domingo, maio 19, 2024

CHEVROLET ONIX LT 1.0 MT VS. VW POLO TRACK: QUAL É O MELHOR PARA FROTAS?

O Chevrolet Onix LT 1.0 MT e o Volkswagen Polo Track são dois dos carros mais vendidos no Brasil. Decerto, são opções interessantes para frotas. Ambos os modelos oferecem um bom equilíbrio entre desempenho, economia e conforto, mas existem algumas diferenças importantes entre eles.

Os números de vendas diretas dos dois modelos já mostram qual é o favorito dos frotistas até o momento. Um é líder em vendas direitas e o outro ocupa a 17ª posição. Como não queremos influenciar a sua opinião antes de ver este comparativo técnico, os números de emplacamentos são revelados no final deste artigo.

Motor e câmbio

O Chevrolet Onix LT 1.0 MT conta com motor 1.0 flex de três cilindros, que entrega 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque com etanol, e 78 cv e 9,6 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de 6 marchas e a tração é dianteira.

O VW Polo Track 1.0 também conta com motor 1.0 flex de três cilindros, que entrega 84 cv de potência e 10,3 kgfm de torque com etanol, e 77 cv e 9,6 kgfm com gasolina. O câmbio é manual de 5 marchas e a tração é dianteira.

Até aqui, a vantagem, mesmo que pequena, fica para o Chevrolet Onix, principalmente, por causa do câmbio de 6 velocidades, o que permite melhor escalonamento das marchas e o trabalho do motor em rotações menores.

Dimensões e capacidades

O Onix tem 4,16 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,47 m de altura e 2,55 m de entre-eixos. O peso é de 1.037 kg e o porta-malas tem capacidade para 291 litros. O tanque de combustível comporta 44 litros.

O Polo tem 4,07 m de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. O peso é de 1.070 kg e o porta-malas tem capacidade para 300 litros. O tanque de combustível comporta 52 litros.

As diferenças de medidas e capacidades são bastante similares. Se o Polo não consumisse mais combustível, a maior capacidade de combustível no tanque poderia apresentar uma maior autonomia. Porém, o consumo maior do Polo anula esta suposta vantagem.

Nos siga LinkedIn!

Consumo e desempenho

O consumo médio do Chevrolet é de 9,9 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol, e de 13,9 km/l na cidade e 16,7 km/l na estrada com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,3 segundos e a velocidade máxima é de 167 km/h.

O consumo médio do VW é de 9,6 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada com etanol, e de 14 km/l na cidade e 15,4 km/l na estrada com gasolina. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 13,5 segundos e a velocidade máxima é de 173 km/h.

Os números de consumo são do INMETRO e os de desempenho dos fabricantes. Aqui, fica claro os benefícios do câmbio de 6 marchas do Onix, pois o melhor consumo está na estrada, quando a 6ª marcha permite velocidade cruzeiro com uma rotação menor, consequentemente, menor consumo. A caixa com 6 velocidades também permite uma relação mais curta na 1ª marcha, com arrancadas mais seguras em aclives e com o carro carregado.

Leia também: EM FROTAS: FIAT MOBI OU FIAT ARGO? JÁ PERGUNTOU AO COLABORADOR?

Equipamentos de série

O Chevrolet Onix LT conta com itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, volante com regulagem de altura, computador de bordo, rádio com conexão Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras.

O VW Polo Track conta com itens de série como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, volante multifuncional, computador de bordo, rádio com conexão Bluetooth e USB, rodas de liga leve de 15 polegadas, airbags frontais e laterais, freios ABS, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e câmera traseira para manobras.

Mercado

O preço médio praticado pelo mercado, segundo a Fipe, é de R$ 90.552 para o Chevrolet Onix LT 1.0 e de R$ 83.896 para o VW Polo Track. Desse modo, os números de emplacamentos revelam qual desses dois modelos foi o favorito dos frotistas no primeiro semestre 2023.

Nos seis primeiros meses, segundo a Fenabrave (associação dos distribuidores autorizados), de longe o VW Polo foi o mais comprado por frotistas, com 8.360 unidades emplacadas por pessoas jurídicas. Certamente, com este resultado, o VW Polo ocupou a posição do automóvel mais emplacado em vendas diretas. Já o Chevrolet Onix ocupou a 17ª posição, com 1.828 unidades no mesmo período.

Por fim, os dados técnicos mostram que existe uma superioridade tecnológica do Chevrolet Onix em relação ao VW Polo. Porém, sendo o VW Polo satisfatório, as políticas de preço, desconto e relacionamento com os clientes frotistas são decisivas para o sucesso em vendas para frotas.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

1 COMENTÁRIO

  1. VW foi valente com a geração dos Gols, agora para ter outro substituto do nível do Gol vai longe. Hoje o Ônix é imbatível, melhor custo benefício do mercado. Porque será que vende tanto?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui