que a manutenção preventiva do caminhão esteja em dia a fim de evitar falhas nos sistemas.

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

Algumas dicas elaboradas pelos especialistas da DPaschoal podem ajudar a manter o bom funcionamento do veículo e a segurança de todos:

Líquido de arrefecimento:

O líquido de arrefecimento é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivos químicos, e tem a função de controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e protegendo o sistema contra a corrosão. O ideal é verificar o nível de líquido de arrefecimento do motor regularmente. No reservatório do líquido de arrefecimento, há as indicações de nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido.

As altas temperaturas podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do motor, por isso é de extrema importância certificar-se de que o nível de líquido esteja correto e de que não haja vazamentos. Recomenda-se nunca abastecer o reservatório com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois isto certamente poderá danificar o sistema e consequentemente ocasionar o aquecimento das partes internas do motor. Seguir a recomendação dos fabricantes de motores e de autopeças é uma forma de prevenir problemas, portanto é imprescindível adicionar água desmineralizada e o fluído de arrefecimento na proporção correta, conforme especificado.

Sistema de refrigeração:

Composto resumidamente pelo radiador, bomba d’água, ventoinha ou hélice de ventilação e mangueiras, a principal causa relacionada a vazamentos nos sistemas de refrigeração é o ressecamento das mangueiras e afrouxamento das presilhas de fixação. Ao perder o fluido de arrefecimento, o sistema também trabalha com deficiência e, portanto, não consegue manter o controle adequado das temperaturas internas do motor. Recomenda-se examinar se o radiador, deve ser feita uma manutenção preventiva para sua limpeza, regularmente, e as mangueiras do sistema de refrigeração, sempre verificar se estão em boas condições, certificando-se de que não haja vazamentos e que tudo esteja bem apertado.

Filtro de ar do motor:

Sua principal função é filtrar o ar que entra no sistema de admissão do motor, desempenhando várias funções importantes para o funcionamento adequado e a longevidade do motor. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.

Óleo do motor:

Certificar-se de que o óleo do motor esteja no nível correto e em boas condições deve ser feito regularmente, pois quanto mais quente estiver a temperatura, menor será a viscosidade do lubrificante, prejudicando assim sua eficácia.

Pneus:

As altas temperaturas afetam a pressão dos pneus. O mais indicado é verificar a pressão dos pneus pela manhã, e ajustá-la de acordo com as recomendações do fabricante, lembrando que os caminhões têm a pressão de ar dos pneus determinadas pelo peso transportado. Pneus com pressão inadequada podem superaquecer, acelerando seu desgaste e, principalmente, colocando a segurança em risco.

Sistema de freios:

As temperaturas elevadas são grandes inimigas dos freios. Ao frear um caminhão, há o atrito entre os componentes do sistema de freio, e este atrito por natureza gera calor (aumento de temperatura), em casos extremos podem até causar um incêndio, mantenha as manutenções em dia, utilize o freio motor, para descidas acentuadas, evite acidentes e mantenha a sua segurança e de outros no trânsito.

Sistema de ar-condicionado ou climatizador:

Verificar se o sistema está funcionando corretamente é de extrema importância. Se ele não estiver em funcionamento adequado, o indicado é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança, para diagnóstico e reparo. Em dias quentes, um sistema de resfriamento eficiente é fundamental para o conforto e para a segurança.

Local de estacionamento:

Para quem estaciona o veículo debaixo do sol forte, o indicado é a aplicação de uma espécie de protetor solar de para-brisa, para evitar que os raios UV incidam diretamente no painel, ou então a utilização de um para-sol ou proteção de painel, para evitar que o interior do caminhão superaqueça e para proteger os componentes de plástico sensíveis às altas temperaturas.

Borrachas:

Ondulações e ressecamento de borrachas são situações comuns, que sofrem muita exposição ao sol. Com isso, a durabilidade dessas peças pode ser reduzida, pois um limpador de para-brisa com a borracha danificada atrapalha na visibilidade. Por isso, nesses períodos, faça revisões constantes dessas peças, evitando a aplicação de solventes e substâncias agressivas, na tentativa de manter o brilho.

Bancos:

Os bancos ficam muito expostos ao calor. Quando são de tecido, sinais de amarelamento podem surgir. Resíduos de comida, suor e derramamento de bebidas, ademais, intensificam esse processo. O ideal é limpar os bancos de tecido com frequência, e o uso de aspirador de pó pode facilitar essa higienização. Já os bancos de couro são os que sofrem com o calor excessivo. Eles devem passar por hidratação periódica, por isso o indicado é a utilização de produtos específicos.

A manutenção preventiva ainda é a principal aliada do motorista para manter o caminhão funcionando bem. Por certo, realizar revisões periódicas, em estabelecimentos e profissionais de confiança, e seguir as recomendações do fabricante para garantir a segurança e o desempenho. Sobretudo em dias de altas temperaturas, ainda são as melhores saídas para não ‘esquentar ainda mais a cabeça’.

Segundo Rodrigo Emiliano Castilho, coordenador de Serviços da DPaschoal, pequenos cuidados no dia a dia e a manutenção preventiva ainda são as principais atitudes. Com elas, pode-se evitar problema com os caminhões nos dias de altas temperaturas. “Estamos enfrentando dias de intenso calor e os caminhões também sofrem com isso. Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para manter o caminhão em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança para realizar verificações regulares e a manutenção preventiva. Isso ajudará a evitar problemas graves e garantir a segurança no trânsito”, aconselha Castilho.

Leia também:

Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso

A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional. Neles, além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza a revisão de segurança gratuita a seus clientes. Isso, certamente, vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo, além de sete fábricas de recapagem, instaladas em quatro estados. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal. Ademais, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços.

A Companhia, maior distribuidor de pneus Goodyear do Brasil, oferece em seus Truck Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade. Para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo a fim de preservar recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, por fim, a DPaschoal oferece qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado.

Brasil surge como potência global de hidrogênio verde, mas desafios persistem

2

Um recente estudo da consultoria Mirow & Co. revelou que o Brasil está bem posicionado para se tornar um dos principais produtores de hidrogênio verde do mundo. Isso, graças aos custos altamente competitivos de produção. Contudo, o desafio atual reside na necessidade de estimular a demanda doméstica para que o setor possa amadurecer plenamente.

De acordo com o sócio e líder do estudo na Mirow & Co., Felipe Diniz, o principal obstáculo enfrentado pelas empresas que buscam desenvolver projetos no Brasil é a falta de demanda interna. O país pode se beneficiar significativamente do hidrogênio verde. No entanto, a criação de um mercado doméstico robusto é crucial para o crescimento do setor e a oportunidade para as empresas nacionais se destacarem na transição energética.

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

O estudo, que envolveu mais de 40 stakeholders da cadeia de valor, destaca a importância do atual marco regulatório do hidrogênio verde em discussão no Congresso. No entanto, ressalta que são necessários mecanismos adicionais para destravar a demanda interna no curto prazo.

Segundo Diniz, “a existência de um mercado doméstico será significativa para o crescimento e amadurecimento do setor. Além disso, possibilitar a criação de novos negócios ao longo da cadeia e a oportunidade para as empresas nacionais se destacarem na transição energética, utilizando do hidrogênio verde.”

O Brasil possui vantagens comparativas notáveis, como uma geração renovável de baixo custo, alta qualidade e disponibilidade de recursos solares e eólicos, além de uma vasta infraestrutura de transmissão de energia. Esses fatores permitirão ao Brasil produzir hidrogênio verde a um custo altamente competitivo, estimado entre US$ 3/kg e US$ 4/kg.

Até 2030, espera-se que esse valor diminua pela metade devido à redução nos custos de projetos de energia e despesas de capital, bem como ao aumento da eficiência dos eletrolisadores.

Saiba também:

Entrevista: Livia Simões, vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus

Entretanto, para aproveitar plenamente esse potencial, são necessários avanços regulatórios. O estudo destaca projetos em discussão no Congresso. Entre eles, o marco regulatório do hidrogênio verde. Além dele, a criação de um mercado regulado de carbono e incentivos que reduzam o custo de produção do hidrogênio de baixa emissão.

As propostas em debate não apenas impulsionariam a demanda interna de hidrogênio verde. Além disso, também beneficiariam segmentos como e-combustíveis, e-metanol, e-SAF, amônia verde, aço verde, fertilizantes e transporte de carga de longa distância.

Sem condições para a demanda interna, os produtores brasileiros têm buscado nas exportações uma alternativa. A União Europeia tornou-se um destino crucial, impulsionada por restrições de emissões de carbono e incentivos ao consumo de combustíveis de baixo carbono.

O estudo conclui que, se o Brasil superar os desafios locais e implementar as medidas propostas, poderá se destacar como um player chave no mercado global de hidrogênio verde. Por fim, proporcionar oportunidades significativas para a economia e consolidando sua posição na transição para uma matriz energética mais sustentável. O documento completo do estudo da Mirow & Co. está disponível em sua página da consultoria.

Nos siga no LinkedIn!

Toyota lança nova versão com serviço para frotas corporativas

2

A Toyota lançou, recentemente, a Hilux SRX Plus. Produzida em Zárate, na Argentina, a nova versão chega para completar o portfólio da icônica picape, oferecendo melhorias significativas em termos de conforto, comportamento dinâmico e tecnologia.

As primeiras unidades da Hilux SRX Plus começarão a chegar nas concessionárias Toyota de todo o país a partir do final deste mês. Para os clientes interessados, a pré-reserva já estará disponível no site da marca.

A nova Hilux SRX Plus foi projetada levando em consideração as exigências dos clientes fiéis da Toyota e dos entusiastas da picape Hilux. A engenharia da marca desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento dessa versão aprimorada, testando-a nas mesmas estradas utilizadas pelos clientes para garantir uma experiência de condução realista.

Leia também:

Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

Locação para frotas

A Toyota oferece a nova Hilux em toda a sua rede de concessionárias para compra ou aluguel, por meio do serviço KINTO e seu KINTO One Fleet, focado em gestão de frotas corporativas. Produtores rurais também podem aderir ao KINTO One Fleet, tornando a experiência de condução da Hilux mais acessível a um público mais amplo.

A Hilux SRX Plus apresenta uma plataforma aprimorada com eixos mais largos, braços de suspensão alargados e novos amortecedores, proporcionando uma condução mais suave e um desempenho excepcional. Pela primeira vez, o eixo traseiro recebe uma barra estabilizadora, aumentando a rigidez de rolagem em 20% e melhorando a sensação de direção em curvas.

O exterior da Hilux SRX Plus destaca-se com novas molduras alargadas nos para-lamas e uma barra aerodinâmica traseira, conferindo um aspecto mais robusto e elegante. Além disso, o interior oferece mais tecnologia, incluindo uma central multimídia com tela touchscreen de 9”, USB, Bluetooth e conectividade sem fios para Android Auto e Apple CarPlay.

Equipada com o renomado motor turbodiesel 1GD 2.8L de 204 cv e 50,9 kgfm de torque, a Hilux SRX Plus oferece desempenho excepcional.

Em termos de segurança, a picape conta com freios traseiros a disco, 7 airbags e o pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense. Portanto, inclui Sistema de Pré-Colisão Frontal, Alerta de Mudança de Faixa e Controle de Cruzeiro Adaptativo.

Acessórios

A linha Hilux oferece mais de 40 acessórios, por certo, genuínos Toyota, incluindo assistente de caçamba, soleira, engate e friso lateral inferior. A Hilux SRX Plus conta, certamente, com cinco anos de garantia Toyota, reforçando o compromisso da marca com a qualidade e durabilidade de seus veículos.

Disponível em seis cores, por fim, a nova Hilux SRX Plus tem preço sugerido ao público de R$ 334.890,00.