Sob o lema inspirador “Conheça os pioneiros da transformação”, a IAA TRANSPORTATION 2024, conhecido também como Salão de Hannover, promete ser o epicentro da inovação em mobilidade e logística. De 17 a 22 de setembro, esta feira internacional reunirá especialistas, visionários e decisores-chave de todo o mundo, consolidando-se como uma plataforma líder para o futuro do transporte sustentável.
O vibrante e envolvente Keyvisual, desenvolvido pela agência berlinense DANGEROUS., simboliza a dinâmica e a diversidade da indústria da mobilidade. Ao capturar uma ampla gama de veículos — desde caminhões eficientes e drones de entrega até transportadores de passageiros e bicicletas de carga — em um cenário dinâmico, o design ilustra vividamente o futuro interconectado do transporte e da logística.
Este cenário meticulosamente composto não apenas destaca a diversidade de soluções de transporte, mas também enfatiza a infraestrutura essencial que sustenta a mobilidade do futuro. A representação complexa convida os espectadores a explorar a fundo as inovações e compreender a profundidade e a amplitude das soluções apresentadas.
Jürgen Mindel, diretor-geral da Associação da Indústria Automotiva (VDA) responsável pelo IAA, ressaltou a importância do novo motivo e da sub alegação. “Eles refletem perfeitamente o espírito inovador e a diversidade necessária para impulsionar a mobilidade sustentável do futuro. Isso nos motiva a agir coletivamente para superar os desafios enfrentados pela nossa indústria”, afirmou.
A IAA TRANSPORTATION não se limita a ser uma vitrine para veículos e produtos; ela oferece um palco dinâmico para a troca de ideias e soluções entre pioneiros de diversos segmentos de mobilidade. A Conferência IAA, a Área de Startup, e a Experiência IAA são apenas algumas das iniciativas planejadas para fomentar discussões produtivas e promover networking entre participantes.
A feira também se destaca por sua abordagem inclusiva. Por certo, oferecendo experiências familiares no final de semana. Dessa forma, possibilitando que o público geral experimente as inovações em veículos livres de emissões em rotas seguras e em espaços públicos. Esta abordagem holística visa não apenas educar, mas também inspirar ação e participação ativa no futuro da mobilidade e do transporte sustentável.
“Nosso objetivo com o novo Keyvisual é ressaltar a complexidade. Além disso, a riqueza do setor de transporte e logística. Dessa forma, refletir o dinamismo e a inovação que caracterizam o IAA TRANSPORTATION 2024”, destacou Tim Benedicta Wegner, chefe de Comunicação da IAA.
Com a promessa de reunir os principais inovadores para o futuro do transporte, a IAA TRANSPORTATION 2024 O ponto de encontro global para a indústria. Os interessados são encorajados a marcar presença e contribuir para a moldagem do futuro da mobilidade durante este evento sem precedentes.
A Daimler Truck anunciou que superou um marco significativo de mais de um milhão de veículos conectados em sua plataforma digital global. Esta conquista reflete a conectividade veicular, aprimorando a segurança e produtividade das frotas de seus clientes.
Marcus Claesson, CIO da Daimler Truck, expressou sua visão sobre a importância desta conquista. “As soluções de conectividade representam a espinha dorsal de nossa inovação, sendo fundamentais para nos diferenciar no mercado competitivo. Com mais de um milhão de veículos conectados, estabelecemos uma base sólida para expandir ainda mais nossos serviços e soluções. Dessa forma, elevando o valor para nossos clientes e fortalecendo sua lealdade à marca, ao mesmo tempo, em que otimizamos nossa cadeia de valor.”
A empresa alcançou este marco implementando hardware telemático integrado e lançando uma plataforma digital global abrangente, disponível em todas as suas marcas de veículos. A Daimler Truck integrou sua robusta plataforma de conectividade em todos os principais modelos e segmentos, enquanto introduzia produtos digitais globalmente, sob marcas como Mercedes-Benz Uptime, Fleetboard, OmniPlus, Truckconnect e Detroit Connect.
Um dos benefícios mais notáveis dessas soluções digitais é a redução da necessidade de visitas não planejadas à oficina, graças a diagnósticos e atualizações remotas. Na Europa, por exemplo, as visitas não programadas foram reduzidas pela metade para clientes do Mercedes-Benz Trucks Uptime. Nos Estados Unidos, a Daimler Truck North America realizou mais de 500.000 atualizações remotas no último ano, minimizando significativamente as interrupções para os clientes.
Além disso, a plataforma de conectividade da Daimler Truck facilita o acesso dos clientes ao seu ecossistema logístico, proporcionando dados e percepções em tempo real sem a necessidade de hardware adicional. A empresa também estabelece parcerias com terceiros, ampliando as soluções logísticas disponíveis para seus clientes através de sua plataforma global.
Os produtos digitais também são cruciais na transição para veículos de emissão zero, oferecendo serviços para caminhões elétricos, como previsão de autonomia e monitoramento da condição da bateria. A conectividade será igualmente vital para o desenvolvimento futuro de veículos autônomos, promovendo soluções de suporte remoto e monitoramento sistemático.
Sanjiv Khurana, chefe do Grupo de Serviços de Conectividade da Daimler Truck, destaca o orgulho da empresa neste marco. “Este é o resultado de um esforço conjunto significativo. Continuaremos a investir em nossa plataforma de conectividade e soluções digitais. Ademais, tornando nossos caminhões e ônibus mais seguros, inteligentes e eficientes, e melhorando os negócios de nossos clientes.”
Com equipes globais e regionais trabalhando em centros de desenvolvimento, a Daimler Truck se mantém na vanguarda da inovação, visando firmemente o próximo milhão de veículos conectados e reforçando seu compromisso com a segurança, eficiência e sustentabilidade no transporte global.
Na mais recente renovação de sua frota, a Expresso Nordeste, tradicional companhia de transporte com sede em Campo Mourão–PR, escolheu a Iveco Bus como fornecedora de 30 novos ônibus. Os novos veículos, com chassi BUS 17-280 Euro 6 e encarroçados pela Mascarello, serão destinados para operações de fretamento.
Realizado por intermédio do concessionário Iveco Turim Diesel, de Maringá–PR, este negócio não apenas destaca a preferência da Expresso Nordeste por soluções de transporte. O chassi BUS 17-280 Euro 6, disponível para fretamento, transporte urbano e rodoviário de curta distância, demonstra a conquista de espaço que a marca conquistou no Paraná.
Produzido no Complexo Industrial de Sete Lagoas–MG, este modelo é equipado com motor dianteiro FPT N67, com injeção eletrônica Common Rail e da tecnologia de pós-tratamento Hi-eSCR (Redução Catalítica Seletiva) da FPT Industrial, tecnologia patenteada e exclusiva deste fabricante. Ela possui 280 cv a 2.500 rpm e 950 Nm de torque entre 1.250 rpm e 1.950 rpm.
Os novos ônibus da Expresso Nordeste incorporam o conceito de downspeeding, operando em baixas rotações. Dessa forma, oferecendo alto torque para a categoria. Esta característica permite menos trocas de marchas, redução do consumo de combustível e maximização da vida útil do motor, como destaca Paulo Kazuto, do Marketing Produto da Iveco Bus.
Com uma história que remonta a 1963, conectando estados como Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ademais, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além deles, Goiás e o Distrito Federal. E mais na rota internacional para o Paraguai, a Expresso Nordeste, por certo, valoriza parceiros que compreendam e atendam às especificidades de sua operação. A relação com a Iveco, conforme Charles Camargo, gerente comercial da Turim Diesel, é um exemplo da colaboração entre as duas empresas.
Para Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus, a escolha da Expresso Nordeste pela marca, certamente, confirma o potencial de crescimento no mercado brasileiro.
Há cinco anos, a Noma do Brasil lançou a Geração Titanium, uma revolução no segmento de implementos rodoviários. O objetivo foi oferecer uma linha de carretas premium para diversos segmentos do transporte brasileiro.
Desde então, a empresa permanece na vanguarda desta indústria, sempre buscando melhorias e soluções para os desafios enfrentados pelos transportadores brasileiros. Para marcar a consolidação do sucesso da linha mais premium de implementos rodoviários do Brasil, a fabricante lança uma série especial comemorativa, a Night Edition, limitada em 55 unidades numeradas e com características exclusivas.
A Série Night Edition conta com todos os equipamentos e acessórios de série, como capas das porcas de rodas cromadas com logo Noma, protetores laterais na cor preta, arcos, lona com logo exclusivo Night Edition, , caixa de cozinha, caixa de ferramenta e os 17 pneus radiais na medida 295
A Série Night Edition está disponível para o modelo Graneleiro 4º eixo, comprimentos de 13,5 e 14 m, com todos os equipamentos e acessórios de série. Entre as características exclusivas, ela conta com tira finas de alumínio na cor preto fosco, rodas pretas, chassi preto fosco, capas das porcas de rodas cromadas com logo Noma, protetores laterais na cor preta, arcos, lona com logo exclusivo Night Edition, caixa de cozinha, caixa de ferramenta e os 17 pneus radiais na medida 295. E com tudo isso, apresenta o menor peso da categoria: apenas 9.300 kg, já incluindo todos os acessórios.
No modelo Graneleiro 4º Eixo proporciona a vantagem da composição com cavalo mecânico 6×2
Inovação em design, redução de peso e robustez
A Geração Titanium é uma evolução, lançada em 2019, da já consagrada Linha Fênix, e começou a ser reconhecida desde o início, estando consolidada pelo mercado como a mais leve e robusta do Brasil. Essa geração também traz benefícios ambientais importantes, uma vez que, por ser mais leve , reduz o consumo de combustível.
Além disso, os implementos rodoviários da Geração Titanium são referência em modernidade, segurança e funcionalidade. Com um grande know-how, desenvolvimento em conjunto com os melhores fornecedores de componentes e com o design italiano da Italdesign e da italiana Lago Accessori, a Geração Titanium oferece soluções efetivas aos transportadores.
A Noma foi a primeira fabricante de implementos rodoviários a ter 100% de seus produtos com iluminação em LED, e tornou o Safe Light e o TPMS padrão em todas as linhas de implementos rodoviários da nova Geração Titanium desde 2020
Toda a parte estrutural foi desenvolvida pela engenharia da Noma do Brasil, no Paraná. Os implementos rodoviários Noma conseguiram o reconhecimento de leveza e robustez graças ao uso de aços estruturais de alta resistência e diversos componentes em alumínio.
Desde 2010, a Italdesign é uma subsidiária da Lamborghini, do Grupo Volkswagen, e com ações ainda pertencente à família Giugiaro. Ela é líder no mercado global em design, engenharia e prototipagem, responsável pelo desenvolvimento visual de veículos de importantes marcas europeias, como Audi, BMW, Bugatti, Maserati e Lamborghini, entre outras. Já a Lago Accessori é uma indústria especializada em acessórios e componentes para implementos rodoviários e possui uma filial no Brasil, a Lago do Brasil, com sede em Flores da Cunha (RS). Juntas, elas participaram, do projeto estético e funcional na nova Geração Titanium durante dois anos de estudos com a Noma.
Diferenciais em segurança
Os modelos da Geração Titanium fizeram sucessos desde o início graças a diversos diferenciais. Entre eles, acabamento superior e sistemas de proteção laterais presos por dentro do chassi para redução de ruídos.
Vale destacar os para-lamas envolventes e os para-barros com sistema anti-spray. Eles não apenas conferem um visual elegante aos veículos, mas também têm uma função prática. Reduzem a névoa para os lados e para trás, evitando que outros veículos ou pedestres sejam atingidos durante chuvas, ou ao passar por poças d’água.
Série Especial limitada em 55 unidades e todas com número exclusivo
Tecnologia Carbon-Fiber
Na área de segurança, a Geração Titanium se destaca pelo uso da tecnologia patenteada Lona de Freio Carbon-Fiber (fibra de carbono). Esse sistema revolucionário está presente nas lonas de freios e traz benefícios significativos:
— Redução de Temperatura: as lonas de freios com fibra de carbono dissipam o calor de forma mais eficiente. Isso resulta em uma redução significativa da temperatura das rodas, evitando o superaquecimento durante frenagens intensas.
— Vida Útil Prolongada: a tecnologia Carbon-Fiber aumenta a vida útil das lonas de freios em mais de 50%. Isso significa menos trocas de lonas e menos manutenção. Inclusive, há casos de aumento da vida útil em até 300%. Ademais, geralmente com composição com cavalo mecânico equipado com moderno sistema de freio motor e conduzido por motorista bem treinado.
— Aumento da vida útil do tambor de freio: com uma maior eficiência na frenagem, a vida útil do tambor de freio utilizando lonas Carbon-Fiber é 50% maior do que quando se utiliza uma lona de freio comum.
— Benefícios Adicionais: além de proteger os freios, a redução da temperatura também beneficia os pneus. Por certo, o calor excessivo dos sistemas de freios convencionais pode causar a perda do pneu por quebra do talão. Com o Carbon-Fiber , essa possibilidade é minimizada, prolongando a vida útil dos pneus.
No link do artigo abaixo, leia também sobre as inovações de segurança do sistema de iluminação Safe Light. Além disso, sobre o Sistema de Monitoramento de Pneus (TPMS), que tornaram padrão em toda a linha desde 2020.
Atuando, principalmente, nas linhas de Graneleiro, Basculante, Sider, Furgão Frigorífico, Furgão, Tanque, Florestal, Biomassa e Carrega Tudo, a Noma do Brasil conta com a moderna linha de produtos da Geração Titanium. Dessa forma, preparada para seguir na liderança tecnológica nos próximos anos.
Campinas, São Paulo — Em um marco significativo para a indústria automotiva da América Latina, a Pirelli inaugurou Laboratórios de Desenvolvimento de Materiais e Indoor e lançou a pedra fundamental do Centro Logístico de Armazenamento de pneus e matérias-primas. O evento, liderado por Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina, simbolizou não apenas a abertura oficial dos laboratórios, mas também o início da construção do armazém, que está prevista para ser uma peça fundamental na logística da empresa.
O Polo Industrial de Campinas, já conhecido por sua relevância no cenário industrial brasileiro, foi o local escolhido para estas significativas adições à infraestrutura da Pirelli. A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, incluindo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, além de vereadores e secretários municipais.
Uma das salas de teste de pneus Pirelli. Foto: Pirelli/Marcelo Machado de Melo
Com um investimento de R$ 200 milhões, as novas estruturas são parte do plano industrial da Pirelli, visando consolidar e fortalecer a posição estratégica da empresa na América Latina. Este investimento não apenas impulsiona a inovação, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do setor automotivo da região, reforçando a excelência da Pirelli na indústria de pneus.
“A fábrica de Campinas se reafirma, com estes investimentos, como o ponto nevrálgico da tecnologia. Sobretudo, da produção de pneus Pirelli na América Latina,” afirmou Alarcon. Ele destacou a importância dos novos laboratórios e do armazém para a segurança, excelência técnica, e inovação, além de promover uma gestão mais eficiente e competitiva na produção e distribuição de pneus.
O prefeito Dário Saadi salientou a importância do investimento da Pirelli para o município e região. Ele enfatizou o desenvolvimento econômico, geração de negócios e empregos que as novas instalações trarão. “Empresas como a Pirelli projetam o nome de Campinas internacionalmente,” comentou Saadi, referindo-se à capacidade da cidade de atrair iniciativas inovadoras e de alta tecnologia.
Além dos laboratórios e do centro logístico, a comitiva visitou a recém-inaugurada planta de pneus de moto. Certamente, uma demonstração da dedicação da Pirelli em aprimorar as fronteiras tecnológicas e de produção. A empresa também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade. A fim de adotar práticas como o reuso de 100% da água da fábrica. Além disso, a não utilização de plásticos de uso único, e a recuperação de 99% dos resíduos.
O novo armazém, uma parceria entre a Pirelli, a TZI Properties, e a Galápagos Capital, será construído pela Monto Engenharia. Ademais, tem previsão de entrar em operação no primeiro trimestre de 2025. Este centro logístico não só otimiza a cadeia de suprimentos da Pirelli. Por certo, contribui para a sustentabilidade ambiental, eliminando emissões de CO₂ correspondentes a cerca de 5.000 transportes de carga por ano.
Este desenvolvimento representa um passo significativo para a Pirelli. Por fim, para a indústria automotiva na América Latina, reafirmando o compromisso da empresa com a inovação, a excelência operacional, e a sustentabilidade.
Ana Jarrouge, presidente executiva do SETCESP e uma das mentes por trás do Movimento Vez & Voz, compartilhou sua visão sobre a importância desse evento. Segundo ela, o sucesso no setor passa por várias etapas, desde a idealização até o reconhecimento das ações implantadas. “Este último passo é de extrema importância, para que as ações adotadas pelas empresas sejam reconhecidas e sirvam de exemplo como boas práticas para nosso setor,” enfatiza Jarrouge.
O evento será realizado presencialmente na sede do SETCESP, em uma celebração ao mês das mulheres, e contará com uma programação rica em palestras e oportunidades de networking. A iniciativa reflete o compromisso contínuo do setor de transporte rodoviário de cargas com a inclusão e a diversidade, buscando não apenas dar voz, mas também vez às mulheres no ambiente de trabalho.
Este 3º Encontro do Movimento Vez & Voz e a 1ª Edição do Prêmio Vez & Voz prometem ser um marco no calendário do setor de transportes, revisitando discussões valiosas sobre igualdade de gênero e reconhecendo publicamente aqueles que estão na vanguarda dessa importante transformação.
No próximo dia 26 de março, a cidade de São Paulo testemunhará um marco importante. A fim de buscar maior equidade de gênero no setor de transporte rodoviário de cargas. O Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP) sediará o 3º Encontro do Movimento Vez & Voz, um evento que chega à sua terceira edição sob o tema “Coragem para Crescer”. Este encontro não apenas proporcionará um espaço para discussões e trocas de experiências significativas, mas também marcará a primeira edição do Prêmio Vez & Voz.
Este prêmio inovador procura iluminar, reconhecer e celebrar as iniciativas e projetos desenvolvidos por empresas do setor. Sobretudo, as que se dedicam a fomentar a equidade de gênero e a ampliar a participação feminina numa área tradicionalmente dominada por homens. As categorias de premiação incluem “Motorista”, “Liderança” e “Mais Mulheres no TRC”. Por fim, refletindo os diversos modos pelos quais as empresas podem contribuir para a diversidade e a inclusão.
Em um passo significativo, a Scania anunciou no último dia 12 de março de 2024, a expansão de suas iniciativas em soluções de transporte autônomo hub-to-hub (transporte entre dois destinos fixos) por meio do lançamento de seu Programa Piloto Comercial Autônomo.
Para isso, a Scania estreita laços com a Plus, uma empresa líder em tecnologia autônoma com sede nos EUA, integrando a tecnologia SuperDrive de Nível 4 da Plus nos veículos da Scania e, futuramente, nos veículos das outras marcas do TRATON Group (MAN, Navistar e Volkswagen).
A tecnologia SuperDrive de Nível 4 da Plus representa um avanço significativo no campo da direção autônoma. Com a capacidade de operar sem intervenção humana em determinados cenários controlados, o Nível 4 de autonomia oferece uma liberdade sem precedentes na experiência de condução. O sistema SuperDrive é uma solução robusta que promete transformar a maneira como interagimos com nossos veículos, proporcionando uma operação segura e eficiente em diversas condições de tráfego e ambientes.
Alguns estados nos Estados Unidos, como a Califórnia e Indiana, estão aprovando legislações que permitem a circulação de caminhões autônomos em estradas, porém, com um motorista humano obrigatório na cabine. Ainda é um assunto polêmico e não bem resolvido entre as empresas de tecnologia e o legislativo. Isso no caso de vias públicas. Em ambientes privados, como mineradoras, pátios de indústrias, portos e fazendas, não há restrições. E a Scania está consciente disso, tanto que, neste projeto, há previsão da presença de motoristas humanos.
Este movimento estratégico é uma resposta ao crescente interesse por veículos autônomos no setor de transporte, proporcionando aos clientes da Scania soluções adaptáveis que se integram perfeitamente às suas operações existentes. “Nossa visão é fornecer tecnologias autônomas totalmente integradas que operem de maneira eficiente na infraestrutura e dos fluxos operacionais de nossos clientes,” destaca Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de Soluções Autônomas da Scania.
O Programa Piloto Comercial Autônomo surge em um contexto de busca por eficiência operacional. Além disso, redução de emissões e melhoria da segurança nas estradas, ao mesmo tempo que se enfrenta a escassez global de motoristas. Com a tecnologia de condução autônoma Nível 4 da Plus, os caminhões da Scania estão preparados para testes em vias públicas europeias. Certamente, sempre com um motorista de segurança a bordo, antecipando operações comerciais piloto e, posteriormente, a produção em série e implantação global.
“A Plus está entusiasmada em ser a parceira de longo prazo da Scania em tecnologia de autonomia. Vamos utilizar nossa experiência global para impulsionar o desenvolvimento de caminhões autônomos de alta desempenho. Dessa forma, integrar segura e eficaz às operações dos clientes,” afirma Shawn Kerrigan, COO e co-fundador da Plus.
A colaboração entre a Scania e a Plus é um marco no compromisso do TRATON Group. Por certo, personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Este desenvolvimento, por fim, promete transformar o setor de transporte de cargas. Dessa forma, marcando o início de uma nova era em eficiência e segurança na logística mundial.
O Grupo Volvo formalizou uma parceria estratégica com a Westport Fuel Systems Inc. Este acordo, alinhado com a Carta de Intenções previamente anunciada, visa estabelecer uma joint venture que será fundamental para acelerar a comercialização e adoção em escala global da tecnologia de ponta HPDI da Westport.
Esta tecnologia de sistema de combustível de injeção direta de alta pressão é vista como um marco no caminho para um futuro mais verde, prometendo eficiência energética e redução significativa das emissões em aplicações de transporte de longo alcance e maquinário off-road.
O fechamento da joint venture está sujeito a certas condições de fechamento, incluindo aprovações regulatórias e governamentais. Prevê-se que a joint venture entre em operação após o fechamento formal previsto para o segundo trimestre de 2024.
A Injeção Direta de Alta Pressão (HPDI) é uma tecnologia de sistema de combustível que pode ser aplicada em veículos com motores de combustão interna para substituir combustíveis emissores de gases de efeito estufa, como o diesel, por combustíveis neutros ou com zero carbono, como biometano ou hidrogênio.
“A descarbonização com motores de combustão interna movidos a combustíveis renováveis, especialmente com injeção direta de alta pressão (HPDI), desempenha um papel importante em soluções sustentáveis. O HPDI está na estrada em caminhões Volvo há mais de cinco anos. É uma tecnologia comprovada que permite aos clientes reduzirem significativamente as emissões de CO₂ em aplicações LBG (biogás liquefeito) aqui e agora e é um caminho potencial para o hidrogênio”, afirma Lars Stenqvist, diretor de Tecnologia do Volvo Group.
Conforme anunciado, a Westport contribuirá com determinados ativos e oportunidades de HPDI, incluindo ativos fixos, propriedade intelectual e negócios relacionados, para a joint venture. O Grupo Volvo adquirirá uma participação de 45% na joint venture pelo valor de aproximadamente US$ 28 milhões, pagáveis no fechamento, mais até US$ 45 milhões adicionais, dependendo do desempenho da joint venture.
A Iveco Brasil, marca pertencente ao Iveco Group, anuncia sua presença na Copa Truck 2024, dando início às competições no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS).
Dentre as novidades para a temporada, destaca-se a contratação de Felipe Tozzo, #57, da Dakar Motorsports, que agora disputará a categoria Super Pro, ao lado do piloto Leandro Totti, conhecido como “O Marvado”, #73, tricampeão de corridas de caminhão e mais novo reforço da equipe. Já pela Usual Racing, o time conta com os veteranos Welington Cirino #6, Danilo Dirani #28 e Djalma Pivetta #21.
Pelo segundo ano consecutivo, o modelo a Iveco mantém o S-Way como parceiro para ser o Safety Truck, responsável por guiar o pelotão de mais de 30 caminhões ao longo das nove etapas do campeonato.
A potência, trabalhada para competição de alta intensidade de uso por curto tempo, impressiona com os seus mais de 1.000 cavalos e o torque máximo superior a 3.000 Nm. Isso permite alcance de velocidade acima de 240 km/h. Logicamente, que um caminhão de competição é preparado para ter alta desempenho sem se preocupar com durabilidade ou com TCO (Total Custo de Operação). No entanto, submeter os motores e todos os componentes em situações extremas de uso auxiliam a engenharia da Iveco Brasil e da FPT Industrial a aperfeiçoar e até recriar os componentes dos caminhões vendidos aos transportadores.
A Fórmula 1 tem sido uma verdadeira incubadora de tecnologias que, com o tempo, migraram para os carros vendidos aos consumidores finais. Exploremos algumas dessas inovações:
Paddle Shifters (Aletas para Trocas de Marcha): essas aletas atrás do volante, que permitem mudanças de marcha sem a necessidade de uma alavanca de câmbio, foram testadas pela primeira vez em 1989 pela Ferrari. Hoje, elas estão presentes em muitos modelos automáticos, tornando as trocas de marcha mais ágeis e divertidas para os motoristas.
Suspensão ativa: a Williams revolucionou a suspensão ativa na Fórmula 1 em 1992. Esse sistema adaptativo utiliza atuadores hidráulicos para ajustar a suspensão durante as curvas, proporcionando uma condução mais suave e melhor sustentação negativa do veículo. Embora tenha sido desenvolvido para corridas, a tecnologia da suspensão ativa também encontrou seu caminho para carros de rua.
Freios melhores: os discos de freio altamente eficientes, comumente usados em carros de rua, são uma herança direta da Fórmula 1. A busca por desempenho nas pistas levou ao desenvolvimento de sistemas de freio mais avançados, que agora beneficiam todos os motoristas.
Aerodinâmica avançada: as pesquisas em aerodinâmica na Fórmula 1 influenciaram o design de carros de rua. Conceitos como spoilers, difusores e saias laterais, inicialmente desenvolvidos para melhorar o desempenho nas corridas, agora também são aplicados em automóveis comuns e nos caminhões.
Motorização eficiente: a busca por maior eficiência energética nas pistas levou ao desenvolvimento de motores mais potentes, sobretudo, econômicos. Tecnologias como injeção direta, turbocompressores e sistemas híbridos têm suas raízes na Fórmula 1. Afinal, agora são tecnologias comuns em carros de rua.
Por fim, essas são apenas algumas das muitas tecnologias que nasceram na Fórmula 1. Por certo, hoje fazem parte do nosso cotidiano automobilístico. A paixão pela velocidade e, sobretudo, a busca incessante por inovação continuam a impulsionar a indústria automotiva globalmente. Com certeza, todas empresas do setor de fabricação de caminhões estão na Copa Truck em busca de algo além de marketing, mas também, de testes extremos de seus veículos e componentes.
Educação em transporte e logística
Inscrições abertas
Maurício Corrêa, gerente de Marketing da Iveco, destaca a confiança na capacidade do S-Way de levar a equipe ao pódio. “O S-Way é um caminhão robusto que entrega o conjunto perfeito para os pilotos disputarem o título com máxima desempenho e durabilidade. Não tenho dúvida que o bruto terá um desempenho de destaque nesta temporada a fim de levar o nome da Iveco ao pódio.”
O setor de transporte rodoviário de cargas no Brasil, responsável por movimentar aproximadamente 65% (na União Europeia é de 77%) de todos os produtos produzidos no país, enfrenta um período de intensas transformações e desafios para contratação de motoristas.
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Paulista do Transporte de Cargas (IPTC), a pedido do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo e Região (Setcesp), revelou dados significativos sobre as práticas de contratação no setor. O estudo aponta que, ao longo de 2023, 70% das vagas para motoristas foram preenchidas por profissionais agregados ou autônomos, evidenciando uma preferência crescente das empresas por essa modalidade de contratação.
Adriano Depentor, presidente do Conselho Superior e de Administração do Setcesp, interpreta esses números como um reflexo da atual conjuntura do setor. “O desafio de encontrar mão de obra qualificada e experiente leva as empresas a optarem cada vez mais pela contratação de terceiros, visando reduzir custos e flexibilizar o processo de contratação”, afirma Depentor. Essa tendência, segundo ele, não é nova, mas ganhou destaque em 2023 devido às circunstâncias do mercado e às demandas específicas do setor.
A recente alteração na Lei do Motorista, declarada em partes inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em julho de 2023, impactou significativamente a dinâmica do setor. A proibição de flexibilizar o descanso obrigatório entre jornadas e outras restrições aumentaram as dificuldades operacionais, levando as empresas a enxergarem na terceirização uma alternativa viável para manter a produtividade.
Adauto Bentivegna Filho, assessor jurídico do Setcesp, destaca a importância de adaptar as estratégias de contratação às novas regras. “A terceirização surge como uma solução para contornar as limitações impostas pela legislação. Ademais, permitindo uma operação mais flexível e ajustada às necessidades do mercado”, explica Bentivegna.
Para uma contratação terceirizada eficaz e segura, o Setcesp ressalta a necessidade de um gerenciamento de riscos sólido. Sobretudo, estabelecer padrões claros de operação e capacitação. “O motorista, seja ele contratado diretamente ou terceiro, representa a empresa perante os clientes. Portanto, é crucial que ele esteja alinhado com os valores e práticas da organização”, conclui Depentor.
A inclusão da mulher condutora pelo Movimento a Voz Delas
O Movimento a Voz Delas, uma iniciativa da Mercedes-Benz do Brasil com diversos parceiros, celebra o sucesso da 2ª edição da promoção “Na Direção dos Seus Sonhos”. Este projeto visa apoiar mulheres na conquista da habilitação profissional para dirigir veículos pesados. Por certo, marca um significativo passo em direção à igualdade de gênero e à independência feminina no setor de transporte.
As contempladas desta edição foram Denise Pereira de Souza, Luzia Gessica Ferreira e Rejane Moreira, selecionadas pelo Grupo Toniato para a categoria D.
Ademais, Marina Harth pela Reiter Log para a categoria E. A iniciativa abriu portas para estas mulheres iniciarem uma promissora carreira na condução de caminhões, ônibus, micro-ônibus e veículos combinados, como carretas bitrem.
Ebru Semizer, gerente sênior de Pós-Vendas da Mercedes-Benz do Brasil, expressou seu entusiasmo com o crescente interesse feminino na indústria.
Com mais de 60 empresas parceiras, o Movimento A Voz Delas incluiu 30 mulheres na 1ª edição da promoção. Além disso, a criação de um site com conteúdo exclusivo para mulheres no transporte. Por fim, a implementação de diversas outras iniciativas voltadas para o fortalecimento do profissional feminino.