quarta-feira, maio 22, 2024

JBS Biodiesel é a primeira autorizada pela ANP a operar ponto de abastecimento B100 no Brasil

A Biopower, uma empresa da JBS especializada na produção de biodiesel, anunciou a inauguração do primeiro ponto de abastecimento de biodiesel puro (B100) do Brasil. Situado no complexo industrial de Lins, no interior de São Paulo, o local, apelidado de bioponto, é o primeiro do país a receber autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para fornecer exclusivamente B100.

O bioponto está equipado com duas bombas que, juntas, conseguem oferecer até 30 mil litros de biodiesel, sendo que 10 mil litros já são consumidos mensalmente pela frota de caminhões da JBS, conforme as normas da ANP. A expectativa é que esse volume aumente nos próximos meses, solidificando a posição de liderança da Biopower no mercado nacional de biocombustíveis.

Leia também:

Curso Presencial: Gestão Estratégica de Transporte – Capacite-se para o Futuro!

Este projeto não só reafirma o compromisso da Biopower com a sustentabilidade, bem como, coloca o biodiesel como uma solução viável para a redução das emissões de CO₂. Segundo estudos, o B100 pode reduzir em até 80% as emissões de dióxido de carbono comparado ao diesel fóssil.

Alexandre Pereira, diretor comercial da Biopower, comentou sobre a conquista.

“Este é um marco significativo na história da nossa empresa e para o biodiesel no Brasil. Estamos abrindo caminho para um futuro mais sustentável e menos dependente de combustíveis fósseis.”

O biodiesel produzido pela Biopower provou ser não apenas ambientalmente vantajoso, mas também tecnologicamente compatível com os motores atuais. Um caminhão da DAF vem utilizando o B100 em testes práticos que já ultrapassaram 120 mil km, demonstrando a qualidade e a eficácia do combustível em condições reais de uso.

Futuro do Biodiesel no Brasil

A Biopower planeja expandir ainda mais suas parcerias com fabricantes automotivos para promover o uso do B100. Certamente, esperando que a iniciativa contribua para uma adesão mais ampla ao biocombustível no transporte brasileiro. “Este é só o começo de uma série de desenvolvimentos promissores para o biodiesel no Brasil”, adiciona Pereira.

Além disso, o governo brasileiro está incentivando o uso de biodiesel por meio do aumento gradativo do percentual obrigatório na mistura com diesel fóssil, uma vez que, passará para 15% em março de 2025. A Biopower está entre os cinco maiores produtores de biodiesel do país e desempenha um papel crucial no crescimento desse mercado, com a comercialização de 550 milhões de litros do biocombustível só em 2023.

Nos siga LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui