domingo, dezembro 21, 2025

O TRANSPORTE DE CARGA EM MINAS GERAIS NA VISÃO DA DAF CAMINHÕES

Minas Gerais é segundo maior estado em transportes de cargas, o quarto maior em território, segundo em população, e terceiro maior PIB do País, superior a R$ 924 bilhões, segundo o IBGE. O Norte de Minas é uma região vasta, conhecida por sua diversidade econômica e pela necessidade constante de deslocamento de mercadorias. No epicentro desse cenário, a DAF Brasil ampliou rede de concessionárias no estado mineiro de seis para sete.

A Via Trucks Montes Claros já atende os transportadores em 85 municípios do Norte de Minas. Após alguns meses da inauguração, fizemos algumas perguntas ao diretor Comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim, para um maior conhecimento do transporte em Minas Gerais e dos planos da fabricante de caminhões para o estado, principalmente, o Norte de Minas. Confira abaixo:

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Frota News: A Via Trucks de Montes Claros atende quantos municípios do Norte de Minas?

Luis Gambim: Somente no Norte de Minas a Via Trucks já atende 85 municípios.

Dimensão da frota mineira

Frota News: Segundo dados do Denatran publicados no Anuário da CNT 2022, Minas Gerais possui 90.895 cavalos mecânicos e 362.092 caminhões chassi-rígido. É a terceira maior frota do país, atrás apenas de São Paulo e Paraná em cavalos mecânicos e a segunda maior frota em chassi rígido. A frota circulante é um mercado potencial para as peças TRP e de renovação de frota. Considerando esses dados, qual a fatia estimada do Norte de Minas? E qual o potencial de mercado para caminhões zero km?

Luis Gambim: Minas Gerais é um mercado potencial e estratégico para a marca. Com forte presença no agronegócio, o estado registrou, em 2022, o melhor PIB do agro na história, sendo responsável por 22,2% do total da atividade estadual. Além disso, a expressiva movimentação da indústria e das exportações fazem da região um mercado muito atrativo para as soluções de transporte da DAF. Desta forma, no potencial do mercado para caminhão zero quilômetro em Minas Gerais, a meta é conquistar 13% de participação no mercado de pesados e de 4% para semipesados.

E, para alcançar 100% da frota circulante do Norte de Minas, tanto com o fornecimento de peças como em serviços de oficina, a DAF Via Trucks aposta na alta disponibilidade de produtos, qualidade e o atendimento padrão DAF com preços competitivos. A rede de atendimento DAF e TRP multimarcas atende todos os veículos pesados e semipesados em parceria com os maiores fabricantes de peças, garantindo alta tecnologia e o melhor custo-benefício do mercado. Neste ano, comemoramos o décimo aniversário da DAF no Brasil com a marca de 30 mil caminhões produzidos e sabemos que o estado tem grande participação nesta conquista e, por isso, expandimos a presença da marca para evoluir ainda mais na região.

Volume e tipos de cargas

Frota News: Quais são os produtos mais transportados na região?

Luis Gambim: As diversas aplicações dos caminhões DAF atendem com o melhor desempenho e custo-benefício a grande diversidade e volume da produção regional, especialmente em alguns pontos, como Ipatinga, onde há a movimentação intensa de modelos off-road. Por isso, Minas Gerais é o segundo estado do Brasil em volume de fretes rodoviários, ficando atrás apenas de São Paulo, de acordo com levantamento da Fretebras. Os setores de produtos industrializados, construção civil e agronegócio foram os que mais movimentaram as estradas brasileiras no ano passado.

Destes, a safra de cana-de-açúcar, que em terras mineiras apresentou um crescimento significativo em 2022, superou as expectativas e indica um cenário promissor para o setor este ano. Já a desempenho favorável da produção de soja e de minério de ferro impulsionou os resultados do PIB da região no primeiro trimestre de 2023. Na composição associada às atividades, o setor agropecuário foi responsável por R$ 15 bilhões (7,4% do total) e a indústria, por R$ 56,3 bilhões (27,7% do total). 

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Qualificação profissional

Frota News: Como é a questão de mão-de-obra para o setor? Tanto para a concessionária, como mecânicos, etc., como para as transportadoras?

Luis Gambim: Alinhada às melhores práticas de mercado e ao alto padrão de qualidade DAF, os funcionários da fabricante e da rede de concessionárias recebem treinamento contínuo em diversas frentes sobre as novas tecnologias dos caminhões, operação e mecânica. As metodologias utilizadas pela DAF são compostas de abordagens práticas, teóricas e operacionais com foco na aprendizagem e multiplicação contínuas. Além dos treinamentos, as equipes realizam viagens para fomentar o intercâmbio de tecnologias e o desenvolvimento das aplicações regionais nos caminhões da marca.  Os instrutores da DAF Academy, responsáveis pela formação da rede de concessionárias, são qualificados tecnicamente e operacionalmente pela DAF Academy N.V, sede principal da DAF e Centro de Design e de Pesquisa e Desenvolvimento mundial da marca.

Outro programa de treinamento obrigatório para os funcionários das concessionárias é promovido também na DAF Academy, que oferece aos participantes uma Trilha de Aprendizagem composta de nove módulos com 360 horas de aulas técnicas sobre as tecnologias e funcionamentos dos sistemas dos caminhões DAF. Os investimentos sólidos da DAF em qualificação acompanham a expansão da fabricante no Brasil. Hoje, são 48 concessionárias pelo país e nove lojas multimarcas TRP que contam com mão de obra especializada. Os treinamentos oferecidos impactam diretamente na qualidade dos serviços de pós-venda. Assim, a DAF aprimora constantemente sua estrutura para entregar um atendimento premium aos clientes. A rede de concessionárias DAF conta, hoje, com 1.800 profissionais e 700 boxes de manutenção e reforma. Portanto, investir em treinamento e capacitação é ter profissionais cada vez mal preparados para pensar em soluções.

Atendimento móvel

Frota News: O Norte de Minas tem quase 62 mil km², portanto, uma região com necessidade de bastante deslocamento. Qual a infraestrutura da Via Trucks para atender um caminhão DAF, por exemplo, em uma cidade, por exemplo, Montalvânia?

Luis Gambim: A rede DAF de concessionárias mineiras está estrategicamente localizada nos principais corredores logísticos do estado. Atualmente, são 7 concessionárias prontas para atender todas as necessidades dos clientes em Minas. Elas estão nas cidades de Campanha (DAF Sancar Pontual), Muriaé (DAF Sancar Pontual), Uberlândia (DAF Somafertil) e Contagem (DAF Via Trucks). Então, recentemente, a DAF Somafertil inaugurou estrutura em Patos de Minas (MG). Ela é próxima a um corredor logístico que interliga as regiões Sul e Sudeste às regiões Norte e Nordeste. Decerto, no norte do estado, a DAF Via Trucks de Montes Claros conta com todos os serviços e está situada no segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil.

Assim, as concessionárias disponibilizam, ainda, o DAF Oficina Móvel. Decerto, ele garante rapidez, alta disponibilidade da frota e eficiência com um atendimento personalizado de manutenção preventiva e corretiva in loco. Assim, isso dispensa a necessidade de deslocamentos até a concessionária. Certamente, a empresa oferece o serviço por meio do veículo DAF LF, que serve como base para os serviços prestados. Ademais, o modelo viaja com equipamentos e acessórios que proporcionam a estrutura ideal para a realização dos trabalhos onde o cliente estiver. Assim, e com a mesma qualidade já altamente reconhecida na Rede DAF. Enfim, o cliente interessado pode realizar o agendamento diretamente em um dos postos de atendimento mais próximo. Dessa forma, lá vai receber a estrutura completa que executará os serviços no local, na data e horário escolhidos. Por fim, há o DAF Assistance, realiza o serviço de assistência técnica emergencial 24 horas em qualquer caminhão DAF.

ADDIANTE AMPLIA FROTA COM CAMINHÕES VW E TORNA-SE MULTIMARCA

A Addiante, empresa de locação e leasing de veículos comerciais, continua seu caminho rumo à expansão e diversificação de sua frota. Após as bem-sucedidas aquisições da Iveco e da Mercedes-Benz, a companhia resultante da parceria estratégica entre as gigantes brasileiras Randon e Gerdau acaba de expandir e fortalecer sua frota. A Addiante amplia seu portfólio com a compra de 20 caminhões VW Constellation 27.260 6×4. A VWCO é uma marca reconhecida e que crescerá no nosso portfólio de produtos locados para nossos clientes”, comenta o CEO da Addiante, Fabio Leite.

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A união entre as empresas Randon e Gerdau deu origem à Addiante. O novo negócio tem como foco os segmentos de locação e leasing de veículos comerciais. Essa parceria estratégica permitiu que a empresa nascesse com uma sólida base de conhecimento e experiência.

A locadora atua em todo o território nacional e nos mais variados segmentos do mercado. Entre eles, o agronegócio, construção, eletricitário, ferroviário, florestal, industrial, mineração, rodoviário, saneamento e sucroalcooleiro. Certamente, os 20 VW Constellation 27.260 rodarão, em sua grande maioria, no Rio Grande do Sul com uma base média de cinco mil quilômetros por mês.

Saiba mais:

Mercedes-Benz Actros e Iveco Tector

Enfim, com a recente aquisição também dos 35 cavalos mecânicos Actros, a Addiante demonstra mais uma vez sua determinação em oferecer aos seus clientes uma frota com modelos de diferentes marcas.

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Anteriormente, a Addiante havia investido em 22 caminhões da marca Iveco, sendo 20 deles do modelo Tector 260E30 e os outros dois do Tector 24.230. Ademais, essas aquisições reforçam o compromisso da empresa em fornecer soluções para diversos tipos de transporte.

Por fim, com essa nova etapa, a Addiante avança a sua posição para estar entre as principais do setor de locação de veículos comerciais no país.

COMO A DAIMLER TRUCK, DONA DA MERCEDES-BENZ E OUTRAS MARCAS, QUER ESTAR ATÉ 2030

O Grupo Daimler Truck, dono de marcas como a Mercedes-Benz, recentemente, realizou uma reunião com os envolvidos no negócio de fabricação e vendas de caminhões e ônibus no mundo. O objetivo foi anunciar o que querem até 2030 em termos de vendas, retorno de investimento e foco das tecnologias dos veículos. O relatório das metas é longo, mas resumimos para o leitor os principais pontos sobre os objetivos do grupo.

  • Recompra de ações
  • Retorno de 12% sobre as vendas com € 2 bilhões (equivalente a R$ 10,6 bilhões)
  • Crescimento da receita entre 40-60%
  • Lançamento de caminhões autônomos para gerar receita de € 3 bilhões (R$ 15,9 bilhões)
  • Foco em quatro plataformas globais: bateria, hidrogênio, diesel e software
  • Lançamento de motores a combustão movido a hidrogênio

Além da Mercedes-Benz Trucks e Buses, o Grupo Daimler Truck possui as marcas Freightliner Trucks, Western Star Trucks, FUSO Trucks e Buses, BharatBenz Trucks e Buses, RIZON Trucks, Thomas Built Buses e Setra (de ônibus completo).

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2023 —> 2025 —> 2030

“A Daimler Truck está indo muito bem. Estamos aumentando nossa orientação para 2023. Estamos firmemente no caminho para cumprir nossas ambições para 2025. E estamos prontos para levar a Daimler Truck para o próximo nível até 2030 – visando um retorno ajustado acima de 12% sobre as vendas para o negócio industrial em condições de sol. Estamos iniciando um programa de recompra de ações de até dois bilhões de euros em um período de até dois anos para garantir que nossos acionistas se beneficiem totalmente de nosso desenvolvimento bem-sucedido”, diz Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler Truck.

“Olhando além de 2025, vemos várias oportunidades de crescimento em nosso setor e estamos totalmente equipados para explorar essas oportunidades. Isso deve se traduzir em um aumento de 40-60% nas receitas entre 2025 e 2030 e um retorno ajustado acima de 12% nas vendas para o Negócio Industrial em condições de favorável. Ao mesmo tempo, estaremos incansavelmente focados na disciplina de custos e na alocação inteligente de capital”, diz Jochen Goetz, membro do Conselho de Administração e CFO da Daimler Truck.

Daimler Truck

A Daimler Truck tem a clara ambição de liderar a transformação em direção ao transporte sustentável. Portanto, o foco da empresa está em dois campos de tecnologia que fornecem a maior diferenciação para os clientes e as maiores economias de escala. Afinal, o power to drive, que compreende o sistema de propulsão, e inteligência para dirigir, com foco em eletrônica e software.

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Fontes de energia

Para poder dirigir, a Daimler Truck visa oferecer o melhor custo total de propriedade, independentemente da fonte de energia, seja diesel, bateria ou hidrogênio. Além disso, para a inteligência conduzir, a Daimler Truck visa diferenciar-se com recursos de software, implementados rapidamente, com alta qualidade e feitos sob medida para os casos de uso do cliente. Então, ambos os campos de tecnologia são projetados como plataformas globais visando comunicabilidade máxima para escalá-los em todo o portfólio da empresa – em todas as marcas e regiões. Decerto, as plataformas também permitem alavancar escalas além da Daimler Truck.

Para um futuro, a empresa acredita apenas na combinação de sistemas a hidrogênio e bateria permitirá as tarefas de transporte sustentável e econômica.

Quando se trata de tecnologia de baterias, a Daimler Truck está usando uma abordagem rápida para o mercado. Dessa forma, ela já possui uma plataforma de caminhão para produção de alto volume à medida que a penetração de veículos elétricos a bateria (BEV) aumenta.

Motor a combustão por hidrogênio

Daimler Truck

Para o hidrogênio, a Daimler Truck planeja entrar na produção em série dos primeiros veículos movidos a célula de combustível. Assim, a meta é a segunda metade desta década, movidos pelos agregados da cellcentric, sua joint venture com o Grupo Volvo. Certamente, como uma potencial tecnologia complementar de baixo carbono, a Daimler Truck está considerando o motor de combustão de hidrogênio. Ademais, se as condições da estrutura regulatória correspondente forem definidas, a empresa pode construir plataformas de motores a diesel existentes e fornecer essa tecnologia rapidamente.

Por fim, já a partir de 2024, a Daimler Truck planeja lançar vários recursos de software de nível superior. Entre eles, funcionalidades de segurança ativa aprimoradas, conectividade de nível superior para acesso aos dados do proprietário da frota, manutenção preditiva e atualizações avançadas pelo ar.

BOSCH VAI PRODUZIR CÉLULA DE COMBUSTÍVEL, MOTOR E HIDROGÊNIO VERDE

  • O que a Bosch informa sobre os planos dela para tecnologias a hidrogênio e R$ 13,3 bilhões de investimento
  • Produção em série da célula de combustível
  • Motor a combustão movido a hidrogênio
  • Produção do combustível hidrogênio

A Bosch, que no passado já considerou desistir dos altos investimentos para o desenvolvimento da tecnologia de célula de combustível, deu um importante passo rumo à era do hidrogênio. Ela iniciou a produção em série de seu sistema de acionamento por célula de combustível. Essa tecnologia promissora está sendo implantada em parceria com a empresa norte-americana Nikola, que será o cliente piloto, e a Iveco.

Contudo, a Bosch não se restringe apenas à célula de combustível como sua aposta para o futuro. Com uma visão ampla, a empresa está adotando o hidrogênio em diversas frentes e até mesmo planeja produzi-lo internamente, mostrando sua dedicação em tornar-se líder na indústria de tecnologias de hidrogênio.

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Bosch
Célula de combustível em teste nos caminhões da Nikola e da Iveco

Em um anúncio efetuado na matriz, em Stuttgart-Feuerbach, na Alemanha, a Bosch divulgou suas projeções ambiciosas para o setor de hidrogênio. Espera-se que, até 2030, o grupo alcance vendas no valor de aproximadamente cinco bilhões de euros com suas diversas tecnologias relacionadas ao hidrogênio.

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A Bosch revelou que irá alocar quase 2,5 bilhões de euros (R$ 13,3 bilhões) de investimentos no desenvolvimento e produção de tecnologias de hidrogênio entre 2021 e 2026. Surpreendentemente, esse valor representa um aumento de um bilhão de euros em relação ao plano de investimentos originalmente projetado para o período de 2021 a 2024.

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Motor a combustão movido a hidrogênio

A produção em série do sistema de acionamento por célula de combustível não está restrita apenas a Feuerbach. A Bosch está simultaneamente iniciando a produção em Chongqing, na China, com os componentes essenciais vindo da fábrica de Wuxi. Esse movimento estratégico permite que a empresa aproveite as oportunidades de crescimento em um mercado-chave e diversifique suas operações globais.

Além do sistema de célula de combustível, a Bosch também está concentrando seus esforços no desenvolvimento de um motor a combustão movido a hidrogênio. Esse projeto inclui o aprimoramento do coletor de admissão e da injeção direta de H2, tornando o motor particularmente adequado para veículos pesados que transportam cargas pesadas por longos períodos.

O Dr. Markus Heyn, membro do conselho da Bosch e presidente da Bosch Mobility, ressalta que “o motor H2 pode fazer tudo o que o diesel realiza, porém, de maneira neutra em CO₂. Ele também possibilita uma rápida e econômica adoção da mobilidade com hidrogênio”. Assim, a expectativa é de que o motor H2 esteja disponível no mercado já em 2024.

A Bosch vai produzir também o hidrogênio verde

Quanto ao fornecimento de hidrogênio verde, a Bosch já está se preparando para ser um dos líderes nesse campo. Certamente, em 2023, a empresa iniciou a construção de protótipos do processo de eletrólise com membranas de troca de prótons. Ele se opõe à conversão de energia na célula a combustível móvel. Ademais, a Bosch planeja disponibilizar modelos funcionais de 1,25 megawatts para aplicações piloto a partir do final de 2024. Por fim, o início da produção em série está previsto para 2025.

AS BICICLETAS E A SEGURANÇA VIÁRIA PARA A ÚLTIMA MILHA NAS ENTREGAS URBANAS

  • Monitoramento da Aliança Bike
  • Ranking das capitais com maior redes cicloviárias
  • Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2023
  • Maiores crescimentos (%) em ciclovias e ciclofaixas – de 2022 a 2023
  • Maiores malhas cicloviárias em relação à população
  • As definições de ciclovia e ciclofaixa
  • A relação km de vias por 100.000 habitantes

O uso de bicicletas, principalmente as elétricas, tem sido cada vez maior para a última milha das entregas com pequenos volumes. No entanto, é fundamental ter uma estratégia de segurança para os funcionários que vão fazer a entrada e para a carga chegar ao cliente final. Por isso, entender, acompanhar e incentivar a construção e manutenção das ciclovias e ciclofaixas um assunto também dos gestores de logística urbana.

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A ampliação das redes cicloviárias em grandes centros urbanos é uma medida que pode trazer vantagens para a última milha. No entanto, um levantamento recente da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas) mostra que o crescimento das ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras continua abaixo do necessário.

Estruturas cicloviárias

Conforme os dados colhidos através da Lei de Acesso à Informação (LAI), no período de junho de 2022 a junho de 2023, a malha de ciclovias e ciclofaixas nas capitais brasileiras cresceu apenas 4%, passando de 4.196 km para 4.365 km. Esse acréscimo de 169 km em um ano e não atende plenamente a demanda. Isso evidencia que mais investimentos são necessários para a expansão das estruturas cicloviárias. André Ribeiro, vice-presidente da Aliança Bike, destaca a importância da construção de mais ciclovias e ciclofaixas para incentivar a mobilidade urbana. Ademais, ele enfatiza que oferecer segurança e locais apropriados para o uso da bicicleta pode gerar mudanças significativas no dia a dia das pessoas e das cidades em vários aspectos.

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O monitoramento

O trabalho de monitoramento realizado pela Aliança Bike considerou apenas as estruturas segregadas e exclusivas para a circulação de bicicletas, excluindo as ciclorrotas e outras estruturas compartilhadas com veículos motorizados. Com isso, as ciclovias e ciclofaixas representam os 4.365 km totais monitorados. Enfim, entre as capitais que mais aumentaram a malha cicloviária em números percentuais, destaca-se Palmas-TO, que teve um crescimento de 39,8%. Em seguida, aparecem Maceió-AL (27%) e Brasília-DF (20,8%).

Utilizando uma análise comparativa entre o volume de ciclovias e ciclofaixas e a população residente, Florianópolis-SC se destaca com 22,96 km a cada 100 mil habitantes. Logo depois, estão Brasília-DF, com 21,79 km, e Palmas-TO, com 20,48 km a cada 100 mil habitantes.

Curiosamente, São Paulo-SP, apesar de possuir a maior malha cicloviária segregada, com 689,1 km, encontra-se na 19ª posição nesse ranking populacional, indicando haver espaço para melhorias mesmo nas cidades com infraestrutura mais extensa.

A Aliança Bike realiza o levantamento das ciclovias e ciclofaixas das capitais brasileiras desde 2022, visando construir uma série histórica que sirva como base de dados para o acompanhamento da evolução da infraestrutura cicloviária no país. Vale ressaltar que o monitoramento não avalia a qualidade das infraestruturas, mas fornece informações importantes para o planejamento urbano.

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O que é ciclovia e ciclofaixa

Entenda a diferença entre ciclovias e ciclofaixas: conforme o Anexo I do Código de Trânsito Brasileiro, ciclovia é uma pista própria destinada à circulação de ciclos, separada fisicamente do tráfego comum, enquanto ciclofaixa é uma parte da pista de rolamento destinada à circulação exclusiva de ciclos, delimitada por sinalização específica.

As ciclovias possuem segregação física, como grades ou blocos de concreto, enquanto as ciclofaixas utilizam faixas pintadas exclusivas para ciclistas, podendo compartilhar a pista de rolamento com veículos motorizados.

A Aliança Bike é uma entidade que atua na defesa do setor e da economia da bicicleta no Brasil desde 2003, com mais de 170 empresas e organizações associadas, abrangendo fabricantes, montadores, importadores, varejistas e lojistas em mais de 20 estados. Por fim, os dados:

Capitais com a maior rede de ciclovias e ciclofaixas em 2023

  1. São Paulo-SP: 689,1 km
  2. Brasília-DF: 636,89 km
  3. Rio de Janeiro-RJ: 487 km
  4. Fortaleza-CE: 419,2 km
  5. Salvador-BA: 306,64 km
  6. Curitiba-PR: 245,7 km
  7. Recife-PE: 174,3 km
  8. Florianópolis-SC: 131,86 km
  9. Belém-PA: 116,5 km
  10. Belo Horizonte-MG: 105,78 km

Maiores crescimentos (%) em ciclovias e ciclofaixas implantadas – de 2022 a 2023

  1. Palmas-TO: 39,8%
  2. Maceió-AL: 27%
  3. Brasília-DF: 20%
  4. Teresina-PI: 12,8%
  5. João Pessoa-PB: 12,27%
  6. São Luís-MA: 11,11%
  7. Campo Grande-MS: 9,57%
  8. Florianópolis-SC: 8,47%
  9. Rio de Janeiro-RJ: 8,22%
  10. Boa Vista-RR: 7,85%

Maiores malhas cicloviárias em relação à população residente

  1. Florianópolis-SC: 22,96 km/100 mil habitantes
  2. Brasília-DF: 21,79 km/100 mil habitantes
  3. Palmas-TO: 20,48 km/100 mil habitantes
  4. Rio Branco-AC: 20,44 km/100 mil habitantes
  5. Vitória-ES: 19,49 km/100 mil habitantes

Addiante amplia frota com caminhões Mercedes-Benz Actros para locação

A Addiante, empresa resultante da parceria estratégica entre as gigantes brasileiras Randon e Gerdau, acaba de expandir e fortalecer sua frota de veículos comerciais com a aquisição de 35 caminhões cavalos mecânicos Actros. Assim, a transação foi realizada por meio do concessionário Savana, situado na cidade de Curitiba, no estado do Paraná.

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A união das empresas Randon e Gerdau, criou-se a Addiante visando atuar nos segmentos de locação e leasing de veículos comerciais. Certamente, essa parceria estratégica permitiu que a empresa nascesse com uma sólida base de conhecimento e experiência, além de uma extensa rede de distribuição e serviços, conferindo-lhe uma posição privilegiada no mercado.

Com a aquisição dos 35 caminhões cavalos mecânicos Actros, a Addiante demonstra sua determinação em oferecer aos seus clientes a mais desempenho em sua frota. Ademais, a Mercedes-Benz produz os caminhões Actros, reconhecidos por sua tecnologia de ponta e preocupação com a segurança dos motoristas e das cargas transportadas.

Leia mais: Solar Coca-Cola renova frota

Brasileira e segundo maior franqueado da The Coca-Cola Company, a Solar Coca-Cola reforça a frota com mais de 120 caminhões VW, a maioria por locação. Dessa forma, a empresa tem o objetivo de renovar os cerca de 3 mil caminhões da frota e está mantendo negociações com outras marcas, além da VW. A Solar conta com 13 fábricas totalizando a capacidade de produzir 3 bilhões de litros de bebidas/ano. Enfim, a empresa possui 44 centros de distribuição para atender mais de 400 mil pontos de vendas. “Por fim, acreditamos que precisamos buscar o crescimento sustentável. Isso traz benefícios para o meio ambiente, para os negócios, para os consumidores”, destaca Orlando Fiorenzano, diretor de SupplyChain da Solar Coca-Cola.

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ZF APRESENTA NOVA GERAÇÃO DE EIXOS ELÉTRICOS PARA CAMINHÕES E REBOQUES

O ZF Group apresenta a nova geração de produtos para eletromobilidade de veículos comerciais leves, caminhões e reboques até 44 toneladas com novos eixos e sistemas. Na linha foi apresentada com os acionamentos AxTrax 2, AxTrax 2 dual e o já lançado CeTrax 2 dual electric drive central.

Segundo Winfried Gründler, vice-presidente sênior de sistemas de transmissão da divisão de soluções para veículos comerciais da ZF, “Com nosso kit de acionamento elétrico modular, a ZF pode fornecer aos clientes tudo o que precisam para eletrificar seus veículos comerciais, desde veículos de entrega de última milha até caminhões de 44 toneladas. O kit consiste em eixo escalável e sistemas de acionamento central, podendo ser facilmente combinados com diferentes tecnologias de eletrificação, como baterias ou células de combustível, por exemplo. O kit é complementado por uma ampla gama de eComponents que foram desenvolvidos e produzidos internamente.”

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AxTrax 2 e as variações

O destaque da nova geração é o AxTrax 2, um acionamento elétrico baseado em eixo, totalmente integrado e com design compacto. Sua concepção permite maximizar o espaço disponível para carga ou cabine de passageiros, além de aprimorar a flexibilidade de design para futuros conceitos de veículos.

AxTrax Dual

O AxTrax 2 pode ser totalmente sincronizado com as principais funções do veículo, como frenagem, ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista) e sistemas de direção automatizada, aumentando significativamente a segurança e a eficiência operacional. Além disso, o acionamento elétrico possibilita a troca de informações com sistemas digitais e telemáticos avançados através do CAN bus, tornando-se uma solução versátil e inteligente.

A oferta da ZF inclui duas variantes do AxTrax 2: a primeira, para veículos comerciais, permite uma potência contínua de 210 kW, enquanto a variante dupla, AxTrax 2 dual, possui dois e-motores integrados e é ideal para aplicações pesadas, oferecendo potência contínua de 380 kW.

Início da produção

A produção do AxTrax 2 está planejada para começar em 2024, o que significa que em breve esses sistemas avançados de acionamento por eixo estarão disponíveis para impulsionar a mobilidade elétrica e o futuro sustentável da indústria de veículos comerciais. Com a ZF liderando o caminho, a eletrificação se torna cada vez mais tangível e promissora para o setor, abrindo portas para uma nova era de transporte limpo e eficiente.

ZF apresenta

FORD ANUNCIA MUITAS INOVAÇÕES PARA A TRANSIT EM 2024

Em uma revelação empolgante para os usuários de veículos comerciais, a Ford anunciou oficialmente que está preparando atualizações significativas para lançando do Transit em 2024, incluindo a E-Transit.

As atualizações incluem uma série de recursos projetados para facilitar o trabalho dos motoristas que trabalha na logística de entregas, de acordo com informações fornecidas pelo próprio fabricante. As “funções inteligentes” adicionadas devem tornar as tarefas diárias mais fáceis. As atualização vão chegar primeiro nos modelos vendidos na Europa.

Uma das principais áreas de aprimoramento está na conectividade dos veículos. O sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 4 receberá um localizador de rotas aprimorado, fornecendo informações de trânsito em tempo real. Isso permitirá que os motoristas evitem engarrafamentos e planejem suas rotas de maneira mais eficiente, otimizando suas programações e reduzindo o tempo gasto no tráfego.

Para fornecer uma conexão rápida à Internet e acesso às extensas ofertas digitais do Ford Pro, o modem 5G veicular foi aprimorado. Essa melhoria também abrange o sistema Ford Power-Up, que permitirá atualizações de software sem fio, eliminando a necessidade de visitas frequentes a uma oficina para manutenção.

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Segurança

No quesito segurança e operação, a Ford se concentrou em melhorias para o trabalho de entregas. Tanto o modelo E-Transit como as variantes de Transit com transmissão automática receberão novas funções de segurança que beneficiarão especialmente os motoristas que realizam entregas frequentes em uma grande quantidade de endereços. Segundo a Ford, esses aprimoramentos podem economizar até 20 segundos por parada, o que pode ser uma vantagem significativa para a produtividade e eficiência do trabalho.

Outra novidade é o Ford Pro Upfit Integration System, que facilitará a instalação de funções adicionais para fins especiais, fornecidas por fornecedores terceirizados, e a operação desses aplicativos por meio da tela de toque a bordo. Isso abrirá portas para personalizações específicas, tornando os veículos ainda mais adaptáveis às necessidades individuais dos clientes.

Transit em 2024

Sistemas automáticos de condução

Além das melhorias em conectividade e segurança, os modelos Transit também receberão uma série abrangente de sistemas de assistência adicionais ou modulares. Isso incluirá recursos como o “Assistência Pré-Colisão” com sistema automático de frenagem de emergência, alerta de faixa e piloto de faixa, limitador de velocidade inteligente, além do Blind Spot Assist com Cross Traffic Alert e o sistema de controle de cruzeiro adaptativo “com Lane Pilot e Stop&Go e uma câmera de 360 graus”.

O fabricante também enfatizou as vantagens proporcionadas pela nova transmissão automática de oito velocidades para as variantes de tração dianteira do Ford Transit. Promete-se um desempenho aprimorado, maior eficiência e cargas de reboques permitidos ainda maiores.

Para aqueles que lidam com serviços pesados, a Ford disponibilizará o “pacote GAWR para serviço pesado” a partir de 2024. Essa opção aumentará a carga admissível no eixo dianteiro de 1.850 para 2.000 quilos, proporcionando grandes vantagens no gerenciamento de carga e flexibilidade operacional.

Veículos comerciais: Solar Coca-Cola renova frota com locação de caminhões da VW

Este artigo apresenta os maiores compradores de veículos comerciais, incluindo caminhões, implementos rodoviários, furgões, chassi-cabine, ônibus vans, entre outros, de forma objetiva e sempre atualizado conforme as informações são apuradas ou nos chegam pelos vendedores ou compradores. A apresentação abaixo é da mais recente para a mais antiga. Confira:

Solar Coca-Cola

Empresa brasileira e segundo maior franqueado da Coca-Cola Company, a Solar Coca-Cola reforça a frota com mais de 120 caminhões Volkswagen, a maioria por meio de locação. O objetivo é renovar os cerca de 3 mil caminhões da frota e negociações são mantidas com outras marcas, além da VW. A Solar conta com 13 fábricas totalizando a capacidade de produzir 3 bilhões de litros de bebidas/ano. A empresa possui 44 centros de distribuição para atender mais de 400 mil pontos de vendas. “A Solar tem a no centro do negócio, pois acreditamos que precisamos buscar o crescimento sustentável em todos os sentidos, trazendo benefícios para o meio ambiente, para os negócios, para os consumidores e toda a população”, destaca Orlando Fiorenzano, diretor de SupplyChain da Solar Coca-Cola.

Marca: Volkswagen — Modelo/Quantidade: 21 Constellation 18.210, três Delivery 13.180 6×2 + 100 caminhões por meio da locação direta Data da comunicação: julho de 2023

Addiante

Addiante
Locadora de caminhões aumenta frota com 34 Mercedes-Benz

Empresa criada pela união da Randon e Gerdau para atuar nos segmentos de locação e leasing de veículos comerciais. 

Marca: Mercedes-Benz — Modelo/Quantidade: 35 cavalos mecânicos Actros, comprados por meio da Savana Data da comunicação: julho de 2023

Braspress

Braspress
Braspress investe em 100 novas carretas semitérmicas

A Braspress é uma renomada empresa de transporte de cargas expressas no Brasil. Com a matriz em Guarulhos (SP), conhecida como Planeta Azul, conta com uma extensa rede de filiais que cobre todo o Brasil. Bem como, também conta com frota própria que ganha novos implementos, A compra:

Marca: Facchini— Modelo/Quantidade: 100 implementos rodoviários semitérminos. O investimento foi R$ 18,4 milhões, ou seja, o valor médio de R$ 184 mil a unidade. — Data da comunicação: 24/05/2023.

Sancetur

A Sancetur é uma empresa atuante no setor de transporte urbano municipal em nove cidades, e no transporte escolar no interior de São Paulo. Assim, a sua sede se encontra na cidade de Paulínia (SP). A compra

Marca: Iveco — Modelo/Quantidade: 41 Iveco Bus 17-280 equipados com ar-condicionado, elevador para pessoas com deficiência e três portas de embarque e desembarque — Data da comunicação: 22/05/2023.

Maiores compradores
Iveco Bus 17-280

LM Frotas

Com matriz em Salvador e presença em todo o Brasil, a LM Frotas, do Grupo LM, está há 40 anos no mercado e trabalha com terceirização de frotas corporativas. Dessa forma, temos a seguinte compra: 

Marca: Mercedes-Benz — Modelo/Quantidade: 53 Sprinter 315 Street de 10.5 m3 Data da comunicação: 19/05/2023.

Maiores compradores
Mercedes-Benz Sprinter 315

Addiante

Empresa criada pela união da Randon e Gerdau para atuar nos segmentos de locação e leasing de veículos comerciais. Certamente, a Addiante já nasceu como uma grande empresa.

Marca: Iveco — Modelo/Quantidade: 22 caminhões Iveco Tector no total, sendo 20 do modelo Tector 260E30 e duas do Tector 24.230 Data da comunicação: 19/05/2023.

Maiores compradores
Carlos Tavares, diretor Comercial da IVECO, Marcio Querichelli, presidente da IVECO para América Latina, Fabio Leite, CEO da Addiante, George Carloto, gerente de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da IVECO e Daniel Machado dos Santos,  COO da Addiante. Crédito: Dilvulgação/Harak Yeda

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Ademais, nem sempre, as empresas que fazem grandes compras e não gostam de divulgar a informação e nós respeitamos este direito. Por fim, Todas as informações publicadas nesta página foram permitidas pelas empresas ao enviarem as informações para o nosso e-mail.

LIONEL MESSI ESTRELA CAMPANHA DA J&T EXPRESS NO BRASIL

A empresa global de serviços logísticos J&T Express lançou sua nova campanha estrelada pelo jogador de futebol, Lionel Messi. O atleta foi escolhido como embaixador mundial da transportadora em 2022 e agora protagoniza a mais recente ação da companhia para o mercado brasileiro, trazendo consigo o movimento intitulado “Diferente dos iguais”.

Sob a direção de criação do Brand Designer da transportadora, Michel Medina, e a direção de arte de Hudson Matheus e Mariana Rodrigues, do time de Branding da empresa, a campanha busca enfatizar a complementaridade entre os perfis da J&T Express e do astro do futebol, ressaltando a parceria cultivada entre Messi e a empresa de logística, baseada em confiança mútua, valores compartilhados e objetivos comuns.

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DAF ACELERA DESENVOLVIMENTO DE CAMINHÕES MOVIDOS A HVO

“Procuramos destacar uma visão de trabalho em equipe, excelência e inovação que acreditamos ser compartilhada tanto por atletas de altíssimo nível, como Messi, quanto pelos profissionais que estão à frente das atividades da J&T”, enfatiza Andy Wang, CEO da J&T Express Brasil.

Andy Wang também comentou sobre o papel de Lionel Messi como embaixador global da marca, afirmando que, com o lançamento do movimento “Diferente dos iguais”, a empresa divulga um manifesto de união e transformação, convidando seus clientes a fazerem parte de uma jornada em que abraçam o inusitado e o diverso, deixando de lado a mesmice.

segunda vida

Ele acredita que Messi e a J&T Express compartilham valores e objetivos essenciais, formando assim uma parceria poderosa, pautada pela busca constante da excelência e pela paixão pela inovação.

Fundada em 2015, a J&T Express atua em diversos campos, incluindo entrega expressa, armazenamento e cadeia de suprimentos a nível nacional e internacional. Com presença em 13 países, incluindo Brasil, a empresa conta com infraestrutura de tecnologia digital e soluções confiáveis