terça-feira, dezembro 23, 2025

As 10 empresas diplomadas pelo programa Zero Acidentes da Volvo do Brasil

A Volvo do Brasil realizou a diplomação da primeira turma do programa Desafio Zero Acidentes, uma iniciativa inédita entre as fabricantes de caminhões. A ação visa promover a segurança viária entre as empresas de transporte de cargas e operadores logísticos brasileiros.

A iniciativa, que faz parte do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), contou com a participação de dez empresas que compartilham com a Volvo da visão “Zero Acidentes” como um ideal de futuro para seus veículos.

O Desafio Zero Acidentes consiste em treinamento e mentoria em gestão de segurança viária, seguindo os conceitos da norma ISO 39001. Esta norma apresenta diretrizes para reduzir o número e a gravidade dos acidentes rodoviários.

Para aplicar o Desafio Zero Acidentes, a Volvo criou uma plataforma de aprendizagem e o treinamento gratuito que contou com 16 módulos com aulas on-line, perfazendo um total de 128 horas de curso, distribuídas entre os meses de fevereiro e novembro de 2022. Entre os temas tratados estiveram desde o compromisso com o transporte seguro e sustentável, passando pela gestão de riscos, planejamento e controle operacional em segurança viária, até a psicologia e o comportamento no trânsito.

O programa disponibilizou ainda o 17º módulo, com 10 horas de mentoria personalizada a cada empresa participante, para adequação da empresa às normas ISO 39001. Essa etapa aconteceu após consultoria presencial de definição do plano de ação, baseado no mapa de oportunidades de melhorias identificadas. As mentorias aconteceram entre janeiro e agosto de 2023, com a orientação dos consultores da Volvo avaliando processos internos, avanços e recomendações.

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As empresas diplomadas

As transportadoras e embarcadores que participaram do Desafio Zero Acidentes foram: IC Transportes, Rodeiro, ALP, Raça, LAR Cooperativa Agroindustrial, Expresso Figueiredo, Grupo Petrópolis, Lenarge, Transben e Transmasut.

Juntas, elas têm mais de cinco mil caminhões e contam com 6.275 motoristas. Todos os meses, essas frotas rodam mais de 35 milhões de quilômetros.

Na galeria de fotos abaixo, o momento em que os representantes da Volvo entregam os diplomas para os representantes das empresas. Para ampliar as fotos, é clicar em cada foto.

Os resultados alcançados pelas empresas, sobretudo, foram animadores. O número de acidentes graves foi reduzido em 67%. Além disso, os picos de velocidade dos veículos caíram 52%. Os cuidados com manutenção preventiva, por certo, aumentaram 54%. Já o grau de maturidade dos sistemas de gestão viária, certamente, deu um salto em 118%, informou a coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelse Oliveira.

Zero Acidentes
Evento realizado na Casa do Cliente, dentro da fábrica da Volvo em Curitiba, com os representantes das empresas, entre outros convidados. Foto: Rodolfo Buhrer/Volvo

Além disso, mesmo não sendo o objetivo final do programa, cinco das empresas participantes conquistaram a certificação ISO 39001 e outras estão em processo de auditoria para a certificação.

Os benefícios para as empresas

Uma análise abrangente sobre a gestão da segurança viária revela que há amplo espaço para melhorias no setor, alerta Anaelse Oliveira. De acordo com ela, a implementação de práticas mais seguras não apenas contribui para a rentabilidade das empresas de transporte, mas também impulsiona a produtividade e torna-as mais atraentes para os motoristas, que estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida no trabalho.

“Há também ganhos de imagem junto aos embarcadores, ademais, que se sentem mais seguros em contratar fretes de empresas que não se envolvem em acidentes”, acrescenta Anaelse Oliveira.

Em vista dos resultados positivos alcançados até o momento, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito anuncia a preparação de uma segunda turma.

O PVST é um programa social da Volvo que atua desde 1987 na mobilização da sociedade para um trânsito mais humano e seguro. O programa, por fim, oferece diversos materiais e ações para disseminar o conceito de Visão Zero nas empresas e nas redes sociais. Para saber mais, acesse o site do PVST.

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Novo Renault Master: geração multienergia e no mundo Google

A aguardada quarta geração do Renault Master, batizada de Aerovan, chega ao mercado com um design totalmente novo e com muita modernidade. Comercializado em mais de 50 países, o Renault Master é líder de mercado na Europa e no Brasil, e marca presença no mercado sul-americano desde 1990.

O Novo Renault Master apresenta o inovador design “Aerovan”, onde a aerodinâmica foi trabalhada nos mínimos detalhes para oferecer a melhor eficiência em sua categoria, independentemente da energia utilizada. Com uma face frontal imponente, nova identidade de marca e faróis full LED em forma de C (C-Shape).

Novo Renault Master
Nova identidade de marca e faróis full LED em forma de C (C-Shape)

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Plataforma multienergia

A grande novidade desta geração é a plataforma multienergia, atendendo a diversas necessidades. A nova geração oferece motores Blue dCi Diesel de 105 a 170 cv, motores elétricos de 96 ou 105 kW (131 cv ou 143 cv, respectivamente) com baterias de 40 ou 87 kWh (esta última proporcionando mais de 410 km de autonomia WLTP) e até uma versão a hidrogênio.

A transmissão automática de 9 velocidades acrescenta conforto à experiência de condução, enquanto os mais de 40 modelos disponíveis e uma carga útil aprimorada de até 4 toneladas em tração fazem deste veículo uma escolha versátil para profissionais.

Segurança e conectividade

Com 20 sofisticadas ajudas à condução, o Novo Renault Master prioriza a segurança dos ocupantes e dos demais usuários da estrada. Destaca-se o inovador sistema de frenagem dinâmica eletricamente assistida, proporcionando eficiência e segurança independentemente da carga transportada.

Novo Renault Master
O painel é totalmente novo e digital

O interior é um verdadeiro escritório móvel, combinando design e alta tecnologia, com capacidade de armazenamento aumentada para até 135 litros. O sistema multimídia OpenR Link, de série em toda a gama, oferece conectividade wireless para Android Auto e Apple CarPlay, proporcionando uma experiência digital completa.

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Nascido no mundo do Google

O Novo Renault Master é um veículo nascido no mundo digital, apresentando o sistema multimídia OpenR Link com Google integrado, desenvolvido em conjunto com o Google. Oferece mais de 50 aplicativos via Google Play, navegação HD Google Maps com Electric Route Planner, interações de voz com Google Assistant e carregador de smartphone sem fio.

Novas configurações

As versões elétricas contam com recursos V2X (Vehicle-To-Grid e Vehicle-To-Load), possibilitando o carregamento de dispositivos externos e a entrega de energia à rede elétrica. Além disso, serviços remotos através da aplicação My Renault e a integração de aplicativos dedicados a veículos transformados ampliam a conectividade e a praticidade para os usuários.

A nova geração oferece desde o seu lançamento uma gama completa para cobrir todo o tipo de necessidades profissionais. Assim, estão no programa 20 configurações diferentes de 11 a 22 m³. Além disso, com maior largura de acesso (+40 mm) na porta lateral deslizante e maiores comprimentos de carga (+100 mm) no melhor da categoria. Suas cargas úteis, dimensões e, ademais, volumes estão melhorando para torná-lo um veículo utilitário que redefine os serviços de sua categoria.

A distância entre eixos reduzida e o eixo dianteiro redesenhado, por fim, oferecem uma manobrabilidade aperfeiçoada, com um raio de giro reduzido em 1,5 m.

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Transformação digital na logística: a mitigação de riscos e satisfação dos entregadores através da tecnologia e compliance

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Por Fernando Rossi, CLO e cofundador da Levo*

O papel da tecnologia na mitigação de riscos aos operadores logísticos é indiscutivelmente essencial. Em meio às complexidades e desafios inerentes ao setor, é necessário que as empresas adotem abordagens proativas para garantir sua conformidade. Notadamente, no caso dos operadores logísticos no setor de transporte, as pressões legais e a diversidade de processos aumentam a necessidade de uma gestão robusta. A resposta a esses desafios reside na integração eficiente da tecnologia, que não apenas otimiza operações, mas também desempenha um papel crucial na gestão de compliance.

Nesse contexto, a automação proporcionada pela tecnologia desempenha um papel central na profissionalização da cadeia de entrega, uma vez que auxilia a automatizar fluxos, criar uma melhor interface de comunicação com os entregadores, organizar as agendas de forma inteligente e garantir a transparência nos pagamentos.

Um exemplo prático da potencialização operacional trazida pelo uso da tecnologia na gestão das demandas são as plataformas de agendamento de entregadores. Graças ao dispositivo, o operador logístico passa a oferecer muito mais autonomia, conveniência e flexibilidade ao trabalho exercido por eles. Assim, os profissionais passam realmente a controlar seu expediente, empoderando-se da gestão do seus horários.

Essa flexibilidade proporcionada pelo agendamento por meio da tecnologia, em substituição à imposição de escalas, não só atende às expectativas individuais dos entregadores, como também reduz significativamente a probabilidade de conflitos relacionados à carga de trabalho e à adequação de horários e praças.

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Tal abordagem centrada no motorista, não apenas reforça a relação colaborativa entre os operadores logísticos e os prestadores de serviço, como resulta em uma operação mais suave e eficiente para todas as partes envolvidas.

Conclui-se que a maior adesão ao compliance, como já dito anteriormente, é fruto da maior profissionalização do operador logístico e da maior satisfação e autonomia de seus entregadores. Logo, precisamos ter em mente que o risco menor, seja ele trabalhista, tributário, é uma consequência de uma série de boas práticas de gestão.

Apesar da tecnologia não garantir um gerenciamento infalível, é inegável que o seu auxílio se tornou imprescindível. Isso, a fim de para os operadores logísticos administrarem os negócios de forma mais eficiente. Por mais que uma gestão competente seja fruto de um esforço coordenado entre diferentes áreas, é indiscutível que tais plataformas se tornaram essenciais para garantir que os operadores logísticos consigam ir ainda mais longe.

*Fernando Rossi é CLO e cofundador da Levo, principal solução de gestão operacional e financeira para operadores logísticos e entregadores no Brasil. O executivo tem mais de 8 anos de experiência em inovação na área de logística e agronegócios.

Prêmio TOP TRUCK TV 2023 define finalistas

Premiação dos melhores veículos pesados de 2023 acontecerá no dia 11 de dezembro de 2023, em São Paulo capital.

Está tudo pronto para a realização da 8ª edição do Prêmio Top Truck TV, em evento a ser realizado no próximo dia 11 de dezembro de 2023, em São Paulo.

Nos últimos 21 anos, o Prêmio Top Car vem se aprimorando a cada passo e há um bom tempo se tornou a mais importante e relevante laureação do jornalismo automotivo brasileiro, por contar com jurados pertencentes a todas as regiões do Brasil e estar presente em todas as mídias, da televisão à internet e suas redes sociais, do impresso ao rádio e seus podcasts.

Prêmio Top Truck TV 2023
Jornalista Marcos Villela, um dos jurados da premiação

Os jurados – escolhidos criteriosamente por um Comitê Gestor que é presidido pelo jornalista Paulo Brandão – possuem a árdua missão de selecionar os melhores veículos pesados e a melhor fabricante do setor em 5 (cinco) categorias, que agora já possuem os seus finalistas, relacionados abaixo.

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FINALISTAS DO PRÊMIO TOP TRUCK 2023

(DISPOSTOS EM ORDEM ALFABÉTICA)

1 – Melhor Performance Empresarial

(Melhor Fabricante De Caminhões)

*DAF

*Iveco

*Mercedes-Benz

*Scania

*Volkswagen Caminhões e Ônibus.

2 – Melhor Veículo de Carga CNH categoria B

(PBT de até 3.500 quilos)

*Ford Transit

*Iveco Daily 35-160

*JAC E-JV

*Mercedes-Benz Sprinter 315 CDI

* Volkswagen Delivery Express

3 – Melhor Caminhão Urbano Semileve, Leve ou Médio

*Iveco Tector 9-190

*Mercedes-Benz Accelo 1017

*Mercedes-Benz Accelo 1316 6×2

*JAC E-JT 12.5

*Volkswagen Delivery 9.180

4 – Melhor Caminhão Médio ou Semipesado

*DAF CF Rígido com motor de 7 litros

*Iveco Tector 24-300 Auto-Shift

*Mercedes-Benz Atego 2429

*Scania P320 8X2

*Volkswagen Constellation 26.320

5 – Melhor Caminhão Pesado (Rígido ou Cavalo-Mecânico)

*DAF XF 530

*Iveco S-Way 480 6×2

*Mercedes-Benz Actros 2653

*Scania Super

* Volkswagen Meteor 29.530

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Fetranslog 2023: tudo pronto para começar nesta quarta-feira

Com apoio da Noma do Brasil ao Frota News para divulgação da Fetranslog 2023, o Frota News apresenta mais novidades para a maior feira do transporte e logística da Região Sul que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023, no Parque de Exposições da Efapi, em Chapecó, Santa Catarina.

ComJovem

Em contagem regressiva para  Feira, a comissão organizadora composta por empresários do setor do transporte e a Comissão de Jovens empresários estiveram reunidos no parque de exposições da Efapi em Chapecó na última semana. Após a apresentação do cronograma de montagem dos stands e da estrutura do evento, aconteceu a visita técnica nos mais de 18 mil metros quadrados da feira.

O presidente do evento Ivalberto Tozzo e o Coordenador Luiz Alberto Framento percorreram com os presentes os corredores dos 3 pavilhões e a parte externa do parque de exposições da Efapi. Organizado pelo Sitran, a Fetranslog terá 110 empresas expositoras e 14 entidades.

Fetranslog 2023
Mapa de um dos pavilhões da feira. A Noma do Brasil estará no Pavilhão 4, Rua 4 entre as Travessas 1 e 2

Público e segurança

Os organizadores esperam receber 10 mil visitantes e movimentar R$ 1 bilhão em negócios. Com esta expectativa, de um bom público para a Feira do Transporte e Logística, a coordenação do evento esteve reunida com representantes das principais áreas de segurança do município. O objetivo é garantir uma forma segura de receber os visitantes, um trânsito com fluxo e sinalização e estar preparado para situações atípicas.

A coordenação da área para a feira está a cargo do chefe da segurança pública  municipal Márcio Bueno Silva. No encontro estiveram presentes os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. Alexandro Fhleicher, da Guarda Municipal, afirmou que o trânsito será controlado em meia pista no período do evento na Av. Senador Atilio Fontana no trecho abaixo da rótula da BRF até a entrada de acesso que será feita pelo portão 1 (rampa) para os visitantes e pelo portão 4, junto ao lago São José, para os expositores.

Como não será cobrado ingresso de estacionamento, o trânsito deverá fluir bem afirma o presidente da Fetranslog, Ivalberto Tozzo. Os veículos não vão parar na entrada do evento. Eles vão direto para a concha acústica do parque que é bem espaçosa e absorve um bom número de veículos.

Para o monitoramento da parte interna do Parque permaneceram instaladas as câmeras de segurança que foram utilizadas para a Efapi e que deram um resultado muito positivo. A Patrimonial Segurança foi a empresa privada contratada para todo apoio de Segurança do evento que tem expectativa de 15 mil pessoas nos três dias.

A Fetranslog apresentará mais de 200 marcas  ligadas ao setor do transporte e receberá os visitantes no período das 14h às 22h.

A produção da VW mini-Amarok, a concorrente de Toro e Montada, deve começar em 2025

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A Volkswagen anunciou que está lançando o projeto de fabricação de uma picape compacta, que será uma versão menor da sua consagrada Amarok. A nova picape, que ainda não tem nome oficial, mas é chamada de mini-Amarok, será desenvolvida com base nos SUVs T-Cross ou Taos e terá como principais concorrentes a Fiat Toro e a Chevrolet Montana.

A ideia de entrar no segmento das picapes compactas, que é um dos que mais cresce na América Latina, já estava nos planos da Volkswagen há algum tempo. Nos 10 primeiros meses de 2023, a Fiat Toro teve 42.180 unidades emplacadas, sendo a segundo mais vendida no Brasil, considerando todos os tamanhos de picapes. A Fiat Strada é a líder, com 98.511 unidades licenciadas este ano. A Chevrolet Montada emplacou 25.273 unidades, sendo a quinta mais vendidas entre todas.

mini-Amarok
O painel deve seguir o padrão dos SUV T-Cross ou Taos

Em 2018, a marca apresentou o protótipo Tarok no Salão do Automóvel de São Paulo, que antecipava as linhas da futura picape. No entanto, o projeto foi adiado por causa da pandemia do coronavírus e por questões de viabilidade no mercado norte-americano, onde a Volkswagen ainda não tem uma forte presença no nicho das picapes.

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Segundo o site Motor1, a Volkswagen informou às concessionárias que o projeto da picape compacta foi retomado e que ela entrará em produção em 2025. Ainda não há detalhes sobre a plataforma, os motores e os equipamentos que a mini-Amarok terá, mas espera-se que ela aproveite a arquitetura MQB, que serve de base para a maioria dos modelos da marca, e que ofereça opções de motores turbo, que são eficientes e modernos.

A mini-Amarok deve ser inspirado no Taos, o novo SUV médio da Volkswagen, que tem um visual robusto e elegante. A carroceria deve seguir o estilo tradicional das picapes, sem surpresas ou inovações, fiel ao DNA da marca. A capacidade de carga e o espaço interno devem ser adequados para o uso misto. Dessa forma, tanto urbano quanto rural, que esse tipo de veículo costuma ter.

A Volkswagen ainda não divulgou imagens da sua futura picape compacta. Mas o protótipo Tarok, que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo de 2018, são das imagens.

A VW deve fabricar a nova picape no Brasil, por certo, na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lá já são produzem o T-Cross e o Taos. A marca ainda não confirmou o local de produção, mas é provável que ela anuncie em breve, juntamente com mais informações sobre a mini-Amarok.

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ZF na Solutrans 2023: as transformações para o transporte de carga

A ZF na Solutrans 2023 apresenta suas últimas inovações para veículos comerciais. Esta feira francesa é uma das maiores de transportes de carga, atrás apenas da IAA Veículos Comerciais (Salão de Hanover). Com uma visão clara de abordar as megatendências da indústria de transportes, a empresa apresenta uma variedade de inovações que prometem revolucionar o setor.

Um dos destaques no estande da ZF é a nova geração do acionamento central duplo CeTrax 2 totalmente elétrico. Esta tecnologia representa um passo significativo em direção à eletrificação de veículos pesados. Além disso, a ZF apresenta o eWorX, um sistema inovador e totalmente eletrificado de tomada de força, contribuindo para a redução das emissões e promovendo a eficiência energética. A empresa também destaca suas soluções de remanufatura, visando tornar o ciclo de vida do veículo mais ecológico.

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A ZF apresenta a nova SCALAR, sua plataforma de frota para concorrer com o RIO, plataforma similar do grupo TRATON (Volkswagen Caminhões, Scania, MAN e Navistar. Esta solução digital oferece uma visão abrangente e em tempo real das operações da frota, permitindo uma gestão mais eficiente e inteligente. Além disso, a empresa complementa o SCALAR com um pacote completo de segurança de carga, proporcionando tranquilidade aos operadores de transporte e garantindo a integridade das mercadorias em trânsito.

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Soluções de segurança: iEBS e conjunto ADAS

No segmento de segurança veicular, a ZF apresenta o iEBS, por certo, a próxima geração de sistemas inteligentes de freio eletrônico para reboques e semirreboques. Com um novo design de válvula de liberação, certamente, o iEBS eleva os padrões de segurança, atendendo aos futuros regulamentos europeus.

Além disso, a empresa destaca a evolução do seu conjunto de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS), incluindo o OptiTire Advanced, um sistema de monitoramento de pneus que promete elevar os padrões de segurança.

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Mulheres no transporte: desafios e oportunidades em diferentes operações

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O transporte rodoviário de cargas, um pilar estratégico para a economia brasileira, movimenta mais de 60% das mercadorias no mundo, desempenhando papel crucial também no Brasil. Contudo, o setor enfrenta desafios significativos, especialmente no que diz respeito à equidade e à diversidade de gênero. Enquanto busca se adaptar às novas demandas da sociedade, a inclusão da mulheres como condutora profissional emerge como uma solução não apenas para atender às futuras necessidades de mão de obra, mas também para promover o atendimento atual.

No contexto atual, onde a equidade e a diversidade nas empresas tornaram-se imperativos, o transporte rodoviário de cargas ainda luta para superar barreiras significativas nessa área, conforme evidenciado por dados recentes divulgados pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC).

Em 2021, houve um aumento notável de 61% nas contratações femininas para cargos no setor de transporte em São Paulo, alcançando 32.094 novas profissionais. No entanto, a disparidade persiste, especialmente no setor operacional, onde apenas 40% das empresas pesquisadas possuem estratégias para aumentar a contratação de mulheres.

Pioneirismo

Diversas empresas, como Ypê, Ipiranga, Ambev, Raízen, entre outras, estão investindo na capacitação de mulheres para a condução de caminhões em parceria com a Fabet-SP, é pioneira na formação de mulheres motoristas para diversas categorias e perfis de operação.

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Aliás, recentemente, o grupo francês L’Oréal anunciou que vai colocar cota mínima de mulheres condutoras da frota de caminhões que atendente a empresa no Brasil.

1º Prêmio Vez&Voz

Diante desse cenário desafiador, o Movimento Vez&Voz, uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo (Setcesp), emerge como uma resposta proativa. Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística, enfatiza a importância dessas ações contínuas para impulsionar a equidade e diversidade de gênero no transporte rodoviário de cargas.

O Movimento Vez&Voz, liderado por Ana Jarrouge, presidente executiva do Setcesp, reconhece a necessidade de projetos robustos e frequentes para impulsionar a diversidade no setor. Esse movimento pioneiro busca dar visibilidade e voz às mulheres no transporte rodoviário, além de incentivar o ingresso e desenvolvimento profissional delas na área.

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Gislaine Zorzin destaca a importância do apoio masculino para efetivas mudanças. “Não podemos fazer isso sozinhas. Precisamos contar com o engajamento dos homens que também fazem parte do setor e que reconhecem a importância da equidade e da diversidade.”

O movimento acaba de anunciar o 1º Prêmio Vez&Voz, que visa enaltecer projetos que promovam a diversidade e inclusão de gênero nas empresas. Com categorias como Motorista, Liderança e Mais Mulheres no TRC, o prêmio busca reconhecer e premiar iniciativas que impulsionem a participação feminina no setor.

formação de mulheres
Última turma de 2023

Mulheres de Ouro

Outro exemplo positivo em prol da inclusão das mulheres no setor de transportes em mineração, ademais, vem da AngloGold Ashanti, empresa do setor de mineração.

mulheres no transporte
As mulheres atuam em diversas áreas da AngloGold Ashanti e representam cerca de 13.5% do quadro de empregados

Por meio do PRO (Programa de Qualificação Profissional), a iniciativa visa formar mão de obra local, impulsionando a economia e contribuindo para a geração de empregos e o desenvolvimento das comunidades onde a empresa opera.

Desde o lançamento do programa, 87 alunas já foram capacitadas em cidades estratégicas de Minas Gerais e Goiás. Na primeira edição, realizada no ano de 2022, por fim, contou com 52 mulheres celebraram a conclusão bem-sucedida do programa em Nova Lima, Caeté e Crixás.

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Mercedes-Benz vai reforçar tributos da Linha Actros 2024

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A campanha publicitária da Linha Mercedes-Benz Actros 2024 vai destacar 24 motivos que evidenciam os diferenciais do produto. Segundo Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a Linha 2024 é resultado direto do compromisso da empresa em ouvir as necessidades dos clientes e fornecer soluções eficientes e rentáveis.

O Actros, top de linha da Mercedes-Benz, oferece uma variedade de modelos e versões para atender às demandas do transporte rodoviário e operações mix road. A versatilidade de aplicação do Actros é acentuada também pelo entre-eixos mais curto, de 3.250 mm, disponível para os modelos 6×2 e 6×4.

Actros 2024
Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil

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Duas opções de cabine

A introdução da cabina Space na linha atual, amplia ainda mais as opções para os clientes, proporcionando uma versão mais econômica com suspensão metálica e painel analógico. Com duas opções de cabina, Space e Top Space, o Actros atende a diversas necessidades, por certo, incluindo cegonheiros e operações em docas de centrais de distribuição com altura reduzida.

A Linha 2024 é equipada com a terceira geração do motor OM 471 LA, que oferece uma potência de 530 cavalos.

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A segunda geração do MirrorCam fornece ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, ademais, aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. Essa geração torna ainda mais fácil as manobras e oferece nitidez de imagens, o que se traduz em um nível maior de segurança de condução, tanto para o dia como para a noite.

Dimensões mais curtas trazem outra vantagem, porque na cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada difíceis.

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Segurança ativa

Além disso, os recursos de segurança incluem o exclusivo ABA 5 – Active Brake Assist, assistente de ponto cego, assistente de fadiga, entre outros.

A Mercedes-Benz reforça, por fim, seu compromisso com a segurança ativa ao oferecer itens opcionais como o freio auxiliar retarder e airbag para o motorista. Essas inovações a fim de preservar a vida do motorista, do caminhão, da carga e, sobretudo, de todas as pessoas e veículos nas vias.

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News#23: Marcopolo na África do Sul e novidades da Veloe Go, + outras informações

A Marcopolo na África do Sul registrou um notável aumento de 65% na produção de sua, fornecendo 269 ônibus nos nove primeiros meses de 2023, superando os 266 do ano anterior. Isso impulsionou sua participação de mercado de 39% para 47,3%. O gerente-geral da operação sul-africana, Renan Pesente, atribui o sucesso à retomada do transporte rodoviário pós-covid e ao aumento dos preços das passagens aéreas. Destacam-se fornecimentos para a Intercape e Intercity Express, incluindo ônibus Paradiso New G7 1800 DD com 14 metros de comprimento. Essa expansão reforça a posição da Marcopolo como líder global em soluções de transporte rodoviário de alta qualidade.

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Rotina de operadores de transporte

A Veloe Go, marca de gestão de transporte e frota da Veloe, apresenta uma inovadora solução para facilitar a rotina de operadores de transporte, micro transportadores e caminhoneiros autônomos. Este serviço de gestão de documentos e multas oferece um ciclo completo de serviços de despachante para veículos, com abrangência nacional e controle de débitos mensais. Disponível para clientes Veloe Go, a solução inclui emissão de licenciamentos, acompanhamento online personalizado e acesso a indicadores inteligentes por meio do Business Intelligence. Além da centralização na emissão de documentos, o serviço assegura a entrega pontual aos condutores, previne problemas futuros, gerencia termos de desconto e identifica condutores em tempo hábil para evitar novas multas. Mauro Telles, superintendente de Produtos da Veloe, destaca que essa solução visa simplificar e aprimorar a eficiência no gerenciamento de notificações e multas, proporcionando benefícios tangíveis aos frotistas.

Mulheres no transporte: desafios e oportunidades em diferentes operações

Tendências na visão da DHL

A DHL destaca a ascensão da visão computacional no mercado de logística, projetando um aumento significativo nas vendas nos próximos 10 anos, atingindo US$ 41,11 bilhões em 2030. Em seu Relatório de Tendências, a empresa aponta a visão computacional como parte essencial das operações padrão na indústria logística nos próximos cinco anos. A tecnologia, baseada em inteligência artificial, promete melhorar eficiência, economizar tempo e reduzir custos em setores como saúde, operações, gestão de ativos e processamento de remessas. Apesar dos benefícios, a visão computacional enfrenta desafios, incluindo aceitação pública e preocupações com segurança cibernética, destacando a necessidade de colaboração cuidadosa para enfrentar essas questões no futuro.

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Mitigação de riscos

A SGS, líder mundial em testes, inspeção e certificação, destaca sua participação no 6º Seminário UDOP de Inovação, apresentando a palestra “Mitigação de riscos/perdas nas operações do açúcar e etanol”. Seu time de especialistas discutirá estratégias para mitigar riscos, reduzir custos e aumentar a confiança na cadeia sucroenergética. A empresa também compartilhará informações sobre seu portfólio de serviços, abrangendo diversos segmentos do mercado de bioenergia. Destaque para a solução Smart Warehouse, que utiliza tecnologia IoT para monitoramento 24h, mitigando riscos no armazenamento de produtos agrícolas. Além disso, a SGS abordará serviços completos, desde inspeção de tanques com drones até supervisão da carga durante o transporte, consolidando sua posição como líder global em testes, inspeção e certificação.

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1ª edição do curso Gestão em Segurança no Transporte

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