sexta-feira, dezembro 19, 2025

Saiba o que vai mudar no Código de Trânsito Brasileiro para os profissionais de transporte

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O Senado aprovou uma medida provisória que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em vários aspectos, como:

As competências para fiscalizar e multar entre municípios, estados e Distrito Federal; entre as polícias militar e rodoviárias (leia mais no subtítulo Fiscalização);

Seguro de cargas (leia mais no subtítulo Seguro de Cargas);

Exame toxicológico para motoristas profissionais (leia mais no subtítulo Exame Toxicológico);

Descanso dos caminhoneiros (leia no Subtítulo Descanso dos caminhoneiros).

O texto, que foi relatado pelo senador Giordano (MDB-SP), segue para a sanção presidencial.

Segundo o relator, as mudanças no CTB são necessárias para atualizar termos obsoletos. E incluir os veículos elétricos na definição de veículo automotor e melhorar as regras sobre os exames toxicológicos, entre outras modificações.

Fiscalização

O texto aprovado dá aos órgãos municipais de trânsito a competência privativa de fiscalização e de aplicação de multas nas principais infrações. Inclui aquelas envolvendo estacionamento ou parada irregulares. Assim como, excesso de velocidade, veículo com excesso de peso ou acima da capacidade de tração e recolhimento de veículo acidentado ou abandonado.

Estados e Distrito Federal terão competência privativa para fiscalizar e multar infrações relacionadas a não realização de exame toxicológico. Bem como, a falta de registro do veículo, a falta de baixa de veículo irrecuperável, cadastro desatualizado e falsa declaração de domicílio, por exemplo.

As demais infrações serão de competência concorrente. Tanto um quanto outro agente podem atuar. Já as privativas podem ser delegadas a outro órgão por meio de convênio.

A Câmara dos Deputados incluiu dispositivo para especificar que não há infração de trânsito quanto a circulação, parada e estacionamento de veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento. Ou a veículos de polícia, de fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias, mesmo que sem identificação ostensiva.

A fim de prevenir e reprimir os atos relacionados à segurança pública e garantir obediência a normas de segurança do trânsito, a Polícia Militar (PM) poderá realizar atividades de polícia ostensiva de trânsito. No entanto, deve respeitar as competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Seguro de cargas

Um dos pontos modificados foi o da contratação de seguro para a carga transportada. O texto original da MP atribuía, exclusivamente ao transportador a contratação desse seguro. Não permitia ao dono da carga fazer exigências como as relacionadas a Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Mas durante a tramitação na Câmara, foram inseridas regras intermediárias. Assim, os transportadores, ainda que pessoas físicas ou cooperativas, deverão contratar obrigatoriamente seguros de cargas de três tipos:

1) responsabilidade civil para cobertura de perdas ou danos causados por colisão, abalroamento, tombamento, capotamento, incêndio ou explosão;

2) responsabilidade civil para cobertura de roubo, furto simples ou qualificado, apropriação indébita, estelionato e extorsão simples ou mediante sequestro afetando a carga durante o transporte; e

3) responsabilidade civil para cobrir danos corporais e materiais causados a terceiros pelo veículo utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Entretanto, tanto o seguro de perdas por acidentes quanto o de roubo e assemelhados deverão estar vinculados a Planos de Gerenciamento de Riscos (PGR). Isso deve ser estabelecido em comum acordo entre o transportador e a sua seguradora. Se o contratante do serviço de transporte quiser impor obrigações ou medidas adicionais na operação de transporte ou no gerenciamento do serviço deverá pagar pelas despesas envolvidas nisso.

Por outro lado, o transportador e o dono da mercadoria poderão contratar outros seguros. Para isso, poderá exigir do transportador uma cópia da apólice de seguro com as condições, prêmio e gerenciamento de risco contratados.

Quando houver subcontratação para o transportador autônomo de cargas (TAC) realizar o serviço, esse caminhoneiro será considerado preposto e contra ele não poderá haver ação de regresso pela seguradora. Já o seguro por danos a terceiros deve ficar em nome do TAC subcontratado. Em qualquer hipótese, os embarcadores, as empresas de transporte e as cooperativas de transporte não poderão descontar do valor do frete do TAC valores de taxa administrativa e de seguros, sob pena de indenização igual a duas vezes o valor do frete.

Exame toxicológico

Sobre o exame toxicológico exigido para condutores com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E, a MP aplica novas sanções por sua não realização. Em vez da suspensão da multa pela falta do exame até 2025, como previa o texto original, o substitutivo aprovado prevê vigência das novas regras a partir de 1º de julho de 2023.

Se o motorista não realizar o exame para obter ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ela será emitida somente com a apresentação de resultado negativo para exame toxicológico e o interessado estará sujeito a multa de cinco vezes o valor base se dirigir veículo sem a devida renovação. Nessa situação, a reincidência resultará em multa de dez vezes e suspensão do direito de dirigir.

Quanto ao exame de mesmo tipo exigido pelo CTB a cada dois anos e meio após a renovação da CNH, se ele não for realizado em até 30 dias após o fim do prazo, o condutor estará sujeito a multa gravíssima (cinco vezes o valor base) a ser aplicada pelo Detran. Caberá à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) comunicar a proximidade do fim do prazo por meio do sistema de notificação eletrônica.

Já a infração de dirigir qualquer veículo com resultado positivo no exame toxicológico previsto provocará multa gravíssima e a reincidência vai gerar multa de dez vezes e suspensão do direito de dirigir.

Embora o texto tenha imposto penalidades maiores, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) fixará um escalonamento de até 180 dias para a realização dos exames a partir de 1º de janeiro de 2024, resultando em uma espécie de anistia ainda a ser regulamentada.

Descanso e contrato

A medida provisória remete a regulamento do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a definição dos critérios para que o motorista continue viagem sem observar o descanso obrigatório a cada cinco horas e meia nas situações em que, na rota programada, não houver pontos de parada e descanso disponíveis ou vagas de estacionamento.

O texto também permite aos órgãos de trânsito estaduais contratarem, por meio de credenciamento, empresas registradoras de contrato para registrar quando o veículo comprado é dado em garantia nas operações de financiamento, consórcio, arrendamento mercantil, reserva de domínio ou penhor.

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Fonte: Agência Senado e Agência Câmara

APOIO: FABET

Código de Trânsito Brasileiro

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DHL Brasil está com 207 vagas abertas para diferentes cargos, áreas e cidades

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A DHL, uma das maiores empresas de logística e transporte do mundo, está com 207 vagas abertas no Brasil para diferentes áreas e cidades.  Primeiramente, as vagas são para profissionais de diversos níveis e funções, como entregadores, assistentes, analistas, coordenadores e gerentes. 

As áreas de atuação incluem operações, armazém, transporte de carga e avião, vendas e desenvolvimento de negócios. Bem como, para TI, recursos humanos, finanças e controladoria, consultoria, análise de dados e gestão de projetos e administração.

Para se candidatar a uma das vagas, o interessado deve entrar no site de carreira da DHL ou buscar a seção Careers no site da DHL. Nesse sentido, nesta página é possível filtrar as vagas por área ou por cidade de preferência. 

Em seguida, ao encontrar a vaga desejada, é preciso ler com atenção o descritivo sobre a vaga e os requisitos necessários para o cargo. Depois disso, é só clicar em se inscrever. Será solicitado que informe como soube da vaga, então, selecione outros, e no campo para digitar o nome, diga que foi no Frota News.

Esta página da DHL Careers permite diferentes formas de pesquisar as vagas
Página exemplo da DHL de como cada vaga é descrita. A direita da página, são mostradas vagas similares

Sobre trabalhar na DHL

Assim, trabalhar na DHL significa fazer parte de uma empresa líder em seu segmento, que oferece aos seus colaboradores vários benefícios. Alguns deles são:

– Remuneração compatível com o mercado e benefícios como plano de saúde, vale-refeição e seguro de vida.

– Possibilidade de crescimento profissional e desenvolvimento de carreira, com programas de capacitação, mentoria e mobilidade interna.

– Clima organizacional positivo, diverso e inclusivo, que estimula a cooperação, a inovação e a sustentabilidade.

– Reconhecimento e recompensa pelo desempenho e pela participação nos resultados da empresa.

– Acesso a tecnologias avançadas e soluções inteligentes para atender às demandas dos clientes e do mercado.

Volvo faz a maior venda de caminhões elétricos: 1.000 unidades para a Holcim

A Holcim, uma das maiores fornecedoras globais de soluções de construção e presente no Brasil, fechou um acordo com a Volvo Trucks para comprar 1.000 caminhões elétricos até 2030. Primeiramente, além de outros negócios, a Holcim possui marcas de cimentos famosas no mercado brasileiro, como, como Mauá e Montes Claros.

Esse é o maior pedido comercial até hoje para os caminhões elétricos da Volvo. Além disso, a Holcim e a Volvo são membros fundadores da First Movers Coalition (FMC), uma coalizão de empresas que usam seu poder de compra para acelerar a transição para um futuro de baixo carbono.

Os primeiros 130 caminhões elétricos Volvo FH e Volvo FM serão entregues no quarto trimestre de 2023 e ao longo de 2024. Contudo, eles serão usados nas operações da Holcim na Europa, incluindo França, Alemanha, Suíça e Reino Unido. A Volvo Trucks planeja que 50% de suas vendas de caminhões sejam de modelos elétricos até 2030 e está ampliando a produção em três fábricas na Suécia, França e Estados Unidos.

A Holcim planeja reduzir suas emissões de CO₂ em 37% até 2030 e se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050.

Sobre a Holcim

A Holcim é uma multinacional que fornece materiais de construção e soluções para diversos tipos de projetos em todo o mundo. Por exemplo, a empresa produz cimento, agregados e concreto de alta qualidade e baixo impacto ambiental. A Holcim se preocupa com a sustentabilidade socioambiental. Ela tem em vista oferecer produtos inovadores e soluções construtivas que atendam às necessidades dos clientes e da sociedade. A empresa tem uma presença global e equilibrada. Conta com cerca de 90 mil funcionários em mais de 80 países, e é líder em todas as regiões onde atua. Ela atua em todas as regiões do Brasil.

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Especialista da Frigo King resume três dicas fundamentais para o transporte de cargas refrigeradas

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O segmento de baú alumínio/refrigerado a linha leve, conhecido como carroceria sobre chassis, está crescendo. De acordo com dados de mercado da ANFIR (entidade que representa esta indústria), as vendas totalizaram 8.325 unidades no primeiro quadrimestre, em comparação com 7.699 unidades no mesmo período do ano passado. Isso representa um aumento de 8,13%, lembra um dos fornecedores para o segmento, a Frigo King. 

O baú refrigerado deve transportar cargas resfriadas ou congeladas nas cidades, conforme a lei exige. Esses dados demonstram a importância dessa prática.

Portanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamenta o transporte de cargas resfriadas e utiliza a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 216 como um dos principais instrumentos normativos.

“Essa regulamentação é abrangente e aborda os cuidados com a exposição, armazenamento, transporte e venda de alimentos crus, cozidos e resfriados”, explica Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King, uma empresa fabricante de equipamentos de alta tecnologia para refrigeração de cargas transportadas em baixas temperaturas.

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Contudo, essa operação requer cuidados de diversas naturezas, além de seguir as normas da Anvisa. O executivo da Frigo King apresenta três dicas importantes para os operadores logísticos:

Conheça o equipamento utilizado para o transporte da carga:

Primordialmente, antes de contratar o frete, é importante que você conheça o equipamento que o transportador utilizará. A máquina precisa ser adequada para a operação, capaz de manter a temperatura no interior do baú de forma constante e fornecer informações em tempo real sobre a condição da operação. Isso garante a integridade da carga, evita contaminação e fornece um histórico fundamental para o seu negócio.

Verifique o funcionamento do equipamento:

Antes de carregar a carga, é essencial verificar se a máquina responsável por refrigerá-la durante todo o trajeto está em perfeitas condições de uso. Além disso, siga rigorosamente os protocolos de operação recomendados pelo fabricante do equipamento. Cuidado nunca é demais.

A higienização é fundamental:

Após garantir que o equipamento de refrigeração esteja em plenas condições de operação, é fundamental garantir que o espaço de carga esteja higienizado. O processo de limpeza deve ser rigoroso para evitar qualquer possibilidade de contaminação. Todos os membros da equipe devem estar comprometidos com o conceito de transporte responsável de alimentos.

Os passos acima devem ser observados por quem contrata o transporte, por quem realiza e, inclusive, por quem recebe a carga. 

Frigo King
Marcos Augusto Pordeus de Paula, diretor da Frigo King. Foto: divulgação

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GWM Brasil começa logística de distribuição de peças com caminhões elétricos

A GWM Brasil, focada na produção e vendas de veículos elétricos e híbridos, decidiu adotar uma abordagem coerente com seu negócio. Ela passou a utilizar caminhões elétricos para distribuir peças de reposição em sua rede de concessionárias. Inicialmente, a empresa concentra essa forma de entrega na região da Grande São Paulo. No entanto, a GWM tem planos de expandir gradualmente esse serviço para outras capitais brasileiras. A responsabilidade pelo transporte fica a cargo da DSV, a operadora logística de peças oficial da GWM no Brasil.

Durante o mês de maio, as 15 concessionárias da nova Autotech começaram a receber o primeiro pacote de cerca de 40 itens. Ele é composto por peças de alto giro e ferramentas de diagnóstico. Essa medida garantirá aos primeiros clientes um atendimento imediato para revisões ou reparos rápidos.

Leia também: Ypê Abre Mais 15 Vagas Para Motoristas Mulheres Com CNH E E Sem Experiência. Saiba Como Se Inscrever

Esse kit inclui peças que utilizaremos tanto em serviços de manutenção preventiva, como filtros, velas e pastilhas de freio, quanto substituiremos componentes danificados em partes da carroceria devido a colisões frequentes no trânsito urbano, como faróis, lanternas, radiadores, para-choques e espelhos retrovisores externos.

Nas principais capitais do Brasil

Na segunda fase de distribuição de peças, as concessionárias receberão itens de reposição para complementar o kit inicial, que variará conforme o volume de vendas da concessionária e o número de pontos de distribuição em cada estado.

No entanto, desde abril, as concessionárias têm acesso a um estoque de 50 mil peças disponíveis no Brasil, atualmente armazenadas no Centro de Distribuição de Peças GWM Brasil, localizado em Cajamar, na Grande São Paulo. Isso significa que a montadora garantirá uma das maiores disponibilidades de componentes de reposição.

“A GWM terá 100% das peças de revisão e manutenção em estoque por três meses, para garantir o processamento do pedido no mesmo dia ou até às 12h do dia seguinte”, afirma Oswaldo Ramos, CCO da GWM Brasil.

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Delta Air Lines abre vagas para mais de 4 mil comissários de bordo

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A Delta Air Lines anunciou que vai contratar mais comissários de bordo em 2023, após um ano recorde de contratações. A princípio, a companhia aérea planeja adicionar de quatro a seis mil novos profissionais à sua equipe. Ela já conta com 1.940 novos comissários desde fevereiro .

Para ser um comissário de bordo da Delta, é necessário ter diploma de ensino médio, GED ou equivalente, autorização para trabalhar nos Estados Unidos, fluência em inglês e ter pelo menos 21 anos de idade na data da inscrição . Além disso, os candidatos devem estar totalmente vacinados antes do início do treinamento.

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A Delta opera voos durante todo o ano, dia e noite, tanto em rotas internacionais quanto domésticas. Por isso, os comissários de bordo devem ser flexíveis e estar dispostos a voar em diferentes localidades. A companhia também busca por candidatos bilíngues. Além do inglês, que falem um dos seguintes idiomas: tcheco, dinamarquês, holandês, francês, grego, alemão, hebraico, italiano, japonês, coreano e sueco  .

Nesse sentido, os comissários de bordo da Delta são profissionais que se dedicam a garantir a segurança e o conforto dos clientes, além de prestar um serviço de excelência. Para saber mais sobre a carreira de comissário de bordo, o processo seletivo e as perguntas frequentes, consulte o Guia do Processo de Contratação de 2023.

Igualdade de oportunidades

A Delta Air Lines, Inc. é um empregador que respeita a igualdade de oportunidades de trabalho e a ação afirmativa. Ao mesmo tempo, ela oferece acomodações razoáveis durante o processo de inscrição e seleção para candidatos qualificados, inclusive ajustes relacionados às exigências de oferta condicional de emprego. Será necessário apresentar documentação médica ou religiosa de apoio quando aplicável.

Para mais informações sobre as oportunidades de carreira e o processo de inscrição, entre em contato com a Delta Airlines, por meio do seguinte link: https://news.delta.com/inscreva-se-agora-para-tornar-se-um-comissario-de-bordo-da-delta

Últimas vagas: curso presencial Gestão de Segurança no Transporte na Fabet-SP

A Fabet-SP anuncia as últimas vagas disponíveis para o curso presencial de Gestão de Segurança no Transporte. Acima de tudo, o programa visa capacitar profissionais para atuarem como lideranças estratégicas no setor, abordando questões essenciais relacionadas à segurança viária.

Com início do primeiro módulo marcado para os dias de 14 a 16 de junho. Bem como, o curso terá duração de três meses, com um encontro mensal. Ao longo desse período, os participantes terão a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais. Além de desenvolverem habilidades de gestão de segurança no transporte, totalizando 80 horas de aulas.

O curso conta com um corpo docente altamente qualificado. Ou seja, é composto por professores especialistas, mestres e doutores. Isso, além de vasta experiência em suas áreas e uma grande oportunidade de interação e networking, tão importante quanto.

Essa equipe de professores vai proporcionar aos alunos uma sólida base teórica aliada a exemplos práticos e casos reais, possibilitando uma visão abrangente e atualizada sobre a gestão da segurança no transporte.

As últimas vagas estão disponíveis e a instituição convida todos os interessados a participarem dessa formação única e enriquecedora. A Gestão de Segurança no Transporte é uma área cada vez mais relevante, tendo em vista a importância de medidas preventivas e estratégias eficientes para garantir a segurança dos profissionais e dos demais usuários das vias.

Para obter mais informações sobre o curso e realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com a Fabet-SP pelos canais disponíveis na imagem nesta página. Não perca essa oportunidade de se tornar uma liderança estratégica e competente no âmbito da segurança viária no setor de transportes.

Leia mais: Ypê Abre Mais 15 Vagas Para Motoristas Mulheres Com CNH E E Sem Experiência.

Saiba Como Se Inscrever: contatos na imagem abaixo!

Sobre a Fabet-SP:

A Fabet-SP é reconhecida como uma instituição de excelência na formação de profissionais capacitados para atuar nas áreas de transporte, logística e mobilidade. Com uma infraestrutura moderna e um corpo docente qualificado, a Fabet-SP oferece diversos cursos voltados para o desenvolvimento do setor de transportes no Brasil.

Ypê abre mais 15 vagas para motoristas mulheres com CNH E e sem experiência. Saiba como se inscrever

O “Mulheres em Movimento” está na sua primeira edição e já conta com 10 mulheres contratadas nas regiões de Amparo, Salto, Anápolis e Simões Filho, que receberam um treinamento intensivo na Fabet São Paulo. Ao mesmo tempo, a Ypê abre 15 novas vagas abertas em Amparo (SP) para mulheres que tenham carteira de motorista na categoria E. Não é preciso ter experiência na função.

A Ypê é uma empresa 100% brasileira que fabrica produtos de higiene e limpeza desde 1950, quando começou com o sabão em barra caseiro. Hoje, a Ypê é líder no segmento e tem mais de 7.000 colaboradores que trabalham com o propósito de construir um mundo melhor.

Um dos projetos da Ypê para alcançar esse objetivo é o “Mulheres em Movimento”, que visa capacitar e contratar mulheres para serem motoristas de caminhão. Nesse sentido, o programa é uma forma de promover a diversidade na empresa e oferecer oportunidades para as mulheres que querem ingressar ou se aperfeiçoar nessa profissão.

Para se inscrever no programa, basta acessar os links abaixo e preencher o formulário. Atualmente, essa é uma chance de fazer parte de uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, a sociedade e a qualidade de vida das pessoas.

Confira as vagas disponíveis, em Amparo, nos links abaixo:

Manobrista (7 vagas):  https://carreirasype.gupy.io/jobs/4309571

Motorista de Carreta (7 vagas): https://carreirasype.gupy.io/jobs/4659598

Motorista de Carreta Interno (1 vaga):  https://carreirasype.gupy.io/jobs/4711997

A Ypê cuida de sua gente e acredita que a diversidade é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Grandes mulheres fazem parte da história da companhia, com cargos de extrema responsabilidade, inclusive na alta liderança e no Conselho de Administração, que conta com 37,5% de representatividade feminina.

Leia também: Fabet Formou Mais 20 Mulheres E Está Com Inscrições Abertas Para A Próxima Turma

Mercedes-Benz do Brasil

A história da Mercedes-Benz do Brasil remonta ao ano de 1956, quando a empresa alemã decidiu estabelecer uma fábrica no país. Naquele momento, o Brasil estava em um período de crescimento econômico e industrialização, o que tornava o mercado automobilístico promissor.

A construção da fábrica da Mercedes-Benz iniciou em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo. A empresa escolheu essa localização estratégica devido à proximidade com a capital paulista e à infraestrutura industrial da região.

Em 28 de setembro de 1956, a fábrica da Mercedes-Benz do Brasil foi oficialmente inaugurada. Ela foi a primeira unidade de produção da empresa fora da Alemanha. Inicialmente, a fábrica produzia caminhões e ônibus para atender à demanda do mercado brasileiro, que estava em pleno crescimento.

Com o passar dos anos, a Mercedes-Benz do Brasil ampliou sua linha de produtos e diversificou suas operações. Além dos caminhões e ônibus, a empresa começou a produzir automóveis de passeio, vans e utilitários. Essa expansão permitiu que a Mercedes-Benz consolidasse sua posição no mercado brasileiro e se tornasse uma das principais montadoras do país.

Ao longo das décadas, a Mercedes-Benz do Brasil investiu em tecnologia e inovação, trazendo para o mercado nacional veículos com alta qualidade, desempenho e segurança. A empresa também se destacou por sua preocupação com a responsabilidade social e ambiental, implementando práticas sustentáveis em suas operações.

Além da produção de veículos, a Mercedes-Benz do Brasil também desenvolve atividades relacionadas à pesquisa e desenvolvimento, além de oferecer serviços de pós-venda e treinamento para seus clientes e parceiros.

Hoje, a Mercedes-Benz do Brasil é uma referência no setor automobilístico brasileiro, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos e pela contribuição para o desenvolvimento da indústria nacional. A empresa continua investindo no país e buscando aprimorar seus produtos e serviços, atendendo às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros.

As 5 opções de chassi cabine 2023 para transporte urbano com CNH categoria B

Apresentamos de forma objetiva os modelos de chassi cabine que possuem PBT de até 3.500 kg e podem ser conduzidos com CNH categoria B. Nesse sentido, mostramos as principais informações das fichas técnicas e preços atualizados em maio de 2023.

Ao passo que, as pessoas têm usado o chassi cabine por sua versatilidade em poder suportar diferentes tipos de baús ou outros tipos de implementos.

A legislação e a categoria

E as vantagens de pertencerem à categoria de caminhonete são muitas, mostrando-se muito eficientes em diversas atividades da logística urbana. São elas: não há as mesmas restrições de circulação dos caminhões, apenas a mesma de rodízio dos automóveis e dependendo da cidade. Bem como, estacionar nas mesmas vagas de automóveis, valor de pedágio e demais regras dos automóveis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) serem as mesmas dos automóveis. A exceção deve ser observada para o tipo de atividade. Se o carro será emplacado com placa comum (atividade para uso pessoal ou negócio próprio) ou placa vermelha (atividade remunerada para terceiros).  

Vale lembrar que não basta ter apenas a CNH B. Portanto, é necessário que tenha a sigla “EAR” inscrita na habilitação. Ela significa que o motorista “Exerce Atividade Remunerada”. É uma observação que deve ser incluída na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de todos que prestam serviços de transporte. E sejam pessoas, cargas ou valores, para pessoas físicas ou jurídicas. Isso obriga o exame psicológico em todas as renovações da CNH, não só na primeira habilitação, como é para todos os iniciantes. Na categoria B, ainda, não é necessário o exame toxicológico. Este exame é obrigatório para as categorias C, D e E. 

Em seguida, a apresentação dos modelos seguem a ordem alfabética do nome da marca. Consideramos abaixo apenas os modelos que atendem a legislação ambiental Proconve L7, equivalente a Euro 6. Portanto, modelos produzidos em 2022 Euro 5, não entraram na lista, com o Foton Minitruck 3.5-11 ST e Hyundai HR. Confira abaixo as opções de chassi cabine Euro 6:

Iveco Daily 30-160 City / 35-160

chassi cabine

Motor: FPT F1C Max 3.0 — Potência: 160 cv @ 3.500 rpm — Torque: 380 Nm @ 1.600 ~ 2.900 rpm — Transmissão: Eaton ZF 6S 480 VO de 6 marchas manuais — Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD. Sistemas auxiliares de segurança: controle de partida em rampa, de estabilidade, aumento da pressão nos freios, aumento da pressão nos freios traseiros após o ABS entrar em ação no eixo dianteiro. Segue com controle de rolagem, detecção da distribuição de carga e da presença de reboque — Suspensão: Suspensão independente do tipo duplo A com barras de torção longitudinais de diâmetro 31 mm e barra estabilizadora com diâmetro de 22 mm. Amortecedores telescópicos hidráulicos de dupla ação / Streparava Quadtor (dianteira) e Mola parabólica de simples estágio, com 60 mm de largura e 2 lâminas  (traseira).

Tipo de chassi: Escada com Longarinas planas com perfil “C” e travessas tubulares ou planas rebitadas Dimensões do perfil 172 x 66 x 5 mm — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.900 kg / 3.500 kg para o 30-160 City e 4.400 kg / 3.500 kg para o 35-160 — Capacidade de carga útil técnica / legal: 1.910 kg / 1510 kg para o 30-160 — Preço: Ainda não informado para o 30-160 / R$ 287.521 para o 35-160, fonte do preço: Fipe.

Kia Bongo 2500

cabine chassi

Motor: 2.5 L Turbodiesel Intercooler — Potência: 130,5 cv @ 3.800 rpm — Torque: 260 Nm @1.500 ~ 3.500 rpm — Transmissão: manual, de 6 velocidades — Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira com ABS e EBD — Suspensão dianteira: independente com barras de torção, barra estabilizadora e amortecedores a gás — Suspensão traseira: eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás — Sistemas auxiliares de segurança: não possui — Tipo de chassi: longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares e cabine em chapa de aço estampado — Tração: traseira 4×2 ou 4×4 — PBT técnico / homologado: 3.392 kg / 3.392 kg — Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.812 kg / 1.812 kg — Preço: R$ 163.058 (4×2) e R$ 164.993 (4×4), fonte do preço: Fipe. 

Mercedes-Benz Sprinter 315 CDI Street

chassi cabine

Motor: OM 654 CDI, turbodiesel e 2,0 litros — Potência: 150 cv @ 3.800 rpm — Torque: 340 Nm @1.500 ~ 2.400 rpm — Transmissão: ZF 6S 480, manual, de 6 velocidades — Freios:  Freio hidráulico a disco em todas as rodas, com discos frontais autoventilados com ABS e EBD — Suspensão dianteira:  Independente com molas transversais parabólicas, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora — Sistemas auxiliares de segurança: programa eletrônico de Estabilidade Adaptativo 9i, assistente ativo de frenagem, assistente de vento lateral, luz diurna e de freio adaptativa —  Suspensão traseira: Eixo rígido com feixe de molas semielípticas e amortecedores a gás —

Tipo de chassi: Longarinas de aço estampado com perfil retangular (duplo “C”), travessas tubulares e cabine em chapa de aço estampado — Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg — Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.567 kg / 1.567 kg — Preço: R$ 256.188, fonte do preço: Fipe. Leia mais sobre a Sprinter 315.

Renault Master

chassi cabine

Motor: M9T GEN4 AdBlue — Potência: 136 cv @ 3.500 rpm — Torque: 360 Nm @ 1.500 rpm. Transmissão: 6 marchas manuais. Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD. Sistemas auxiliares de segurança: controle de tração, partida em rampa, estabilidade, auxílio de carga e de reboque, assistente de frenagem urgente, para mitigar capotamento, contra vento lateral e luz diurna. Suspensão: tipo MacPherson, com braço inferior retangular, barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos no eixo dianteiro. No eixo traseiro, o sistema é com travessas longitudinais semielípticas de lâminas em aço e amortecedores hidráulicos telescópicos (traseira). Tração: traseira — PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg — Preço: R$ 193.881, fonte: Fipe. 

VW Delivery Express

Motor: FPT F1C 3.0 — Potência: 156 cv a 3.300 rpm — Torque: 360 Nm @ 1.300 ~2.900 rpm. Transmissão: Eaton ESO 4106A de 6 marchas manuais, com câmbio no painel e de fácil engate. Freios: hidráulico, freio a disco em todas as rodas com ABS + EBD.

Sistemas auxiliares de segurança:  ATC (controle de tração) + HSA (auxílio de partida em rampa) + ESC (controle de estabilidade eletrônica). Suspensão: independente com molas helicoidais e amortecedores, hidráulicos telescópicos de dupla ação. Barra estabilizadora de série (dianteira) e eixo rígido, molas parabólicas com duplo estágio, amortecedores hidráulicos de dupla ação. Barra estabilizadora de série (traseira).

Tração: traseira. PBT técnico / homologado: 3.500 kg / 3.500 kg. Capacidade de carga útil técnica e legal: 1.335 kg (entre-eixos de 3.000 mm) / 1.225 kg (entre-eixos de 3.600 mm) — Preço: R$ 312.900.

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