domingo, dezembro 21, 2025

Rodovia Presidente Dutra pode ser corredor de gás e hidrogênio

A rodovia Presidente Dutra pode não ser a maior em extensão, no entanto, é gigante em importantes números, como o maior faturamento em pedágios pela CCR S.A., tráfego de veículos, transporte rodoviário e endereço de indústrias, transportadoras e diversos outros segmentos.

Agora, a Dutra poderá se tornar um importante corredor para abastecimento de veículos movidos a gás com benefícios para o meio ambiente, economia circular, indústria da reciclagem e redução dos custos de pedágio para os transportadores, além de diversos outros ganhos para as indústrias no seu entorno.

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O Governo do Estado do Rio de Janeiro está trabalhando em um projeto que visa instalar pontos de abastecimento de alta capacidade para criar um corredor azul de combustíveis alternativos ao diesel.

Já existem operações logísticas neste corredor com caminhões a gás, como o da L’Oréal realizada pela RN Express, porém, faltam postos de abastecimento em toda a extensão, principalmente, para gás de baixa emissão, como o biometano.

Há postos de GNV (Gás Natural Veicular) que tem quase o mesmo nível de emissões do diesel , tendo uma redução de apenas 15% de CO₂. O biometano reduz as emissões em cerca de 90% de CO₂.

Recursos do pedágio

O projeto-piloto será implantado na rodovia Presidente Dutra entre o Rio e São Paulo. Segundo o relatório de prestação de contas da concessionária CCR RioSP, em 2022, essa rodovia registrou a passagem de 76.565.021 veículos pagantes de pedágio e 144.794.253 veículos equivalentes bidirecionais em suas 8 praças de pedágio.

O faturamento da empresa atingiu a marca de R$ 970.415.000 apenas com atividades de transporte rodoviário. Já quando computadas as receitas financeiras extra com outras atividade e de construção obtidas no período, o montante alcançou R$ 1.257.162 milhões.

BOSCH VAI PRODUZIR CÉLULA DE COMBUSTÍVEL, MOTOR E HIDROGÊNIO VERDE

Além da Dutra

O governo do Rio de Janeiro visa ampliar esse corredor azul, abrangendo outros estados que fazem parte do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Esse consórcio reúne importantes estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, que juntos somam 70% do PIB nacional e abrigam aproximadamente 119 milhões de habitantes.

Um dos principais impulsos para esse projeto é o fato de o Rio de Janeiro ser o principal produtor de gás natural no país. Essa infraestrutura já existente de abastecimento de GNV e GNL poderá ser adaptada no futuro para movimentar o hidrogênio de baixo carbono, uma substância promissora para a descarbonização industrial e do transporte.

Também há espaço para o biometano. Aliás, o Rio já possui postos de abastecimento com gás biometano, estabelecimento ainda inexistente em São Paulo.

Desde 2021, a Suíça já conta com postos de hidrogênio para abastecimento de caminhões

O biometano como novo pré-sal

No Brasil, há 41 projetos de usinas de biogás e biometano em andamento, segundo a ABiogás – Associação Brasileira do Biogás. Isso deve aumentar a produção desse biocombustível para 32 milhões de m³ até 2030. Os investimentos previstos para esse aumento acontecer são de R$ 7,4 bilhões. Há, ainda, outras empresas investindo na infraestrutura para distribuição do biometano.

Todos os “lixões” podem se transformar em usinas de biogás, um combustível utilizado por muitas indústrias e para a produção do biometano. O biometano oferece muitas vantagens em relação ao GNV por ser mais limpo e promover a indústria da reciclagem, pois faz parte da economia circular.

As pessoas podem produzir o biogás a partir de resíduos orgânicos jogados na natureza, seja de materiais descartados em fazendas, indústrias, comércios e residências. Muitas formas de reaproveitamento dos resíduos orgânicos existem. No entanto, até o momento, quase a totalidade é jogada em lixões, redes de esgotos, rios e nos oceanos. Como matéria-prima, esses resíduos podem gerar tanto energia elétrica como combustível mais limpo para veículos e indústrias, além de residências.

Logística verde

A RN Express é um exemplo de operador que possui diversos caminhões movidos a gás e que faz questão de priorizar o uso do gás biometano em vez do GNV. A RN utiliza GNV somente na falta do biometano. A RN Express atende grandes indústrias, como a L’Oréal, Nestlé, Nespresso, Amazon, Mercado Livre, Samsung Electronics, B. Braun Group, Biesterfeld Group, Olam, entre outras, todas buscando soluções de transporte mais limpas.

Para concretizar esse projeto ambicioso, o governo federal e as concessionárias de distribuição de gás canalizado do Rio de Janeiro e São Paulo já estão mapeando os pontos de abastecimento ao longo da rodovia Presidente Dutra.

Benefícios para os veículos pesados

A ideia é tornar a Dutra o primeiro projeto-piloto do corredor azul, com postos de abastecimento preparados para GNV de alta vazão, atendendo a veículos pesados de maneira mais rápida.

Entre as possíveis ações estudadas estão benefícios no pagamento de pedágios e a criação de faixas exclusivas para veículos movidos a gás natural, biometano e hidrogênio. O objetivo é garantir que os veículos movidos a hidrogênio circulem em todo o país, não se limitando apenas ao estado do Rio de Janeiro.

Empresas fabricantes de veículos e motores, como Toyota do Brasil, Marcopolo S.A. e Tupy, já demonstraram interesse no projeto e na instalação do corredor de hidrogênio na Via Dutra. No entanto, elas destacam a importância de políticas públicas e investimentos que viabilizem a compra desses veículos e o desenvolvimento da infraestrutura necessária para a disseminação do uso de hidrogênio como combustível.

Dutra
Iveco terá dois modelos movidos a gás: Tector e S-Way

No Brasil, duas marcas investem um portfólio de caminhões pesados movidos a gás, tanto com GNV quanto com biometano: Scania Brasil e Iveco Brasil.

O governo do Rio de Janeiro também visa incentivar a produção de hidrogênio verde, feito a partir de eletrólise com energia renovável, e hidrogênio azul, obtido por meio da reforma do gás natural com captura de carbono. Com o desenvolvimento dessas fontes de energia limpa, o estado atende a demanda interna de gás natural e hidrogênio, abrangendo setores como o transporte, a indústria e a produção de aço e fertilizantes.

Top 5 grupos fabricantes de caminhões, suas marcas e vendas globais

Quais são os Top 5 grupos responsáveis pela produção e vendas de caminhões nos principais mercados do mundo? E os maiores mercados? Então, os números que vamos conhecer neste artigo:

  • O tamanho do mercado ocidental e mundial para caminhões médios e pesados
  • O número de marcas e fabricantes por grupo ocidental
  • A participação global das vendas desses cinco grupos (< 80%)
  • Daimler Truck, Iveco Group, Paccar Group, Traton Group e Volvo Group
  • Números de vendas em 2022 por grupo e total
  • Estimativas para o final de 2023

Segundo levantamentos do Volvo Group, as vendas de caminhões acima de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total) neste ano devem ultrapassar 740.000 unidades no Ocidente. Este número considera os continentes europeu, norte-americano e Brasil, regiões que representam os maiores mercados e que possuem indústrias de veículos. Os demais mercados são de baixo volume e complementares aos desses continentes.

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No Ocidente

Dos 740.000 caminhões previstos, a indústria já entregou 321.914 unidades na região ocidental durante o primeiro semestre deste ano. O Brasil foi o único com desempenho negativo, em 10%. Veja o quadro abaixo:

Mercado Realizado no 1º semestre de 2023 Realizado no 1º semestre de 2022 Diferença Realizado em 2022 completo Previsão para 2023 completo
Europa (30 países) 145.340 122.673 18% 298.066 330.000
América do Norte 137.163 111.256 23% 309.916 330.000
Brasil 39.114 43.641 -10% 97.856 80.000
Total 321.914 277.570 16% 705.838 740.000

No mundo

As marcas de caminhões dos cinco grupos responsáveis por quase a totalidade da produção de caminhões médios e pesados no mundo:

DAIMLER IVECO PACCAR TRATON VOLVO
BharatBenz Astra DAF International (Navistar) Arquus (veículos de defesa)
Fuso Iveco Kenworth MAN Mack
Mercedes-Benz IDV (veículos de defesa) Peterbilt Scania Renault
Western Star     Volkswagen Volvo
Total de entregas em 2022:        
509.115 164.300 185.900 305.000 233.769

Dessa forma, as marcas de caminhões dos cinco grupos responsáveis por quase a totalidade da produção de caminhões médios e pesados no mundo:

Observação: o arredondamento dos números de veículos entregues foram feitos pelas próprias marcas em seus relatórios para investidores, com exceção do Daimler Truck e Volvo Group, que informaram o número exato.

A VOLVO JÁ VENDEU 72.244 CAMINHÕES NO MUNDO EM 2023, SENDO 9.011 NO BRASIL

Portanto, os cinco grupos entregaram cerca de 1.400.000 caminhões no mundo em 2022, na sua grande maioria, caminhões acima de 16 toneladas, já que, poucas marcas desses grupos produzem caminhões leves.

Certamente, considerando os maiores mercados do mundo, incluindo China e Índia, as vendas de caminhões médios e pesados foram de 1.622.765 unidades. Portanto, esses cinco grupos foram responsáveis pelas vendas de 86,6%.

Ademais, considerando apenas caminhões acima de 7 toneladas, a China foi responsável por 566.130 entregas, e a Índia, por 350.797. Enfim, esses dois países, sozinhos, foram responsáveis por 45,2% das vendas de caminhões médios e pesados dos principais mercados do mundo. Por fim, vale ressaltar, que, entre os cinco grupos, o Daimler Truck é o que tem a maior presença na Ásia, com a entrega de 155.967 caminhões.

top 5

FPT INDUSTRIAL RENOVA ÁREAS DE MARKETING E CUSTOMER SERVICE NA AL

A FPT Industrial, uma marca do Iveco Group que projeta, fabrica e vende sistemas de propulsão e soluções para veículos on-road e off-road, bem como aplicações marítimas e de geração de energia, anuncia uma nova organização de suas áreas de Marketing e Customer Service – Parts & Reman Business na América Latina. A empresa visa fortalecer sua presença e estratégia nos segmentos em que atua, com foco em inovação e sustentabilidade.

FPT

Bárbara Loureiro, que tem ampla experiência em comunicação e branding, assume a liderança da área de Marketing e Comunicações na região. Ela traz consigo o conhecimento que moldou a imagem da FPT Industrial em diversos tipos de missões, incluindo o mercado aberto, que representa 55% das vendas da marca. “Estarei ainda mais presente para construir uma marca melhor juntos”, diz Loureiro.

FPT

Gerson Moreira, que tem mais de 25 anos de experiência no setor automotivo, assume a liderança da área de Parts & Reman Business. Sua missão é reforçar o portfólio de pós-venda e serviços da FPT Industrial, com destaque para a ampliação da linha de motores remanufaturados Original Reman. “É um privilégio assumir esse desafio, contribuindo ativamente para o crescimento da marca”, afirma Moreira.

Palavra do presidente

Ambos assumem seus novos papéis após a saída de Isabela Costa da empresa, após um longo período de dedicação à FPT Industrial.

FPT

Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina, diz que essa nova organização reflete o dinamismo e o espírito de vanguarda da marca, que valoriza a inovação aberta. Ele destaca que a FPT acredita na excelência e qualidade, alcançadas com uma equipe talentosa e competente, atuando com uma mentalidade ágil e flexível.

Com essa nova organização de áreas, a FPT Industrial reforça seu compromisso em impulsionar o crescimento e a inovação na América Latina, contribuindo para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado.

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FABET ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO FORMAÇÃO DE MULHERES PARA O TRANSPORTE DE CARGAS

A Fabet-SP, especializada em educação no transporte, está com as inscrições abertas para o curso presencial “Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas”. Com foco em incentivar a participação feminina no setor de transporte, o curso visa capacitar mulheres com CNH nas categorias C, D ou E, que não possuem experiência na condução de caminhão truck ou articulado e que estejam ter uma formação de alta performance.

A próxima turma do curso terá início no dia 14 de agosto e se estenderá até o dia 25 do mesmo mês, totalizando 12 dias de aprendizado intensivo. Ao longo desse período, as participantes terão a oportunidade de acumular 116 horas de instrução. Especialistas altamente capacitados ministram as aulas, abordando temas essenciais para a atuação com segurança e eficiência no transporte de cargas.

inscrição para curso

O instrutor ministrará as aulas tanto em ambiente de salas de aula quanto em laboratórios. O ambiente ajuda fortalecer os conhecimentos teóricos fundamentais para a profissão, quanto em aulas práticas realizadas nos modernos caminhões escola disponibilizados pela Fabet. Essa abordagem prática permitirá que as alunas adquiram experiência real na condução dos veículos, garantindo uma formação sólida e completa.

Apoio às alunas

A instituição, reconhecida por sua excelência no setor, disponibilizará alojamento e alimentação para as participantes durante a duração do curso. Isso garante que todas as alunas possam se concentrar integralmente em seus estudos e práticas, sem preocupações logísticas.

Com a crescente demanda por profissionais qualificados no transporte de cargas e a busca por uma maior representatividade feminina nesse setor, a Fabet-SP se destaca ao oferecer essa oportunidade exclusiva para mulheres que desejam ingressar ou se aprimorar na área.

Ademais, as inscrições para o curso estão abertas e podem ser realizadas através do WhatsApp nos números: 49 9918-8844 ou 49 9966-9983, além do telefone: 11 4708-1784. O número de vagas é limitado, por isso, recomendamos que as interessadas façam suas inscrições o mais breve possível.

Enfim, o curso “Formação de Mulheres para o Transporte de Cargas” da Fabet-SP representa uma chance única para as mulheres. Certamente, para condutoras que desejam se destacar nesse segmento e se qualificar em uma área de grande relevância para a economia nacional. Por fim, não perca essa oportunidade e faça parte da próxima turma que transformará sua carreira no transporte de cargas.

CURSO FABET-SP: FORMAÇÃO DE CONDUTORES PARA BIARTICULADOS

A VOLVO JÁ VENDEU 72.244 CAMINHÕES NO MUNDO EM 2023, SENDO 9.011 NO BRASIL

O Volvo Group anunciou um notável crescimento em suas entregas de 125.373 novos caminhões durante o primeiro semestre de 2023, considerando todas as marcas. Somente a marca Volvo vendeu 72.244 unidades

  • Volume por marca, total, Brasil, América do Sul Europa, Ásia, África/Oceania e Estados Unidos
  • Com metade das vendas de elétricos na Europa e volume total
  • Perspectiva para o restante de 2023 na visão da Volvo Trucks

Com um aumento de oito por cento em relação ao mesmo período do ano anterior, foram entregues um total de 125.373  unidades, impulsionando a presença da empresa no mercado. O destaque no primeiro semestre ficou por conta da participação de 50,7% das vendas de caminhões elétricos.

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Ao analisar as entregas por marca, a Volvo Trucks liderou o grupo, respondendo por 72.244 unidades, seguida pela Renault Trucks com 36.660 unidades, pela Mack com 15,918 unidades e 551 por outras marcas. Por região, a Volvo Caminhões Brasil contribuiu com 9.011 unidades, ou 24,68%, praticamente o quarto do total da marca.

Por regiões, o Brasil contribuiu com 9.011 do total de 9.860 unidades na América do Sul. O maior volume foi comercializado na Europa (66.019 caminhões, incluindo todas as marcas), seguido da América do Norte (31.971), Ásia (11.644) e África/Oceania (5.879).  

8 DICAS DA VOLVO TRUCKS PARA EVITAR PARADAS NÃO PREVISTAS NA OFICINA

Caminhões elétricos

Um dos destaques da conquista do Grupo Volvo é a sua posição dominante na entrega de caminhões pesados eletrificados na Europa. A Volvo Trucks conseguiu uma impressionante participação de 50,7% nesse segmento, enquanto a Renault Trucks também apresentou um desempenho sólido, com 18% do mercado.

Volvo vendeu

Faturamento

O faturamento do Grupo Volvo aumentou em 18%, alcançando ao equivalente a R$ 63,3 bilhões, e o lucro operacional ajustado atingiu a marca de 3,6 bilhões.

Embora a participação de mercado da Volvo Trucks na Europa tenha apresentado uma pequena queda, caindo pouco mais de um por cento para 17,9% de participação, a marca permanece com posição forte no segmento de caminhões pesados.

Nos mercados da América do Norte, a Volvo registrou uma participação de 9,2% e a Mack 5,9% durante o mesmo período. Embora haja uma diminuição em relação ao ano anterior, ambas as marcas continuam firmes em suas posições no mercado norte-americano.

No âmbito das soluções de mobilidade sustentável, a Volvo Trucks entregou um total de 687 caminhões eletrificados nos primeiros seis meses do ano e mais de 5.000 unidades deste o início das vendas.

Perspectiva para o final do ano

Certamente, com base no desempenho, a Volvo aumentou suas previsões para o mercado total de caminhões pesados na Europa e na América do Norte. Ademais, a espera-se um crescimento de dez por cento na Europa, atingindo 330.000 unidades, e, na América do Norte, a expectativa é alcançar a marca de 330.000 unidades.

Enfim, a Volvo continua a se destacar no mercado de caminhões pesados, impulsionando sua inovação, eficiência e compromisso com a sustentabilidade. Por fim, com a crescente demanda por soluções de transporte ecologicamente corretas, a empresa está bem posicionada para liderar o futuro da indústria automotiva.

BRAVO SERVIÇOS LOGÍSTICOS OFERECE 76 VAGAS DE EMPREGO EM MAIS DE 10 CIDADES

A Bravo Serviços Logísticos, uma das principais empresas do setor logístico do país, está com 76 vagas de emprego abertas em mais de 10 cidades brasileiras. Dessa forma, reconhecida por expertise em logística, incluindo armazenamento, transporte e distribuição, a empresa oferece oportunidades em diversas áreas e funções, buscando profissionais qualificados para integrar sua equipe.

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Assim, as vagas estão distribuídas em diferentes localidades, abrangendo desde o Sul até o Centro-Oeste do Brasil. Certamente, para participar do processo seletivo, os interessados devem enviar seus currículos exclusivamente por e-mail, seguindo as orientações específicas para cada município. Ademais, abaixo, destacamos as vagas disponíveis em cada cidade:

Aparecida de Goiânia-GO

rh.aparecida@bravolog.com.br

  • – Coordenador Administrativo

Carazinho-RS

rh.carazinho@bravolog.com.br

  • – Conferente
  • – Operador de Empilhadeira
  • – Operador de Transpaleteira

Cuiabá-MT

rh.cuiaba@bravolog.com.br

  • – Coordenador de Movimentação e Armazenagem
  • – Coordenador de Serviço ao Cliente
  • – Supervisor de Logística
  • – Assistente de Serviço ao Cliente
  • – Analista PCE
  • – Assistente PCE
  • – Conferente
  • – Operador de Transpaleteira
  • – Operador de Empilhadeira
  • – Assistente de Transporte

Hortolândia-SP

rh.paulinia@bravolog.com.br

  • – Analista de Serviço ao Cliente

Itapetininga-SP

rh.transporte@bravolog.com.br

  • – Motorista Toco

Luís Eduardo Magalhães-BA

rh.lem@bravolog.com.br

  • – Assistente de PCE

Paulínia-SP

rh.paulinia@bravolog.com.br

  • – Analista Transporte III (Roteirização)
  • – Analista Serviço ao Cliente
  • – Analista de Transporte
  • – Analista Faturamento
  • – Assistente Serviço ao Cliente
  • – Especialista em Inteligência Logística
  • – Motorista Manobrista I
  • – Motorista Truck
  • – Motorista Carreta
  • – Mecânico

Querência-MT

rh.querencia@bravolog.com.br

  • – Coordenador de Movimentação e Armazenagem
  • – Assistente Serviço ao Cliente
  • – Analista de Serviço ao Cliente
  • – Conferente
  • – Assistente de PCE
  • – Motorista Manobrista I
  • – Motorista Truck

Rio Verde-GO

rh.rioverde@bravolog.com.br

  • – Assistente de HSE
  • – Assistente de PCE
  • – Auxiliar de Limpeza
  • – Conferente
  • – Jovem Aprendiz
  • – Motorista Carreta
  • – Motorista Manobrista
  • – Motorista Truck
  • – Operador de Empilhadeira
  • – Operador de Transpaleteira

São Roque-SP

Então, para esta cidade, envie e-mail para: rh.saoroque@bravolog.com.br

  • – Assistente Administrativo

Uberaba-MG

Decerto, para esta cidade, envie e-mail para: rh.uberaba@bravolog.com.br

  • – Analista de Sistemas
  • – Analista de Tecnologia da Informação
  • – Analista de Testes I
  • – Assistente de Sistemas
  • – Desenvolvedor (Full-Stack)
  • – Especialista de Sistemas
  • – Especialista de TI II
  • – Estagiário de TI
  • – Coordenador Fiscal
  • – Coordenador de Suprimentos
  • – Analista de Gente & Gestão Sr.
  • – Analista de Gestão de Estoque
  • – Analista PCE
  • – Auxiliar Administrativo
  • – Auxiliar de Serviços Gerais
  • – Auxiliar Movimentação e Armazenagem
  • – Conferente
  • – Motorista Ônibus Manobrista
  • – Operador de Empilhadeira
  • – Operador de Transpaleteira
  • – Técnico em Segurança do Trabalho
Bravo

Enfim, os interessados em se candidatar devem enviar seus currículos para a Bravo Serviços Logísticos por e-mail, utilizando os endereços específicos indicados para cada cidade. Por fim, é fundamental que os candidatos informem o título da vaga de interesse no assunto do e-mail.

No site oficial da empresa, é possível encontrar detalhes sobre as responsabilidades e requisitos de cada vaga disponível, bem como informações adicionais sobre a cultura organizacional e benefícios oferecidos aos colaboradores.

MECANIDAY REÚNE MAIS DE 1.500 PROFISSIONAIS DO SETOR DE MANUTENÇÃO

No último sábado, 22, São Paulo foi palco da primeira edição do Mecaniday, um evento corporativo pioneiro destinado a profissionais do setor de autos & serviços. Organizado pela Mecanizou, um marketplace de peças automotivas para oficinas mecânicas, o Mecaniday teve como foco central a abordagem da tecnologia como uma inovação transformadora para o setor automotivo e de serviços. A iniciativa inédita tem como objetivo estabelecer-se como um marco anual no calendário social desse segmento.

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O evento atraiu cerca de 1.500 convidados representando cerca de 800 oficinas. Todos eles clientes inscritos na base da plataforma Mecanizou. Dentre as atividades proporcionadas pelo Mecaniday, destacou-se um painel de discussão sobre o potencial da tecnologia e das redes sociais para impulsionar o segmento. Assim, o painel contou com a participação de influenciadores do setor automotivo. Além disso, os participantes tiveram acesso a diversas atrações, como simulador de troca de pneus, autorama e sorteios com benefícios exclusivos para as oficinas mecânicas cadastradas na plataforma Mecanizou.

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Mecaniday

Encurtar os desafios

Certamente, Ian Faria, fundador e CEO da Mecanizou, destacou a importância do evento para o propósito da empresa de valorizar o papel dos mecânicos no setor. “O Mecaniday vem para reforçar o propósito da Mecanizou de valorizar o papel do mecânico. Ademais, com tecnologia e inovação, vamos encurtar os desafios de todos os setores da indústria com o aplicador”, afirmou Faria.

Enfim, fundada em 2021 por Ian Faria e André Simões, ambos com vasta experiência em startups e amplo conhecimento nas áreas de marketplace, logística e tecnologia, a Mecanizou desempenha um papel crucial na conexão de mais de 300 fornecedores e distribuidores com oficinas mecânicas. Por fim, com mais de 800 mil peças disponíveis na plataforma. A Mecanizou tem como objetivo primordial facilitar a vida dos mecânicos por meio da tecnologia.

GUERINO SEISCENTO COMPRA 20 ÔNIBUS EURO 6 CHASSI SCANIA E CARROCERIA COMIL

Buscando manter-se à frente no mercado e aderir às práticas sustentáveis, a Guerino Seiscento, recentemente, adquiriu um lote de 20 chassis Euro 6 do ônibus K 410 6×2, que serão incorporados à sua frota. Parte das unidades já foi entregue, e as demais chegarão até o final do ano, com o apoio da Casa Scania WLM Quinta Roda. A substituição dos ônibus Euro 4 e 5 pelos Euro 6 é um importante passo direção a sustentabilidade e segurança.

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A Guerino Seiscento possui uma frota de mais de 300 ônibus, sendo 124 da marca Scania. Rogério Moro, gerente de negócios de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, enfatizou a importância dessa venda. A Guerino Seiscento é cliente de longa data da Scania.

O proprietário da Guerino Seiscento, João Carlos Seiscento, expressou sua valorosa parceria com a Scania e a WLM Quinta Roda. Ele destacou as modernidades dos ônibus, como o conforto com poltronas leito e semileito de couro da Comil, encarroçadora dos chassis.

Sobre a Guerino Seiscento

Guerino

A história da empresa Guerino Seiscento é marcada por um início modesto e uma trajetória de sucesso no setor de transporte de passageiros. Fundada em 1946 pelo empresário Guerino Seiscento, a empresa tem suas raízes em Tupã, cidade de 78 mil habitantes que fica no Centro-Oeste de São Paulo.

O legado de Guerino começou como cobrador na empresa de seu pai, João Seiscento, que já atuava no ramo de transportes, ligando Marília a Bastos e Quintana a Rancharia. Com o tempo, a família Seiscento expandiu seus negócios e, quando a linha férrea se estendeu até Tupã, eles decidiram mudar-se para a cidade. Decerto, foi nesse momento que Guerino e seu pai adquiriram um caminhão e começaram a comprar produtos agrícolas no Paraná para vender em Tupã e regiões próximas.

Guerino

Primeira linha

Assim, com determinação e visão empreendedora, Guerino Seiscento encontrou uma oportunidade no transporte de passageiros. Dessa forma, em pouco tempo, a empresa já oferecia a primeira linha de ônibus entre Tupã e Ponte Alta. Então, com certeza, os moradores locais apoiaram a ampliação gradual da linha até Saltinho. Ademais, além do transporte de passageiros, Guerino Seiscento se destacava ao oferecer um serviço de carga. Ele entregava gratuitamente encomendas para seus clientes, fidelizando e cativando a confiança dos usuários.

GRUPO JCA RENOVA FROTA COM 485 ÔNIBUS E ESTÁ COM NOVAS VAGAS DE TRABALHO

Enfim, ao longo dos anos, a empresa expandiu suas operações para diversos segmentos do transporte de passageiros, incluindo linhas interestaduais, intermunicipais, urbanas e suburbanas. Atualmente, a empresa opera nos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, atendendo a 178 cidades, além da sede em Tupã. Por fim, dentre as cidades atendidas estão Adamantina, Andradina, Araçatuba, Araguari, Assis, Barretos, Bauru, Birigui, Campinas, Catalão, Curitiba, Dracena, Foz do Iguaçu, Franca, Goiânia, Lins, Londrina, Maringá, Marília, Osvaldo Cruz, Ourinhos, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, Três Lagoas, Tupi Paulista, e Uberlândia.

IMPORTAÇÃO: DE ONDE E COMO OS PRODUTOS HOSPITALARES CHEGAM AO BRASIL

A pandemia de covid-19 trouxe grandes desafios para o mundo inteiro, mas também impulsionou a produção e a importação de produtos hospitalares que se tornaram fundamentais para o combate ao vírus. No Brasil, esses produtos passaram a ganhar destaque e atraíram a atenção não apenas dos profissionais da saúde, mas também de gestores do comércio exterior.

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De acordo com Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex, empresa especializada em tecnologia para o comércio exterior, a importação desses itens precisa ser conduzida com extrema atenção às especificações de transporte e armazenagem. “Cuidados adequados são essenciais para evitar perdas, danos e garantir a eficácia desses itens tão importantes”, afirma Hofstatter.

Para garantir a qualidade e a segurança dos produtos importados, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) exige uma análise rigorosa de todos os itens que possam ter contato com pacientes.

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Hospitalares
Helmuth Hofstatter, CEO da Logcomex

O modal marítimo emergiu como a principal forma de importação de seringas, luvas cirúrgicas e máscaras no Brasil. As seringas, em especial, empresas importam principalmente dos Estados Unidos, China, Alemanha e Suíça, e elas chegam principalmente pelo porto de Santos. O transporte marítimo representa mais de 96% do volume de importação desses produtos, seguido pelo modal aéreo.

100% via marítima

Já as luvas cirúrgicas têm origem principalmente na Malásia, China e Tailândia, chegando ao Brasil principalmente através do Porto de São Francisco do Sul e de Itajaí. O modal marítimo responde por praticamente 100% do volume dessas importações. Durante a pandemia de covid-19, o sistema MANTRA classificou as luvas com um código especial, garantindo sua prioridade de liberação. Em março do ano corrente, o Brasil importou 13 mil toneladas de luvas, representando um valor FOB de mais de US$ 13 milhões.

As máscaras, por sua vez, tornaram-se objetos de grande necessidade durante a pandemia e continuam sendo usadas até hoje. Elas geralmente vêm da China, Paraguai ou Taiwan, sendo o Porto de Santos a principal porta de entrada. Em março, o Brasil importou mais de 2 mil toneladas de máscaras, totalizando um valor FOB de US$ 8,4 milhões.

Por fim, a importação de produtos hospitalares é uma das vertentes do comércio exterior brasileiro que têm ganhado relevância. É esperado que o país continue se destacando na busca por soluções que garantam a saúde e o bem-estar de seus cidadãos.

CAMINHÃO ELÉTRICO DA NIKOLA PEGA FOGO E BOMBEIROS APONTAM NOVOS DESAFIOS

Os incêndios envolvendo veículos elétricos são uma preocupação crescente para os bombeiros, e agora, os caminhões elétricos, especificamente os da marca Nikola Corporation, estão sendo alvo dessa nova ameaça. Em 23 de julho, por volta das 14h, os bombeiros em Phoenix responderam a um incêndio em um caminhão elétrico da Nikola Corporation, localizada em 4141 E Broadway Rd, que reacendeu após um mês do último incidente no mesmo local.

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A capitã Kimberly Quick-Ragsdale, oficial de informação pública do Corpo de Bombeiros de Phoenix, relatou que o caminhão previamente danificado sofreu outra fuga térmica e ignição das células da bateria no momento do incêndio. Os bombeiros, treinados em HazMat (materiais perigosos), enfrentaram desafios significativos ao combater o fogo, tendo que usar uma grande quantidade de água a cada minuto para resfriar as baterias que queimavam a mais de 800 graus Celsius.

Os incêndios em veículos elétricos apresentam um perfil de ameaça diferente para os bombeiros, em comparação com os incêndios em veículos tradicionais. Um bombeiro foi entrevistado pela Fox Business em outubro de 2022. Ele mencionou que os incêndios em carros a combustão eram geralmente controlados em menos de uma hora. No entanto, com os veículos elétricos, especialmente quando as baterias estão envolvidas, pode levar horas para resfriá-las completamente.

12 horas de trabalho para os bombeiros

Bombeiros

Em relação ao incidente em Phoenix, as equipes de resgate conseguiram resfriar o compartimento da bateria e gerenciar a situação. Mas, o processo levou mais de 12 horas. Felizmente, não houve relatos de feridos devido à inalação de fumaça no momento, embora a fumaça liberada durante esses incêndios seja extremamente tóxica.

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A Nikola Corporation, fabricante do caminhão envolvido no incêndio, emitiu uma declaração reconhecendo o ocorrido. A empresa explicou que o caminhão danificado no incêndio anterior, em junho, reacendeu. Um veículo elétrico com baterias danificadas pode ser comprometido durante um incidente, levando a essa situação.

Alguém também levantou a questão de um possível “jogo sujo”. A Nikola suspeita de que alguém criminosamente provocou o incêndio anterior envolvendo seus caminhões. No entanto, a investigação está em andamento tanto pela equipe de engenharia da Nikola quanto por terceiros contratados, e as conclusões determinarão os próximos passos.

Segurança

Vale a pena mencionar que a Nikola Corporation recebeu grandes subsídios federais e estaduais para produzir caminhões com emissão zero e infraestrutura de abastecimento. No entanto, a empresa enfrentou problemas legais no passado. A Securities Exchange Commission fez um acordo de US$ 125 milhões com ela após acusá-la de enganar os investidores em 2021.

Os incidentes recentes destacam a importância de aprimorar as medidas de segurança para veículos elétricos. Especialmente no caso de caminhões, que apresentam desafios adicionais devido ao tamanho e complexidade das baterias. Ademais, os bombeiros e as empresas automotivas precisam trabalhar em conjunto para garantir que os veículos elétricos sejam seguros. Enfim, tanto para os motoristas quanto para os profissionais de resgate que possam lidar com emergências desse tipo. Enquanto a investigação continua, a indústria automotiva aguarda ansiosamente as descobertas. Por fim, elas ajudarão a prevenir futuros incidentes e a melhorar a segurança dos veículos elétricos no geral.