segunda-feira, dezembro 22, 2025

Campanha solidária para capacitação da mulher para o trabalho

A RTE Rodonaves anunciou a abertura das inscrições para a edição de 2023 da sua renomada campanha “Frete Solidário”. O projeto visa doar uma parte significativa dos lucros obtidos com os fretes realizados no dia 5 de novembro, data em que a empresa comemora seu aniversário. Este ano, a iniciativa buscará apoiar instituições dedicadas ao desenvolvimento e empoderamento das mulheres no mercado de trabalho.

O período de inscrições para as organizações sem fins lucrativos interessadas em participar da campanha será do dia 18 de setembro até o dia 18 de outubro. Dessa forma, para se candidatarem, as instituições devem estar localizadas em qualquer região do Brasil e serem voltadas para a qualificação e capacitação de mulheres. Além disso, é fundamental que essas entidades tenham sua documentação de operação regularizada. Ademais, é requerido um mínimo de um ano de atividade para se candidatarem. Após a inscrição, todas as organizações passarão por um processo de análise criteriosa, e os vencedores serão anunciados no dia 5 de novembro de 2023.

Investimento para 2024

A campanha “Frete Solidário” tem como propósito destinar os recursos arrecadados às instituições selecionadas ao longo de 2024. Certamente, a finalidade é fortalecer projetos que promovam a inclusão e o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho.

Vera Naves, vice-presidente do Grupo Rodonaves, destacou a importância do projeto em prol da igualdade de gênero. Segundo ela: “O projeto ‘Frete Solidário’ reflete nosso compromisso contínuo com a inclusão e a diversidade. Além disso, acreditamos que, ao apoiar as mulheres em suas trajetórias profissionais, contribuímos para o crescimento da sociedade na totalidade.”

Desde o início do projeto, em 2021, até 2023, a iniciativa contemplou quatro instituições com aproximadamente R$ 300 mil em doações. Além disso, evidencia o impacto positivo que a ação teve na promoção da igualdade de oportunidades para as mulheres. Faça a inscrição neste link: Frente Solidário!

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Um exemplo de instituição

A Fabet-SP, atuando há mais de 25 anos no setor de transportes, é uma instituição de ensino dedicada à formação e qualificação de profissionais. Além disso, desempenha um papel essencial na promoção da inclusão das mulheres nesse segmento.

A instituição oferece cursos presenciais e a distância para todos os níveis organizacionais do segmento de transporte. Além disso, entre os cursos disponíveis, destacam-se turmas exclusivas para mulheres. Estas incluem a formação de motoristas iniciantes na carreta, a formação avançada de condutoras para veículos truck ou articulados, bem como a formação de condutoras para biarticulado, entre outros. Professores especialistas nas áreas ministram os cursos, o que é importante mencionar adicionalmente.

campanha solidária
A formação de mulheres, muitas vezes, ocorre graças a empresas madrinhas que custeiam a inscrição e, geralmente, já contratam as alunas

5 princípios básicos para uma boa gestão de frota

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5 Princípios básicos para uma boa gestão de frota

Por Taís Alvim, diretora de Frota e Mobilidade da Pluxee

Um dos maiores desafios no setor de transporte e logística é o gerenciamento da frota, seja ela de qualquer porte. Quando bem executada, a gestão proporciona um melhor fluxo operacional, otimiza o tempo dos profissionais, reduz gastos e, claro, impacta nos lucros da empresa. Não me refiro apenas a evitar gastos desnecessários, mas também nos valores intrínsecos gerados por um serviço de entrega eficiente e pontual, que resulta em satisfação e fidelização de clientes.

Um estudo realizado pela Fundação Dom Cabral mostra que os gastos logísticos representam 12% do faturamento bruto de uma empresa no Brasil, podendo chegar a 26%, dependendo do segmento em que a companhia atua. A redução dos custos com a frota, portanto, impacta diretamente na despesa logística.

A melhor estratégia para administrar o universo que envolve os veículos corporativos sempre será a que, simultaneamente, aperfeiçoe os serviços e otimize custos operacionais. Mas, na prática, como você pode melhorar a gestão de frotas da sua companhia? É importante ter em mente os princípios básicos e aqui listo os cinco principais:

1. Controle o combustível

Um dos mais recorrentes anseios do gestor, principalmente o que roda longas distâncias. Muitas variáveis devem ser levadas em conta, como percurso, tipo de veículo, perfil do condutor e até condições climáticas. Adotar um sistema de gerenciamento de frotas pode ser um grande aliado para quem quer ou precisa simplificar a gestão. Em uma única plataforma de acesso, o gestor consegue estabelecer valores prévios em um cartão para pagamento de combustível, dado a cada motorista, e usufruir das negociações estabelecidas com postos parceiros que aceitam este cartão. Essa é uma ótima forma de otimizar os recursos da empresa, controlando melhor os gastos com combustível.

2. Treinar os condutores

É essencial estabelecer procedimentos padronizados para o atendimento e entregas. Consequentemente, os motoristas devem ser capacitados de forma constante para que estejam sempre atualizados em alguns aspectos importantes. Entre eles, os que envolvem direção segura e responsável, manutenção básica dos veículos, preservação da integridade das mercadorias e procedimentos para agir em caso de emergência. Vale lembrar que o condutor é um dos profissionais mais importantes da empresa e, como todos os outros, precisa ser parte dela. Salários adequados e uma boa oferta de benefícios não só valoriza esse colaborador, mas o motiva a desempenhar de forma cada vez mais eficiente as suas funções.

3. Monitorar as rotas

Aproveite as vantagens trazidas pelo avanço da tecnologia agregada aos sistemas de monitoramento por GPS. Hoje, o mercado oferece facilidades digitais que ajudam a determinar os melhores percursos, gerar economia de combustível e de pedágios. Monitorar as rotas também é uma forma muito eficaz de garantir a segurança dos funcionários e da carga, evitando áreas mais propícias a assaltos e acidentes.

4. Analisar os custos

O gestor precisa conhecer detalhadamente cada centavo investido nos veículos da sua frota. Isso é imprescindível para identificar excessos ou direcionamento incorreto de recursos. Reforço aqui que avaliar os custos não quer dizer cortar despesas, até porque muitas delas são extremamente importantes, como manutenção, por exemplo. Há diversos indicadores que compõem o TCO – Total Cost of Ownership – da frota e para os quais o trabalho de consultoria prestado pela empresa parceira para sua gestão de frota faz a diferença nestas análises.

5. Controlar a documentação

Administrar a documentação dos veículos é uma das obrigações mais importantes do gestor. Além disso, impostos, multas, seguro, notas fiscais, registros de manutenção e consumo de combustível devem ser muito bem-organizados e atualizados. Com isso, é fundamental para programar serviços preventivos e evitar gastos desnecessários. Para tanto, sugiro a utilização de plataformas online de gestão de frota, que fornecem um excelente custo-benefício e otimizam muito o tempo do gestor.

Apesar de citá-los como básicos, estes são princípios fundamentais se os veículos são o seu principal produto. Vale reforçar que, hoje, o setor tem à disposição plataformas completas de gerenciamento que oferecem facilidades. Entre elas, como otimização de despesas, definição de regras de consumo, recolhimento de notas fiscais, melhora no controle da documentação, preços de combustíveis mapeados e com possibilidade de negociação etc. Há soluções digitais de gerenciamento de frotas capazes de oferecer uma economia de até 20% nos custos com combustível, apenas estabelecendo regras de utilização e oferecendo relatórios de gestão que ajudam na tomada de decisão.

Em tempos de incertezas econômicas e inflação em alta, é preciso refletir sobre saídas que melhorem todo o ecossistema que envolve a atividade logística, tornando o setor ainda mais produtivo e eficiente.

*Taís Watanabe Alvim é Diretora de Frota e Mobilidade da Pluxee no Brasil. Ao longo de sua carreira, além disso, a executiva ocupou posições estratégicas nos mercados B2B2C e B2B em organizações nacionais e multinacionais, como ExxonMobil, Grupo Cosan, Raízen e Payly. Adicionalmente, atuou no Brasil e no Cone Sul em mercados de petróleo e gás, varejo de franquias e fintechs. Com isso, tem ampla experiência em startup e remodelagem de negócios, serviços e distribuição, planejamento estratégico e gestão de projetos. Além disso, é formada em Engenharia Química pela FAAP e em Coaching pelo Instituto EcoSocial. Ademais, possui MBA em Administração pela UFRJ, cursos de liderança pela UNC Kenan-Flager Business School e AMANA-KEY, e é também especializada em construção de Parceria Digitais, Ecossistemas e Transformação Digital pela INSEAD.

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Ônibus elétricos em São Paulo: já são 270 com a chegada de mais 50

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Na segunda-feira, 18 de setembro, mais 50 ônibus elétricos em São Paulo chamaram a atenção na região central. Esses veículos, reconhecidos por sua ausência de emissões poluentes nos locais em que circula e baixo nível de ruído, representam uma iniciativa na mobilidade urbana.

As quatro empresas responsáveis pela operação desses novos ônibus elétricos são a Transwolff, Tranpass, Ambiental e Campo Belo, que fazem parte do sistema de concessão municipal.

Até o momento, a cidade já conta com 201 trólebus e 19 ônibus movidos a bateria em sua frota de transporte público municipal. Com a introdução desses 50 novos veículos elétricos, o número total de ônibus elétricos em operação na cidade chega a 270.

Os fornecedores dos 50 ônibus

O principal neste primeiro lote de fornecimento é a Eletra que, em parceria com a Caio (carroceria), Mercedes-Benz e Scania (chassi), e WEG (fornecedoras de motores elétricos, inversores e baterias de lítio-ferro-fosfato).

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Segunda maior frota do mundo

A ambiciosa meta da Prefeitura de São Paulo é atingir 20% de sua frota de ônibus movidos a energia sustentável até o final de 2024, totalizando 2.400 veículos elétricos. Isso colocaria São Paulo entre os líderes globais na eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China, e a maior frota de ônibus movidos a energia limpa na América Latina.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, enfatizou a importância desse movimento para a cidade: “a cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para podermos ter aquilo que é um compromisso.”

As empresas concessionárias que operarão esses novos ônibus elétricos incluem a Transwolff, que contribuirá com 25 veículos, a Transpass e a Ambiental, cada uma com 12 veículos, e a Campo Belo, com 1 veículo.

Esses novos modelos substituirão gradualmente parte da frota de ônibus a diesel das empresas. Além disso, o contrato firmado entre as concessionárias e a Enel X garantirá a disponibilidade dos veículos elétricos e a infraestrutura de recarga necessária nas garagens. Isso permitirá o carregamento das baterias durante a noite e viabilizará operações durante todo o período diurno.

Infraestrutura de recarga

Francisco Scroffa, responsável pela Enel X Brasil, expressou otimismo sobre o futuro da mobilidade elétrica em São Paulo. Ele afirmou que não tem dúvidas de que São Paulo se tornará a capital do transporte público elétrico.

Os ônibus elétricos, que abarcam modelos básicos e padronizados. Eles têm capacidades que variam de 69 a 93 passageiros. Certamente, com áreas acessíveis para pessoas com deficiência, representam um passo significativo em direção a um transporte público mais eficiente e ecológico.

Além disso, a cidade de São Paulo também se beneficia da redução na emissão de poluentes atmosféricos. A cada ano, cada veículo movido a tração elétrica evita a emissão de aproximadamente 0,24 toneladas de óxidos de nitrogênio (NOx). Além de 0,002 toneladas de material particulado (MP) e 106 toneladas de dióxido de carbono (CO₂).

Apoio de organizações

Esta iniciativa de substituir a matriz energética do transporte público em São Paulo conta com o apoio de várias organizações. Além disso, entre elas, destacam-se o Conselho Internacional de Transporte Limpo – ICCT Brasil, C40 Cities e WRI Brasil. Adicionalmente, ela integra um conjunto de ações voltadas à sustentabilidade. Além disso, o cumprimento do Plano de Ações Climáticas, resultando na transformação de São Paulo em uma cidade moderna, resiliente e sustentável.

Segurança em 2024: testes da nova geração de sistemas Mercedes-Benz

Tecnologias auxiliares de condução já autônomos já são realidade nos caminhões premium, muitos já em circulação no Brasil, como os modelos Mercedes-Benz Actros e Volvo FH. E a segurança em 2024 por novas gerações de sistemas? Novas regulamentações começam a partir de 2024 e as fabricantes de caminhões já realizam testes intensivos. Para este artigo, quem mostra um pouco sobre os testes é a Daimler Truck, que no Brasil, é dona da marca Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus.

A empresa se destacou quando lançou esta última geração do Actros com todos os sistemas de assistência de última geração, disponíveis até então, em seus veículos como equipamento de série. Agora chegará nova geração, muito antes de qualquer regulamentação exigir tais medidas. Isso fez com que a concorrência também ampliasse a oferta de itens de segurança de série e opcionais.

Esses sistemas não apenas auxiliam os condutores em situações perigosas, mas também contribuem para a redução de acidentes e minimização de suas consequências.

Regulamentação atualizada

Com o aumento da conscientização sobre a importância dos sistemas de assistência à segurança, a Comissão Europeia introduziu o Regulamento Geral de Segurança (GSR) em 2019 (2019/2144), o qual, consequentemente, definiu novos padrões para veículos comerciais. A partir de julho de 2024, novos tipos de veículos deverão ser equipados, portanto, com sistemas avançados de assistência como parte de uma obrigação gradualmente imposta.

Como já ocorreu com ABS, airbag e, mais recentemente, controle de estabilidade, a tendência é que todos esses itens que serão obrigatórios na Europa sejam também no Brasil, mesmo que, posteriormente.

Segurança em 2024
Vários parâmetros são testados pela engenharia de experimentação da Daimler Truck

Testes exaustivos

A implementação de sistemas de assistência requer testes rigorosos para garantir seu desempenho eficaz. A Daimler Truck realiza esses testes durante todo o ano, em várias localizações ao redor do mundo, incluindo o Centro de Desenvolvimento e Testes (EVZ) em Wörth am Rhein, Finlândia, Espanha e Japão, bem como na pista de testes da Daimler Truck North America em Madras, Oregon. Até 60 veículos da Daimler Truck em todo o mundo são submetidos a testes de resistência, acumulando aproximadamente cinco milhões de quilômetros de testes entre 2020 e o final de 2023.

Mustafa Üstertuna, chefe de Software e Eletrônica da Daimler Truck, enfatiza a importância desses testes. Ele afirma: “testes como os de Wörth são de fundamental importância para nós, a fim de incorporar os resultados e descobertas obtidos com eles na otimização dos sistemas existentes de assistência ao motorista ou no desenvolvimento de novos recursos de segurança.”

Novos padrões de segurança em 2024

Os testes mais recentes na EVZ se concentraram em sistemas de assistência que serão implementados nos caminhões e ônibus. A saber: Active Brake Assist (ABA) 6, o novo Frontguard Assist, Active Sideguard Assist (ASGA) 2, Active Drive Assist (ADA) 3 e Traffic Sign Assist.

A Daimler Truck está, assim, estabelecendo novos padrões em termos de segurança rodoviária com esses sistemas, os quais, ademais, vão além dos requisitos regulamentares.

Fusão de sensores de 270 graus

Na base desses sistemas, uma nova plataforma eletrônica possibilita a fusão de dados de radar e câmera. O resultado é uma visão frontal e lateral mais abrangente. Com a instalação de seis sensores cobrindo 270 graus ao redor do veículo, esses sistemas conseguem prontamente identificar perigos e, assim, agir em conformidade, proporcionando uma segurança ainda mais sólida.

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Ambientes controlados

Conduzimos testes em uma variedade de cenários na EVZ. Por exemplo, situações de tráfego intenso, final de engarrafamentos e manobras de ultrapassagem. Esses testes replicam as condições das estradas em diferentes partes do mundo, garantindo que os sistemas de assistência sejam eficazes em diversas situações.

Validação em estradas reais

Além dos testes em pistas de controladas, os veículos da Daimler Truck são submetidos a testes nas estradas reais para atender às normas de segurança em 2024. No mundo real, validamos os sistemas e funcionalidades. Inclui testes de inverno na Finlândia em 2023. Por fim, a região permite aos engenheiros avaliarem o desempenho dos sistemas em condições climáticas adversas e em diferentes contextos rodoviários.

Marcopolo Busworld 2023: avanços em ônibus sustentáveis

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A Busworld é a maior feira de ônibus da Europa e que influencia quase todos os mercados do mundo, inclusive, o Brasil por termos aqui a maior presença de marcas europeias. No entanto, a edição de 2023 desta feira terá a brasileira Marcopolo também como protagonista, que mostrará a sua sinergia global.

O evento da indústria de ônibus reúne fabricantes, fornecedores e operadores de transportes e acontecerá entre os dias 7 e 12 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica.

A Marcopolo ocupará um estande de 500 m², no qual apresentará dois projetos inovadores: o Marcopolo G8, a nova geração de ônibus rodoviários da empresa, e um modelo movido a célula de hidrogênio.

O objetivo é destacar os avanços da companhia no setor de mobilidade, enfatizando a combinação do renomado design brasileiro com tecnologia global. Tais características são o resultado da experiência adquirida ao longo dos anos em países como África do Sul, Argentina, Austrália, China, Colômbia, México e, claro, no Brasil.

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Receita de R$ 3 bilhões no primeiro semestre

“Andar de mãos dadas com a Busworld Europa é fundamental para nós, pois nos permite mostrar nossas soluções de mobilidade mais avançadas para o transporte de passageiros, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossos relacionamentos com clientes e parceiros de todo o mundo, que tradicionalmente visitam a feira”, comenta André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

Além de sua ampla experiência de mercado ao longo de 74 anos de atuação, sendo mais de 60 anos com presença internacional em mais de cem países, certamente, a Marcopolo continua investindo constantemente em inovação, tecnologia e otimização da gestão fabril e de engenharia em todas as suas plantas.

Os números consolidam a força da empresa: no primeiro semestre de 2023, a Marcopolo registrou uma receita líquida consolidada de R$ 3 bilhões, um aumento notável de 43,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Desse total, R$ 378,4 milhões vieram de exportações a partir do Brasil e R$ 770,3 milhões das operações internacionais da empresa. Sem dúvida, nos primeiros seis meses de 2023, foram faturadas 1.105 unidades no exterior, um crescimento significativo de 16,1% em comparação com o ano anterior.

Parceria com empresas chinesas

Para reforçar ainda mais seu compromisso com a qualidade e a sofisticação, a Marcopolo apresentará pela primeira vez na Europa o modelo rodoviário Double Decker Marcopolo Geração 8, um grande sucesso de vendas em 2022 no Brasil e no exterior, com mais de mil unidades comercializadas em apenas dois anos desde seu lançamento.

Outro destaque é o veículo movido a célula de hidrogênio, que foi desenvolvido com base na carroceria do ônibus modelo Audace 1050, produzido na unidade da China. A tecnologia das células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, é fornecida pela Sinosynergy, enquanto a Allenbus é responsável pelo chassi de célula de combustível do veículo.

O Audace movido a hidrogênio tem PBT de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. Bem como, motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

Experiência na transição energética

“A demanda por veículos sustentáveis e movidos a combustíveis renováveis já é uma realidade nos principais mercados do mundo. Dessa forma, conduzimos projetos de desenvolvimento de veículos movidos a célula de hidrogênio em diferentes países do mundo, com solução desenvolvida no Brasil, além de modelos produzidos com parceiros asiáticos e na Austrália, além de fornecermos mais de 700 modelos híbridos e elétricos, com chassis de parceiros, que estão em operação em países como México, Costa Rica, Colômbia, Austrália, China, Chile e Argentina”, enfatiza Armaganijan.

O portfólio da Marcopolo é abrangente e inclui modelos urbanos, micro-ônibus, veículos da marca Volare e rodoviários. Assim como soluções em eletromobilidade, como o ônibus 100% elétrico Attivi Integral. Este modelo possui chassi próprio e já está participando de um programa de demonstrações em diversas cidades brasileiras. Entre elas, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Angra dos Reis, entre outras, além dos modelos híbridos.

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Parceiros e joint venture

A Marcopolo está expandindo seus negócios em todo o mundo. Eles têm se concentrado em parcerias, inovação e tecnologia. O objetivo deles é adaptar soluções de mobilidade às necessidades de seus clientes e dos mercados em que operam. Sua capacidade produtiva elevada, flexibilidade e a customização de produtos de acordo com as demandas locais e individuais dos clientes são fatores diferenciais.

Na América do Sul, a Marcopolo é líder no segmento e possui operações na Colômbia por meio da Superpolo. É uma joint-venture com o Grupo Fanalca, responsável pelo fornecimento de veículos para a renovação da frota do sistema BRT Transmilenio. Ademais, a região produziu 1.031 ônibus no último ano. Na Argentina, a fábrica da Metalsur, na Província de Santa Fé, produziu 642 unidades em 2022, entre urbanos e rodoviários.

Na América do Norte, a empresa mantém uma fábrica em Monterrey, no México, desde 2000. Eles produzem veículos pequenos, ônibus urbanos convencionais e rodoviários de curto, médio e longo alcance lá. Além disso, neste ano, a Marcopolo, em parceria com a Model 1, apresentou dois modelos de micro-ônibus para o mercado de fretamento norte-americano. São os Grand Executive e Grand Shuttle, os primeiros veículos desse porte produzidos na unidade de Monterrey.

Austrália, China e África do Sul

Na Austrália, a Marcopolo detém a marca Volgren, líder em ônibus para a Oceania, fornecendo cerca de 60% dos ônibus. Com sede em Melbourne e três fábricas, a Volgren registrou 325 unidades produzidas em 2022. Certamente, foi um aumento de 18,2% comparado a 2021, quando fabricou 275 unidades.

Na China, a Marcopolo chegou em 2001. Inicialmente, decerto, por um contrato de transferência de tecnologia para carrocerias de ônibus. A partir de 2005, expandiu-se com um escritório para desenvolver fornecedores, produzindo peças, componentes e carrocerias desmontadas, além de ônibus CKD para exportação. Isso abrange diversos países na Ásia, África e Oceania.

Por fim, a empresa MASA reforça a presença tradicional da Marcopolo no mercado da África do Sul. Neste caso, comparando o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano anterior, a operação registrou um aumento de 76,7%, totalizando 159 ônibus.

Lubrificantes falsificados: um risco para seu veículo

No Brasil, a preocupação com a origem e qualidade dos produtos automotivos é uma questão de extrema importância para os proprietários de veículos comerciais. Há alguns anos surgiram evidências alarmantes de que lubrificantes falsificados para motores estão sendo comercializados, colocando em risco os motores e a operação dos frotistas.

Somente em um mês, em outubro de 2022, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) fez uma descoberta ao apreender mais de 100 mil litros de óleo lubrificante de motor falsificado. Essa apreensão lançou luz sobre um problema sério que afeta os transportadores em todo o país.

Os lubrificantes falsificados, ao contrário dos produtos genuínos, muitas vezes carecem dos aditivos essenciais para manter o motor funcionando de maneira eficaz e segura. Esse aspecto, por si só, pode causar danos graves às peças do motor e resultar em custos de reparo que podem facilmente ultrapassar os R$ 20 mil em comerciais leves e até R$ 100 mil em caminhões com motores de 6 cilindros.

Além disso, a utilização de lubrificantes falsificados pode levar a uma série de problemas adicionais. Entre eles, o aumento da temperatura de funcionamento do veículo, o aumento do consumo de combustível e a propensão à formação de borras e vernizes prejudiciais no motor. No caso de veículo comercial, além do prejuízo material, há os danos do período parado para reparos.

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Fabricantes unidos para combater a falsificação

Diante dessa ameaça crescente à segurança e ao desempenho dos veículos, o Instituto Combustível Legal (ICL) tomou uma iniciativa crucial. O instituto anunciou a criação de um núcleo específico dedicado a combater o mercado irregular de óleos lubrificantes. Esse núcleo conta com a participação de empresas renomadas do setor, incluindo Vibra, Ipiranga, Raízen, Mobil e Petronas.

O ICL enfrenta uma série de desafios no combate às irregularidades no setor de lubrificantes, que incluem a sonegação fiscal, o roubo de cargas, a produção de lubrificantes falsificados por fábricas clandestinas e a venda de produtos sem a aprovação da ANP, incluindo óleos desprovidos de aditivos ou fora das especificações adequadas.

“Já atuamos no combate ao mercado irregular de combustíveis em parceria com os setores público e privado. Estamos presentes para atuar contra a sonegação fiscal, fraudes operacionais (adulteração da qualidade e quantidade nas vendas de combustíveis), entre outros exemplos. No segmento de lubrificantes, integraremos uma visão ainda mais ampla no setor de energia para combater esses atos ilícitos”, analisa Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal.

As iniciativas do ICL

Nos últimos três anos, o ICL tem se dedicado a quatro iniciativas essenciais para construir um mercado de combustíveis mais ético e justo. Isso inclui forças-tarefas de fiscalização, revisões das legislações estaduais, combate ao devedor contumaz e simplificação tributária. Entre as ações mais notáveis do instituto, ademais, destaca-se a realização de workshops destinados às forças policiais e de fiscalização, o fornecimento de apoio em inteligência aos órgãos encarregados de combater o mercado irregular e o suporte logístico para doação a instituições públicas de combustível apreendido em operações realizadas pelas autoridades.

Por fim, em um mercado onde a confiança e a qualidade são essenciais, a luta contra os lubrificantes falsificados é mais relevante do que nunca. Os transportadores devem estar atentos à procedência dos produtos que utilizam em suas frotas e, decerto, apoiar os esforços de organizações como o Instituto Combustível Legal para garantir a integridade de seus motores e a segurança nas estradas brasileiras.

Renault E-Tech Trafic: o rival do Fiat e-Scudo para logística urbana

O Renault E-Tech Trafic é um modelo intermediário entre o Kangoo Z.E. e o Master Z.E. Este segmento tem crescido no Brasil em razão da sua versatilidade em centros urbanos e dominado pelas marcas do Grupo Stellantis, Fiat, Citroën e Peugeot.

No entanto, o portfólio da Renault ganha uma versão mais conectada com os tempos de logística sustentável. A nova geração 100% elétrica E-Tech Trafic acaba de ser lançada em alguns países, mas, ainda, sem previsão de chegada nos mercados da América do Sul. Os frotistas brasileiros contam apenas com dois modelos no segmento do Renault E-Tech Trafic: Fiat e-Scudo e Citroën Ë-Jumpy. Há o BYD eT3, porém, a capacidade de marca deste é quase a metade do Trafic e seus concorrentes diretos.

Leia a nossa avaliação sobre o Citroën Ë-Jumpy

AVALIAÇÃO DO ELÉTRICO CITROËN Ë-JUMPY E OS DESAFIOS DA LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

Os modelos E-Tech são uma geração mais modernas do que os Z.E. e a transição ocorre gradualmente. No entanto, no Brasil, apenas o Kwid conta com uma versão E-Tech. O Renault Kangoo oferecido aqui ainda é o Z.E. e o Kangoo E-Tech foi lançado no primeiro semestre deste ano e deverá ser um lançamento futuro para os frotistas brasileiros.

Múltiplas configurações

O Renault Trucks E-Tech Trafic é especialmente projetado para a condução urbana. Com dimensões médias e maior capacidade de manobra, sua versão compacta pode ser facilmente manobrada em estacionamentos urbanos cobertos e em espaços de estacionamento convencionais. Dessa forma, o veículo está disponível em várias configurações, incluindo três versões de furgão (L1H1, L2H1, L2H2), duas versões de furgão cabine dupla (L1H1 e L2H1) e uma versão plataforma.

Renault E-Tech Trafic
Altura de 1,9 m é a vantagem para entregas dentro de estacionamentos

Em sua configuração de furgão, o Renault Trucks E-Tech Trafic oferece um volume de carga variando de 5,8 a 8,9 metros cúbicos e um comprimento de carga de até 4,15 metros. Assim, com altura interna de 1.898 mm na versão H2 permite que os profissionais permaneçam em pé na área de carga, facilitando o manuseio das mercadorias.

Motorização e autonomia

O veículo é equipado com um motor elétrico de 90 kW (120 cv) e tem uma capacidade de reboque de 920 kg. Sua bateria de 52 kWh proporciona uma autonomia impressionante de 297 km no ciclo combinado WLTP, com um consumo de energia elétrica de 18,7 kWh – um dos melhores valores do mercado. Além disso, ele suporta carregamento rápido (DC) de 15% a 80% em apenas 60 minutos.

Curiosidades sobre a Renault Trucks

O primeiro veículo Renault de carga, mais parecido com um furgão, foi lançado em 1900, e a marca, independentemente de quem são os acionistas, certamente, sempre teve desenvolvendo os próprios caminhões e para diversos segmentos.

Renault E-Tech Trafic
Primeiro veículo de carga Renault foi lançado em 1900

No entanto, como ocorreu com algumas marcas, a empresa foi dividida em duas: automóveis e veículos comerciais, como já ocorreu com a Volkswagen, Volvo, e Mercedes-Benz, para ficarmos em três exemplos. Assim, existem duas Renault no mundo. A Renault conhecida no Brasil que foi criada no dia 25 de fevereiro de 1899 por Louis Renault, um industrial francês. E existe a Renault Trucks.

Renault E-Tech Trafic
Em poucos anos, a Renault aumenta o portfólio de caminhões

A divisão de veículos de carga foi comprada pelo Grupo Volvo em 2001. Ademais, a Renault Trucks tem presença em 32 países da Europa, incluindo o leste europeu. Na África, está em 48 países da África, 4 da Ásia e 12 do Oriente Médio. Na América do Sul e Central, a marca conta com presença em 18 países, nos vizinhos Argentina e Uruguai. Por alguma estratégia do Grupo Volvo, a marca não está presente no Brasil.

Os modelos Renault Trafic e Master (apenas nas configurações de cargas) são comercializados pelas duas Renault nos países que ambas estão presente. Por fim, no Brasil, os veículos de carga leves são comercializados pela Renault de Louis Renault.

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Veículo diesel parado: saiba como evitar problemas

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Seu veículo diesel parado por uns dias por gerar dores de cabeça e danos na conta bancária. Lógico que ninguém quer a sua ferramenta. Mas, por qualquer razão, como os caminhões usados e seminovos em estoque e a espera de um comprador, o veículo ficou ou precisa ficar parado, não importa! As dicas deste artigo serão úteis para cuidar do seu patrimônio para os dias parados e para quando voltar ao trabalho.

Dê uma volta com o veículo em um percurso razoável, acima de 15 km ou 20 minutos, a cada período de 15 dias. Essa prática é essencial para manter todas as peças móveis do seu veículo bem lubrificadas, incluindo as internas do motor, caixa de marchas, transmissões, rodas e outros componentes. Além disso, ela contribui para movimentar todo o sistema de arrefecimento, garantindo o bom funcionamento do veículo e prolongando sua vida útil.

Óleo lubrificante

Após uma semana de inatividade, o óleo lubrificante escorre quase completamente para a parte inferior do motor, conhecida como cárter, o que pode resultar em um considerável desgaste das peças metálicas no momento da partida. Portanto, é crucial utilizar o óleo recomendado pelo fabricante, uma vez que ele possui uma melhor aderência às paredes e componentes do motor. Além disso, ao dar partida, aguarde um curto período antes de retirar o veículo da imobilidade. Essas medidas ajudam a preservar o motor e a garantir seu desempenho a longo prazo.

Os pneus também se beneficiarão com essas medidas. Neste caso, é aconselhável mudar a posição do seu veículo a cada dez dias para evitar que a cinta metálica, parte integrante da estrutura do pneu, sofra deformações permanentes. Tais deformações podem comprometer a segurança, resultando em desbalanceamento da roda (manifestado por trepidação do volante em altas velocidades) e produção de ruídos indesejados. Embora os pneus possam ser calibrados com uma pressão 20% acima do valor recomendado pelo manual durante o período de inatividade, é fundamental recalibrá-los para o nível recomendado quando retomar a rodagem.

Parceria:

Mercado Livre
Afiliado

Combustível diesel

Mantenha o tanque de combustível cheio para reduzir a formação de condensação de água no tanque, que pode contaminar o diesel e causar corrosão. Além disso, o diesel pode oxidar com o tempo e formar borras que entopem os filtros e injetores.

As regulamentações que entraram em vigor desde 2012 (todas as faces do Proconve desde a L6/P7) alteraram a composição do diesel para reduzir a emissão de poluentes, conhecido como S10. Essas alterações, entretanto, incluem o aumento do percentual (ou proporção) do biodiesel e a redução do teor de enxofre. Essas mudanças propiciam a degradação do diesel e a proliferação de microrganismos quando o combustível fica em condições estáticas por mais de 90 dias devido ao biodiesel no veículo diesel parado.

A alteração na propriedade do diesel pode afetar todo o sistema de combustível, principalmente os bicos injetores. As falhas mais comuns que ocorrem são: água contaminando o diesel, corrosão, oxidação e o aparecimento de borras. Bactérias, fungos e leveduras que se alimentam deste combustível são responsáveis pela formação dessas borras.

Veiculo parado diesel
A Petrobras desenvolveu um novo biodiesel chamado de R5 que gera menos problemas. Ele está sendo usado pela Volvo em sua fábrica, mas ainda não está liberado para postos de combustível

Saiba mais:

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

As bactérias no biodiesel

Para evitar possíveis falhas no sistema de injeção de combustível de motores a diesel (aplicável a todos os tipos de motores a diesel de qualquer fabricante) devido à imprevisibilidade do início de operação do veículo, recomendamos aplicar um bactericida na proporção de 0,1% do volume de diesel contido no tanque de combustível. Isso se deve à degradação natural do combustível em um período de até 90 dias. Se o veículo permanecer inoperante, é necessário substituir completamente o combustível a cada 90 dias e reaplicar o aditivo bactericida na proporção indicada pelo fabricante.

Se houver a necessidade de reabastecer veículos em sua empresa, é importante aplicar novamente o aditivo bactericida na proporção especificada pelo fabricante ou na carta mencionada anteriormente. Os fabricantes sempre recomendam o uso de combustível Diesel – S10 de alta qualidade.

Após aplicar o fluido, você deve deixar o motor ligado por cerca de 3 minutos para assegurar a mistura no diesel e a completa lubrificação do sistema de combustível. Recomendamos repetir esse procedimento a cada 60.000 km ou a cada 6 meses, o que ocorrer primeiro. No entanto, é importante observar que essa recomendação pode variar conforme o fabricante do motor, portanto, é crucial seguir as instruções estipuladas no manual do proprietário.

Aqui estão algumas dicas adicionais:

– Se o veículo ficar parado por um período prolongado, o proprietário deve tomar medidas preventivas. Primeiramente, é recomendável realizar uma limpeza completa do veículo, incluindo a higienização do sistema de climatização, que implica a substituição do filtro de cabine.

– Se possível, proteja o veículo da umidade e do sol. Caso haja disponibilidade, armazene o veículo em um local coberto, seco e bem ventilado. Se for um veículo comercial compacto, utilize uma capa impermeável para proteger a pintura e as partes metálicas da corrosão.

– Se o veículo estiver estacionado ao sol, lembre-se de remover todos os objetos do interior e abaixar o para-sol. Da mesma forma, é importante que você abra as entradas de ventilação para manter o interior ventilado e em boas condições.

– Mantenha as hastes dos limpadores do para-brisa levantadas, pois as palhetas em contato contínuo com o vidro podem ressecar e deformar, perdendo sua eficácia de limpeza.

– A bateria do veículo diesel parado é o componente que mais sofre com a falta de uso. Isso porque os veículos continuam consumindo energia mesmo quando estão parados. Entre eles, sistemas de segurança (alarme), LEDs de alerta e sistemas eletrônicos, que permanecem em modo de espera. Verifique a tensão da bateria a cada três semanas e, se estiver baixa, carregue-a conforme as instruções do manual do proprietário.

– Para a manutenção de itens mais complexos, profissionais especializados são fundamentais. Nesse sentido, o proprietário pode agendar uma verificação em uma oficina da rede de concessionárias do fabricante.

Leia a edição 41 da Revista Frota News:

Com 37 anos de experiência, o projeto Frota News se destaca como uma fonte inovadora de notícias e tendências no setor automotivo de veículos comerciais, transporte e logística.

Especial Especial um ano do Frota News
Edição Comemorativa de 1 ano

A edição comemorativa de um ano da plataforma traz um olhar aprofundado sobre os avanços significativos na indústria, como a descarbonização e a economia circular, que estão remodelando o futuro do transporte. Investimentos estratégicos em caminhões e ônibus elétricos refletem o compromisso com a sustentabilidade, enquanto a crescente participação das mulheres no setor logístico indica uma mudança positiva rumo à inclusão e diversidade.

A edição 41 da revista Frota News é uma leitura essencial para aqueles que buscam entender as dinâmicas atuais e futuras do mercado.

– Uma última dica: é possível aliviar o peso da van sobre a suspensão utilizando cavaletes. Para mais dicas como esta, nos siga no LinkedIn!

Transição energética: os combustíveis verdes no Brasil

O governo federal brasileiro recentemente apresentou um projeto de lei que cria uma política de incentivo aos combustíveis renováveis, conhecido como o programa “Combustível do Futuro”. Este programa pretende propor medidas para incrementar o uso de combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono, bem como a aplicação de tecnologia veicular nacional, com biocombustíveis, com vistas a maior descarbonização da nossa matriz de transporte. Isso tudo de forma que seja economicamente viável para a realidade econômica brasileira e, além, de agregar valor às exportações.

O governo federal quer criar o programa nos esforços para incentivar a transição energética no setor de transportes. O texto vai integrar a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), o Programa Rota 2030 — voltado para a modernização do setor automotivo – e o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE Veicular).

O programa planeja incluir na mistura do diesel tradicional, a base de petróleo, um biocombustível de origem vegetal (cana-de-açúcar, óleo de soja, óleo de macaúba etc.), chamado de diesel verde. Caberá ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) definir um percentual obrigatório de adição do diesel verde ao diesel tradicional.

Diesel R5

A Petrobras, recentemente, lançou o diesel R5, uma forma de misturar diesel convencional com o biodiesel, diferentemente como é efetuado atualmente na distribuição de diesel aos postos de combustível no Brasil. O diesel R5, pela forma como é refinado, gera menos poluição e danos aos motores em relação ao diesel tradicional. O artigo abaixo explica mais sobre isso.

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

Além disso, o projeto também cria o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV), que aspira incentivar a pesquisa, produção e uso de energia sustentável, além de estipular metas de redução de emissões de gases do efeito estufa. A medida apresentada pelo governo prevê a descarbonização do setor aéreo a partir da redução gradual de emissões de dióxido de carbono pelos operadores de aviação².

Potencial do biometano

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que a ideia é investir mais de R$ 200 bilhões em transição energética nos próximos anos. “Serão mais de R$ 250 bilhões de investimentos. Isso é transição energética, é a verdadeira economia verde, é o Brasil liderando a transformação energética no mundo. É a liderança do Brasil na descarbonização mundial”, disse Silveira.

Deverá ser incluindo no programa as políticas para produção de biogás. Este tipo de gás é renovável a partir de resíduos orgânicos e matéria-prima para o biocombustível biometano. Na voz ativa, a frase fica: “Assim, a economia circular inclui algo muito mais limpo do que o GNV (Gás Natural Veicular) de fonte fóssil.”

Tudo indica que o potencial que o Brasil sempre está saindo do papel. Isso, principalmente, devido à iniciativa privada, como a Raízen, e entidades, como a Abiogás.

Prêmio Top Truck TV 2023: os destaques da indústria de caminhões

O Prêmio Top Car TV, e suas variantes Prêmio Top Truck TV 2023 e Top Moto TV, celebra 22 anos de história em 2023 como referência na premiação da indústria automotiva. Desde sua criação, o evento se consolidou como a principal laureamento da imprensa nacional especializada em veículos, tanto na televisão como na mídia eletrônica.

Os jurados, selecionados criteriosamente pelo Comitê Gestor sob a presidência do renomado jornalista Paulo Brandão, enfrentarão o desafio de eleger os vencedores do 22º Prêmio Top Car TV, do 8º Prêmio Top Truck TV e do 6º Prêmio Top Moto TV. Além disso, eles também participarão do 9º Fórum Top Car TV.

Top Truck TV 2023
Paulo Brandão, jornalista presidente do Comitê Gestor da premiação

O Fórum acontecerá pela manhã, e à noite, ocorrerá a emocionante festa de entrega dos prêmios. Ambos os eventos estão programados para o dia 11 de dezembro, em São Paulo (SP), com o local a ser anunciado em breve.

Um total de 50 jurados compõe os painéis de avaliação dos Prêmios Top Car TV 2023, Top Truck TV 2023 e Top Moto TV 2023. O júri do Prêmio Top Car TV 2023, por exemplo, é formado por 38 especialistas, responsáveis por escolher os melhores em 13 categorias.

Categorias do Top Truck TV

No caso do Prêmio Top Truck TV 2023, 13 jurados, entre eles o jornalista Marcos Villela, serão encarregados de eleger os vencedores em 5 categorias, enquanto o Prêmio Top Moto TV 2023 contará com 7 jurados para escolher os melhores em 2 categorias distintas.

  1. Melhor Performance Empresarial (Melhor Fabricante de Caminhões);
  2. Melhor Veículo de Carga CNH categoria B (PBT até 3.500 kg);
  3. Melhor Caminhão Urbano: Semileve (PBT de 3,5 a 6 toneladas), Leve (PBT de 6 a 10 toneladas) e Médio (PBT de 10 a 15 toneladas);
  4. Melhor Caminhão Médio (PBT de 10 a 15 toneladas) ou Semipesado (rígido ou cavalo mecânico, com PBT acima de 15 toneladas, CMT de até 45 toneladas e PBTC de até 40 toneladas); e
  5. Melhor Caminhão Pesado (rígido ou cavalo mecânico, com CMT acima de 45 toneladas e PBTC acima de 40 toneladas).

* PBT: Peso Bruto Total | PBTC: Peso Bruto Total Combinado | CMT: Capacidade Máxima de Tração

Top Truck TV 2023
Top Truck TV: equipe de comunicação da Mercedes-Benz, maior vencedora da edição de 2022

Neste ano, a organização concederá a honra de “Homenageado do Ano” à Volkswagen do Brasil, que celebra seus 70 anos de atuação no mercado automotivo.

Tradição e credibilidade

O Prêmio Top Car TV teve seu início como a principal premiação da televisão nacional voltada para o segmento automotivo. Desde sua criação em 2002, e com a participação constante dos principais jornalistas especializados do setor, o prêmio conquistou imediatamente a confiança e o reconhecimento dos executivos das montadoras e importadoras de veículos no Brasil, bem como dos profissionais de Comunicação e Marketing dessas empresas.

Apesar da multiplicidade de programas de TV, rádio, podcasts e sites dedicados ao setor automobilístico no país, a organização selecionou apenas 50 profissionais para participar das decisões nas três categorias do Top Car 2023. Essa seleção se deve à presença constante desses profissionais nos eventos das grandes montadoras e importadoras. Ademais ao foco em temas jornalísticos relevantes e à longa trajetória de seus trabalhos nas emissoras e portais onde divulgam suas informações, além do reconhecimento alcançado no setor.

Paulo Brandão, presidente do Comitê Gestor da premiação, destacou: “acredito que estamos melhorando e acrescentando valor a cada ano para o Prêmio Top Car TV. Assim, a receptividade dos jornalistas convidados e dos executivos de montadoras me dão a grata satisfação de um trabalho bem feito. E o prêmio deste ano surpreenderá ainda mais.”

Enfim, no dia 13 de setembro de 2023, a organização anunciou os 50 profissionais que comporão os júris do 22º Prêmio Top Car TV, do 8º Prêmio Top Truck TV e do 6º Prêmio Top Moto TV.

Na categoria de caminhões, além do editor do Frota News, Marcos Villela, como jurado para eleger os vencedores nas cinco categorias do Prêmio Truck TV, o júri conta com os jornalistas Andrea Ramos (Estradão), Augusto Correia (TV Auto), Carol Vilanova (Frete Urbano), Décio Costa (Autoindústria), João Geraldo (O Carreteiro), Leo Doca (Transporta Brasil), Paula Lopes (Pé Na Estrada), Zeneto Furtado (Tá Valendo), além de Paulo Brandão (TV Auto Band Norte/Nordeste/Centro-Oeste e rádio Auto na Band News FM), Pedro Kutney (Autodata), Tarcisio Dias (Mecânico Online) e, por fim, Victor Pinto (Auto Destaque).

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