domingo, maio 19, 2024

DAF ACELERA HOMOLOGAÇÃO DE CAMINHÕES MOVIDOS A HVO

Os motores a combustão para veículos pesados ainda vão ter vida longa devido à inviabilidade econômica e de peso dos modelos elétricos. E há formas de utilizar combustíveis renováveis e 90% menos poluentes do que o diesel convencional, além do gás biometano. Trata-se do HVO (óleo vegetal hidrotratado), uma tecnologia, inclusive, que o Brasil poderia ser exemplo no mundo.

Nos liga no LinkedIn!

A Volkswagen Caminhões chegou a apresentar o modelo Constellation Optimus, pronto para ser produzido em série. No entanto, ainda não está comercialmente à venda. Nesta mesma direção, a DAF Trucks também está desenvolvendo a sua linha de caminhões movidos a HVO.

Diferentemente de muitos biocombustíveis anteriores, como o biodiesel no Brasil, o HVO é produzido a partir de resíduos e gorduras da indústria alimentícia, tornando-o uma opção altamente sustentável. Além disso, seu uso não impacta a produção de alimentos, o que o torna uma alternativa ainda mais atraente na luta contra as mudanças climáticas.

O engenheiro-chefe da DAF Trucks e membro do Conselho de Administração, Patrick Dean, destaca o compromisso da empresa em enfrentar os desafios ambientais. “A DAF está na vanguarda da ambição de nossa sociedade de reduzir as emissões de CO₂”, afirma Dean.

“Em 2018, fomos pioneiros no lançamento de um caminhão totalmente elétrico, e no ano passado, apresentamos uma nova geração de caminhões elétricos com autonomia de ‘emissão zero’ de até 500 quilômetros. Além disso, estamos nos preparando para as novas gerações de combustíveis”, acrescentou.

“O HVO permite-nos dar um salto gigantesco na redução das emissões de CO₂ já hoje, com os caminhões existentes no mercado, e mais importante ainda, ‘well-to-wheel’. Seria um grande passo em frente se a legislação europeia valorizasse a contribuição dos combustíveis limpos para reduzir as emissões de CO₂, pois não podemos desperdiçar oportunidades para alcançar um transporte rodoviário sustentável.”

Uma das vantagens mais notáveis do HVO é sua aplicabilidade direta nos caminhões DAF sem a necessidade de ajustes significativos nos veículos. Isso significa que a nova geração de caminhões DAF, incluindo a série LF para transporte de distribuição, o versátil XD (‘Caminhão Internacional do Ano 2023’) para distribuição e aplicações específicas, e os modelos ‘top-of-the-range’ XF, XG e XG+ (‘International Trucks of the Year 2022’) para transporte pesado e de longa distância, podem operar com 100% de HVO, mantendo o excelente desempenho e os intervalos de manutenção de até 200.000 quilômetros para o transporte de longa distância.

VOLVO TRUCKS: HÁ ALTERNATIVAS ALÉM DOS ELÉTRICOS, COMO O ELETROCOMBUSTÍVEL

Essa abordagem inovadora da DAF coloca a empresa em uma posição privilegiada para enfrentar os desafios futuros em relação às regulamentações ambientais cada vez mais rigorosas. A combinação de caminhões elétricos, tecnologia de hidrogênio e motores de combustão aprimorados com o uso do HVO destaca o compromisso da DAF em liderar o caminho para um setor de transporte mais limpo e sustentável.

Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui