quarta-feira, dezembro 11, 2024

Obras, transporte e logística noturna já podem ser silenciosas

A maior reclamação em termos de ruídos na vida noturna dos moradores de São Paulo é o barulho altíssimo das obras realizadas pelas empresas de concessionárias de serviços públicos, como Comgás, Enel, Sabesp, entre outras, durante a madrugada. O mesmo ocorre em quase todas as cidades brasileiras. Essas concessionárias vivem em uma encruzilhada. Se fazem as obras de manutenção ou ampliação dos serviços durante o dia, causam engarrafamentos. Se fazem durante à madrugada, não deixam a população dormir. E a lei do silêncio não vale para elas, é só para os cidadãos comuns.

No entanto, a tecnologia existe para ajudar, ou amenizar essas perturbações urbanas. Os caminhões e máquinas de construção elétricos foram criados não só para emissão zero de CO₂, mas também para emissão zero de ruído. Por que essas empresas brasileiras não investem nesses equipamentos? Ótima pergunta para os gestores dessas empresas, principalmente, para os departamentos responsáveis por ESG.

Saiba mais:

A VOLVO CE E A TURNER CONSTRUCTION TESTAM UMA DAS MAIORES MÁQUINAS ELÉTRICAS A BATERIA

Com a crescente pressão para tornar as cidades mais limpas e menos ruidosas é que as empresas adotando metas mais ambiciosas de sustentabilidade. A Volvo Trucks e a Volvo Construction Equipment, entre outras, respondem a essas demandas com a apresentação dos seus veículos elétricos.

Estes veículos são ideais para diversas aplicações em áreas urbanas, como distribuição, tratamento de resíduos e construção urbana. Sobretudo, representam um passo significativo em direção a operações de transporte e logística mais ecológicas.

Desde 2019, as versões elétricas dos modelos Volvo FL e FE têm estado disponíveis em vários mercados do mundo. Por falta de demanda no Brasil, a implantação dessa oferta está a espera de melhorias de demanda e infraestrutura para a transição energética.

As últimas semanas em São Paulo foram um banho de água fria nos investimentos em frotas com veículos elétricos. A cidade ficou uma semana por falta de energia elétrica por causa de ventos medianos. Duas semanas depois, alguns bairros de São Paulo ficaram sem energia elétrica por causa do calor.

Qual empresário vai investir em uma frota de veículos elétricos com a infraestrutura que a maior cidade da América Latina tem? E o jogo de empurra-empurra entre a Enel, prefeito e governador?

Evolução em recarga

Agora, com as atualizações recentes realizada pela Volvo Trucks, a capacidade de carregamento CA das baterias dos caminhões elétricos de serviço médio foi quase duplicada para 43 kW, reduzindo pela metade o tempo necessário para carregar a bateria. Além disso, as baterias foram aprimoradas, proporcionando uma autonomia total de até 450 km com uma única carga.

Leia mais:

News#16: entrega de combustível fóssil com caminhão elétrico e outras 8 notícias

A Volvo Trucks tem uma oferta líder de mercado de caminhões elétricos em vários mercados e está, constantemente, a melhorá-los para permitir que mais empresas deem o passo para veículos com emissões zero nas suas operações diárias.

Há empresa está com o FM Electric sendo testado por diversas empresas no Brasil, entre transportadoras e embarcadores. No entanto, o FM Electric pode ser uma solução para as madrugadas com menos ruídos, trabalhando na coleta de resíduos e em obras urbanas. Da mesma forma, máquinas de construção, como a escavadeira elétrica Volvo EC230, entre outros equipamentos.

O primeiro passo para que esses veículos elétricos reduzam a perturbação noturna nas cidades, é que preciso que as concessionárias e os órgãos públicos não deixem uma cidade, como São Paulo, sem energia elétrica por uma semana devido a problemas de infraestrutura. É preciso a ver responsabilidade com a infraestrutura da cidade.

Além do silêncio, a segurança

A segurança é uma prioridade nos modelos Volvo, que frequentemente compartilham espaço com carros, ciclistas e pedestres em áreas urbanas movimentadas. As atualizações de segurança implementadas nesses veículos excedem os Regulamentos Gerais de Segurança que entrarão em vigor em 2024, proporcionando maior proteção tanto para os motoristas quanto para outros usuários da estrada. O Brasil adotará essas regulamentações também, em alguns anos.

Além das melhorias técnicas, os novos modelos Volvo apresentam um design atraente, com uma frente renovada, faróis LED distintos e uma marca de ferro reforçada, reforçando o compromisso da Volvo com a estética moderna e funcional.

Mais sobre o assunto:

Retomada no setor de caminhões e ônibus elétricos e a gás no Brasil

As atualizações de recursos não se limitam à parte técnica, incluindo melhorias significativas no interior do veículo, como novas luzes LED e espaço de armazenamento com fechadura para aprimorar o ambiente de trabalho do condutor. Além disso, a gama de motorizações, incluindo elétrica, gás e diesel, foi equipada com características inovadoras para atender às necessidades das empresas modernas nas cidades.

Algumas das atualizações notáveis incluem espelhos retrovisores exteriores mais finos para melhor visibilidade direta. Além disso, uma solução de câmera de visão aérea de 360˚, uma nova interface de tomada de força elétrica na versão elétrica, e uma série de adições ao sistema de segurança, como detecção de usuários vulneráveis, suporte para prevenção de colisão lateral e alerta ao motorista.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui