segunda-feira, maio 20, 2024

Copa Truck 2024 terá Iveco S-Way e os aprendizados

A Iveco Brasil, marca pertencente ao Iveco Group, anuncia sua presença na Copa Truck 2024, dando início às competições no Autódromo Internacional de Campo Grande (MS).

Dentre as novidades para a temporada, destaca-se a contratação de Felipe Tozzo, #57, da Dakar Motorsports, que agora disputará a categoria Super Pro, ao lado do piloto Leandro Totti, conhecido como “O Marvado”, #73, tricampeão de corridas de caminhão e mais novo reforço da equipe. Já pela Usual Racing, o time conta com os veteranos Welington Cirino #6, Danilo Dirani #28 e Djalma Pivetta #21.

Pelo segundo ano consecutivo, o modelo a Iveco mantém o S-Way como parceiro para ser o Safety Truck, responsável por guiar o pelotão de mais de 30 caminhões ao longo das nove etapas do campeonato.

Leia também sobre implementos:

Série Especial Night Edition marca os 5 anos da Geração Titanium de implementos rodoviários da Noma do Brasil

A potência, trabalhada para competição de alta intensidade de uso por curto tempo, impressiona com os seus mais de 1.000 cavalos e o torque máximo superior a 3.000 Nm. Isso permite alcance de velocidade acima de 240 km/h. Logicamente, que um caminhão de competição é preparado para ter alta desempenho sem se preocupar com durabilidade ou com TCO (Total Custo de Operação). No entanto, submeter os motores e todos os componentes em situações extremas de uso auxiliam a engenharia da Iveco Brasil e da FPT Industrial a aperfeiçoar e até recriar os componentes dos caminhões vendidos aos transportadores.

Leia também:

Lontano Transportes compra o caminhão n.º 10.000 financiado pela PACCAR Financial

A Fórmula 1 é o maior exemplo que temos

A Fórmula 1 tem sido uma verdadeira incubadora de tecnologias que, com o tempo, migraram para os carros vendidos aos consumidores finais. Exploremos algumas dessas inovações:

Paddle Shifters (Aletas para Trocas de Marcha): essas aletas atrás do volante, que permitem mudanças de marcha sem a necessidade de uma alavanca de câmbio, foram testadas pela primeira vez em 1989 pela Ferrari. Hoje, elas estão presentes em muitos modelos automáticos, tornando as trocas de marcha mais ágeis e divertidas para os motoristas.

Suspensão ativa: a Williams revolucionou a suspensão ativa na Fórmula 1 em 1992. Esse sistema adaptativo utiliza atuadores hidráulicos para ajustar a suspensão durante as curvas, proporcionando uma condução mais suave e melhor sustentação negativa do veículo. Embora tenha sido desenvolvido para corridas, a tecnologia da suspensão ativa também encontrou seu caminho para carros de rua.

Freios melhores: os discos de freio altamente eficientes, comumente usados em carros de rua, são uma herança direta da Fórmula 1. A busca por desempenho nas pistas levou ao desenvolvimento de sistemas de freio mais avançados, que agora beneficiam todos os motoristas.

Saiba mais

A Iveco realmente é “Be the Change”, pois chega de ser a lenda do pulo do sapo

Aerodinâmica avançada: as pesquisas em aerodinâmica na Fórmula 1 influenciaram o design de carros de rua. Conceitos como spoilers, difusores e saias laterais, inicialmente desenvolvidos para melhorar o desempenho nas corridas, agora também são aplicados em automóveis comuns e nos caminhões.

Motorização eficiente: a busca por maior eficiência energética nas pistas levou ao desenvolvimento de motores mais potentes, sobretudo, econômicos. Tecnologias como injeção direta, turbocompressores e sistemas híbridos têm suas raízes na Fórmula 1. Afinal, agora são tecnologias comuns em carros de rua.

Por fim, essas são apenas algumas das muitas tecnologias que nasceram na Fórmula 1. Por certo, hoje fazem parte do nosso cotidiano automobilístico. A paixão pela velocidade e, sobretudo, a busca incessante por inovação continuam a impulsionar a indústria automotiva globalmente. Com certeza, todas empresas do setor de fabricação de caminhões estão na Copa Truck em busca de algo além de marketing, mas também, de testes extremos de seus veículos e componentes.

Educação em transporte e logística
Gestão Estratégica de Transporte
Inscrições abertas

Maurício Corrêa, gerente de Marketing da Iveco, destaca a confiança na capacidade do S-Way de levar a equipe ao pódio. “O S-Way é um caminhão robusto que entrega o conjunto perfeito para os pilotos disputarem o título com máxima desempenho e durabilidade. Não tenho dúvida que o bruto terá um desempenho de destaque nesta temporada a fim de levar o nome da Iveco ao pódio.”

CALENDÁRIO COPA TRUCK 2024

17 de março: Campo Grande (MS)

14 de abril: Goiânia (GO)

12 de maio: Londrina (PR)

16 de junho: Santa Cruz do Sul (RS)*

4 de agosto: Interlagos (SP)

1 de setembro: Cascavel (PR)

13 de outubro: A confirmar (RS)*

17 de novembro: Curvelo (MG)

8 de dezembro: Goiânia (GO)

(*) circuitos a definir

Nos siga no LinkedIn!

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui