quarta-feira, maio 22, 2024

CAMINHÕES IVECO MOVIDOS A HIDROGÊNIO JÁ CONTAM COM POSTO PARA ABASTECIMENTO

A Air Liquide e o Grupo Iveco reafirmam seu compromisso com o hidrogênio durante a inauguração da primeira estação de hidrogênio de alta pressão (1 tonelada/dia) para caminhões de longa distância na Europa. Com a abertura da estação de abastecimento de hidrogênio de alta pressão da Air Liquide em Fos-sur-Mer (Marselha) no mês de junho e a disponibilidade do Grupo Iveco para fornecer caminhões a hidrogênio a partir do final de 2023, as duas empresas estão pavimentando o caminho para a mobilidade de longa distância com hidrogênio na Europa.

A Iveco apresentou um protótipo de van eDaily movida a hidrogênio eDaily, desenvolvida em parceria com a Hyundai Motor e um cavalo mecânico em parceria com a Nikola Motors. O novo eDaily movido a hidrogênio, com autonomia de 350 km e carga útil máxima de 3 toneladas, é equipado com o sistema de célula de combustível de hidrogênio de 90 quilowatts (kW) da Hyundai e motor elétrico de 140 kW. A bateria do veículo é fornecida pela FPT Industrial, unidade de trem de força do Grupo Iveco.

Daimler Truck e Volvo Group

A fabricante italiana de caminhões também está comprometida em trabalhar com outras empresas, como Daimler Truck AG, OMV, Shell e Volvo Group, para criar as condições para o lançamento em massa de caminhões movidos a hidrogênio na Europa por meio da colaboração H2Accelerate.

A inauguração do posto representa um avanço significativo no relacionamento entre as duas empresas, reforçando o compromisso com o desenvolvimento da mobilidade a hidrogênio na Europa, conforme o Memorando de Entendimento (MoU) assinado em dezembro de 2021.

O MoU pretende promover o hidrogênio como um elemento crucial na transição energética da indústria de transporte, aproveitando a experiência abrangente da Air Liquide em toda a cadeia de valor do hidrogênio, desde a produção e armazenamento até a distribuição, juntamente com o know-how da Iveco, pioneira na fabricação de veículos movidos a combustíveis alternativos no Ocidente.

Hyundai Xcient Fuelcell

hidrogênio
Posto para abastecimento de caminhão a hidrogênio na Suíça abastece caminhão Hyundai Xcient Fuelcell no final de 2020

Leia também: VOLVO FM ELECTRIC RODA 405 KM EM TESTE ENTRE FÁBRICA DA CITROSUCO E PORTO DE SANTOS

No mundo, a Hyundai foi pioneira em caminhões pesados, inclusive, já tendo comercializado e exportado mais de 200 unidades para a Suíça e Alemanha desde 2020. O plano do consórcio de empresas na Suíça, é importar 1.600 unidades do modelo Hyundai Xcient Fuelcell até o final de 2025.

Gerrit Marx, CEO do Grupo Iveco, declarou: “Nossa estratégia para uma mobilidade cada vez mais sustentável é baseada em uma abordagem de tecnologia neutra, e a mobilidade a hidrogênio é um elemento-chave nesse caminho. Além disso, nosso novo modelo de aluguel pay-per-use com tudo incluído, o GATE – Ecossistema de transporte verde e avançado, permitirá o acesso a veículos movidos a hidrogênio. O marco alcançado hoje fortalece ainda mais nossa parceria estratégica e fundamental com a Air Liquide, líder no cenário internacional de transição energética, que, assim como o Grupo Iveco, trabalha para promover uma sociedade mais sustentável”.

Nos siga no LinkedIn!

Autor

hidrogênio
Jornalista Marcos Villela (MTB 6.458/MG) atua no setor da mobilidade de cargas e pessoas desde 1989 e é sócio-fundador da plataforma de informações e consultoria Frota News. Já atuou em editorias de veículos de jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, foi editor da revista Transporte Mundial por 21 anos, diretor de redação do núcleo de revistas da filial brasileira do grupo alemão de revistas especializadas Motorpresse, e conta ampla experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em diversos países. É o representante do Brasil, como membro associado, na entidade internacional sem fins lucrativos ITOY (International Truck of the Year). Ela reúne jornalistas técnicos em transporte dos 34 maiores mercados do mundo para troca de experiências, conhecimento e conteúdos jornalísticos.
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Sou jornalista no setor da mobilidade desde 1988, com atuações em jornais, nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, como editor da revista Transporte Mundial entre 2002 e maio de 2023, e com experiência em cobertura na área de transporte no Brasil e em cerca de 30 países. Representante do Brasil como membro associado do ITOY (International Truck of the Year), para troca de experiências e conteúdos jornalísticos. Mais, recente começou como colaborador do corpo docente na Fabet (entidade educacional sem fins lucrativos).
- Publicidade -
Últimas notícias
você pode gostar:

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui