segunda-feira, dezembro 22, 2025

Logística urbana: IA une CDs com veículos elétricos para entregas

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E se fabricantes de veículos comerciais elétricos, empresas de transporte urbano de carga, e-commerce, instituições educacionais e órgãos governamentais se unissem em busca de uma abordagem inovadora para aumentar a eficiência da logística urbana na sua cidade? Pois é! O Innovation Lab da Volvo Group Connected Soluções liderou a ideia e a colocou em prática em Gotemburgo, na Suécia, com o projeto Smoovit, que possui potencial para ser replicado em cidades de todo o mundo.

O Smoovit nasceu em prol de uma nova abordagem para resolver os desafios da logística urbana com o uso da Inteligência Artificial (IA). O projeto recebeu apoio crucial de um programa Vinnova para Pesquisa e Inovação Estratégica de Veículos (FFI). Ademias, reuniu cerca de 15 especialistas da Volvo Group Connected Solutions. Incluiu designers, especialistas em TI, desenvolvedores e especialistas em negócios, que trabalharam em conjunto para tornar essa visão uma realidade.

Os outros parceiros de colaboração no projeto incluíram IVL, RISE, Administração Ambiental da Cidade de Gotemburgo, Nordstans Samfällighet, GLC, Best Transport, DHL, Velove, Pling Transport e Trafikverket.

O principal objetivo do Smoovit era explorar como a combinação de métodos de transporte. Entre eles, caminhões e bicicletas de carga, aliados a sistemas computacionais inteligentes, poderia criar sinergias eficazes em ambientes urbanos.

Novas políticas

Para isso, introduziu conceitos inovadores, como centros de consolidação urbana, e examinou formas de estabelecer novas políticas de transporte. Uma estrutura de sistemas foi utilizada como base para estabelecer as bases para uma logística sustentável nas cidades.

Lai Jee Lim, gerente de projetos do Laboratório de Inovação, expressou o compromisso da equipe em transformar o transporte urbano de mercadorias. “Nossa equipe dedicada foi motivada a transformar o transporte urbano de mercadorias ao longo da duração do projeto Smoovit”, afirmou Lai Jee. “Estamos orgulhosos de ter colaborado com parceiros e organizações para desenvolver estratégias que levarão a um transporte de mercadorias sustentável dentro das áreas urbanas.”

Bicicletas elétricas

Uma das conquistas mais notáveis do projeto Smoovit é a adoção de transportes ecológicos nos centros urbanos. Dessa forma, o Smoovit substituiu três veículos utilizados para entrega de mercadorias por bicicletas de carga, demonstrando o potencial dessas alternativas mais limpas e eficientes. Além disso, a DHL iniciou o uso de um caminhão elétrico Volvo FL, provando que veículos elétricos podem desempenhar um papel fundamental na redução da pegada de carbono.

Com o término do projeto Smoovit, seus resultados não são apenas uma conquista digna de nota. Além disso, servem como um modelo para outras cidades e regiões em busca de melhorar o transporte urbano em benefício de todas as partes interessadas.

Por fim, a união de fabricantes de veículos comerciais elétricos, empresas de transporte de carga urbano, e-commerce, instituições educacionais e órgãos governamentais demonstra o poder da colaboração em busca de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do transporte nas cidades do futuro.

FedEx: rumo a uma frota de carbono neutro, inclusive no Brasil

A frota de veículos da FedEx no Brasil é composta por cerca de 2.900 equipamentos, entre caminhões, carretas e vans, que atendem clientes em todas as regiões do país. A empresa está em processo de renovação da sua frota em todos os mercados que atuam, mais fortemente, nos países europeus.

No Brasil, ela fez a aquisição de 408 novos veículos entre o final do ano passado e meados deste. Esses veículos possuem maior eficiência energética em relação aos mais antigos, mas ainda dependentes de petróleo.

A média da frota dela está em torno de 7 anos, representando uma redução de 22% em comparação com 2018. Além disso, a FedEx está ampliando o uso de veículos elétricos no Brasil, com um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF), e a expansão para Salvador (BA) em 2023. A empresa tem como meta global obter operações neutras de carbono até 2040.

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Na Europa, a FedEx começou o planejamento para a renovação da frota de furgões a diesel para elétricos em 2014 para a filial francesa. No final do ano passado, a FedEx Express encomendou 98 Mercedes-Benz eSprinter para as suas operações no Reino Unido, Espanha, França e Holanda.

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Futuras renovações

A FedEx planeja alcançar operações neutras em carbono globalmente até 2040 e planeja eletrificar toda a frota de recolha e entrega de propriedade da FedEx numa abordagem de aquisição por fases.

Isso abre uma grande oportunidades para as marcas que estão com furgões elétricos no Brasil para atender a filial brasileira da FedEx. Sobretudo, para a empresa atingir a meta, ela deverá acelerar o processo de renovação nos próximos anos. Se a opção fosse fazer em 2023, ainda não há muitas opções de furgões elétricos.  Entre elas, temos Ford e-Transit, Renault Kangoo elétrico, Peugeot e-Expert, entre outros.

Os veículos elétricos testados pela FedEx no Brasil

Motos elétricas: A FedEx iniciou um projeto-piloto em Recife (PE) e Brasília (DF) para uso de motos elétricas nas operações logísticas no país. Dessa forma, o projeto conta com três motos elétricas que serão avaliadas ao longo de seis meses. As motos são das startups nacionais Voltz e Origem.

Furgões elétricos: A FedEx anunciou a expansão da frota de vans elétricas no Brasil, com oito novos veículos que começarão a circular em Salvador (BA) e Recife (PE) em 2023. Por fim, os veículos são unidades do Peugeot e-Expert, um furgão elétrico equipado com motor de 136 cv e bateria de 75 kWh, que tem autonomia de até 330 km.

Rodovias e ferrovias: 40 grupos estudam oportunidades no Brasil

Mais de 100 representantes de 40 grupos europeus interessados em investir na infraestrutura de transporte brasileira estiveram ontem (sexta-feira, 22 de setembro) no evento Roadshow Brasil Transport em Portugal. O evento foi promovido pelo Ministério dos Transportes do Brasil para atrair investidores para os próximos leilões para concessões de rodovias e ferrovias.

Na ocasião do Roadshow Brasil Transport Invest – Portugal, realizado em Lisboa, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o crescente interesse dos grandes operadores do bloco europeu. Sobretudo, de países como Espanha, Itália e Portugal, nos projetos brasileiros.

Entre os cerca de 40 grupos europeus, havia representantes de fundos de investimento, operadores, concessionárias, entidades financeiras e representantes jurídicos, empresariais e diplomáticos. Ademais, o ministro Renan Filho enfatizou: “O mundo volta a olhar para nós: as maiores construtoras portuguesas têm interesse em ampliar investimentos no Brasil, os estrangeiros querem retomar investimentos no país e têm muita expectativa sobre o que estamos lançando.”

As razões para investir no Brasil em rodovias e ferrovias

  1. Projetos Rentáveis e com Oportunidade para o Crescimento: Os projetos brasileiros oferecem oportunidades de crescimento significativas.
  2. Demanda Crescente por Transporte de Cargas e Passageiros: O país enfrenta uma crescente demanda por transporte de cargas e passageiros.
  3. Segurança Alimentar Internacional: O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, contribuindo para a segurança alimentar global.
  4. Compromisso com a Preservação Ambiental e a Amazônia: O país está comprometido com a preservação ambiental, incluindo a proteção da Amazônia.

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R$ 280 bilhões previstos de investimentos

O ministro enfatizou que essas características conectam o Brasil à agenda internacional e atraem investimentos estrangeiros. Ele, aliás, mencionou o Novo PAC, que prevê R$ 280 bilhões (€ 53 bi) em investimentos em rodovias e ferrovias nos próximos anos.

Certamente, sob a nova modelagem de concessões do setor de transportes, o interesse estrangeiro nos projetos brasileiros confirmou-se com o primeiro leilão rodoviário da gestão, que ocorreu em 25 de agosto. Dessa forma, o Lote 1 do sistema rodoviário do Paraná foi concedido à iniciativa privada, atraindo recursos de fundos soberanos da Arábia Saudita e Cingapura.

A nova política de concessões visa padronizar editais e atrair investimentos, de acordo com o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Ele afirmou: “Estamos desenvolvendo projetos cada vez mais equilibrados para cumprir a grande projeção de concessões nos próximos anos.”

Cooperação técnica

Por fim, a assinatura de um acordo de cooperação técnica entre as empresas públicas Infra S.A. e IP Engenharia S.A., do Grupo Infraestruturas de Portugal, fortaleceu a relação luso-brasileira.

Certamente, o Roadshow Brasil Transport Invest – Portugal contou com o apoio do Fórum de Integração Brasil Europa (Fibe), da Embaixada do Brasil em Portugal, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além do Portugal Export – Fórum Internacional de Logística, Infraestrutura e Transportes e do Porto de Lisboa.

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Top Frotas na Bahia: novos negócios no setor de transporte

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Mais de 70 marcas confirmaram participação no Top Frotas, evento para negócios promovido pela RX, principal organizadora de eventos automotivos no Brasil. Os encontros entre fornecedores de produtos e serviços ocorrerão entre os dias 27 a 29 de setembro no Sauípe Premium Brisa, na Costa do Sauípe, Bahia.

Com uma programação planejada, o Top Frotas tem como objetivo principal fomentar o networking e a criação de novas oportunidades de negócios entre empresas do setor. Mais de 70 empresas participarão, sendo 30 delas fornecedoras de produtos e soluções direcionadas ao segmento de transporte e logística, e outras 40 empresas atuando como compradoras em busca de parcerias estratégicas.

O evento introduz um conceito inovador chamado “One to One”. Dessa forma, proporcionará aos participantes a chance de realizar reuniões estratégicas durante os três dias do encontro. Com mais de 1.000 reuniões previamente programadas, de acordo com os perfis de compradores e fornecedores do setor, o Top Frotas promete ser um marco no estabelecimento de conexões significativas e na expansão das redes de clientes e negócios.

Robson Caldas, gerente de Produto da unidade O2O Eventos, responsável pelo Top Frotas, expressou otimismo quanto aos resultados do evento. “A expectativa da RX é que a primeira edição do evento promova a geração de mais de R$ 150 milhões em novos negócios para o setor”, comentou.

Entre as marcas expositoras confirmadas: Vamos, Unidas Frotas, Cantu Pneus, Autobem, Thermoking, Suporte Rei, Tenneco Automotive, Takao, Cambuci, Mobensani, Royce Connect, Robiel, Niterra do Brasil, BZ Automotive, Dayco, Baterias Pioneiro, Willtec, Lumileds, SYL, Autel, Sintech do Brasil, Autoglass, SERPRO, HDS, Polo Comercio Internacional, Bridgestone, Rufato, Pastre, Magnum Tires e Vannucci.

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Reuniões One to One

O Top Frotas é a versão brasileira de um formato já consolidado no México, conhecido como Top Flotillas, que acontece há 11 anos. O evento é focado em reuniões estratégicas One to One, proporcionando um ambiente propício para networking e para a realização de novos negócios.

Além disso, os participantes poderão desfrutar de uma programação completa, incluindo palestras, workshops especializados e encontros de relacionamento, enriquecendo ainda mais a experiência do evento.

Eduardo Assunção, responsável pela gestão do Programa de Compradores do evento, destaca a diversidade das empresas compradoras presentes. Disse: “o grupo de compradores definido para a primeira edição do Top Frotas mescla empresas de várias verticais da indústria. Todas em total sinergia com os expositores presentes.”

Exemplos de três empresas

Algumas das empresas expositoras planejam apresentar produtos e serviços inovadores durante o evento. A Vamos, que oferece locação de caminhões, máquinas e equipamentos, destacará as vantagens dessa modalidade. Ademais, vai demonstrar como ela pode otimizar operações, reduzir custos e proporcionar flexibilidade às empresas de transporte e logística.

Marcos Pimentel, Gerente de Contas da Thermo King, enfatiza a importância do evento: “Vamos estabelecer conexões valiosas e fortalecer nosso papel no mercado. Decerto, apresentaremos nossos produtos e serviços e mantendo contato com outros fornecedores e fabricantes, compradores da indústria, transporte e distribuição altamente qualificados.”

Por fim a Mobensani também aproveitará o evento para apresentar sua nova linha de peças em alumínio. Vai destacar os diferenciais da marca e seu compromisso com projetos maduros e de sucesso.

Descarbonização: GM começa transição do transporte para gás e elétrico

Os embarcadores, seja indústria, comércio ou agronegócios, eles têm grande responsabilidade na descarbonização do transporte. A começar por ter uma política de contratação do serviço de transporte e o pagamento de frete justo para o fornecedor poder investir em caminhões modernos, treinamento, tecnologias, entre outras práticas. Sempre mostramos cases de embarcadores que estão evoluindo em logística sustentável. Neste artigo, temos a General Motors do Brasil (GM), com fábrica em São Caetano do Sul (SP) e São Carlos (SP).

A General Motors (GM) está implementando um projeto de transporte de peças para reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO²) em suas operações logísticas. A iniciativa para descarbonização, que utiliza caminhões elétricos e a gás, tem o potencial de eliminar cerca de 35 toneladas de CO² por ano, marcando um importante passo em direção a um futuro mais sustentável.

Segundo a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), se os caminhões a gás forem abastecidos com biometano, a redução das emissões é ainda maior. Conforme informado pela Scania na ocasião do lançamento do modelo dela, o caminhão dela emite até 95% menos CO₂ se abastecido com biometano e 15% se utilizarem o GNV (Gás Natural Veicular).

Rotas entre fábricas, CD e concessionárias

Os caminhões elétricos e a gás estão atualmente em operação no Estado de São Paulo, conectando as fábricas da GM em São Caetano do Sul e São José dos Campos, o centro de distribuição de Sorocaba e as concessionárias da região. Nesta fase inicial, a empresa está utilizando quatro veículos de transporte de carga pesada, que percorrerão aproximadamente 80 mil quilômetros por ano.

Há embarcadores que já estão com dezenas de veículos similares para descarbonização, como Ambev (cerca de 200) e PepsiCo, com cerca de 150 unidades entre elétricos e a gás. Vale ressaltar que a GM já anunciou sua meta global de atingir a neutralidade de carbono em todas as suas operações até 2035 e por isso a empresa planeja aumentar a frota deste tipo, inclusive, para cegonhas no transporte dos carros para as concessionárias.

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Evolução da logística sustentável

No momento, a GM está em fase de desenvolvimento de fluxos logísticos para avaliar a expansão do projeto de descarbonização, considerando otimizações e a evolução da tecnologia.

Os caminhões elétricos e a gás utilizados neste projeto são resultados de parcerias com as empresas JSL, Ceva Logistics e Tegma Gestão Logística. Eles são responsáveis por transportar peças essenciais, como motores, transmissões e para-choques, entre as fábricas da GM, bem como acessórios e peças de reposição para as concessionárias.

Inclusão das mulheres

É importante destacar que três dos caminhões elétricos são conduzidos exclusivamente por mulheres.

Marcio Lucon, diretor-executivo de Compras e Supply Chain da GM América do Sul, destaca a importância desse projeto. “Para a GM, a sustentabilidade é uma de nossas prioridades, e isso inclui nossos processos logísticos. Estamos muito orgulhosos de implementar esse projeto. Decerto é mais uma iniciativa para contribuir com a redução das emissões de CO² em todas as nossas operações globalmente,” comentou.

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Intermodalidade

Além do projeto de transporte sustentável de peças, a GM está adotando uma série de medidas para tornar sua logística ainda mais amiga do meio ambiente. Isso inclui o uso do modal cabotagem para o transporte de 100% das peças na região Norte do Brasil. Ao passo que isso reduz as emissões de carbono em comparação com o transporte rodoviário.

Além disso, a empresa instalou 50 rebocadores equipados com baterias de lítio de última geração. Decerto, reduz as emissões em comparação com o uso de rebocadores a gás. Por fim, a GM substituiu o uso de papel por um sistema eletrônico de rastreabilidade em suas operações. A fim de reduz 2 milhões de folhas de papel por ano, equivalente ao plantio de 267 árvores.

Mulheres: Ipiranga oferece formação de condutoras na Fabet-SP

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Com o intuito de incentivar a participação feminina no segmento de transporte e distribuição de combustíveis, a Ipiranga, uma das principais empresas do setor, apresenta o programa “Operação Mulher Motoristas” para capacitação de mulheres condutoras na Fabet-SP.

Para ser elegível ao programa, as candidatas devem ser maiores de 21 anos, possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nas categorias D ou E. Além disso, ter pelo menos 1 ano de experiência comprovada no transporte ou trânsito. As interessadas têm até o dia 28 de setembro para realizar sua inscrição. Não perca esta oportunidade para se inscrever neste link para abrir o formulário de inscrição.

Formação Avançada de Condutoras

Esta iniciativa tem como objetivo oferecer capacitação profissional e apoio psicológico a mulheres que desejam ingressar no setor de transportes. O programa conta com o apoio pedagógico da Fabet-SP (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), instituição especializada em formação e aperfeiçoamento de motoristas profissionais.

A indústria de transporte rodoviário de cargas no Brasil historicamente foi dominada por homens, e a Ipiranga, consciente da necessidade de promover a diversidade e a inclusão, decidiu investir em uma ação que visa quebrar paradigmas e criar oportunidades para as mulheres.

As participantes deste programa inovador terão acesso a um treinamento amplo e abrangente, que aborda tanto os aspectos teóricos quanto práticos da profissão. Os módulos de ensino incluirão temas como legislação, segurança no trânsito, mecânica veicular, direção defensiva, economia de combustível, e outros aspectos relevantes para a atividade de motorista de carga. Além disso, as inscritas receberão orientação psicológica e suporte em forma de coaching para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades do mercado de trabalho.

Serão oferecidas 16 vagas no programa, e detalhes sobre a bolsa auxílio serão fornecidos às candidatas aprovadas durante o processo seletivo.

Inclusão de Mulheres no Transporte

A Ipiranga acredita que a inclusão das mulheres no setor de transporte rodoviário de cargas pode trazer benefícios significativos. Bem como maior qualidade, eficiência e segurança para as operações. A empresa está empenhada em promover a igualdade de gênero e oferecer oportunidades de carreira para mulheres que desejam se destacar em um setor que, além dos  homens, precisa das mulheres.

Com o programa “Operação Mulher Motorista”, a Ipiranga, com apoio da Fabet-SP, dá um passo importante rumo à construção de um setor de transporte rodoviário de cargas mais diversificado e inclusivo. Assim, há importante contribuição para o desenvolvimento sustentável da indústria no Brasil.

A Ipiranga, do Grupo Ultra, está com mais de 85 anos em operações de combustíveis e atendimento ao consumidor. São 6,5 mil postos. Além disso, há mais de 6 mil grandes clientes que aplicam o portfólio de produtos e serviços da Ipiranga. São empresas da indústria, transporte, logística e carga.

Expansão do Grupo Rodonaves para sete estados do Nordeste

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O Grupo Rodonaves anunciou uma expansão significativa de suas operações, juntamente com crescimento de 41% em seu faturamento bruto no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. As novas operações visam atender à crescente demanda e consolidar ainda mais a presença do grupo em todo o país.

Expansão para a Região Norte

Uma das principais novidades é a expansão da RTE Rodonaves, empresa de transporte de carga do grupo, é a ampliação para a região Norte do Brasil. Essa expansão visa atender  17 milhões de consumidores nos sete estados da região.

O fundador e presidente do Grupo Rodonaves, João Naves, comentou sobre essa expansão: “Esperamos que o ano de 2023 reflita em números o aumento da atuação do Grupo. Considerando apenas a RTE Rodonaves, ampliamos o faturamento do primeiro semestre em 21%, quando comparamos com 1S22. Já em relação ao faturamento de R$ 1,6 bilhão do ano anterior, nossa expectativa é de ampliar este valor em 16,1%”.

Novos Investimentos

O plano de expansão da RTE Rodonaves não se limita à região Norte. A empresa, que já atua em mais de 5 mil cidades e conta com cerca de 300 mil clientes ativos, planeja investimentos significativos nos próximos dois anos, totalizando aproximadamente R$ 150 milhões para expandir ainda mais sua estrutura no Sudeste, uma região estratégica para o grupo.

Atualmente, a RTE Rodonaves transporta mais de 600 mil toneladas de mercadorias por ano, abrangendo diversos segmentos. João Naves enfatiza: “Esses avanços nos deixam a poucos passos de nos tornarmos uma transportadora nacional no modal rodoviário. Todas as nossas iniciativas são pensadas nos clientes, pois eles estão no centro de nossa estratégia, e trabalhamos continuamente para otimizar o atendimento e as entregas, com agilidade e comunicação direta com quem utiliza nossos serviços”.

Expansão do Grupo Rodonaves
Além dos caminhões, a RTE Rodonaves faz a renovação de frota dos veículos leves

O Grupo Rodonaves tem mais de 40 anos de atuação no mercado e mais de 10 mil colaboradores em suas seis empresas. Ademais, ele encerrou o primeiro semestre de 2023 com investimentos que ultrapassam R$ 87 milhões, incluindo aquisição e modernização da frota leve e pesada, com caminhões equipados com tecnologia Euro 6 nos modelos Daily e S-Way, da Iveco. Além disso, houve expansão nas operações em todo o país e em áreas como tecnologia, marketing e operações.

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Toyota Corolla 2024: sedã favorito dos frotistas chega até 12% mais econômico

Com 6.610 unidades vendidas para CNPJ nos oito primeiros meses de 2023, o Toyota Corolla é o sedã mais comprado por frotistas no segmento dele. Para atender os frotistas, a fabricante japonesa já lançou o modelo 2024.

O Corolla 2024 chega com melhorias, principalmente, na redução de consumo e emissões (veja tabela mais abaixo) em comparação com o modelo 2023.

Desde a versão XEi, o Corolla 2024 exibe um novo visual e novo cluster TFT com uma tela digital de 12,3 polegadas (31,24 cm), proporcionando informações importantes ao motorista de forma clara e intuitiva. A versão GLi, por sua vez, recebeu um cluster com tela de 7 polegadas (17,78 cm), antes exclusivo da versão Altis.

Toyota Corolla 2024
Novo painel digital equipa as versões a partir da XEi

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Segurança para pedestres no Corolla 2024

A Toyota também mudou os pneus. As versões XEi, Altis Premium, Altis Hybrid e Altis Hybrid Premium saem de fábrica com pneus 215/50/R17. Segundo a empresa, essa medida reduz a resistência à rolagem, contribuindo para um menor consumo de combustível.

Todas as versões do modelo desde a linha 2023 vêm equipadas de série com o pacote Toyota Safety Sense (TSS), que inclui recursos como o Sistema de Pré-Colisão Frontal, Sistema de Assistência de Permanência de Faixa, faróis altos automáticos e Controle de Cruzeiro Adaptativo.

Na linha 2024, aprimoramentos no Sistema de Pré-Colisão Frontal garantem uma identificação mais precisa de pedestres e ciclistas, elevando ainda mais o nível de segurança.

Toyota Corolla 2024
Sistemas de segurança foram aprimorados no modelo 2024

A linha Toyota Corolla 2024 está em total conformidade com os rigorosos padrões de emissões de poluentes estabelecidos pela legislação brasileira. As melhorias implementadas não só resultam em melhoria no consumo de combustível, mas também em uma redução das emissões de gases poluentes.

Recuperação dos vapores do combustível

As versões equipadas com o motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC receberam o sistema ORVR (On Board Refueling Vapor Recovery), sistema que recupera os vapores de combustível gerados durante o abastecimento do tanque. Além disso, o ajuste nas medidas dos pneus reduz a resistência à rolagem, o que, por sua vez, resulta em um consumo de combustível mais econômico.

Como resultado direto desses esforços, o Corolla 2024 apresenta uma eficiência 8,4% maior na estrada nas versões movidas a etanol com motor 2.0L e uma eficiência 12% superior na estrada nas configurações híbridas flex, que combinam um motor 1.8 16V ciclo Atkinson com dois motores elétricos.

Toyota Corolla 2024
Tabela comparativa do Toyota Corolla 2024

Pedágio free flow: Brasil foi aprender com Portugal

Praças de pedágio, como temos atualmente nas rodovias brasileiras, representam um atraso tecnológico do Brasil, considerando as tecnologias disponíveis no mundo faz muito tempo. Para deixar este atraso no passado, uma comitiva do Governo Federal brasileiro, liderada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, foi conhecer a operação e gestão em larga escala do sistema de pedágio automático “free flow” nas estradas portuguesas. O encontro ocorreu nas instalações da concessionária Brisa Autoestradas, localizada próxima à cidade de Lisboa.

“Essa troca de experiências é muito relevante porque podemos ver o que deu certo, o que deu errado, e implantar no Brasil um modelo com mais acertos. A troca com outros países é muito importante para avançarmos na modernização dos contratos e trazer inovações”, afirmou o Ministro Renan Filho.

A tecnologia free flow, prevista nos projetos de concessões rodoviárias sob nova modelagem desenvolvida pelo Ministério dos Transportes, está programada para ser implantada nos primeiros cinco anos de administração pela empresa vencedora do leilão. Atualmente, encontra-se em fase de testes na Rodovia Rio-Santos e na BR-101, sob a gestão da concessionária CCR.

Tecnologia em teste no Brasil

As vantagens do sistema free flow incluem a identificação automática e eletrônica dos veículos por meio de pontos com sensores. Seja por radiofrequência ou câmeras, o que possibilita uma cobrança efetiva do quilômetro rodado e facilita descontos de tarifas. Além disso, o sistema contribui para a redução do tempo de viagem e para a descarbonização de gases poluentes, uma vez que minimiza desacelerações e frenagens bruscas por parte dos veículos.

A Secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, enfatizou a importância de sinalizar a adoção do pedágio free flow no Brasil para atrair mais empresas especializadas nessa tecnologia.

Além da tecnologia de pedágio, a comitiva brasileira também demonstrou interesse em outras iniciativas de Portugal, como o uso de carros elétricos e energias alternativas. A Secretária destacou a importância de conhecer os sistemas usados para identificar veículos envolvidos em acidentes de trânsito ou com problemas mecânicos, visando aprimorar as práticas no Brasil.

O Secretário-Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, enfatizou a necessidade de fortalecer o compromisso do governo com medidas de sustentabilidade. Dessa forma, com o impacto dos projetos de infraestrutura na vida das pessoas e no meio ambiente.

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Brasil Transport Invest

Na sexta-feira (22), o grupo brasileiro apresenta sua carteira de projetos de rodovias e ferrovias. São esperados cerca de 40 grupos europeus no roadshow “Brasil Transport Invest – Portugal”. Com oportunidades que totalizam R$ 280 bilhões em rodovias e ferrovias nos próximos anos, o governo brasileiro espera atrair investimentos privados. Além disso, fortalecer sua infraestrutura, com aprimoramento dos instrumentos regulatórios e mecanismos de mitigação de riscos.

Inspeção veicular e as consequências para a segurança viária

Em 1997, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tentou estabelecer medidas para garantir a segurança veicular e a redução das emissões de poluentes por meio da inspeção veicular. Mas,  poucas prefeituras colocam a lei em prática.

Nesta Semana Nacional do Trânsito é o momento em que o Brasil deve refletir sobre a importância as causas de acidentes de trânsito, entre elas, a falta de manutenção dos veículos.

De acordo com o mais recente levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), somente em 2022, foram registrados 64.447 acidentes nas rodovias federais brasileiras, resultando em 52.948 vítimas, entre mortos e feridos.

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Rodovias federais

Esses números são alarmantes e equivalem a dizer que uma cidade inteira do porte de Avaré (SP), Macapá (AP), Itatiaia (RJ) ou Cianorte (PR) teria sido dizimada ou gravemente afetada devido a acidentes rodoviários, considerando apenas as rodovias federais. Vale ressaltar que existem milhares de quilômetros de estradas sob a gestão dos estados que não foram incluídos no levantamento da CNT.

O diretor executivo da Federação Nacional da Inspeção Veicular (FENIVE), Daniel Bassoli, alerta para a gravidade desses acidentes nas rodovias, que tendem a ser mais graves do que aqueles ocorridos no perímetro urbano. Segundo a pesquisa da CNT, em 2022, a média foi de sete acidentes com vítimas a cada dez quilômetros de rodovias.

Os números também revelam uma preocupação em relação aos tipos de veículos envolvidos nos acidentes. Em 2022, 44,8% das vítimas eram passageiros de automóveis, enquanto 30% eram motociclistas e 14,2% eram motoristas e passageiros de caminhões.

Bassoli enfatiza que, em colisões envolvendo qualquer veículo, os caminhões têm uma vantagem estrutural, o que os torna com uma responsabilidade maior em acidentes. Além disso, ‘Temos visto diariamente notícias de caminhões sem freios, com problemas mecânicos, desgovernados, causando acidentes e provocando traumas em inúmeras famílias. Isso tudo ocorre por falta de uma maior fiscalização’, critica.

Os caminhões

Um levantamento da Polícia Rodoviária Federal revelou que, nos quatro primeiros meses deste ano, quase metade (46%) das mortes nas rodovias federais envolvia caminhões ou carretas, totalizando 631 vítimas fatais e 1.211 feridos graves.

O diretor da FENIVE destaca a importância da inspeção técnica periódica. Ela evita muitas vezes falhas mecânicas causadas pela falta de manutenção adequada nos veículos. “Infelizmente, ainda não implementaram o programa de inspeção da frota, previsto no CTB desde 1997”, comenta.

Ademais, além do impacto humano, a pesquisa da CNT aponta um custo anual estimado de R$ 12,92 bilhões. Isso somente devido aos acidentes ocorridos nas rodovias federais em 2022.

Diante dos números alarmantes, é essencial que as autoridades intensifiquem os esforços para implementar. Além disso, fiscalizar as normas de segurança veicular e de controle de emissões, conforme estabelecido no CTB. Dessa forma, a vida de milhares de brasileiros depende disso e omissão torna os gestores públicos cúmplices dessas mortes.