segunda-feira, dezembro 22, 2025

As quatro vencedoras da 9ª Edição do Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP

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A 9ª Edição do Prêmio de Sustentabilidade, promovido pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), revelou os vencedores da nona edição. O evento destacou empresas que se destacam por seu compromisso com a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), reconhecendo aquelas que reduzem os impactos ambientais, promovem o desenvolvimento social e econômico, e priorizam a segurança viária e o bem-estar de seus colaboradores.

O evento, que aconteceu na sede do SETCESP no dia 26 de outubro, contou com uma apresentação especial de bailarinos com deficiência (PCDs), destacando a importância da inclusão como um pilar fundamental na construção de uma sociedade diversa e igualitária.

Durante o evento, foram apresentados os projetos de todas as empresas finalistas, evidenciando como essas iniciativas contribuem para um ambiente de trabalho mais consciente, sustentável e humano. Além disso, as empresas demonstraram como estão alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU em 2015, que compõem uma agenda global para a construção e implementação de políticas públicas até 2030.

Adriano Depentor, presidente do conselho superior e administrativo do SETCESP, enfatizou que todas as empresas são vencedoras por seu compromisso com a sustentabilidade. “Essas ações não são fáceis de planejar e implementar. Hoje, neste evento, posso constatar o trabalho árduo que todos têm realizado para um mundo melhor. Este é o segundo ano consecutivo em que realizamos o evento, e é ótimo ver o projeto crescer a cada ano”, afirmou o presidente.

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Premiados nas Categorias

O Prêmio de Sustentabilidade do SETCESP reconheceu empresas em quatro categorias diferentes:

  1. Responsabilidade Ambiental: A empresa Trans Kothe Transportes Rodoviários foi premiada por seu projeto de “Redução da Emissão de Carbono em Rotas de Longa Distância”. A empresa instalou placas solares em suas unidades e em suas carretas, economizando cerca de 19.326,75 kW de energia nas unidades prediais, equivalente a R$ 708 mil.
  2. Responsabilidade na Segurança Viária ou do Trabalho: A Braspress Transportes Urgentes levou o prêmio para casa com o projeto “CAMB” Brasil de Barros — Centro de Apoio ao Motorista Braspress. O projeto aprimorou o cuidado com a saúde e bem-estar dos motoristas, aumentando a produtividade em 38% e reduzindo os eventos de segurança em 26,49%.
  3. Responsabilidade Social: A Transportes Cavalinho ganhou o prêmio com o projeto “Mini Truck”. Com uma réplica de um caminhão a fim de funcionar como uma iniciativa social e educativa, promovendo a segurança no trânsito e impactando mais de 2.080 pessoas, atendendo 520 crianças diretamente e envolvendo 96 voluntários.
  4. Governança: A empresa Pizzattolog recebeu o prêmio na categoria Governança pelo projeto “Pizzattolog ESG”. Desde 2018, a empresa investiu 5 milhões de reais em projetos sustentáveis, sociais e de governança. Assim sendo, uma redução de 100% dos acidentes e um aumento de 40% na produtividade da equipe.

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Critérios de Avaliação

Os critérios de avaliação consideraram pontos importantes na busca pela sustentabilidade. Dessa forma, incluindo estudos e mapeamentos, planejamento, inovação do projeto, perenidade e destinação de recursos, investimentos, metodologias e indicadores.

formação de mulheres
Última turma de 2023

E-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”

Além da premiação, o SETCESP disponibilizou em seu portal o e-book “Boas Práticas de Sustentabilidade”. O e-book oferece dicas sobre diversos aspectos da sustentabilidade. A saber: diversidade e inclusão, economia de água, bem como energia limpa. Além disso, redução da emissão de CO₂, descarte correto de resíduos e reciclagem. Ademais, capacitação profissional, redução de acidentes e ações sociais, entre outros temas pertinentes aos pilares da sustentabilidade.

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News#13: dois Arocs bem diferentes dos originais: autossocorro e carga extrapesada, e outras notícias

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Comercial Flavinho é a primeira a comprar Arocs para remoção de veículos pesados

A Comercial Flavinho, empresa de autossocorro, é a primeira a comprar o caminhão Mercedes-Benz Arocs 3351 6×4 para atividade de remoção de veículos pesados quebrados. O Arocs foi desenvolvido para os setores de mineração, pedreira, florestal, cana de açúcar, construção civil, entre outros off-road.

Com atuação no Vale do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão, no estado de São Paulo, a Comercial Flavinho encomendou o Arcos, modelo tem Capacidade Máxima de Tração (CMT) de 150 toneladas, para atuar nas operações de autossocorro de caminhões, carretas, ônibus e outras composições em rodovias.

Arocs
Mercedes-Benz Arocs 3351 com CMT de 150 toneladas

“Às vezes nos deparamos com carretas de até 74.000 kg que precisam de remoção a fim de desbloquear estradas. Nestes casos, necessito de um caminhão resistente como o Arocs para tirar aquele veículo da via o mais rápido possível e com segurança, a fim de normalizar o tráfego”, diz Flávio Cristiano das Dores, o Flavinho.

Outro Mercedes-Benz Arcos 8×6

O novo caminhão da Viktor Baumann, da Alemanha, é um exemplo de inovação e eficiência no transporte pesado. O Mercedes-Benz Arocs SLT 4463 AS 8×6 foi customizado para transportar cargas de até 1.000 toneladas. Isso com a ajuda de outros caminhões acoplados.

O novo Mercedes-Benz Arocs SLT 4463 AS 8×6 de 625 cv, certamente, estará na estrada pela primeira vez. O veículo foi convertido por especialistas da Mercedes-Benz Trucks e de empresas parceiras, que adaptaram a cabine, o chassi e o sistema de tração.

O modelo foi transformado em Arocs especial para carga extrapesada com o máximo de peças Mercedes-Benz

No caminhão pesado da Baumann, a equipe de conversão substituiu a cabine StreamSpace com largura de 2,3 metros pela cabine larga BigSpace com largura de 2,5 metros. A nova cabine possui um pequeno túnel do motor de aproximadamente de 100 mm para não exceder a altura total permitida de quatro metros. Para isso, o veículo também foi rebaixado na frente.

Os pedidos especiais dos clientes são implementados pela Mercedes-Benz Custom Tailored Trucks (CTT). Na fábrica em Molsheim, na França, o veículo recebeu um eixo adicional e assim se tornou um veículo 8×6 de quatro eixos. Além disso, a modernização incluiu engate de quinta roda, controle deslizante para serviço pesado e acoplamentos de reboque para serviço pesado.

Reboque de 1.000 toneladas

Instalaram o acoplamento robusto tipo 56e da Rockinger na frente. Montamos o acoplamento de reboque tipo RO58E de 1.000 toneladas da Rockinger na parte traseira. Além disso, instalamos um sistema de refrigeração atrás da cabine, bem como um tanque de combustível de 900 litros e o sistema hidráulico de direção do semirreboque.

Como resultado da substituição da cabina, foi necessário adaptar o equipamento interior, incluindo painel de instrumentos, cama e gavetas. A empresa Paul, certamente, instalou uma torre adicional com caixas de arrumação atrás da cabine e montou a plataforma de lastro da empresa Greiner. O Arocs recebeu de cerca de 9.500 peças entre instaladas ou substituídas.

Para manter o caráter e garantir as propriedades de um caminhão com a famosa estrela, utilizamos componentes de série da Mercedes-Benz sempre que possível para esta encomenda especial.

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A ABTI homenageia a Braspress Internacional

A Associação Brasileira de Transportadores Internacionais (ABTI) homenageou a BTI (Braspress Transportes Internacional) em Uruguaiana (RS), na noite da última quarta-feira (25). Dessa forma, a ABTI saudou a divisão internacional da Companhia como “Sócia Benemérita”. Urubatan Helou, Diretor-Presidente do Grupo Braspress e Diretor de Relações Institucionais da ABTI, por certo, agradeceu a parceria junto a instituição.

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Ambulância Mercedes-Benz Sprinter

A Mercedes-Benz Cars & Vans certificou a Flash Engenharia para participar da VanPartner. As empresas certificadas, sobretudo, recebem treinamento para fazer as modificações e customização dos modelos da linha Sprinter. Ademais, no caso da Flash, localizada em Sorocaba (SP) e filial em Salto (SP), a parceria está para a transformação do furgão Sprinter em ambulância.

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Consórcio para peças e serviços

Uma nova forma de cuidar dos seus veículos pesados, por certo, está disponível no mercado: o consórcio de peças e serviços da Mercedes-Benz.

Com essa solução financeira, por fim, o cliente pode adquirir peças das três linhas da marca (Genuínas, Renov e Alliance), que abrangem desde motores e câmbios até embreagens e unidades injetoras, além de contar com os serviços de manutenção especializados da Rede de Concessionários.

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Última semana: Meliá Paulista traz a “Broadway” para dentro do restaurante do hotel

Com objetivo de oferece cultura, entretenimento com alta gastronomia, o Meliá Paulista, um dos mais tradicionais hotéis da Avenida Paulista, oferece até o dia 18 de novembro uma experiência musical única.

Em parceria com a Cia Broadway Brasil, o hotel realiza mini shows com cantores que interpretam sucessos dos musicais da “Broadway” e de artistas consagrados como Frank Sinatra e Ella Fitzgerald.

Os shows acontecem no Restaurante Gran Vía, de quarta a sábado, das 19h00 às 00h00, sendo aberto ao público em geral, além dos hóspedes. O cliente pode apreciar as apresentações enquanto saboreia os pratos da cozinha internacional e contemporânea do restaurante comandada pelo experiente Chef Acácio, responsável pela criação do menu temático inspirado no clima da “Broadway”.

Meliá Paulista
Cia Broadway Brasil

Os clientes terão opções a La Carte do Gran Vía. Lá é possível encontrar sugestões para todos os gostos como Coração de Alcatra com Saltê de Palmito e Arroz Branco (R$ 75,00), Fetuccine ao Molho de Frutos do Mar (R$ 75,00), Filet Mignon com Risoto de Damasco e Pera (R$ 90,00) ou Moqueca Vegana com Palmito, Banana da Terra e Arroz Branco (R$ 55,00). O espaço é elegante e sofisticado, e ideal também para dar uma parada e tomar uns bons drinques, experiência que será potencializada com esses mini shows musicais.

Eventos corporativos

A Cia Broadway Brasil é uma empresa especializada em shows musicais para eventos corporativos e sociais, que conta com um elenco de grandes nomes do teatro musical brasileiro. A companhia foi fundada em 2005 pelo produtor Marco Jorge e já realizou espetáculos para empresas como Petrobras, Fiat, Telefônica, Clube Pinheiros e Clube Paulistano.

O Meliá Paulista é um hotel quatro estrelas que oferece conforto, qualidade e serviços personalizados aos seus hóspedes. O hotel possui 398 apartamentos, salas de reuniões, business center, fitness center e wi-fi gratuito. Além disso, o hotel tem uma localização privilegiada na Avenida Paulista, próximo aos principais pontos turísticos, culturais e comerciais da cidade.

Serviço:

Temporada com mini shows da Cia Broadway Brasil

Até 18 de novembro, de quarta a sábado, das 19h00 às 00h00

Couvert Artístico: R$ 50,00

Restaurante Gran Via no Meliá Paulista

Avenida Paulista 2181.

Contato: +55 11 2184-1600

Reservas: reservas.paulista@melia.com

Esta divulgação é em parceria do Frota News com o Guide São Paulo. O objetivo é oferecer informação sobre o setor de turismo a negócio ao universo corporativo, incluindo mobilidade, hotelaria, gastronomia e entretenimento em São Paulo.

Treinamento sobre Mercedes-Benz BlueTec 6 na Fabet-SP

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A Fabet São Paulo, fundação de ensino e capacitação para o setor de transporte, recebeu um treinamento especial da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, sua maior parceira institucional. O objetivo foi atualizar os professores sobre as novas tecnologias, principalmente, BlueTec 6, aplicadas aos veículos da marca, especialmente o padrão 𝗘𝗨𝗥𝗢 𝟲, que reduz as emissões de poluentes e aumenta a eficiência energética.

O treinamento contou com a participação do instrutor Gustavo Almeida, da Truck Training UK Ltd, que apresentou as inovações e esclareceu as dúvidas dos professores. Além disso, os alunos do programa de Formação da Fabet São Paulo também puderam acompanhar a fase introdutória do treinamento e conhecer melhor os veículos da Mercedes-Benz e a tecnologia BlueTec 6.

Mercedes-Benz Euro 6
Instrutor 𝗚𝘂𝘀𝘁𝗮𝘃𝗼 𝗔𝗹𝗺𝗲𝗶𝗱𝗮, da Truck Training UK Ltd.

A Fabet São Paulo agradece o apoio da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus, que é pioneira em programas de formação de condutores e condutoras de alta performance em Segurança e Eficiência.

Juntos contribuem para a profissionalização do setor de transporte e para um trânsito mais humano, seguro, eficiente e produtivo!

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Na manhã do dia 24 de outubro, na sede da Fabet São Paulo, um evento marcante ocorreu com a presença do time da Ipiranga. Foi dada a abertura oficial do curso de Formação de Mulheres Condutoras para as operações de transporte de combustível Ipiranga. Selecionadas entre mais de 300 inscritas, 16 mulheres têm a honra de integrar este grupo. A capacitação vai ajudar no aumento da segurança e eficiência do transporte rodoviário de carga.

A Fabet, sobretudo, assume a nobre responsabilidade de desenvolver as habilidades e competências comportamentais e técnicas necessárias para o transporte da empresa. A Ipiranga, por fim, se destaca no segmento dos combustíveis como uma das mais exigentes em segurança, eficiência e produtividade.

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Volvo BZL será testado pela Viação Santa Brígida em São Paulo

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A Volvo, líder mundial em eletromobilidade em ônibus, começa a demonstrar o seu ônibus elétrico BZL em São Paulo, cidade que se prepara para ter a maior frota de ônibus elétrico da América Latina.

O objetivo é mostrar as vantagens e os benefícios dos ônibus elétricos da marca para o transporte público urbano.

O Volvo BZL é um ônibus de 12,5 metros de comprimento, com capacidade para 80 passageiros e piso baixo. Ele tem quatro baterias de 94 kWh, que lhe permitem rodar até 300 km sem recarga. O motor elétrico tem potência de 200 kW e torque de 425 Nm, garantindo um bom desempenho no trânsito da metrópole. Todos os componentes do chassi e do trem-de-força são produzidos pela Volvo, que tem mais de 5.000 veículos híbridos e elétricos em operação em diversos países.

Viação Santa Brígida

O ônibus elétrico da Volvo rodará durante dois meses com a Viação Santa Brígida, em rotas das regiões Noroeste e Central de São Paulo. Antes disso, ele foi exposto na Arena ANTP, congresso de mobilidade urbana que aconteceu de 24 a 26 de outubro no Transamérica Expo Center. Assim como, o evento foi uma oportunidade para os profissionais do setor conhecerem as novidades e as tendências da eletromobilidade.

A demonstração do Volvo BZL em São Paulo faz parte da habilitação da marca, a fim de fornecer ônibus elétricos para o transporte público da cidade. A meta anunciada pelas autoridades paulistanas é chegar, afinal, a mais de dois mil ônibus elétricos rodando na capital até o final de 2024.

A maior cidade do Brasil está acelerando a transição energética no transporte público em direção à eletromobilidade e, certamente, quer eletrificar pelo menos 20% da frota de ônibus em circulação até dezembro do ano que vem.

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Maior frota do país

A SPTrans já anunciou que desde novembro de 2022, por certo, não é permitido às empresas de transporte que operam na capital adquirir ônibus padrão que não sejam de propulsão por energia limpa.

Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo, afirma que, além disso, o veículo associa toda a experiência da marca em sistemas de transporte de passageiros com a avançada tecnologia e reconhecida qualidade dos chassis da Volvo. “São Paulo tem a maior frota do país e busca fornecedores confiáveis de ônibus elétricos. Somos uma opção segura para os operadores e passageiros”, diz.

BZL será testado
Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade ônibus da Volvo

A Volvo tem observado o desempenho positivo dos seus chassis elétricos nos países onde eles estão circulando. Mesmo com essa performance garantida, a marca quer confirmar os resultados nas condições locais. Serão realizadas avaliações sobre consumo de energia, autonomia das baterias, nível de ruído e, sobretudo, o desempenho na topografia de São Paulo.

O Brasil é um importante mercado para a Volvo. Ademais, há mais de dez anos foi pioneira na produção e comercialização de ônibus híbridos no país. A Volvo, por fim, terá metade dos ônibus comercializados por ela em todo o planeta equipados com essa tecnologia até 2030.

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Rodosafra: 10 anos de crescimento em transporte com perspectivas positivas

Os irmãos Daniel e Douglas Pinheiro, especialistas em Tecnologia da Informação (TI), desafiaram as expectativas ao fundar a Rodosafra, uma transportadora com matriz em Campo Belo, Minas Gerais, há uma década.

A empresa celebra um crescimento notável de 35% ao ano e tem planos ambiciosos para o futuro. Daniel Pinheiro, em entrevista ao Frota News, revelou suas perspectivas para até 2027: “Queremos crescer 30% no próximo ano e triplicar de tamanho até 2027.”

Fundada em 2014, a Rodosafra surgiu da necessidade de atender a demanda crescente por serviços de transporte na região sul de Minas Gerais. A expansão foi só questão de tempo. Com uma abordagem dinâmica e a capacidade de acomodar desde pequenas demandas até volumes significativos de diferentes tipos de cargas graças ao uso da tecnologia, a empresa conquistou seu espaço no mercado nacional.

Gestão pela tecnologia

Atualmente, a carrega uma frota de 250 caminhões diariamente, abrangendo veículos da frota própria, agregados e autônomos. Além disso, a Rodosafra estabeleceu 30 filiais em todo o Brasil, proporcionando uma cobertura nacional abrangente.

Para impulsionar ainda mais seu crescimento e eficiência, os irmãos Pinheiro estão capitalizando em sua especialização em TI para digitalizar a transportadora. Eles já lançaram um aplicativo que conta com 80.000 veículos cadastrados, proporcionando uma experiência simplificada e eficaz para seus clientes. “A nossa visão é oferecer soluções de 360º aos nossos clientes”, acrescenta Daniel.

Em 2022, a Rodosafra transportou mais de 1,5 milhão de toneladas de mercadorias, atendendo aproximadamente 600 clientes. Com um foco especial em personalização e atendimento de qualidade, a empresa se destaca por sua capacidade de adaptar suas soluções às necessidades exclusivas de cada cliente e demanda.

Soluções customizadas

A Rodosafra orgulha-se de sua equipe dedicada e altamente capacitada, que trabalha para entender e desenvolver soluções sob medida para cada negócio. Um dos principais diferenciais da empresa é a utilização das tecnologias mais avançadas disponíveis no mercado. Isso permite que eles monitorem suas operações, criem uma base de dados para avaliar e propor melhorias constantes nos serviços prestados.

Equipada com equipamentos modernos e eficientes, a Rodosafra oferece segurança aos seus clientes para transportar cargas para qualquer lugar do Brasil. Ademais, a empresa atende diversos setores da cadeia produtiva do país, incluindo produção agrícola, insumos agrícolas, industriais, mineração, entre outros. Com operações dedicadas e sob demanda, por fim, a empresa se destaca por sua estrutura robusta, capaz de atender às necessidades específicas de cada setor.

Ipiranga lança diesel R5 exclusivamente para frotistas

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A Ipiranga está mais uma vez inovando no mercado de combustíveis, tornando-se a primeira distribuidora a disponibilizar o diesel R5 aditivado no Brasil. Denominado “Ipimax Diesel R5”, esse novo produto amplia o portfólio da empresa, voltado para clientes B2B. Inicialmente, o lançamento será direcionado exclusivamente aos clientes empresariais na Região Sul do país, com a promessa de chegar a outras regiões até o final de 2023.

Vale ressaltar que a Ipiranga é a primeira distribuidora e, a Petrobras, a primeira refinadora de petróleo a disponibilizar o diesel R5 para a Volvo do Brasil, como pode ser lido no artigo publicado abaixo.

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

Nessa iniciativa da Ipiranga, a empresa compra o diesel R5 da Petrobras e acrescenta o o aditivo Ipimax. Desta forma, proporciona maior eficiência energética, permitindo que os motores rodem mais quilômetros com menos combustível. Esse desempenho aprimorado, certamente, contribui para a redução das emissões de poluentes, um aspecto fundamental para a preservação do meio ambiente.

R5 x biodiesel

O Ipimax Diesel R5 compartilha os mesmos aditivos encontrados na linha Ipimax Diesel, a qual a Ipiranga lançou em abril e está disponível para o consumidor final nos postos Ipiranga. Comparado aos produtos da linha original que não recebem o aditivo, por certo, o Ipimax Diesel R5 tem o potencial de proporcionar um rendimento de 3% a 5% superior.

Além disso, o diesel novo é conhecido por sua menor emissão de carbono. A inclusão de 12% de biodiesel na mistura já resulta em uma redução de 15% nas emissões de gases do efeito estufa.

O Ipimax R5 vai além, pois também contém 5% de diesel verde de origem vegetal. Ao mesmo tempo, esse componente adicional é capaz de evitar a emissão de 1 tonelada de CO2 equivalente a cada 9,5 mil litros. Isso quando comparado ao diesel 100% fóssil.

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Teste no transporte público

Uma das primeiras experiências de utilização do Ipimax lançado agora, sobretudo, ocorreu no sistema de transporte público da cidade de Araucária, no Paraná.

Para Júlio Sattamini, diretor de Pricing e Produtos da Ipiranga, o lançamento desse combustível, ademais, é um reflexo da constante busca da empresa por inovação. “A matriz energética brasileira é diversificada. Além disso, estamos sempre desenvolvendo soluções para atender às necessidades de diferentes públicos. Por fim, o Ipimax R5 proporciona aos clientes empresariais no Sul do país uma operação com menor emissão de carbono e maior rendimento”, afirma Júlio.

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TRATON apresenta melhor desempenho nos nove meses de 2023 e eleva previsão

O Grupo TRATON, que reúne as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania, MAN Truck & Bus, Navistar e RIO, anunciou ontem, quarta-feira (25), que teve um forte desempenho nos primeiros nove meses de 2023.

O grupo registrou aumentos nas vendas unitárias, receita de vendas, resultado operacional e retorno operacional sobre vendas. A empresa também elevou sua previsão para o ano inteiro de 2023, esperando um crescimento de cerca de 20% na receita de vendas e um retorno operacional sobre vendas entre 7% e 8%.

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Volumes globais

De janeiro a setembro de 2023, o GRUPO TRATON vendeu 249.500 veículos, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior (217.100 veículos).

A melhora na situação de abastecimento de componentes pelos fornecedores permitiu maiores volumes de produção, especialmente no terceiro trimestre.

A receita de vendas cresceu 20% para 34,2 bilhões de euros (9M 2022: 28,5 bilhões de euros), impulsionada pelo aumento no negócio de veículos novos nas marcas do grupo. A empresa também se beneficiou de um mix positivo de mercado e de produtos, de uma melhor realização de preços unitários e de um aumento no negócio de serviços automotivos.

A holding atribuiu a melhoria à maior utilização da capacidade de produção, ao aumento nas entregas de veículos e à redução dos custos fixos na área de negócios de Operações TRATON. O grupo também conseguiu compensar os preços significativamente mais elevados da energia, das matérias-primas e de outros componentes adquiridos.

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Principais mercados

No entanto, o TRATON também enfrentou alguns desafios nos primeiros nove meses do ano.

Na Europa, em particular, a incerteza em relação ao desenvolvimento econômico e um ambiente de financiamento mais difícil levaram à normalização da procura. Certamente, aceitação de novos pedidos na América do Norte permaneceu restritiva devido à grande carteira de pedidos.

A introdução anterior de novas regulamentações de emissões no Brasil, por certo, desacelerou a demanda dos clientes. Portanto, significou que os pedidos recebidos do GRUPO TRATON diminuíram 26% para 189.600 veículos (9M 2022: 256.200 veículos) de janeiro até o final de setembro. Ademais, o índice book-to-bill, ou o índice entre pedidos recebidos e vendas unitárias, foi de 0,8 (9 meses de 2022: 1,2). Além disso, significou que as vendas unitárias eram maiores do que os pedidos recebidos. Embora a carteira de pedidos tenha diminuído, ela permanece em um nível muito elevado.

Os números das marcas de veículos no Brasil

Caminhões 2023 2022 Diferença
VWCO 19.963 26.402 -24,4%
Scania 8.240 8.832 -6,7%
Total de caminhões 28.203

 

35.234

 

-20,0%
Ônibus 2023 2022 Diferença
VWCO 3.713 3.338 11,2%
Scania 275 182 51,1%
Total de ônibus 3.988 3.520 13,3%
Comercial leve 2023 2022 Diferença
VW Delivery Express 1.394 1.740 -19,9%
Total Grupo TRATON no Brasil 33.585 40.494 -17,1%
Participação brasileira nas vendas globais do grupo 13,5% 18,6%

 

Traston
Os números globais por unidade de negócio

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Operação Mulher Motorista Ipiranga com a Fabet-SP já começou

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Na manhã do dia 24 de outubro, na sede da Fabet São Paulo, um evento marcante ocorreu com a presença do time da Ipiranga. Foi dada a abertura oficial do curso de Formação de Mulheres Condutoras para as operações de transporte de combustível Ipiranga. Selecionadas entre mais de 300 inscritas, 16 mulheres têm a honra de integrar este grupo que vai ajudar no aumento da segurança e eficiência do transporte rodoviário de carga.

A Fabet, Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, assume a nobre responsabilidade de desenvolver as habilidades e competências comportamentais e técnicas necessárias para o transporte Ipiranga, uma empresa que se destaca no segmento dos combustíveis como uma das mais exigentes em segurança, eficiência e produtividade.

Módulos estratégicos

O programa de formação abrange módulos estratégicos que incluem Desenvolvimento Interpessoal, Saúde, Segurança Veicular e Direção Segura, Legislação Específica, Conceitos Mecânicos, Tecnologias Embarcadas e Agregadas, Direção Econômica, Atendimento ao Cliente, Autogestão Financeira, Descarga Segura e ciclos de atividades práticas de manobras em uma variedade de perfis de trajetos rodoviários e urbanos, bem como aspectos específicos do negócio.

Toda a estrutura física da Fabet São Paulo está direcionada para proporcionar um programa de imersão intensiva e formação acelerada, com o acompanhamento de equipes altamente especializadas.

Motorista Ipiranga
Operação Motorista Ipiranga é um projeto de formação de mulheres para o transporte de combustível com a capacitação realizada pela Fabet-SP

Caminhão tanque da Tropical Transportes

Nesta semana, a Fabet São Paulo recebeu, por empréstimo gratuito, um caminhão (6×2) “𝗯𝗶𝘁𝗿𝘂𝗰𝗸”, devidamente descontaminado e com carga de água, da Tropical Transportes Ipiranga. O objetivo é ser usado nas práticas supervisionadas com veículos de operação de transporte de combustível com as alunas em formação pela fundação para trabalharem como condutoras profissionais no transporte de combustível. A inclusão deste tipo de caminhão foi resultado do empenho do supervisor de filial da Ipiranga, Erik Costa.

O caminhão tanque será, unicamente, utilizado na turma do projeto “Operação Mulher Motorista” Ipiranga. No decorrer do curso, as alunas vão visitar a unidade operacional da Ipiranga, em Paulínia/SP.

A Fabet São Paulo expressa agradecimento à equipe da Ipiranga, representada pela Analista de Sustentabilidade Sênior da Ipiranga, Thayna Mendonça, pelo comprometimento e dedicação em tornar realidade um projeto de tamanha magnitude com impacto social e profissional para as mulheres participantes.

A parceria entre a instituição de ensino e a Tropical Transportes Ipiranga demonstra o potencial transformador da cooperação entre empresas e instituições de ensino na promoção da igualdade de gênero e na capacitação de profissionais altamente qualificados. Este é um passo importante em direção a um mercado de trabalho mais inclusivo e diversificado.

Pioneirismo

A Fabet é uma instituição pioneira na formação de mulheres para o transporte. Já são centenas delas conduzindo veículos nos mais diversos perfis de operação, desde a distribuição até operações off-road, de curtas distâncias até o MERCOSUL.

A Ipiranga, por sua vez, é precursora no incentivo a um programa de formação de mulheres para o transporte de combustíveis. A seriedade com que trata as questões da diversidade e inclusão merece destaque. Dessa forma, a Fabet agradece à Ipiranga pela confiança em fazer parte deste projeto incrível e inspirador.

A presença de ilustres representantes da Ipiranga, como Erik Costa, Supervisor de Filial Tropical, Jessika Souza, Técnica em Segurança Logística, Lívia Freitas, Gerente de Segurança e Meio Ambiente, e Paola Goulart, Coordenadora de SMA Logística. Eles e elas, sobretudo, trouxeram um brilho especial ao momento e proporcionou importantes reflexões para o grupo.

Parabenizamos todas as mulheres que já fazem parte deste universo do transporte, quebrando barreiras e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Ademais, este é um passo significativo rumo a um futuro em que as oportunidades se estendem a todos, independentemente de gênero. Por fim, o curso de Formação de Mulheres Condutoras é um exemplo inspirador de como a indústria está evoluindo e se tornando mais diversificada.

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News#12: Ramon Alcaraz, CEO da JSL, recebe Troféu Frotas e Fretes Verdes 2023, mais outras notícias

Ontem, 24 de outubro de 2023, o Instituto Besc de Humanidades e Economia realizou o 12º Seminário “Frotas e Fretes Verdes”. O evento reuniu executivos e líderes do mercado automotivo e de logística para debater o futuro sustentável do transporte no Brasil e homenagear profissionais e empresas comprometidos com o desenvolvimento verde do setor.  Ramon Alcaraz, CEO da JSL, recebeu o troféu na categoria “Executivo Destaque” pelo trabalho em equipe e os esforços da JSL na implementação de práticas sustentáveis. Além disso, ele mediou uma discussão sobre tecnologias sustentáveis com a participação de profissionais do setor. O seminário enfatizou a importância da colaboração e inovação para promover a sustentabilidade no transporte brasileiro.

Ranking TOP Open Corps 2023

A Mercedes-Benz do Brasil recebeu o prêmio de líder em inovação aberta com startups pelo terceiro ano consecutivo. A premiação ocorreu no evento do Ranking TOP Open Corps 2023, promovido pela 100 Open Startups. A empresa foi reconhecida na categoria de Indústria Automotiva, demonstrando seu compromisso com a inovação. A Mercedes-Benz do Brasil é parceira da Liga Ventures desde 2016, fortalecendo seu relacionamento com startups e promovendo a cultura de inovação.

“É uma honra sermos reconhecidos, pela terceira vez seguida, por nosso relacionamento com startups. Acreditamos na potência dessas parcerias e trabalhamos para construir um ecossistema dedicado à inovação, seguindo as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Ramon
Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil

O Ranking TOP Open Corps 2023 destaca as corporações que mais praticaram inovação aberta no Brasil. A 100 Open Startups, plataforma líder em inovação aberta na América Latina, visa transformar o mercado e a sociedade por meio da colaboração entre empresas e startups, tendo facilitado milhares de interações bem-sucedidas.

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GWM Investor Day 2023

A GWM é uma fabricante de veículos chinesa que comprou a fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP) para a produção de veículos elétricos e híbridos. Entre os objetivos da empresa, estão os da produção de veículos comerciais elétricos e híbridos, como caminhões e ônibus.

Recentemente, para uma visão de longo prazo, a fabricante promoveu o GWM Investor Day 2023 reuniu 300 investidores estrangeiros e concessionários de 32 países na sede da Great Wall Motors (GWM) em Baoding, na China.

Com o tema “Vá longe. Vá ao mundo.”, afinal, o evento destacou a estratégia de desenvolvimento global da GWM e seu compromisso com a energia limpa e inovação. A GWM enfatizou a localização da produção, cooperação com investidores e transformação digital como elementos-chave de sua estratégia global.

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Instituto Hercílio Randon

O Instituto Hercílio Randon (IHR) é uma instituição privada de pesquisa, apoiada pela Randoncorp, que, certamente, está transformando a indústria automotiva por meio da inovação. Com foco em três verticais de conhecimento – Mobilidade, Eletrônica Embarcada e Materiais Inteligentes. Por certo, o IHR busca criar soluções disruptivas alinhadas com as megatendências do setor.

O instituto se destaca por sua abordagem colaborativa, além disso, conexões com centros de excelência e alianças estratégicas para pesquisas disruptivas. Sobretudo, valoriza o capital humano, formando grupos multidisciplinares para impulsionar a inovação. Ademais, com mais de 60 pesquisadores e 60 patentes depositadas, o IHR é um centro de desenvolvimento de tecnologias disruptivas. Por fim, localizado no Centro Tecnológico Randon (CTR) e na Universidade de Caxias do Sul, o instituto atua como uma plataforma de conexão para impulsionar a inovação na indústria automotiva.

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