sábado, outubro 12, 2024

O GIGANTE DA TRANSPES: VOLVO FH 540 COM 300 TONELADAS DE CAPACIDADE

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Em um mercado de transporte cada vez mais desafiador, a Volvo Caminhões apresenta uma solução inovadora que tem revolucionado o segmento de cargas indivisíveis. O Volvo FH 540 com 300 toneladas de CMT (Capacidade Máxima de Tração), desenvolvido especialmente para atender demandas de cargas mais pesadas. Ele tem impressionado pela sua capacidade de tração e eficiência. Conversamos com especialistas da Volvo e com o presidente da transportadora Transpes, Alfonso Gonzalez para entender mais sobre esse extraordinário veículo. Na foto da capa deste artigo, as linhas de pesado FH e FMX, matrizes para o FH especial.

Glênio Karas, engenheiro de vendas da Volvo Caminhões, responsável pelo atendimento da Transpes, nos conta que a transportadora é um cliente especial para a marca, e já utilizava em sua frota os robustos Volvo FH 16 de 750 cv para as cargas mais pesadas. No entanto, tudo mudou quando a Volvo lançou o FMX MAX em 2021, com uma impressionante capacidade de tração para o setor de mineração. Nesse momento, a Volvo e a Transpes enxergaram a possibilidade de aplicar os mesmos eixos do FMX MAX no FH, tornando-o capaz de lidar com cargas extra pesadas, como as transportadas pela empresa.

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FH 540 com
Eixo do FMX MAX RTH3815

A partir dessa ideia, teve início o desenvolvimento do Volvo FH de 300 toneladas de capacidade, em uma colaboração entre a engenharia da Volvo em Curitiba (PR) e a equipe da Transpes em Betim (MG). O resultado foi a criação de um Volvo FH customizado, concluído no final de 2022, e desde então, já foram vendidas mais de 20 unidades, a maioria delas adquiridas pela Transpes.

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As diferenças entre FMX e o FH com os mesmos eixos

Comparando com o FMX MAX, que é voltado para aplicações na mineração, o FH 300 apresenta diversas diferenças em suas características. Os caminhões de cargas indivisíveis são utilizados em percursos planejados e com rampas de até 8%, enquanto os caminhões para mineração precisam superar rampas de até 20%.

Uma das principais características que diferenciam esses dois veículos está na caixa de marcha. O FH 300 possui duas marchas super-reduzidas, com uma relação de 32,04:1 na primeira, além de 6 marchas de ré, iniciando com a redução de 37,49:1, sendo necessária uma refrigeração reforçada para suportar a carga.

FH 540 com

Outro componente essencial é o eixo traseiro. No caso do FH 300, é utilizado o RTH3815 de simples velocidade, com cinco planetárias e quatro opções de redução, variando entre 4,14:1 e 7,22:1. No modelo FH especial foi utilizada a relação 5,43:1.Essas configurações permitem ao FH lidar com cargas indivisíveis de forma eficiente.

O desenvolvimento

Um aspecto importante é que o FH com 300 t foi desenvolvido pelas engenharias da Volvo Equipamento e Construções e Volvo Trucks, sendo fabricado na Suécia e posteriormente utilizado no Volvo FMX MAX para a mineração.

A suspensão é outro ponto que merece destaque. O FMX MAX, por ser aplicado em terrenos off-road, possui uma altura maior em relação ao solo. Já o FH 540 com CMT de 300 t tem sua suspensão reforçada e montada na linha de montagem, pois precisa atender à Lei da Balança, suportando 17 toneladas de peso vertical com margem de erro aceitável de até 12,5%. Apesar disso, a suspensão do FH é ainda mais robusta em relação ao modelo rodoviário convencional, utilizando molas parabólicas desenvolvidas pela própria Volvo.

Para garantir a segurança e a eficiência nas estradas, os freios também são reforçados no FH 300. Além disso, há o VEB 510 da Volvo, o caminhão conta com um retarder e freio de estacionamento com acionamento em todos os eixos.

Preço estimado

FH com 540
Um dos primeiros Volvo FH de 300 toneladas de CMT desenvolvido no Brasil

Enfim, tamanha inovação e desenvolvimento tecnológico têm um preço, e o Volvo FH 540 para 300 toneladas de CMT pode custar de 20% a 30% a mais do que o modelo rodoviário convencional. Sendo assim, o FH customizado parte de R$ 1.344.000, enquanto o modelo de catálogo tem preço a partir de R$ 1.120.000, conforme a cotação da Fipe.

Por fim, o presidente da Transpes, Alfonso Gonzalez, está satisfeito com a mudança no perfil da frota e destaca que a parceria com a Volvo tem sido fundamental para atender as demandas cada vez mais desafiadoras do setor de transporte de cargas indivisíveis.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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