quarta-feira, julho 24, 2024
- Publicidade -

As 10 empresas diplomadas pelo programa Zero Acidentes da Volvo do Brasil

- Publicidade -

A Volvo do Brasil realizou a diplomação da primeira turma do programa Desafio Zero Acidentes, uma iniciativa inédita entre as fabricantes de caminhões. A ação visa promover a segurança viária entre as empresas de transporte de cargas e operadores logísticos brasileiros.

A iniciativa, que faz parte do Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), contou com a participação de dez empresas que compartilham com a Volvo da visão “Zero Acidentes” como um ideal de futuro para seus veículos.

O Desafio Zero Acidentes consiste em treinamento e mentoria em gestão de segurança viária, seguindo os conceitos da norma ISO 39001. Esta norma apresenta diretrizes para reduzir o número e a gravidade dos acidentes rodoviários.

Para aplicar o Desafio Zero Acidentes, a Volvo criou uma plataforma de aprendizagem e o treinamento gratuito que contou com 16 módulos com aulas on-line, perfazendo um total de 128 horas de curso, distribuídas entre os meses de fevereiro e novembro de 2022. Entre os temas tratados estiveram desde o compromisso com o transporte seguro e sustentável, passando pela gestão de riscos, planejamento e controle operacional em segurança viária, até a psicologia e o comportamento no trânsito.

O programa disponibilizou ainda o 17º módulo, com 10 horas de mentoria personalizada a cada empresa participante, para adequação da empresa às normas ISO 39001. Essa etapa aconteceu após consultoria presencial de definição do plano de ação, baseado no mapa de oportunidades de melhorias identificadas. As mentorias aconteceram entre janeiro e agosto de 2023, com a orientação dos consultores da Volvo avaliando processos internos, avanços e recomendações.

Leia também:

Fetranslog 2023: tudo pronto para começar nesta quarta-feira

As empresas diplomadas

As transportadoras e embarcadores que participaram do Desafio Zero Acidentes foram: IC Transportes, Rodeiro, ALP, Raça, LAR Cooperativa Agroindustrial, Expresso Figueiredo, Grupo Petrópolis, Lenarge, Transben e Transmasut.

Juntas, elas têm mais de cinco mil caminhões e contam com 6.275 motoristas. Todos os meses, essas frotas rodam mais de 35 milhões de quilômetros.

Na galeria de fotos abaixo, o momento em que os representantes da Volvo entregam os diplomas para os representantes das empresas. Para ampliar as fotos, é clicar em cada foto.

Os resultados alcançados pelas empresas, sobretudo, foram animadores. O número de acidentes graves foi reduzido em 67%. Além disso, os picos de velocidade dos veículos caíram 52%. Os cuidados com manutenção preventiva, por certo, aumentaram 54%. Já o grau de maturidade dos sistemas de gestão viária, certamente, deu um salto em 118%, informou a coordenadora do Programa Volvo de Segurança no Trânsito, Anaelse Oliveira.

Zero Acidentes
Evento realizado na Casa do Cliente, dentro da fábrica da Volvo em Curitiba, com os representantes das empresas, entre outros convidados. Foto: Rodolfo Buhrer/Volvo

Além disso, mesmo não sendo o objetivo final do programa, cinco das empresas participantes conquistaram a certificação ISO 39001 e outras estão em processo de auditoria para a certificação.

Os benefícios para as empresas

Uma análise abrangente sobre a gestão da segurança viária revela que há amplo espaço para melhorias no setor, alerta Anaelse Oliveira. De acordo com ela, a implementação de práticas mais seguras não apenas contribui para a rentabilidade das empresas de transporte, mas também impulsiona a produtividade e torna-as mais atraentes para os motoristas, que estão cada vez mais preocupados com a qualidade de vida no trabalho.

“Há também ganhos de imagem junto aos embarcadores, ademais, que se sentem mais seguros em contratar fretes de empresas que não se envolvem em acidentes”, acrescenta Anaelse Oliveira.

Em vista dos resultados positivos alcançados até o momento, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito anuncia a preparação de uma segunda turma.

O PVST é um programa social da Volvo que atua desde 1987 na mobilização da sociedade para um trânsito mais humano e seguro. O programa, por fim, oferece diversos materiais e ações para disseminar o conceito de Visão Zero nas empresas e nas redes sociais. Para saber mais, acesse o site do PVST.

Leia também

Fabet-SP abre inscrições para 1ª edição do curso Gestão em Segurança de Transporte de 2024

Nos siga no LinkedIn!

 

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui