quarta-feira, maio 22, 2024

O TRANSPORTE DE CARGA EM MINAS GERAIS NA VISÃO DA DAF CAMINHÕES

Minas Gerais é segundo maior estado em transportes de cargas, o quarto maior em território, segundo em população, e terceiro maior PIB do País, superior a R$ 924 bilhões, segundo o IBGE. O Norte de Minas é uma região vasta, conhecida por sua diversidade econômica e pela necessidade constante de deslocamento de mercadorias. No epicentro desse cenário, a DAF Brasil ampliou rede de concessionárias no estado mineiro de seis para sete.

A Via Trucks Montes Claros já atende os transportadores em 85 municípios do Norte de Minas. Após alguns meses da inauguração, fizemos algumas perguntas ao diretor Comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim, para um maior conhecimento do transporte em Minas Gerais e dos planos da fabricante de caminhões para o estado, principalmente, o Norte de Minas. Confira abaixo:

Nos siga no LinkedIn!

APOIE E CONTRIBUIÇÃO PARA O JORNALISMO INDEPENDENTE DO FROTA NEWS: PIX: apoiador@frotanews.com.br

Frota News: A Via Trucks de Montes Claros atende quantos municípios do Norte de Minas?

Luis Gambim: Somente no Norte de Minas a Via Trucks já atende 85 municípios.

Dimensão da frota mineira

Frota News: Segundo dados do Denatran publicados no Anuário da CNT 2022, Minas Gerais possui 90.895 cavalos mecânicos e 362.092 caminhões chassi-rígido. É a terceira maior frota do país, atrás apenas de São Paulo e Paraná em cavalos mecânicos e a segunda maior frota em chassi rígido. A frota circulante é um mercado potencial para as peças TRP e de renovação de frota. Considerando esses dados, qual a fatia estimada do Norte de Minas? E qual o potencial de mercado para caminhões zero km?

Luis Gambim: Minas Gerais é um mercado potencial e estratégico para a marca. Com forte presença no agronegócio, o estado registrou, em 2022, o melhor PIB do agro na história, sendo responsável por 22,2% do total da atividade estadual. Além disso, a expressiva movimentação da indústria e das exportações fazem da região um mercado muito atrativo para as soluções de transporte da DAF. Desta forma, no potencial do mercado para caminhão zero quilômetro em Minas Gerais, a meta é conquistar 13% de participação no mercado de pesados e de 4% para semipesados.

E, para alcançar 100% da frota circulante do Norte de Minas, tanto com o fornecimento de peças como em serviços de oficina, a DAF Via Trucks aposta na alta disponibilidade de produtos, qualidade e o atendimento padrão DAF com preços competitivos. A rede de atendimento DAF e TRP multimarcas atende todos os veículos pesados e semipesados em parceria com os maiores fabricantes de peças, garantindo alta tecnologia e o melhor custo-benefício do mercado. Neste ano, comemoramos o décimo aniversário da DAF no Brasil com a marca de 30 mil caminhões produzidos e sabemos que o estado tem grande participação nesta conquista e, por isso, expandimos a presença da marca para evoluir ainda mais na região.

Volume e tipos de cargas

Frota News: Quais são os produtos mais transportados na região?

Luis Gambim: As diversas aplicações dos caminhões DAF atendem com o melhor desempenho e custo-benefício a grande diversidade e volume da produção regional, especialmente em alguns pontos, como Ipatinga, onde há a movimentação intensa de modelos off-road. Por isso, Minas Gerais é o segundo estado do Brasil em volume de fretes rodoviários, ficando atrás apenas de São Paulo, de acordo com levantamento da Fretebras. Os setores de produtos industrializados, construção civil e agronegócio foram os que mais movimentaram as estradas brasileiras no ano passado.

Destes, a safra de cana-de-açúcar, que em terras mineiras apresentou um crescimento significativo em 2022, superou as expectativas e indica um cenário promissor para o setor este ano. Já a desempenho favorável da produção de soja e de minério de ferro impulsionou os resultados do PIB da região no primeiro trimestre de 2023. Na composição associada às atividades, o setor agropecuário foi responsável por R$ 15 bilhões (7,4% do total) e a indústria, por R$ 56,3 bilhões (27,7% do total). 

SVD TRANSPORTES ESCOLHE DAF XF PARA RENOVAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FROTA

Qualificação profissional

Frota News: Como é a questão de mão-de-obra para o setor? Tanto para a concessionária, como mecânicos, etc., como para as transportadoras?

Luis Gambim: Alinhada às melhores práticas de mercado e ao alto padrão de qualidade DAF, os funcionários da fabricante e da rede de concessionárias recebem treinamento contínuo em diversas frentes sobre as novas tecnologias dos caminhões, operação e mecânica. As metodologias utilizadas pela DAF são compostas de abordagens práticas, teóricas e operacionais com foco na aprendizagem e multiplicação contínuas. Além dos treinamentos, as equipes realizam viagens para fomentar o intercâmbio de tecnologias e o desenvolvimento das aplicações regionais nos caminhões da marca.  Os instrutores da DAF Academy, responsáveis pela formação da rede de concessionárias, são qualificados tecnicamente e operacionalmente pela DAF Academy N.V, sede principal da DAF e Centro de Design e de Pesquisa e Desenvolvimento mundial da marca.

Outro programa de treinamento obrigatório para os funcionários das concessionárias é promovido também na DAF Academy, que oferece aos participantes uma Trilha de Aprendizagem composta de nove módulos com 360 horas de aulas técnicas sobre as tecnologias e funcionamentos dos sistemas dos caminhões DAF. Os investimentos sólidos da DAF em qualificação acompanham a expansão da fabricante no Brasil. Hoje, são 48 concessionárias pelo país e nove lojas multimarcas TRP que contam com mão de obra especializada. Os treinamentos oferecidos impactam diretamente na qualidade dos serviços de pós-venda. Assim, a DAF aprimora constantemente sua estrutura para entregar um atendimento premium aos clientes. A rede de concessionárias DAF conta, hoje, com 1.800 profissionais e 700 boxes de manutenção e reforma. Portanto, investir em treinamento e capacitação é ter profissionais cada vez mal preparados para pensar em soluções.

Atendimento móvel

Frota News: O Norte de Minas tem quase 62 mil km², portanto, uma região com necessidade de bastante deslocamento. Qual a infraestrutura da Via Trucks para atender um caminhão DAF, por exemplo, em uma cidade, por exemplo, Montalvânia?

Luis Gambim: A rede DAF de concessionárias mineiras está estrategicamente localizada nos principais corredores logísticos do estado. Atualmente, são 7 concessionárias prontas para atender todas as necessidades dos clientes em Minas. Elas estão nas cidades de Campanha (DAF Sancar Pontual), Muriaé (DAF Sancar Pontual), Uberlândia (DAF Somafertil) e Contagem (DAF Via Trucks). Então, recentemente, a DAF Somafertil inaugurou estrutura em Patos de Minas (MG). Ela é próxima a um corredor logístico que interliga as regiões Sul e Sudeste às regiões Norte e Nordeste. Decerto, no norte do estado, a DAF Via Trucks de Montes Claros conta com todos os serviços e está situada no segundo maior entroncamento rodoviário do Brasil.

Assim, as concessionárias disponibilizam, ainda, o DAF Oficina Móvel. Decerto, ele garante rapidez, alta disponibilidade da frota e eficiência com um atendimento personalizado de manutenção preventiva e corretiva in loco. Assim, isso dispensa a necessidade de deslocamentos até a concessionária. Certamente, a empresa oferece o serviço por meio do veículo DAF LF, que serve como base para os serviços prestados. Ademais, o modelo viaja com equipamentos e acessórios que proporcionam a estrutura ideal para a realização dos trabalhos onde o cliente estiver. Assim, e com a mesma qualidade já altamente reconhecida na Rede DAF. Enfim, o cliente interessado pode realizar o agendamento diretamente em um dos postos de atendimento mais próximo. Dessa forma, lá vai receber a estrutura completa que executará os serviços no local, na data e horário escolhidos. Por fim, há o DAF Assistance, realiza o serviço de assistência técnica emergencial 24 horas em qualquer caminhão DAF.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui