domingo, maio 19, 2024

Volvo apresenta novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX

A Volvo Trucks apresenta uma gama de novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX. Posteriormente, as novas tecnologias chegam nos urbanos FL e FE. Primeiramente, o objetivo é aumentar a segurança de ciclistas e pedestres, além de facilitar o trabalho dos motoristas.

Um dos recursos, além de proteger pedestres e ciclistas, ele facilita o trabalho do motorista. Trata-se do novo Front Short Range Assist (assistente frontal de curto alcance, em português). Então, o sistema utiliza radar e câmera frontal para detectar a presença de ciclistas ou pedestres na área de risco à frente do caminhão. Assim, ele alerta o motorista em caso de risco iminente de colisão.

Alerta de abertura de porta

O sistema de aviso de abertura de porta, uma novidade em caminhões, alerta o motorista quando um pedestre, ciclista ou carro se aproxima do mesmo lado do caminhão onde a porta foi aberta.

“Estamos constantemente desenvolvendo e introduzindo sistemas de segurança adicionais que podem aprimorar as capacidades do motorista, ajudando a protegê-los e às pessoas com quem dividem a estrada. Dessa forma, na Volvo Trucks, nossa visão de longo prazo é zero acidentes, e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Com esses novos sistemas, damos passos importantes para atingir esses objetivos”, afirma Anna Wrige Berling, diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

Do mesmo modo, os novos recursos desenvolveram-se para atender ou até mesmo exceder a legislação de segurança atualizada da União Europeia (UE), conhecida como Regulamento Geral de Segurança (GSR), que entrará em vigor em julho de 2024.

O GSR torna obrigatórios diversos sistemas avançados de suporte ao motorista, visando aumentar a segurança rodoviária e melhorar a proteção dos condutores, pedestres e ciclistas. Ao introduzir essa legislação, a UE espera salvar mais de 25.000 vidas e evitar 140.000 feridos até 2038.

Leia também: AS RAZÕES PARA SER EFICIENTE NA GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Antes de ser obrigatório

“Estamos otimistas em relação a regulamentações mais rígidas quando se trata de segurança, e a Volvo Trucks já oferece os outros sistemas que se tornarão obrigatórios em 2024 com o GSR”, diz Anna Wrige Berling.

O Intelligent Speed Assist (assistente inteligente de velocidade) mantém o motorista informado sobre os limites de velocidade. O painel de instrumentos exibe alertas e emite avisos visuais e sonoros em caso de excesso de velocidade. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus monitora a pressão dos pneus do caminhão e do trailer, com a capacidade de alertar o motorista antes mesmo da queda de pressão estipulada pela legislação.

O Aviso de Abertura de Porta alerta o motorista quando um objeto em movimento se aproxima por trás do caminhão no mesmo lado em que a porta foi aberta. Do mesmo modo, o recurso Auto Hold auxilia a manter o caminhão parado em declives e subidas até que o acelerador seja acionado.

O Intelligent Speed Assist estará disponível na maioria dos mercados, enquanto os outros sistemas estarão disponíveis globalmente nos modelos Volvo FH, FM e FMX com motores a diesel, gás e elétricos a partir de setembro deste ano. Por fim, os modelos Volvo FL e FE receberão os sistemas de segurança como parte dos aprimoramentos do GSR antes do final de 2023.

novos sistemas de segurança
Alerta de abertura de porta da Volvo: avisa ao motorista sobre a presença de objetos movimentando em direção à porta, como pedestre e ciclistas
nvovos sistemas de segurança
Anúncio do site Frota News

As tecnologias que aumentam a segurança no transporte são notícias importantes no Frota News. Nos siga também no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui