quarta-feira, maio 22, 2024

Volvo lança FH compatível com 100% de Biodiesel sob consulta

A Volvo lança a versão do cavalo mecânico FH compatível com B100 (que pode abastecer com 100% biodiesel). Este de caminhão já vem sendo adotado por frotistas, principalmente, pelos grandes produtores de biodiesel, como JBS, Amaggi e 3Tentos.

Assim, como nas demais marcas que já estão com caminhões em uso por essas empresas. A compra do FH B100 está sujeita a uma análise prévia da engenharia da fábrica. Isso é para garantir a segurança e eficiência do veículo. Os transportadores interessados em adotar essa tecnologia deverão obter autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Isso porque o B100 não está amplamente disponível comercialmente no país para uso em veículos.

Leia também:

JBS Biodiesel é a primeira autorizada pela ANP a operar ponto de abastecimento B100 no Brasil

Alcides Cavalcanti, diretor-executivo da Volvo Caminhões, ressalta: “Apesar de ser um grupo inicial de clientes, estamos dedicados a fornecer uma alternativa que promova o uso de biocombustíveis, em consonância com nossos esforços para reduzir as emissões de carbono no transporte.”

Para viabilizar o uso de B100, a Volvo desenvolveu um projeto de motor exclusivo, baseado nos modernos propulsores Euro 6 da marca. Esta inovação é única no mercado e oferece aos transportadores a flexibilidade de escolher diferentes proporções de biodiesel. Variando do B14 (diesel S10 com 14% de biodiesel) até o B100 puro. Veículos comerciais a diesel abastecidos exclusivamente com Biodiesel reduzem entre 30% e 70% as emissões de CO₂ em relação ao diesel fóssil, dependendo do tipo de matéria-prima usada para produzir o combustível.

Leia também:

Grupo Sipal é o novo distribuidor Noma do Brasil no Mato Grosso

Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, destaca os benefícios dessa flexibilidade: “Isso proporciona uma grande versatilidade no uso dos caminhões, ao poderem ser abastecidos tanto com diesel S10 convencional quanto com biodiesel, garantindo facilidade no momento da revenda futura do veículo.”

É importante ressaltar que o uso do B100 está restrito aos veículos fabricados especificamente para essa finalidade. A Volvo projeta as versões regulares dos caminhões para operar com o diesel S10 padrão disponível no país.

A Volvo desenvolveu a oferta de caminhões compatíveis com B100 após anos de pesquisa e desenvolvimento em combustíveis alternativos, com o objetivo de reduzir as emissões de carbono. Além do biodiesel, a empresa possui um extenso portfólio global de soluções que incluem o Diesel Verde HVO e o Biogás GNL.

Roberto Gribosi, estrategista de produto de caminhões da Volvo, destaca as metas ambiciosas da empresa na redução das emissões de CO₂: “Nosso objetivo é reduzir em 50% as emissões de CO₂ nos veículos oferecidos pela marca até 2030 e em 100% até 2040. Investimos não apenas em tecnologias futuras, mas também em soluções que descarbonizem o transporte no presente.”

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui