segunda-feira, dezembro 22, 2025

Green Skills: muito além dos “empregos verdes”

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O artigo Green Skills: muito além dos “empregos verde” foi escrito por Marco Aurélio de Castro, diretor executivo de RH da Volkswagen Financial Services Brasil. Confira abaixo:

Nos últimos anos, com a ampliação do debate em torno dos temas ambientais, sociais e de governança, reunidos sob a sigla ESG, muitas empresas têm divulgado mais informações a esse respeito, com o intuito de chamar atenção para a adoção de boas práticas corporativas ligadas à promoção desses pilares. No entanto, apesar da crescente disseminação dessa pauta entre as organizações, ainda não há um padrão consolidado para a apresentação de métricas e resultados ESG.

Com isso, muitos investidores, consumidores e até mesmo órgãos reguladores, têm tido dificuldades em identificar quais corporações estão, de fato, comprometidas com a divulgação de seus impactos na sociedade e no meio ambiente, e quais, por outro lado, desejam apenas ostentar uma roupagem sustentável, sem uma real preocupação com a promoção de mudanças efetivas. Essa prática, conhecida como greenwashing, não só tem despertado a preocupação de diversas entidades dos setores público e privado, como também chama a atenção para o risco da banalização do tema no ambiente corporativo.

Nesse sentido, uma das expressões que vêm sendo amplamente difundidas mercado afora, em especial entre os profissionais de RH, é green skills – ou “habilidades verdes”, em tradução livre. Ao contrário do que, à primeira vista, o termo possa sugerir, essas competências não estão associadas apenas aos profissionais alocados em áreas diretamente ligadas à sustentabilidade, mas a todo um regime de trabalho baseado em práticas eficazes, além de ambiental e socialmente responsáveis, em qualquer que seja o cargo ou setor de atuação.

É bem verdade que, em 2009, um estudo elaborado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), cunhou o termo “empregos verdes” para se referir a uma série de ocupações dedicadas à redução da emissão de carbono na atmosfera e à prestação de serviços especificamente voltados ao combate ao aquecimento global e à preservação do meio ambiente. Entretanto, com o passar dos anos e o avanço da emergência climática, tornou-se evidente a necessidade de ampliar esse escopo, expandindo o alcance das chamadas green skills para além das fronteiras do dito “mercado sustentável”.

Prova disso são os resultados do “Global Green Skills Report 2023”, produzido pelo LinkedIn e repercutido pelo “Relatório sobre o Futuro dos Empregos 2023”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial. De acordo com o levantamento feito pela rede social corporativa, embora tenha sido registrado um crescimento contínuo de “empregos verdes” nos últimos quatro anos, a requalificação e o aprimoramento de green skills, no mercado como um todo, não têm acompanhado esse ritmo.

Não à toa, a maior parte das organizações ouvidas pela pesquisa do LinkedIn aponta a “lacuna de habilidades” como um dos principais entraves a uma transformação ESG genuína, revelando, assim, a necessidade de treinamentos e atualizações em todos os setores e níveis hierárquicos. O relatório aponta que seis em cada 10 trabalhadores em atividade atualmente precisarão ser treinados antes de 2027, caso se queira cumprir as metas climáticas estipuladas pela Agenda 2030 da ONU. Além disso, o estudo estima ainda que, em média, 44% de todas as habilidades do trabalhador individual precisarão ser atualizadas nesse mesmo prazo.

Com isso em mente, fica claro que, para alcançar a sustentabilidade, já não basta que as empresas contem com uma área, departamento ou divisão dedicada a práticas como gestão de recursos naturais, eficiência energética e conservação da biodiversidade. Antes, é preciso que cada colaborador, em seu respectivo nível de responsabilidades atribuídas, esteja consciente de sua importância em meio a um pacto coletivo em favor da promoção da agenda ESG e do cumprimento de metas ambientais, sociais e de governança, cuja base deve estar estritamente firmada em KPIs e OKRs (indicadores de performance e resultados, respectivamente) sólidos e previamente estipulados.

Para isso, é indispensável que as organizações invistam em iniciativas de formação e atualização contínuas, capazes de suportar a jornada de aprendizado de seus profissionais. Só assim será possível fazer jus à atual demanda por talentos com green skills bem desenvolvidas e capazes de abarcar não só os expedientes voltados à redução dos impactos ambientais decorrentes das operações de uma empresa, mas também habilidades comportamentais que contribuam para a construção de um ambiente corporativo mais saudável e inclusivo, pautado pelo trabalho em equipe, pela comunicação acessível e eficaz e pela capacidade de solucionar problemas de maneira criativa e colaborativa.

Saúde: caravana Mercedes-Benz para prevenção do câncer de mama e próstata

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O Movimento A Voz Delas, criado pela Mercedes-Benz do Brasil, está realizando, pela terceira vez consecutiva, a “Caravana Todos Juntos”. Sobretudo, trata-se de uma iniciativa que visa conscientizar a importância da saúde, além de proporcionar conhecimento e oportunidades para aqueles que vivem nas estradas brasileiras. A ação, que começou no dia 24 de outubro em Alambari, São Paulo, passará por dez localidades em quatro estados, São Paulo, Tocantins, Minas Gerais e Goiás, encerrando em Uberlândia (MG) no dia 7 de dezembro.

A “Caravana Todos Juntos”, sobretudo, abraça duas importantes campanhas nacionais, o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata, respectivamente. Durante a jornada, são oferecidos serviços de saúde tanto para homens quanto para mulheres.

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Os serviços de saúde

Equiparam uma carreta-estande com recursos para atender profissionais do volante e esposas dos motoristas. Além disso, eles disponibilizam exames de medição de glicemia, pressão e temperatura, juntamente com orientações sobre diabetes e pressão alta. Eles compartilham as dicas de autoexame da mama para as mulheres e fornecem informações sobre os cuidados com o câncer de próstata para os homens. Sobretudo, todas as paradas ocorrem em pontos de paradas dos parceiros do Movimento A Voz Delas, sempre às margens de rodovias.

Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, destaca a importância da “Caravana Todos Juntos” não apenas na área da saúde, mas também na promoção de conexões entre transportadores locais e profissionais do transporte. “Na Caravana Todos Juntos, ademais, teremos rodas de conversas sobre temáticas importantes, conexões entre transportadores locais e profissionais do transporte e atividades que vão levar saúde e conhecimento pelas estradas do Brasil”, ressaltou.

caravana
Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing do Produto da Mercedes-Benz do Brasil

Aqui estão as primeiras cinco paradas da “Caravana Todos Juntos”:

26 e 27 de outubro

– CCR Via Oeste

– Auto Posto “A Quinta do Marquês”

– Rodovia Castello Branco, km 57 (sentido São Paulo)

– São Roque (SP)

– Das 10h00 às 18h00

31 de outubro e 1º de novembro

– CCR Autoban

– Graal 56

– Rodovia dos Bandeirantes, km 56

– Jundiaí (SP)

– Das 10h00 às 16h00

13 a 16 de novembro

– Grupo Decio Gurupi

– Rodovia BR 153, km 668 (zona urbana)

– Gurupi (TO)

– Das 16h00 às 22h00

21 e 22 de novembro

– Grupo Decio Centralina

– Rodovia BR 153, km 17,5 (zona rural)

– Por fim, Centralina (MG)

– Das 16h00 às 22h00

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Fetranslog 2023: a maior feira de logística do Sul do Brasil

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A Fetranslog 2023 é um evento que reúne as principais marcas do segmento de transporte e logística, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer as novidades e tendências do setor. A feira será realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro, nos Pavilhões do Parque de Exposições da EFAPI, em Chapecó, Santa Catarina.

Os visitantes poderão conferir os lançamentos e as inovações em produtos, serviços, tecnologias e equipamentos para logística, transporte rodoviário, ferroviário, aéreo, marítimo, portuário, armazenagem, distribuição, intralogística, e-commerce, segurança, rastreamento, gestão e sustentabilidade.

Os principais expositores

A Fetranslog 2023 contará com a presença de grandes empresas do setor de transportes, entre elas, Noma do Brasil, Volvo, DAF, Scania, Mercedes-Benz, Volkswagen, MAN e Iveco, entre outras fabricantes de soluções para a logística brasileira.

As fabricantes de caminhões vão colocar os seus caminhões disponíveis para test-drive em uma área pré-determinada dentro do Parque.

A Noma vai mostrar a sua mais moderna geração de reboques e semirreboques Titanium com modelos para os diferentes tipos de carga. Entre os modelos que serão expostos, estão o SR Sider, o SR graneleiro 4 eixos e o SR Furgão Frigorifico.

A Fetranslog 2023 tem o objetivo de promover o desenvolvimento do setor de transporte e logística na região Sul do Brasil, gerando negócios e oportunidades para os empresários e profissionais da área. A feira também conta com o apoio da Prefeitura de Chapecó e de diversas entidades representativas do segmento. A expectativa é que mais de 15 mil pessoas circulem pelos Pavilhões da EFAPI nos três dias de exposição.

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Credenciamento

A Fetranslog 2023 é um evento imperdível para quem quer se atualizar, sobretudo, em inovações e os desafios do setor de transporte e logística. Para mais informações e, além disso, credenciamento gratuito, visite o site oficial da feira neste link Fetranslog.

Ademais, além da exposição, a Fetranslog 2023 oferecerá uma programação paralela de palestras, workshops, debates e rodadas de negócios, com a participação de especialistas renomados do mercado nacional e internacional.

A Fetranslog 2023 é uma oportunidade imperdível para quem quer se atualizar. Por fim, se capacitar e se conectar com o que há de mais moderno e eficiente no mundo da logística. Para mais informações e inscrições, acesse o site oficial do evento: www.fetranslog.com.br.

Volvo lança ônibus B320R com motor, transmissão de freio auxiliar superiores

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A Volvo acaba de lançar o ônibus B320R no mercado brasileiro. Este lançamento vem com versões projetadas para atender às demandas da aplicação urbana, rodoviária de curta distância e fretamento. A novidade principal está no motor D8K Euro 6, que se destaca por ser mais potente e econômico do que a geração anterior. Esse motor já equipa os caminhões Volvo VM, consolidando ao completar 20 anos no mercado brasileiro.

O Volvo B320R é uma adição ao portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. Além da versão tradicional urbana, o veículo oferece opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância, tornando-o um chassi versátil, adaptável às diversas necessidades do mercado de transporte de passageiros.

O modelo está disponível na configuração de eixos 4×2 e pode acomodar carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura, proporcionando flexibilidade e versatilidade na sua utilização.

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Viagens mais confortáveis

O destaque do motor D8K Euro 6 está na redução das emissões e com um torque de 1.200 Nm, que agora se encontra disponível em rotações mais baixas. Isso resulta em um desempenho mais silencioso e suave tanto para os passageiros quanto para os motoristas, tornando a viagem mais confortável. Além disso, o motor Euro 6 de 8 litros é ainda mais econômico, podendo estender o período de troca de óleo para até 100.000 km, dependendo da aplicação.

Para as versões de fretamento e rodoviárias, o Volvo B320R vem equipado com a transmissão I-Shift de sétima geração, que oferece trocas rápidas e suaves, praticamente imperceptíveis. Para as aplicações urbanas, os transportadores podem escolher entre duas opções de transmissão automática das marcas ZF ou Voith, garantindo a adequação às condições específicas da operação.

ônibus B320R
Freio a disco nas quatro rodas é um diferencial que aumenta a segurança deste chassi

Freio a disco

Alinhado à visão “Zero Acidentes” da marca, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração e freios a disco em todas as rodas, o que é uma iniciativa da Volvo, mas, deveria ser obrigatório por lei. O freio a disco reduz, segundo estudos de todas os fabricantes, em 15% o espaço de frenagem. Em uma situação de emergência, esses 15 minutos reduz um acidente para quase um acidente. Além disso, a troca de pastilhas de freio é quatro vezes mais rápida do que a troca de sapatas de freio no sistema a tambor.

Na versão rodoviária, o controle eletrônico de estabilidade ESP é padrão, proporcionando um nível excepcional de segurança para os passageiros e motoristas.

Outro ponto de destaque na versão rodoviária é o freio motor VEB300, com 300 cv de potência, já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder, que é um item opcional, a potência de frenagem pode alcançar incríveis 900 cv, garantindo uma frenagem segura e eficaz. Com tanta potência de frenagem auxiliar, um motorista treinado, faz o sistema principal de freio durar muito, reduzindo significativamente as despesas com manutenção e aumentando a segurança. E, no caso de ônibus, o conforto dos passageiros.

Facilidade na manutenção

Mesmo com o motor e a transmissão aprimorados, a manutenção do chassi B320R continua sendo funcional e eficiente. Muitos dos componentes já são amplamente utilizados nos chassis da Volvo há muitos anos, o que garante a disponibilidade de peças. Além disso, há uma vasta experiência em serviços nas concessionárias da marca. O B320R é um ônibus robusto e de alta produtividade, o que permite a realização de manutenções com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação e, consequentemente, uma maior rentabilidade para os operadores.

O chassi B320R é um modelo global, anteriormente fornecido pela Volvo para mercados de exportação, como Chile e Colômbia.

Com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6 no Brasil, a Volvo entendeu a oportunidade de introduzi-lo no mercado nacional. Atualmente, o mercado de ônibus demonstra sinais de recuperação. Sobretudo, após os desafios da pandemia, com um ambiente econômico mais favorável, aumento no crédito, taxas de juros em queda e redução do desemprego. Além disso, a Volvo registra um momento positivo de vendas no país, com um crescimento de 68,5% nas entregas acumuladas deste ano. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais a oferta da Volvo nos segmentos urbano e rodoviário de entrada.

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Em Ação Pioneira, Bracell Implementa Programa de Formação para Motoristas de Transporte Florestal CNH E

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Em parceria com a Fabet São Paulo, Bracell abre oportunidades para mulheres e homens que tenham a CNH E há pelo menos seis meses e experiência em CNH

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, está com inscrições abertas para o programa de Formação de Motoristas CNH E. A iniciativa pioneira acontece em parceria com a FABET (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte), localizada no município de Mairinque (SP), referência na formação de motoristas profissionais de transporte de cargas.

Metodologia para o setor florestal

Segundo Salete Marisa Argenton, gerente da Fabet São Paulo, o formato do curso é algo inovador no setor. “Desenhado para atender um perfil de alunos com pouca experiência em veículos articulados e em operações mais severas como é a florestal, aplicando a metodologia de educação de adultos, temos o desafio de prepará-los para a condução de veículos tritrem”, diz.

“Os diversos módulos que contemplam o programa, como conceitos mecânicos dos equipamentos, tecnologias embarcadas, segurança veicular, legislação específica, saúde, condução econômica, manutenção preventiva, produtividade, disponibilidade, além do módulo comportamental que desenvolve as habilidades necessárias para uma atitude de comprometimento e responsabilidades, senso de dono, gestão da qualidade e muita atividade prática, associados a um ambiente escolar que permite imersão e foco, geram resultados amplamente significativos, contínuos e duradouros. Educação profissional está relacionada com a entrega de profissionais preparados, onde se valoriza a competência em conduzir de forma segura, eficiente e produtiva, independente da experiência. É isto que este programa oferece”, acrescenta.

Imersão e acompanhamento

Durante a formação, o motorista realiza uma imersão de três semanas e, ao retornar à Bracell, passa por um acompanhamento com motoristas mais experientes (apadrinhamento) e uma logística diferenciada, até que o profissional se sinta seguro para assumir uma rota e seja aprovado pelos instrutores de treinamento. Esses motoristas atuarão na área de transporte de madeira da companhia.

O gerente de Treinamento e Desenvolvimento da Bracell, Thiago Petine, reforça que outro diferencial é que o motorista já inicia o programa de imersão sendo colaborador da empresa, ou seja, já com todos os direitos, benefícios e remuneração básica. A empresa oferece plano de saúde que inclui dependentes, vale-refeição, participação nos resultados, desenvolvimento profissional e a atuação nas operações durante todo ano, de forma contínua. “É o que chamamos de motorista trainee. A empresa seleciona os profissionais inscritos e contrata. São processos de avaliação psicológica, testes e entrevistas. Depois, estes são encaminhados para o aperfeiçoamento na Fabet com todas as despesas pagas pela empresa. Temos como um de nossos valores a segurança e o desenvolvimento das comunidades onde atuamos. Este projeto, a fim de, é uma ótima oportunidade para quem quer crescer neste setor”, explicou.

Vagas para mulheres e homens

Vale ressaltar que as vagas são para mulheres e homens que tenham a CNH E há pelo menos seis meses e experiência em CNH D. Na Fabet São Paulo, afinal, os motoristas passarão por um intensivo treinamento. Serão contemplados, certamente, com o desenvolvimento de duas competências: comportamental e técnica, com aulas teóricas e de laboratório. Além disso, prática supervisionada em veículos modernos e tecnológicos fornecidos pela instituição e Bracell.

Bracell
Profissionais da Bracell em sala de aula laboratório na Fabet-SP

Além do programa de formação, por certo, a empresa também recebe currículos de motoristas CNH E com experiência comprovada em veículos articulados pelo www.bracell.com/carreiras. Em seguida, digite motorista de transporte de colheita.

Serviço

Inscrições para o programa: (14) 99867-5413 (WhatsApp) ou www.bracell.com/carreiras

Sobre a Bracell

Sobretudo, a Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo. Ademais, conta com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além disso, de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Bracell
Motoristas participantes do 1° programa de Formação para Motoristas de Transporte Florestal – Bracell

Por fim, saiba mais acessando o site: www.bracell.com

News#11: Grupo SADA recebe Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol e outras noticiais

O Grupo SADA conquistou o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol em reconhecimento às suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no ano de 2022. O Selo Ouro é o mais alto reconhecimento para empresas que demonstram transparência na divulgação de seus dados de emissões de GEE no Brasil.

A vice-presidente executiva do Grupo SADA, Daniela Medioli, destacou que essa conquista reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e práticas de gestão transparentes alinhadas com diretrizes nacionais e globais. Essa realização é um passo importante do Grupo Sada na direção de metas de descarbonização até 2030, demonstrando o compromisso da empresa com a responsabilidade ambiental.

O Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido em parceria com instituições renomadas, visa estimular a cultura corporativa de inventário de emissões de GEE no Brasil e promover a luta contra as mudanças climáticas nas organizações. Essa conquista contribui para a construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

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Destaque no Ranking das Melhores Empresas do Sul

A Marcopolo, fabricante de veículos de transporte coletivo, obteve um lugar de destaque no cenário empresarial do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil. De acordo com a classificação realizada pela PwC e a revista Amanhã, a empresa conquistou o 16º lugar entre as 500 melhores empresas do estado gaúcho e a 42ª posição entre as 500 Maiores do Sul, subindo quatro posições no ranking estadual e seis no regional.

Essa conquista se deve ao desempenho sólido da empresa, resultado de sua estratégia focada em inovação, tecnologia, eficiência operacional, qualidade e segurança. O lançamento do ônibus 100% elétrico Attivi Integral, produzido em Caxias do Sul, impulsionou sua competitividade. Em 2022, a Marcopolo registrou uma receita líquida de R$ 5,4 bilhões. Portanto, um crescimento de 54,8% em relação a 2021, graças ao aumento na produção consolidada. A premiação ocorreu em 17 de outubro na FIERGS, em Porto Alegre, consolidando a posição da Marcopolo como líder no setor de fabricação de veículos de transporte coletivo.

Capacitação de Motorista Padrinho
Curso de Capacitação de Motorista Padrinho na Fabet-SP

Costa Brasil adota medidas para suprir suspensão da cabotagem

Grupo Sada
Trechos sem nível para navegação tem sido feito por meio de caminhões, o que reduziu o tempo das viagens

Diante da suspensão da cabotagem nos rios do Amazonas devido à estiagem, a Costa Brasil tem se preparado para atender seus clientes com alternativas eficazes. A empresa ampliou sua frota rodoviária, proporcionando saídas diárias entre Manaus e São Paulo, além de criar uma nova rota de navegação hidroviária segura. Com isso, o tempo de trânsito das mercadorias pode ser reduzido em até 10 dias.

De acordo com o diretor executivo da Costa Brasil, Márcio Salmi, o número de caminhões foi ampliado. Dessa forma, dobrando a capacidade da oferta do modal pela operadora logística. “Era importante que encontrássemos uma alternativa eficaz e rápida para os nossos clientes. Com o aumento da demanda pelo rodoviário e a ampliação da frota de caminhões, nossas saídas podem ser diárias entre Manaus/São Paulo (Guarulhos/Santos) e vice-versa”.

Congresso do Mecânico

Um dos maiores eventos de capacitação técnica para profissionais da mecânica automotiva, o Congresso Brasileiro do Mecânico chega à sua 6ª edição. Ademais, os participantes poderão assistir a palestras, workshops, demonstrações e debates com especialistas da indústria. Além disso, ter acesso a uma área de exposição com as principais marcas e produtos do mercado. Por fim, o evento ocorre no dia 21 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. A organização é da revista “O Mecânico”.

Estudo inédito sobre impacto da mudança climática em rodovias e ferrovias no Brasil

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O Ministério dos Transportes apresentou um estudo inédito que analisa os impactos e riscos da mudança climática sobre a infraestrutura de rodovias e ferrovias no Brasil. Assim como, os futuros projetos de transporte. A pesquisa revela um conjunto de 58 ações necessárias para a preservação da infraestrutura viária no país.

Desenvolvido com a colaboração de mais de 60 especialistas, esse estudo representa um passo fundamental para a criação de diretrizes mais resilientes e ecologicamente sustentáveis para os empreendimentos no setor de transportes.

Segundo Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, esse relatório estabelece as bases para a próxima fase do projeto, na qual a equipe técnica será encarregada de precificar as ações e indicar novas premissas para a concepção de políticas públicas e regulatórias no setor de infraestrutura de transportes.

estudo inédito
Estudo inédito foi apresentado para a imprensa no último dia 18 de outubro

O estudo avaliou os três principais tipos de impacto relacionados às rodovias e ferrovias: deslizamentos, erosões e altas temperaturas, além de outros dois impactos identificados exclusivamente nas rodovias, sendo alagamentos e queimadas.

No caso das rodovias, o relatório sugere a adoção de 10 medidas de adaptação e mitigação, juntamente com 11 soluções baseadas na natureza. Para as ferrovias, o estudo indica 14 medidas de adaptação e mais 16 soluções baseadas na natureza.

O estudo também criou cinco índices para medir o risco de impacto, variando de “Muito Baixo” a “Muito Alto”.

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Rodovias

Em relação ao modal rodoviário, o estudo aponta que os riscos de alagamentos e inundações nas estradas brasileiras são considerados “baixos” ou “muito baixos”. Isso na maioria do país, exceto em alguns trechos de “nível médio” nos estados do Pará e Maranhão, bem como em pontos específicos do litoral do Nordeste.

No entanto, trechos da BR-116 e da BR-381 apresentam médio e alto risco devido ao tráfego intenso, e a BR-163, no Pará, é afetada pela sensibilidade da infraestrutura e do meio biofísico da região. Mesmo considerando um cenário de altas emissões no curto prazo (2046 – 2065), 84,1% das rodovias se mantêm ao nível baixo de risco.

No que diz respeito a deslizamentos, o impacto é mais pronunciado nas rodovias das regiões Sul e Sudeste, como a Serra do Mar e a Serra Geral, bem como nas estradas litorâneas do Nordeste e na BR-230, entre Altamira e Marabá, no Pará. Quanto às erosões, os trechos mais críticos estão concentrados nas rodovias do Pará, com destaque para a BR-163, em estradas da região Sul e em trechos de vias do Nordeste, especialmente no litoral (BR-101), onde o risco é considerado médio.

Em relação a queimadas e incêndios, a ameaça é baixa para 68,1% da malha rodoviária brasileira, mas o risco médio atinge 31,9% das vias em regiões como o interior do Nordeste (MA, CE, RN e BA) e do Norte (Tocantins e Pará). No caso das consequências associadas às altas temperaturas, há um predomínio do nível médio de riscos, atingindo 63,2% da malha rodoviária brasileira, principalmente em trechos no interior do país.

Ferrovias

O estudo revela a necessidade de medidas preventivas para reduzir os impactos da ameaça climática em algumas das linhas férreas brasileiras. O índice de Risco Climático (IRC) das ferrovias apresentou níveis “alto” e “muito alto”. Isso para deslizamentos em trechos nas estradas de ferro do Litoral de São Paulo, Minas/Rio, Vitória/Minas e Carajás, entre Pará e Maranhão. A ameaça de impacto com “nível alto” gerado por erosão está mais concentrada nas estradas de ferro Carajás, Minas-Rio e Vitória-Minas. Os impactos provocados por altas temperaturas ameaçam trechos das ferrovias Vitória-Minas, Minas-Rio, Carajás (PA-MA) e Porto Alegre-Uruguaiana (RS).

Mitigação

Para o modal ferroviário, o estudo recomenda medidas estruturais como o plantio de florestas de proteção. Além disso, o melhoramento da drenagem, o uso de musgos e líquens para controle de erosão. Inclui a substituição de trilhos articulados por trilhos soldados continuamente e o manejo de vegetação ao longo do corredor ferroviário, entre outras iniciativas.

No caso do modal rodoviário, as medidas estruturais incluem a melhoria da gestão nas planícies de inundação. Sobretudo, com a construção de túneis de drenagem embaixo de grandes rodovias e a instalação de barreiras naturais de sedimentação e florestas. Dessa forma, criando assim uma zona localizada de amortecimento de impactos climáticos.

O Ministério dos Transportes desenvolveu o projeto AdaptaVias. Isso em parceria com a Agência Alemã de Cooperação Internacional. Além disso, com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Sobretudo, com objetivo de aprimorar a adaptação da infraestrutura de transportes às mudanças climáticas. A pesquisa representa um importante avanço na busca por uma infraestrutura mais resiliente e preparada para enfrentar os desafios impostos pela mudança climática.

Capacitação de Motorista Padrinho
Curso de Capacitação de Motorista Padrinho na Fabet-SP

MIRA Transportes comemora 45 anos com mais investimentos

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O Grupo MIRA Transportes, que acaba de completar 45 anos, está em pleno processo de expansão e modernização de suas operações. Com previsão de crescimento geral de 22% para o ano de 2023, a empresa investe em tecnologia e veículos elétricos para atender às crescentes demandas de seus clientes.

O MIRA Transportes está consolidando sua presença em todas as regiões do Brasil. Uma das iniciativas é a expansão da filial no Espírito Santo, localizada na cidade de Viana. A nova instalação possui três vezes o tamanho da anterior e conta com 34 docas para operações de carga. A unidade também possui veículos próprios em parte de sua frota e um armazém de 3.000 metros quadrados, que passou por uma grande reforma para melhor atender os clientes da região.

Além disso, a empresa está ampliando suas operações no Estado de São Paulo, fornecendo agora serviços de distribuição de cargas em parceria com empresas locais. O MIRA já atuava com alguns clientes no Estado, incluindo a sua sede, situada no bairro Parque Novo Mundo, na capital paulista, que passou por investimentos de R$ 2 milhões em melhorias.

O Diretor Geral do MIRA Transportes, Roberto Mira Júnior, destaca a importância dessa expansão. “A região Sudeste é bastante pujante em nossa federação. Por isso não podíamos deixar de olhar com mais apreço pelos nossos clientes, que precisam de serviços de distribuição e coleta de cargas. Isso ajudará a expandir nossos trabalhos e conseguir conectar melhor os clientes do Centro-Oeste e Norte com os do Sudeste”, disse.

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Veículos elétricos e tecnologia

Em consonância com a tendência de investimentos em veículos elétricos no setor de transporte, o MIRA Transportes também planeja incorporar caminhões elétricos em sua frota. A empresa tem como meta eletrificar 10% de sua frota até 2025, o que representará aproximadamente 30 a 50 caminhões elétricos.

Além dos veículos elétricos, a área de Business Intelligence do MIRA tem se expandido nos últimos anos. Para isso, ela tem utilizado informações precisas para aprimorar o sistema de coleta e distribuição de cargas. Além disso, estabelece parcerias com especialistas em Internet das Coisas (IoT).

45 Anos de História

O ano de 2023 marca o 45º aniversário do Grupo MIRA Transportes, que passou por uma significativa reestruturação. A empresa realizou mudanças em todas as equipes, reduziu custos e buscou uma maior profissionalização.

Veloe
Fabet-SP

Roberto Mira Júnior comenta esse momento empolgante. “Estamos com expansão para novas regiões, sobretudo, incluindo novas filiais no Espírito Santo e Amazonas. Nossos clientes cresceram e com isso veio a demanda por atendê-los de forma mais acentuada nessas regiões”, destaca.

O Grupo MIRA Transportes segue seu plano de expansão para as regiões Norte, Sul e Sudeste. Ademais, recentemente, inaugurou filiais em Vila Velha (ES), Cachoeirinha (RS) e Manaus (AM), e tem planos de continuar expandindo nesses locais.

Por fim, o Grupo MIRA Transportes, com capital 100% nacional, foi fundado em 1978 por Roberto Mira para ser referência na prestação de serviços em transporte de cargas e encomendas. Atualmente conta com cerca de 3 mil profissionais diretos e indiretos, a empresa atende clientes de diversos segmentos, nas operações de transporte de cargas fracionadas e integração entre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

News#10: Veloe Go lança novo app para gestão de frotas e outras notícias

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A Veloe Go, empresa de soluções para gestão de transporte e frota, apresenta seu mais recente lançamento para o mercado B2B: o Veloe Go para Motoristas. Esse aplicativo reúne tecnologia e serviços para simplificar a rotina de grandes e médios operadores de transporte, micro transportadores e caminhoneiros autônomos.

De maneira intuitiva e de fácil acesso, o Veloe Go para Motoristas proporciona uma variedade de serviços de frota em um ambiente digital único.

Mauro Telles, superintendente de produtos da Veloe, destaca: “Apenas cerca de 15% das empresas, no entanto, utilizam uma solução de gestão de frota que pode ajudar a reduzir gastos e otimizar o controle e parâmetros da operação, dos veículos e motoristas.”

Entre as funcionalidades do app, destaca-se o pagamento do abastecimento via QR Code. A transação é simples e segura, realizada por meio de QR Codes disponíveis nos postos parceiros.

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Operação 24 horas da Multilog

Multilog, uma das principais operadoras de logística integrada do Brasil, lançou uma operação 24 horas em seus armazéns alfandegados em São Paulo, tornando-se pioneira na zona secundária aduaneira a adotar esse modelo de funcionamento. A empresa já está colhendo os benefícios dessa operação contínua, proporcionando maior agilidade e flexibilidade nas operações de recebimento e expedição de cargas para seus clientes.

Os armazéns alfandegados de São Paulo atendem a diversos setores e movimentam mais de 4,6 mil processos mensalmente. A expectativa é atrair mais clientes desses setores, bem como reduzir custos, diminuir o tempo de espera e simplificar procedimentos aduaneiros. A Multilog demonstra seu compromisso em aprimorar a logística integrada no Brasil com essa iniciativa inovadora.

Expansão no Nordeste

Veloe Go
HC Hornburg está nomeando representantes no Nordeste

A empresa HC Hornburg, com sede em Jaraguá do Sul (SC), está intensificando sua presença no Nordeste brasileiro. A estratégia de expansão inclui a nomeação de representantes comerciais em todos os nove estados da região e a coordenação de um supervisor de vendas exclusivo. Além disso, a empresa investiu 30 horas em treinamento por profissional para capacitar sua equipe comercial. Sobretudo, os resultados do primeiro semestre de 2023 já demonstram sucesso, com 31,25% das vendas do equipamento “Alaska” realizadas pela equipe do Nordeste. Ademais, essa iniciativa visa atender à crescente demanda por implementos rodoviários refrigerados e congelados na região.

Brasil Transport Invest em SP

Ministério dos Transportes realiza evento inédito em São Paulo, o Brasil Transport Invest, na B3, reunindo investidores e construtoras. O ministro Renan Filho apresentará a nova política de concessões rodoviárias, o portfólio de investimentos do Novo PAC e, por fim, lançará o Programa BR Legal 2.

Serviço: Brasil Transport Invest

Quando: quinta-feira (19) às 14 horas

Local: Arena B3, Bolsa de Valores de São Paulo (SP) – Praça Antonio Prado, 48, Centro Histórico de SP

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Retomada no setor de caminhões e ônibus elétricos e a gás no Brasil

A indústria de caminhões e ônibus movidos a energia elétrica e gás mostra reação em setembro e a retomada ao crescimento. De acordo com a Carta da Anfavea, o boletim mensal da associação que representa as montadoras de veículos no Brasil, em setembro foram licenciadas 83 unidades de caminhões e ônibus elétricos e a gás, um salto de 196% em relação às 28 unidades vendidas em agosto. Na comparação com setembro de 2022, o aumento foi de 100%, já que naquele mês foram comercializadas 44 unidades.

A maior parte das vendas em setembro foi de caminhões elétricos, com 76 unidades, entre o VW e-Delivery (o único fabricado no Brasil) e modelos importados. Já os caminhões a gás somaram sete unidades, todos da Scania, que é a única marca que disponibiliza essa opção no mercado nacional. A Iveco, que apresentou seus caminhões a gás na última Fenatran, ainda não iniciaram as vendas oficiais, mas tem realizado visitas técnicas a potenciais clientes.

retomada
Seção da Carta da Anfavea com os dados de caminhões e ônibus elétricos e a gás

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Acumula e perspectivas

Apesar do bom resultado mensal, o balanço do ano ainda mostra uma retração nas vendas de caminhões e ônibus elétricos e a gás. De janeiro a setembro, foram licenciados 399 veículos dessa categoria, uma queda de 50,9% em relação aos 813 veículos vendidos no mesmo período do ano passado.

Esse desempenho acompanha, em escala diferente, a queda geral do mercado de caminhões, que foi impactado pela entrada em vigor do Proconve P8, o novo padrão de emissões para veículos a diesel. No entanto, a indústria acredita na retomada.

No entanto, a tendência é que a demanda por veículos elétricos e a gás cresça nos próximos anos, seguindo o movimento global por uma mobilidade mais limpa e eficiente. O que ainda limita esse crescimento é a falta de infraestrutura para abastecimento dos veículos, seja com postos de gás biometano, com bombas de alta pressão para veículos comerciais, ou com eletropostos adequados para o carregamento de caminhões.

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