segunda-feira, fevereiro 10, 2025

Viação Gato Preto testa tecnologia que usa hidrogênio para reduzir consumo e emissões

O transporte público é um dos principais desafios para as grandes cidades, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e à qualidade do serviço. Pensando nisso, a  Viação Gato Preto, em parceria com a SPTrans, a Mercedes-Benz do Brasil e a Green Fuel, realizou um experimento inovador: testar o uso de um dispositivo que injeta hidrogênio nos motores a diesel.

O teste envolveu 10 ônibus urbanos, visando reduzir o consumo de  combustível e as emissões de poluentes. O transporte público é um dos principais desafios para as grandes cidades, especialmente no que diz respeito à sustentabilidade e à qualidade do serviço.

O dispositivo GF 420, desenvolvido pela Green Fuel, é um gerador de hidrogênio que utiliza água e energia elétrica para produzir o gás, que é misturado ao ar na admissão do motor. Segundo a empresa, o hidrogênio melhora a queima do diesel, aumentando, em cargas parciais a potência, o torque e a eficiência do motor, além de diminuir a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.

Viação Gato Preto
Dispositivo GF 420, desenvolvido pela Green Fuel

Para avaliar os benefícios da tecnologia, a Viação Gato Negro selecionou cinco ônibus chassi Mercedes-Benz O-500 U LE 1826, equipados com motores Euro 5, para receberam o dispositivo da Green Fuel. Ademais, outros cinco ônibus idênticos foram usados como controle, sem o dispositivo.

Os dez ônibus operaram normalmente na linha 856R-10 (Lapa x Socorro, extensão de 52 km, ida e volta). Os testes foram durante 90 dias, entre setembro e dezembro de 2023.

Os resultados

O experimento foi acompanhado pela SPTrans, que fiscalizou os ônibus e os abastecimentos, e pela Mercedes-Benz do Brasil. Além disso, a Netz Engenharia Automotiva foi responsável por monitorar os parâmetros de funcionamento dos motores e realizar as medições de consumo.

Os resultados foram positivos: os cinco ônibus com o dispositivo da Green Fuel apresentaram uma redução média de 4,05% no consumo de diesel em relação aos cinco ônibus sem o dispositivo. Isso significa uma economia de cerca de 80 litros de diesel por mês por ônibus. Portanto, uma redução de aproximadamente R$ 420,00 nos custos operacionais mensais por veículo.

Além disso, cada ônibus com o dispositivo da Green Fuel, que percorreram 10.000 km, durante os testes, deixaram de emitir 595 kg de CO2.

O experimento demonstrou que o uso do dispositivo da Green Fuel é uma alternativa viável. Além disso, eficaz para melhorar o desempenho dos motores a diesel e reduzir o impacto ambiental do transporte público.

Saiba mais

Green Fuel: a tecnologia brasileira com hidrogênio para veículos comerciais

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Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
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