sexta-feira, dezembro 26, 2025

VolksConfia amplia rede de vendas de caminhões seminovos multimarca

A VolksConfia, loja de seminovos da Volkswagen Caminhões e Ônibus,
chega a dois anos com expansão de lojas físicas

Uma das maiores dificuldades dos frotistas na hora da renovação da frota é vender os caminhões seminovos (até três anos de uso) e usados (acima de três anos de uso). Há grandes frotistas, como o Grupo JSL, que conta com a sua própria rede de revenda de caminhões. No entanto, as montadoras há alguns anos vem criando suas próprias soluções para dar fluxo à revenda dos caminhões de seus clientes para que, com isso, aumente a oportunidade para a venda de caminhões zero quilômetros. Uma das mais recentes a entrar neste mercado foi a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO). Com a VolksConfia, loja multimarcas de veículos seminovos que celebra dois anos de operação com resultados positivos.

Desde seu lançamento, a VolksConfia tem ampliado sua presença tanto física quanto virtualmente no mercado de seminovos.

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A loja agora está presente nas plataformas digitais com site dedicado e perfis nas redes sociais. Fisicamente, a VolksConfia também ampliou seu showroom em mais de 40%, aumentando assim, sua capacidade para atender à crescente demanda. Localizada em Limeira, interior de São Paulo, a loja está estrategicamente posicionada perto de importantes rodovias, facilitando o acesso dos clientes.

A VolksConfia oferece uma média de 50 unidades de veículos seminovos por mês, sendo constantemente atualizadas. “O mercado de seminovos está em constante expansão e é uma solução para quem quer renovar a frota, mas não consegue adquirir um modelo zero quilômetro”, afirma Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO. A empresa garante que todos os veículos são testados, aprovados e garantidos conforme os altos padrões de qualidade da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

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Ao longo desses dois anos, a VolksConfia se firmou como um importante canal de apoio para os clientes da VWCO, facilitando a renovação de frotas. “Em média, nossos clientes têm caminhões com dez anos de uso e conosco os substituem por unidades adequadas para sua aplicação com até cinco anos de operação, revisados, testados e com garantia”, esclarece Paulo Razori, supervisor da VolksConfia.

VolksConfia
Paulo Razori, supervisor da VolksConfia

A loja mantém uma estreita cooperação com a rede de concessionárias da marca, absorvendo os modelos usados como parte do pagamento na compra de veículos zero quilômetro. Isso não só ajuda na renovação de frotas, mas também oferece aos clientes a confiança e a qualidade associadas à marca Volkswagen.

Antes de serem ofertados, todos os veículos passam por uma avaliação completa realizada por profissionais especializados, incluindo assim, consulta a históricos de transações, dados oficiais do Detran, e vistorias estruturais e mecânicas. Após essa fase, os veículos recebem manutenção e revisão detalhada, estando prontos para atender às necessidades dos novos proprietários.

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Dia Nacional do Café: os desafios logísticos da paixão mundial

Nesta sexta-feira, 24 de maio, comemoramos o Dia Nacional do Café. Considerado uma paixão mundial, seja ele carioca, pingado, cappuccino ou expresso, o café figura entre as bebidas mais consumidas em todo o planeta. Inclusive, o Brasil é o maior produtor e exportador do mundo, responsável por 32% das exportações de grãos não torrados.

Segundo o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A safra brasileira de café em 2024, cuja colheita começou em abril e se encerra no final de maio. Deve alcançar 58,08 milhões de sacas de 60 kg, o que corresponde a um aumento de 5,5% em comparação com o ano anterior. As chuvas recentes têm favorecido as lavouras brasileiras, auxiliando no enchimento dos grãos e nas últimas adubações da safra. Contudo, os desafios logísticos permanecem uma preocupação significativa para os exportadores.

Marcus Braga, Senior National Sales Manager da Drivin Brasil, empresa que otimiza os processos logísticos de transportes líderes no mercado. Destaca pontos críticos para a logística do café, essencial para o bom desempenho da indústria cafeeira nacional e de toda a cadeia de suprimentos. Confira:

Dia Nacional do Café
Marcus Braga, Senior National Sales Manager da Drivin Brasil

Armazenagem e Transporte

Existem especificações rigorosas para os espaços de armazenamento do café, visando evitar danos qualitativos e quantitativos ao produto. “Infelizmente, nem todas as regiões produtoras dispõem de espaços apropriados, o que resulta em inúmeros impactos, como ataques de fungos e bactérias prejudiciais à qualidade do café, descoloração ou branqueamento dos grãos, entre outros”, explica Braga.

A norma técnica brasileira recomenda que os armazéns cafeeiros sejam construídos com pé direito de seis metros. “Fatores como temperatura, umidade, iluminação controlada, preferencialmente localizada nas ruas e corredores, ventilação, localização das portas e o sistema de cobertura devem ser levados em conta. Durante o armazenamento, o café não deve conter mais que 11 a 12% de umidade, pois é um produto muito higroscópico, ou seja, que absorve umidade do ar se mantido em ambiente inapropriado”, complementa o executivo.

Neste Dia Nacional do Café, enquanto celebramos esta bebida tão querida, é importante também refletir sobre os desafios que envolvem sua produção e logística, fundamentais para que o café brasileiro continue a ser um dos mais apreciados no mundo.

A descoloração ou branqueamento dos grãos, por exemplo, indica que processos oxidativos endógenos ocorreram ou estão ocorrendo em altas taxas no armazém, principalmente quando acompanhados da queda da qualidade da bebida.

Controle de Qualidade

Como falamos anteriormente, as condições adequadas de armazenamento são indispensáveis para a manutenção da qualidade do café quanto a cor, aspecto e tipo. Além disso, elas garantem uma bebida segura, ou seja, livre de contaminação por micotoxinas. Hoje, há distintos processos de análise e controle de qualidade do café, que asseguram o padrão mínimo exigido pelos compradores. Aliás, existem empresas especializadas neste processo que auxiliam na regularização e padronização do produto.

“A bebida pode ser armazenada de inúmeras formas, como café coco ou pergaminho, após a secagem e antes do beneficiamento, a granel ou em tulhas, e, também, como café beneficiado. Logo, cada uma delas requer recomendações específicas, sobretudo, para a construção dos armazéns e ao longo do transporte”, destaca Braga.

Planejamento Logístico

O planejamento logístico é um desafio diário. “No caso da malha rodoviária, por exemplo, é necessário que os caminhões tenham sistemas de controle de temperatura adequados, especialmente em viagens longas ou em regiões de climas extremos”, reforça o Sales Manager.

Portanto, as empresas que realizam o transporte da produção cafeeira precisam oferecer aos clientes um processo sólido e seguro, dentro dos padrões de qualidade e prazos condizentes com a necessidade do mercado. Além disso, os torrefadores, comerciantes e produtores devem entender cada particularidade, com o intuito de proteger adequadamente a paixão mundial.

 

Fabet-SP está com inscrições abertas para os Cursos Avançados destinados aos Condutores de Caminhões

São Paulo, 24 de maio de 2024 – A Fabet São Paulo está com inscrições abertas para três cursos avançados voltados a formação e aperfeiçoamento de condutores de caminhões. Os treinamentos, que abordam temas essenciais para a condução segura e eficiente de veículos de carga, são gratuitas e ocorrerão em junho. Confira abaixo os detalhes de cada um dos cursos avançados:

Utilização Correta do Sistema de Freios em Descidas de Serra

Datas: 13 e 14 de junho

Este curso é destinado para motoristas que enfrentam trajetos de risco potencial, descidas longas e sinuosas. Ele ensina técnicas avançadas de condução segura, uso correto e eficiente do sistema de freios e demais tecnologias embarcadas e agregadas, bem como comportamento seguro em condições adversas.

Formação Avançada de Condutores para Veículos Articulados e Biarticulados

Datas: 17 a 26 de junho

Formação Avançada para Veículos Articulados: Voltado para condutores categoria (E), com experiências anteriores em veículos truck e/ou ônibus e que desejam ingressar no setor de cargas, conduzindo veículos articulados (carretas).
Formação Avançada para Veículos Biarticulados: Destinado a condutores (E), com experiências anteriores na condução de veículos articulados e que desejam conduzir veículos biarticulados (9 eixos).
Com uma carga horaria intensa, associando a teoria com a pratica, prepara os profissionais para uma conduta profissional técnica e comportamental, performando em segurança, eficiência, sustentabilidade e em comportamentos adequados.

Programa Caminhão Escola Avançado

Datas: 24 a 28 de junho

Este programa é destinado a motoristas experientes nas categorias C, D e E (veículos truck, articulados e biarticulados), desenvolvendo e aprimorando as duas competências essenciais: técnica e comportamental, que geram resultados mais efetivos, contínuos e duradouros em segurança, redução de custos operacionais, uso das tecnologias embarcadas e agregadas, atendimento ao cliente e engajamento junto as metas organizacionais.
As inscrições para os cursos são gratuitas e vão até 10/06. Para maiores informações sobre valores de investimento e serviços de apoio ao aluno, é necessário entrar em contato através dos números: (49) 9 9936-1115 ou (11) 4708-1784.

A Fabet São Paulo é reconhecida pela excelência na formação de condutores de veículos de cargas, oferecendo cursos que aliam teoria e prática, comportamento e técnica para preparar os motoristas a conduzirem veículos modernos e tecnológicos.

Não perca a oportunidade de se aperfeiçoar e garantir sua empregabilidade no setor que mais cresce e demanda por profissionais qualificados e de alta performance.

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Amaggi recebe os primeiros caminhões Scania movido a biodiesel puro

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Em um movimento para promoção do uso de biodiesel puro, a Amaggi deu início ao uso de 100% biodiesel (B100) em sua frota rodoviária. A entrega dos primeiros de um total de 101 caminhões Scania. Preparados assim, para trafegar com o biocombustível que ocorreu na última terça-feira (21), na fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo (SP). Estes veículos logo estarão em operação em Mato Grosso, onde está situada a base da frota da empresa. A princípio, a Casa Scania Rota Oeste ficará responsável pelo suporte diário das operações.

Com isso, a Amaggi passa a ter a maior frota rodoviária do setor agroalimentar abastecida exclusivamente com combustível sustentável. Além de ter a frota B100 predominante da Scania no Brasil e na América Latina, em suma, é também uma das maiores do mundo.

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A adoção do B100, produzido pela própria Amaggi a partir de óleo degomado de soja. Faz parte da estratégia de negócios e sustentabilidade da empresa, que visa reduzir suas emissões de CO₂. O uso do biodiesel, uma alternativa aos combustíveis fósseis, contribui significativamente para a diminuição da pegada de carbono, podendo reduzir em aproximadamente 99% as emissões de CO₂, conforme o GHG Protocol.

Ao todo, dos 101 veículos Euro 6 movidos a B100, 100 são do modelo 500 R 6×4 Super e um do modelo 500 R 6×2 Super, aliás, este último destinado ao transporte do biocombustível para os pontos de abastecimento.

A cerimônia de entrega contou com a presença de executivos da Amaggi, da Scania e da Casa Scania Rota Oeste. “A descarbonização é um projeto da Amaggi dentro de sua estratégia de negócios e sustentabilidade, e esse projeto veio ao encontro da chegada da tecnologia necessária por parte da Scania. A entrega desses caminhões é um marco para nossa empresa, com o início da operação da frota rodoviária movida a B100”, afirmou Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da Amaggi.

biodiesel puro
Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil e Claudinei Zenatti, diretor de Logística e Operações da Amaggi

A saber, esta é a primeira venda no Brasil de caminhões Scania originais de fábrica para uso com biodiesel 100%, realizada em novembro de 2023, destacando uma tendência do mercado por um sistema de transporte mais sustentável.

“Chegou o grande momento do início das entregas dessa compra histórica para o setor de transportes brasileiro. Os primeiros caminhões 6×4 100% movidos a biodiesel originais de fábrica são da Amaggi, que se junta à Scania e à Rota Oeste para celebrar esta ocasião única”, destacou Simone Montagna, presidente e CEO da Scania Operações Comerciais Brasil.

O lote comprado pela AMAGGI inclui ainda 250 caminhões 560 R 6×4 Super a diesel, que também já começaram a ser entregues.

Operação e Abastecimento

Os caminhões atuarão no trecho entre o Norte de Mato Grosso e o terminal de Miritituba, no Pará, transportando grãos. Atualmente, a base da frota rodoviária está localizada em Matupá (MT), onde os veículos serão abastecidos com o B100. Além disso, recentemente, a Casa Scania Rota Oeste abriu uma filial para atender a demanda local.

O biodiesel B100 é produzido a partir de óleo de soja degomado na indústria esmagadora da empresa em Lucas do Rio Verde (MT). A fábrica de biodiesel, anexa à esmagadora e em operação desde o ano passado, tem capacidade para produzir 338 mil m³ de biodiesel anualmente.

Além das embarcações fluviais, a Amaggi começará a usar o B100 nas próximas semanas no maquinário agrícola da Fazenda Sete Lagoas, em Diamantino (MT), mas em parceria com a John Deere.

Expansão do Biodiesel no Brasil

No Brasil, o biodiesel tem ganhado espaço na matriz energética. Desde abril deste ano, o percentual obrigatório de adição de biodiesel ao diesel é de 14%, assim, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), com previsão de aumento para 15% no próximo ano.

Outras empresas produtoras de biodiesel também estão investindo em frotas B100, como a JBS e a 3Tento.

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Hospital Risoleta Tolentino Neves promove palestra sobre Pilotagem Defensiva

Como engajamento na campanha de segurança no trânsito Maio Amarelo, o Hospital Risoleta Tolentino Neves, promoveu uma palestra sobre a importância da pilotagem defensiva. Para isso, contou com voluntário Milton Furtado, diretor da Câmara Setorial Duas Rodas da CDL/BH.

A segurança no trânsito é uma preocupação constante em cidades grandes, nas quais onde o fluxo intenso de veículos diversos, entre eles as motocicletas, aumenta o risco de acidentes. Nesse contexto, a pilotagem defensiva surge como uma estratégia essencial para preservar vidas e reduzir o número de ocorrências nas vias.

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O objetivo foi conscientizar os colaboradores do hospital que utilizam a motocicleta como meio de transporte para ir e voltar ao trabalho.  Sobre a segurança no trânsito, a palestra intitulada “Vamos pilotar de forma mais segura e consciente?” foi realizada.

Durante a palestra, foram abordados temas cruciais como a pilotagem defensiva, a adoção de boas práticas no trânsito e dicas valiosas para a manutenção das motocicletas, visando evitar acidentes. Além disso, a importância do uso de equipamentos de proteção adequados foi destacada, uma medida simples que pode salvar vidas.

O hospital Risoleta Tolentino Neves é reconhecido por seu atendimento em trauma e, devido à sua localização estratégica, atende a muitos acidentados. Nos últimos seis meses, mais de 1.700 pacientes foram recebidos em decorrência de acidentes envolvendo motocicletas, muitos dos quais eram jovens sem os equipamentos básicos de segurança.

O aumento no número de trabalhadores que se acidentam durante o trajeto para o trabalho ou para casa é alarmante e reforça a necessidade de iniciativas como a campanha educativa Ande Seguro.

Curso de Pilotagem Defensiva

Idealizada por Milton Furtado e outros colaboradores, a campanha oferecerá um curso gratuito de “Pilotagem Defensiva”, uma oportunidade valiosa para motociclistas aprimorarem suas habilidades e conhecimentos sobre condução segura.

Para saber mais sobre a campanha, acesse o seguinte link: Curso de Pilotagem Defensiva (gofree.co)

A palestra contou com o apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPA), reforçando o compromisso da organização com a segurança e bem-estar de seus colaboradores. Ações como essa são fundamentais para construir uma cultura de segurança no trânsito e reduzir o número de tragédias que podem ser evitadas com educação e conscientização.

A conscientização é o primeiro passo para a mudança, e cada indivíduo tem um papel crucial nesse processo. Juntos, podemos fazer a diferença e salvar vidas.

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Ghelere Transportes implementa Padrão Rigoroso de Condução

O Transporte Rodoviário de Cargas (TRC) é crucial para a economia global, movimentando mercadorias em uma rede logística complexa e que exige mais rigor de condução. Sobretudo, apesar dos avanços das tecnologias, o número de acidentes permanece uma preocupação significativa. Em 2023, o número de mortos em acidentes de trânsito nas rodovias federais brasileiras foi o maior dos últimos seis anos. Com um aumento de 3,34% em relação a 2022, conforme levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O total de acidentes também subiu 4,82%, passando de 64.547 para 67.658.

Contudo, um estudo do Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC) revelou que até fevereiro de 2023, ocorreram cerca de 4 mil acidentes com veículos de cargas, com uma média de 2 mil ocorrências mensais. Destes incidentes, 21,5% resultaram em ferimentos graves e 4% em óbitos.

Para não fazer parte dessas estatísticas, a Ghelere Transportes implementou o Padrão Ghelere de Condução frente a este cenário, uma metodologia que tem sido decisiva para conscientizar os motoristas e manter um alto nível de segurança, tanto teórica quanto prática.

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Joyce Filus, Chief Learning Officer da Ghelere Transportes, explica que introduz os colaboradores a essa metodologia desde o primeiro dia na empresa, durante a integração que dura quatro dias. O acompanhamento contínuo inclui a análise de ocorrências de telemetria, conteúdos para a plataforma de ensino continuado (Carga Online), treinamentos personalizados conforme as demandas dos motoristas, campanhas com palestras presenciais, encontros virtuais, exercícios práticos e diálogos semanais de segurança.

“A formação contínua dos nossos colaboradores é essencial. O Padrão Ghelere de Condução conecta todas as nossas iniciativas, sendo a base para desenvolvermos meios de controle da frota e priorização das atividades”, afirmou Joyce.

Aliás, essa abordagem mantém a Ghelere Transportes com um baixo índice de acidentes. “No transporte de cargas, lidamos diariamente com o risco de lesões graves e fatais devido à alta velocidade e tempo de resposta reduzido. Nosso lema ‘o maior cuida do menor’ é levado a sério em nossos treinamentos. Nos últimos 10 anos, nenhum acidente fatal registrado em nossa frota foi causado pelos nossos motoristas”, disse Joyce.

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A saber, Ghelere investe fortemente em tecnologia para seus caminhões, que possuem cinco câmeras — uma frontal equipada com IA e outras quatro que dependem da análise do time interno. Os fabricantes equipam as carretas com EBS, dispositivo que previne tombamentos corrigindo automaticamente a altura e equilíbrio veicular em casos de descompensação. Além disso, os fabricantes equipam todos os pneus com sensores TPMS, que monitoram pressão e temperatura em tempo real, enviando notificações aos gestores quando os dados estão fora dos níveis tolerados.

Certamente, a equipe analisa mensalmente os resultados dessas iniciativas, permitindo ações micro focadas em padrões de ocorrências. Em 2023, a frota da Ghelere registrou 206 sinistros, sendo 24% em rodovias. Apenas 4% desses sinistros apresentaram risco de lesão grave. Durante o Maio Amarelo, a empresa realizou palestras em parceria com a PRF para conscientização e prevenção de acidentes.

“Na SIPAT, abordamos a prevenção de acidentes sempre conectando com o Padrão Ghelere de Condução e a realidade da nossa frota. Cada ação impacta diretamente o dia a dia da nossa equipe. Direção preventiva e comunicação frequente são a base para estarmos sempre alerta”, finalizou Joyce.

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Chega ao mercado novo superônibus Volksbus 22.260

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Solução é alternativa aos modelos maiores, como os articulados. O Volksbus 22.260 S pode transportar até 115 passageiros

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) acaba de lançar o Volksbus 22.260 S. Também conhecido como o superônibus VW, certamente, por ter a maior capacidade técnica do seu segmento urbano com 15 metros no mercado brasileiro. Ele pode transportar até 115 passageiros, com encarroçamentos que podem chegar a 15 metros. O novo chassis chega ao mercado com mais de 100 unidades encomendadas por diferentes clientes pelo Brasil.

“Já conquistamos algumas das principais praças do Brasil com seu antecessor, e a expectativa com o Volksbus 22.260 S está alta. Aliás, graças a uma configuração que entrega os anseios de nosso transporte de passageiros: mais eficiência e conforto, aliados à tecnologia e muita segurança. O modelo combina o aumento de 30% na capacidade de transporte com um custo operacional reduzido em comparação a outros veículos maiores, como os articulados”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da VWCO.

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Equipado com motor MAN D08 calibrado com uma faixa de torque máximo, o veículo proporciona a performance adequada para a operação. Com uma economia de combustível que pode atingir 8% com a nova configuração do trem de força. Um dos grandes trunfos do modelo é o posicionamento do terceiro eixo na dianteira, o que permite que o chassi alcance a capacidade de carga de 22 toneladas e, ao mesmo tempo, possibilite as mais diversas configurações, de acordo com a necessidade da operação, entregando mais eficiência para aplicação.

Já em conforto, um dos principais atrativos é a suspensão pneumática, item fundamental para o bem-estar a bordo, principalmente em terrenos de pavimentação acidentada, além de aumentar a segurança e diminuir o custo de manutenção. Esse Volksbus traz vantagens como o novo volante multifuncional com coluna com multirregulagem de série para contemplar as mais variadas alturas de condutor.

A alavanca do câmbio está reposicionada no painel para tornar a direção mais fácil e ergonômica e os demais componentes do cockpit também foram repensados para favorecer ângulo de visão e conforto para o motorista. O novo sistema de direção, por sua vez, reduz em até 30% o esforço nas manobras, segundo a fabricante.

O Volksbus 22.260 S também está mais tecnológico: o painel de instrumentos agrega mais 70 funcionalidades de forma a facilitar a operação do veículo, com dados que apoiam seu dia a dia, como informações sobre a viagem, consumo, autonomia, desempenho na direção até indicações de falhas e diagnósticos.

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Guarda Luizinho: O Herói Humano do Trânsito Paulistano

A humanização do trânsito é um tema de grande relevância nas grandes metrópoles. E a história de Luiz Gonzaga Leite, conhecido como “Guarda Luizinho”, é um testemunho inspirador dessa causa. A autobiografia que será lançada na Livraria Leitura do Shopping Light em São Paulo. Não apenas narra as experiências pessoais de um policial dedicado à segurança viária, mas também destaca a importância do papel humano na gestão do trânsito. No próximo dia 23 de maio, das 15h às 22h, na Livraria Leitura do Shopping Light em São Paulo. Será o lançamento do livro “Guarda Luizinho”. Este livro é a autobiografia do policial de trânsito Luiz Gonzaga Leite. Com redação e edição do experiente jornalista Geraldo Nunes, veterano do jornalismo paulistano na cobertura do trânsito de São Paulo por helicóptero para a Rádio Eldorado e jornal Estadão. Além disso, o prefácio do livro é do Coronel PM Alexander Gomes Bento.

Conheça esta história, pois ela é um exemplo que há esperança para humanização do trânsito e redução de acidentes.

Guarda Luizinho
Lançamento de uma história inspiradora

A História de Luiz Gonzaga Leite: O Guarda Luizinho

Luiz Gonzaga Leite, mais conhecido como Guarda Luizinho, é uma figura emblemática na história de São Paulo e um símbolo de dedicação e cidadania. Afinal, nascido em uma época em que a relação entre a população e a força policial era marcada por tensões do que as tensões atuais. Luizinho destacou-se por sua abordagem única e humanizada no exercício de suas funções como policial de trânsito.

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Com um sorriso sempre presente e uma disposição inabalável. Luizinho não apenas orientava o tráfego na movimentada interseção da Praça Ramos, Rua Xavier de Toledo e Viaduto do Chá, mas também ensinava, com paciência e carisma, as pessoas a utilizarem a faixa de pedestres com segurança. Aliás, sua presença era tão marcante que muitos cidadãos faziam questão de passar por aquela esquina apenas para vê-lo em ação, comparando sua popularidade à das famosas lojas do Mappin.

Guarda Luizinho
Conheça esta história, pois ela é um exemplo que há esperança para humanização do trânsito e redução de acidentes

Pequenas ações

Na década de 1970, um período desafiador para a sociedade brasileira, Luizinho se tornou um exemplo de como pequenas ações podem construir pontes entre a polícia e a comunidade. Ele provou que, mesmo nos momentos mais difíceis, é possível estabelecer uma relação de amizade e respeito mútuo com o público.

Embora em sua época tenha enfrentado incompreensões por parte de alguns superiores. Os comandantes atuais reconhecem e valorizam hoje, vendo em sua história uma inspiração para as novas gerações de policiais. O legado de Luizinho transcende o tempo, e sua vida e trabalho são imortalizados em um livro que serve como um testamento de seu impacto positivo na sociedade.

O Guarda Luizinho é mais do que um exemplo de cidadania; ele é um lembrete de que a gentileza e o respeito são ferramentas poderosas na promoção da paz e da civilidade. Sua história é uma lição valiosa para todos que aspiram a criar um mundo mais harmonioso e amoroso.

As soluções da Mercedes-Benz Vans e da Ford Pro na Feira Hospitalar 2024

A Ford Brasil e a Mercedes-Benz Cars & Vans mostram suas soluções para resgate e remoção na Feira Hospitalar 2024, que ocorre até o dia 24, no São Paulo Expo.

O mercado de serviços de ambulância no Brasil tem apresentado crescimento significativo. De acordo com um relatório de pesquisa da indústria. Espera-se que o mercado de serviços de ambulância registre um CAGR de cerca de 8,01% durante o período até 2029. A frota de ambulâncias no Brasil soma 3.672 unidades, com um repasse mensal de R$ 104 milhões. Além disso, as empresas faturam até R$ 1,5 bilhão ao ano.

Conheça o que cada marca tem como destaque em ambulância

Mercedes-Benz Sprinter

A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil apresenta uma versão da Sprinter Furgão 417. A saber, transformada em UTI Móvel pela Engesig, empresa especializada em adaptação veicular, seguindo critérios do programa VanPartner.

Feira Hospitalar 2024
Mercedes-Benz Sprinter 417

A participação na Feira Hospitalar reflete o compromisso da Mercedes-Benz com o setor de saúde. Assim destaca Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil:

“Acreditamos muito na importância de estarmos presente, mais uma vez, na principal feira de negócios do setor da saúde na América Latina. A Sprinter é referência em sua categoria e, tendo em vista que uma ambulância precisa ser ágil e segura. O nosso veículo oferece ótima dirigibilidade, retomadas rápidas e uma completa linha de equipamentos de segurança para atender todas as necessidades desse segmento tão importante para a sociedade.”

A Hospitalar reforça seu compromisso com a sustentabilidade através do programa Better Stands da Informa Markets, classificando assim, os estandes em três níveis: Bronze, Prata e Ouro. A Mercedes-Benz conquistou o nível Prata este ano, com um estande que utiliza componentes 100% reutilizáveis. Incluindo, bem como, paredes, pisos, mobília, iluminação, estrutura, sinalização, teto e displays de exibição.

Para proporcionar uma experiência única aos visitantes, a Mercedes-Benz oferece o “Café Helena”, produzido por mulheres na Fazenda Monte Alto, em Dourado, São Paulo. A saber, certificada pela Rainforest Alliance, a fazenda segue práticas sustentáveis em todas as etapas de produção do café, garantindo qualidade e responsabilidade ambiental.

O programa Mercedes-Benz VanPartner certifica empresas parceiras que realizam transformações em veículos da linha Sprinter, garantindo que atendam aos critérios técnicos exigidos pela Mercedes-Benz Vans. Assim, a certificação assegura a qualidade tanto do veículo base quanto das modificações realizadas.

As soluções certificadas estão disponíveis na plataforma global “Mercedes-Benz Conversion World”, onde os clientes podem comparar diferentes implementações e encontrar a melhor solução para suas necessidades. Atualmente, cinco empresas no Brasil possuem a certificação VanPartner.

Ford Transit

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, deu destaque para nova Transit Automática, configurada como ambulância e equipada no padrão SAMU.

Feira Hospitalar 2024
Ford Transit Automática chassi longo

O modelo exposto é um furgão longo com teto alto, equipado com uma transmissão automática de dez marchas e um motor EcoBlue 2.0 turbodiesel de 165 cv, com tração traseira.

“Por dispensar a troca do kit de embreagem, a Transit Automática exige menos paradas de serviço e reduz em cerca de 70% o custo de manutenção do sistema de transmissão. Além de trazer maior segurança e foco na direção por dispensar a necessidade de trocar marchas manualmente”, explica Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.

O modelo conta com sistema auto start-stop e três modos de condução (Normal, Econômico e Escorregadio) para otimizar o desempenho em diferentes condições de rodagem. Aliás, a van também se destaca por sua segurança, recebendo a nota máxima no rigoroso padrão europeu Euro NCAP. Ela vem equipada com controle eletrônico de estabilidade, bem como, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral, assistente de partida em rampa, entre outros.

A Ford Pro possui uma área de engenharia dedicada e colabora com parceiros transformadores para customizar a Transit de acordo com as necessidades específicas. A ambulância exposta na feira possui revestimento interno em ABS, assim como, isolamento termoacústico, sistema fixo de oxigênio, maca retrátil de alumínio, pranchas de polietileno, cadeira de resgate, armários, bancada, e tomadas de 110 V e 12 V.

Além disso, o controle das luzes internas é feito por uma tela touchscreen, que também exibe a temperatura ambiente e as portas abertas. Inclui o semáforo da vida, com informações do paciente para orientar a condução do motorista. O sistema de monitoramento conta com duas câmeras internas e três externas, permitindo assim, acesso remoto e telemetria.

Externamente, a ambulância está equipada com um armário para equipamentos e ferramentas de resgate, tomada de captação externa com cabo de 20 metros e um sistema completo de sinalização acústica e visual, com uma sirene eletrônica de 200 W de potência.

Sobre a Feira Hospitalar

A Feira Hospitalar é a principal feira de negócios do setor da saúde na América Latina, consolidada ao longo de mais de 30 anos de história. Neste ano, o evento conta com mais de 1.200 marcas expositoras e tem a expectativa de receber cerca de 90 mil visitas profissionais de mais de 100 países diferentes. A ação também apresenta congressos e diferentes atrações em arenas de conteúdo. Mais informações estão disponíveis no site: www.hospitalar.com.

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Marcopolo Rail apresenta a nova solução para mobilidade pública: Prosper VLT Hybrid

A fabricante gaúcha apresenta o Prosper VLT Hybrid, uma solução sustentável para transporte urbano e intercidades. No Seminário VLT em São Paulo, destacando eficiência e versatilidade com motores diesel e elétrico

A Marcopolo Rail, unidade de negócios da Marcopolo S.A. especializada no desenvolvimento e produção de trens. Apresentou o Prosper VLT Hybrid durante o Seminário VLT — Mobilidade e Requalificação Urbana, realizado no último dia 16 de maio em São Paulo. O evento, promovido pelo Instituto de Engenharia, destacou soluções para o transporte e a requalificação urbana, sendo o Prosper VLT Hybrid uma das principais atrações.

O novo veículo híbrido da Marcopolo Rail combina motores diesel e elétrico, oferecendo uma alternativa sustentável e eficiente para o transporte urbano e intercidades.

“A Marcopolo Rail tem capacidade para desenvolver e produzir localmente modais ferroviários adequados à potencial demanda do mercado brasileiro e latino-americano. Existem diversas cidades brasileiras, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Sorocaba, entre outras, estudando a implantação de novos ramais ferroviários, bem como a revitalização de ramais existentes. Ter à disposição um produto moderno, sustentável e produzido no Brasil é muito importante para o crescimento e a consolidação da indústria nacional de material rodante e sua cadeia de fornecimento no País”, comentou Petras Amaral Santos, gerente executivo da unidade de negócio.

Certamente, o Prosper Hybrid destaca-se pela versatilidade, conforto e segurança oferecidos aos usuários, além de seu design moderno e baixos custos de implantação e operação. O veículo possui um powertrain híbrido que inclui um motor elétrico de tração (gerador), baterias de íons de lítio, conversão de tração e um motor diesel com pós-tratamento dos gases de exaustão.

Projetado para operar bidirecionalmente, o Prosper Hybrid permite embarque em plataformas de 1,1 metro de altura e pode ser produzido nas bitolas métrica, standard e larga, conforme a demanda do cliente operador. Para garantir o conforto e segurança dos passageiros, o veículo conta com sistema de ar-condicionado com refrigeração e aquecimento, bem como, poltronas internas ergonômicas e uma completa gama de opcionais.

O Prosper Hybrid pode ser operado de três formas distintas: utilizando apenas o motor elétrico, apenas o motor diesel ou a combinação dos dois sistemas. Além disso, seu powertrain inclui um motor diesel com 315 kW de potência (a 1.800 rpm), equipado com sistema de pós-tratamento de gases de escape SCR e tanque de ureia, além de um motor elétrico com potência máxima de 400 kW.

O veículo também possui um gerador de partida especialmente desenvolvido, que pode funcionar como gerador ou motor elétrico, e um conversor de frequência que regula o fluxo de energia entre a bateria e o motor/gerador, permitindo a adaptação do modo de operação conforme o perfil da via. Durante a frenagem, a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada na bateria, reutilizada para partida e movimentação no modo 100% elétrico.

VLT no Brasil

A rede brasileira de transporte de passageiros sobre trilhos já conta com cerca de mil quilômetros. Além disso, está havendo um crescimento do trecho do VLT da Baixada Santista. Atualmente, o Brasil conta com o VLT em cidades, como

  1. VLT da Baixada Santista: Liga as cidades de Santos e São Vicente, na Baixada Santista. É elétrico e conta com trens produzidos pela Vossloh.
  2. VLT do Rio de Janeiro: Percorre o Centro e o Porto da cidade, conectando redes de transporte metropolitano, aeroporto, rodoviária e terminal de cruzeiros.
  3. VLT de João Pessoa: Interliga os municípios de Santa Rita, Bayeux, João Pessoa e Cabedelo, transportando uma média de 11,6 mil passageiros por dia.
  4. VLT de Teresina: Embora chamado de “Metrô de Teresina”, é um VLT a diesel com 13,5 km de extensão.
  5. VLT de Maceió: Conta com VLTs a diesel da Bom Sinal, interligando os municípios de Maceió, Satuba e Rio Largo.
  6. VLT de Natal: Com trens semelhantes aos de Maceió e João Pessoa, interliga os municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Natal e Parnamirim.
  7. VLT de São Paulo: Com o VLT do Corredor Tiradentes com trajeto de 9,6 km e conecta o Terminal Parque Dom Pedro II ao Terminal Sacomã, passando por pontos importantes como o Mercado Municipal e a Avenida do Estado. Aliás, a cidade também planeja a implementação de um VLT no centro da cidade. O projeto, chamado de “Bonde São Paulo”, prevê duas linhas que juntas teriam 12 km de extensão. A saber, essas linhas ligarão várias estações do Metrô e CPTM, além de terminais de ônibus.
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