quinta-feira, dezembro 25, 2025

A IA e os perigos da robotização

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Neste artigo de Benedicto Ismael Camargo Dutra, descubra por que é crucial fugir da robotização e manter viva a intuição e o potencial humano em um mundo cada vez mais automatizado. O autor argumenta que, para alcançar um verdadeiro progresso sustentável e a paz entre os povos, devemos estimular nossas capacidades mentais e intuitivas, evitando o comodismo e a mecanização das atividades diárias. Confira:

É importante fugir da robotização, pois ela reduz a amplitude do ser humano

Por Benedicto Ismael Camargo Dutra*

Na verdade, é obrigação de cada um pôr em movimento todo o seu potencial: corpo, cérebro, intuição, raciocínio lúcido. Mas lamentavelmente muitos se deixam estagnar num ponto qualquer pela falta do movimento contínuo. As mulheres são mais intuitivas, mas todos têm de se esforçar para ouvir o que a intuição diz, dando força a essa capacitação como meio para sempre evoluírem.

Atualmente, grande parte das atividades estão sendo esquematizadas e programadas nos mínimos detalhes. De tal forma que não há necessidade de muito desembaraço mental para executar as operações. Todavia, o desempenho deve ser com a atenção voltada para aquilo que a pessoa estiver fazendo, devendo ter interesse em saber como as coisas funcionam. Seja qual for a tarefa é preciso executá-la com foco.

Nas empresas o alto nível pode dizer: “aqui quem manda somos nós, não aceitamos quaisquer intervenções que não estejam de acordo com os nossos protocolos”. Se isso favorece a produtividade, por outro lado cerceia a participação da vontade e com certeza haverá a infelicidade geral e faltará vigor à organização, porque o pessoal se acomodou e aprendeu a só fazer o que lhe mandam sem adicionar vida naquilo que faz.

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Antes tínhamos de fazer etapa por etapa necessitando, para isso, de amplo conhecimento. Hoje o computador permite que o programa execute tudo, bastando fornecer os dados, e assim o ser humano torna-se mero complemento da máquina. Para se contrapor a isso, os indivíduos devem buscar atividades que movimentem a sua mente e a sua intuição. Há jogos, filmes, livros os quais não podem ser esquecidos.

Com o advento da Inteligência Artificial é fundamental ler, examinar e refletir para não deixar que a intuição se apague, permitindo com isso ampliar o saber de forma a não cair em nefasto comodismo. E ainda permanecer atento ao próprio querer que parte do eu interior, estabelecendo propósitos, movimentando-se, observando a natureza, sua beleza e seu funcionamento. Os sistemas educacionais têm de atentar para isso introduzindo as adequadas mudanças, pois é imperioso colocar um basta na robotização do indivíduo que deve atuar vivamente, com todo o seu ser, em tudo que se dispuser a fazer, pois sem isso jamais será verdadeiro ser humano.

A humanidade têm de concentrar esforços na melhora das condições gerais de vida e ao mesmo tempo na promoção do próprio aprimoramento, pois só assim alcançará, através de uma economia equilibrada, um progresso real sustentável jamais alcançado e, com ele, a paz entre os povos.

*Benedicto Ismael Camargo Dutra, graduado pela Faculdade de Economia e Administração da USP.

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Volvo Group e Daimler Truck formam mais uma joint venture

Em um movimento para acelerar a transformação digital na indústria de veículos comerciais pesados. O Volvo Group e a Daimler Truck anunciaram hoje a intenção de formar mais uma joint venture 50/50. A princípio, o objetivo é desenvolver uma plataforma de veículos definida por software, que inclui tanto o software quanto o hardware necessários para criar um sistema operacional dedicado a caminhões. Os dois grupos já havia formado uma joint venture para produção de trem de força de célula de combustível.

Além disso, ambas as empresas compartilham a ambição de liderar esta transformação para melhorar a eficiência e a experiência do cliente. A nova empresa, que terá sede em Gotemburgo, Suécia, buscará estabelecer um padrão industrial para sistemas operacionais de caminhões, oferecendo essa plataforma também a outros fabricantes de equipamentos originais (OEMs).

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Martin Lundstedt, presidente e CEO do Grupo Volvo, destaca: “O Grupo Volvo e a Daimler Truck são forças poderosas individualmente. Ao unir nossas forças, aceleramos os benefícios que uma plataforma de caminhões definida por software trará. A transformação rápida da nossa indústria torna essencial essa colaboração para desenvolver e compartilhar custos. Esta parceria é verdadeiramente a nova liderança na nossa indústria.”

Martin Daum, CEO da Daimler Truck, complementa: “A digitalização do veículo é tão crucial quanto a transformação para tecnologias de condução neutras em CO₂. Desenvolver uma plataforma comum com o Grupo Volvo permitirá transformar nossos veículos em dispositivos programáveis, criando recursos diferenciadores de veículos digitais de forma mais rápida e eficiente.”

A joint venture será uma entidade independente, aproveitando ativos e recursos existentes de ambas as empresas. Por certo, seu objetivo é desenvolver uma base técnica que permita a criação de recursos digitais diferenciados, proporcionando uma experiência de cliente superior.

A saber, o acordo preliminar, assinado hoje, não é vinculativo. Um acordo final é esperado ainda este ano, com a conclusão da transação prevista para o primeiro trimestre de 2025, sujeita às aprovações regulatórias necessárias.

Certamente, essa parceria representa um passo estratégico importante, unindo duas gigantes da indústria em uma missão comum de redefinir o futuro dos veículos comerciais pesados através da digitalização e inovação tecnológica.

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São Lourenço recebe o VII Bike Fest: O maior encontro de Motocicletas do Brasil

São Lourenço, charmosa cidade mineira do Sul de Minas, recebe, a partir de hoje e até o dia 19, o VII Bike Fest. A saber, o mais renomado encontro de motocicletas do Brasil. O evento agita as ruas e reuni entusiastas de duas rodas de todos os cantos do país na icônica Praça João Lage. Assim sendo um importante acontecimento para economia local, como hotéis, restaurantes e o transporte de pessoas e carga.

Organizado pela Production Eventos, o VII Bike Fest preparou uma edição especial para 2024. Repleta de atrações para encantar tanto os apaixonados por motociclismo quanto os visitantes em busca de diversão e novidades. A saber, com entrada gratuita, o encontro promete ser um verdadeiro espetáculo para os amantes das duas rodas.

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Este ano, o Bike Fest receberá 28 expositores das principais marcas de motocicletas do país. Além de uma variedade de produtos voltados especificamente para os motociclistas e o setor das duas rodas. A expectativa é grande, com a Production Eventos estimando um público de 22.000 pessoas e a presença de 14.000 turistas. Resultando assim, em uma movimentação financeira significativa e a geração de centenas de empregos diretos e indiretos.

Milton Furtado, diretor da Production Eventos, destaca as novidades preparadas para esta edição:

“A edição deste ano trará novos conceitos comerciais e experiências para o público e expositores, como o novo espaço denominado ‘Lounge Carrossel’, que oferecerá uma série de serviços e atividades para os participantes.”

São Lourenço
Milton Furtado e Leandro Mello

Entre as atrações confirmadas, destacam-se os cursos de pilotagem on-road, palestras sobre pilotagem e planejamento de viagens. Além da presença de renomados instrutores e pilotos, como Leandro Mello e Luciano Peixoto. Contudo, o evento também contará com apresentações musicais, incluindo o Festival de Rock, que reunirá oito bandas para animar os presentes com o melhor do rock e pop rock.

Além disso, os organizadores prometem uma cobertura completa da Band Minas, tanto na TV quanto no rádio, e a implementação de inovações tecnológicas, como o cartão Bike Fest para consumo de alimentos e bebidas.

Uma das grandes atrações do VII Bike Fest será a apresentação dos mais recentes modelos de motocicletas e acessórios das principais marcas do mercado, incluindo a nova BMW 1.300 cc, as Harley Davidson Street Glide Special 117 e Road Glide Special 117, ambas com impressionantes 1.923cc, e os equipamentos da X11.

Com o apoio de diversas empresas e entidades locais, bem como o patrocínio máster da X11 Expert Riders, o VII Bike Fest promete ser um verdadeiro sucesso e um ponto de encontro imperdível para todos os amantes das duas rodas.

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Linha Iveco Tector recebe atualizações no Brasil e o novo espaço FPT

Conheça as atualizações na linha Iveco Tector: novo design, conforto e tecnologia. Saiba mais sobre o novo espaço Engine Teardown Area da FPT Industrial

A Mercedes-Benz e a Volkswagen Caminhões dominam o mercado de caminhões médios e semipesados. No segmento de médios, a VW é líder absoluta, e a Iveco se mostra bastante competitiva em relação ao segundo colocado. E nos semipesados? Com volume três vezes maiores do que o de médios. A saber, segundo dados de emplacamentos no primeiro quadrimestre deste ano divulgados pela Anfavea com base nos dados do Denatran, na tabela abaixo. Para aumentar a sua competitividade nesses dois segmentos, a Iveco Brasil apresenta o Tector com atualizações, um caminhão guerreiro.

A gama Tector apresenta um novo design e melhorias no conforto para o transporte de cargas entre 9 e 27 toneladas — segmento que vai de leve a semipesados, nos critérios da Carta da Anfavea.

Iveco Tector
Nos primeiros quatro meses de 2024, a Iveco emplacou 252 no segmento de médios, e 1.079 no segmento de semipesados, sendo todos modelos Tector

Unindo robustez e tecnologia para atender às demandas mais exigentes do mercado, os produtos contam com atualizações e aprimoramentos que visam elevar a experiência de condução a um novo patamar. A cabine do Tector sempre foi superior em espaço interno e visibilidade.

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Carlos Fraga, diretor de Marketing e Desenvolvimento de Rede da Iveco para a América Latina, destaca que as melhorias e inovações foram implementadas com base no feedback dos motoristas e frotistas, tornando o novo Tector uma referência no mercado.

O Tector apresenta uma nova grade frontal, inspirada na identidade de marca, com a adição dos faróis de luz diurna (DRL) e defletores laterais. Além disso, um design novo, a grade melhora a aerodinâmica e a eficiência do veículo, segundo a empresa.

O novo para-choque, disponível em algumas versões, foi redesenhado para melhorar a fixação e a durabilidade, garantindo uma operação mais segura. Adicionaram um novo degrau de acesso à cabine, tornando o acesso mais fácil e seguro.

O Tector recebeu melhorias significativas no interior. O revestimento interno foi aprimorado para garantir maior durabilidade e resistência à infiltração de água, enquanto uma nova paleta de cores ressalta o visual interno.

Os bancos foram renovados com uma nova espuma e ajustes ergonômicos aprimorados, incluindo a nova cama para a versão leito.

Aliás, para melhorar o conforto térmico em todas as condições climáticas, o Tector agora vem equipado com um climatizador integrado. E para aumentar a segurança em condições adversas, faróis de neblina foram adicionados às versões selecionadas.

Nova Engine Teardown Area da FPT Industrial

A saber, a FPT Industrial é a fabricante de motores do Grupo Iveco, inclusive responsável pelos motores da linha Tector. Na busca incessante de melhorias na manutenção e reparação de motores, eixos elétricos e baterias, a FPT Industrial acaba de inaugurar o novo espaço Engine Teardown Area. Localizada dentro da fábrica de motores da empresa, na Via Puglia, em Turim, Itália, aliás, este espaço oferece experiência prática e multimídia no campo da engenharia de motores.

Com uma área de 3.000 metros quadrados, o novo espaço Engine Teardown Area abriga um centro de formação completo, projetado para oferecer tanto treinamentos teóricos quanto práticos. Assim como, seu ambiente multifuncional, que permite a realização de cursos tanto presenciais quanto à distância, garantindo acesso à educação para uma ampla gama de profissionais em todo o mundo.

É importante ressaltar que a Engine Teardown Area não é apenas um projeto local, mas sim um esforço global que abrange várias fábricas da FPT Industrial em todo o mundo, incluindo locais em Sete Lagoas (Brasil), York (EUA) e Pune (Índia).

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Volvo lança FH compatível com 100% de Biodiesel sob consulta

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A Volvo lança a versão do cavalo mecânico FH compatível com B100 (que pode abastecer com 100% biodiesel). Este de caminhão já vem sendo adotado por frotistas, principalmente, pelos grandes produtores de biodiesel, como JBS, Amaggi e 3Tentos.

Assim, como nas demais marcas que já estão com caminhões em uso por essas empresas. A compra do FH B100 está sujeita a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Isso é para garantir a segurança e eficiência do veículo. Os transportadores interessados em adotar essa tecnologia deverão obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso porque o B100 não está amplamente disponível comercialmente no país para uso em veículos.

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Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, ressalta: “Apesar de ser um grupo inicial de clientes, estamos dedicados a fornecer uma alternativa que promova o uso de biocombustíveis, em consonância com nossos esforços para reduzir as emissões de carbono no transporte.”

Para viabilizar o uso de B100, a Volvo desenvolveu um projeto de motor exclusivo, baseado nos modernos propulsores Euro 6 da marca. Esta inovação é única no mercado e oferece aos transportadores a flexibilidade de escolher diferentes proporções de biodiesel. Variando do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) até o B100 puro. Veículos comerciais a diesel abastecidos exclusivamente com Biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO₂ em relação ao diesel fóssil, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

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Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, destaca os benefícios dessa flexibilidade: “Isso proporciona uma grande versatilidade no uso dos caminhões, ao poderem ser abastecidos tanto com diesel S10 convencional quanto com biodiesel, garantindo facilidade no momento da revenda futura do veículo.”

É importante ressaltar que o uso do B100 está restrito aos veículos fabricados especificamente para essa finalidade. A Volvo projeta as versões regulares dos caminhões para operar com o diesel S10 padrão disponível no país.

A Volvo desenvolveu a oferta de caminhões compatíveis com B100 após anos de pesquisa e desenvolvimento em combustíveis alternativos, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. Além do biodiesel, a empresa possui um extenso portfólio global de soluções que incluem o Diesel Verde HVO e o Biogás GNL.

Roberto Gribosi, estrategista de produto de caminhões da Volvo, destaca as metas ambiciosas da empresa na redução das emissões de CO₂: “Nosso objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO₂ nos veículos oferecidos pela marca até 2030 e em 100% até 2040. Investimos não apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que descarbonizem o transporte no presente.”

Mercedes-Benz Cars & Vans investe em projetos da agenda ESG no BV

Se vai investir, sabia que há como focar o investimento em uma agenda de ESG ou ASG (sigla que significa compromisso com os temas Ambiental, Social e de Governança Responsável)? É como escolher entre comprar um produto produzido de forma sustentável ou de qualquer jeito. Pois há fundos de investimentos com compromissos com o ESG no BV, como é o caso do CDB Green. A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil anunciou a renovação de uma aplicação no valor de R$ 10 milhões com o banco BV. Por certo, será destinada a financiar projetos que contribuem com a agenda ESG no Brasil.

Inicialmente realizada em 2022, esta renovação é motivada pelos resultados positivos obtidos ao longo do período de investimento. A ação visa impulsionar projetos voltados para energia renovável e benefícios ambientais, fortalecendo o compromisso da empresa com a sustentabilidade.

Edgar Pina, Head de Tesouraria da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, destaca o pioneirismo da marca no setor automotivo ao investir em CDB Green. Ressaltando assim,  o compromisso contínuo com a sustentabilidade em todas as áreas de atuação.

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“Fomos a primeira marca do setor automotivo a anunciar um investimento em CDB Green e, após dois anos, renovamos a aplicação. Isso porque seguimos investindo e acreditando em ações como essa, que reforçam a sustentabilidade presente em todos os nossos pontos de atuação”.

A operação realizada com o banco BV beneficia projetos e ativos relacionados à energia renovável, com foco específico em energia solar ou eólica. Além disso, os projetos devem atender aos critérios de elegibilidade dos Green Bond Principles, que visam financiar iniciativas com benefícios ambientais.

O banco BV, por sua vez, oferece orientação às empresas para alinhar seus projetos ou metas relacionadas à temática ESG à sua estrutura financeira. Seguindo os padrões dos principais standards do mercado. Com a meta de produzir e distribuir o valor de R$ 80 bilhões até 2030 em ativos ESG. O banco desempenha um papel fundamental no apoio a iniciativas sustentáveis.

Rogerio Monori, Diretor Executivo do Atacado do banco BV, destaca o compromisso da instituição em fornecer recursos para projetos e metas ambientais, sociais e climáticos.

“Nos últimos três anos foram destinados R$ 22 bilhões em empréstimos e operações
no mercado de capitais para apoiar iniciativas com foco em projetos e
metas ambientais, sociais e climáticos”.

Entre os usos desses recursos estão projetos de energia renovável, agronegócio de baixo carbono, saneamento, financiamento de veículos elétricos e instalação de painéis elétricos para clientes do varejo.

Sobre o banco BV

O banco BV, com sua origem na robusta Votorantim S/A, é um exemplo notável de crescimento e adaptação no setor financeiro brasileiro, com forte ligação com o setor automotivo desde o início. Desde a sua fundação em 1988, aliás, o banco tem se destacado por sua capacidade de inovar e expandir seus serviços, atendendo às necessidades de um mercado em constante evolução e se diferenciando dos bancos comerciais tradicionais.

A transição de uma distribuidora de títulos para um banco múltiplo de atacado e, posteriormente, o lançamento da BV Financeira, refletem a visão estratégica que tem sido a marca registrada da Votorantim S/A que, inclusive, se expande no setor de logística com a start up Motz.

Sob a liderança visionária de figuras como José Ermírio de Moraes e Antônio Ermírio de Moraes, o grupo diversificou suas operações, mantendo-se sempre à frente em setores-chave da economia. O compromisso com a inovação e a excelência continua a ser um pilar central para o banco BV, assegurando sua posição como um dos principais bancos privados do país.

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O empreendedorismo feminino com o evento “Gestoras da Prosperidade”

São Paulo se prepara para uma noite de gala para celebração do empreendedorismo feminino brasileiro. A saber, será na noite de autógrafos para o lançamento do livro “Gestoras da Prosperidade”, reunindo personalidades do universo corporativo no elegante Urus Restaurante, localizado no coração do Jardim Europa.

Este livro é o fruto de uma pesquisa extensiva realizada por 40 autoras, todas com vasta experiência em diversas áreas, que se uniram para compartilhar suas visões e experiências sobre o empreendedorismo de mulheres no Brasil. A obra destaca não apenas as histórias de sucesso, mas também os desafios e as estratégias que moldam a jornada das mulheres empreendedoras no país.

Palestras inspiradoras

O evento não será apenas uma celebração literária, mas também uma plataforma para discussões enriquecedoras. Palestras inspiradoras estão programadas para ocorrer durante o jantar, abordando a grande importância das mulheres no setor de transporte e logística, entre outros temas. Aliás, qualquer segmento da economia brasileira reconhece estas áreas como fundamentais para o crescimento e a sustentabilidade.

O transfer dessas grandes autoras na cidade na cidade de São Paulo será realizado pela Mercedes-Benz Cars & Vans, que já conta com um histórico em apoiar o empreendedorismo feminino, tendo as vans Sprinter como importante ferramenta para isso.

Para organizar o acesso e controle de público ao evento, estaremos utilizando a plataforma de ingressos SYMPLA.

A abertura oficial do evento ao público será as 19:30, mas você pode chegar mais cedo, e se desejar, aproveitar um cardápio especial que a Urus Steak House preparou para está noite. O buffet terá o custo de 295,00 (+consumo extra se houver)

O convite não dá direito a reserva de mesa, então chegue cedo para garantir seu lugar. A casa abre às 18 horas e existe um limite de 100 convidados.

https://www.sympla.com.br/evento/noite-de-autografos-gestoras-da-prosperidade/2446513

Acesse o link abaixo e garanta já a sua vaga nessa noite enriquecedora!

Mais sobre o livro e as autoras no seguinte link: https://www.comciencias.com.br/gestoras-prosperidade

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Euro NCAP anuncia o maior teste independente de segurança em caminhões

Em um passo significativo para melhorar a segurança nas estradas. O Euro NCAP anunciou a introdução do seu novo padrão de classificação de segurança para caminhões, denominado “Truck Safe”. A medida visa responder as estatísticas preocupantes que apontam que, embora os caminhões representem apenas uma pequena fração dos veículos nas estradas, eles estão envolvidos em uma proporção desproporcional de acidentes fatais.

Em um evento que reuniu especialistas em segurança viária e líderes da indústria automotiva. O Euro NCAP revelou que os caminhões são responsáveis por quase 15% de todas as mortes rodoviárias na União Europeia. Apesar de constituírem apenas cerca de 3% dos veículos em circulação. No Brasil, as estatísticas não são muito diferentes. Aliás, o trabalho da Euro NCAP é válido para o nosso mercado, já que a maioria dos caminhões vendidos no mercado brasileiro são derivados dos projetos europeus.

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Desenvolvimento da classificação Truck Safe

O Secretário Geral do Euro NCAP, Dr. Michiel van Ratingen, destacou que o novo padrão é uma evolução natural dos esforços contínuos da organização para aprimorar a segurança viária.

“O Truck Safe vai além dos atuais regulamentos da UE, incentivando a inovação e abordando as necessidades específicas dos veículos comerciais pesados”, explicou van Ratingen.

A abordagem inclui critérios rigorosos para a prevenção de acidentes, bem como, visibilidade aprimorada e eficácia dos sistemas de resgate após acidentes.

Impacto nas políticas e inovações industriais

Representantes de fabricantes de renome, como DAF, Scania, Volvo e ZF, participaram do evento. A princípio, demonstraram suas tecnologias mais recentes, alinhadas às expectativas do novo programa. O Euro NCAP e os fabricantes de veículos têm mantido uma colaboração intensiva, realizando várias consultas a partes interessadas, como distribuidores, seguradoras e autoridades.

“Nosso objetivo é estabelecer melhores práticas de segurança que ultrapassem os padrões mínimos e liderem pelo exemplo, assim como fizemos com os carros de passageiros”, disse Matthew Avery, Diretor de Desenvolvimento de Estratégia do Euro NCAP.

Reações da indústria e próximos passos

A iniciativa foi bem recebida pelos participantes da indústria. Jacob Thärnå, Chefe de Transportes Sustentáveis da Scania Trucks, expressou entusiasmo com o programa. “Esperamos que o Truck Safe motive toda a indústria a elevar seus padrões de segurança”, afirmou Thärnå.

Até 2027, o Euro NCAP planeja introduzir requisitos mais rigorosos de segurança ativa, e a partir de 2030, serão realizados testes de colisão, focados especificamente em melhorar a segurança passiva dos caminhões.

O novo padrão não apenas aumentará a segurança dos condutores e outros usuários da estrada, mas também proporcionará vantagens econômicas para as empresas que investem em veículos mais seguros. Afinal, o sucesso deste programa poderá transformar significativamente o mercado de veículos comerciais, promovendo veículos mais seguros como uma escolha lucrativa para as frotas.

A saber, a primeira divulgação de classificações sob o esquema Truck Safe está programada para novembro de 2024, marcando um capítulo importante na jornada da Euro NCAP para uma Europa com zero mortes relacionadas ao trânsito.

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VW Caminhões inicia produção na Argentina e nova tecnologia digital em Resende

Em um movimento estratégico para sua expansão internacional. A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), em parceria com a Volkswagen Group Argentina, anunciou hoje o início da produção na Argentina. O projeto, no Centro Industrial de Córdoba, conta uma linha de montagem exclusiva de 15 mil metros quadrados.

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, disse: “Queremos replicar na Argentina a fórmula de sucesso que nos tornou líderes no mercado brasileiro.”

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A fábrica em Córdoba inicia sua operação com a capacidade inicial para produzir 800 unidades ainda este ano, visando alcançar 2.700 veículos no futuro. A produção incluirá modelos como os caminhões Delivery 9.170 e 11.180, os caminhões Constellation 17.280 nas versões rígida e cavalo mecânico, além do ônibus Volksbus 15.190 OD.

Projeto-Piloto de IoT em Resende para otimização logística

Para acelerar a digitalização e a eficiência logística, a VWCO, em colaboração com a Taggen Industries & Services. A saber, iniciou um projeto-piloto em sua fábrica de Resende (RJ). O projeto utiliza tecnologia de Internet das Coisas (IoT) para aprimorar a gestão do pátio de veículos. Por certo, visando uma melhor localização e monitoramento dos caminhões e ônibus produzidos, informa o diretor de Produção e Logística da VWCO, Hugo Souza.

O projeto incorpora um sistema de identificação e rastreabilidade em tempo real. Aliás, marcado pela implementação de TaggenBeacons, dispositivos com tecnologia 100% nacional, monitorados continuamente por antenas chamadas Taggengateways.

Werter Padilha, CEO da Taggen, enfatizou a colaboração com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) bem como, o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii) por meio da linha Rota2030.

Com uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, a fábrica da VWCO é um campo ideal para testar e otimizar tal tecnologia. Os dados recolhidos são processados em uma plataforma em nuvem da Taggen, permitindo que profissionais da montadora acessem rapidamente a localização dos veículos, a qualquer momento e de qualquer dispositivo móvel.

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Pesquisa E-Shopper Barometer mostra transformações no e-commerce brasileiro

O comércio eletrônico no Brasil continua sua trajetória ascendente, consolidando-se ainda mais no cenário de vendas do país e a logística urbana. Em 2023, o setor alcançou uma marca significativa, representando 10% do varejo total. Além disso, o número de compradores on-line aumentou, com 68% da população nacional engajando-se em compras pela internet. Aliás, um crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esses dados são provenientes do E-Shopper Barometer, um estudo anual conduzido pelo Grupo Geopost que entrevistou mais de 24 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil.

Os consumidores brasileiros intensificaram suas compras em categorias diversas, recebendo em média 3.8 encomendas por mês. As categorias mais procuradas incluíram roupas, calçados e produtos de beleza ou de saúde. Notavelmente, em 2023, houve um aumento na compra de equipamentos automotivos, que experimentou um salto de 3 pontos percentuais, atingindo 14% das menções.

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Segundo Bruno Tortorello, presidente da Jadlog, uma das principais operadoras logísticas do e-commerce no Brasil, “mesmo em um contexto de inflação e juros altos do ano passado. Observamos assim, um crescimento interessante no número de compradores”. Tortorello destaca a resiliência do mercado diante das adversidades econômicas e sublinha os benefícios percebidos pelos consumidores, como economia de tempo e dinheiro.

O estudo revela que 79% dos consumidores veem o e-commerce como uma maneira de economizar tempo, e 65% acreditam que comprar on-line reduz o estresse comparado às compras em lojas físicas. Mais da metade (53%) considera a conveniência das compras on-line uma grande vantagem, mesmo levando em conta a possibilidade de ter que realizar devoluções.

As preferências de entrega também foram destacadas, com 65% dos entrevistados preferindo ser informados sobre qual transportadora está responsável pelo envio para sentir mais segurança no processo. A Jadlog, aproveitando esse insight, ampliou sua rede de Pickup, que conta com mais de 4 mil pontos parceiros, e promove a ferramenta Predict, que notifica os compradores sobre a janela de duas horas para o recebimento das encomendas.

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Quase 60% dos e-shoppers no Brasil realizam compras em sites estrangeiros, com destaque para os sites chineses, norte-americanos e argentinos. A busca por melhores negócios é o principal motivo para 82% dos entrevistados optarem por plataformas internacionais.

Além disso, a pesquisa abordou o crescimento do mercado C2C, onde 53% dos entrevistados utilizam plataformas para comprar ou vender produtos usados. Certamente, motivados principalmente pela economia de dinheiro e obtenção de uma renda extra.

A representatividade dos millenials também foi notada, responsáveis por 61% de todas as compras on-line, destacando-se ainda mais os chamados “heavy buyers” ou aficionados, que realizaram 54% do total de todas as compras on-line em 2023.

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