quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

CNT quer tornar realidade a produção de diesel verde no Brasil

- Publicidade -

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, recebeu recentemente, representantes da empresa Neste, considerada uma das maiores produtoras de diesel verde (HVO) do mundo. Este insumo é uma fonte renovável que pode levar à descarbonização do setor do transporte e melhor do que o biodiesel misturado ao diesel atualmente.

O diesel verde é um tipo de biodiesel que é feito a partir de óleos vegetais ou gorduras animais, processados em uma refinaria para se tornarem hidrocarbonetos. O diesel verde tem as mesmas propriedades químicas do diesel fóssil, mas com uma vantagem: ele reduz as emissões de gases de efeito estufa em até 90% em comparação com o diesel convencional.

Cooperação técnica

Durante a reunião na CNT, a Neste se colocou à disposição para estreitar relações e tratar sobre informações técnicas e de incentivos com o intuito de tornar o diesel verde uma realidade acessível no Brasil. Além do diesel renovável, a empresa é também uma das principais produtoras mundiais de combustível de aviação sustentável e soluções de matérias-primas renováveis para vários usos da indústria química e de polímeros.

A CNT intensifica o apoio à criação de políticas do uso de diesel verde no Brasil porque o diesel verde é um biocombustível com muitos benefícios ao meio ambiente. No entanto, ainda não foi aprovado para uso rodoviário no Brasil e não está contemplado nos diversos programas nacionais de redução de carbono. O incentivo à sua adoção no país vai ao encontro dos interesses do setor de transporte avançar com a transição energética.

Leia também:

Noma do Brasil recebe Certificado de Energia Renovável 2023 Eco Ludfor

VW Meteor movido com HVO

Para uso do HVO não é necessário fazer nenhuma modificação nos motores diesel atuais e nem nos postos de combustíveis ou na infraestrutura de distribuição. Somente os caminhões 0 km precisam ser homologados para uso do diesel verde por uma questão apenas burocrática. A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por exemplo, apresentou o VW Meteor homologado para uso do HVO na última Fenatran.

diesel verde
A Volkswagen já está pronta para começar a vender o Meteor movido com diesel verde

A Neste é uma empresa finlandesa que se especializou na produção de HVO. Ela usa como matéria-prima óleos residuais de cozinha, gorduras animais e óleos vegetais sustentáveis, como o óleo de palma certificado.

Benefícios evidentes

Você pode misturar o diesel verde com o diesel fóssil em qualquer proporção. Ademais, a mistura com o biodiesel atual é recomendada para melhoria da lubrificação do motor.

Os benefícios do diesel verde são evidentes. Sobretudo, ele contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, melhora a qualidade do ar nas cidades e diminui a dependência do petróleo. Além disso, gera empregos e renda para os produtores de óleos vegetais e gorduras animais.

O HVO é uma solução inovadora e sustentável para o transporte rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo. Ele é o combustível do futuro, que já está disponível no presente.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui