A Jamef anunciou que Pedro Maniscalco é o novo diretor presidente da empresa, trazendo consigo sua vasta experiência e conhecimento sobre a empresa e o setor. Pedro ocupava o cargo de diretor de Operações desde 2007 e é um profissional altamente qualificado e dedicado, com mais de 20 anos de história na companhia.
Pedro Maniscalco desempenhou um papel fundamental na construção das estratégias que garantiram a expansão e o sólido crescimento da Jamef nos últimos anos. Sob sua gestão, a empresa alcançou resultados notáveis, consolidando sua posição como uma das maiores empresas do Brasil em soluções personalizadas para transporte de encomendas urgentes e logística.
Desse modo, ao completar 60 anos em 2023, a Jamef celebra sua trajetória de sucesso e agradece a gestão de Ricardo Botelho, ex-diretor presidente, pelo seu trabalho e contribuição para o crescimento da empresa.
Sobre a Jamef
Em suma, a Jamef atua de forma abrangente nos modais rodoviário. Mais recentemente, no aéreo, oferecendo soluções personalizadas para clientes de todos os portes nas frentes B2B e B2C.
A empresa possui uma frota com mais de 1,2 mil caminhões, garantindo eficiência e pontualidade nas entregas. Além disso, emprega aproximadamente 4 mil colaboradores diretos em todo o país, que desempenham um papel fundamental na operação diária da empresa.
Portanto, a segurança é uma prioridade para a Jamef. A empresa rastreia 100% de sua frota via satélite, permitindo o monitoramento em tempo real de todas as encomendas. Além disso, os terminais da Jamef são monitorados 24 horas por dia, proporcionando uma proteção adicional às mercadorias em trânsito.
O Frota News tem como foco as quatro principais necessidades de informações e análises dos frotistas atuais: segurança, educação, inclusão social e meio ambiente no transporte.
Se identifica com esses quatro valores, fundamentais para a construção das práticas de ESG. Esta sigla sintetiza as três principais áreas de preocupação ambiental, social e governança.
O princípio ético do nosso jornalismo está pautado nesses valores. Todas as reportagens passam por uma avaliação e curadoria para o crescente conhecimento sobre esses temas.
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O Grupo Coopercarga divulgou, recentemente, o seu relatório sobre as atividades ligadas ao ESG de 2022, que teve o comitê desta área criado em e em 2021.
O relatório resume todas as atividades de responsabilidade social ligadas ao tripé da sustentabilidade que dá sentido à sigla ESG: ambiental (E), social (S) e de ética, representada pela G de governança corporativa.
Com 55 páginas, o documento faz uma prestação de contas de centenas de atividades do Grupo Coopercarga e a versão completa pode ser baixada em PDF no site da empresa.
Na carta de apresentação do Relatório ESG 2022, o presidente do Grupo Coopercarga, Osni Roman, deixa em destaque: “Hoje nos posicionamentos como um Operador Logístico Sustentável”.
A Frota Verde
Vamos adiar neste artigo o que o relatório apresenta em termos de frota com esta pegada sustentável.
Atualmente, a Coopercarga trabalha com duas marcas de caminhões elétricos importados: a BYD e a JAC. A BYD eT3 possui uma capacidade de carga de até 720 kg e uma autonomia de até 300 km. Vale lembrar que este ano, o INMETRO publicou uma portaria sobre divulgação de autonomia de veículos elétricos com normas estrangeiras e, que na ausência de uso da norma nacional, se aplica uma redução de 30% em razão das condições climáticas e topográficas brasileiras. Nesse sentido, a autonomia real do BYD eT3 é de 210 km.
Já o JAC iEV1200T tem capacidade de carga de até 3.500 kg e uma autonomia de até 250 km divulgada pelo fabricante é de 175 km pela norma do INMETRO.
Esses veículos podem reduzir, em média, 99,3% das emissões de CO₂ durante o uso, o chamado “emissões do tanque à roda”.
Os 13 veículos elétricos estão em uso pelos clientes, sendo a AGCO, o Grupo Boticário e a Sodexo.
Caminhões a gás
Além dos elétricos, a Coopercarga possui 11 cavalos mecânicos Scania movidos a gás. Nesse sentido, esses caminhões podem ser abastecidos com dois tipos de gases, inclusive, misturados, como nos veículos flex. O mais fácil de encontrar é o GNV, ainda um combustível fóssil que apresenta uma redução na emissão de CO₂ em torno de 15% em relação ao diesel. A melhor alternativa é o biometano, um gás purificado a partir do biogás que apresenta uma redução de emissões superior a 90%.
A maior vantagem do uso do biometano é que, além de emitir, significativamente, menos poluentes, ele faz parte da economia circular. Além disso, ele é uma fonte de energia limpa. O biometano contribui para a redução de resíduos orgânicos. Ele pode ser gerado a partir de diversas fontes, como vinhaça, restos de culturas agrícolas, fezes de animais e resíduos da agroindústria e do lodo sanitário urbano e nos aterros sanitários, os famosos “lixões”.
O futuro do biometano
No Brasil, há 41 projetos de usinas de biogás e biometano em andamento, segundo a ABiogás. Em outras palavras, isso deve aumentar a produção e a produção desse biocombustível nos próximos para 32 milhões de m³ até 2030. Os investimentos previstos para esse aumento acontecer são de R$ 7,4 bilhões. Há, ainda, outras empresas investindo na infraestrutura para distribuição do biometano.
Muitas empresas estão com projetos de ter a própria usina de produção de biometano em suas garagens e indústrias. Do mesmo modo, a Volkswagen do Brasil tem projeto para essas usinas em todas as suas fábricas e em diversos concessionários da marca.
Transportadoras com frota de caminhões a gás podem colocar no radar a construção de uma pequena usina de produção de biometano dentro de suas instalações. Por exemplo, como a Reiter Log, que possui 125 caminhões movidos a gás, já planeja fazer tendo a Shell Energy Brasil como executora do projeto.
Redução de CO₂ com o dobro de capacidade
A Coopercarga fechou 2022 com 14 carretas Double Deck na frota dela. O que são veículos Double Deck? São carretas especialmente projetadas com um segundo piso instalado. Portanto, essa estrutura permite aproveitar ao máximo o espaço disponível, dobrando a capacidade de carga em comparação com as carretas tradicionais.
Por fim, com o dobro de capacidade interna, as composições Double Deck proporcionam uma redução significativa no tempo de espera dos clientes. Isso ocorre porque um único veículo consegue transportar uma quantidade maior de mercadorias, agilizando o processo de entrega e aumenta a eficiência logística.
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A Picorelli Transportes comprou um Mercedes-Benz Actros 2548 6×2 e solicitou à concessionária Mercedes-Benz, a Minasmáquinas, para personalizar o modelo em vermelho com detalhes dourados, mais a grafia “90 Anos”. A empresa foi fundada em 1931, mas a ideia é que o “90 Anos” simbolize esta década.
A Picorelli Transportes é uma das empresas mais tradicionais no ramo de transporte de cargas fracionadas, de lotação e entregas urgentes no Brasil, está comemorando 92 anos em 2023. Essa marca impressionante é o resultado de décadas de dedicação, excelência operacional e um compromisso inabalável com seus clientes.
Longa história com a marca e a Minasmáquinas
Ao encomendar um caminhão modelo Actros 2548 vermelho, a transportadora demonstra sua gratidão aos clientes fiéis que a acompanham ao longo dos anos. O presidente da Picorelli, Alexandre Picorelli Assis, destaca a importância desse marco histórico para a empresa. Ele destaca que planejamos cuidadosamente a campanha de aniversário para estar à altura dessa ocasião especial.
“A escolha da cor vermelha para o veículo reflete a identidade da nossa marca, assim como a seleção do modelo Actros, reconhecido como o caminhão mais tecnológico da Mercedes-Benz. Além de sua tecnologia, o Actros é conhecido por sua segurança e eficiência, características alinhadas com os nossos valores fundamentais”.
A parceria de longa data entre a Picorelli Transportes e a Minasmáquinas é destacada pelo diretor Comercial da concessionária, Carlos Alberto Gonçalves. Ele afirma que a entrega do Actros vermelho, a tempo do aniversário da Picorelli, foi tratada com a máxima seriedade e empenho pela concessionária. Afinal, a Picorelli é uma cliente leal há 44 anos, demonstrando a confiança depositada na Minasmáquinas e a satisfação com os produtos e serviços oferecidos.
O Actros 2548 com MirroCam
Um dos principais destaques do modelo Actros é o poderoso motor OM 471 LA de terceira geração, com incríveis 530 cavalos de potência. Esse motor representa o que há de mais moderno e eficiente em termos de desempenho na linha da Mercedes-Benz. Combinando potência e eficiência, o Actros oferece um desempenho excepcional nas estradas brasileiras.
Outra inovação notável no novo Actros é a tecnologia MirrorCam — Retrovisor Digital. Essa solução substitui os retrovisores convencionais por câmeras laterais externas, proporcionando uma visão ampla e clara das laterais do caminhão. As câmeras capturam as imagens e projetam-nas em duas telas verticais de 15 polegadas (38,1 cm) cada, posicionadas estrategicamente na cabine. Essa tecnologia não apenas melhora a visibilidade do motorista, mas também contribui para a aerodinâmica do veículo, aumentando sua eficiência e reduzindo o consumo de combustível.
Em termos de segurança, o Actros também impressiona. O caminhão está equipado com uma série de recursos avançados que visam minimizar riscos e proteger tanto os ocupantes do veículo quanto o patrimônio dos clientes. Entre os recursos de segurança estão airbags, farol alto inteligente, controle de estabilidade (ESP), assistente de fadiga, assistente de ponto cego, sensor de chuva e iluminação, entre outros. A Mercedes-Benz se orgulha de oferecer um dos caminhões mais seguros do mercado, e o Actros é um exemplo perfeito dessa filosofia.
Frota e presença em 1.500 cidades
A Picorelli Transportes tem uma história bem-sucedida no setor de transporte rodoviário de cargas. Fundada há 90 anos, a empresa se consolidou como referência em agilidade, segurança e qualidade em seus serviços. A transportadora atende a toda a cadeia produtiva, desde matérias-primas até equipamentos, além de pequenos volumes destinados ao comércio. Com uma frota de 70 veículos, a Picorelli Transportes opera em mais de 1.500 cidades, abrangendo principalmente os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Em suma, a confiabilidade e a credibilidade da Picorelli Transportes são evidentes na fidelidade de seus clientes, muitos dos quais utilizam seus serviços há mais de 50 anos. A empresa conquistou essa longevidade no mercado porque se compromete continuamente a fornecer soluções de transporte eficientes e confiáveis, superando as expectativas dos clientes.
A Bravo Serviços Logísticos é uma empresa renomada e reconhecida no ramo logístico, destacando-se pela excelência em seu atendimento e pela oferta de serviços eficientes de armazenamento, transporte e distribuição. Com o objetivo de fortalecer sua equipe e expandir suas operações, a empresa realizará um evento de recrutamento entre os dias 31 de maio e 03 de junho. Serão disponibilizadas 50 vagas para profissionais das áreas de transporte, operação e administrativo, com atuação nas cidades de Paulínia-SP e Hortolândia-SP. O agendamento não é necessário, proporcionando maior flexibilidade aos candidatos interessados.
Detalhes para o evento de recrutamento em Hortolândia-SP
Em Hortolândia, os candidatos devem comparecer no dia 31 de maio, das 9h às 11h ou das 13h às 16h, no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), situado na Rua Argolino de Moraes, 405, Vila São Francisco. As vagas são direcionadas para as áreas de operação e administrativo, oferecendo oportunidades para diferentes perfis profissionais.
Vagas disponíveis em Hortolândia-SP
A Bravo Serviços Logísticos está em busca de talentos para preencher as seguintes vagas em Hortolândia:
Faturistas;
Assistente de Transporte;
Assistente de PCE (Planejamento e Controle da Produção);
Assistente de HSE (Health, Safety and Environment);
Conferente.
Documentos necessários para o processo seletivo em Hortolândia-SP
É importante que os candidatos providenciem cópias dos seguintes documentos:
Currículo;
Certificados de cursos e qualificações;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho.
Detalhes para o evento de recrutamento em Paulínia-SP
Na cidade de Paulínia, a Bravo Serviços Logísticos receberá os interessados nos dias 01 ou 02 de junho, nos seguintes horários: das 09h às 11h ou das 14h às 17h. O endereço para comparecimento é Av. Dr. Roberto Moreira, 3284, em um prédio espelhado. Nessa localidade, as vagas são destinadas a motoristas.
Vagas disponíveis em Paulínia-SP
A empresa busca profissionais qualificados para as seguintes vagas em Paulínia:
Motorista Carreta;
Motorista Truck.
Documentos necessários para o processo seletivo em Paulínia-SP
Os candidatos devem apresentar cópias dos seguintes documentos:
Currículo;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho;
Prontuário da CNH (Carteira Nacional de Habilitação);
Certificado do Curso Mopp (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos);
CNH – E (frente e verso).
Informações adicionais para o evento de recrutamento em Paulínia-SP
No dia 03 de junho, a Bravo Serviços Logísticos estará recebendo profissionais das áreas de transporte, operação e administrativo das 9h às 13h. O endereço para comparecimento é Rua Sofia Atauri Fadim, 421, Santa Terezinha, em Paulínia-SP. Nesse dia, as vagas disponíveis abrangem diferentes posições dentro da empresa.
Vagas adicionais em Paulínia-SP
Além das vagas para motoristas, a Bravo Serviços Logísticos oferece oportunidades para as seguintes posições:
Faturistas;
Assistente de Transporte;
Assistente de PCE;
Assistente de HSE;
Operador de Empilhadeira;
Conferente.
Documentos necessários para o processo seletivo em Paulínia-SP
Para participar do processo seletivo em Paulínia-SP, os candidatos devem providenciar cópias dos seguintes documentos, de acordo com a vaga desejada:
Currículo;
Certificados de cursos e qualificações;
Comprovante de residência;
Carteira de Trabalho;
Certificado do Curso de Operador de Empilhadeira;
Prontuário da CNH (Motoristas);
Certificado do Curso Mopp (Motoristas);
CNH – E (frente e verso) (Motoristas).
Requisitos para as vagas
A Bravo Serviços Logísticos busca profissionais qualificados e com experiência nas áreas específicas. Confira alguns requisitos para as vagas disponíveis:
Faturista: experiência com faturamento de notas fiscais será um diferencial para os candidatos.
Assistente de PCE: experiência com controle de estoque, entrada de notas fiscais e expedição de produtos sistemicamente é desejável para essa posição.
Assistente de HSE : curso técnico em segurança do trabalho é obrigatório para essa vaga.
Assistente de Transporte: experiência com emissão CTE (Conhecimento de Transporte Eletrônico), roteirização de carga, monitoria e rastreamento é um requisito para os candidatos interessados nessa posição.
Assistente de Segurança do Trabalho (HSE): além do curso Técnico em Segurança do Trabalho, é desejável ter experiência com operações logísticas.
Conferente: experiência anterior como conferente e contagem de inventário, assim como o conhecimento no uso de Coletor de Dados, são habilidades requeridas para essa função.
Curso de Operador de Empilhadeira: para os interessados nas vagas de operador de empilhadeira, é necessário possuir experiência com empilhadeira retrátil/elétrica, além de ter realizado o curso de Operador de Empilhadeira/Transpaleteira. A CNH também é exigida.
Um dos centros de armazenamento da Bravo Serviços Logísticos
A Reiter Log, renomada empresa de transporte e logística do Brasil e do Mercosul, está determinada a liderar a transição do uso de veículos da frota movidos a combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis. Como parte desse compromisso, a empresa, recentemente, testou um caminhão da startup Plug.in, uma empresa inovadora cujo objetivo é aumentar a autonomia dos caminhões elétricos existentes e realizar o retrofit de caminhões a diesel para torná-los elétricos.
Testando a Eficiência do Modelo de Caminhão Plug.in
O modelo testado pela Reiter Log foi um cavalo mecânico utilizado para transporte na Região Metropolitana de São Paulo. Durante o teste, o caminhão foi responsável pela transferência de cargas de quatro clientes diferentes, com pesos variando entre quatro e 32 toneladas. Para essa tarefa, foi utilizado um implemento baú vanderleia com três eixos espaçados.
De acordo com André Lourenço, gerente nacional de vendas da Plug.in, o cavalo mecânico demonstrou uma autonomia de 300 km quando vazio e 190 km quando carregado. É importante ressaltar que esses testes foram realizados em áreas urbanas com alto tráfego, o que pode afetar a autonomia dos veículos elétricos. No entanto, Lourenço destacou que o veículo pode alcançar uma autonomia ainda maior com a adição de baterias extras.
Soluções Inovadoras da Plug.in para a Mobilidade Elétrica
A Plug.in foi fundada com a missão de atender às necessidades do mercado brasileiro no segmento de mobilidade elétrica. Além disso, especialmente no que diz respeito a veículos pesados, como os utilizados pela Reiter Log. As soluções oferecidas pela Plug.in vão além da disponibilização de caminhões 100% elétricos. A startup busca também adaptar uma solução integrada para cada cliente, considerando fator como autonomia, sistemas de carregamento e carga dimensionados exclusivamente para cada aplicação.
Arthur Ramos, CEO e fundador da Plug.in, afirmou: “nossas soluções vão além de disponibilizar caminhões elétricos para o mercado. Bem como, buscamos oferecer uma solução completa e personalizada para cada cliente, garantindo a melhor experiência possível com a mobilidade elétrica”.
A Plug.in e sua Frota de Testes
Assim como alguns fabricantes de caminhões ao redor do mundo, a Plug.in adotou uma abordagem inovadora ao criar sua própria transportadora para funcionar como um laboratório. Embora não seja uma fabricante de caminhões, a Plug.in possui uma frota própria de oito caminhões elétricos. Eles são utilizados em sua transportadora para testar e aprimorar continuamente seus desenvolvimentos no campo da eletromobilidade.
Ivan Vendramini, COO da Plug.in, enfatizou a importância dessa iniciativa, afirmando: “o fato de termos nossa própria transportadora com caminhões 100% elétricos nos permite aplicar todo nosso conhecimento e expertise em operações com esse tipo de equipamento. Portanto, isso nos permite entregar aos nossos clientes caminhões convertidos pela Plug.in com a confiança de que eles estão adquirindo um produto de alta qualidade e desempenho”.
Compromisso da Reiter Log com ESG
A transportadora se prepara para a transição de sua frota para combustíveis renováveis desde 2014, ano em que começou a testar as alternativas do mercado. Na época, explica Vanessa Pilz, diretora de ESG da Reiter Log, testaram um caminhão da Iveco movido a gás. Atualmente, a transportadora já conta com 124 cavalos mecânicos movidos a gás da Scania e, com a entrada da Iveco neste segmento, a Reiter Log está avaliando o novo modelo Iveco S-Way, apresentado na última Fenatran. Além disso, para o “last mile”, a empresa possui 20 caminhões elétricos leves para a logística urbana, com planos para crescer a frota de modelos que utilizam diferentes fontes de energia limpa e renovável. Por fim, a meta é que 100% da frota seja desses tipos de veículos até 2035, revela Vanessa.
Os furgões Mercedes-Benz Sprinter e Ford Transit foram os destaques em furgões transformados em ambulância na 28ª edição da Feira Hospitalar, encerrada no último dia 26 de maio no São Paulo Expo. Neste artigo, conheça os diferenciais destacados por cada uma dessas marcas para um dos mais importantes segmentos de utilitários.
Mercedes-Benz Sprinter
A Mercedes-Benz, em parceria com os implementadores certificados VanPartner Vipk Veículos Especiais, Flash engenharia e GreenCar Veículos Especiais, apresentou três veículos transformados em ambulância.
Evandro Cunha, Head de Marketing da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, destaca a importância da participação da empresa no evento. “Reforçamos o posicionamento da marca como referência no segmento, evidenciando o reconhecimento do público em relação ao excelente custo operacional de seus produtos, o que agrega ainda mais valor às operações de seus clientes.
Por fim, no Brasil, a Mercedes-Benz desenvolveu o programa VanPartner, que certifica empresas parceiras responsáveis por implementações e transformações em veículos da linha Sprinter, visando atender às diversas necessidades e aplicações dos clientes. A certificação é concedida às empresas que atendem aos critérios da Mercedes-Benz Vans. Portanto, isso garante a qualidade tanto do veículo base quanto das transformações realizadas. Essa parceria aumenta a disponibilidade dos veículos e a satisfação dos clientes.
Evandro Cunha, Head de Marketing da Mercedes-Benz Cars & Vans BrasilAmbulância Mercedes-Benz Sprinter
A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, também marcou presença na Feira Hospitalar com a exibição da Transit Ambulância. Esse veículo, preparado com os requisitos do novo descritivo do SAMU, é um exemplo da versatilidade da Transit e do suporte oferecido pela engenharia da marca para os modificadores, visando atender às diferentes finalidades de aplicação.
A Transit ambulância exposta na Feira Hospitalar é do tipo D e é montada em um furgão longo com teto alto. Ela conta com recursos que garantem o conforto e a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde. Os atendentes voltam os bancos para frente e colocam cinto de segurança de três pontos.. Além disso, a ambulância possui uma maca biarticulada de alumínio, sistema de monitoramento com câmeras internas e externas, que permite gravação, acesso remoto e telemetria.
O médico facilita a comunicação interna do veículo através do sistema de semáforo da vida, informando ao motorista as condições do paciente e permitindo a adequação do modo de condução. Tanto quanto, o ar-condicionado possui um sistema de purificação com luz ultravioleta, garantindo a biossegurança necessária. A Transit também oferece recursos aprimorados de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgate, sistema de oxigênio e sistema acústico com dois alto-falantes de 100 W e megafone. A nova sinalização em LED permite a sincronização com outros veículos ao rodar em comboio.
A Ford Pro destaca sua estrutura completa de engenharia. Com recursos próprios, abrange desde o projeto até os testes dos veículos nas pistas e laboratórios da empresa. Além disso, a marca fornece treinamento e suporte aos clientes na manutenção e gerenciamento da frota, garantindo o melhor desempenho, durabilidade e qualidade final dos veículos.
O Grupo TRATON, controlador das marcas brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus, sueca Scania, alemã MAN e norte-americana Navistar, além da plataforma digital RIO, está trilhando um caminho de sucesso em 2023, diz seu CEO, Christian Levin. Com um início de ano promissor, a empresa anunciou recentemente uma revisão de sua meta de lucratividade, refletindo o desempenho positivo alcançado até o momento.
“Apesar dos desafios complexos enfrentados pelo mundo nos últimos 12 meses, o Grupo TRATON conseguiu estabilizar sua cadeia de suprimentos. Isso resultou em um aumento significativo no volume de produção. Esse crescimento permitiu ao grupo entregar mais veículos aos clientes. Especialmente na Europa e América do Norte, fortalecendo ainda mais sua posição como um dos principais players do setor automotivo”, comentou o executivo.
Novas metas
“Quando nós, do TRATON GROUP, anunciamos nossos principais indicadores de desempenho financeiro para o primeiro trimestre de 2023 no início de maio, fiquei encantado por poder relatar um início poderoso para 2023. Como resultado, agora esperamos um retorno operacional ajustado sobre as vendas para 2023 variando de 7,0% a 8,0%, seguindo a previsão original de 6,0 a 7,0%. Enquanto isso, aumentamos nossas vendas unitárias e previsão de receita de vendas para 15%. Esses resultados bem-sucedidos são a prova do trabalho árduo e da dedicação de nossos colegas de todo o GRUPO TRATON, trabalhando em todo o mundo em nossas marcas Scania, MAN, Navistar e Volkswagen Truck & Bus (VWTB)”, acrescentou.
Christian Levin compartilhou sua visão otimista sobre os resultados obtidos até agora: “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados neste início de 2023. A estabilização da cadeia de suprimentos foi fundamental para o aumento da produção e, consequentemente, para o atendimento das demandas dos nossos clientes. Estamos entregando veículos de qualidade e promovendo inovações tecnológicas em todas as nossas marcas.”
Vamos agora destacar algumas conquistas notáveis do Grupo TRATON e suas marcas nos primeiros meses deste ano:
MAN Truck & Bus SE
A marca anunciou um desenvolvimento emocionante na área de eletromobilidade. A partir de 2024, a DB Schenkerse tornará o primeiro cliente a operar os novos caminhões elétricos da MAN. Essa parceria é um passo importante na transição para soluções de transporte mais sustentáveis e com menor impacto ambiental.
Grupo Scania
Em março, o Grupo Scania entregou o maior caminhão elétrico da Noruega à pedreira de calcário de Verdalskalk. Essa entrega representa uma redução significativa no consumo de combustíveis fósseis nessa rota específica, contribuindo para a diminuição das emissões de CO₂. Além disso, em abril, a Scania apresentou uma célula de bateria inovadora para veículos elétricos pesados, projetada para proporcionar uma autonomia impressionante de 1,5 milhão de km. Essa tecnologia é resultado de uma parceria estratégica com a Northvolt.
Navistar
A Navistar, por meio de suas marcas International Truck e IC Bus, alcançou um marco importante ao registrar um milhão de milhas percorridas por seus veículos elétricos. Dessa forma, esse feito corresponde a uma redução significativa nas emissões de carbono, totalizando mais de 800 toneladas métricas. A Navistar continua comprometida em fornecer soluções de transporte sustentáveis e eficientes.
Volkswagen Caminhões e Ônibus
Por fim, no Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus está celebrando o aniversário de 30 anos da linha de chassis Volksbus. Essa linha icônica tem sido fundamental para a indústria de transporte de passageiros e carga no país, com mais de 175 mil chassis produzidos desde seu lançamento. Além disso, a empresa está investindo em soluções de ônibus elétricos, realizando testes para fornecer opções mais limpas e sustentáveis para o mercado brasileiro.
Desde a invenção da roda, a mudança de tecnologia era com intervalos de tempos confortáveis e suficientes para adaptação. Registros apontam que a roda foi inventada há 4 milênios a.C. Dizem também que a roda não foi inventada, mas copiada. Um primata viu um coco cair da árvore e apenas teve um insight. Isso é história. A realidade atual é que as mudanças tecnológicas não nos permitem ficar sem se atualizar de um dia para o outro. E para se adaptar às mudanças é necessária muita resiliência.
Na semana passada, comprei um aparelho de telefone fixo em um supermercado. O aparelho é igual ao de décadas atrás. Difícil de achar, pois, mesmo muito barato, R$ 39,90, ninguém quer mais. Já o meu celular, comprado há menos de um ano, já está ultrapassado para o hoje. Então, comece a aceitar essa grande mudança: o veículo com motor movido por combustível fóssil é como o aparelho de telefone fixo e o celular é como o veículo elétrico.
Porém, a maior dificuldade, inclusive para países ricos, é a quantia de dinheiro envolvida. O veículo tradicional vai custar cada vez menos e desvalorizar menos. O veículo elétrico de hoje vai ser ultrapassado amanhã e vai desvalorizar mais por, como ocorreu com os telefones celulares, ficará muito obsoleto rapidamente.
Grandeza de valores
Para ainda usar o celular como analogia, limitada, temos aparelhos de smartphone entre R$ 200 e R$ 15 mil. Os carregadores de celulares vem com o aparelho e podem ser ligados em tomadas comuns, residenciais. E mesmo que precise comprar um carregador de celular, ele custa entre R$ 50 e R$ 150 reais.
Aqui começa o buraco negro nesta analogia. Os veículos elétricos variam entre R$ 146 mil e R$ 2 milhões considerando as tecnologias atuais. Um caminhão pesado movido a hidrogênio pode ultrapassar os R$ 3 milhões. Parece que a conversa começou a ficar mais elitista? Ainda não falamos dos valores dos carregadores rápidos. A conta vai aumentar e esperamos que abaixe um pouco com o ganho de escala. Temos que esperar para ver.
Estaçãode carregamento de baixa potência, a mais comum encontrada em São Paulo……e terá que deixar o seu veículo por muitas horas na estação
Sobre carregadores, podemos comprar o de celular por valores entre R$ 50 e R$ 150 reais. O carregador para veículo elétrico parte de R$ 7 mil no Mercado Livre. No Ali Express, desde que possa esperar alguns meses, encontra a partir de R$ 1.300. Mas são carregadores de baixíssima capacidade, que podem levar mais de 12 horas para carregar uma bateria pequena. Mas temos sistemas eficientes, como os da ABB e Siemens, por R$ 300 mil (incluindo a construção da infraestrutura de instalação), que vai recarregar a bateria em minutos. Precisava custar tão caro?
Além do elétrico puro
Porém, temos que fazer essa transição tecnológica, não só para o elétrico, pois temos no radar biometano, HVO, hidrogênio verde, entre outras tecnologias. Vale lembrar que a célula de combustível também utiliza eletricidade, mas não tem nada a ver com o elétrico como conhecemos. Mesmo assim, devido à dependência de muitos componentes importados, um caminhão a gás hoje custa de 40% a 50% mais caro do que o mesmo modelo a diesel.
Mudança de tecnologia: Iveco S-Way movido a gás será uma das opções
Alguém vai ter que pagar esta conta financeira. Ainda falaremos da conta intelectual.
Há grandes empresas querendo pagar esta conta, todas com compromissos com a redução de GEE (gases que provocam o efeito estufa, como o CO₂), com o Pacto de Paris, entre outros compromissos com investidores e clientes. Os pagantes de impostos também fazem parte da lista dos pagantes da conta, mesmo que inconscientemente.
Agora vamos falar sobre a conta intelectual, pois as pessoas vão ter que construir novos conhecimentos ou contratar quem tem tais conhecimentos.
Alguns transportadores já começam a experimentar caminhões elétricos para fazer o cálculo de TCO, como é o caso da Braspress com este VW e-Delivery
Precisamos conhecer mais
Abaixo, vou deixar, neste artigo, apenas algumas perguntas sobre o conhecimento básico, mas necessário, sobre os veículos elétricos. Como missão, vamos responder às perguntas em próximos artigos no Frota News de forma contínua sobre a mudança de tecnologia:
Qual é o principal componente de um veículo elétrico? E qual é mais instável?
Esta resposta é fácil. A bateria. No entanto, qual bateria? A mais comum é a de lítio (Li-íons). Por que os especialistas não estão felizes com a dependência do lítio, além do seu alto custo e impacto negativo ambiental?
Sabia que é possível dobrar a autonomia dos caminhões?
A Plug.in é uma startup que consegue dobrar a autonomia dos caminhões, como o modelo desta foto, que teve a autonomia ampliada de 200 km para 400 km
Quais tecnologias que estão para chegar em termos de bateria, a curto, médio e longo prazo? O que sabemos sobre sódio sólido? E o nióbio? Existem mais de U$ 400 bilhões investidos para o desenvolvimento de baterias mais baratas, mais leves, menores, com carregamento rápido e maior durabilidade em termos de autonomia e vida útil. Tudo sem esquecer da reciclagem. Os U$ 400 bilhões investidos ainda não deram a resposta que gostaríamos, mas versões intermediárias, melhores do que as atuais, estão chegando.
Portanto, é muito importante saber sobre isso. A chegada de uma nova tecnologia faz a anterior perder valor mais do que a substituição do iPhone A pelo B. Quando o assunto é veículo, a diferença ultrapassa a cada de centenas de milhares de dólares, e não mil dólares como ocorre com os celulares.
Qual a diferença entre um carregador veicular elétrico AC para um DC? Quantos kW são necessários para o seu desejo de tempo para recarga da bateria?
Mudança contínua
Para não me alongar muito, paro por aqui, pois ainda há muitas questões a serem discutidas sobre mudança de tecnologia. Mas tenha certeza, há bastante investimento em pesquisas que vão nos trazer as respostas. Mas esteja preparado para muitas mudanças renovadoras e contínuas para esta transição necessária para a mobilidade de pessoas e cargas, e, como mídia jornalística, é nosso papel fazer perguntas e trazer as respostas na medida que vão surgindo.
A Transpedrosa é uma empresa de destaque no transporte rodoviário de cargas, com seus valores a segurança e alta produtividade que alavancam notórios e potenciais resultados, Tem sua sede em Betim — Minas Gerais e filiais localizadas nos estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro com operações de transporte de cargas por todas as regiões do Brasil.
Crescimento e expansão
Primeiramente, a Transpedrosa é reconhecida como uma das principais empresas de transporte rodoviário de cargas do país. Com uma trajetória de mais de 60 anos, a empresa se destaca por sua especialização, qualidade de serviço e compromisso com seus clientes. A empresa investe na capacitação de suas lideranças na Fabet, o que coloca a empresa mais capacitada.
Ampliação da frota e oportunidades de trabalho
Visando atender a demanda crescente do mercado, a Transpedrosa está expandindo sua frota de forma contínua. Atualmente, a empresa conta com cerca de 600 caminhões que compõem sua frota, e esse número só tende a aumentar.
Em decorrência dessa expansão, a empresa está buscando motoristas qualificados para integrar sua equipe. Os requisitos para participar do processo seletivo são possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria E, experiência com Bitrem e curso MOPP.
Oportunidades para agregação de caminhões
Além da contratação de motoristas, a Transpedrosa também oferece oportunidades para proprietários de caminhões. Nesse sentido, se você possui caminhões 6×2 e 6×4 a partir de 2012, pode se tornar um parceiro agregado da empresa no transporte de carga líquida, como combustível e carboquímico, em regiões estratégicas do Brasil.
Centro Oeste: Uberlândia (MG), Jataí (GO) e Rondonópolis (MT).
Sudeste: Betim (MG), Conselheiro Lafaiete (MG), Governador Valadares (MG) e São Paulo (SP).
Nordeste: Candeias (BA), Jequié (BA), Juazeiro (BA) e Aracaju (SE).
Do mesmo modo, para os proprietários de caminhões 4×2 e 6×2 a partir do ano de 2006, existe a possibilidade de se tornarem parceiros agregados no transporte de carga seca para a região do Vale do Aço (MG).
Parceria com a Transpedrosa: Benefícios e suporte
Ser um profissional agregado à Transpedrosa traz uma série de benefícios e suporte. Afinal, a empresa valoriza seus parceiros e oferece um setor específico para auxiliá-los em suas operações. A equipe capacitada está pronta para fornecer suporte e facilitar a comunicação, além de garantir outros benefícios, como abastecimento com preço diferenciado na rede credenciada, parcerias com empresas que oferecem os melhores custos de seguros e pneus do mercado, e pagamentos realizados pontualmente.
Transparência e números impressionantes
A Transpedrosa se destaca por sua transparência e números impressionantes no mercado de transporte de cargas. Em síntese, ao longo de mais de 60 anos de atuação, a empresa tem se consolidado como referência nos segmentos de transporte de biocombustíveis, produtos siderúrgicos e granéis sólidos.
Alguns números que demonstram o crescimento e a solidez da Transpedrosa são:
Crescimento médio de aproximadamente 20% ao ano.
Frota com mais de 600 caminhões.
Mais de 20 mil pneus rodando.
Os caminhões da frota percorrem mais de 3,5 milhões de km por mês.
Mais de 1,8 milhão de litros de diesel consumidos mensalmente.
Desse modo, se você busca oportunidades no setor de transporte rodoviário de cargas e valoriza uma empresa sólida, comprometida com a segurança e alta produtividade, a Transpedrosa é o lugar certo para você.
Portanto, para participar do processo seletivo para motoristas, entre em contato pelo telefone (31) 3029-2800 ou envie seu currículo para recrutamento@transpedrosa.com.br. Para mais informações sobre agregamento de cavalo mecânico, entre em contato pelo telefone (31) 9 8476-8619.
No mercado automotivo brasileiro, as vendas diretas desempenham um papel significativo, representando uma parcela expressiva das vendas totais de automóveis. Primeiramente, essas vendas são realizadas tanto por meio de negociações diretas entre as montadoras e os grandes clientes, como frotistas e locadoras, quanto nas concessionárias, onde são feitas vendas para públicos específicos, como taxistas, produtores rurais e pessoas com deficiência.
De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), no primeiro quadrimestre de 2023, que compreende o período de janeiro a abril, aproximadamente 45,40% das vendas de automóveis e SUVs foram diretas. Esse número demonstra a importância desse segmento para o setor automotivo.
AS MARCAS
Em primeiro lugar, analisamos as marcas que mais se destacaram nas vendas diretas de automóveis e SUVs para frotistas nesse mesmo período, podemos observar as seguintes posições:
1ª Fiat, com 19,91%
Acima de tudo, a marca Fiat conquistou a liderança no mercado de vendas diretas para frotistas, alcançando uma participação de 19,91% nesse segmento.
2ª Chevrolet, com 18,79%
A Chevrolet também obteve um desempenho expressivo nas vendas diretas, ficando em segundo lugar com uma participação de 18,79%.
3ª VW, com 14,76%
Assim como, a Volkswagen, conhecida por sua qualidade e diversidade de modelos, conquistou a terceira posição com uma participação de 14,76%.
4ª Jeep, com 14,01%
Contudo, a Jeep, marca reconhecida por seus veículos utilitários esportivos (SUVs) robustos e de alta performance, garantiu a quarta posição nas vendas diretas para frotistas, com uma participação de 14,01%.
6ª Hyundai, com 9,13%
Além disso, a Hyundai, montadora sul-coreana que tem conquistado espaço no mercado brasileiro, alcançou a sexta posição, com 9,13% de participação nas vendas diretas para frotistas.
7ª Renault, com 7,61%
Do mesmo modo, a Renault, marca francesa conhecida por sua inovação e design arrojado, ficou em sétimo lugar, com 7,61% de participação nas vendas diretas.
8ª Toyota, com 5,22%
Nesse sentido, a Toyota, reconhecida por sua qualidade e confiabilidade, alcançou a oitava posição nas vendas diretas para frotistas, com uma participação de 5,22%.
9ª Nissan, com 3,19%
Atualmente, a Nissan, fabricante japonesa de veículos, conquistou a nona posição com uma participação de 3,19% nas vendas diretas.
10ª Peugeot, com 2,77%
Assim também, a Peugeot, marca francesa conhecida por seu estilo elegante e sofisticado, garantiu a décima posição com uma participação de 2,77% nas vendas diretas para frotistas.
Ao mesmo tempo, outras marcas representaram 5,21% das vendas diretas para frotistas no primeiro quadrimestre de 2023.
Bem como, vamos conhecer os 50 automóveis e SUVs mais comprados pelos frotistas no primeiro quadrimestre:
1º CHEVROLET/ONIX PLUS (sedã) – 14.695 unidades
2º JEEP/COMPASS – 14.445 unidades
3º HYUNDAI/HB20 – 13.459 unidades
4º FIAT/MOBI – 13.352 unidades
5º FIAT/ARGO – 13.132 unidades
6º CHEVROLET/ONIX (hatch) – 11.053 unidades
7º VW/POLO – 9.503 unidades
8º RENAULT/KWID – 9.485 unidades
9º VW/T CROSS – 8.900 unidades
10º JEEP/RENEGADE – 8.577 unidades
11º FIAT/CRONOS – 7.771 unidades
12º GM/TRACKER – 5.837 unidades
13º PEUGEOT/208 – 5.070 unidades
14º NISSAN/KICKS – 5.032 unidades
15º JEEP/COMMANDER – 4.966 unidades
16º FIAT/PULSE – 4.171 unidades
17º GM/SPIN – 4.107 unidades
18º RENAULT/DUSTER – 3.583 unidades
19º TOYOTA/YARIS HB – 3.521 unidades
20º HYUNDAI/HB20S – 3.513 unidades
21º VW/NIVUS – 3.325 unidades
22º VW/GOL – 2.982 unidades
23º CITROEN/C3 – 2.649 unidades
24º TOYOTA/COROLLA – 2.609 unidades
25º TOYOTA/YARIS SEDAN – 2.125 unidades
26º VW/VOYAGE – 2.056 unidades
27º TOYOTA/COROLLA CROSS – 1.907 unidades
28º VW/VIRTUS – 1.782 unidades
29º RENAULT/SANDERO – 1.459 unidades
30º VOLVO/XC60 – 1.435 unidades
31º FIAT/FASTBACK – 1.353 unidades
32º HYUNDAI/CRETA – 1.290 unidades
33º VW/TAOS – 947 unidades
34º CITROEN/C4 CACTUS – 867 unidades
35º NISSAN/VERSA – 771 unidades
36º HONDA/HR-V – 755 unidades
37º RENAULT/LOGAN – 613 unidades
38º VOLVO/XC40 – 593 unidades
39º AUDI/Q5 – 559 unidades
40º NISSAN/SENTRA – 482 unidades
41º GM/TRAILBLAZER – 452 unidades
42º CAOA CHERY/TIGGO 5X – 389 unidades
43º VOLVO/XC90 – 386 unidades
44º PEUGEOT/2008 – 342 unidades
45º HONDA/CITY – 327 unidades
46º CAOA CHERY/TIGGO 8 – 326 unidades
47º TOYOTA/HILUX SW4 – 250 unidades
48º AUDI/Q3 – 207 unidades
49º CAOA CHERY/TIGGO 7 – 200 unidades
50º VOLVO/C40 – 169 unidades
Por fim, com base nessas informações, é possível entender quais são as preferências dos frotistas brasileiros em relação às marcas e modelos de automóveis. Esses dados são extremamente relevantes para as montadoras e concessionárias, pois auxiliam no direcionamento das estratégias de vendas e no desenvolvimento de veículos que atendam às necessidades e demandas desse público específico.