domingo, dezembro 21, 2025

DAF ACELERA HOMOLOGAÇÃO DE CAMINHÕES MOVIDOS A HVO

Os motores a combustão para veículos pesados ainda vão ter vida longa devido à inviabilidade econômica e de peso dos modelos elétricos. E há formas de utilizar combustíveis renováveis e 90% menos poluentes do que o diesel convencional, além do gás biometano. Trata-se do HVO (óleo vegetal hidrotratado), uma tecnologia, inclusive, que o Brasil poderia ser exemplo no mundo.

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A Volkswagen Caminhões chegou a apresentar o modelo Constellation Optimus, pronto para ser produzido em série. No entanto, ainda não está comercialmente à venda. Nesta mesma direção, a DAF Trucks também está desenvolvendo a sua linha de caminhões movidos a HVO.

Diferentemente de muitos biocombustíveis anteriores, como o biodiesel no Brasil, o HVO é produzido a partir de resíduos e gorduras da indústria alimentícia, tornando-o uma opção altamente sustentável. Além disso, seu uso não impacta a produção de alimentos, o que o torna uma alternativa ainda mais atraente na luta contra as mudanças climáticas.

O engenheiro-chefe da DAF Trucks e membro do Conselho de Administração, Patrick Dean, destaca o compromisso da empresa em enfrentar os desafios ambientais. “A DAF está na vanguarda da ambição de nossa sociedade de reduzir as emissões de CO₂”, afirma Dean.

“Em 2018, fomos pioneiros no lançamento de um caminhão totalmente elétrico, e no ano passado, apresentamos uma nova geração de caminhões elétricos com autonomia de ‘emissão zero’ de até 500 quilômetros. Além disso, estamos nos preparando para as novas gerações de combustíveis”, acrescentou.

“O HVO permite-nos dar um salto gigantesco na redução das emissões de CO₂ já hoje, com os caminhões existentes no mercado, e mais importante ainda, ‘well-to-wheel’. Seria um grande passo em frente se a legislação europeia valorizasse a contribuição dos combustíveis limpos para reduzir as emissões de CO₂, pois não podemos desperdiçar oportunidades para alcançar um transporte rodoviário sustentável.”

Uma das vantagens mais notáveis do HVO é sua aplicabilidade direta nos caminhões DAF sem a necessidade de ajustes significativos nos veículos. Isso significa que a nova geração de caminhões DAF, incluindo a série LF para transporte de distribuição, o versátil XD (‘Caminhão Internacional do Ano 2023’) para distribuição e aplicações específicas, e os modelos ‘top-of-the-range’ XF, XG e XG+ (‘International Trucks of the Year 2022’) para transporte pesado e de longa distância, podem operar com 100% de HVO, mantendo o excelente desempenho e os intervalos de manutenção de até 200.000 quilômetros para o transporte de longa distância.

VOLVO TRUCKS: HÁ ALTERNATIVAS ALÉM DOS ELÉTRICOS, COMO O ELETROCOMBUSTÍVEL

Essa abordagem inovadora da DAF coloca a empresa em uma posição privilegiada para enfrentar os desafios futuros em relação às regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. A combinação de caminhões elétricos, tecnologia de hidrogênio e motores de combustão aprimorados com o uso do HVO destaca o compromisso da DAF em liderar o caminho para um setor de transporte mais limpo e sustentável.

GRUPO IBL EXPANDE SUA ATUAÇÃO LOGÍSTICA PARA O MUNDO E NOVOS SETORES

O setor logístico brasileiro para exportação e importação ganhou um novo fornecedor de soluções para os principais setores da economia brasileira. O Grupo IBL, que já contava com a IBL Logística, lançou a IBL World.

A empresa deu um ousado passo em direção ao mercado global ao estabelecer sua sede em Miami, nos Estados Unidos, e a expansão de sua atuação em novos segmentos, o agronegócio e mineração. A IBL Logística já é conhecida por sua atuação nos segmentos farmacêuticos, eletrônicos, automotivo, entre outros, nos modais rodoviário, aéreo e marítimo.

A IBL World se apresenta como uma solução para suprir a crescente demanda global por logística completa.

Com cinco bases operacionais espalhadas para atender mais de 190 países, a empresa oferece cobertura global em logística, consolidação de cargas, distribuição, armazenamento e serviço porta a porta.

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20 anos de experiência

Jonatas Spina Borlenghi, CEO do Grupo IBL, destaca a importância da IBL World em expandir o alcance de atendimento e atender às exigências do mercado globalizado, que demanda conceitos modernos e procedimentos ágeis nos negócios e operações. O executivo enfatiza que a experiência e o profissionalismo de mais de 20 anos do Grupo no setor logístico foram fundamentais para o desenvolvimento da IBL World.

A nova empreitada tem como objetivo ampliar as possibilidades para seus clientes, oferecendo serviços em operações marítimas, aéreas e rodoviárias no comércio exterior. A proposta inclui o gerenciamento completo de carga, englobando importação, exportação, cotação e rastreamento, eliminando a necessidade de intermediários e reduzindo significativamente o tempo de operação.

Fernando Balbino, diretor da área Internacional da IBL World, ressalta a importância de executar toda a operação de ponta a ponta, proporcionando uma economia significativa de tempo e recursos.

Hub em Manaus

As operações marítimas e aéreas da IBL World têm como ponto de partida a cidade de Manaus, a partir da qual se estendem para diversas filiais em capitais e grandes centros urbanos. A empresa já tem como destinos iniciais países como Japão, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, Portugal, Alemanha e México.

Um dos focos prioritários da IBL World é o Mercosul, onde identificou uma crescente demanda por transporte rodoviário de cargas. Para atender a esse mercado, a empresa estabeleceu bases operacionais em várias cidades do Brasil e países vizinhos, facilitando o comércio de importação e exportação e fornecendo serviços logísticos completos.

Agro e minério

Além disso, a IBL World está empenhada em oferecer soluções específicas para o agronegócio, abrangendo toda a cadeia de transporte e logística. Ao mesmo tempo, enfrenta os desafios do transporte de minério de lítio, demandando monitoramento rigoroso desde a extração até o porto de destino.

Para concretizar suas ambições, o Grupo IBL investiu cerca de R$ 1 milhão desde o ano passado, contratando equipes especializadas e adquirindo veículos e sistemas necessários para suas operações.

A empresa estima que a IBL World alcance um faturamento de R$ 5 milhões em 2023, com ênfase nos mercados asiático, norte-americano e no Mercosul, onde concentra 70% de suas operações.

Segurança

A IBL Valores, outra divisão do grupo, oferece transporte de carga com um nível de proteção superior ao encontrado no segmento de logística brasileiro. Seus caminhões contam com blindagem nível III, suportando armas de calibre até 7,62 mm. Além disso, são equipados com fechaduras eletrônicas, duplo sistema de rastreamento e videomonitoramento. A empresa também mantém autorização da Infraero para acesso aos aeroportos e transporte direto para as aeronaves.

Estrutura

A atual frota do Grupo IBL, no segmento de IBL Logística, conta com mais de 200 veículos equipados com recursos tecnológicos para monitoramento e rastreamento de carga. Esses caminhões, além da blindagem completa, possuem recursos inteligentes, como fechaduras eletrônicas em todas as portas, sistema de videomonitoramento interno, fechaduras randômicas e iscas de cargas.

Com sua atuação em várias cidades brasileiras, a IBL World promete revolucionar o mercado logístico internacional, impulsionando a eficiência e a agilidade nas operações de transporte de cargas nos setores mais exigentes, como farmacêutico, eletrônico, agronegócio e mineração. A empresa está preparada para enfrentar os desafios globais e atender às necessidades específicas de seus clientes com excelência.

TACÓGRAFO: O QUE PRECISA SABER PARA FICAR DE ACORDO COM AS NORMAS ATUAIS

Nos últimos dias, o Frota News avaliou alguns modelos da geração Euro 6 da Mercedes-Benz Sprinter. As configurações com relação à presença ou obrigatoriedade do uso de tacógrafo podem gerar algumas dúvidas. Para sanar essas dúvidas e outras sobre o equipamento, buscamos esclarecimentos com o especialista Ricardo Rampaso, gerente de Aftermarket e Veículos Comerciais da Continental, dona da marca VDO, referência em tacógrafos no Brasil e no mundo.

O porta-voz da Continental, Ricardo Rampaso, compartilhou informações importantes sobre o mercado de tacógrafos no Brasil e esclareceu dúvidas relacionadas ao uso e obrigatoriedade desse equipamento.

Uma das questões abordadas foi a respeito do tempo em que a marca VDO pertence à Continental. Rampaso confirmou que a VDO foi incorporada pela Continental em 2007, fortalecendo a posição da empresa no mercado de tacógrafos.

tacógrafo
Ricardo Rampaso, gerente de Aftermarket e Veículos Comerciais da Continental

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Tacógrafo digital

Ao ser questionado sobre o tamanho desse mercado no Brasil, tanto para tacógrafos em geral quanto para os digitais, Rampaso forneceu dados relevantes. Segundo ele, atualmente cerca de 30% da frota circulante com instrumento obrigatório possui tacógrafo digital. Ele ainda afirmou que a participação dos tacógrafos digitais tende a crescer progressivamente nos próximos anos.

É importante ressaltar que, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso do tacógrafo é obrigatório para veículos de transporte de carga com peso bruto total a partir de 4.563 kg. Além de ser exigido para veículos de transporte de passageiros com capacidade acima de 10 pessoas e veículos de transporte escolares.

Outra questão levantada foi a obrigatoriedade do uso do tacógrafo em veículos com placa vermelha (antigas) e placas brancas com escrita em vermelho (Mercosul).

Rampaso alguns modelos de vans da Mercedes-Benz já saem de fábrica com o tacógrafo instalado. É importante ressaltar que, caso o veículo seja equipado com o tacógrafo de fábrica, seu uso é obrigatório, pois o equipamento foi desenvolvido para registrar informações precisas sobre velocidades, distâncias e tempos de condução, além de momentos de imobilização do veículo, sendo esses registros invioláveis e inalteráveis por meio de gráficos fidedignos.

A SOLUÇÃO DA FPT INDUSTRIAL PARA AS SEGUNDA VIDA DAS BATERIAS DOS VEÍCULOS

Resolução mais recente do CONTRAN

O executivo também mencionou a obrigatoriedade do uso do tacógrafo segundo o CTB e a Resolução CONTRAN n.º 993 de 2023. Ele explicou que o uso do tacógrafo é obrigatório para veículos de transporte de passageiros com mais de dez lugares, a menos que estejam registrados como categoria particular e não realizem transporte remunerado.

Além disso, veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração igual ou superior a 19 toneladas, bem como veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração inferior a 19 toneladas, mas com peso bruto total superior a 4.536 kg e fabricados a partir de 1991, também são obrigados a utilizar o equipamento.

Quando perguntamos sobre as vantagens de usar o tacógrafo com os discos, ele destacou que há apenas benefícios nesse sentido. Ele enfatizou que a VDO projeta os equipamentos para oferecer um controle mais efetivo das operações de transporte de cargas e passageiros.

Os tacógrafos utilizam para gerar dados que treinam condutores, determinam causas e responsabilidades em casos de irregularidades ou acidentes. Além disso, esses dados estão em conformidade com as normas de trânsito.

Ele também mencionou as vantagens exclusivas dos tacógrafos digitais, como a rápida descarga de dados via USB em até 40 segundos, a memória com autonomia de 30 dias e a facilidade de compreensão dos dados.

Dados na nuvem

Rampaso também ressaltou que os tacógrafos digitais possuem interatividade com a plataforma de gestão VDO On Board. Também utilizam cartão NFC para comunicação por proximidade. Inclusive, eles possuem certificações de órgãos reguladores, como INMETRO, Senatran e ANATEL, além de atenderem às exigências das montadoras.

Por fim, quando questionado se o proprietário de uma van de uso privado pode retirar o tacógrafo, Rampaso esclareceu que isso é possível. No entanto, somente se o veículo for reconfigurado para uma utilidade que esteja fora das regulamentações de uso do tacógrafo.

A entrevista com Ricardo Rampaso proporcionou uma visão clara sobre o mercado de tacógrafos no Brasil. Certamente, esclareceu dúvidas relacionadas à obrigatoriedade e benefícios do uso desses equipamentos. Ademais, com o crescimento contínuo desse mercado e as exigências do CTB, é essencial que os proprietários de veículos comerciais estejam cientes das regulamentações. Assim, aproveitam as vantagens oferecidas pelos tacógrafos digitais para garantir a segurança e o cumprimento das normas no transporte de cargas e passageiros.

A SOLUÇÃO DA FPT INDUSTRIAL PARA AS SEGUNDA VIDA DAS BATERIAS DOS VEÍCULOS

Quando dizem que um veículo elétrico é zero emissão de poluentes, a informação é parcial. Ele seria zero emissão se sua produção e da energia fossem zero e o descarte. Óbvio que ser zero emissão é uma utopia. No entanto, a indústria trabalha para reduzir os impactos da produção e descarte, há muitos passos para serem dados. Entre eles, o descarte das baterias, produzidas em milhões atualmente. Mais um passo acaba de ser dado pela FPT Industrial, empresa do Iveco Group, com destino para segunda vida útil das baterias.

A FPT Industrial é mais conhecida como fabricante de motores e alguns componentes do trem de força dos veículos, principalmente, veículos comerciais, máquinas agrícolas e de construção civil. No entanto, ela busca ocupar um lugar de destaque também como fornecedora multinacional de soluções de acionamento de baixo impacto ambiental, incluindo baterias para veículos comerciais leves elétricos, ônibus e micro-ônibus.

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Carregador móvel

Para isso, ela uniu forças com a Reefilla, uma startup inovadora sediada em Turim, na Itália, que oferece o primeiro serviço de carregamento móvel preditivo. Juntas, elas lançaram um projeto piloto com o objetivo de dar uma segunda vida às baterias de veículos comerciais elétricos.

A FPT Industrial e a Reefilla criaram um processo de ciclo completo para reutilizar as baterias de veículos elétricos após o término de sua vida útil

Fabricadas pela FPT Industrial em sua fábrica ePowertrain em Turim, onde também são produzidos eixos elétricos para veículos comerciais leves e pesados, micro-ônibus e carros de alto desempenho, algumas das baterias eBS37 serão entregues à Reefilla quando não forem mais adequadas para alimentar a tração elétrica.

REITER LOG AVALIA CAMINHÃO DIESEL TRANSFORMADO EM ELÉTRICO

A startup irá recuperar os módulos das baterias e mais de 50% de seus componentes internos. Esses componentes serão então instalados nos bancos de energia móveis Fillee da Reefilla, para uso na recarga dos veículos elétricos de seus clientes. Ao utilizar peças das baterias eBS37 de alto desempenho, a Reefilla espera um aumento significativo na capacidade de carga de seus powerbanks Fillee.

Fundada em Turim em abril de 2021, a Reefilla desenvolveu um ecossistema de produtos e serviços de recarga para mobilidade elétrica. Atualmente, ela opera em Turim e Milão, onde oferece serviços preditivos de carregamento móvel para frotas comerciais e usuários individuais.

Os powerbanks Fillee, equipados com componentes de bateria reutilizados, são entregues aos veículos dos clientes por uma frota de vans elétricas, proporcionando um carregamento de energia verde por meio de centros de recarga fotovoltaica. Isso garante que os veículos dos clientes estejam sempre totalmente carregados, onde quer que estejam, mesmo antes de solicitarem.

segunda vida

A FPT Industrial está lançando o projeto piloto em apenas seis meses, criando um gerenciamento responsável de ciclo de vida completo das baterias, contribuindo ativamente para a cadeia de fornecimento neutra em carbono da mobilidade elétrica. A parceria com a Reefilla é um exemplo perfeito da abordagem inovadora adotada pela FPT Industrial para lidar com as baterias de tração elétrica no final de sua vida útil. A FPT vê a “segunda vida” dessas baterias como uma oportunidade de extrair mais valor delas e contribuir da melhor forma possível para a economia circular.

“Além das importantes consequências em termos de uma segunda vida para as baterias e sustentabilidade em todo o processo”, afirma Andrea Cugnini, Chefe da linha de negócios ePowertrain da FPT Industrial, “este projeto piloto com a Reefilla demonstra que empresas multinacionais e startups não apenas podem, mas devem colaborar para trocar ideias e implementar soluções inovadoras”.

FABET-SP: COMEÇA 2º MÓDULO DO CURSO GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Começa nesta quarta-feira, dia 19 de julho, o 2º Módulo do Curso Gestão e, Segurança no Transporte, promovido pela Fabet-SP. Serão mais três dias de imersão com a participação de profissionais de grandes transportadores e embarcadores na sede São Paulo, em Mairinque-SP.

O curso conta com três módulos. O primeiro foi realizado entre os dias 14 e 16 de junho, o segundo ocorre nesses próximos dias, e o terceiro e último vai ocorrer entre os dias 22 e 25 de agosto.

Para o 2º Módulo, as aulas serão com os temas “A Liderança e os Resultados do Negócio”, proferida pelo professor doutor Josemar Soares; “Gestão da Segurança Veicular e Tecnologias Embarcadas”, pelo professor especialista Wellington Bosco; e “Gerenciamento de Acidentes de Trânsito”, pelo professor doutor Sérgio Augusto Monteiro.

Capacitação em Segurança Viária

O curso foi desenvolvido pela Fabet a partir das demandas de transportadores e embarcadores. Considerado o mais completo e relevante do Brasil, o programa tem o objetivo de tornar a segurança viária um valor fundamental em todas as áreas de uma empresa de transporte. O curso visa capacitar gestores, supervisores, coordenadores e equipes em geral.

Com a participação de renomadas empresas do setor, o programa promove discussões amplas e contínuas sobre segurança viária, incentivando a integração e a troca de experiências entre as organizações em prol de um trânsito mais humano e seguro. Acreditando que todos devem ser participantes e protagonistas nas ações de segurança, o curso se destaca como o melhor e único no país nessa área.

Os tópicos abordados no programa são abrangentes e englobam diversas áreas relacionadas à segurança. Ministrações de professores especialistas, mestres e doutores com vasta experiência profissional garantem a qualidade do conteúdo oferecido. As empresas envolvidas na turma atual incluem Athivalog Transporte Ltda, Carraro Logística e Transporte Ltda, Hungaro Transportes, IC Transportes, JBS, Katu River Transporte De Cargas, Simarelli Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda, LVA Logística e Transporte, PepsiCo, Pra Frente Brasil, RD – Raia Drogasil, Solistica, Transpedrosa S.A., Veloce Logística e Wlgc – Transportes Rodoviários.

Comprometimento

A participação dessas empresas renomadas no programa demonstra seu comprometimento com a causa da segurança viária e seu apoio na busca por um trânsito mais seguro em todo o país. Por meio dessa parceria, elas reforçam sua responsabilidade social e contribuem para a conscientização e a capacitação de profissionais do setor de transporte.

O programa de capacitação em segurança viária é um exemplo de iniciativa conjunta entre empresas comprometidas, que enxergam a importância de se investir em medidas preventivas para garantir a segurança de seus colaboradores e de todos os usuários das vias. Com a união de esforços e o compartilhamento de conhecimento, elas estão liderando um movimento por um trânsito mais seguro e humano.

CURSO FABET-SP: FORMAÇÃO AVANÇADA DE CONDUTORES VEÍCULOS ARTICULADOS

Golpe do código da Uber está sendo aplicado por alguns motorista

Diversos passageiros da Uber têm relatado nas redes sociais um novo golpe envolvendo o aplicativo da Uber. Há motoristas da plataforma que utilizam o U-Código de segurança para aplicar um golpe nos passageiros, conhecido como o “golpe do código de segurança”.

Essa prática consiste em pedir aos usuários o código de segurança da corrida por meio do chat do aplicativo antes mesmo de chegarem ao local de embarque. Caso o passageiro forneça o número, os motoristas conseguem acionar viagens por preços elevados, lesando os usuários.

O código de segurança, também chamado de U-Código, é uma ferramenta disponibilizada pela Uber visando tornar as viagens mais seguras. Ao ativá-lo nas configurações do aplicativo, o usuário recebe um código de quatro dígitos que deve ser informado ao motorista para iniciar a viagem, servindo como uma verificação de que estão na viagem correta.

Uber

Comunicado da Uber

A Uber confirmou a existência de casos de fraude envolvendo o código de segurança. A empresa emitiu uma nota afirmando que está comprometida em atualizar e fortalecer seus processos internos para proteger a plataforma e os usuários. Além disso, a empresa reforçou a importância de não compartilhar os quatro dígitos com o motorista antes de chegar ao ponto de embarque, destacando que o código deve ser fornecido pessoalmente, no momento do encontro com o motorista.

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Two Dogs lança kit para transformar bicicleta comum em elétrica

Diversos relatos de vítimas mostram que os motoristas justificam a solicitação do código de segurança de diferentes formas. Alguns alegam não conhecer a região, enquanto outros afirmam que o aplicativo não está funcionando corretamente. A Uber pediu que os usuários não forneçam o código antes de embarcar no veículo e enviou um e-mail para toda a base de clientes com explicações sobre o U-Código.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) afirmou que as vítimas devem formalizar boletins de ocorrência para os casos serem investigados.

Idec orienta o que fazer

Há medidas a serem tomadas ao cair no golpe do código de segurança da Uber. Lucas Marcon, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), orienta os usuários a tirarem prints da conversa caso o motorista peça o código antes do local de embarque. Marcon recomenda o cancelamento da corrida, o contato com a empresa para relatar o ocorrido e a exigência de não ser cobrada a taxa de cancelamento.

Caso o consumidor tenha sido vítima desse golpe ou tenha sofrido cobranças indevidas, Marcon ressalta que a empresa pode ser responsabilizada, uma vez que o dano ocorreu por meio do aplicativo e serviço fornecidos pela Uber. Ele sugere que o usuário entre em contato com a empresa para solicitar o reembolso, utilize o site consumidor.gov.br da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) ou acione o Procon do seu estado.

Para denunciar o motorista, o Idec recomenda que o consumidor possua um comprovante de que o motorista pediu o código antes do local de embarque, a fim de abrir um boletim de ocorrência na Polícia Civil por tentativa de fraude.

MARCOPOLO É A 18ª EM INOVAÇÃO NO RANKING DO SUL DO BRASIL

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A Marcopolo, fabricante de ônibus sediada na região Sul do Brasil, tem se destacado como uma das empresas mais inovadoras do país. Com uma participação de mercado de 50,1% no Brasil, a empresa conquistou a 18ª posição no ranking das 50 companhias mais inovadoras da região Sul. Além disso, destaca-se entre as “Top 5” na categoria Cultura, que avalia como os gestores praticam e promovem a inovação dentro da organização.

A Marcopolo é conhecida por sua atenção constante à tecnologia e às novas soluções de mobilidade. Com uma visão estratégica e dedicação à qualidade em seus processos, a empresa busca constantemente a inovação, considerando-a um dos principais impulsionadores de suas atividades. Em um setor em constante evolução, impulsionado pela eletromobilidade e pela meta global de descarbonização, as empresas estão sendo desafiadas a antecipar tendências e se adaptar às transformações tecnológicas. A Marcopolo reconhece essa necessidade e se esforça para oferecer soluções de vanguarda que atendam tanto às demandas atuais quanto às futuras necessidades de mobilidade.

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Eletromobilidade

Alexandre Cruz, head de investimentos e inovação da empresa, destaca: “A evolução do setor de transporte, a eletromobilidade e a meta global pela descarbonização têm impulsionado as empresas a antecipar tendências e transformações tecnológicas. É o que temos feito dia após dia, conscientes da necessidade de oferecer soluções de vanguarda que atendem as atuais e futuras demandas de mobilidade.”

Um dos principais aspectos da estratégia de inovação da Marcopolo é o processo abrangente que envolve todos os níveis da companhia. Por meio de fóruns internos e externos de inovação, a empresa estimula a colaboração e a troca de ideias, buscando envolver não apenas seus funcionários, mas também parceiros externos. A Marcopolo conta com uma plataforma de inovação aberta que permite o engajamento de parceiros externos, fortalecendo ainda mais seu ecossistema de inovação. Com metodologias e processos bem definidos, a fabricante incentiva a criatividade e o pensamento disruptivo em toda a sua cadeia.

Além disso, a Marcopolo mantém centros de observação de startups e tendências em locais estratégicos, como o Vale do Silício, na Califórnia. Essa presença próxima a importantes polos de inovação permite à empresa estar na vanguarda das últimas tendências tecnológicas e se manter atualizada sobre as mais recentes soluções no setor de mobilidade. A empresa também investe em fundos para empreendedores internos, oferece coaching e mentoring voltados à inovação e promove hackathons internos para gerar novas soluções.

Ranking Campeãs em Inovação

O reconhecimento da Marcopolo como uma das empresas mais inovadoras da região Sul do Brasil foi destacado no ranking Campeãs da Inovação, promovido pelo Grupo AMANHÃ há 19 anos. A pesquisa utiliza o Innovation Management Index, uma ferramenta da metodologia do Global Innovation Management Institute (GIMI), aplicada pelo IXL Center, de Cambridge, região metropolitana de Boston, nos EUA. O GIMI é uma organização global sem fins lucrativos que tem como objetivo auxiliar pessoas, empresas e regiões a desenvolver competências em gestão da inovação de nível mundial, promovendo as melhores práticas por meio de padrões, métricas, programas de capacitação e certificações globais.

Com uma abordagem centrada na inovação e uma mentalidade voltada para o futuro, a Marcopolo continua a liderar o caminho no desenvolvimento de soluções inovadoras no setor de mobilidade, consolidando sua posição como uma das empresas mais inovadoras da região Sul do Brasil e como um exemplo a ser seguido no mercado nacional.

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Correios

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA COMPRA DE CAMINHÕES E ÔNIBUS É PRORROGADO

O programa de incentivo à compra de veículos zero quilômetro, que atualmente concede descontos por um período de quatro meses, pode passar por alterações significativas em relação ao segmento de caminhões. Na última sexta-feira, o vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou que está sendo estudada a possibilidade de prorrogar o tempo de concessão dos descontos, tornando-os algo permanente.

Durante uma visita à fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), Alckmin revelou que o governo está avaliando a extensão dos benefícios oferecidos aos compradores de caminhões. Embora não tenha entrado em detalhes sobre como isso será implementado, o vice-presidente destacou a importância de impulsionar as vendas de caminhões, assim como ocorreu no segmento de automóveis.

Os descontos concedidos atualmente pelo programa têm demonstrado resultados positivos no setor automotivo, estimulando os consumidores a adquirirem veículos novos. Os incentivos têm contribuído para impulsionar as vendas e fortalecer a indústria automobilística do país. Diante desse contexto favorável, o governo busca agora expandir esses benefícios para o segmento de caminhões.

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Demanda crescente de transporte

A prorrogação dos descontos para além do período de quatro meses previsto na medida provisória 1175 poderia impulsionar significativamente as vendas de caminhões. Essa medida visa atender a demanda crescente do setor de transporte de cargas, promovendo a renovação da frota e a modernização das empresas do ramo.

A indústria de caminhões é de extrema importância para a economia nacional, uma vez que desempenha um papel fundamental no transporte de mercadorias e no desenvolvimento do comércio. A possibilidade de estender os descontos do programa de incentivo pode representar um impulso significativo para o setor, proporcionando melhores condições para a aquisição de caminhões zero quilômetro.

Cadeia produtiva

Além dos benefícios diretos para os compradores de caminhões, essa medida também teria impactos positivos em toda a cadeia produtiva do setor. A demanda aquecida impulsionaria a produção de caminhões pelas montadoras, gerando mais empregos e estimulando o crescimento econômico.

No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, não foram divulgados detalhes sobre como a prorrogação dos descontos será implementada. Resta aguardar os próximos passos do governo e as definições quanto a essa possível alteração no programa de incentivo à compra de caminhões zero quilômetro.

Enquanto isso, as expectativas são positivas para o setor de caminhões, que poderá contar com benefícios duradouros caso a extensão dos descontos seja confirmada. O mercado aguarda ansiosamente por mais informações e detalhes sobre essa proposta, com o potencial de impulsionar ainda mais a indústria de caminhões no Brasil.

Primeira venda de ônibus

Em evento realizado em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, a Mercedes-Benz do Brasil anunciou hoje, 14 de julho, a primeira grande venda de veículos comerciais (caminhões e ônibus) no âmbito da Medida Provisória 1175 de 2023. Este programa de renovação de frota estabelece um mecanismo de desconto, patrocinado pelo Governo Federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas.

As primeiras vendas envolvem 110 ônibus, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. No segmento de caminhões, são 6 modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: 5 Axor e 1 Actros.

O evento foi realizado no Espaço Mercedes, contando com a presença de autoridades, parceiros do setor de transporte e sindicalistas. O grupo teve a oportunidade de conhecer a moderna linha de produção de chassis de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, que utiliza conceitos e processos da Indústria 4.0, obtendo ganhos de qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade.

Os visitantes foram transportados internamente na fábrica pelo ônibus elétrico eO500U, que já está sendo produzido nesta unidade da Empresa e que foi tema de uma apresentação aos participantes.

POR QUE ANUNCIAR NO FROTA NEWS?

DHL ANUNCIOU R$ 2,69 BILHÕES DE INVESTIMENTO NO BRASIL E AMÉRICA LATINA

Considerando a tendência global de omnisourcing (aproximada da cadeia logística), a DHL anunciou hoje (14/07) um investimento histórico de €500 milhões, equivalente à cerca de R$ 2,69 bilhões na cotação de hoje. O que temos neste artigo:

  • Objetivos do investimento
  • O que omnisourcing
  • Renovação de frotas movidas a combustíveis renováveis
  • Centros de armazenagem, como os de Goiás e o de Minas Gerais
  • Tecnologias para robotização e automação
  • Conquista de mais clientes dos setores automotivo, e-commerce, farmacêutico, varejo e tecnologia

O investimento será aplicado em locais estratégicos em mercados latino-americanos, principalmente, no Brasil. A aplicação dos recursos será concretizada até 2028 e têm o objetivo de fortalecer as operações da DHL na América Latina.

Entre os projetos, está a descarbonização da frota nacional por meio de alternativas mais verdes. Segue com a construção, desenvolvimento e modernização dos ativos imobiliários e centros de armazenamento da empresa, além de investimentos significativos em novas tecnologias, robótica e soluções de automação para melhorar os locais de trabalho e tornar as operações mais eficazes, flexíveis e resilientes para os clientes.

Essa iniciativa faz parte do plano de investimento estratégico da DHL Supply Chain para fortalecer ainda mais as capacidades logísticas em setores de alta demanda, como saúde, automotivo, tecnologia, varejo, e-commerce, entre outros.

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O que é omnisourcing

Oscar de Bok, CEO Global da DHL Supply Chain, afirmou: “empresas de todo o mundo estão buscando estratégias mais diversificadas de abastecimento e supply chain, aproximando os pontos de estoque da produção e dos mercados de vendas. Portanto, vemos uma demanda crescente por suporte logístico no Brasil, no México, e em outros mercados estratégicos da América Latina. Essa tendência de investir em diversos pontos de origem mais próximos dos grandes mercados de venda — que chamamos de omnisourcing — ajuda os clientes da indústria a construírem cadeias mais resilientes, robustas e flexíveis para melhor atender às necessidades de seus clientes finais. É por isso que estamos investindo montantes significativos em nossa infraestrutura logística na América Latina, já que essas regiões estão estrategicamente localizadas e equipadas para desempenhar um papel vital no comércio global”.

Além da geografia

Com o investimento em sua infraestrutura na América Latina, a DHL Supply Chain está agora complementando um longo histórico de investimentos estratégicos, aquisições e parcerias na região. Não apenas a proximidade geográfica dos grandes mercados consumidores. Quer tornar a região um trampolim para acelerar ainda mais o crescimento.

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Agustin Croche, CEO da DHL Supply Chain América Latina, afirmou: “A DHL tem a sorte de ser parte essencial da vida cotidiana das pessoas. Somos cerca de 40.000 colaboradores nesta região e cada um de nós representa um elo único. Contribuímos positivamente com o setor. Damos suporte a cada um de nossos clientes, com quem buscamos sempre um crescimento sustentável e manter relacionamentos de longo prazo. Este é um momento crucial para a América Latina e devemos aproveitá-lo”.

Após o anúncio do investimento, a DHL Supply Chain México também inaugurou Centro de Excelência para Veículos Elétricos com a participação de Mario Rodríguez, Presidente da DHL Supply Chain no México, e Fathi Tlatli, Presidente Global do Setor Automotivo da DHL Customer Solutions & Innovation. A missão deste novo Centro para VE é fornecer sinergia à indústria automotiva da região.

Centros de distribuição em toda a América Latina

Com mais de 240 unidades, a empresa ampliou sua atuação na região. No Brasil, por exemplo, anunciou a ampliação e a modernização do Centro de Distribuição em Goiás. Ao mesmo tempo, a expansão em Extrema (MG), para diversos clientes e setores como o farmacêutico e o de varejo de moda.

VOLVO CE LIBERA PROTOCOLO GLOBAL PARA CARREGAMENTO DE MÁQUINAS ELÉTRICAS

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) anunciou a disponibilidade global de seu protocolo de carregamento de corrente contínua (CC) de 48 volts para máquinas elétricas. Essa iniciativa aspira acelerar a eletrificação no setor e simplificar as operações para os clientes de mineração e construção que possuem uma frota com várias marcas.

Atualmente, não há um padrão global da indústria para soluções de carregamento de 48V CC, a potência necessária para máquinas elétricas compactas. Isso significa que os clientes podem precisar adquirir vários carregadores diferentes se possuírem uma frota com várias marcas.

Para facilitar esse processo, a Volvo CE decidiu publicar seu próprio protocolo de software independente de marca, juntamente com as especificações de plugue usadas em seus carregadores CC externos de 48V. O carregamento CC, comumente conhecido como carregamento rápido, permite que outros fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e fornecedores utilizem o protocolo no desenvolvimento de suas próprias soluções de carregamento para máquinas compactas.

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Transição para eletromobilidade

“O objetivo é facilitar e acelerar a transição para a eletromobilidade. Auxiliar o setor na criação de mais soluções de carregamento com base em um protocolo comum. Isso beneficia os clientes que estão fazendo a transição”, afirma Fredrik Tjernström, do departamento de Soluções de Eletromobilidade Global da Volvo CE. Ele enfatiza ainda: “Desejamos contribuir para um ecossistema elétrico padronizado, confiável e eficiente que facilite a adoção da eletricidade por parte de nossos clientes”.

Atualmente, sem uma interface de carregamento padronizada e independente de marca para máquinas compactas, os clientes precisam utilizar carregadores diferentes para marcas de máquinas diferentes. “Esperamos ver mais fornecedores de soluções de carregamento e outros OEMs de máquinas adotando o mesmo protocolo. Isso nos aproxima de um padrão da indústria, em benefício de nossos clientes”, explica o executivo.

Compactas x pesadas

Máquinas compactas, incluindo as escavadeiras compactas ECR18 Electric, EC18 Electric e ECR25, as carregadeiras compactas de rodas L20 Electric e L25 Electric, e o compactador de asfalto DD25 Electric, são projetadas para operar com uma fonte de alimentação de 48V. No entanto, equipamentos mais pesados exigem o uso de uma fonte de alimentação de 600V. Para este, já existe um protocolo padrão da indústria projetado pela indústria automotiva.

A introdução do protocolo de carregamento de 48V CC representa um passo em direção a um futuro mais sustentável na indústria de caminhões. Enfim, ao promover um ecossistema elétrico padronizado e interoperável, a Volvo CE está capacitando os clientes. O objetivo é que eles façam a transição para soluções livres de emissões, ao mesmo tempo, em que impulsiona a adoção da eletrificação no setor.