domingo, maio 19, 2024

Conclusão: Nova turma do curso Gestão em Segurança no Transporte

Mais uma turma de profissionais do setor de transporte chegou à conclusão do Curso de Gestão em Segurança no Transporte da Fabet-SP. O evento de encerramento, que aconteceu no final de agosto deste ano, reuniu 26 participantes de 13 empresas distintas em uma celebração de aprendizado e compartilhamento de experiências.

O curso, ministrado em três módulos intensos ao longo dos meses de junho, julho e agosto, destaca-se por ser único no Brasil. Desenvolvido sob medida para profissionais que desempenham funções de liderança na segurança do transporte, tanto em transportadoras quanto em embarcadores, ofereceu uma imersão profunda nas complexidades e desafios desta área crucial.

No palco do Teatro Fabet, os alunos apresentaram seus trabalhos para os colegas e a banca de jurados durante o Seminário do Curso de Gestão em Segurança no Transporte, marcando o evento de encerramento.

Os profissionais das empresas, decerto, tiveram a oportunidade de compartilhar seus projetos finais de conclusão de curso, que têm como foco a promoção da segurança, eficiência e sustentabilidade nas operações de transporte. Os temas abordados nos trabalhos refletiram as discussões essenciais realizadas durante as aulas unindo conhecimento acadêmico com experiências na gestão da segurança das frotas de caminhões.

Um destaque importante foi dado à priorização do motorista e aos aspectos relacionados à humanização do trabalho e às tecnologias. Especialistas renomados, Luiz Augusto Coelho Paim, Leonardo Armbruster Barbato e Renato Leocadio, compuseram a banca avaliadora, enriquecendo ainda mais o encerramento do curso.

conclusão
Membros da banca

As apresentações no Seminário – RD e Kater Rioce

Grupo RD (Raia Drogasil) com os alunos Alex Alves da Cruz e Silva e Rafael Pedrozo, que abordaram o tema “Segurança no Transporte“. Para alcançar os objetivos, o grupo priorizou investimento na qualificação profissional dos motoristas. Entre setembro de 2021 e maio de 2022, mais de 300 profissionais, entre motoristas profissionais, motoristas educadores e gestores da área de transportes passaram por cursos de aprimoramento e capacitação na Fabet, com resultados solidamente medidos pela empresa. O resultados foram observados também na redução de consumo de combustível e emissões.

Kater Rioce, representada por Aline Gonçalves dos Santos, com a apresentação sobre a “Reestruturação de SSMAQ“. Neste trabalho, os resultados superam os 60% em alguns índices medidos após melhorias aplicadas.

conclusão
Aline – Kater Riocer

Transpedrosa e Ypê

Transpedrosa, cujos alunos Ana Carolina Silva Muniz, Naiara Monteiro Passos Oliveira e Rosana Carolina Corral Miranda falaram sobre “Tecnologia Aliada à Gestão de Processos e Pessoas“. Com outros colegas já tendo feito este curto, os três deram continuidade na implementação da plataforma digital para padronização de processos. Decerto, melhorias das tecnologias para segurança no transporte foram acrescentadas.

Ypê, com Andressa de Arruda Sales Gottardello, apresentando a “Torre de Controle – Segurança e Monitoramento“.

conclusão
Andressa – Ypê

PepsiCo e JBS

Pepsico do Brasil, cujos alunos Cicero Agostinho da Silva, Deivid Francisco Voltolin e Fabiane de Lima Vilar dos Santos abordaram o “Uso de simuladores e carreta escola no desenvolvimento dos condutores“. O objetivo do investimento é realizar o aprimoramento contínuo dos cerca de 300 motoristas da operação primária. Certamente, o simulador foi montado dentro de uma carreta que viaje até as bases dos condutores, onde é feito o treinamento pelo simulador.

JBS Transportes, representada por Darlan Rodrigues Benevides, que tratou do tema “Cuidando da nossa gente“. A partir disso, a empresa, responsável pelo transportes de diversos produtos e insumos do Grupo JBS, trabalha para implementação da cultura de segurança, redução de violações e acidentes. Além disso, o maior engajamento dos condutores de uma frota com cerca de 1.300 caminhões.  

Pra Frente Brasil e Athivalog

Pra Frente Brasil, com Diógenes de Souza Lazari Bernardo e Thales Marques Rosa, que exploraram “A inserção de placas solares no Transporte de Combustíveis: desafios e benefícios“. Ao adotar diversas tecnologias nos caminhões, a empresa entendeu que havia necessidade de mais energia. Para não sobrecarregar e reduzir a vida útil da bateria do caminhão, foi instalado o sistema de geração de energia por placas fotovoltaica. O resultado foi a redução do impacto ambiental com o aumento da vida útil das baterias e redução do consumo de combustível, principalmente, quando o caminhão está parado sem precisar do motor ficar ligado.

Athivalog Transportes, com os alunos Eryck dos Reis Cadima e Rodolfo Miranda dos Santos, apresentando a “Gestão da Fadiga“. Com a identificação e análises das ocorrências de sonolência, a empresa traçou metas e ações para prevenir e, ademais, antecipar os motivos que interferiu diretamente no evento crítico.

Hungaro e Simarelli

Hungaro Transportes, representada por Roberto Miranda Joaquim, que falou sobre “Incorporando Inteligência Artificial Para Potencializar o Setor de Transporte“. Com o uso da IA, a Hungaro conseguiu evoluir na identificação do comportamento do motorista e, assim, criar ações que tiveram impactos tangíveis para melhoria da comunicação empática e com maior constância com os condutores.

Simarelli Transportes, com Gustavo Guizelini e Luciana Luiz de Oliveira Stein, abordando o “Uso da tecnologia no processo de melhoria contínua da Transportadora“. A evolução tecnológica foi com a implantação de um aplicativo que digitalizou diversos processos que eram feitos manualmente. Dessa forma, a empresa pode ter e analisar de forma rápida diversos dados, com checklist, inconformidades, gerenciamento de manutenção e pode aplicar treinamentos mais assertivos.

Carraro e WLGC

Carraro / WLGC Transportes Rodoviários, representada por Isabele Conforto da Silva (Carraro) e Willian Pereira de Souza (WLGC), que discutiram os “Impactos da Fadiga relacionados à Saúde Mental de Motoristas de Distribuição Urbana” na conclusão. Para mitigar os problemas de fadiga, a estratégia foi unir o uso da tecnologia das câmeras de fadiga, a família do motorista e, principalmente, o acompanhamento por profissionais capacitados, como psicólogos. O principal resultado, além dos objetivos, foi a maior satisfação dos condutores por terem uma maior assistência ao trabalho deles.

LVA e Solistica

LVA Transportes, com Jânio José Andrade Luzia, Marcos Alves Moreira e Vanessa Ribeiro Costa Alexandre da Silva, na conclusão, exploraram a “Gestão de Fadiga – Fadiga Zero“. Compreendido que a tecnologia, decerto, não vai resolver o problema, a empresa passou a realizar diversas ações antes da jornada de trabalho, durante e pós-jornada, envolvendo profissionais de outras áreas da transportadora, profissionais especializado e familiares.

conclusão
Jânio, Vanessa e Marcos – LVA

Solistica Transportes, com Ricardo Travalim e Andrea Florismina Bezerra Ramos, que abordaram o “Mapeamento de vulnerabilidades X Ações propostas” para a conclusão. O plano foi elaborado para ser amplo para gerar resultados positivos em sustentabilidade, eficiência, segurança e economia em manutenção. Além disso, a redução no consumo de energia e uso de diferentes tipos de combustíveis. Após o plano entrar em execução, a Solistica começou a registrar redução de acidentes e consumo, rotas com caminhões vazios, e melhores contratações.

conclusão
Ricardo – Solistica

Próxima Turma

Após a conclusão desta turma, certamente, a próxima turma já tem agenda confirmada para o 1º Módulo para os dias 18, 19 e 20 de outubro. Assim, garanta sua vaga e esteja pronto para alcançar alta performance profissional, alinhando segurança, eficiência e produtividade.

Este evento reforça o compromisso do setor de transporte com a capacitação e a busca contínua pela excelência. Por fim, promove avanços significativos em segurança.

conclusão
Próxima turma do curso na Fabet-SP

Leia mais:

Cursos da Fabet-SP com inscrições abertas para 2023

 

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui