quarta-feira, dezembro 11, 2024

Volvo apresenta novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX

A Volvo Trucks apresenta uma gama de novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX. Posteriormente, as novas tecnologias chegam nos urbanos FL e FE. Primeiramente, o objetivo é aumentar a segurança de ciclistas e pedestres, além de facilitar o trabalho dos motoristas.

Um dos recursos, além de proteger pedestres e ciclistas, ele facilita o trabalho do motorista. Trata-se do novo Front Short Range Assist (assistente frontal de curto alcance, em português). Então, o sistema utiliza radar e câmera frontal para detectar a presença de ciclistas ou pedestres na área de risco à frente do caminhão. Assim, ele alerta o motorista em caso de risco iminente de colisão.

Alerta de abertura de porta

O sistema de aviso de abertura de porta, uma novidade em caminhões, alerta o motorista quando um pedestre, ciclista ou carro se aproxima do mesmo lado do caminhão onde a porta foi aberta.

“Estamos constantemente desenvolvendo e introduzindo sistemas de segurança adicionais que podem aprimorar as capacidades do motorista, ajudando a protegê-los e às pessoas com quem dividem a estrada. Dessa forma, na Volvo Trucks, nossa visão de longo prazo é zero acidentes, e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Com esses novos sistemas, damos passos importantes para atingir esses objetivos”, afirma Anna Wrige Berling, diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

Do mesmo modo, os novos recursos desenvolveram-se para atender ou até mesmo exceder a legislação de segurança atualizada da União Europeia (UE), conhecida como Regulamento Geral de Segurança (GSR), que entrará em vigor em julho de 2024.

O GSR torna obrigatórios diversos sistemas avançados de suporte ao motorista, visando aumentar a segurança rodoviária e melhorar a proteção dos condutores, pedestres e ciclistas. Ao introduzir essa legislação, a UE espera salvar mais de 25.000 vidas e evitar 140.000 feridos até 2038.

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Antes de ser obrigatório

“Estamos otimistas em relação a regulamentações mais rígidas quando se trata de segurança, e a Volvo Trucks já oferece os outros sistemas que se tornarão obrigatórios em 2024 com o GSR”, diz Anna Wrige Berling.

O Intelligent Speed Assist (assistente inteligente de velocidade) mantém o motorista informado sobre os limites de velocidade. O painel de instrumentos exibe alertas e emite avisos visuais e sonoros em caso de excesso de velocidade. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus monitora a pressão dos pneus do caminhão e do trailer, com a capacidade de alertar o motorista antes mesmo da queda de pressão estipulada pela legislação.

O Aviso de Abertura de Porta alerta o motorista quando um objeto em movimento se aproxima por trás do caminhão no mesmo lado em que a porta foi aberta. Do mesmo modo, o recurso Auto Hold auxilia a manter o caminhão parado em declives e subidas até que o acelerador seja acionado.

O Intelligent Speed Assist estará disponível na maioria dos mercados, enquanto os outros sistemas estarão disponíveis globalmente nos modelos Volvo FH, FM e FMX com motores a diesel, gás e elétricos a partir de setembro deste ano. Por fim, os modelos Volvo FL e FE receberão os sistemas de segurança como parte dos aprimoramentos do GSR antes do final de 2023.

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Alerta de abertura de porta da Volvo: avisa ao motorista sobre a presença de objetos movimentando em direção à porta, como pedestre e ciclistas
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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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