O comércio eletrônico no Brasil continua sua trajetória ascendente, consolidando-se ainda mais no cenário de vendas do país e a logística urbana. Em 2023, o setor alcançou uma marca significativa, representando 10% do varejo total. Além disso, o número de compradores on-line aumentou, com 68% da população nacional engajando-se em compras pela internet. Aliás, um crescimento de três pontos percentuais em relação ao ano anterior. Esses dados são provenientes do E-Shopper Barometer, um estudo anual conduzido pelo Grupo Geopost que entrevistou mais de 24 mil consumidores de 22 países, incluindo o Brasil.
Os consumidores brasileiros intensificaram suas compras em categorias diversas, recebendo em média 3.8 encomendas por mês. As categorias mais procuradas incluíram roupas, calçados e produtos de beleza ou de saúde. Notavelmente, em 2023, houve um aumento na compra de equipamentos automotivos, que experimentou um salto de 3 pontos percentuais, atingindo 14% das menções.
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Segundo Bruno Tortorello, presidente da Jadlog, uma das principais operadoras logísticas do e-commerce no Brasil, “mesmo em um contexto de inflação e juros altos do ano passado. Observamos assim, um crescimento interessante no número de compradores”. Tortorello destaca a resiliência do mercado diante das adversidades econômicas e sublinha os benefícios percebidos pelos consumidores, como economia de tempo e dinheiro.
O estudo revela que 79% dos consumidores veem o e-commerce como uma maneira de economizar tempo, e 65% acreditam que comprar on-line reduz o estresse comparado às compras em lojas físicas. Mais da metade (53%) considera a conveniência das compras on-line uma grande vantagem, mesmo levando em conta a possibilidade de ter que realizar devoluções.
As preferências de entrega também foram destacadas, com 65% dos entrevistados preferindo ser informados sobre qual transportadora está responsável pelo envio para sentir mais segurança no processo. A Jadlog, aproveitando esse insight, ampliou sua rede de Pickup, que conta com mais de 4 mil pontos parceiros, e promove a ferramenta Predict, que notifica os compradores sobre a janela de duas horas para o recebimento das encomendas.
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Quase 60% dos e-shoppers no Brasil realizam compras em sites estrangeiros, com destaque para os sites chineses, norte-americanos e argentinos. A busca por melhores negócios é o principal motivo para 82% dos entrevistados optarem por plataformas internacionais.
Além disso, a pesquisa abordou o crescimento do mercado C2C, onde 53% dos entrevistados utilizam plataformas para comprar ou vender produtos usados. Certamente, motivados principalmente pela economia de dinheiro e obtenção de uma renda extra.
A representatividade dos millenials também foi notada, responsáveis por 61% de todas as compras on-line, destacando-se ainda mais os chamados “heavy buyers” ou aficionados, que realizaram 54% do total de todas as compras on-line em 2023.
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