sexta-feira, dezembro 19, 2025

KIBON INAUGURA FROTA ELÉTRICA COM ADESIVAÇÃO ARTÍSTICA

A Kibon, marca de sorvetes da Unilever, está dando um passo em direção à sustentabilidade ambiental. Antes de tudo, ela começa a investir na adoção de veículos elétricos de energia 100% limpa em suas operações logísticas. Essa iniciativa, além de estar alinhada com os compromissos de ESG (Environmental, Social and Governance), contribui para a redução significativa da emissão de dióxido de carbono (CO²). Com isso, ela reforça o compromisso da empresa controladora da Kibon, em promover um futuro mais sustentável.

Um compromisso com a sustentabilidade

A Unilever, ciente de sua responsabilidade socioambiental, tem estabelecido metas ambiciosas para diminuir seu impacto negativo no meio ambiente. Ainda mais, ela visa reduzir em 40% sua emissão de CO² até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2039, a empresa vem implementando diversas ações em diferentes frentes. Inclui a substituição gradual de veículos movidos a combustíveis fósseis por alternativas mais limpas.

Nesse contexto, a Kibon, reconhecendo o papel fundamental do setor de transporte nas emissões de CO², está direcionando esforços para transformar sua frota de caminhões em uma frota de veículos elétricos, contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável e comprometido com o meio ambiente.

A transição para veículos elétricos

Como parte de seu plano de transição para veículos elétricos, a Kibon iniciou o processo substituindo 20 veículos a combustão por modelos elétricos já em 2023. Contudo, essa primeira etapa representa uma redução significativa de aproximadamente 30% nas emissões de CO² da marca. A meta é que, até o final deste ano, outros 15 veículos elétricos sejam incorporados às frotas dos Centros de Distribuição (CD) da Kibon em todo o país.

O primeiro CD a receber essa renovação é o localizado em Taboão da Serra (SP), que agora conta com 5 veículos de energia limpa em sua frota. Essa medida pioneira é apenas o começo de um projeto ambicioso que visa expandir a frota de veículos elétricos para todos os CDs da Kibon no Brasil até 2026. Além disso, serão instaladas unidades de carregamento para garantir a autonomia desses automóveis, que podem percorrer até 250 km com uma carga completa.

Compromisso com o meio ambiente e a excelência

Kibon

Luiz Henrique Dente (foto), Líder de Sorvetes da Unilever Brasil, ressalta que essa iniciativa. Ela está em sintonia com os compromissos de redução do impacto ambiental da empresa. A redução das emissões de CO² por meio da adoção de veículos elétricos é uma das estratégias adotadas para promover uma logística mais sustentável. E reforçar o compromisso da Kibon em ser uma marca reconhecida não apenas pela qualidade de seus produtos, mas também por sua responsabilidade socioambiental.

Criação dos adesivos

Maria Goes, que atua como coordenadora de Customer Experience da marca, participou do desafio interno da área de supply chain. E assim criar a arte que para estampar os novos caminhões, trazendo elementos importantes de descarbonização. O desenho, feito por Maria ao lado do filho Bernardo, de 8 anos, foi o escolhido. Com base no olhar do jovem Bernardo, a agência Brocco desenvolveu a comunicação que estampa a nova frota de Kibon.

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Kibon

VAGAS ABERTAS: OPORTUNIDADES NA TRANSPORTES CORDENONSI

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Se você está em busca de novas oportunidades, a Transportes Cordenonsi tem vagas disponíveis para diversas cidades. Confira as posições em aberto e veja como você pode fazer parte dessa transportadora:

Técnico em Segurança do Trabalho (São Paulo – SP e Xaxim – SC). É necessário possuir formação na área e experiência comprovada.

Motorista Carreteiro (diversas localidades): são nove vagas disponíveis para motoristas carreteiros que desejam atuar tanto no Brasil quanto no Mercosul. Além disso, oferecemos vagas destinadas a motoristas portadores de deficiência (PcD). Confira as cidades com oportunidades:

São Paulo, SP, BR (1 vaga)

Curitiba, PR, BR (1 vaga)

Xaxim, SC, BR (1 vaga)

São Borja, RS, BR (1 vaga)

Itajaí, SC, BR (1 vaga)

Santiago, RS, BR (1 vaga)

Osório, RS, BR (1 vaga)

Panambi, RS, BR (1 vaga)

Ijuí, RS, BR (1 vaga)

Para se candidatar, certamente, é necessário possuir CNH categoria E, EaR na CNH, RG atualizado nos últimos 10 anos, conhecimento em rotas Mercosul e Nacional, além de ser desejável ter o curso Mopp atualizado.

Auxiliar Administrativo (São Paulo — SP).

Assistente Contábil (Xaxim — SC).

Auxiliar de Tecnologia da Informação (Xaxim — SC)

Assim, a Transportes Cordenonsi se destaca no mercado de transporte e logística por seu compromisso com a excelência em todas as áreas de atuação. Aliás, a frota de veículos é moderna e está equipada com tecnologia de ponta para garantir a segurança aos colaboradores e a eficiência no transporte de cargas.

Ademais, a inscrição para as vagas é por meio do site da Transportes Cordenonsi, clicando trabalhe aqui. Afinal, depois é seguir o passo a passo.

Leia também: Últimas Vagas: Curso Presencial Gestão De Segurança No Transporte Na Fabet-SP

Cordenonsi
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CORDENONSI: UMA TRANSPORTADORA ALÉM DO MAIO AMARELO

Diversas empresas participam da Campanha Maio Amarelo e, cada uma pode usar a livre criatividade, como fez a Transportes Cordenonsi ao customizar uma das suas carretas com a temática. A Campanha Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito, que acontece todos os anos durante o mês de maio. No entanto, devemos ser bons gestores da segurança no transporte o ano todo. A Cordenonsi é um exemplo de transportadora para a sociedade. Conheça um pouco mais desta empresa, fundada em 1981, em Xaxim (SC).

A Transportes Cordenonsi é uma empresa de transporte com uma história sólida e uma presença notável no mercado. A empresa tem sido pioneira em muitos aspectos do setor de transporte, estabelecendo-se como uma das principais referências em logística e distribuição na região Sul do Brasil.

Mercosul

Em 1996, a Transportes Cordenonsi deu início às suas operações internacionais, expandindo sua atuação para além das fronteiras brasileiras. Atualmente, a empresa está presente em cinco países do Mercosul, sendo eles: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Essa expansão regional demonstra o compromisso e a capacidade da Transportes Cordenonsi em atender as necessidades logísticas de seus clientes em diferentes localidades.

Um dos principais diferenciais da Transportes Cordenonsi é sua especialização no transporte frigorificado internacional. A empresa garante que as mercadorias sejam mantidas na temperatura adequada desde a coleta até a entrega, garantindo a qualidade e a integridade dos produtos sensíveis ao controle de temperatura.

Expansão pelo Brasil e internacional

Além disso, a Transportes Cordenonsi foi pioneira no transporte de containers na região oeste de Santa Catarina, em 1996. Essa iniciativa demonstrou a visão empreendedora da empresa, que se antecipou às demandas do mercado e se destacou pela capacidade de inovação.

Com o passar dos anos, a Transportes Cordenonsi expandiu suas atividades, abrindo filiais estratégicas em diferentes localidades. Em 2006, foram inauguradas as filiais de Curitiba (PR) e Montevideo (Uruguai), seguidas pela filial de São Paulo em 2010. Essas expansões permitiram que a empresa ampliasse sua capacidade operacional e oferecesse um atendimento ainda mais abrangente aos clientes.

Em 2013, a Transportes Cordenonsi deu mais um passo importante ao começar a atender o mercado de mercadorias secas. Essa diversificação ampliou o portfólio de serviços da empresa, possibilitando que ela atendesse uma gama ainda maior de necessidades logísticas dos seus clientes.

Outro marco relevante na história da Transportes Cordenonsi foi o início do armazenamento de crossdocking em 2019. O crossdocking é um processo logístico eficiente que envolve a transferência direta das mercadorias recebidas em um centro de distribuição para os veículos de transporte, sem a necessidade de armazenamento em estoque. Essa estratégia agiliza o fluxo de produtos e reduz custos operacionais, demonstrando o compromisso da empresa em adotar práticas logísticas inovadoras.

Meio ambiente

Em relação à sustentabilidade, a Transportes Cordenonsi tem adotado diversos projetos e iniciativas. A empresa é participante do programa Despoluir da CNT, que visa à redução da emissão de poluentes dos veículos de transporte. Além disso, a empresa utiliza o ecoTread, um sistema de recapagem ecológica de pneus, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Também possui um Programa de Descarte de Resíduos, garantindo o manejo adequado e responsável dos resíduos gerados em suas operações.

A frota da Transportes Cordenonsi é moderna e bem equipada. Com uma idade média de 2,2 anos, os cavalos mecânicos utilizados são das renomadas marcas Mercedes-Benz, Volvo e Scania. A empresa disponibiliza diferentes tipos de implementos para atender às necessidades específicas de cada carga, como baú refrigerado, baú seco, sider, blindados e porta container.

Atualmente, a Transportes Cordenonsi conta com uma ampla rede de filiais estrategicamente localizadas. Além da matriz em Xaxim (SC), a empresa possui filiais em Uruguaiana (RS), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Estiva (MG), Rondonópolis (MT), Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile).

Em resumo, a Transportes Cordenonsi é uma empresa com mais de quatro décadas de experiência no setor de transporte. Sua história é marcada por pioneirismo, inovação e excelência no atendimento aos clientes. Com uma atuação abrangente no mercado nacional e internacional, a Transportes Cordenonsi se destaca como uma referência em transporte frigorificado internacional, oferecendo soluções logísticas personalizadas e de alta qualidade.

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O QUE DEVEMOS SABER EM 2023 SOBRE A LEI DA BALANÇA

Estar bem-informado sobre todas as questões relacionadas a Lei da Balança é um dever de todos os profissionais que trabalham com o TRC (Transporte Rodoviário de Carga), inclusive, os contratantes de transportes, chamados de embarcadores. Primeiramente, a chamada “Lei da Balança” é, na verdade, um conjunto de documentos legais formado pelo Código de Trânsito Brasileiro — CTB (Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997) e diversas resoluções e portarias emitidas pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).

Os tipos de veículos com PBT acima de 3.500 kg são obrigados a passar pelas balanças nas estradas quando existem e estão abertas, o que não ocorre em muitas estradas. O respeito à Lei da Balança também é obrigatório em vias urbanas e estradas não pavimentadas. No entanto, nesses ambientes não há fiscalização, criando uma percepção errada de que não é necessário seguir essa legislação.

Balança rodoviária móvel

Porém, não é bem assim. Em ambientes urbanos ainda não há fiscalização por falta de equipamentos para isso. Já em estradas de terra, faz alguns anos que há fiscalização. Pois é, já existe balança de caminhão móvel, sendo seu uso extremamente fácil e flexível. Inclusive, o Ministério Público do Trabalho de alguns estados têm efetuado blitz em estradas não pavimentadas, pegando muitos transportadores de surpresa.

Como exemplo, o Ministério Público do Trabalho em Presidente Prudente (SP) conseguiu a condenação, em primeira instância, da Usina Viterra Bioenergia S.A., por colocar os trabalhadores das transportadoras prestadoras de serviço em risco por excesso de peso no transporte de cana-de-açúcar. Entre as punições, foi aplicada uma multa de R$ 300 mil.

A fiscalização de peso também pode ocorrer por meio das notas fiscais da carga, fazendo uma matemática simples: PBT ou PBTC mais Tara e mais os pesos declarados na nota fiscal.

As multas por infração à Lei da Balança podem ser significativas e podem variar conforme a gravidade da sobrecarga e o peso excedido. Além disso, a retenção do veículo pode gerar atrasos na entrega da carga e causar transtornos para a empresa e seus clientes.

Papel do gestor de segurança no transporte

É fundamental que as empresas que possuem um setor logístico estejam cientes da legislação e ajam adequadamente para evitar problemas relacionados à sobrecarga. Algumas medidas importantes para se adequar às normas estabelecidas incluem:

  • Conhecer os limites de peso estabelecidos pela legislação para cada tipo de veículo e carga transportada.
  • Realizar a pesagem correta da carga antes do carregamento e garantir que esteja nos limites permitidos.
  • Investir em equipamentos de pesagem confiáveis e calibrados, tanto para a pesagem da carga quanto para a verificação do peso do veículo.
  • Estabelecer procedimentos internos para garantir o cumprimento da legislação, como treinamento dos motoristas, inspeções periódicas e manutenção adequada dos veículos.
  • Estar atento às atualizações da legislação e possíveis alterações nos limites de peso permitidos.
  • Ao seguir essas diretrizes, as empresas podem evitar multas, atrasos e outros problemas decorrentes do não cumprimento da Lei da Balança. Além disso, contribuem para a segurança no trânsito e preservação das estradas, promovendo um transporte mais eficiente e responsável.
  • As desvantagens do excesso de peso

As desvantagens do Excesso de peso

Os veículos com excesso de peso apresentam uma série de problemas que afetam tanto as empresas que optam por realizar o transporte de mercadorias nessa condição quanto às demais pessoas que compartilham a estrada durante o trajeto.

Primeiramente, veículos com sobrecarga têm maior probabilidade de tombar, resultando em acidentes e interrupção do fluxo de tráfego nas rodovias.

Além disso, a carga excessiva aumenta o tempo de resposta dos veículos, aumentando significativamente o risco de acidentes fatais.

De acordo com dados anuais do DETRAN, o excesso de peso nos transportes é um dos principais fatores que contribuem para a má condição das estradas brasileiras.

Quando os veículos trafegam com carga além do limite permitido, eles exercem uma pressão excessiva nas vias, causando deformações no asfalto.

Outro problema é o desgaste acelerado dos veículos, especialmente dos freios dos caminhões, que sofrem muito com a sobrecarga.

Os pneus também são afetados, podendo deformar-se e apresentar risco de estouros.

Isso resulta em custos adicionais para as empresas, uma vez que os pneus precisam ser substituídos com maior frequência.

Quem pode fiscalizar

Diversos órgãos são responsáveis por fiscalizar a Lei da Balança. Por exemplo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) podem multar em rodovias com pedágio.

Por outro lado, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável por multar em rodovias sem pedágio. Na área urbana, a fiscalização é de competência da Prefeitura, mais especificamente da Secretaria de Transportes.

Além de impor multas, os agentes têm autoridade para tomar outras medidas, como reter o veículo. Em certos casos, também é possível realocar a carga ou realizar o transbordo, ou seja, transferir o excesso de carga para outro veículo.

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Volvo apresenta novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX

A Volvo Trucks apresenta uma gama de novos sistemas de segurança para os caminhões FH, FM e FMX. Posteriormente, as novas tecnologias chegam nos urbanos FL e FE. Primeiramente, o objetivo é aumentar a segurança de ciclistas e pedestres, além de facilitar o trabalho dos motoristas.

Um dos recursos, além de proteger pedestres e ciclistas, ele facilita o trabalho do motorista. Trata-se do novo Front Short Range Assist (assistente frontal de curto alcance, em português). Então, o sistema utiliza radar e câmera frontal para detectar a presença de ciclistas ou pedestres na área de risco à frente do caminhão. Assim, ele alerta o motorista em caso de risco iminente de colisão.

Alerta de abertura de porta

O sistema de aviso de abertura de porta, uma novidade em caminhões, alerta o motorista quando um pedestre, ciclista ou carro se aproxima do mesmo lado do caminhão onde a porta foi aberta.

“Estamos constantemente desenvolvendo e introduzindo sistemas de segurança adicionais que podem aprimorar as capacidades do motorista, ajudando a protegê-los e às pessoas com quem dividem a estrada. Dessa forma, na Volvo Trucks, nossa visão de longo prazo é zero acidentes, e a segurança está no centro de tudo o que fazemos. Com esses novos sistemas, damos passos importantes para atingir esses objetivos”, afirma Anna Wrige Berling, diretora de Tráfego e Segurança de Produtos da Volvo Trucks.

Do mesmo modo, os novos recursos desenvolveram-se para atender ou até mesmo exceder a legislação de segurança atualizada da União Europeia (UE), conhecida como Regulamento Geral de Segurança (GSR), que entrará em vigor em julho de 2024.

O GSR torna obrigatórios diversos sistemas avançados de suporte ao motorista, visando aumentar a segurança rodoviária e melhorar a proteção dos condutores, pedestres e ciclistas. Ao introduzir essa legislação, a UE espera salvar mais de 25.000 vidas e evitar 140.000 feridos até 2038.

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Antes de ser obrigatório

“Estamos otimistas em relação a regulamentações mais rígidas quando se trata de segurança, e a Volvo Trucks já oferece os outros sistemas que se tornarão obrigatórios em 2024 com o GSR”, diz Anna Wrige Berling.

O Intelligent Speed Assist (assistente inteligente de velocidade) mantém o motorista informado sobre os limites de velocidade. O painel de instrumentos exibe alertas e emite avisos visuais e sonoros em caso de excesso de velocidade. O sistema de monitoramento da pressão dos pneus monitora a pressão dos pneus do caminhão e do trailer, com a capacidade de alertar o motorista antes mesmo da queda de pressão estipulada pela legislação.

O Aviso de Abertura de Porta alerta o motorista quando um objeto em movimento se aproxima por trás do caminhão no mesmo lado em que a porta foi aberta. Do mesmo modo, o recurso Auto Hold auxilia a manter o caminhão parado em declives e subidas até que o acelerador seja acionado.

O Intelligent Speed Assist estará disponível na maioria dos mercados, enquanto os outros sistemas estarão disponíveis globalmente nos modelos Volvo FH, FM e FMX com motores a diesel, gás e elétricos a partir de setembro deste ano. Por fim, os modelos Volvo FL e FE receberão os sistemas de segurança como parte dos aprimoramentos do GSR antes do final de 2023.

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Alerta de abertura de porta da Volvo: avisa ao motorista sobre a presença de objetos movimentando em direção à porta, como pedestre e ciclistas
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Braspress investe R$ 18,4 milhões em 100 novos implementos da Facchini

A maior empresa de transporte de encomendas urgente, a Braspress, atualizou a sua frota ao adquirir 100 novas carretas semitérmicas da Facchini. As entregas começaram neste mês de maio. A compra exigiu um investimento total de R$18.400.000,00, ou seja, R$ 184 mil por unidade.

Segundo o Diretor-Presidente da Organização, Urubatan Helou, os novos veículos irão atender o mercado fármaco. Bem como os demais clientes que necessitam de um transporte com temperatura controlada.

Urubatan Helou explicou: “nós adquirimos essas carretas com isolamento semitérmico especificamente para o transporte farma, pois seguimos todos os cuidados e as diretrizes estabelecidas pela Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 648 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).”

Leia também: Especialista Da Frigo King Resume Três Dicas Fundamentais Para O Transporte De Cargas Refrigeradas

A companhia possui uma frota de 3.090 veículos próprios, sendo 374 deles destinados a atender o mercado farmacêutico, com equipamentos exclusivos para esse tipo de transporte, incluindo carros urbanos, carretas e refrigerados.

“Desde sempre, a Braspress se destaca pela inovação e pelo investimento, e isso se estende ao setor Farma. Estamos comprometidos em atender nossos clientes com qualidade e responsabilidade, não medindo esforços”, afirmou o Diretor-Presidente.

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Parceria

Podcast#4: As mudanças no Código de Transito Brasileiro

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O Senado aprovou uma medida provisória que faz mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vários aspectos, como:

As competências para fiscalizar e multar entre municípios, estados e Distrito Federal; entre as polícias militar e rodoviárias (leia mais no subtítulo Fiscalização);

Seguro de cargas (leia mais no subtítulo Seguro de Cargas);

Exame toxicológico para motoristas profissionais (leia mais no subtítulo Exame Toxicológico);

Descanso dos caminhoneiros (leia no Subtítulo Descanso dos caminhoneiros).

Escute para ouvir essas e outras mudanças no código:

Dê o play e escute um resumo sobre as principais mudanças:

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Escute também: Podcast #3: TOP 5 – AS MATÉRIAS MAIS LIDAS DA SEMANA

Mudanças no código está é para segurança

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Se identifica com esses quatro valores, fundamentais para a construção das práticas de ESG, que sintetiza as três principais áreas de preocupação ambiental, social e governança. 

O princípio ético do nosso jornalismo está pautado nesses valores. Todas as reportagens passam por uma avaliação e curadoria para o crescente conhecimento sobre esses temas. 

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LANÇAMENTO: Scania gama Plus chega com três modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4

A Scania acaba de lançar a gama de caminhões Plus como segunda etapa da sua estratégia para a geração Euro 6. Assim, como também apresenta os Serviços Scania PRO em substituição ao PMS. Os novos modelos, que amplia a linha, estão disponíveis na opções de motores de 450 cv e 540 cv.

Simone Montagna, o novo presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil desde fevereiro, diz “estamos entregando resultados concretos para nossos clientes. Então, estamos cumprindo tudo o que planejamos para 2022. Os lançamentos para 2023, como a nova linha P8/Euro 6 de caminhões, a gama Super e a Nova Geração de ônibus P8/Euro 6, estão sendo um grande sucesso. Além disso, as novas linhas P8/Euro 6 de caminhões e ônibus a gás reforçam o objetivo de elevar o mercado a um nível de ecossistema sustentável”.

Essa nova oferta traz de volta as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, agora equipadas com propulsores Euro 6 e pacotes completos. A linha recebeu três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4.

Leia também: AS RAZÕES PARA SER EFICIENTE NA GESTÃO DE SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, destaca a importância da gama Plus como uma adição ao mix rodoviário. Apesar disso, ele ressalta que o topo de linha ainda é o modelo Super. Esta linha oferece economia de combustível de até 28% em comparação com a geração anterior, com mais de 4 mil unidades vendidas.

Nucci também menciona que a nova gama Plus atende a uma demanda dos clientes por uma opção intermediária entre os modelos existentes, com um custo de aquisição mais competitivo. Além disso, a Scania identificou essa oportunidade, selecionou as potências mais vendidas de 450 cv e 540 cv e adicionou pacotes completos de segurança e conforto para atender a diferentes perfis de operações e clientes.

Os modelos e os equipamentos

O modelo R 450 Plus oferece uma potência de 450 cavalos, torque de 2.350 Nm e está disponível nas opções de tração 4×2 e 6×2, permitindo atender a uma ampla variedade de operações de transporte.

O R 540 Plus possui um propulsor de 540 cavalos, que fornece um torque de 2.700 Nm e possui tração 6×4. Recomenda-se seu uso em composições de nove eixos.

Ambos os motores são Euro 6 de 13 litros e saem de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100 Nm de potência de frenagem. Bem como, conta com a caixa Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão.

Dessa forma, os modelos são oferecidos com três pacotes. O Segurança inclui airbag no volante, airbag lateral de cortina (exclusivo da marca), sistema de frenagem de emergência avançada (AEB), aviso de saída de faixa (LDW), farol H7 e faróis no teto. Assim como, o pacote Conforto oferece cabine Highline, geladeira e sistema multimídia com conectividade Bluetooth. Por fim, o pacote Eficiência é composto por defletores laterais e no teto, visando aprimorar a eficiência aerodinâmica dos veículos.

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TranspoSul 2023: maior feira e congresso de transporte da Região Sul

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A TranspoSul 2023 é a maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil e uma das mais importantes da América Latina. Primeiramente, o evento vai acontecer de 20 a 23 de junho no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre.

Os principais fornecedores do setor de transporte vão apresentar as últimas novidades em caminhões, ônibus, implementos, pneus, peças, serviços e soluções para o transporte de cargas e passageiros.

A TranspoSul 2023 também vai contar com um congresso técnico e científico, que vai abordar temas como sustentabilidade, inovação, gestão, legislação, segurança e tendências do mercado.

A expectativa é que o evento atraia mais de 20 mil visitantes qualificados e movimente mais de R$ 1,5 bilhão em negócios. A realização é do SETCERGS – Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística do Rio Grande do Sul.

Quem estiver presente na TranspoSul 2023 terá a oportunidade de conhecer em detalhes as novidades do setor de transportes. Ainda mais, desde dirigir um caminhão equipado com tecnologia de ponta até explorar soluções que facilitam o trabalho. A proposta permite que o visitante, individualmente, por meio de fones de ouvido, acesse as mais importantes.

As visitas vão ocorrer de 20 a 23 de junho de 2023, das 14h às 21h, no centro de eventos FIERGS, em Porto Contente. A representante do comitê Organizador da TranspoSul e diretora do SETCERGS, Betina Kopper, destacou a importância desta iniciativa da visita guiada.

Destacamos que as visitas guiadas durante a TranspoSul proporcionam aos participantes a oportunidade de explorar recursos de áudio, garantindo uma aprendizagem mais completa e imersiva. Além disso, os empresários presentes têm a chance única de exibir seus produtos e serviços com maior detalhamento, destacando seus diferenciais de forma atraente.”

Visita guiada

Uma das atrações será a possibilidade de fazer visitas guiadas por áudio aos estandes dos expositores. Sobretudo, quem participar dessa experiência poderá conhecer de perto as inovações do setor de transportes, desde testar um caminhão com tecnologia de última geração até descobrir soluções que tornam o trabalho mais eficiente. A ideia é que o visitante possa ouvir, por meio de fones de ouvido, as principais aplicações que as empresas expositoras oferecem em equipamentos, acessórios e caminhões.

A representante do comitê organizador da TranspoSul e diretora executiva do SETCERGS, Betina Kopper, ressaltou a importância dessa iniciativa. As visitas guiadas durante a TranspoSul proporcionam aos participantes a oportunidade de explorar recursos de áudio, garantindo um aprendizado mais completo e imersivo. Além disso, os empresários presentes têm a chance única de mostrar seus produtos e serviços com mais detalhes, destacando seus diferenciais de forma atrativa.

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CASE: COMO O GRUPO RD FEZ PARA REDUZIR O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E DE EMISSÕES

Nota do editor: no artigo abaixo, o gerente executivo de transportes do Grupo Raia Drogasil (Grupo RD), Gláucio Rocha, escreve sobre os resultados mensurados em redução de consumo e emissões. Sobretudo, após investimento em treinamento de motoristas e executivos da área de logística na Fabet-SP. Isso, além de centenas de horas de dedicação para que os resultados fossem alcançados. Abaixo, o artigo:

PERFORMAR DE FORMA SUSTENTÁVEL, ESSE É O COMBUSTÍVEL QUE NOS MOVE!!!

Há 2 meses atrás publiquei uma matéria falando sobre a valorização do treinamento “treinar é valorizar” (se você não leu essa matéria, recomendo). Na ocasião, apresentei que concluímos a formação de toda nossa equipe há exatamente 1 ano. Em primeiro lugar, conquistamos, em mês de Abril 2023, o melhor resultado histórico no consumo de combustível. E os ganhos não param por aí. Além do fator orçamentário, impactamos de forma significativa para uma frente que veio para ficar. O E.S.G, pilar de “SUSTENTABILIDADE” com a redução da emissão de 920,76Ton de CO2 entre 03/2022 a 04/2023.

Precisamos estar atentos a todos os impactos estratégicos no nosso negócio. Bem como, termos atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata de apenas um pensamento ou ações simples e sim de mudar hábitos e costumes de formas mais sustentáveis, pensando nisso elaboramos um plano envolvendo toda a Gestão da Frota.

Plano

1. Processo e qualidade: mapear toda a gestão de transporte identificando oportunidades, definindo indicadores estratégicos e claros, revisando as malhas logísticas cada vez mais eficientes, bem como análise e qualificação dos fornecedores de toda a cadeia;

2. Inovação: estar atento as tendências, sim, estamos falando do que tem de mais novo no mercado, novos tipos de combustíveis, tecnologias diversas e sistemas que contribuam para toda a gestão;

3. Meio Ambiente: rastreamento de todo o processo desde a geração do resíduo até o descarte final envolvendo seu tratamento, mapeamento de potenciais riscos e licenças.

Podemos, sim, aprender com os erros para que não se repitam no futuro, assim vamos evoluindo na certeza de que possamos contribuir com um mundo mais limpo. Portanto, em breve, serão divultados nos projetos.

Aproveito para agradecer primeiramente a todo meu time Brasil por acreditarem. Vocês fazem a diferença, ao meu Diretor Eduardo Pereira por todo o apoio e parceria e ao time de Sustentabilidade representada pela Diretora Giuliana Ortega, vocês são fantásticas, Ana Clara Rossetto , Paloma Marcondes de OliveiraJuliane Andrade Rocha e demais integrantes, eu acredito nesse projeto fantástico.

Grupo RD

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