quinta-feira, setembro 19, 2024

Scania acelera implantação de transporte autônomo com presença de motorista humano

- Publicidade -

Em um passo significativo, a Scania anunciou no último dia 12 de março de 2024, a expansão de suas iniciativas em soluções de transporte autônomo hub-to-hub (transporte entre dois destinos fixos) por meio do lançamento de seu Programa Piloto Comercial Autônomo.

Para isso, a Scania estreita laços com a Plus, uma empresa líder em tecnologia autônoma com sede nos EUA, integrando a tecnologia SuperDrive de Nível 4 da Plus nos veículos da Scania e, futuramente, nos veículos das outras marcas do TRATON Group (MAN, Navistar e Volkswagen).

A tecnologia SuperDrive de Nível 4 da Plus representa um avanço significativo no campo da direção autônoma. Com a capacidade de operar sem intervenção humana em determinados cenários controlados, o Nível 4 de autonomia oferece uma liberdade sem precedentes na experiência de condução. O sistema SuperDrive é uma solução robusta que promete transformar a maneira como interagimos com nossos veículos, proporcionando uma operação segura e eficiente em diversas condições de tráfego e ambientes.

Leia mais:

Transpoeste 2024: a maior feira de transporte e logística do Oeste do Paraná

Alguns estados nos Estados Unidos, como a Califórnia e Indiana, estão aprovando legislações que permitem a circulação de caminhões autônomos em estradas, porém, com um motorista humano obrigatório na cabine. Ainda é um assunto polêmico e não bem resolvido entre as empresas de tecnologia e o legislativo. Isso no caso de vias públicas. Em ambientes privados, como mineradoras, pátios de indústrias, portos e fazendas, não há restrições. E a Scania está consciente disso, tanto que, neste projeto, há previsão da presença de motoristas humanos.

Este movimento estratégico é uma resposta ao crescente interesse por veículos autônomos no setor de transporte, proporcionando aos clientes da Scania soluções adaptáveis que se integram perfeitamente às suas operações existentes. “Nossa visão é fornecer tecnologias autônomas totalmente integradas que operem de maneira eficiente na infraestrutura e dos fluxos operacionais de nossos clientes,” destaca Peter Hafmar, vice-presidente e chefe de Soluções Autônomas da Scania.

O Programa Piloto Comercial Autônomo surge em um contexto de busca por eficiência operacional. Além disso, redução de emissões e melhoria da segurança nas estradas, ao mesmo tempo que se enfrenta a escassez global de motoristas. Com a tecnologia de condução autônoma Nível 4 da Plus, os caminhões da Scania estão preparados para testes em vias públicas europeias. Certamente, sempre com um motorista de segurança a bordo, antecipando operações comerciais piloto e, posteriormente, a produção em série e implantação global.

Saiba mais:

Senado da Califórnia aprova proibição de caminhões autônomos sem motorista

“A Plus está entusiasmada em ser a parceira de longo prazo da Scania em tecnologia de autonomia. Vamos utilizar nossa experiência global para impulsionar o desenvolvimento de caminhões autônomos de alta desempenho. Dessa forma, integrar segura e eficaz às operações dos clientes,” afirma Shawn Kerrigan, COO e co-fundador da Plus.

A colaboração entre a Scania e a Plus é um marco no compromisso do TRATON Group. Por certo, personalizadas para atender às necessidades específicas de cada cliente.

Conheça mais:

ENTENDA OS CINCO NÍVEIS DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS DEFINIDOS PELA SAE

 

Este desenvolvimento, por fim, promete transformar o setor de transporte de cargas. Dessa forma, marcando o início de uma nova era em eficiência e segurança na logística mundial.

Nos siga no LinkedIn!

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui