terça-feira, dezembro 23, 2025

Capacidade de carga em empilhadeiras: um pilar fundamental para segurança na logística

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Empilhadeiras desempenham um papel vital na gestão eficiente de mercadorias em armazéns, depósitos, atacadões e centros de distribuição. Sua capacidade de carga é um fator crítico que não apenas influencia a produtividade, mas também assegura a segurança dos operadores e a preservação das mercadorias. Nesta reportagem, exploraremos a importância da capacidade de carga, as normas regulatórias essenciais e as tendências inovadoras no desenvolvimento desses equipamentos.

Normas e regulamentações desempenham um papel fundamental na garantia da segurança nas operações com empilhadeiras. No Brasil, a norma ABNT NBR 16.100 estabelece requisitos de segurança, incluindo limites para a capacidade de carga. A NR-11, por sua vez, trata especificamente da segurança no transporte, manuseio e armazenamento de materiais, enfatizando a importância da capacidade de carga adequada.

A capacidade de carga de uma empilhadeira depende de vários fatores, como o tipo, o modelo, o centro de gravidade, a altura de elevação e a velocidade de operação.

Existem diferentes tipos de empilhadeiras, cada uma com suas características e capacidades de carga.

Alguns tipos de empilhadeiras

— Empilhadeira manual: é um equipamento simples e de baixo custo, que funciona com o esforço humano. Ela pode suportar cargas de 500 kg, 1000 kg ou 1500 kg, com elevação variando entre 1.000 e 1.600 mm.

— Empilhadeira elétrica: é um equipamento que funciona com baterias recarregáveis, que oferecem maior autonomia e menor emissão de poluentes. Ela pode suportar cargas de até 5.000 kg, com elevação de até 12 metros.

— Empilhadeira a gás: é um equipamento que funciona com gás liquefeito de petróleo (GLP), que proporciona maior potência e desempenho. Ela pode suportar cargas de até 7.000 kg, com elevação de até 7 metros.

— Empilhadeira a diesel: é um equipamento que funciona com combustível diesel, que garante maior força e resistência. Ela pode suportar cargas de até 45.000 kg, com elevação de até 16 metros.

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Para saber a capacidade nominal de uma empilhadeira, por certo, é necessário consultar a placa de dados, que fica próxima ao painel. Nela, ademais, você pode encontrar a capacidade padrão, o centro de gravidade, o peso e a altura máxima de elevação da carga. A capacidade nominal é a interseção entre o peso e a altura da carga no gráfico da empilhadeira.

O uso inadequado de empilhadeiras pode acarretar riscos significativos, certamente, desde acidentes com operadores até danos às mercadorias, equipamento e em outros colaboradores. Por outro lado, uma capacidade adequada é beneficial com aumento da produtividade, redução de custos operacionais e melhoria da segurança.

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SPTrans aprova Marcopolo Attivi Integral para o transporte público em São Paulo

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A Marcopolo anunciou que seu ônibus elétrico, o Attivi Integral, foi aprovado SPTransp (São Paulo Transporte S/A) para operar nas ruas da capital paulista neste mês de dezembro. A multinacional brasileira, que recentemente investiu R$ 50 milhões na produção do veículo em sua planta em São Mateus, Espírito Santo, tem como meta comercializar 400 unidades do Attivi Integral em São Paulo no próximo ano.

O Attivi Integral destaca-se por ter chassi e carroceria próprios, configurados para atender às condições específicas do transporte público em São Paulo sob responsabilidade da SPTransp. Para contribuir para a descarbonização e promover a eletromobilidade.

Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais, Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, enfatiza. “Estamos prontos para suprir às necessidades do transporte coletivo eletrificado administrado pela SPTransp. O Attivi Integral é uma solução que conta com a tradição e a confiança de uma marca que está no mercado há mais de 70 anos.”

Após a aprovação pela SPTrans, a Marcopolo iniciará a fase de demonstrações do modelo para as operadoras de ônibus da capital paulista. A produção dos veículos começará conforme a demanda das empresas locais.

Para mais informações sobre o Attivi Integral, leia o artigo abaixo:

Conheça tecnicamente o ônibus 100% elétrico Marcopolo Attivi Integral

Infraestrutura para recarga das baterias

Para isso, as empresas de transporte de passageiros deverão investir também em infraestrutura de transmissão da energia elétrica da fonte produtora da energia para até as garagens onde vão ficar os carregadores dos ônibus. Essa infraestrutura precisa ser independente da rede da concessionária pública frágil da Enel, que já tem enfrentado problemas para abastecer as residência e o comércio de São Paulo.

O Attivi Integral passou por rigorosos testes de desempenho na cidade de São Paulo. Por certo, incluindo subidas íngremes. Além disso, aceleração e frenagem de emergência, análises do sistema de direção, raio de giro e testes de autonomia em diversas condições. Ademais, com destaque para temperaturas severas. Durante os testes, o sistema de ar-condicionado também foi avaliado e apresentou excelente desempenho, proporcionando conforto aos passageiros e motorista.

Portolan ressalta. “O Attivi conquistou excelente resultado na avaliação dos requisitos técnicos e está pronto para circular nas ruas da capital paulista.”

O Attivi Integral tem capacidade para até 80 passageiros. Além disso, autonomia de até 250 km. O tempo de carga é de até 4 horas, dependendo da qualidade do carregador e da infraestrutura da rede de transmissão de energia.

Seu motor de tração central possui potência de 385 kW e torque de 2.800 Nm. Além disso, o veículo conta com um sistema de freio regenerativo, contribuindo para a eficiência energética ao recarregar a bateria durante o trajeto.

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Reiter Log é a primeira cliente dos Volvo FM Electric no Brasil

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Em um marco significativo para a indústria de transporte sustentável no Brasil, a Volvo concretizou seu primeiro negócio de caminhões elétricos pesados no país. Os veículos serão destinados à Reiter Log, uma das principais operadoras logísticas do Brasil, por meio da Locadora Volvo.

Os caminhões elétricos da Volvo foram apresentados no Brasil durante a última Fenatran, o maior salão de transporte rodoviário de cargas do continente. Agora, esses veículos inovadores começam a ser negociados no mercado brasileiro.

“Estamos muito orgulhosos de termos sido escolhidos pela Reiter para apoiá-los na missão de zerar emissões no transporte, totalmente alinhada com nosso compromisso em entregar soluções 100% mais seguras, mais produtivas e livres de CO₂”, assegura Wilson Lirmann, presidente da Volvo na América Latina.

Foco na redução das emissões

A Reiter Log operará cinco caminhões Volvo FM Electric em diversas rotas, transportando cargas industrializadas. “A Reiter é nosso cliente tradicional e um dos transportadores com maior foco em redução de CO₂ no Brasil, tornando-se agora o primeiro operador de caminhões elétricos pesados Volvo no país”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões.

O modelo de negócio adotado pela Volvo nessa parceria é o conceito de ‘caminhão como serviço’. Em vez de vender os veículos, eles serão locados por meio da Locadora Volvo. “Com os caminhões elétricos trazendo nova tecnologia, a locação oferece mais flexibilidade para o cliente operar seus fretes sem precisar se preocupar com serviços de manutenção e conectividade, que já estarão incluídos no negócio”, destaca Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul. Dessa forma, a oferta de locação inclui o plano de serviço ouro, serviços de conectividade (Volvo Connect), assistência 24h (VOAR), treinamento de motoristas, entre outros.

“Caminhões elétricos não são apenas uma nova tecnologia de motorização mais limpa. A eletromobilidade representa uma verdadeira transformação nos negócios de transporte, com mudanças importantes na operação e manutenção da frota. A exemplo do que já fazemos com os veículos diesel, entregaremos uma solução integrada de serviços. Nossos clientes estarão totalmente respaldados para manter a disponibilidade máxima dos caminhões elétricos Volvo”, assegura Wilson Lirmann.

“Com esses veículos 100% elétricos, certamente, poderemos oferecer um serviço de transporte com zero emissão de CO₂ nos caminhões para vários de nossos embarcadores, sendo empresas altamente comprometidas com metas ambientais ambiciosas”, afirma Vinícius Reiter Pilz, CEO da Reiter Log.

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Os caminhões elétricos pesados Volvo apresentam uma potência de 490 kW (660 hp), assim como, oferecem opções de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) de até 44 toneladas. Podem ser equipados com três motores elétricos e até seis baterias (540 kWh), proporcionando uma autonomia de até 300 km. O carregamento pode variar de 1h30 a 8h, dependendo da quantidade de baterias e do tipo de carregador.

Na Europa, a Volvo iniciou a venda de caminhões 100% elétricos em 2019. Assim como, expandindo para veículos pesados em 2021. A marca já entregou ou recebeu encomendas de mais de 6.000 caminhões elétricos, ademais, em 42 países de seis continentes. “Essa experiência e a confiança em nossa marca foram decisivas para a decisão da Reiter em fechar negócio conosco”, assegura Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto da Volvo. A expansão da eletromobilidade reforça o compromisso da marca em reduzir as emissões de CO₂ em seus veículos em 50% até 2030 e em 100% até 2040.

Reiter Log
Infraestrutura fundamental para a logística com caminhões elétricos

A Volvo Trucks celebra a entrega de oito caminhões elétricos pesados para clientes no Brasil, Chile e Uruguai. Dessa forma, marcando as primeiras vendas de caminhões com emissão zero de gases de escape para a América Latina. Essa iniciativa reflete o crescente interesse das empresas de transporte na região em adotar métodos de transporte pesado mais sustentáveis.

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O Brasil, sendo um mercado estratégico para a Volvo Trucks, certamente, recebe uma atenção especial. Em 2022, a Volvo entregou 26.159 caminhões para clientes no Brasil, evidenciando a importância do país na visão de expansão da marca.

“Muitos transportadores na América Latina têm grandes ambições em relação ao transporte por caminhão a fim de conseguir emissão zero na operação. Estamos muito orgulhosos e entusiasmados, certamente, por termos sido escolhidos para apoiar os nossos clientes no início da sua jornada de eletrificação. Acreditamos que mais empresas de transporte seguirão em breve”, afirma Wilson Lirmann, presidente da Volvo Trucks Latin America.

A Volvo Financial Services alugará os caminhões. No Chile, ademais, as empresas SQM e El Libertador já começaram a usar um caminhão Volvo FH Electric cada. Além disso, a Bitafal utilizará um Volvo FM Elétrico no Uruguai.

As versões elétricas do Volvo FH e Volvo FM podem operar com um peso total de 44 toneladas. Por certo, apresentando uma autonomia de até 300 quilômetros com carga total.

Reiter Log
Fabet São Paulo

A Volvo Trucks, pioneira na produção em série de caminhões elétricos desde 2019, possui uma linha elétrica, certamente, abrangente. Dessa forma, composta por seis modelos, é capaz de lidar com diversas tarefas de transporte. A empresa, por fim, estabelece a meta ambiciosa de que 50% das vendas globais de novos caminhões Volvo sejam elétricos até 2030, consolidando seu compromisso com um futuro sustentável e livre de emissões.

Mercado de Energia Livre e Sustentável disponível para pequenos e médios transportadores

Um das principais fabricantes de implementos rodoviários, a Noma do Brasil, é um dos exemplos no uso de energia livre e sustentável no setor de transportes e industrial do Paraná. Agora, na busca por facilitar a transição para o Mercado Livre de Energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a aprovação unânime da operacionalização do Agregga, mais uma opção de produto desenvolvido pela 2W Ecobank.

Essa solução visa atender às necessidades de pequenas e médias empresas com demanda contratada abaixo de 500 KW, proporcionando uma alternativa para que elas possam sair do mercado cativo. Essa é uma alternativa muito interessante para as transportadoras brasileiras para redução de custo, independência das concessionárias públicas de energia e política de ESG.

A proposta da 2W Ecobank consiste em unir essas empresas por meio de uma comunhão de direitos, permitindo que formem um grupo coeso para negociar e migrar para o Mercado Livre de Energia. Antes dessa iniciativa, não havia previsão para que empresas dessa classe pudessem se beneficiar da migração, mas a 2W Ecobank, como comercializadora de energia, antecipou-se ao mercado ao desenvolver uma solução que promove a união de consumidores sob contrato de prestação de serviços.

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No início, a validade jurídica do Agregga foi questionada. No entanto, a ANEEL, ao aprovar a operacionalização do produto, demonstrou entendimento de que se trata de uma solução legítima e eficaz.

O CEO da 2W Ecobank, Claudio Ribeiro, comemorou a decisão. Dessa forma, ele destaca a importância do lançamento alinhado com o compromisso da empresa em liderar o ritmo do mercado. Ele afirmou. “Além de inovar, queremos sempre assegurar a legalidade e confiabilidade de nossos serviços, prezando sempre pela segurança dos nossos clientes.”

A 2W Ecobank cresce nesse segmento desde 2021, destacando-se pela oferta de soluções sustentáveis para pequenas e médias empresas. Antecipando-se às mudanças regulatórias, a empresa já conta com mais de 1.000 contratos assinados para migração a partir do início do próximo ano.

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Claudio Ribeiro enfatiza o compromisso contínuo da empresa. “Enquanto não acontece a abertura total do mercado, prevista para até 2028, temos o compromisso em oferecer soluções que reduzam o custo de energia dos consumidores de pequeno porte. Além disso, de maneira sustentável e segura.” A empresa destaca que a abertura do mercado, por si só, não garante economia e satisfação do consumidor. Por isso, a 2W Ecobank investe em ferramentas de gestão de consumo. Além disso, em soluções inteligentes, visando proporcionar uma experiência simplificada, rentável, sustentável e econômica aos seus clientes.

Os problemas enfrentado por dezenas das cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro ocuparam as manchetes dos jornais e telejornais. A princípio, segundo o Ministério Público, por incapacidade de infraestrutura e manutenção da rede de serviço de energia da Enel. Tal fato torna mais urgente o crescimento do Mercado de Energia Livre e Sustentável.

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ESG e inclusão: o exemplo em transporte com o Grupo Rodonaves

O Grupo Rodonaves, de Ribeirão Preto (SP), é  dos maiores e mais respeitados operadores logísticos do Brasil e outros segmentos da economia brasileira, com mais de 40 anos de história e uma ampla rede de atendimento. Além de oferecer soluções integradas de transporte rodoviário de carga, o grupo também atua nos segmentos de distribuição, encomendas, armazenagem, concessionárias de caminhões, locação de veículos e seguros.

Um dos diferenciais do Grupo Rodonaves é o seu compromisso com as práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que englobam aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa.

No âmbito social, o Grupo Rodonaves se destaca pela valorização da diversidade e da inclusão, especialmente da mulher no setor de transporte e logística. O grupo conta com mais de 2 mil colaboradoras, que representam cerca de 30% do quadro total. Além disso, o grupo promove programas de capacitação, desenvolvimento e reconhecimento para as mulheres que atuam em diferentes áreas da empresa.

Para conhecer um pouco mais sobre as políticas de ESG do grupo, entrevistamos a Vera Naves, vice-presidente do grupo.

Frota News – Como surgiu a ideia de criar o programa de inclusão das mulheres no setor de transporte em parceria com a Fabet? Quais são os objetivos e os resultados desse programa?

Vera Naves – A ideia surgiu da nossa convicção de promover a igualdade de oportunidades. Sabemos que nosso setor ainda tem uma grande participação masculina e queríamos criar um espaço inclusivo para as mulheres. Nesse sentido, a parceria com a Fabet possibilitou a formação de mulheres motoristas, gerando oportunidades e expandindo horizontes.

Com a formação de mulheres motoristas, temos condições de abrir portas para o público feminino em nosso mercado e os primeiros resultados são visíveis: já temos 21 mulheres motoristas na empresa. Elas atuam como referência para outras mulheres se inspirarem.

Busca por igualdade

Frota News – Quais são os principais desafios e oportunidades para as mulheres que querem ingressar no setor de transporte e logística? Como a Fabet contribui para a capacitação e a inclusão dessas profissionais?

Vera Naves – Os principais desafios são a quebra de estereótipos e a busca por igualdade de oportunidades e a Fabet desempenha um papel crucial ao oferecer desenvolvimento profissional e suporte para mulheres interessadas em atuar no setor.

Por meio de programas de formação específicos, elas são preparadas para ingressar e se destacar nesse mercado.

RTE Rodonaves
Vera Naves

Frota News – Como é a sua rotina como vice-presidente e conselheira consultiva do Grupo Rodonaves, conciliando tarefas domésticas, maternidade e carreira?

Vera Naves – Minha rotina é intensa e multifacetada. Equilibrar responsabilidades profissionais com as demandas domésticas e a maternidade é um desafio constante. Busco manter uma divisão saudável entre o trabalho e a vida pessoal, e, com organização, busco reservar um tempo para cada área.

Fé, Família e Trabalho

Frota News – Quais são os valores e princípios que norteiam a gestão sua e do seu marido, João Naves, presidente e fundador do Grupo Rodonaves?

Vera Naves – A tríade que nos direciona é a Fé, Família e Trabalho.

E quando falo de fé não estou dizendo, necessariamente, de religião, mas no sentido de acreditar em dias melhores, acreditar nas pessoas, nas relações e de confiar no ser humano. Estou falando de acolhimento e de desenvolvimento do indivíduo, atuando como agente de mudança do meio em que estamos inseridos.   Como uma empresa que cuida e zela das pessoas e das relações, e que traz consigo valores como família, proporcionamos acolhimento e investimos no desenvolvimento pessoal e profissional dos nossos colaboradores, parceiros e sociedade em nosso entorno. Além disso, acreditamos no poder de transformação das pessoas por meio do trabalho e oportunidades que são dadas a elas.

Há ainda outros valores fundamentais que também nos guiam, e que são a transparência, solidez e a segurança. Todos esses princípios estão enraizados na forma como conduzimos os negócios, tanto com os colaboradores quanto com os clientes, que são o centro de nossas decisões.

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Frota News –  Como você avalia o cenário atual do setor de transporte e logística no Brasil? E as tendências e inovações?

Vera Naves –  O cenário é desafiador, mas repleto de oportunidades. Observamos uma crescente demanda por eficiência, tecnologia e sustentabilidade. A digitalização, a logística sustentável e a otimização de processos são tendências notáveis. O Grupo Rodonaves se posiciona para abraçar essas mudanças, investindo em inovação e processos mais eficientes.

Frota News – A Rodonaves quer chegar nos próximos cinco anos onde e, por certo, qual é a estratégia para alcançar esses objetivos?

Vera Naves – Estamos focados em investimentos estratégicos, em inovação tecnológica e expansão dos nossos serviços. Queremos fortalecer ainda mais nossa presença nacional e oferecer um serviço ainda mais eficiente aos nossos clientes, além de deixar um legado para a sociedade, com soluções centradas nos clientes e nos pilares de ESG.

Frota News – Como avalia os desafios de ser uma liderança feminina em um setor, ademais, predominantemente masculino?

Vera Naves – É uma jornada desafiadora, mas recompensadora. Acredito na importância de inspirar outras mulheres a conquistarem seu espaço nesse segmento, e isso implica em desafiar estereótipos e promover igualdade de oportunidades.

Frota News – Qual a mensagem, por fim, para as mulheres pela construção de carreiras no setor de transporte?

Vera Naves – Quero dizer a todas as mulheres nesse setor: acreditem no potencial de vocês, busquem conhecimento, sobretudo, se capacitem e sejam protagonistas das próprias histórias. Juntas, podemos transformar e ampliar a presença feminina em importantes setores da economia nacional.

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Um exemplo da Neste que deveria ser seguido pela Petrobras

A Petrobras, no Brasil, poderia seguir o exemplo da Neste Corporation? Antes de conhecer este exemplo, saiba que a Neste é uma empresa da Finlândia que vem se transformando em uma referência mundial em produção diesel renovável, conhecido também como diesel verde ou biodiesel de segundo geração, superior ao biodiesel de primeira geração.

A Neste Corporation, líder global em soluções renováveis, anunciou hoje (20/12/2023) a conclusão bem-sucedida de um estudo estratégico iniciado em setembro de 2022. Como parte de sua visão de liderar a transição verde, função que deveria ser da Petrobras no Brasil, a empresa agora inicia uma transformação gradual de sua refinaria de petróleo bruto na Finlândia, transformando-a em um centro líder de refino de soluções renováveis e de economia circular.

Decisões de investimento

A transformação planejada ocorrerá em várias fases e exigirá decisões de investimento ao longo da próxima década, com a conclusão prevista para meados da década de 2030. A Neste espera que, após a transformação, a capacidade de produção a longo prazo alcance aproximadamente 3 milhões de toneladas de produtos renováveis e circulares, incluindo diesel renovável, combustível de aviação sustentável, e matérias-primas para a indústria de polímeros e produtos químicos. O investimento total estimado para esse roteiro de transformação é de cerca de 2,5 mil milhões de euros.

A alta direção da Neste já esteve em Brasília, no Brasil, em reunião, com a direção da CNT (Confederação Nacional do Transporte) para entender melhor as necessidades dos transportadores brasileiros de combustíveis renováveis. Leia o artigo sobre esta reunião abaixo:

CNT quer tornar realidade a produção de diesel verde no Brasil

Matti Lehmus, presidente e CEO da Neste, destaca a importância estratégica desta decisão. “A declaração COP28 é um sinal forte para todos nós, e queremos estar na vanguarda da aceleração da transição verde com nossas soluções renováveis e circulares. A transformação a longo prazo da refinaria Porvoo é um elemento-chave em nossa estratégia de crescimento em energias renováveis. Dessa forma, completando a jornada da Neste como fornecedor a fim de soluções 100% renováveis. Isto fortalecerá ainda mais nossa posição no atendimento às necessidades futuras dos nossos clientes.”

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Estudo de caso diesel renovável usado pela transportadora 18 Trucking

Markku Korvenranta, vice-presidente Executivo da unidade de negócios de Produtos Petrolíferos, expressou entusiasmo. “A procura de combustíveis fósseis está a diminuir nos nossos mercados tradicionais devido à crescente quota de combustíveis renováveis e eletrificação. Estou entusiasmado por iniciar este roteiro de transformação da refinaria de Porvoo para criar proativamente um futuro sustentável para o local. Essa transformação será possível graças às nossas décadas de experiência em refino, conhecimento específico no processamento de matérias-primas desafiadoras e nossos funcionários altamente qualificados.”

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A transformação planejada de Porvoo, por certo, contribuirá significativamente para a concretização dos compromissos climáticos da Neste. Certamente, o exemplo deveria ser feito pela Petrobras também no Brasil. O calendário final para a transição do petróleo bruto para matérias-primas renováveis e circulares será determinado posteriormente. Por fim, em linha com a procura real do mercado de combustíveis, o desenvolvimento da legislação e o progresso da transformação.

Brasinter amplia frota para transporte de produtos perigosos com caminhões Scania

A Kemlog, empresa do Grupo Brasinter, destaca-se como relevante opção em transporte de produtos perigosos e ela acaba de comprar 32 caminhões da Scania Brasil. Com mais de duas décadas de experiência no mercado, a Kemlog tem se dedicado a oferecer soluções logísticas confiáveis no segmento de atuação dela e com uma frota moderna.

A Kemlog orgulha-se de parcerias sólidas com empresas de grande porte, como Evonik, Fiagril, entre outras, consolidando-se como uma referência no setor.

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Desde 2012, a Kemlog é certificada pelo SASSMAQ, norma que ensina garantir práticas seguras de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade, além de assegurar a conformidade com os requisitos legais para o transporte rodoviário de Produtos Perigosos.

A frota da Kemlog está sempre à disposição, composta por veículos de última geração, renovada constantemente desde 2015. Com capacidades variadas, desde caminhões truck até Rodotrens, a empresa oferece flexibilidade para atender diferentes demandas de carga.

Além disso, a empresa investe em tecnologia de rastreamento, utilizando equipamentos de bons fornecedores, contando ainda com uma equipe própria de monitoramento. A utilização da tecnologia contribui para a prevenção ao roubo de cargas, assegurando a segurança dos produtos transportados.

A aliança entre a Brasinter e a Scania atingiu novos patamares, transcendendo a relação cliente-fornecedor. A Brasinter, cliente fiel da Scania Brasil por mais de duas décadas, recentemente investiu nos já citados 32 novos caminhões, fortalecendo sua frota para atender às demandas específicas da Kemlog.

Fabio Munhon Scolaro, proprietário do Grupo Brasinter, destaca o desempenho superior da Scania, ressaltando a economia proporcionada pelos veículos. A Scania não é apenas uma fornecedora de veículos, mas uma parceira comprometida com a excelência operacional. Além do desempenho dos caminhões, a escolha é respaldada pela capacidade comprovada da marca em proporcionar benefícios reais à operação, incluindo a redução de emissões e a eficiência de combustível.

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A chegada dos 32 novos caminhões representa não apenas um aumento na frota, mas também o compromisso mútuo em buscar a excelência operacional. Mesmo diante dos desafios do mercado, a Brasinter projeta encerrar o ano de 2023 com crescimento. Por fim, reafirmando seu compromisso com a qualidade, sustentabilidade e a busca incessante pela excelência operacional, com a Scania sendo uma parceira crucial nessa jornada de evolução conjunta.

Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil anuncia seis novos modelos da Mercedes-AMG

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A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil está prestes a agitar o cenário automotivo nacional com o anúncio da chegada de seis novos modelos de alta performance da linha Mercedes-AMG. Essas adições elevam seu portfólio para um total de 11 versões, abrangendo hatchbacks, sedans, SUVs e veículos elétricos.

A Mercedes-AMG é uma marca de carros esportivos que combina a performance da Fórmula 1 com o luxo e a sofisticação da Mercedes-Benz. Os modelos da Mercedes-AMG são equipados com motores mais potentes, design aerodinâmico e tecnologia de ponta, oferecendo uma experiência de condução única e emocionante.

Compactos AMG A 45 e CLA 45

Entre as estrelas desse lançamento estão os novos compactos AMG A 45 e CLA 45, ostentando o renomado motor com a icônica assinatura “um homem, um motor”. O coração desses veículos é o motor 4 cilindros mais potente do mundo, agora com incríveis 421 cv de potência, prometendo uma experiência de direção eletrizante.

SUVs eletrificados AMG GLC 43 e AMG GLE 53

Os SUVs AMG GLC 43 e AMG GLE 53 trazem uma abordagem eletrificada, com motores a gasolina assinados individualmente, integrados a uma rede de 48V e sistema de gerador de partida integrado (ISG). Essa tecnologia proporciona potência adicional em momentos de reaceleração, além de oferecer maior conforto em partidas e outras operações.

AMG EQE 53 4MATIC+ SUV

Mercedes-AMG
Interior do EQE 53 4Matic SUV

Inovando no segmento de alta performance, a Mercedes-AMG apresenta o AMG EQE 53 4MATIC+ SUV, o primeiro SUV 100% elétrico da marca. Além disso, esta novidade segue os passos do revolucionário Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+ sedan, lançado em 2022, consolidando o compromisso da marca com a eletrificação sem perder a essência esportiva.

AMG GLE 63 Coupé

Completando a lista de lançamentos, o novo AMG GLE 63 Coupé impressiona com seu renomado motor V8 de 612 cv, agora eletrificado com o sistema ISG e uma rede de 48V. Esta combinação única promete uma fusão de elegância e potência que redefine os padrões de desempenho em SUVs de alta categoria.

AMG A 45 S 4MATIC+ e CLA 45 S 4MATIC+

Para os entusiastas que buscam desempenho extremo em modelos compactos, a Mercedes-AMG traz para o Brasil os novos Mercedes-AMG A 45 S 4MATIC+ e CLA 45 S 4MATIC+. Esses modelos não apenas oferecem um visual arrojado. Sobretudo, destacando-se pelos faróis, grade do radiador específica da AMG e emblema AMG no capô, mas também proporcionam uma experiência de direção única.

Equipados com o motor 4 cilindros em linha mais potente do mundo, esses veículos oferecem 421 cv de potência. Melhor, quando combinados com a transmissão AMG SPEEDSHIFT DCT de 8 velocidades. Além disso, há o sistema de tração nas quatro rodas AMG Performance 4MATIC+, que inclui o modo “Drift” para uma condução ainda mais extrema.

Além do desempenho excepcional, os novos modelos apresentam melhorias no design exterior. Ademais, com novas rodas de 19 polegadas, spoiler traseiro, lanternas traseiras revisadas e escapamentos redondos de fluxo duplo.

No interior, o volante AMG Performance foi aprimorado. Isso a fim de incorporar teclas de ajustes da linha esportiva da marca para permitir que o condutor controle recursos específicos. Ademais, com o ESP de três estágios ou o AMG Dynamics.

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Grandes frotistas vão testar caminhões Mercedes-Benz GenH2 a hidrogênio em operações reais

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As empresas Amazon, Air Products, INEOS, Holcim e Wiedmann & Winz vão começar a testar os caminhões Mercedes-Benz GenH2 movido por hidrogênio em operações reais a partir de meados de 2024.

Os cinco cavalos mecânicos com semirreboques serão destinados a diferentes aplicações de longo percursos em rotas específicas na Alemanha, marcando um passo significativo em direção a um transporte livre de CO₂.

Andreas Gorbach, membro do Conselho de Administração da Daimler Truck AG e responsável pela Tecnologia de Caminhões, enfatizou a importância deste marco. “Com esta primeira frota de clientes, nossos caminhões com célula a combustível serão testados em operação real do cliente. Uma situação vantajosa para ambos os lados: nossos clientes conhecem a tecnologia de células a combustível na operação diária da realidade, e nossa equipe de engenharia entende melhor as necessidades dos clientes e os casos de uso relevantes, levando-os em consideração no desenvolvimento em série.”

Os caminhões GenH2 serão utilizados em várias aplicações de longo curso a fim de transportar materiais de construção, contentores marítimos e gases em cilindros em rotas específicas na Alemanha. Durante os testes, os veículos serão abastecidos em postos públicos designados de abastecimento de hidrogênio líquido (sLH2) em Wörth am Rhein e na área de Duisburg, demonstrando a viabilidade de uma infraestrutura de reabastecimento internacional para o hidrogênio líquido verde.

Corredor brasileiro de gás e hidrogênio

No Brasil, um projeto está em andamento para abastecer caminhões a gás e, principalmente, a hidrogênio, ao longo do percurso entre Rio de Janeiro e São Paulo, pela Rodovia Presidente Dutra, com a possibilidade de expansão até Porto Alegre e Belo Horizonte.. Saiba mais no artigo abaixo:

RODOVIA PRESIDENTE DUTRA PODE SER CORREDOR DE GÁS E HIDROGÊNIO

Empresas como Wiedmann & Winz, DP World (associada à Wiedmann & Winz), Holcim, Air Products, INEOS e Vervaeke (associada à INEOS) participarão dos testes. Ademais, cada uma trazendo sua experiência específica em logística, transporte e indústrias relacionadas. Essa diversidade de parceiros destaca a colaboração abrangente necessária para impulsionar a transformação para um transporte sustentável.

A Air Products tem filial no Brasil

Caroline Stancell, diretora-geral de Hidrogênio para Mobilidade, Europa e África da Air Products, comentou. “A Air Products está planejando converter toda a sua frota global em veículos movidos a hidrogênio. Dessa forma, está orgulhosa de estar envolvida neste projeto farol com a Daimler Truck, líder no transporte pesado e na descarbonização.” A Air Products, ademais, está também no Brasil desde 1973.

Brasil surge como potência global de hidrogênio verde, mas desafios persistem

A Daimler Truck optou pelo hidrogênio líquido no desenvolvimento de seus acionamentos baseados em hidrogênio. Esta escolha oferece uma densidade energética mais elevada e custos de transporte reduzidos, aumentando a autonomia e proporcionando desempenho comparável aos caminhões a diesel convencionais. A Linde e a Daimler desenvolveram uma parceria para a tecnologia sLH2 (hidrogênio líquido subresfriado) nos testes. Dessa forma, permitirá uma maior densidade de armazenamento e recarga mais rápida.

O caminhão GenH2, com uma carga útil de aproximadamente 25 toneladas e dois tanques de hidrogênio líquido de 44 kg cada, a fim de oferecer desempenho comparável aos caminhões convencionais de longo percurso. Com 300 kW provenientes da célula a combustível e 400 kW adicionais temporariamente da bateria, o GenH2 apresenta uma solução eficiente para o transporte rodoviário livre de CO₂.

A Mercedes-Benz foca em hidrogênio criogênico (líquido) oferecendo excelente autonomia. Além disso, layout dos tanques correlatos aos de diesel, observa Eustáquio Sirolli, MBA, MSc., PhD. candidato no tema.

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A Daimler Truck reforça sua estratégia de via dupla. Sobfretudo, comprometendo-se com o Acordo Climático de Paris e visando oferecer novos veículos neutros em CO₂ até 2039. A empresa reconhece, portanto, que tanto caminhões movidos a bateria quanto a células a combustível são essenciais. Tudo a fim de atender às diversas demandas do transporte pesado e do transporte de longa distância.

Os resultados desses testes contribuirão significativamente para moldar o futuro do transporte rodoviário sustentável. Por fim, enquanto a Daimler Truck e seus parceiros continuam a impulsionar a inovação e colaboração na busca por soluções mais limpas e eficientes.

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Ford adota tecnologia de segurança para abertura de portas na Transit

A Volvo Trucks foi pioneira em criar um sistema de segurança para abertura de portas para evitar colisão com pessoas ou objetos próximos às portas do veículo no momento da abertura. Agora é a Ford Pro que apresenta a mesma tecnologia para a suas vans de carga Ford Transit Custom.

O cenário desafiador das ruas urbanas torna-se um campo de obstáculos para os motoristas de entrega, que muitas vezes realizam até 200 entregas por dia. Um desafio significativo que enfrentam é o risco de acidentes de “portas”, nos quais a abertura inadvertida das portas dos veículos pode resultar em colisões com pedestres, ciclistas, scooters e motociclistas.

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Buscando mitigar esses riscos e aprimorar a segurança nas vias urbanas, a Ford está introduzindo a tecnologia de Alerta de Saída, já adotada pela Volvo Trucks na Europa. A nova Ford Transit Custom, recentemente reconhecida “Van Internacional do Ano 2024”, pode ser equipada com esse sistema de segurança.

O Alerta de Saída utiliza radar e sensores externos para identificar situações em que a abertura de uma porta pode resultar em uma colisão iminente com usuários da via. Quando detectado, os indicadores de LED nos retrovisores externos são ativados, acompanhados por um alerta no painel do veículo. Essa tecnologia não apenas aumenta a conscientização do motorista, mas também proporciona uma camada adicional de segurança para os outros usuários das ruas e pátios de estacionamento.

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Para evitar acionamentos desnecessários, o sistema entra em operação apenas quando os outros usuários ultrapassam a velocidade de 7 quilômetros por hora. Além disso, motoristas e passageiros têm a capacidade de cancelar manualmente o recurso em emergências.

A tecnologia não se limita apenas à Transit Custom. Por certo, ela também está disponível no veículo multi-atividades Tourneo Custom. Esta inclusão estende a proteção aos passageiros que utilizam as portas laterais deslizantes traseiras.

Além disso, a Ford planeja estender o Alerta de Saída para outros modelos. Ademais, como o crossover elétrico Explorer e o novo Mustang, com previsão de incorporação em toda a linha de veículos da marca até 2024.

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