domingo, maio 19, 2024

Pirelli expande suas operações com novas instalações em Campinas

Campinas, São Paulo — Em um marco significativo para a indústria automotiva da América Latina, a Pirelli inaugurou Laboratórios de Desenvolvimento de Materiais e Indoor e lançou a pedra fundamental do Centro Logístico de Armazenamento de pneus e matérias-primas. O evento, liderado por Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente sênior da Pirelli na América Latina, simbolizou não apenas a abertura oficial dos laboratórios, mas também o início da construção do armazém, que está prevista para ser uma peça fundamental na logística da empresa.

O Polo Industrial de Campinas, já conhecido por sua relevância no cenário industrial brasileiro, foi o local escolhido para estas significativas adições à infraestrutura da Pirelli. A cerimônia contou com a presença de figuras importantes, incluindo o prefeito de Campinas, Dário Saadi, o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, e o presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rossini, além de vereadores e secretários municipais.

Campinas
Uma das salas de teste de pneus Pirelli. Foto: Pirelli/Marcelo Machado de Melo

Com um investimento de R$ 200 milhões, as novas estruturas são parte do plano industrial da Pirelli, visando consolidar e fortalecer a posição estratégica da empresa na América Latina. Este investimento não apenas impulsiona a inovação, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico do setor automotivo da região, reforçando a excelência da Pirelli na indústria de pneus.

Leia também:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

“A fábrica de Campinas se reafirma, com estes investimentos, como o ponto nevrálgico da tecnologia. Sobretudo, da produção de pneus Pirelli na América Latina,” afirmou Alarcon. Ele destacou a importância dos novos laboratórios e do armazém para a segurança, excelência técnica, e inovação, além de promover uma gestão mais eficiente e competitiva na produção e distribuição de pneus.

O prefeito Dário Saadi salientou a importância do investimento da Pirelli para o município e região. Ele enfatizou o desenvolvimento econômico, geração de negócios e empregos que as novas instalações trarão. “Empresas como a Pirelli projetam o nome de Campinas internacionalmente,” comentou Saadi, referindo-se à capacidade da cidade de atrair iniciativas inovadoras e de alta tecnologia.

Além dos laboratórios e do centro logístico, a comitiva visitou a recém-inaugurada planta de pneus de moto. Certamente, uma demonstração da dedicação da Pirelli em aprimorar as fronteiras tecnológicas e de produção. A empresa também reforçou seu compromisso com a sustentabilidade. A fim de adotar práticas como o reuso de 100% da água da fábrica. Além disso, a não utilização de plásticos de uso único, e a recuperação de 99% dos resíduos.

O novo armazém, uma parceria entre a Pirelli, a TZI Properties, e a Galápagos Capital, será construído pela Monto Engenharia. Ademais, tem previsão de entrar em operação no primeiro trimestre de 2025. Este centro logístico não só otimiza a cadeia de suprimentos da Pirelli. Por certo, contribui para a sustentabilidade ambiental, eliminando emissões de CO₂ correspondentes a cerca de 5.000 transportes de carga por ano.

Este desenvolvimento representa um passo significativo para a Pirelli. Por fim, para a indústria automotiva na América Latina, reafirmando o compromisso da empresa com a inovação, a excelência operacional, e a sustentabilidade.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui