terça-feira, dezembro 23, 2025

Caminhões assumem mais tarefas de tratores no agronegócio, diz Volvo

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No agitado cenário do agronegócio brasileiro, onde a eficiência e a produtividade são vitais, produtores rurais estão encontrando uma solução inovadora para a aplicação de insumos agrícolas, como fertilizantes e calcário substituindo tratores por caminhões customizados.

Os caminhões Volvo VMX MAX, lançados na linha 2023, estão se destacando como uma alternativa eficiente e flexível para essa tarefa. Com mais de 30 unidades já comercializadas para esse tipo de operação, esses veículos têm se tornado um aliado indispensável para o setor.

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Lógico que os tratores formam as principais frotas de trabalho nas fazendas do agronegócio. Um trator tem a vantagem de ser mais adaptável a diferentes tipos de terreno e de solo, podendo trabalhar em áreas irregulares, inclinadas ou com obstáculos. Um trator tem a possibilidade de ser equipado com diversos tipos de implementos agrícolas, como arados, grades, semeadoras, pulverizadores e colheitadeiras, aumentando a sua versatilidade e produtividade.

Por outro lado, um trator tem a desvantagem de ter um custo operacional mais alto, pois consome mais combustível e requer mais manutenção do que um caminhão. Por isso, em determinadas operações, os caminhões estão assumindo mais funções no agronegócio, como os vários exemplos que temos da Grunner, empresa que faz a customização de caminhões automatizados para as fazendas produtoras de cana de açúcar.

Operação Fora de Estrada

Os caminhões Volvo VMX MAX são especialmente projetados para operações fora de estrada e vêm sendo encomendados pelos produtores para implementação com o distribuidor de insumos Hercules 24000 C da Stara, empresa especializada em máquinas, implementos agrícolas e softwares para a agricultura de precisão.

O Hercules 24000 C é responsável por percorrer as linhas de plantação, distribuindo corretivos como calcário, gesso agrícola, fertilizantes e sementes. Além disso, o implemento pode ser equipado com sistema de telemetria e controlador, oferecendo diversos tipos de visualizações em uma única tela para um controle preciso da operação.

Eficiência

O grande destaque desses caminhões está na substituição dos tratores nas operações de aplicação de insumos. O Hercules 24000 C é capaz de operar em velocidades que variam de 4 a 18 km por hora, assim como,  permitir um trabalho eficiente em até 1.200 hectares por dia, mesmo em operações contínuas de 24 horas. Essa eficiência simplesmente não é alcançada com o uso de tratores. Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões da Volvo, destaca que “o ciclo de operação como um todo é muito mais eficiente”.

Os Volvo VMX MAX desempenham uma dupla função, transportando e aplicando os insumos, tornando-os versáteis para atender várias propriedades rurais de um mesmo dono, empresa ou cooperativa. Isso, a fim de ser uma solução mais econômica, produtiva e rentável para os produtores, elevando o desempenho do agronegócio brasileiro.

A força do agronegócio

O agronegócio brasileiro é um dos mais pujantes do mundo. O Brasil ocupa a posição de quarto maior produtor de grãos globalmente. Responde por cerca de 8% da produção mundial, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. O país é, afinal, líder na produção e exportação de commodities agrícolas, como soja, açúcar, café e milho, representando metade do mercado global em muitos desses setores.

O sucesso do agronegócio brasileiro, certamente, se deve em grande parte ao uso intensivo de tecnologia. Segundo pesquisa da McKinsey & Company, com mais de 47% dos produtores brasileiros adotando tecnologias de alta precisão em suas atividades. Entre elas, softwares, Internet das Coisas, GPS e gerenciamento de dados.

Volvo VMX MAX

Com uma história de duas décadas, por certo, o caminhão Volvo VM é conhecido por sua flexibilidade. Na linha 2023, ele foi lançado com os novos motores D8K, fabricados pela própria Volvo e em substituição aos da MWM. São até 10% mais econômicos do que a geração anterior. Além disso, os veículos receberam a opção de caixa I-Shift de 7ª geração. Ela é a mesma que equipa os caminhões pesados da Volvo, como a família FH.

A versão VMX MAX 6×4 tem capacidade de PBT de 34 toneladas. São duas a mais que seu antecessor, e é equipada com um motor de 360 cv e, ademais, freio motor VEB de 300 cv. Com chassi duplo reforçado e suspensão robusta, essa máquina se apresenta, sobretudo, como a escolha para os produtores rurais. O objetivo, por fim, é buscar eficiência e produtividade na aplicação de insumos agrícolas, contribuindo para o sucesso contínuo do agronegócio brasileiro.

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Scania anuncia início da produção de caminhões elétricos com cabines R e S

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A Scania deu um passo em direção a um transporte mais sustentável e livre de emissões ao apresentar ao lançar, comercialmente, a sua geração de caminhões regionais elétricos. Eles foram apresentados, pela primeira vez, em junho de 2022, e agora, vão começar a ser produzidos na sede de Södertälje, na Suécia.

A empresa sueca anunciou, no final de outubro, a produção de caminhões BEV (Veículos Elétricos a Bateria) com potência, alcance e capacidade de carga para operações diárias em uma variedade de cenários de transporte urbano e regional. Além disso, a Scania apresentou atualizações importantes em suas soluções BEV urbanas, incluindo chassis eletrônicos adaptados, novas baterias e sistemas auxiliares otimizados.

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Cabines e potências

A produção desses caminhões está planejada com as cabines R e S, equipados com motores de 400 (544 cv) ou 450 kW (612) cv de potência. Essa potência é suficiente para uma ampla variedade de aplicações de transporte. A Scania também está oferecendo flexibilidade em suas ofertas, fornecendo caminhões elétricos rígidos e tratores.

Scania
As principais características do trem de força elétrico dos novos caminhões Scania

Os caminhões elétricos a bateria da Scania oferecem capacidade de tracionar pesos brutos de até 64 toneladas, e alcance de até 390 quilômetros. O alcance e a capacidade de carga variam de acordo com diversos fatores, como peso, operação, clima e estilo de direção, mas a Scania destaca que os caminhões urbanos podem percorrer até 350 km entre cada carregamento, com uma hora de recarga adicionando 270 km de autonomia.

Scania
A ficha técnica com os principais dados das capacidades dos novos Scania elétricos

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Carregadores de baterias

A empresa enfatiza a importância de adaptar a mentalidade de carregamento para veículos elétricos a bateria, sugerindo que os usuários devem carregar apenas a quantidade necessária para sua próxima etapa, em vez de sempre carregar de 10% a 100% como acontece com veículos a diesel.

Além dos caminhões, a Scania está expandindo sua oferta de carregadores de baterias com a família EM C1-4. Ela apresenta cinco níveis de potência diferentes. Esses carregadores têm o início da produção previsto para o quarto trimestre de 2024.

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As baterias

A Scania está utilizando células de bateria da empresa sueca Northvolt, conhecida por sua capacidade e baixa pegada de carbono, permitindo que os caminhões percorram até 1,5 milhão de quilômetros. Suas baterias também têm características de carga notáveis. Além disso, podem ser carregadas repetidamente até 100% da capacidade sem impacto na vida útil. Isso é possível graças à adaptação da tecnologia de bateria para veículos pesados.

Este ano: 95,5% das vendas de caminhões foram a diesel

A Scania está comprometida em vender 50% de seus caminhões elétricos na Europa até 2030, sobretudo, à medida que expande sua infraestrutura de carregamento e oferece serviços abrangentes para tornar a eletrificação uma realidade para uma ampla gama de clientes.

Atualmente, segundo a ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis — incluindo vans, caminhões e ônibus), os transportadores têm dado preferência aos caminhões a diesel. Nos nove primeiros meses de 2023, ademais, 95,5% dos novos emplacamentos de caminhões foram de modelos a diesel. Isso, por fim, considerando todos os competidores e todos os países da União Europeia.

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Logistik Schmitt avança com frota de caminhões elétricos com o eActros 300 e FM Electric

Convencer um cliente pagar quase o triplo do que está acostumado a pagar por um caminhão cavalo mecânico elétrico e mais ao equivalente a R$ 300 mil em sistema de carga rápida de bateria não é uma tarefa fácil para um vendedor.

O comprador precisa acreditar muito na eletrificação de frota como a melhor solução para a logística, ter consciência que está pagando alto por uma tecnologia nova (motores elétricos e baterias existem há mais de um século, mas como é feito hoje é inédito) e ter consciência que esta tecnologia está sendo aperfeiçoada de forma exponencial, portanto, um caminhão modelo 2023 será antigo e menos competitivo perto um modelo 2025.

Neste cenário, a Mercedes-Benz Trucks conseguiu fazer a sua primeira venda do modelo Actros 300 para um cliente alemão.

A Logistik Schmitt comprou seis Mercedes-Benz eActros 300.  e recebeu a primeira unidade na semana passada. A Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks postou hoje (30 de outubro) no LinkedIn informações sobre a entrega da primeira unidade do modelo.

Em julho deste mês ano, a Logistik Schmitt já havia emitido comunicado sobre a parceria com a Volvo Trucks além da Mercedes-Benz. A transportadora utilizada também caminhões pesados mais potentes. Ela já incorporou na frota o modelo Volvo FM Electric, cavalo mecânico, com 490 kW (657 cv) de potência e PBTC de 44 toneladas.

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Planejamento antes de tudo

O cliente é uma empresa familiar com sede em Bietigheim, Baden-Württemberg, que se tornou a primeira na Alemanha a receber o cavalo mecânico Mercedes-Benz eActros 300, marcando um passo significativo em direção à eletrificação da logística e transporte de mercadorias.

O modelo e-truck produzido em série foi entregue pelo chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, ao sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt.

Inicialmente, o eActros 300 será usado para transportar motores entre a fábrica de logística da Logistik Schmitt em Germersheim e a fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, a uma distância de 25 km, operando em turnos múltiplos.

Produção em série

A série do trator de semirreboque eActros 300 já havia sido apresentada em junho de 2023, quando o primeiro veículo foi entregue à empresa holandesa de logística de alimentos Simon Loos. A produção em série do eActros 300 está prevista para começar no final deste ano.

Para a Logistik Schmitt, a decisão de investir em tratores de semirreboques elétricos não foi tomada sem estudos.

O diretor de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO na Alemanha, Ronald Ott, enfatizou a importância da Logistik Schmitt como um parceiro vital nos testes de desenvolvimento do eActros desde 2019. Ele afirmou: “A Logistik Schmitt tem sido um parceiro importante para testar o eActros desde 2019. Desde o primeiro protótipo até o caminhão articulado elétrico, certamente, a Logistik Schmitt apoiou as etapas de desenvolvimento do caminhão elétrico com testes intensivos. Estamos ainda mais satisfeitos que a empresa esteja agora incluindo o eActros permanentemente em sua frota.”

Logistik Schmitt
Primeiro  eActros 300 à Logistik Schmitt, na foto: v.l.t.r. Ronald Ott, chefe de vendas de caminhões Mercedes-Benz e FUSO Alemanha e Rainer Schmitt, sócio-gerente da Logistik Schmitt
Foto; morlock-fotografia/Daimler

O sócio-gerente da Logistik Schmitt, Rainer Schmitt, compartilhou suas impressões sobre o eActros, por certo, pela parceria com a Mercedes-Benz Trucks.

Infraestrutura de carregamento

Além disso, a Logistik Schmitt tem se preparado para a transição do diesel para novas tecnologias, desenvolvendo uma infraestrutura de carregamento adequada em seus locais, o que exige substancial investimento. Estações de carregamento, sobretudo, estão disponíveis nos pontos de descarga da fábrica de Wörth, garantindo a disponibilidade e eficiência dos tratores de semirreboques eActros 300.

O valor do investimento na infraestrutura ainda não foi revelado. Além disso, nem se a fonte de produção de energia é sustentável.

Características técnicas

O eActros 300, por fim, compartilha tecnologia com o eActros 300/400 com chassi de plataforma, que já está em produção em série desde 2021. Equipado com três baterias de 112 kWh de capacidade instalada cada, a fim de que o eActros 300 ofereça uma autonomia impressionante de até 220 km com uma única carga de bateria. Além disso, o processo de carregamento de capacidade carregamento é de até 160 kW (215 cv). Essa característica permite, ademias, que as baterias atinjam de 20 a 80% de carga em pouco mais de uma hora. Desde que em uma estação de carregamento rápido DC padrão com corrente de carregamento de 400 A.

Marcos Villela | LinkedIn

Dica do Guia de Turismo SP: Art Battle Lounge by Pullman

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Nesta parceria do Frota News com o Guide São Paulo para curadoria de roteiros e eventos para os profissionais dos setores da mobilidade, publicamos uma sugestão de roteiro que com o Art Battle Lounge.

Este é um evento que reúne artistas de diferentes estilos e técnicas para competir em uma batalha de pintura ao vivo. O público é convidado a acompanhar o processo criativo dos participantes e votar na sua obra favorita. O evento é uma forma de promover a arte, a cultura e a interação entre os artistas e o público.

A 4ª edição do Art Battle Summer Season acontece hoje, 23 de novembro de 2023, no Hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia, um dos melhores hotéis da cidade. A entrada é gratuita, mas é preciso gerar o ingresso neste link para o site do Sympla.

Como opção:

O Hub Food Art & Lounge e o hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia receberão o Art Battle Lounge By Pullman – Summer Season, uma batalha de live painting entre 4 artistas em dois rounds, sendo cada um de 45 minutos. O público é convidado a votar na arte preferida.

Aproveite de um happy hour ou jantar no Hub Food Art & Lounge, um dos melhores restaurantes de São Paulo pelo TripAdvisor, enquanto acompanha os incríveis duelos.

Confira abaixo os detalhes do evento e reserve esta noite em sua agenda.

Data: 23/11/23 (quinta-feira)

Horário: a partir das 19h00

Local: Hub Food Art & Lounge (dentro do hotel Pullman São Paulo Vila Olímpia)

Ideal para: Happy Hour, Happy Hour + Jantar, somente jantar.

Preço:  entrada no evento, por fim, é gratuita. O Hub Food Art & Lounge estará disponível para happy hour e jantar, com consumação cobrada conforme valores do cardápio.

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Comparativo técnico entre Renault Kwid E-Tech e Renault Kwid 1.0 Flex

Segundo a Renault, 40% das vendas do Kwid E-Tech, o compacto 100% elétrico da marca francesa, já são para empresas. O modelo se mostra como alternativa para atender a agenda ESG em frota corporativa. Então, vamos comparar com o Kwid 1.0 Flex, para que o frotista analise a viabilidade do investimento inicial maior para um retorno sustentável ambiental e economicamente ao longo da vida útil do veículo.

Preço inicial

O Renault Kwid E-Tech é o segundo carro elétrico mais barato do Brasil, custando R$ 139.990. O Renault Kwid 1.0 Flex tem quatro versões, sendo a mais barata a Zen, por R$ 71.190, e a mais cara a Outsider, por R$ 76.990. Portanto, a diferença de preço entre os dois modelos é de pelo menos R$ 69 mil.

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Desempenho

O Renault Kwid E-Tech tem um motor elétrico com potência equivalente a 65 cv e 113 Nm de torque. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,6 segundos e atinge a velocidade máxima de 130 km/h. A autonomia é de até 185 km com uma carga completa da bateria e já conforme a norma do INMETRO. Portanto, sendo conduzido conforme boas práticas de condução, a autonomia pode ser maior.

O Renault Kwid 1.0 Flex tem um motor de três cilindros aspirado flex de 71 cv e 10 kgfm de torque com etanol. Vale lembrar que abastecer um veículo Flex com gasolina é ser contra a agenda ESG. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 13,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h com etanol. O consumo é de 10,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada com etanol.

Kwid E-Tech
Conhecendo a rotina, o Kwid E-Tech pode ser uma melhor solução de mobilidade para equipes de vendas e assistência técnica

Abastecimento

O Kwid E-Tech pode ter a bateria carrega por três modos. A forma mais simples e sem investimento em um carregador, pode ser em tomada residencial ou convencional no trabalho por meio do carregador portátil 220V 10A. O tempo é de 8h15 para carregar uma bateria dos 15% aos 80%. Isso se parte elétrica e o fornecimento de energia pela concessionária estiver nos padrões corretos.

O segundo modo é com Wallbox AC de 7,4 kW (este equipamento custa em média R$ 7 mil) e o tempo necessário para sair dos 15% e chegar aos 80% de carga é de 2h54, se também, toda a instalação e fornecimento de energia estiver nos padrões. Pode se usar uma das centenas Wallbox já espalhadas pelas cidades.

No entanto, como o próprio Frota News já passou durante avaliação de veículo elétrico, não é raro chegar em um local é o equipamento está com defeito, ou por problemas na rede elétrica, o tempo de carga ser superior a 12 horas. Este é um tipo de problema que pode ser corrigido pelos fornecedores do serviço.

Outra questão é encontrar as vagas ocupadas por outros carros elétricos. E se for em estacionamento que o Wallbox estiver, confira antes o custo da vaga por hora parado, pois, neste caso, a energia elétrica gratuita ou barata sai muito cara. O Frota News chegou a pagar R$ 60 pela vaga de um estacionamento para abastecer um furgão elétrico.

Carregamento mais profissional

O terceiro e melhor modo, o mais indicado para frotas, é sistema de carga rápida DC a partir de 30 kW para veículos elétricos compactos. O investimento, dependendo da potência que deve ser dimensionada considerando todos os tipos de veículos elétricos da frota, principalmente se tiver caminhão elétrico, pode variar de R$ 100 mil a R$ 300 mil. Nesse investimento está sendo considerada as partes de construção civil, elétrica e instalação.

Kwid E-Tech
São poucas as diferenças do painel do E-Tech em relação ao convencional

Custo da energia por km rodado

Segundo a Renault, o custo por km rodado com energia elétrica é de R$ 0,15. Isso já considerando a energia da fonte mais cara com a Bandeira Verde, fornecida pelas concessionárias, como Enel, Light, Cemig etc.

Já o Kwid 1.0 Flex basta parar por poucos minutos em qualquer posto de combustível e colocar 38 litros de etanol ao custo de R$ 138,32, considerado o preço médio do litro de R$ 3,64 informado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Dessa forma, com o consumo médio com etanol de 10,8 km/l, os 38 litros vão fornecer uma autonomia de 410 km. O custo do etanol por km rodado sai por R$ 0,34, ou seja, o dobro do custo da energia elétrica na Bandeira Verde.

Com esses dados, a conta com o custo da energia fica simples, variando conforme a quilometragem anual e o número de veículos da frota.

Lógico que a conta total é mais complexa quando vamos avaliar o custo total de operação ou propriedade. Neste caso, vale lembrar que a diferença paga a mais pelo elétrico deve ser compensada pelo menor custo de manutenção, já que o elétrico não possui a quantidade de peças móveis como no veículo com motor a combustão.

Porém, este custo só vamos saber depois de oito anos de uso do veículo, quando se conhecerá o custo de manutenção ou substituição dos módulos da bateria.

Na agenda ESG, deve se considerar a origem do etanol e da energia elétrica, se vem de fonte sustentável.

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Dimensões

O Renault Kwid E-Tech tem as mesmas dimensões do Renault Kwid 1.0 Flex: 3,73 m de comprimento, 1,58 m de largura, 1,48 m de altura e 2,42 m de entre-eixos. O porta-malas também é o mesmo: 290 litros.

Equipamentos

O Kwid E-Tech vem muito completo de fábrica, com ar-condicionado, equipamento de multimídia, seis airbags, sistemas auxiliares de segurança como controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, alerta sonoro em caso de proximidade com pedestres ou outros veículos devido ser muito silencioso etc.

O Kwid 1.0 Flex também bem equipado desde a versão Zen, porém, há equipamentos disponíveis apenas para as versões mais sofisticadas, como o multimídia. No entanto, os itens de segurança estão presentes em todas as versões, tendo algumas diferenças, como quatro airbags em vez de seis do E-Tech.

Conclusão

O modelo elétrico traz vantagens apesar do seu investimento inicial maior. Algumas cidades eliminaram restrições de rodízio e alguns estados oferecem isenção de IPVA. A limitação fica por conta da autonomia, que impede viagens acima de 150 km, sendo preciso ter um planejamento para a rotina de recarga.

O carro elétrico é prazeroso de conduzir pelo ter o seu torque máximo disponível desde o primeiro toque no acelerador e pelo silêncio. Dessa forma, para frotas com rotas bem definidas, é há mais vantagens em incorporar veículos elétricos do que com motor a combustão.

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O mercado de veículos comerciais Brasil x Europa, mais diesel x elétrico

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Quase 100% dos nossos fornecedores de veículos comerciais são de base europeia e, nada como importante saber, é como anda a saúde econômica dessa indústria no Velho Continente. No Brasil, certamente, sabemos que o mercado de caminhões encolheu 17,9% nos primeiros nove meses de 2023, e a de ônibus, cresceu 32,6%.

Os índices são em comparação com o mesmo período do ano passado. E como anda o mercado de veículos comerciais na Europa, que envolve os mesmos fabricantes presentes no Brasil? A ACEA (Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis — incluindo vans, caminhões e ônibus) divulgou hoje (27 de outubro) os resultados dos nove meses de 2023, e, por tipo de combustível. Vamos conferir abaixo.

Novos registros de veículos comerciais: furgões e vans +14,3%, caminhões +23%, ônibus +18,5% nos primeiros três trimestres de 2023

Furgões e vans de passageiros

Nos primeiros três trimestres de 2023, as vendas de novas vans (inclui furgões e chassi cabine) na UE aumentaram 14,3%, para 1 milhão de unidades. Este resultado positivo foi impulsionado principalmente pelo sólido desempenho nos principais mercados da UE, com Espanha (+20,5%), Alemanha (+18,2%) e Itália (+16,7%).

No Brasil, os dados não são consolidados, pois os modelos com PBT até 3.500 kg são misturados com picapes e SUV na categoria de comercial leve. Os modelos a partir de 3.501 kg são misturados com caminhões e ônibus.

Caminhões

Os novos registros de caminhões na UE representaram um aumento ainda mais significativo, com um aumento de 23% durante os primeiros três trimestres, totalizando 268.766 unidades. A Alemanha liderou em volumes de vendas, com 75.241 unidades registradas, um aumento substancial de 31,2%. Outros grandes mercados da UE também cresceram significativamente, incluindo Espanha (+23,8%), Itália (+17%), França (+15,6%) e Polônia (+10,9%).

No Brasil, um número baixo de 72.838 caminhões é considerado, levando em conta o tamanho do nosso país, população e o número de cidades que o agronegócio, a indústria e os serviços precisam abastecer.

Ônibus

Os novos registros de ônibus na UE, ao mesmo tempo, registraram um crescimento significativo durante os primeiros três trimestres do ano. Os registros na UE cresceram 18,5% em relação ao ano anterior, para 23.645 unidades. Em termos de volume, a França liderou com 4.735 unidades vendidas, um aumento de 9,1%. Itália (+65,9%) e Espanha (+58,1%) também cresceram consideravelmente.

Este é o segmento que o Brasil mostra a sua força, mesmo que os números pareçam pequenos comparados aos de caminhões. Nos mesmos nove meses, a indústria brasileira emplacou 15.781.

mercado de veículos comerciais
Fonte: Carta da Anfavea

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Vans por tipo de combustível

Nos primeiros três trimestres de 2023, o diesel continuou a ser a primeira escolha, representando 83% do mercado de furgões e vans. No entanto, as fontes de energia alternativas ganham popularidade, resultando numa mudança gradual no mercado.

A participação de mercado das vans eletricamente plug-in ​​subiu para 7,3%, assim como, dobrando em volume, com um aumento de 91,4%. Paralelamente, os furgões e vans a gasolina e o diesel cresceram 39,6% e 9,1%, respectivamente, representando 89% do mercado.

Caminhões por tipo de combustível

O diesel continuou a dominar o mercado de caminhões, representando 95,5% dos novos registros de caminhões de janeiro a setembro deste ano. As vendas de caminhões diesel, sobretudo, na UE cresceram sólidos 22%.

Os novos registros de caminhões elétricos aumentaram impressionantes 321,7%, totalizando 3.918 unidades. Os caminhões elétricos, além disso, representam agora 1,5% do mercado.

Ônibus por tipo de combustível

Nos primeiros três trimestres de 2023, as vendas de novos ônibus eletricamente plug-in ​​na UE aumentaram 31,5%, certamente, atingindo 3.405 unidades e conquistando uma quota de mercado de 14,4%, em comparação com 13% em 2022.

Os ônibus híbridos (diesel ou gás/elétricos) mantiveram o impulso com um aumento de vendas de 156,1%, ademais do que duplicando a quota de mercado em comparação com 2022 (de 5,9% para 12,8%). Apesar da crescente popularidade dos modelos elétricos e híbridos, por certo, os ônibus a diesel ainda mantêm a maior quota de mercado, com 64,7%.

mercado de veículos comerciais
Percentual de vendas de veículos comerciais por tipo de motorização

No Brasil, por fim, a estatística mistura caminhões e ônibus, a Anfavea mostra no gráfico abaixo:

mercado de veículos comerciais
Fonte: Carta da Anfavea

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News#14: Nova concessionária DAF Vitória, Seres e mais outras notícias

A DAF, que já emplacou 5.895 caminhões este ano, fortalece sua presença no estado do Espírito Santo com a inauguração da concessionária DAF Vitória. A expansão visa atender à crescente frota de veículos DAF no país, onde ela cresceu 19,6%. No mesmo período, o mercado de caminhões na totalidade caiu 15,2%.

A nova concessionária se destaca pelo uso de energia solar e sistemas de reaproveitamento de água, seguindo uma tendência iniciada pela Concessionária Iveco Mercalf Diesel, de Jundiaí (SP), há mais de uma década. A DAF planeja abrir mais duas unidades, em Salvador e Eunápolis em 2024.

Seres anuncia investimento na América Latina

O Grupo SERES assinou um protocolo com a intenção de vender 50.000 veículos de novas energias na América Latina nos próximos três anos. A cerimônia de assinatura ocorreu em São Paulo, com a presença de autoridades chinesas e brasileiras, incluindo o prefeito de Chongqing, Hu Henghua, e o Diretor Geral da Comissão Municipal de Economia e Tecnologia de Informação de Chongqing, Lan Qinghua.

A SERES, que comercializa veículos comerciais e SUV elétricos no Brasil, planeja introduzir novos modelos no mercado brasileiro. Dessa forma, aproveitar o crescimento de 76% nas vendas desses tipos de veículo no Brasil. A SERES é reconhecida como uma das principais empresas da China e já exporta seus produtos para vários países, incluindo a América Latina, e planeja expandir ainda mais sua presença no Brasil em breve.

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Ford Ranger customizado para a polícia

DAF Vitória
A versão customizada para uso policial é a 3.0 V6 XLS

A nova geração da Ford Ranger introduz nova aplicação para a versão 3.0 V6 XLS. Trata-se da personalização da versão para forças militares apresentada no COP Internacional, um evento de segurança pública.

Preparada pela Flash Engenharia, a picape conta com modificações externas, incluindo para-choque de impulsão com guincho, luzes de LED e sinalização de 360.º, bem como blindagem mais leve e suspensão reforçada.

O interior oferece espaço para três policiais, um canil climatizado e compartimento de carga adaptado para armazenar equipamentos.

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da Ford, trabalha em parceria com empresas transformadoras. A Nova Ranger 3.0 V6 XLS possui recursos off-road, como diferencial traseiro blocante, capacidade de imersão, ângulos de ataque e saída, protetores inferiores de aço e ganchos de reboque.

Mercado de lubrificantes

A ICONIC, empresa do mercado de lubrificantes no Brasil, por fim, prevê um crescimento de 2,5% no segmento até o final de 2023. A previsão vem da superação de desafios logísticos e de infraestrutura que afetaram a importação de óleos básicos durante a pandemia. Além disso, o aumento nas vendas de veículos leves e pesados no início de 2023, estimado em 12,5%, é um fator positivo.

Embora haja desafios para o crescimento do mercado de veículos elétricos no Brasil, a ICONIC está otimista devido à diversidade da matriz energética do país, que pode ser uma vantagem em um cenário de mudanças no setor de transporte.

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Os resultados da Fazenda Conectada Case em aumento de produtividade e gestão da frota

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O agronegócio é um dos setores que mais geram transporte para todos os modais no Brasil, principalmente, o rodoviário. Dessa forma, tudo aumenta a produtividade e eficiência é de interesse de grande parte dos transportadores. Considerando isso, um tema que tem chamado a atenção é a fazenda conectada. E o pioneirismo deste tema, temos a Case IH, marca da CNH Industrial.

Nesse sentido, a Case IH revela os resultados obtidos na Fazenda Conectada, localizada em Água Boa, no Mato Grosso. Lançada em 2021, a região tornou-se um laboratório de Agricultura Digital com o projeto 4G TIM no Campo, que reuniu soluções avançadas para mostrar como a conectividade pode aumentar a produtividade no campo.

O estudo, desenvolvido pela Agricef e Unicamp, analisou diversos fatores e se estruturou em três pilares: Eficiência Agrícola, Viabilidade Econômica e Sustentabilidade.

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Resultada da Fazenda Conectada com fazenda sem internet

Na safra 22/23, a Fazenda Conectada alcançou uma produção total de 12.925 toneladas, representando um aumento de 18% em relação à safra anterior e um ganho de 13,4% em relação à média do Brasil. Comparando com outra fazenda na mesma região, mas sem acesso à internet, a conectividade foi responsável por um aumento de 3,5% na produtividade, resultando em 2,35 sacas de soja a mais por hectare, em uma área de 3,2 mil hectares.

Além do aumento na produtividade, a conectividade também teve um impacto positivo na eficiência operacional. A comparação entre três colheitadeiras que trabalharam na safra anterior sem conectividade e, na safra 22/23, com conectividade, mostrou que as máquinas reduziram o tempo de motor ocioso em 5,7% e aumentaram o tempo de trabalho em 4,2%. Isso resultou em uma redução de três dias na janela de colheita.

“Os dados nos mostram como a conectividade impacta efetivamente no resultado da safra. O monitoramento em tempo real permite que dados se tornem informações e que a tomada de decisão seja mais rápida e eficiente”, comentou Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para a América Latina.

fazenda conectada
Christian Gonzalez, vice-presidente da Case IH para América Latina

Gestão da frota e redução de consumo

A gestão de frota em tempo real também proporcionou economia no consumo de combustível. A análise levou em conta todas as máquinas da fazenda e constatou uma redução de 25% no consumo de combustível em litros por hectare, o que representou uma economia de mais de R$ 300 mil na safra 22/23 em comparação com a safra anterior.

Além de aumentar a produtividade e a eficiência operacional, a Fazenda Conectada Case IH também focou na sustentabilidade. Com a economia de combustível e fertilizantes, juntamente com o aumento da produtividade da safra, o estudo mostrou que a fazenda reduziu a emissão de carbono em 12,5 kg de CO² equivalente por tonelada de soja, o que representa uma queda de 10% na intensidade de emissão do poluente.

“A safra 22/23 da Fazenda Conectada foi mais eficiente, produtiva e sustentável, graças à conectividade”, conclui Gonzalez. O investimento para alcançar esses resultados foi calculado pela consultoria.

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O retorno do investimento

Com um investimento de R$ 1,4 milhão, que incluiu antenas, manutenção, kit de telemetria para as máquinas e consultoria, a Fazenda Conectada deverá obter retorno financeiro em um ano e meio. A análise levou em consideração a área da fazenda e o aumento de 2 sacas por hectare, que foi o ganho real proporcionado pela conectividade entre uma safra e outra.

“Esse valor investido potencialmente irá cair, porque a tendência é que a produtividade aumente ainda mais. Além disso, também depende da frota que o produtor tem. A partir deste ano, todas as máquinas da Case IH já saem com conectividade de fábrica”, explicou o vice-presidente da Case IH.

A cobertura da internet

Para Alexandre Dal Forno, diretor de Desenvolvimento de Mercado IoT e 5G da TIM, os resultados da Fazenda Conectada demonstram o excelente retorno da adoção da conectividade 4G. “O projeto conseguiu proporcionar um estudo inédito no Brasil, que comprova que a conectividade não é um custo, mas sim um investimento”, comentou.

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Alexandre Dal Forno, diretor da TIM

Além de beneficiar a fazenda, a implantação da conectividade no campo também promove benefícios para toda a sociedade do entorno. As duas antenas instaladas pela TIM facilitaram o dia a dia de mais de 25 mil habitantes de Água Boa, oferecendo sinal de internet para mais de 27 escolas e universidades, além de 10 hospitais e unidades de saúde que anteriormente não tinham acesso à rede 4G.

Atualmente, a TIM está presente em mais de 14,4 milhões de hectares em todo o país, consolidando-se como a operadora líder no agronegócio no Brasil, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas em 500 municípios de 13 estados diferentes. A TIM também é pioneira na oferta da funcionalidade NB-IoT no projeto 4G TIM no Campo, alcançando a marca de mais de 28 milhões de hectares cobertos com a tecnologia em 4.700 cidades, ampliando a cobertura tradicional.

Mudança de hábitos

Dentro do ecossistema da Fazenda Conectada, as máquinas de construção da CASE Construction Equipment desempenham um papel no dia a dia no campo. Desde a abertura de valas até o carregamento de insumos. Ademais em outras movimentações, as máquinas da linha amarela também são conectadas e enviam dados em tempo real.

O acesso à internet proporciona que todos esses equipamentos, soluções, além de pessoas e resultados estejam conectados em todas as etapas do ciclo produtivo. Sobretudo, proporcionando benefícios que vão desde o monitoramento meteorológico até o gerenciamento de equipe.

Essas mudanças estão criando hábitos no dia a dia da fazenda. “A tecnologia veio para somar. Com a conectividade, ganhamos padronização de processos e melhor capacitação profissional que agregaram na eficiência agrícola”, comentou Felipe Zmijevski, o agrônomo responsável pela fazenda.

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Projeto de longo prazo

A Fazenda Conectada Case IH é um projeto a longo prazo. Ele continuará reunindo as mais avançadas tecnologias disponíveis para os produtores brasileiros, destacando a transformação que a conectividade pode proporcionar ao setor agrícola. Com resultados tão expressivos, a agricultura brasileira tem a oportunidade de continuar prosperando com o apoio da inovação tecnológica.

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Cummins e Terex testam betoneira com motor a combustão e zero emissão

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A Cummins deu um grande passo rumo à descarbonização dos setores de serviços pesados, ao anunciar a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Terex Advance Mixer Inc., uma subsidiária da Terex Corporation, Edge Materials LLC e PCC Hydrogen Inc. Essa parceria visa produzir, testar e testar caminhões betoneiras movidos por motores de combustão interna com zero emissões de carbono e movidos a hidrogênio.

O projeto representa uma iniciativa pioneira na busca por um ecossistema completo de hidrogênio, unindo um produtor de hidrogênio, um fabricante de veículos e um usuário final. É importante destacar que este é o primeiro Memorando de Entendimento desse tipo firmado pela Cummins, consolidando a importância dessa parceria na busca por soluções ambientalmente amigáveis na indústria de caminhões betoneiras.

As quatro empresas envolvidas nesse projeto unirão seus esforços, o que resultará na integração dos motores de combustão interna a hidrogênio X15H da Cummins à série Terex Advance Commander de caminhões betoneiras com descarga frontal.

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Testes em operações reais

A Edge Materials, LLC, fornecedora de concreto pronto e cliente da Terex Advance, desempenhará um papel fundamental, operando os caminhões movidos a hidrogênio em ambientes desafiadores do mundo real, incluindo canteiros de obras e projetos de infraestrutura crítica. A PCC Hydrogen, uma produtora de hidrogênio com intensidade de carbono ultrabaixa, sediada em Louisville, KY, fornecerá o combustível de hidrogênio, bem como serviços estacionários de armazenamento e distribuição.

Jim Nebergall, gerente geral de motores a hidrogênio da Cummins, enfatizou: “Embora a Cummins esteja investindo em uma série de opções de energia para apoiar a descarbonização, os motores de combustão interna a hidrogênio estão emergindo como uma tecnologia chave para eliminar as emissões de carbono dos setores de serviços pesados, mantendo ao tempo a densidade de potência e a faixa operacional típica dos motores a diesel. Esta colaboração representa uma demonstração completa de como os motores de combustão interna a hidrogênio funcionam na prática em aplicações difíceis, usando caminhões reais, infraestrutura real e usuários finais reais.”

Cummins
Última turma de 2023

Mesmo desempenho do motor a diesel

David Grabner, gerente geral da Terex Advance Mixer, compartilhou sua perspectiva sobre a parceria. “Os clientes esperam que os caminhões betoneiras Terex Advance forneçam concreto consistente e de alta qualidade de forma eficiente e confiável. Ao mesmo tempo que minimizam o impacto ambiental por meio da redução de emissões e consumo de combustível. A descarbonização dos caminhões betoneiras, no entanto, pode ser difícil devido às demandas de energia e às longas horas de operação. Este projeto representa um marco significativo em nossa jornada de descarbonização. Isso à medida que os motores X15H da Cummins introduzem uma opção alternativa com zero emissões de carbono para nossos clientes. Ao mesmo tempo em que fornecem o desempenho que nossos caminhões precisam para realizar o trabalho.”

Os motores a hidrogênio da Cummins utilizam tecnologia comprovada de motor de combustão interna. Dessa forma, substitui o diesel tradicional pelo combustível de hidrogênio com zero emissões de carbono. Esses motores mantêm uma arquitetura semelhante aos motores movidos a diesel e gás natural. Ademais oferece maior alcance e capacidade de carga. Ao mesmo tempo em que proporcionam uma solução de descarbonização sem a necessidade de grandes alterações nos designs dos veículos. Além disso, essa tecnologia apresenta um custo inicial mais baixo em comparação com as atuais alternativas de zero carbono.

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Peugeot lança nova geração do E-Partner, E-Expert e E-Boxer

A Peugeot lança a nova geração completa de sua gama de veículos comerciais, apresentando os novos E-Partner, E-Expert e E-Boxer, que chega somente em versões elétricas. O compromisso da marca é produzir somente veículos elétricos até 2030 na Europa. No Brasil, muito provavelmente, esses modelos continuarem sendo fornecidos com motores a combustão.

A fabricante acredita que, considerando a distância média percorrida de menos de 200 km por dia e a redução dos custos operacionais, os veículos comerciais 100% elétricos estão se tornando a escolha óbvia para profissionais.

E-Partner

O furgão compacto oferece agora uma autonomia de até 330 km. Com uma capacidade de carga útil de até 780 kg e um peso rebocável de 750 kg, o modelo mantém um volume de carga útil de até 4,4 m³.

Peugeot
Nova E-Partner conta com duas versões de furgão, com e sem janela atrás

O design foi atualizado com uma nova grade do radiador, faróis dianteiros modernizados e novas janelas.

O E-Partner está equipado com tecnologia e conforto normalmente reservados a automóveis de passageiros, incluindo um painel de instrumentos digital a cores, uma tela sensível ao toque central de 10 polegadas, conectividade com Apple CarPlay e Android Auto, carregador sem fio de smartphone e um sistema de visão surround dinâmica.

Além disso, oferece um amplo conjunto de sistemas de assistência à condução, como aviso de cansaço do condutor, leitura de sinais de trânsito e controle de cruzeiro adaptativo.

O motor 100% elétrico do novo modelo oferece 136 cv de potência e 270 Nm de torque. Três modos de condução, incluindo Eco, Potência e Normal, permitem aos motoristas escolherem a configuração que for melhor para a sua rota.

Ele oferece opções de carregamento flexíveis, incluindo um carregador integrado de 7,4 kW e carregamento rápido DC de 100 kW. Os tempos de carregamento variam de 30 minutos a 7,5 horas, dependendo da infraestrutura disponível.

E-Expert

O furgão intermediário oferece uma autonomia de até 350 km, mantendo sua capacidade de carga útil, como volume útil de até 6,6 m³, carga útil de 1.263 kg e capacidade de reboque de 1.000 kg.

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O Peugeot E-Expert com versões furgão, passageiros e chassi-cabine

O design do E-Expert foi atualizado com uma nova grade do radiador, faróis full LED e uma variedade de cores. O interior também recebeu melhorias, incluindo um painel de instrumentos digital de 10 polegadas, uma tela sensível ao toque de 10 polegadas e, certamente, uma variedade de compartimentos de armazenamento convenientes.

O motor elétrico do E-Expert oferece 136 cv de potência e 260 Nm de torque. Duas opções de bateria estão disponíveis, proporcionando até 224 km ou 350 km de autonomia.

O E-Expert está disponível em diversas versões. Entre elas, por certo, furgão Standard e Long, cabine de 5 ou 6 lugares e van de passageiros de 9 lugares. Há, sobretudo, a versão de hidrogênio que oferece uma autonomia superior a 400 km.

E-Boxer

O furgão maior conta com motor de motor de 122 cv, 260 Nm de torque e uma autonomia de até 350 km. Ele presenta, além disso, novo design com faróis full LED, uma nova grade do radiador e uma variedade de cores para escolher. O interior apresenta, ademais, as mesmas tecnologias de telas, conectividade de assistência dos furgões menores.

Peugeot
A linha E-Boxer é a que conta com mais concorrentes no mercado

A linha E-Boxer, por fim, está disponível em várias versões, incluindo furgão Standard, Long, Cabine Dupla e Cabine Simples.

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