terça-feira, dezembro 23, 2025

BorgWarner impulsiona produção de sistemas elétricos e turbocompressores

A BorgWarner, renomada empresa global de tecnologia automotiva, está prestes a encerrar o ano de forma muito positiva. Ele registra um aumento de 18% no volume de produção de turbocompressores em comparação ao ano anterior. A notícia foi divulgada pela própria empresa, que comemorou o feito como um recorde em suas operações.

Esse crescimento significativo é atribuído à crescente demanda por automóveis equipados com motores turbo, impulsionada pela oferta das montadoras instaladas no Brasil. No segmento de turbo flex, a BorgWarner se destaca, detendo uma fatia de 50% do mercado nacional.

O diretor geral, Wilson Lentini, destacou que a BorgWarner não apenas atende às demandas da Volkswagen, inicialmente impulsionada pelo motor turbo TSI, mas também fornece turbocompressores para parte da produção da Stellantis, a maior fabricante em termos de volume e market share no país.

Com o lançamento de novos modelos turbo, a expectativa é que a produção da empresa continue a crescer, potencialmente impulsionando a capacidade produtiva da fábrica localizada em Itatiba (SP), onde os turbocompressores são fabricados.

Expansão em Itatiba

A BorgWarner já está estudando a possibilidade de expansão da fábrica em Itatiba, visando acomodar o aumento previsto na produção. Embora ainda não haja confirmações da matriz da empresa em Auburn Hills, região metropolitana de Detroit, nos Estados Unidos, essa potencial expansão ressalta a importância crescente da filial brasileira no contexto global da fabricante.

O aumento na receita gerada pelas operações ligadas ao motor a combustão no Brasil proporciona recursos que permitem à BorgWarner avançar no desenvolvimento de produtos destinados ao mercado de veículos elétricos.

Esses investimentos planejados, ainda não revelados, têm o potencial de financiar o desenvolvimento e a produção local de turbocompressores para veículos equipados com powertrain híbrido, marcando um passo significativo na transição para tecnologias mais limpas e sustentáveis.

Expansão em Piracicaba

Além do sucesso em Itatiba, a BorgWarner está prosperando em sua outra fábrica no Brasil, localizada em Piracicaba (SP). Nessa unidade, a empresa não apenas monta sistemas de baterias para ônibus urbanos elétricos da Mercedes-Benz, mas também iniciará a produção de sistemas de gerenciamento de baterias (BMS) para o mercado externo.

A operação de montagem de baterias em Piracicaba, iniciada no início deste ano, ganhou uma nova missão estratégica. Vai abastecer as plantas industriais da BorgWarner nos Estados Unidos com BMS a partir de 2024. Essa expansão de tarefas, ademais, deve resultar em um aumento significativo na produção do componente. Dessa forma, projetando encerrar o próximo ano com uma segunda linha de montagem de BMS.

Marcelo Rezende, diretor para Sistemas de Baterias da BorgWarner no Brasil, ressaltou a importância desse passo estratégico. Ele, sobretudo, destacou que a demanda crescente impulsionará metas de maior localização de componentes. Além disso, o aumento do número de funcionários na fábrica de Piracicaba.

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A Mercedes-Benz, uma das principais clientes dos sistemas de bateria, já anunciou entregas significativas, impulsionando a produção em Piracicaba para atender a essa demanda crescente. O aumento da responsabilidade nessa unidade prepara o terreno para que ela se torne um centro de competência global da BorgWarner. Isso, a fim de a produção de baterias, contribuindo com a experiência do Brasil para as demais operações da empresa em todo o mundo.

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Volkswagen Caminhões faz balanço de 2023 e de perspectivas para 2023

No tradicional encontro de final de ano dos executivos da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) com jornalistas do setor, o Frota News entrevistou no vice-presidente de Marketing e Vendas da empresa, Ricardo Alouche, sobre os seguintes temas: mercado, suprimentos de componentes para a fábrica de Resende (RJ), veículos elétricos e HVO. Na mesma ocasião, Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, falou sobre Caminho da Escola, diferença de mercado, ampliação da fábrica para dois turnos e perspectivas para 2024. Confira!

Retomada do segundo turno

A medida marca o retorno da força de trabalho que estava afastada por meio de um acordo de suspensão temporária de contrato de trabalho, inicialmente programado de 2 de maio a 31 de dezembro. A reintegração dos trabalhadores ocorreu em 6 de novembro, incorporando novamente o segundo turno na fábrica, que conta agora com um quadro de 5,2 mil colaboradores. A decisão foi baseada na expectativa de aumentar a velocidade na produção de caminhões e atender à programação de entregas de ônibus para o programa Caminho da Escola.

Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO, destacou a conquista do maior lote da história da marca, com 5,6 mil unidades licitadas, tornando a empresa o maior produtor de ônibus escolares do Hemisfério Sul. Ele ressaltou que mais de 30 mil unidades foram fornecidas para o programa até o momento.

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Balança e perspectivas

Cortes fez um breve balanço de 2023 e compartilhou perspectivas para 2024, sem entrar em detalhes numéricos. Ele descreveu os últimos meses como desafiadores, mas repletos de realizações.

“Renovamos toda a nossa linha para o Euro 6 com 30 novos produtos. Reforçamos a internacionalização do elétrico e-Delivery, já presente em países como Argentina, Chile, Paraguai e Guatemala, além de conquistar novos mercados de exportação no Oriente Médio e na África. Também apresentamos o e-Volksbus”, resumiu o executivo.

Para 2024, Cortes espera um ano de recuperação após uma queda na produção de caminhões de aproximadamente 37% até outubro. Ele expressou otimismo em relação à continuidade na redução das taxas de juros, consideradas fundamentais para o setor de transporte. Além disso, destacou a projeção de crescimento do PIB na faixa de 1,5% a 2%.

O presidente da VWCO também anunciou que no segundo semestre de 2024 a empresa iniciará a montagem de veículos em Córdoba, na Argentina. A fabricante aproveitará parte das instalações do Grupo VW para localizar a operação, inicialmente, em regime CKD (Completely Knocked Down – veículos que são vendidos em peças e montados localmente).

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“É mais um passo no processo de internacionalização da marca. Ademais, em conformidade previsto no ciclo de investimento de R$ 2 bilhões para o período de 2021 a 2025”, concluiu Cortes.

Ricardo Alouche, disse que está com 17% de unidades emplacadas a mais do que o segundo colocado no mercado de caminhões. Isso até final de outubro. O ritmo de vantagem é, praticamente, certo a fim de que 2023 seja mais um ano de liderança da VWCO. Sobre o fornecimento de componentes, muito dos problemas causados durante a pandemia e, sobretudo, a logística internacional, já estão normalizados. O único ponto crítico que requer atenção continua sendo o semicondutores.

O executivo também espera a rápida melhoria e ampliação dos serviços de energia elétrica. Isso, a fim de que os transportadores não adiem a implantação de veículos elétricos em suas frotas. Por fim, em breve, anunciará novidades sobre um grande cliente que está implantando caminhões B100 em sua frota.

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News#25: Super Rodotrens em SP, Marcopolo no Fórum do Transporte Sustentável e outras notícias

Na Newsletter de hoje, como notícias sobre a liberação de AET para Super Rodotrens em São Paulo, a presença da Marcopolo S.A. no Fórum de Transporte Sustentável, sobre a o centro tecnológico da MAHLE e os investimentos do Grupo SADA na segurança e desenvolvimento infantil. Confira!

Regulamentação de Super Rodotrens em São Paulo

Recentemente, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de São Paulo promulgou uma portaria que regulamenta o uso de super rodotrens para o transporte de cana-de-açúcar. Com 11 eixos e peso bruto total combinado de 91 toneladas, esses veículos têm como objetivo otimizar o transporte no estado, promovendo a competitividade do setor sucroenergético.

Em conformidade com resolução do CONTRAN, o DER emitirá autorizações especiais de trânsito (AET), sujeitas a regras rigorosas como trajetos limitados, horários restritos, proibição de ultrapassagens e a necessidade de estudos técnicos para garantir a viabilidade nas vias. A regulamentação visa impulsionar o setor, mantendo o foco na segurança e viabilidade técnica das operações.

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Marcopolo destaca inovação e sustentabilidade no Fórum do Transporte Sustentável

A fabricante brasileira de ônibus, Marcopolo, será destaque na 5ª Edição do Fórum do Transporte Sustentável em São Paulo, em 29 de novembro. A empresa apresentará sua estratégia de descarbonização, evidenciando investimentos em inovação e tecnologias para soluções de mobilidade sustentáveis.

Além da exposição do ônibus elétrico Attivi Integral, o diretor Ricardo Portolan participará de um painel sobre avanços no transporte rodoviário. A Marcopolo reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais limpo no transporte.

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MAHLE inaugura Centro de Engenharia Américas para Filtros

A MAHLE, fabricante de componentes automotivos, celebrou os 15 anos do Tech Center de Jundiaí, SP, com a inauguração do Centro de Engenharia Américas para Filtros. Esta nova estrutura atenderá não apenas a América do Sul e Central, mas também a América do Norte, consolidando Jundiaí como um hub estratégico.

O centro focará no desenvolvimento de diversos produtos, incluindo sistemas de filtração do ar, coletores de admissão e tecnologias para veículos elétricos, refletindo a transformação global da empresa para fortalecer sua competitividade e presença na área de mobilidade sustentável.

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1ª edição do curso Gestão em Segurança no Transporte

ESG do Grupo SADA

O Núcleo Infantil Anna Medioli, iniciativa do Grupo SADA em Betim (MG), celebra 15 anos de dedicada atuação em prol da segurança e desenvolvimento infantil. Portanto, desde 2008, mais de 1.840 crianças em situação de vulnerabilidade social foram atendidas, gerando impacto positivo em cerca de 5.500 pessoas.

O evento comemorativo incluiu homenagens, apresentações culturais e, ademais, a inauguração da brinquedoteca, revitalizada por doações via projeto “Seu Imposto com Propósito”. O Grupo SADA, sobretudo, destaca-se não apenas pelo Núcleo Infantil. Além disso, como mantenedor do programa “Na Mão Certa”, combatendo a exploração sexual de crianças nas estradas brasileiras. Com investimentos anuais de cerca de R$ 400 mil em projetos infantis, por fim, o Grupo SADA continua a ser um pilar de esperança e transformação para as comunidades mais vulneráveis, iluminando um caminho para um futuro mais promissor.

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Vídeo: SuperTruck 2 da Volvo apresenta o máximo em eficiência para o SuperTruck 3

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Um SuperTruck é muito mais do que um simples veículo de transporte de carga. É um experimento científico de alto custo, projetado para expandir os limites da eficiência no transporte de mercadorias. O SuperTruck 2 da Volvo, resultado de uma colaboração público-privada com o Departamento de Energia dos EUA (DOE), foi desafiado a atingir uma melhoria de 100% na eficiência do transporte em relação à linha de base de 2009. No entanto, as adversidades não foram apenas uma questão de engenharia, mas também de superação dos desafios de fornecimento durante uma pandemia global.

A Volvo Trucks não apenas alcançou, mas ultrapassou esse ambicioso objetivo, registrando um aumento extraordinário de 134% na eficiência do transporte. O SuperTruck 2 foi apresentado ao público na Conferência e Exposição de Gerenciamento 2023 da American Trucking Association em Austin, Texas, e representa mais do que um veículo-conceito; é um verdadeiro laboratório de inovação para tecnologias que podem moldar o futuro das estradas.

O presidente da Volvo Trucks North America, Peter Voorhoeve, descreveu o SuperTruck 2 como um “banco de testes viável” para tecnologias futuras. O projeto evidenciou a importância da aerodinâmica, identificando que o atrito é um fator significativo na eficiência do transporte. A transmissão convencional foi considerada próxima da otimização, levando a Volvo a explorar um design mais fluido para o veículo.

A aerodinâmica foi maximizada, começando por uma cabine em forma de cunha, um para-brisa envolvente personalizado e um trailer totalmente aerodinâmico. A substituição dos tradicionais espelhos por um sistema de monitoramento de câmeras contribuiu para uma redução de mais de 4% no arrasto. O projeto do conjunto trator-reboque visa deslocar o ar suavemente, resultando em um arrasto 50% menor do que a linha de base de 2009.

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Além dos avanços aerodinâmicos, implementamos estratégias de redução de peso, resultando em uma redução total de peso para 27.000 libras. O uso de uma configuração 4×2, incomum nos EUA, contribuiu para essa redução de peso, sendo uma configuração frequentemente utilizada na Europa.

A parceria com fabricantes de reboques, como a Wabash National, e a utilização de compostos de borracha mais leves, desenvolvidos em colaboração com a Michelin, contribuíram para o sucesso do projeto.

O SuperTruck 2 também incorpora um sistema micro-híbrido de 48 volts, atuando como gerador com partida integrada. Este sistema fornece energia para recursos de conforto do motorista, incluindo um sistema HVAC totalmente elétrico.

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O presidente Voorhoeve afirmou que a equipe realizou os testes do SuperTruck 2 em condições reais de tráfego, sobretudo, em mudanças de elevação, com um peso bruto combinado de quase 30.000 kg. A fim de promover a validação em situações do mundo real é crucial para garantir a viabilidade comercial das inovações.

Enquanto o SuperTruck 2 representa o ápice da eficiência até o momento, a Volvo já está olhando para o futuro com o SuperTruck 3. Este próximo projeto abandonará totalmente os trens de força a diesel, certamente, em favor de uma abordagem totalmente elétrica. Com um alcance direcionado de 400 milhas e foco em aplicações regionais, por certo, o SuperTruck 3 será um marco na transição para veículos comerciais mais ecológicos.

A aerodinâmica continuará sendo uma peça fundamental nesse quebra-cabeça, mostrando que, à medida que avançamos em direção a uma eficiência energética baseada em quilowatts-hora, a resistência mínima resultante da aerodinâmica se tornará ainda mais crucial.

A Volvo está pronta, certamente, para filtrar os aprendizados do SuperTruck 2, incluindo o uso intensivo de peso leve e configurações de eixo único, para moldar o futuro do transporte de mercadorias. O SuperTruck 3, com suas inovações elétricas, por fim, está prestes a acelerar a revolução na eficiência do transporte de mercadorias.

Sula Miranda
A Sula Miranda desenvolverá o tema de destaque sobre a inclusão da mulher no setor de transportes.

MAN Atlas-L4 e ANITA vencem o Prêmio Truck Innovation 2024

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Os projetos de condução autônoma da MAN ATLAS-L4 e ANITA foram reconhecidos como os mais inovadores do setor de caminhões, recebendo o Prêmio Truck Innovation 2024. O prêmio foi entregue aos representantes da MAN Truck & Bus, do Grupo TRATON, durante a feira Solutrans, em Lyon, França, que reúne os profissionais do transporte rodoviário e urbano.

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Os projetos da MAN superaram os concorrentes ZF eletrificou eAxle, Quantron-as-a-service (QaaS), Westwell Q-Truck, que também apresentaram soluções para a transição energética e a automação no setor automotivo. O júri do prêmio foi composto por 25 jornalistas especializados em veículos comerciais, representando as principais revistas de transporte rodoviário da Europa e da África do Sul.

O projeto ANITA (Inovação Autônoma em Operações de Terminais) visa automatizar o manuseio de contêineres entre diferentes modos de transporte, usando caminhões autônomos para transferir as cargas da rodovia para a ferrovia, e vice-versa. O objetivo é tornar os processos mais eficientes, fáceis de planejar e flexíveis, reduzindo os custos e o tempo de espera.

O projeto ATLAS-L4 (Transporte Automatizado entre Centros Logísticos em Rodovias Expressas de Nível 4) tem como meta colocar caminhões autônomos de nível 4 em operações reais, seguindo rotas definidas sob supervisão técnica. O projeto se baseia na lei alemã sobre direção autônoma, aprovada em 2021, que permite a condução autônoma em condições específicas.

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Os jornalistas do Caminhão Internacional do Ano elogiaram as características avançadas de ambos os projetos, a contribuição para a automação de transporte hub-to-hub e intermodal, e a frutífera cooperação de projetos entre a MAN Truck & Bus, fornecedores de logística, fornecedores de componentes, instituições de pesquisa e operadores de infraestruturas públicas.

Resumindo a votação do júri, o presidente do Caminhão Internacional do Ano, Gianenrico Griffini, comentou: “Os projetos ANITA e ATLAS-L4 da MAN provam que a condução autônoma é viável hoje e pode desempenhar um papel no sentido de tornar as operações de transporte mais seguras e eficientes, lançando as bases para conceitos inovadores de transporte e logística”.

Truck of the Year Latin America

A versão latino-americano do IToY, coordenada por este jornalista, foi lançada em 2019. Devido a pandemia e as crises no Brasil, houve uma interrupção. No então a retomada está pronta para acontecer e, em breve, será anunciada.
Sobre o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano. A versão sobre inovação, devido as características da nossa região, será sobre inovação em uso de energia renovável.

Sobre o IToY

O Prêmio Internacional de Caminhão do Ano (IToY) foi estabelecido em 1977. Na época, sob a iniciativa do renomado jornalista britânico e editor lendário da revista Truck, Pat Kennett. Atualmente, os 24 jurados do IToY representam as mais respeitadas revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Ao longo dos anos, o Grupo IToY expandiu sua influência, integrando membros associados que representam mercados em crescimento, como China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Juntos, os leitores das revistas dos 24 jurados permanentes do IToY, bem como aquelas pertencentes aos oito membros associados, ultrapassam a marca de um milhão.

Sobre a Dekra

O Grupo IToY expressa sua gratidão à Dekra. Ela coordena de maneira independente todos os votos dos membros do júri do IToY e certificar o resultado. A história da Dekra teve início no setor automotivo, em 1925. Na época como a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V fundada em Berlim com o objetivo de assegurar a segurança viária diante do rápido desenvolvimento da mobilidade. Hoje, as oito divisões de serviços da Dekra, incluindo inspeção de veículos. Além disso, as reclamações e especialização, teste de produtos e inspeção industrial. Ainda mais, consultoria, auditorias, formação e trabalho temporário. Dessa foram, a empresa oferece um amplo portfólio de serviços para segurança nas estradas, abrangendo mais de 60 países. A Dekra conta, por fim, com aproximadamente 44.000 funcionários e alcança uma receita anual de cerca de 3,4 bilhões de euros.

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Transportes & Segurança Pública Brasileira

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Por Gláucio Rocha, especialista em logística, transportes e supply chain

Nesta última quarta estive presente (a convite) no 7º Fórum da Confederação Nacional de Transportes CNT, realizado em Brasília e que contou com a participação dos maiores Transportadores e Entidades ligadas ao setor.

Tivemos oportunidade de abordar perspectivas do cenário brasileiro frente a um segmento que movimenta o Brasil: o transporte, seja qual for a modalidade, terrestre, aquaviário, aéreo ou ferroviário.

Há dados e informações que me chamaram a atenção e que valem a pena destacar:

Cenário atual

> 1,2 bilhões é o prejuízo envolvendo roubo de cargas nas rodovias brasileiras em 2022;

> O transporte aquaviário de combustíveis está cada vez mais presente no alvo das quadrilhas e, os itens mais visados são: medicamentos, alimentos e eletrônicos;

> O crime organizado ultrapassa cada vez mais fronteiras mediante organizações internacionais;

Ações de combate:

> Prevenção, planejamento e combate a partir de forças  policiais nas esferas federal, militar, civil e rodoviária;

> Investimentos com tecnologia e gerenciamento de riscos em parcerias públicos privadas;

> Reforço na segurança de portos, aeroportos e fronteiras nacionais e internacionais;

> Integração informacional público privada, esse talvez seja o ponto mais importante pois colabora significativamente para prevenção;

Contudo, um fator relevante na busca pela redução do roubo de cargas é o aperfeiçoamento da legislação penal aplicável, como, por exemplo:

> Agravamento penal do crime de receptação para pessoas físicas e jurídicas envolvidas (art. 180/CP);

Seguem em trâmite na Câmara dos Deputados:

> PL 589/15 (suspensão e cassação de CNPJ), PL 8025/17 (agravar crime de roubo, furto e receptação de carga) e PL 6260/19 (cancelamento de CNPJ);

> Mais a PL 8455/17 (tipificar furto e roubo de combustíveis);

> E PL 7900/17 (penalidades administrativas: multa suspensão, interdição total ou parcial nos crimes de receptação

Senado Federal

Com o uso de novas tecnologias pelo crime organizado, recomendável que o “Jammer” passe a abranger delitos de carga (art.266/CP). O “Jammer” é um bloqueador de sinal de radiocomunicações, ademais, cujo uso é regulado pela ANATEL (resoluções 306/02 e 308/02).

A jornada por um transporte mais seguro, certamente, é um grande desafio e requer envolvimento dos setores públicos e privado, nacionais e internacionais, haja vista a dimensão continental do nosso país.

Acredito que com os esforços, público e privado, aliados a tecnologia e a informação integrada, ambos contribuirão para que os índices acima sejam reduzidos. Por certo que, construiremos uma jornada de transporte mais segura e eficiente, onde os beneficiários seremos todos nós.

Aproveito, por fim, para agradecer imensamente ao Vander Costa e toda a equipe da CNT pelo convite, abraço fraterno a todos.

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A Iveco realmente é “Be the Change”, pois chega de ser a lenda do pulo do sapo

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Há pouco dias, mostramos a renovação que a Iveco fez em seus caminhões sob o tema “Be the Change”, destacando as principais atualizações no Iveco S-Way. Neste artigo, vamos mostrar um pouco mais, pois a renovação que a fabricante italiana fez é muito grande para explicar em um artigo só. Ainda não há data para dizer quando essas atualizações chegarão aos clientes brasileiros, mas, não tenha dúvida, que os engenheiros da fábrica de Sete Lagoas (MG) estão trabalhando muito.

Isso, porque o CEO do Grupo Iveco, Gerrit Marx, afirmou em público, durante a coletiva de imprensa na abertura da Fenatran 2022, que todas as atualizações que a empresa fizesse na Europa, chegaria no Brasil. As fabricantes de caminhões, por estratégia justa, não revelam os lançamentos futuros. Mas o histórico de cada marca, nos permite imaginar o futuro, pois os atos são repetitivos. A Volvo e Scania, por exemplo, sabemos que uma renovação de linha de produtos que já existem no mercado brasileiro, e renovada na Europa leva um ano para chegar no Brasil. Lógico que há, produtos que são lançados na Europa e que não há mercado no Brasil.

Porém, no caso da Iveco, não temos um histórico bom, antes da gestão dos executivos Gerrit Marx (CEO mundial) e do Márcio Querichelli, presidente da Iveco para América Latina. Esses dois executivos são muito bons, obviamente, formaram um time de equipe também muito bom. Isso cria uma expectativa muito positiva para a marca e as mudanças começaram há cerca de três ou quatro anos. É pouco tempo para muito trabalho e para muita mudança. Mas elas estão acontecendo.

Então, vamos continuar falando das mudanças!

A Iveco apresentou a sua renovada gama 2024 que chega sob o lema “Be the Change” (seja a mudança em uma tradução literal). Todos os fabricantes estão sendo forçados a fazer mudanças. Uns estão fazendo faz tempo, outros estão na lenda do “pulo do sapo” (esta lenda é longa, mas diz sobre valores, como comodismo e vaidade, e só pesquisar sobre ela). Sob nova direção, a Iveco não quer mais ser sapo.

Sobre o S-Way

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Esta apresentação, que decorreu em Barcelona, ​​Espanha, além de expor a nova família de produtos, serviu para apresentar oficialmente a nova identidade da marca que corporiza o conceito de mudança. Passados ​​48 anos, muda o logotipo, que agora se destaca na cor preta, expressando o dinamismo e inovação da marca, mas mantendo a ligação com a história com um flash de luz na cor azul.

O tema do evento, “Seja a mudança”, é um convite para aderir à mudança e superar os desafios do futuro. Nos últimos quatro anos, a Iveco dedicou o seu tempo e recursos para antecipar a rápida evolução do mercado.

É por isso que nesta nova gama de veículos comerciais investiu mais de mil milhões de euros com o objetivo de renovar os seus produtos em função das necessidades e expectativas dos clientes.

Nasceu assim uma oferta de modelos para atender as diferentes ofertas de energia a fim de ter soluções sustentáveis ​​e rentáveis ​​para cada necessidade de negócio, desde o Daily, passando pelo Eurocargo (no Brasil conhecido por Tector) até ao S-Way, o topo de gama caminhão.

Novo Iveco Daily 2024

O modelo comercial mais leve da Iveco renova a frente, mas com maior visão geral do interior, com placa antirreflexo monobloco redesenhado para facilitar a vida do motorista a bordo: novos suportes para celulares e tablets, carregador sem fio de 15 W e grandes espaços de armazenamento abertos.

Be the Change
Como a vida fica melhor diante um painel como este da nova Daily

Ao nível dos instrumentos, acrescenta um display digital padrão de 10 polegadas (25,4 cm), que fornece todas as informações do veículo em tela panorâmica com tamanhos de letra maiores e mais legíveis. O motorista pode escolher entre três designs.

Ao mesmo tempo que mantém o grupo de trem de força inalterado, as novas funcionalidades de condução autônoma de nível 2 e um pacote ADAS melhoram a segurança geral na estrada e no trânsito intenso, ao mesmo tempo que reduzem drasticamente o stress e a fadiga durante longos dias de trabalho.

Novo Iveco Eurocargo 2024 (Tector)

Com uma reformulação mais acentuada em grande parte da cabine, o Eurocargo leva toda a Europa com melhorias na maioria dos aspectos. Embora mantenha o plano da geração anterior, acrescenta duas novas telas (multimídia e painel de instrumento) e a opção de ter Alexa como copiloto.

Novo Iveco T-Way 2024

O caminhão extrapesado desenvolvido com base no S-Way também aderiu à renovação, herdando em grande parte as mudanças de design exterior e interior do caminhão do qual foi derivado, sendo o diâmetro do volante reduzido em 450 mm para melhor manobrabilidade

O T-Way, para quem é mais jovem, é o antigo Trakker, que já foi vendido no Brasil. Ele é o concorrente nato do Mercedes-Benz Acros, do Volvo FMX e do Scania com a configuração XT. Os transportadores com atividade fora de estrada ficariam felizes em ter mais a opção do Iveco T-Way. No entanto, para competir neste segmento de alto profissionalismo, é preciso ser tão bom, ou melhor, do que os concorrentes citados. Veja as melhorias realizadas na linha T-Way.

Para melhor capacidade de tração com carga, a Iveco incorporou um novo eixo traseiro denominado 18X disponível para missões pesadas: MMTAC 50-60 TM e alta demanda de carga útil. Também uma ponte de acionamento de redução simples reforçada, nova carcaça, suporte e sistema de freio.

No nível do chassi, sua seção mais importante, adiciona novos conteúdos para fornecer ao encarroçador interfaces elétricas/eletrônicas com botões na prateleira superior e no painel. Além disso, fiação livre da cabine ao chassi e dos conectores BB à prateleira superior e slots dedicados para interruptores no painel.

Então, resumindo, a Iveco está sendo “Change” para o transportador ser “Be the Change”.

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Mahnic Operadora Logística investe na renovação da frota

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A Mahnic Operadora Logística, empresa com mais de 50 anos de experiência no mercado de transporte rodoviário de cargas, anunciou um investimento significativo na renovação de sua frota, visando diferenciar suas operações à frente do mercado e reafirmar seu compromisso com a eficiência operacional, a sustentabilidade e a expansão estrutural.

A empresa adquiriu 58 caminhões do modelo Euro 6, que possuem padrões de emissões reduzidas em até 95%, alinhado às práticas ESG (Ambiental, social e governança). Esses veículos atenderão a crescente demanda dos clientes da empresa, com destaque para rotas específicas, como a exportação nos portos de Santos e Paranaguá, além de garantir o transporte eficiente de produtos alimentícios e bebidas para os estados de São Paulo, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

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“Optamos pelo modelo Euro 6 desde o início do ano, visando não apenas eficiência operacional, mas também a responsabilidade ambiental. Cremos que a redução de emissões e o consumo de combustível, contribui para um transporte mais sustentável, e é o que esse modelo oferece”, afirma Ludymila Mahnic, diretora operacional da Mahnic Operadora Logística.

Além da renovação da frota, a empresa também está investindo na expansão de sua estrutura. Isso, a fim de finalizar a construção de um novo Centro de Distribuição de 10.000m² em Aparecida de Goiânia. Novas filiais estão sendo estabelecidas em Pirassununga. Em São Paulo e Hidrolândia, Goiás, com infraestrutura completa, visando oferecer suporte ao crescimento dos negócios e gerar oportunidades de emprego.

Sula Miranda
Entre os temas que serão desenvolvidos pela Sula Miranda, o de destaque será a inclusão da mulher no setor de transportes

“Estamos comprometidos com o crescimento estrutural da nossa empresa, sendo um passo extremamente importante para nós. Além dos investimentos em veículos, estamos expandindo nossas operações e estrutura para atender às demandas crescentes do mercado. Ademais, contribuindo para o desenvolvimento econômico das regiões em que atuamos”, destaca a executiva.

Com o anúncio desses investimentos, a Mahnic, por fim, reafirma seu posicionamento no mercado. Dessa forma, alinhando-se às grandes inovações e destacando-se em meio ao competitivo segmento do transporte rodoviário de cargas.

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Coluna Sula Miranda: conhecimento para inclusão da mulher no setor de transportes

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Mais uma vez a vida me dá a oportunidade de compartilhar informação e conhecimento com quem tem viajado comigo na estrada da vida. Você leitor.

A partir de agora sempre estaremos juntos , vou  trazer novidades e atualidades. Estamos embarcados e a viagem começa aqui.

 Conheça o programa Mulheres na Direção da JSL

A JSL, empresa com o maior portfólio de serviços de logística do País, segue com a 6ª edição do Mulheres na Direção, um programa que visa capacitar e incluir mulheres no segmento logístico. O programa, com 30 vagas para operadoras de empilhadeira em duas cidades nas cidades Inocência e Ribas do Rio Parte, no  Mato Grosso do Sul, segue para a etapa de treinamento no Sest Senat entre os dias 30 de novembro até 15 de dezembro.

O programa conta com o apoio da Suzano, empresa líder global na fabricação de celulose de eucalipto e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina. A parceria entre as duas empresas tem o objetivo de promover a diversidade e o desenvolvimento de talentos femininos na área operacional.

As aprovadas receberão um treinamento teórico e prático, totalizando 84 horas de aprendizado. Após a etapa no Sest Senat, entidade que atua na qualificação de profissionais para o transporte, as futuras operadoras de empilhadeira terão o acompanhamento de orientadores sobre a nova função e os procedimentos de segurança.

Conhecimento para mulheres

As participantes serão contratadas como trainees por 45 dias e poderão ser efetivadas conforme seu desempenho e a disponibilidade de vagas.

O programa Mulheres na Direção da JSL foi criado em 2021 e já e levou conhecimento muitas mulheres, que atuam como motoristas carreteiras e operadoras de empilhadeira.

“A inclusão da mulher no universo operacional é fundamental para aproveitarmos todo o potencial humano. Além disso, promover a diversidade de pensamentos, habilidades e experiências em um ambiente misto. Tudo a fim de resultar em uma operação segura, eficiente e saudável”, afirma a especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional da JSL, Daniella de Melo.

O programa Mulheres na Direção faz parte da estratégia de sustentabilidade da JSL. Ademais, ele tem como um dos pilares a promoção da equidade de gênero e a valorização da diversidade. A empresa tem como meta ter 20% de mulheres em cargos de liderança até 2025. Atualmente, a JSL conta com mais de 4 mil colaboradoras, representando 13% do quadro total de funcionários.

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Volvo FH Eletric ganha prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2024

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A Volvo Trucks conquistou o troféu International Truck of the Year 2024 (Caminhão Internacional do Ano em português) com a sua gama FH elétrica, que oferece soluções de transporte sustentável e eficiente para operações regionais e de longo curso. O prêmio foi entregue na Feira Solutrans, na França, e reconhece os avanços tecnológicos, o conforto, a segurança e a economia da gama FH elétrica.

A gama FH elétrica compõe-se de modelos de cavalos mecânicos e rígidos, com diferentes configurações de eixos, cabines e pacotes de baterias, que os clientes podem adaptar às suas necessidades. Os caminhões são equipados com motores elétricos de alta potência, que proporcionam uma aceleração suave, silenciosa e sem vibrações. A caixa de velocidades I-Shift também contribui para a performance e a facilidade de condução dos caminhões.

O júri

O júri do prêmio, formado por 24 jornalistas especializados em veículos comerciais de toda a Europa, elogiou a gama FH elétrica da Volvo Trucks pela sua contribuição para a transição energética no setor de transporte rodoviário. Por certo, o presidente do júri, Gianenrico Griffini, afirmou que a Volvo Trucks se tornou uma referência com a sua gama de caminhões elétricos, adequada para uma vasta lista de operações de transporte.

Troféu Internacional Caminhão do Ano 2024
O presidente do júri, Gianenrico Griffini, entrega o Troféu para o presidente da Volvo Trucks, Roger Alm

O presidente da Volvo Trucks, Roger Alm, agradeceu o prêmio e destacou o compromisso da marca com a sustentabilidade e a inovação. Ele afirmou que a gama FH elétrica é resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, representando um passo importante para a redução das emissões de CO2 e a melhoria da qualidade do ar nas cidades. Ele também ressaltou que a Volvo Trucks continuará a investir em soluções elétricas e em alternativas de baixo carbono para o transporte de cargas.

Este jornalista recebeu a missão de lançar a versão latino-americana do IToY em 2019.Devido a pandemia e as crises no Brasil, houve uma interrupção. A retomada está pronta para acontecer e será anunciada em breve.

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Sobre o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano

O renomado jornalista britânico e editor lendário da revista Truck, Pat Kennett, estabeleceu o Prêmio Internacional de Caminhão do Ano (IToY) em 1977. Atualmente, os 24 jurados do IToY representam as mais respeitadas revistas de veículos comerciais em toda a Europa. Ao longo dos anos, certamente, o Grupo IToY expandiu sua influência, integrando membros associados que representam mercados em crescimento, como China, Índia, África do Sul, Austrália, Brasil, Japão, Irã, Nova Zelândia, Israel e Malásia. Juntos, os leitores das revistas dos 24 jurados permanentes do IToY, bem como aquelas pertencentes aos oito membros associados, ultrapassam a marca de um milhão.

Sobre a Dekra

O Grupo IToY expressa sua gratidão à Dekra por coordenar de maneira independente todos os votos dos membros do júri do IToY e certificar o resultado. A história da Dekra, ademais, teve início no setor automotivo, em 1925. Dessa forma, a Deutsche Kraftfahrzeug-Überwachungs-Verein e.V fundou-se em Berlim com o objetivo de assegurar a segurança viária diante do rápido desenvolvimento da mobilidade. Hoje, as oito divisões de serviços da Dekra, incluindo inspeção de veículos, reclamações e especialização. Além disso, teste de produtos, inspeção industrial, consultoria, auditorias, formação e trabalho temporário. Certamente, oferecem um amplo portfólio de serviços para segurança nas estradas, no trabalho e em casa. Assim, abrangendo cinco continentes e mais de 60 países em todo o mundo. A Dekra conta, por fim, com aproximadamente 44.000 funcionários e alcança uma receita anual de cerca de 3,4 bilhões de euros.

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Sula Miranda
Entre os temas que serão desenvolvidos pela Sula Miranda, o de destaque será a inclusão da mulher no setor de transportes