quarta-feira, dezembro 11, 2024

Ônibus elétricos em São Paulo: já são 270 com a chegada de mais 50

Na segunda-feira, 18 de setembro, mais 50 ônibus elétricos em São Paulo chamaram a atenção na região central. Esses veículos, reconhecidos por sua ausência de emissões poluentes nos locais em que circula e baixo nível de ruído, representam uma iniciativa na mobilidade urbana.

As quatro empresas responsáveis pela operação desses novos ônibus elétricos são a Transwolff, Tranpass, Ambiental e Campo Belo, que fazem parte do sistema de concessão municipal.

Até o momento, a cidade já conta com 201 trólebus e 19 ônibus movidos a bateria em sua frota de transporte público municipal. Com a introdução desses 50 novos veículos elétricos, o número total de ônibus elétricos em operação na cidade chega a 270.

Os fornecedores dos 50 ônibus

O principal neste primeiro lote de fornecimento é a Eletra que, em parceria com a Caio (carroceria), Mercedes-Benz e Scania (chassi), e WEG (fornecedoras de motores elétricos, inversores e baterias de lítio-ferro-fosfato).

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Segunda maior frota do mundo

A ambiciosa meta da Prefeitura de São Paulo é atingir 20% de sua frota de ônibus movidos a energia sustentável até o final de 2024, totalizando 2.400 veículos elétricos. Isso colocaria São Paulo entre os líderes globais na eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China, e a maior frota de ônibus movidos a energia limpa na América Latina.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, enfatizou a importância desse movimento para a cidade: “a cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para podermos ter aquilo que é um compromisso.”

As empresas concessionárias que operarão esses novos ônibus elétricos incluem a Transwolff, que contribuirá com 25 veículos, a Transpass e a Ambiental, cada uma com 12 veículos, e a Campo Belo, com 1 veículo.

Esses novos modelos substituirão gradualmente parte da frota de ônibus a diesel das empresas. Além disso, o contrato firmado entre as concessionárias e a Enel X garantirá a disponibilidade dos veículos elétricos e a infraestrutura de recarga necessária nas garagens. Isso permitirá o carregamento das baterias durante a noite e viabilizará operações durante todo o período diurno.

Infraestrutura de recarga

Francisco Scroffa, responsável pela Enel X Brasil, expressou otimismo sobre o futuro da mobilidade elétrica em São Paulo. Ele afirmou que não tem dúvidas de que São Paulo se tornará a capital do transporte público elétrico.

Os ônibus elétricos, que abarcam modelos básicos e padronizados. Eles têm capacidades que variam de 69 a 93 passageiros. Certamente, com áreas acessíveis para pessoas com deficiência, representam um passo significativo em direção a um transporte público mais eficiente e ecológico.

Além disso, a cidade de São Paulo também se beneficia da redução na emissão de poluentes atmosféricos. A cada ano, cada veículo movido a tração elétrica evita a emissão de aproximadamente 0,24 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx). Além de 0,002 toneladas de material particulado (MP) e 106 toneladas de dióxido de carbono (CO₂).

Apoio de organizações

Esta iniciativa de substituir a matriz energética do transporte público em São Paulo conta com o apoio de várias organizações. Além disso, entre elas, destacam-se o Conselho Internacional de Transporte Limpo – ICCT Brasil, C40 Cities e WRI Brasil. Adicionalmente, ela integra um conjunto de ações voltadas à sustentabilidade. Além disso, o cumprimento do Plano de Ações Climáticas, resultando na transformação de São Paulo em uma cidade moderna, resiliente e sustentável.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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