Alguns itens dos caminhões podem ser prejudicados com essa onda de calor com altas temperaturas que atingem grande parte do Brasil
O verão ainda não começou e o país está enfrentando uma das piores ondas de calor de sua história, na qual as temperaturas vem superando os 40°C em diversos estados brasileiros. O motivo dessa verdadeira ‘sauna’ é uma massa de ar quente e seco que bloqueia a chegada de frentes frias e a formação de nuvens, e nessas altas temperaturas, os caminhões também precisam de cuidados especiais.
Em dias de calor extremo, é essencial que as manutenções preventivas dos caminhões estejam em dia, a fim de mantê-lo funcionando perfeitamente nestas condições de temperatura, pois assim é possível garantir a segurança do condutor e dos pedestres no trânsito.
Os motores a combustão são projetados para trabalharem em uma ampla faixa de temperatura ambiente e como a maioria deles são projetos globais, geralmente os limites de especificação para o regime de trabalho dos motores gira em torno de -40ºC a 50ºC para a maioria das montadoras (frio extremo ou calor intenso).
Ao utilizar o caminhão durante as ondas de calor desta magnitude, fenômenos meteorológicos que se caracterizam por aumento anormal das temperaturas em uma determinada região, os motores trabalham muito perto dos seus limites de especificação, onde é indicado que a manutenção preventiva do caminhão esteja em dia a fim de evitar falhas nos sistemas.
Leia também:
Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas
Algumas dicas elaboradas pelos especialistas da DPaschoal podem ajudar a manter o bom funcionamento do veículo e a segurança de todos:
Líquido de arrefecimento:
O líquido de arrefecimento é composto por uma mistura de água desmineralizada e aditivos químicos, e tem a função de controlar a temperatura do motor, evitando o superaquecimento e protegendo o sistema contra a corrosão. O ideal é verificar o nível de líquido de arrefecimento do motor regularmente. No reservatório do líquido de arrefecimento, há as indicações de nível máximo e mínimo para preenchimento do fluido.
As altas temperaturas podem sobrecarregar o sistema de resfriamento do motor, por isso é de extrema importância certificar-se de que o nível de líquido esteja correto e de que não haja vazamentos. Recomenda-se nunca abastecer o reservatório com água da torneira e sem a adição do fluido de arrefecimento, pois isto certamente poderá danificar o sistema e consequentemente ocasionar o aquecimento das partes internas do motor. Seguir a recomendação dos fabricantes de motores e de autopeças é uma forma de prevenir problemas, portanto é imprescindível adicionar água desmineralizada e o fluído de arrefecimento na proporção correta, conforme especificado.
Sistema de refrigeração:
Composto resumidamente pelo radiador, bomba d’água, ventoinha ou hélice de ventilação e mangueiras, a principal causa relacionada a vazamentos nos sistemas de refrigeração é o ressecamento das mangueiras e afrouxamento das presilhas de fixação. Ao perder o fluido de arrefecimento, o sistema também trabalha com deficiência e, portanto, não consegue manter o controle adequado das temperaturas internas do motor. Recomenda-se examinar se o radiador, deve ser feita uma manutenção preventiva para sua limpeza, regularmente, e as mangueiras do sistema de refrigeração, sempre verificar se estão em boas condições, certificando-se de que não haja vazamentos e que tudo esteja bem apertado.
Filtro de ar do motor:
Sua principal função é filtrar o ar que entra no sistema de admissão do motor, desempenhando várias funções importantes para o funcionamento adequado e a longevidade do motor. Um filtro de ar sujo pode reduzir a eficiência do motor, por isso é importante verificar o filtro de ar do motor e substituí-lo se estiver sujo ou danificado.
Óleo do motor:
Certificar-se de que o óleo do motor esteja no nível correto e em boas condições deve ser feito regularmente, pois quanto mais quente estiver a temperatura, menor será a viscosidade do lubrificante, prejudicando assim sua eficácia.
Pneus:
As altas temperaturas afetam a pressão dos pneus. O mais indicado é verificar a pressão dos pneus pela manhã, e ajustá-la de acordo com as recomendações do fabricante, lembrando que os caminhões têm a pressão de ar dos pneus determinadas pelo peso transportado. Pneus com pressão inadequada podem superaquecer, acelerando seu desgaste e, principalmente, colocando a segurança em risco.
Sistema de freios:
As temperaturas elevadas são grandes inimigas dos freios. Ao frear um caminhão, há o atrito entre os componentes do sistema de freio, e este atrito por natureza gera calor (aumento de temperatura), em casos extremos podem até causar um incêndio, mantenha as manutenções em dia, utilize o freio motor, para descidas acentuadas, evite acidentes e mantenha a sua segurança e de outros no trânsito.
Sistema de ar-condicionado ou climatizador:
Verificar se o sistema está funcionando corretamente é de extrema importância. Se ele não estiver em funcionamento adequado, o indicado é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança, para diagnóstico e reparo. Em dias quentes, um sistema de resfriamento eficiente é fundamental para o conforto e para a segurança.
Local de estacionamento:
Para quem estaciona o veículo debaixo do sol forte, o indicado é a aplicação de uma espécie de protetor solar de para-brisa, para evitar que os raios UV incidam diretamente no painel, ou então a utilização de um para-sol ou proteção de painel, para evitar que o interior do caminhão superaqueça e para proteger os componentes de plástico sensíveis às altas temperaturas.
Borrachas:
Ondulações e ressecamento de borrachas são situações comuns, que sofrem muita exposição ao sol. Com isso, a durabilidade dessas peças pode ser reduzida, pois um limpador de para-brisa com a borracha danificada atrapalha na visibilidade. Por isso, nesses períodos, faça revisões constantes dessas peças, evitando a aplicação de solventes e substâncias agressivas, na tentativa de manter o brilho.
Bancos:
Os bancos ficam muito expostos ao calor. Quando são de tecido, sinais de amarelamento podem surgir. Resíduos de comida, suor e derramamento de bebidas, ademais, intensificam esse processo. O ideal é limpar os bancos de tecido com frequência, e o uso de aspirador de pó pode facilitar essa higienização. Já os bancos de couro são os que sofrem com o calor excessivo. Eles devem passar por hidratação periódica, por isso o indicado é a utilização de produtos específicos.
A manutenção preventiva ainda é a principal aliada do motorista para manter o caminhão funcionando bem. Por certo, realizar revisões periódicas, em estabelecimentos e profissionais de confiança, e seguir as recomendações do fabricante para garantir a segurança e o desempenho. Sobretudo em dias de altas temperaturas, ainda são as melhores saídas para não ‘esquentar ainda mais a cabeça’.
Segundo Rodrigo Emiliano Castilho, coordenador de Serviços da DPaschoal, pequenos cuidados no dia a dia e a manutenção preventiva ainda são as principais atitudes. Com elas, pode-se evitar problema com os caminhões nos dias de altas temperaturas. “Estamos enfrentando dias de intenso calor e os caminhões também sofrem com isso. Pequenos cuidados e verificações, e a manutenção regular são essenciais para manter o caminhão em boas condições em qualquer clima, incluindo dias de altas temperaturas. Quando algo anormal estiver acontecendo, o mais aconselhável é procurar um estabelecimento ou um profissional de confiança para realizar verificações regulares e a manutenção preventiva. Isso ajudará a evitar problemas graves e garantir a segurança no trânsito”, aconselha Castilho.
Leia também:
Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso
A DPaschoal, possui 124 lojas instaladas em mais de 100 cidades, de oito estados do Território Nacional. Neles, além de oferecer uma linha completa de pneus, também disponibiliza a revisão de segurança gratuita a seus clientes. Isso, certamente, vai ajudar a diagnosticar possíveis problemas na segurança do veículo, além de sete fábricas de recapagem, instaladas em quatro estados. O princípio de “Medir e Testar Antes de Trocar” está no DNA das lojas DPaschoal. Ademais, graças a ferramentas exclusivas que avaliam a real necessidade de ter que trocar peças, pneus e a realização de serviços.
A Companhia, maior distribuidor de pneus Goodyear do Brasil, oferece em seus Truck Centers a experiência otimizada com tecnologia e sustentabilidade. Para que ela seja completa e ajude a economizar ainda mais tempo a fim de preservar recursos para o bolso e para o planeta. Líder desse segmento no Brasil, por fim, a DPaschoal oferece qualidade, inovação e confiabilidade para o pneu recapado.
Thanks for any other informative blog. Where else could I am getting that type of information written in such a perfect method? I’ve a mission that I am just now operating on, and I’ve been at the look out for such information.