terça-feira, novembro 5, 2024

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

A Volvo do Brasil se tornou a primeira montadora brasileira a adotar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em suas operações de fábrica. O combustível é produzido por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, principalmente o de soja.

A fábrica da Volvo localizada em Curitiba, Paraná, será pioneira nesse movimento transformador. Desde o primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção até os testes nas pistas e avaliações em laboratório, todo o consumo de diesel será agora baseado no diesel renovável R5.

Diesel renovável R5 x biodiesel

O diesel R5 e o biodiesel são dois tipos de combustíveis que podem ser usados em motores a diesel, mas que apresentam algumas diferenças em sua composição, origem e impacto ambiental.

Portanto, a principal diferença entre o diesel R5 e o biodiesel é que o primeiro é uma mistura de diesel fóssil com diesel renovável, enquanto o segundo é um combustível totalmente derivado de fontes vegetais ou animais. Misturam posteriormente o biodiesel, conforme conhecemos, ao diesel fóssil.

O diesel R5 tem uma redução de emissões de CO₂ equivalente em até 90%, se comparado com o diesel atual, enquanto o biodiesel tem uma redução de até 70%.

Uma unidade operacional já existente na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, produz o diesel R5. O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel renovável, também chamado de diesel verde.

Segundo a Petrobras, o diesel R5 tem as mesmas características do diesel fóssil em termos de desempenho, mas não requer adaptações nos motores e instalações. Além disso, você pode usar o diesel R5 diretamente ou misturá-lo com o diesel convencional em diferentes proporções, sem que isso altere a cadeia logística de distribuição ou os processos de armazenamento.

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Abordagem colaborativa

R5

Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo, compartilhou sua perspectiva sobre a adoção do diesel renovável: “este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes.” Com a mudança, a fábrica de Curitiba prevê uma redução estimada de 400 toneladas nas emissões anuais de CO₂.

Guilherme Malucelli, diretor de projetos e inovação industrial da Volvo, ressaltou a eficácia do novo combustível. “A cada 10m3 de diesel R5 consumidos há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, acrescentou.

A parceria entre a Volvo e a Petrobras demonstra uma abordagem colaborativa em direção a um futuro mais ecológico. Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, enfatizou a versatilidade do diesel R5. Uma grande vantagem é que o novo combustível”, afirmou, “pode se misturar ao diesel convencional em diferentes proporções sem necessitar de adaptações nos motores.”

Aumento de produção

A Petrobras prevê a venda de novos lotes de diesel R5 em 2023 para as empresas interessadas. A empresa planeja ampliar a capacidade de produção do combustível na Repar e na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

Por fim, a Petrobras tentará obter um mandato para que possamos aprovar a inclusão do diesel R5 na mistura obrigatória do diesel. Ademais, a mistura hoje está em 12% e atendida integralmente pelo biodiesel.

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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