quarta-feira, maio 22, 2024

TRATOR ACESSÍVEL DA NEW HOLLAND É LANÇADO NO BRASIL

  • Modelo TL5 Acessível é destinado a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores
  • Dispositivo permite que pessoas com deficiência exerçam atividades no campo de forma independente

O primeiro trator acessível do mundo produzido por uma montadora já está disponível comercialmente no Brasil. O modelo TL5 Acessível, da New Holland (Grupo CNH Industrial), é destinado a pessoas com deficiência motora nos membros inferiores, possibilitando que elas exerçam de maneira independente suas atividades no campo.

O dispositivo conta com uma plataforma elevatória que permite que o operador suba e desça do trator sem precisar usar as pernas. Além disso, o assento do motorista é regulável em altura e profundidade, e os comandos são acessíveis por meio de joysticks.

Nos siga no LinkedIn!

Os parceiros Elevittá e Senai

“As pessoas com deficiência, inclusive as que vivem e trabalham no campo, querem ter autonomia para poder realizar suas atividades por conta própria. Essa, aliás, é a principal premissa da inclusão, já que essas pessoas possuem inúmeras habilidades e capacidades”, comenta Eduardo Kerbauy, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América Latina.

O novo trator, segundo o executivo, elimina barreiras que hoje impossibilitam muitos agricultores de acessarem o posto de operação de uma máquina. O projeto de acessibilidade ao trator, que começou a ser desenvolvido pela New Holland em 2019, envolve parceria com a empresa de mobilidade inclusiva Elevittá e o Senai – Rio Grande do Sul.

“Como uma marca que se preocupa em melhorar a experiência do cliente, o trator acessível surgiu a partir de uma necessidade real de muitos agricultores, que foram fundamentais para que chegássemos ao produto final, focando sempre na segurança do operador”, explica Flávio Mazetto, diretor de Marketing de Produto da empresa na região.

O TL5 Acessível está disponível em versões de 80, 90 e 100 cv, voltado a pequenos, médios e grandes produtores. O trator, certamente, desempenha um papel fundamental nas principais tarefas dentro da propriedade rural, tais como preparação de solo, plantio, distribuição de calcário, colheita em pequenas fazendas, silagem, roçagem, pulverização, distribuição de fertilizantes, carregador frontal e serviços gerais.

Leia também:

Acessibilidade e inclusão no campo

A inclusão de pessoas com deficiência no campo é, ademais, um tema importante, que vem ganhando cada vez mais atenção nos últimos anos. O acesso a tecnologias e equipamentos adaptados é fundamental para que essas pessoas possam exercer suas atividades profissionais de forma independente e segura.

Além do trator, enfim, existem outras tecnologias e equipamentos adaptados que podem contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência no campo. Entre eles, por fim, estão:

  • Colheitadeiras e pulverizadoras adaptadas
  • Plantadeiras e semeadeiras adaptadas
  • Carregadores frontais adaptados
  • Implementos agrícolas adaptados
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui