A Vibra e a Transportadora Pioneiro fizeram a primeira entrega de combustível para postos na Amazônia usando um caminhão-tanque movido a energia elétrica. Esta inovação reduzirá em 3,2 toneladas de CO₂ as emissões mensais em comparação com um caminhão movido a diesel fóssil. Este caminhão se junta aos quase 4.000 caminhões de transportadoras parceiras que realizam toda a logística de distribuição de combustíveis da Vibra.
O caminhão que aparece na foto é o cavalo mecânico da XCMG E7 49T. Leia a reportagem sobre o lançamento deste modelo pela XCMG Brasil no link abaixo.
XCMG BRASIL LANÇA CINCO CAMINHÕES ELÉTRICOS E TRÊS MÁQUINAS DE CONSTRUÇÃO
Marcelo Bragança, vice-presidente executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, enfatiza: “Esta é mais uma prova da capacidade da Vibra e de seus parceiros de garantir segurança e qualidade em seus serviços e produtos em todo o território nacional, ao mesmo tempo que visamos operar de forma cada vez mais eficiente e sustentável. Este é o nosso segundo veículo movido a energia elétrica, sendo que o primeiro também está operando em Manaus, no aeroporto da cidade, abastecendo as companhias aéreas clientes da Vibra.”
Fetranslog 2023: oportunidade para conhecer e dirigir modernos cavalos mecânicos
Raízen e a sucessão no agronegócio
Programa Jornada Cultivar, da Raízen, é responsável pela oferta de ferramentas aos produtores. Dessa forma, ela visa oferecer as melhores soluções para seus parceiros em toda a jornada de negócios, está com uma nova turma aberta para o programa de Sucessão Familiar, com foco em desenvolver produtores parceiros. Ao todo, são mais de 70 inscritos para as sessões iniciante e avançada. A ideia é que sejam abordados ao longo dos encontros os desafios da sucessão familiar e, certamente, orientações sobre como lidar com este processo, destacando ferramentas capazes de apoiar o desenvolvimento do negócio.
“Nosso objetivo é mapear todos os tópicos de interesse dos participantes e traçar uma trilha de aprendizagem com outras disciplinas e cursos”, diz o Gerente Executivo de Negócios Agrícolas da Raízen, Rogério Defensor. “Ao longo da jornada teremos também dinâmicas para cada sucessor entender seu perfil e seus pontos de desenvolvimento nas áreas que eles querem atuar no negócio.”
Usina solar da Goodyear
A Goodyear concluiu sua maior instalação de painéis solares na fábrica de Pulandian, Dalian, na China, com mais de 29.700 painéis solares. Esses painéis, por certo, alimentarão a fábrica, edifícios de escritórios e armazéns, resultando em uma redução estimada de 17.000 toneladas métricas de emissões de carbono anualmente por 25 anos.
Em 2021, a Goodyear estabeleceu metas ambiciosas de transição para 100% de eletricidade renovável até 2030 e operações de energia renovável até 2040. A empresa investiu em tecnologia de energia solar na região Ásia-Pacífico. Dessa forma, atingiu uma capacidade de geração de eletricidade de 28 megawatts. Globalmente, a Goodyear opera sistemas de geração solar em dez instalações, totalizando 30 megawatts.
Infraestrutura de transporte sustentável
O Ministério dos Transportes realizará a 7ª edição do Seminário Socioambiental em infraestrutura de Transportes — Via Viva, nos dias 7 e 8 de novembro.
Por dois dias, acadêmicos, cientistas, representantes de concessionárias e gestores públicos estarão reunidos na sede da pasta, em Brasília (DF). Tudo a fim de trocar de informações e de experiências bem-sucedidas que permitirão avanços no segmento.
As concessionárias de transportes rodoviários e ferroviário, além dos operadores aeroportuários com melhor desempenho socioambiental, serão agraciadas com o Prêmio Via Viva. Além disso, há um compilado dos melhores trabalhos técnico-científicos referentes a rodovias e ferrovias que será divulgado com o lançamento do livro digital Via Viva 2023.
+ Resumo de fatos
>> A Toyota do Brasil anuncia Roberto Braun como diretor de Comunicação Brasil. Além disso, como presidente da Fundação Toyota do Brasil, e porta-voz da área de ESG da companhia. O executivo assume as posições antes ocupadas por Viviane Mansi.
>> A Patrus Transportes foi homenageada com o Prêmio de “Fornecedor Destaque Transportadora” da STIHL durante o 19º Encontro de Fornecedores da STIHL. A empresa se destacou, sobretudo, no período de 2022-2023 devido à sua performance e compromisso com a excelência em serviços de transporte. Ademais, é a terceira vez que a Patrus é reconhecida pela STIHL.
>> Desde 1º de novembro, a Nors Máquinas Centro Oeste iniciou suas operações de distribuição de equipamentos de construção da Volvo Construction Equipment.
>> A PACCAR, da marca DAF, alcançou lucro líquido recorde no terceiro trimestre de 2023”, disse Preston Feight, CEO da empresa. Dessa forma, ele acrescentou: “os resultados do terceiro trimestre da PACCAR refletem excelentes margens brutas de Caminhões, Peças e Outros de 19,5%. Além disso, fortes lucros da PACCAR Parts”, disse em comunicado para a imprensa.
>> Até o dia 2 de novembro de 2023, por fim, a Nikola Corporation recebeu 277 pedidos para o caminhão elétrico com célula de combustível de hidrogênio. A empresa chegou a fazer uma joint venture com o Iveco Group para a Europa, mas depois, a Iveco decidiu seguir caminho solo.