terça-feira, dezembro 23, 2025

Entrevista: Livia Simões, vice-presidente da Volkswagen Caminhões e Ônibus

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O site corporativo do TRATON Group publicou, recentemente, uma entrevista muito interessante com a brasileira Livia Simões, vice-presidente de Pessoas & Cultura da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Por mais que seja uma entrevista com filtros da empresa, ela é bastante informativa e documenta os compromissos da empresa com a sociedade na totalidade. Além de ser a fala de importante executiva, a entrevista, ao ser publicada pelo holding que controla a VWCO, Scania, MAN Truck & Bus, Navistar Inc. e RIO, ela passa a ter um valor de compromissos, com bastante informações.

Por isso, o Frota News traduziu a entrevista para que ela tenha repercussão também no Brasil.

Segue a entrevista na íntegra:

Capacitando colegas para liderar a transformação: entrevista com Livia Simões, Volkswagen Truck & Bus

Radicada em São Paulo, Livia Simões é Vice-Presidente de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade e Conselheira da Volkswagen Truck & Bus. Desde que ingressou como estudante de engenharia em 2004, Livia trabalhou como engenheira de design de produto, planejadora estratégica para caminhões e ônibus pesados e gerente sênior de Vendas, Marketing e Serviços.

Lívia, você trabalha na Volkswagen Truck & Bus (VWTB) desde 2004, quando começou como estagiária. Durante esse tempo, você trabalhou em vários cargos, inclusive como planejador estratégico para a linha de produtos de ônibus e planejador de produtos para a série de caminhões pesados Meteor. Até que ponto esta carreira multifacetada serviu de base sólida para a sua nova função como Vice-Presidente de Pessoas, Cultura e Sustentabilidade?

Acredito fortemente na importância de ter um conhecimento abrangente do negócio da indústria de transportes, bem como do GRUPO TRATON e da VWTB. Para isso, nada melhor do que adquirir experiência em diferentes áreas, conectar a estratégia do Grupo aos aspectos técnicos, financeiros e comerciais e, o mais importante, conhecer muito bem as pessoas e ter um bom entendimento de suas necessidades. E perspectivas. Isto não se refere apenas aos colegas internos, mas também às partes interessadas do negócio, aos nossos parceiros e aos nossos clientes. Na minha perspectiva, é o fator-chave para o sucesso como líder.

Ambiente de negócios

Estou grato por, ao longo dos anos, ter tido experiências valiosas em áreas e projetos tão variados quanto o nosso ambiente de negócios, onde as pessoas e o trabalho em equipe são apreciados como os maiores ativos e o valor chave para um maior crescimento.

Ao longo da minha carreira, adquiri conhecimento trabalhando com diversas pessoas em todos os níveis hierárquicos. Isso serviu como uma contribuição importante para minha função e responsabilidades atuais. Trabalho em conjunto com minha equipe para traduzir os objetivos de negócio e técnicos na perspectiva de Pessoas & Cultura e Sustentabilidade. Complementamo-nos e esta diversidade proveniente de múltiplas origens é um trunfo poderoso para liderar as mudanças.

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Você tem alguma experiência pessoal específica, talvez tendo trabalhado ou vivido no exterior, que você acha que o impactou e o ajudou a chegar onde está hoje?

Absolutamente! Agradeço muito as oportunidades que tive em minha jornada para trabalhar em projetos internacionais e me desenvolvi tanto profissionalmente quanto pessoalmente. A minha primeira experiência internacional foi em 2011: morei em Munique, na Alemanha, e trabalhei em conjunto com colegas da MAN na engenharia de pré-desenvolvimento do nosso novo projeto de caminhões ligeiros durante seis meses. Posteriormente (a partir de 2014), tive experiências inestimáveis trabalhando com parceiros das marcas TRATON em projetos de cooperação relacionados a plataformas de ônibus e caminhões, vivenciando outras culturas e aprendendo juntos. Muito além da grande rede, construímos relacionamentos baseados no respeito e na confiança.

Atualmente, estou muito satisfeito e honrado por fazer parte da equipe TRATON CHRO (Chief Human Resources Officer), com colegas excepcionais da TRATON, Scania, MAN e Navistar, onde desfrutamos de uma grande parceria. Temos construído juntos uma jornada forte e linda.

A indústria de caminhões é tradicionalmente dominada por homens, então que conselho você daria às mulheres que trabalham em sua área e que desejam um dia se tornar membros do conselho?

Em primeiro lugar, é importante dar o melhor de si todos os dias, trabalhar duro com persistência e resiliência e construir bons relacionamentos. Na minha perspectiva, é necessário manter a fé em si, exercitar o autoconhecimento e estar preparado para as oportunidades que surgirem no seu caminho para que você tenha as melhores chances de sucesso.

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Você pode nos contar sobre algum programa da VWTB que promova mulheres jovens e talentosas? Como esses conceitos poderiam ser ampliados ou transferidos para todo o GRUPO TRATON?

O desenvolvimento de pessoas sempre foi uma prioridade máxima na VWTB e na TRATON em termos de habilidades básicas e sociais. Ao longo dos anos, implementamos iniciativas importantes em conjunto com foco na educação. Temos um fluxo de trabalho na TRATON com representantes de todas as marcas com foco em Desenvolvimento de Pessoas, Competência e Aprendizagem para oferecer oportunidades de aprendizagem aos nossos colegas. Por exemplo, a experiência anual de trainee global e os programas executivos. Participei disso como estudante e, posteriormente, como mentor. Trabalhamos com excelentes parceiros da área educacional e instituições renomadas.

Também tenho orgulho de compartilhar uma grande iniciativa que temos desenvolvido na VWTB nos últimos meses e foi lançada recentemente: a Academia VWTB! Nosso ecossistema de aprendizagem para todos os colaboradores da VWTB, cujo objetivo é proporcionar experiências educacionais de qualidade e oportunidades de aprendizagem para desenvolver nossa gente em novas competências de alta relevância para o nosso negócio, garantindo o conhecimento organizacional por meio de um processo de aprendizagem ativo e contínuo.

Novas competências

A escassez de competências é um desafio global. Neste contexto, temos trabalhado na análise de novas competências, bem como no âmbito de aprendizagem necessário, incluindo tecnologias inovadoras, para desenvolver as nossas pessoas e capacitá-las para liderar as transformações no nosso ambiente de negócios, como a eletrificação, a digitalização, e desenvolvimento de software. É crucial garantir a nossa competitividade.

Acredito que as oportunidades de desenvolvimento mais importantes para todos os colaboradores da nossa empresa, tanto homens como mulheres, residem no nosso negócio diário principal, quando os gestores apoiam, preparam e capacitam as suas equipas para enfrentar novos desafios. Este é o fator crítico para o nosso sucesso e uma forma significativa de garantir que todos desenvolvam as suas competências. Nosso objetivo a partir de 2023 é fortalecer essas iniciativas e, principalmente, ampliar nosso portfólio de programas educacionais e abranger mais pessoas em todos os níveis hierárquicos.

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A VWTB tem feito avanços no desenvolvimento de veículos elétricos. Você pode compartilhar alguns dos desafios e avanços que a empresa experimentou durante esta transição para soluções de transporte mais limpas e sustentáveis?

Na VWTB, passámos o último ano a renovar o nosso portfólio para garantir que, a partir de janeiro de 2023, cumpre as normas Euro VI. Este foi um projeto chave: os nossos investimentos foram orientados para os últimos desenvolvimentos e envolveram todas as áreas da nossa organização para podermos ter um impacto ambiental muito positivo.

Paralelamente, trabalhamos em nosso primeiro veículo elétrico, o caminhão e-Delivery, lançado em meados de 2021. Este foi um marco importante não apenas para a VWTB, mas também para a TRATON, porque este veículo foi desenvolvido e produzido 100% no Brasil. , com engenheiros brasileiros, em plantas de produção brasileiras. Também trabalhamos com parceiros locais e internacionais em soluções de estrutura de cobrança e serviços conectados, com foco no ciclo de vida do veículo. Este foi um projeto muito especial para todos os que trabalham na nossa organização – desde a I&D até à produção – que estiveram profundamente envolvidos nestes desenvolvimentos.

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Como membro do conselho, como você colabora com outras partes interessadas para alinhar as iniciativas de sustentabilidade com a visão e os objetivos de longo prazo da empresa?

Para melhorar a estratégia e a governação da nossa empresa a longo prazo, temos prioridades máximas para a sustentabilidade, com grande foco não só no plano de descarbonização e circularidade, mas também nas áreas da ética, direitos humanos, responsabilidade social, diversidade e inclusão.

Na VWTB, temos trabalhado juntos numa estratégia de sustentabilidade e metas de descarbonização em todas as áreas da nossa organização, contando com uma grande parceria e apoio da TRATON. Este ano publicamos nosso primeiro relatório de sustentabilidade, demonstrando nosso compromisso com a sociedade como empresa responsável e nossa dedicação aos temas ESG. Isto baseia-se na nossa forte herança em relação às nossas responsabilidades sociais e corporativas e aos objetivos ambientais, bem como na importância da governança e da ética nas nossas operações.

Diversidade

Que estratégias específicas a VWTB adotou para aumentar a diversidade e a inclusão na organização e que resultados estes esforços produziram até agora?

A diversidade e a inclusão eram prioridades no VWTB mesmo antes de surgirem como parte de uma abordagem estratégica oficial a nível do Grupo. Visamos a diversidade em todos os aspectos. Com base nisso, implementamos programas nos últimos anos para abraçá-la, como a criação de grupos de afinidade e oportunidades especiais para pessoas com deficiência. Isso nos deu a oportunidade de trabalhar com muitas pessoas excelentes. Elas tiveram a chance de construir suas carreiras e mudar suas vidas e as de suas famílias.

Também desenvolvemos metas relacionadas às mulheres na VWTB. Isso a fim de que sua presença possa aumentar em todas as áreas da nossa organização e em cargos de gestão. Na minha perspectiva e na dos meus colegas membros do conselho, é importante perguntar como podemos preparar as mulheres na nossa empresa e dar-lhes oportunidades de sucesso. Embora ainda haja trabalho a fazer, tenho orgulho do quanto evoluímos desde que comecei aqui como estudante de engenharia em 2004. No início da minha carreira, eu era a única mulher da minha equipe.

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Nos últimos anos, a importância da marca do empregador cresceu significativamente. Como a VWTB se posiciona como empregador preferencial, especialmente no competitivo mercado de talentos sul-americano?

Na VWTB, a nossa principal prioridade é cuidar das nossas pessoas. Ao longo dos anos, fizemos melhorias contínuas neste aspecto porque a nossa gestão de topo está genuinamente comprometida com isto. Desenvolvemos iniciativas positivas não só para os colaboradores da VWTB, mas também para abraçar as suas famílias e as comunidades próximas de nós.

Construímos diariamente o clima da nossa organização através da valorização das pessoas e da observação do que realmente é valioso para os nossos colegas.

Dentro das nossas principais experiências, posso destacar a integração das famílias. Abrir as portas do VWTB para receber os familiares dos nossos colaboradores. Além disso, o reconhecimento cada vez mais entes para apreciar as melhores práticas em nossa organização.

Preparamos algumas campanhas excelentes relacionadas à saúde mental e prevenção do esgotamento. Isso ajuda a gerar um sentimento de pertencimento à nossa empresa e à nossa sociedade. Os nossos colegas estão muito orgulhosos e motivados para apoiar a comunidade local e conduzimos diversas iniciativas de voluntariado. Faz a diferença e nos une, nos tornamos uma grande família. Temos muito orgulho de sermos considerados a melhor empresa para se trabalhar no estado do Rio de Janeiro. Por fim, estar entre as sete melhores do Brasil.

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Safra Implementos: a nova distribuidora Noma no Sul de Minas

A Safra Implementos, empresa do grupo Rodosafra Transportes, é a nova distribuidora de implementos rodoviários Noma do Brasil no Sul de Minas. A empresa, que já atua no setor de transporte e logística há 10 anos, decidiu diversificar sua atividade empresarial para oferecer soluções completas aos seus clientes.

“Em meio a um mercado competitivo, buscamos ser inovadores para atender da melhor maneira possível os nossos clientes. Por isso, a Safra Implementos tem sido referência em seu mercado”, afirma o diretor da empresa, Daniel Pinheiros.

A Safra Implementos está localizada na Av. Belo Horizonte, 1120 – Centenário, Campo Belo – Minas Gerais. A empresa possui o site Safra Implementos, no qual os interessados podem conhecer os produtos e serviços oferecidos, além de solicitar um orçamento. A empresa também está presente nas redes sociais, como o Instagram, na qual divulgam novidades e promoções.

Abrangência de atuação

A região de abrangência da Safra Implementos é a região Sul de Minas, abrangendo importantes cidades, como Varginha, Poços de Caldas, Lavras, São Lourenço, entre outras. A empresa tem como expectativa ser a maior empresa de implementos rodoviários de Minas Gerais e depois do Brasil, mantendo o padrão de qualidade e atendimento que a caracteriza.

Safra Implementos
Marcos Noma, presidente da Noma do Brasil, e Daniel Pinheiro, cofundador da Rodosafra e Safra Implementos

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Sobre a Noma do Brasil

Fundada em 1967, em Maringá (PR), a Noma é uma indústria 100% brasileira, e uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários da América Latina.

Reconhecida por oferecer as carretas mais leves e robustas do mercado, a empresa possui uma das mais qualificadas redes de distribuição do setor. Sobretudo, a rede Noma conta com distribuidores nas principais regiões do Brasil e está em expansão. Além disso, está ampliando a rede de atendimento e assistência técnica.

Atuando, principalmente, nas linhas de Graneleiro, Basculante, Sider, Furgão Frigorífico, Furgão, Tanque, Florestal, Biomassa e Carrega Tudo, a Noma do Brasil conta com a moderna linha de produtos da Geração Titanium. Ademais, ela entrega aos seus clientes implementos com uma maior disponibilidade e segurança em suas operações.

News#20 PX. Center é a nova holding com investimento da Randoncorp e outras notícias

A Motorista PX, plataforma brasileira de mão de obra de motoristas profissionais, anuncia o lançamento da PX. Center, sua nova holding que incorpora as marcas Academia PX e Ajudante PX. Com o objetivo de centralizar serviços e oferecer uma experiência mais integrada, a PX. Center busca triplicar seu já acelerado crescimento.

A nova identidade funcionará como um modelo de guarda-chuva, abrangendo os três produtos da empresa. André Oliveira, CEO do PX. Center, destaca o compromisso com a inovação e melhoria contínua. As marcas Motorista PX, Academia PX e Ajudante PX visam qualificar profissionais, padronizar processos e automatizar a integração nas transportadoras.

A PX destaca-se como solução na América Latina que conecta motoristas profissionais a transportadoras de cargas. Após um investimento liderado pelo CVC do grupo Randoncorp, a PX cresceu 130 vezes, e a nova sede em Joinville – SC reflete o crescimento.

A PX. Center investe em tecnologia e segurança de dados, contando agora com mais de 125 mil profissionais cadastrados e 1.628 transportadoras parceiras.

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New Holland recebe reconhecimento da TIME por trator a gás

A New Holland, marca da CNH Industrial, recebeu uma menção especial na lista das melhores invenções da revista Time pelo seu trator T7 Methane Power LNG, destacando-se como líder em inovações sustentáveis.

O presidente da New Holland, Carlo Lambro, expressou sua gratidão, ressaltando o compromisso de longa data da empresa com a sustentabilidade. Com mais de 15 anos de pioneirismo em tecnologias de combustíveis alternativos, a New Holland enfatiza o uso de gás natural, especialmente o biometano, para otimizar o desempenho das máquinas e reduzir emissões e custos operacionais.

A empresa também demonstra seu compromisso na América Latina, apresentando o trator T6 Methane Power no Brasil, movido pelo gás gerado a partir da biodigestão, a fim de transformar um passivo ambiental em ativo.

Randoncorp lança marca Rands

A Randoncorp revelou a criação da marca Rands a fim de consolidar sete empresas, cada uma com um histórico de crescimento médio de 45% ao ano, em uma única plataforma.
A Rands, resultado de um projeto iniciado há um ano, já nasce experiente e rentável, capitalizando o legado do passado. Com uma receita líquida acumulada de R$ 522 milhões até setembro, representando 6,3% da receita total da corporação, a marca projeta alcançar R$ 700 milhões até o final de 2023, a fim de atingir R$ 1 bilhão até o final de 2024.

Oferecendo financiamentos, seguros, locação de veículos e suporte em desenvolvimento de softwares, a Rands, sobretudo, busca proporcionar soluções para o setor de transporte e logística, reunindo serviços convergentes em uma única plataforma para favorecer a fidelização do cliente. A plataforma evoluirá, ademais, a partir do aplicativo do banco a fim de incorporar, gradualmente, os serviços até adotar completamente a identidade Rands até o final do ano.

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Tombini incorpora 50 caminhões Iveco pela primeira vez em sua frota própria

CNH Industrial lança relatório de sustentabilidade

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Relatório Um Ano Sustentável da CNH Industrial

A CNH Industrial reafirma seu compromisso sustentável na oitava edição do relatório da edição “Um Ano Sustentável”. O relatório, sobretudo, destaca a pegada de carbono, ecoeficiência e inclusão. Inovações em Pesquisa e Desenvolvimento, como o Trator a Gás Metano T7, são apresentadas, junto com projetos educacionais e de empoderamento.

No Brasil, a CNH Industrial patrocina o Cinemóvel Solar, levando cultura e conscientização ambiental a mais de três mil pessoas em áreas rurais. Destaque, por fim, também para o trator modelo TL5, o primeiro acessível do mundo.

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Tombini incorpora 50 caminhões Iveco pela primeira vez em sua frota própria

O Grupo Tombini recebeu os 50 cavalos mecânicos Iveco S-Way. A transportadora, com mais de 1.500 caminhões em sua frota das marcas Scania, Mercedes-Benz e Volvo, fez a aquisição de modelos da Iveco Brasil pela primeira vez após conhecer o S-Way na última Fenatran. O presidente da IVECO para América Latina, Marcio Querichelli, conduziu a entrega simbólica das chaves ao sócio-diretor da Tombini, Clécio Tombini.

Fundada em 1977, a transportadora Tombini é especializada no transporte de cargas refrigeradas, congeladas e seca nos setores de higiene, beleza, cosméticos, produtos químicos, embalagens, e-commerce, têxtil, autopeças, entre outras.

Trombini
Clécio Tombini, sócio-diretor da Tombini, e Marcio Querichelli, presidente da Iveco para América Latina

A Tombini conta com uma equipe de aproximadamente 1.400 colaboradores diretos, nove filiais, e uma frota com idade média que roda 8,5 milhões de km por mês. A matriz da empresa fica em Palmitos (SC). Na Filial Jundiaí, em SP, a empresa concentra os serviços de manutenção e abastecimento da frota.

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Perfil da frota

Os veículos são divididos em diferentes tipos: caminhões semipesados para 12 pallets, carretas frigoríficas de  28 e 30 pallets para o transporte de produtos perecíveis, como carnes, laticínios, frutas e verduras. Também, ademais, há carretas e gancheiras refrigeradas.

Há também baú e sider secos de 30 pallets, utilizados para o transporte de produtos não perecíveis, como embalagens, papel, plástico, autopeças e, certamente, outros.

Para as cargas mais pesadas e volumosas, por certo, a empresa conta com composições rodotrens para cargas secas e refrigeradas. Esses veículos têm capacidade para transportar até 74 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado) a fim de comportar até 60 pallets.

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Certificações

A transportadora, ademais, possui as seguintes certificações:

— ABNT NBR ISO 9001:2015, que garante a qualidade do transporte rodoviário de cargas embaladas, secas e refrigeradas em todo o Brasil.

— SASSMAQ, que atesta a segurança e a responsabilidade do transporte rodoviário de produtos químicos perigosos e não perigosos, em embalagens adequadas.

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Última turma de 2023

E, por fim, está em processo de implementação das seguintes certificações:

Meio ambiente: ABNT NBR ISO 14001:2015, que demonstra o nosso compromisso com o meio ambiente no nosso transporte rodoviário de cargas embaladas, secas e refrigeradas em todo o Brasil.

Segurança viária: ABNT NBR ISO 39001:2015, que visa reduzir e eliminar as mortes e as lesões graves nos acidentes de trânsito envolvendo o nosso transporte rodoviário de cargas embaladas, secas e refrigeradas, na nossa filial de Jundiaí/SP.

Cargas: ABNT NBR 14884:2022, que certifica o transporte rodoviário de cargas embaladas, secas e refrigeradas na filial de Jundiaí/SP.

News#19: Grupo Volvo compra o negócio de baterias da Proterra e outras notícias

O Grupo Volvo está prestes a adquirir o negócio de bateria Proterra Inc. e a Proterra Operating Company por aproximadamente US$ 210 milhões, após a Proterra entrar com um pedido de falência. A Proterra Inc. é uma fabricante americana de veículos elétricos e motores com sede em Burlingame, Califórnia. A empresa projeta e fabrica ônibus elétricos a bateria, sistemas de bateria para outros construtores de veículos pesados ​​e sistemas de carregamento para frotas de veículos pesados.

A transação aguarda a aprovação do tribunal de falências dos EUA e deverá ser concluída no início de 2024.

Os ativos incluem um centro de desenvolvimento de baterias na Califórnia e uma instalação de montagem na Carolina do Sul.

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Com essa aquisição, certamente, o Grupo Volvo planeja fortalecer sua presença no mercado de veículos elétricos, complementando seu roteiro de baterias elétricas.

A Proterra, conhecida por fabricar ônibus elétricos, sistemas de bateria e colaborações com empresas como Nikola, entrou com pedido de falência em agosto de 2023. O porta-voz da Volvo, Claes Eliasson, destaca a intenção a fim de operar o negócio como uma preocupação constante e ressalta a complementaridade estratégica do “Proterra Powered”.

Proterra
Fábrica de ônibus da Proterra

Ritmo de crescimento do emprego no transporte

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, na quinta-feira (9), o novo informe técnico com o panorama econômico atual do Brasil. O Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023, portanto, reúne informações com relação aos indicadores econômicos e aos seus impactos no setor de transporte.

O destaque está na continuidade da geração de empregos no setor, que acumula mais de 89 mil novos postos formais de trabalho até setembro – 4.793, certamente, a mais do que no mesmo período de 2022.

Em termos regionais, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Santa Catarina foram os estados que, por certo, mais geraram empregos em setembro de 2023. O detalhamento do saldo (admissões e desligamentos) pode ser acessado no Painel do Emprego no Transporte da CNT.

A inflação do transporte é outro ponto de atenção. O índice de preços do grupo Transportes, sobretudo, acumulou aumento de 7,70% nos últimos 12 meses, até setembro. Dessa forma, acima do que vinha se observando nos meses anteriores. Leia o Boletim de Conjuntura Econômica de novembro de 2023 na íntegra.

Lançamento: 3ª edição do livro “Segurança no Trânsito”

Foi lançado no último dia 7/11, no 37º Congresso de Pesquisa e Ensino em Transportes, da ANPET (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes), a 3ª edição do livro: Segurança no Trânsito.

O conteúdo da obra é composto por uma série de temas relacionados às múltiplas dimensões da segurança no trânsito. Ademais, sendo um ótimo ponto de partida para todos aqueles que se interessam pela segurança no trânsito. Por fim, é possível baixar gratuitamente o livro no site do Observatório Nacional de Segurança Veicular.

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Pesquisa CNT Rodovias 2023: má qualidade do pavimento segue contribuindo para o “Custo Brasil”

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Nesta semana foi divulgado o maior levantamento sobre a infraestrutura rodoviária no Brasil, na 26ª edição da Pesquisa CNT de Rodovias 2023. O estudo, realizado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e pelo SEST SENAT, apresenta uma análise abrangente do estado geral das rodovias do país. O estado das nossas rodovias é responsável por parte do chamado “Custo Brasil” e de nossa ineficiência na competitividade internacional

O transporte rodoviário é responsável pelo deslocamento de 65% das cargas e 95% dos passageiros no Brasil, como ocorre em todas as economias do mundo. O levantamento abrangeu 111.502 quilômetros de rodovias pavimentadas, incluindo 67.659 quilômetros da malha federal (BRs) e 43.843 quilômetros dos principais trechos estaduais.

Os resultados indicam que 67,5% da extensão total da malha rodoviária brasileira é classificada como Regular, Ruim ou Péssimo em termos de conservação, enquanto 32,5% são classificados como Ótimo ou Bom. Esses números refletem uma relativa estabilidade em comparação com o ano anterior, que apresentava respectivamente 66,0% e 34,0%. Melhorias significativas não são registradas desde a primeira edição da pesquisa.

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A classificação do Estado Geral das Rodovias 2023 leva em consideração três características principais: Pavimento, Sinalização e Geometria da Via. A avaliação dessas características em 2023 demonstra percentuais próximos aos do ano passado, indicando uma estabilidade relativa.

A CNT enfatiza a necessidade de investimentos contínuos para a reconstrução, restauração e manutenção das rodovias. O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou durante o lançamento do estudo em Brasília a importância de ações nesse sentido, tanto no Executivo quanto no Legislativo.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a interrupção da piora na malha rodoviária nos últimos 7 meses de governo só poderá ser confirmada na próxima pesquisa. Inclusive, os investimentos em infraestrutura no PLOA 2024 sofreram uma redução de 4,5%.

A Pesquisa estimou que o aumento do custo operacional do transporte rodoviário de cargas, devido à má conservação do pavimento, foi de 32,7% em 2023, levemente abaixo do registrado no ano anterior.

A falta de qualidade na pavimentação das rodovias impacta diretamente o preço do frete e, certamente, nos produtos para o consumidor final. Além disso, contribui para o aumento do consumo de combustível fóssil e emissão de gases poluentes.

A pesquisa revela diferenças significativas na avaliação do Estado Geral entre rodovias de gestão pública e privada. As rodovias públicas apresentam percentuais maiores de avaliações negativas (Regular, Ruim e Péssimo), enquanto as concessionadas obtêm resultados mais positivos.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, comentou sobre a influência das obrigações contratuais nas concessões. Além disso, a dependência de agenda orçamentária na gestão pública.

A pesquisa, por fim, destaca pontos críticos, como quedas de barreiras, erosões nas pistas, buracos grandes, pontes caídas e estreitas. Intervenções prioritárias, ademais propostas, incluem a recuperação, manutenção e reconstrução de trechos avaliados, além da eliminação de 2.684 pontos críticos.

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Furgões vendidos no Brasil e a classificação de segurança do Euro NCAP 2023

O Euro NCAP é uma organização apoiada pelos governos europeus, seguradoras e fabricantes, que testa e classifica veículos para auxiliar os consumidores e empresas a identificarem a escolha mais segura para as suas necessidades. Em 2021, para auxiliar os gestores de frotas, o Euro NCAP introduziu outro sistema exclusivo para furgões.

O Frota News divulga abaixo, os resultados mais recentes dos testes com furgões europeus comercializados no Brasil. São eles: Citroën Jumper, Citroën Jumpy, Fiat Ducato, Ford Transit, Iveco Daily, Mercedes-Benz Sprinter, Peugeot Boxer, Peugeot Expert e Renault Master.

Os modelos são classificados como Platinum (nota máxima), Gold, Silver, Bronze e não recomendado. Entre os furgões vendidos no Brasil, nenhum conseguiu a nota Platinum. O Fiat Ducato chegou a ter a nota Platinum, mas foi rebaixado para a nota Gold. As notas e os vereditos são da Euro NCAP. O Frota News apenas selecionou os modelos vendidos no Brasil e fez a tradução das informações mais relevantes.

Euro NCAP
As categorias definidas pelo Euro NCAP para furgões

Modelos Gold

Fiat Ducato

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito do Euro NCAP: o Ducato foi totalmente reformulado para 2022 e o furgão de 2023 permanece inalterada em relação ao modelo do ano passado. Avaliado Platina no ano passado, o Ducato cai para Ouro contra os protocolos mais rígidos de 2023 do Euro NCAP. Apesar da queda na classificação, o Ducato continua sendo uma das melhores opções disponíveis para os compradores de vans que procuram segurança.

Ford Transit

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: no geral, bom resultado para o Transit. Possui muitos equipamentos de segurança disponíveis, como opção apenas no nível de acabamento básico, mas de série no nível de acabamento ‘Tendência’ e superior, e isso geralmente funciona bem. Detalhes, como monitoramento padrão do estado do driver sistema, melhoraria a pontuação, mas, mesmo assim, o veículo apenas ultrapassa o limite para uma medalha de ouro em 2023.

Modelos Silver

Mercedes-Benz Sprinter

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: o Sprinter mantém a medalha de prata com uma ampla gama de equipamentos de segurança oferecidos, embora principalmente como opção, e geralmente, tem bom desempenho. Espera-se que novas melhorias nestes sistemas elevem o desempenho ao nível que é agora comum nos automóveis de passageiros da Mercedes-Benz.

Modelos Bronze

Citroën Jumper

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: em suma, o Jumper oferece poucos equipamentos de segurança em comparação com outros veículos do mercado e, embora seu sistema AEB impressiona, outros sistemas não funcionam tão bem. O Jumper apenas se apega à medalha de Bronze em 2023: melhor que alguns, mas com várias necessidades de melhorias em desempenhos pela frente.

Citroën Jumpy

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: o Jumpy oferece ao consumidor algumas opções de equipamentos de segurança. O resultado geral fica decepcionado com a má implementação de sistemas básicos como SBR (monitoramento do uso de cinto de segurança) e suporte de pista. Mais cuidado nessas áreas poderia ter elevado o veículo além de sua classificação atual de medalha de bronze.

Iveco Daily

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: no geral, o Iveco Daily oferece um nível decente de equipamento de segurança, embora, principalmente, como opção, e o desempenho é aceitável. O veículo carece de funcionalidades mais avançadas, como detecção de pedestres e ciclistas para o sistema AEB e a van cai para uma classificação de Bronze em relação aos protocolos mais rígidos de 2023 do Euro NCAP.

Peugeot Boxer

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: em suma, o Boxer oferece poucos equipamentos de segurança em comparação com outros veículos do mercado e, embora o seu sistema AEB impressione, outros sistemas não funcionam tão bem. Um medalhista de bronze: melhor do que alguns, mas com várias necessidades de melhorias pela frente.

Peugeot Expert

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: no ano passado, o Expert acabou de chegar à medalha prata. Este ano, contra os protocolos mais rígidos do Euro NCAP, junta-se ao seu Citroën e Opel/Vauxhall na classificação da medalha Bronze. O Expert oferece uma opção de gama média-baixa para consumidores interessados em segurança e dispostos a pagar pelo equipamento opcional.

Renault Master

Euro NCAP
Fonte: Euro NCAP

Veredito: o Master mantém a classificação Bronze do ano passado, mas os concorrentes estão mais bem equipados e com melhor desempenho do que o Master.

Sobre Euro NCAP

O Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros (Euro NCAP) é um programa europeu de avaliação de desempenho de segurança automotiva fundado em 1997 pelo Laboratório de Pesquisa de Transporte do Departamento de Transportes do Reino Unido e agora é o padrão em toda a Europa Ocidental.

O Euro NCAP é apoiado pelos governos do Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Holanda, Luxemburgo e Espanha, bem como por organizações de seguros, automóveis e consumidores.

A classificação de segurança é determinada a partir de uma série de testes de veículos, projetados e realizados pelo Euro NCAP. Esses testes representam, de forma simplificada, importantes cenários de acidentes da realidade que podem resultar em ocupantes de carros feridos ou mortos, ou outros usuários da estrada.

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Embora uma classificação de segurança nunca possa captar totalmente a complexidade da realidade, as melhorias dos veículos e a tecnologia trazidas nos últimos anos pela aplicação de normas de segurança elevadas demonstraram proporcionar um verdadeiro benefício aos consumidores e à sociedade em geral.

Visando fornecer informações atualizadas para os gestores de frotas e um ambiente mais seguro para os motoristas de vans, desde 2021 o Euro NCAP fornece classificações de Segurança de Furgão. Essas classificações autônomas, emitidas para vans comerciais leves, se concentram na disponibilidade e no desempenho de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Os utilitários são veículos concebidos para transportar mercadorias ou equipamento especializado e que não pesam mais de 3,5 toneladas de PBT. A sua vida útil econômica e o total de quilômetros percorridos excedem normalmente os dos automóveis de passageiros médios. Para economizar custos de desenvolvimento e maximizar os lucros, a “engenharia de crachás” é uma prática comum neste segmento, por fim, com um design comum sendo compartilhado por vários fabricantes.

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Tendência para os carros de luxo

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O mercado de carros de luxo no Brasil teve um crescimento significativo nos últimos anos. De acordo com um relatório, os carros de luxo mais vendidos no Brasil em 2020 incluíam modelos como o Porsche 718 Cayman GTS e o BMW 330i. Esses modelos de carros têm sido populares entre os consumidores que buscam luxo e desempenho.

A demanda por veículos de luxo no Brasil continua forte, mesmo diante dos desafios enfrentados pelo mercado automobilístico tradicional. Empresas do segmento de carros de luxo, como Bentley, Lamborghini, Porsche, Rolls-Royce, BMW e Ferrari, relataram vendas recordes. Isso indica um interesse crescente por carros de luxo entre os consumidores no Brasil.

No início de 2023, os SUVs dominaram o mercado de carros de luxo no Brasil, com a Volvo liderando a tabela de vendas com seus modelos. Os SUVs ganharam popularidade devido ao seu espaço, versatilidade e recursos de luxo.

O mercado de carros de luxo no Brasil deverá continuar crescendo. Estima-se que o mercado atingirá cerca de 600 milhões de dólares no período de previsão, com uma taxa composta de crescimento anual de aproximadamente 5%. Este crescimento pode ser atribuído a vários fatores, incluindo um número crescente de consumidores abastados e a sua preferência por veículos de luxo e topo de gama.

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Concluindo, o mercado de carros de luxo no Brasil está apresentando forte crescimento. Sobretudo, pela variedade de modelos de carros de luxo sendo populares entre os consumidores. Espera-se que o mercado continue a expandir-se nos próximos anos, impulsionado por fatores como a procura dos consumidores e os avanços na tecnologia dos automóveis de luxo.

Dentro destas perspectivas de mercado e analisando as tendências, traremos aqui, uma coluna quinzenal. A fim de comunicar você, leitor, apaixonado por carros deste nicho ou ainda, trazer highlights para os frotistas das grandes inovações. Além disso, tecnologias e luxo do mundo automotivo.

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Implementos pesados batem recorde de vendas em outubro

No mês de outubro, a indústria brasileira de implementos rodoviários alcançou um marco histórico ao registrar seu melhor resultado de vendas. O segmento de implementos pesados batem recorde. De acordo com dados divulgados pela Anfir (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários), exatos 8.997 implementos foram negociados, estabelecendo um recorde absoluto desde 2004, quando o levantamento teve início.

Reboques e semirreboques

Os implementos pesados (reboques e semirreboques), que atendem uma variedade de setores, especialmente o transporte de grãos, produtos agrícolas, contêineres, carga frigorificada e combustíveis, têm se destacado no mercado.

José Carlos Spricigo, presidente da Anfir, analisa o fenômeno, apontando para um mercado forte e comprador que busca renovar suas frotas, impulsionando a aquisição do 4º eixo devido à sua maior capacidade de carga e adaptação às necessidades operacionais.

Além disso, Spricigo observa um aumento significativo na locação de implementos, identificando compras expressivas para aluguel realizadas por diversas empresas. Esse fenômeno, segundo o dirigente, promete impulsionar ainda mais os negócios ao longo de 2023.

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Pesados mais leves

No contexto global, considerando a soma de implementos leves e pesados, a indústria alcançou a marca de 13.911 unidades negociadas em outubro, o segundo melhor resultado mensal do ano, ficando atrás apenas dos 14.850 produtos vendidos em março. Em setembro, o mercado entregou 12,4 mil unidades aos clientes.

Vendas no acumulado de 2023

Dessa forma, por causa das carrocerias sobre chassi, o resultado geral ainda é menor em 2023. Nos dez primeiros meses do ano, foram vendidas 125.087 unidades, representando uma queda de 2,99% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

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A principal contribuição para esse declínio vem do segmento de implementos leves. São as chamadas carrocerias sobre chassi, que registraram uma retração de 16,13%, totalizando 50.266 unidades até outubro. Em contrapartida, os produtos pesados acumularam 74.821 unidades vendidas, representando um aumento de 8,4% em comparação ao ano anterior e respondendo por 60% do total do mercado.

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News#18: Mercedes Sprinter na Expo Motorhome 2023, mais outras notícias

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil é destaque na 7° Expo Motorhome, a principal feira de campismo da América Latina em Pinhais, Paraná. Seu estande apresenta quatro veículos, incluindo a versátil Sprinter Unidade Móvel de Eventos e um furgão Sprinter Motorhome. Outro destaque é um Mercedes-AMG G 63 de R$ 1.869.900. A Expo Motorhome acontece até 12 de novembro na Expotrade, com ingressos a partir de R$ 34,50.

“O Motorhome Sprinter é referência para lazer e empreendedorismo. Além disso, oferece diversas opções de configuração, temos no nosso estande uma versão específica já preparada de fábrica para ser transformada. Trabalhamos sempre em parceria com nossos implementadores otimizando projetos, oferecendo consultoria técnica e orientando sobre como preservar ao máximo as características originais do modelo”, afirma Luiz Gonzaga, consultor de Implementação da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

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Marcopolo apresenta novo diretor

A Marcopolo anuncia Caio Doi como novo diretor de Gestão de Pessoas. Com mais de 20 anos de experiência em diversos setores, Caio liderará as equipes de Recursos Humanos, focando na transformação cultural e, além disso, no desenvolvimento de um ambiente globalizado. Graduado em Administração de Empresas pela UFPR e com especialização em Gestão de Recursos Humanos pela FAE Business School, Caio visa consolidar a cultura organizacional, a fim de promover o engajamento dos colaboradores e contribuir para a contratação de novos talentos.

expo motorhome
Caio Doi, novo diretor de Gestão de Pessoas na Marcopolo

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Inovação tecnológica

A Goodyear recebeu o “Prêmio AutoData 2023 – Os Melhores do Setor Automotivo” na categoria “Inovação Tecnológica Fornecedor” em reconhecimento ao desenvolvimento de um pneu revolucionário composto por 90% de materiais sustentáveis. A Goodyear, por certo, recebeu o reconhecimento pelo desenvolvimento de um pneu que eleva para 90% o uso de materiais sustentáveis na sua composição.

Exportação para a Bolívia

A Frigo King, empresa fabricante de equipamentos para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas, entregou sete unidades do Titan 900 para o grupo Hansa, da Bolívia. Ademais, a empresa venceu a licitação de seu país para transporte refrigerado de alimentos e os equipamentos da Frigo King vão atuar nos baús. “Um dos fatores que concorreu para a vitória do parceiro boliviano, sobretudo, foi o fato de nossas máquinas estarem equipadas com o aplicativo Meu Frigo King”, explica Robison Silva, gerente de Exportação da Frigo King.

Formação de Mulheres Condutoras

Por fim, a participação das mulheres no transporte são de fundamental importância. Conheça o curso que a Fabet-SP oferece:

formação de mulheres
Última turma de 2023

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