domingo, dezembro 21, 2025

VIAÇÃO CATEDRAL RENOVA FROTA COM 100 NOVOS ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO G8 1800 DD

A Viação Catedral, operadora de transportes de Brasília, adquiriu 100 novos ônibus do modelo Marcopolo Paradiso G8 1800 DD de 14 e 15 metros, com chassi Volvo 6×2 e 6×4.

Em dezembro de 2021, a empresa foi uma das pioneiras ao adquirir 54 modelos G8, seguidos por mais 15 unidades em maio deste ano.

Agora, a mais recente aquisição de 100 unidades demonstra os benefícios que esses modelos proporcionam, tanto para os operadores quanto para os passageiros, afirma Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI e Marketing da Marcopolo.

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Configurações das carrocerias

A capacidade dos modelos varia de 32 passageiros, com poltronas cama e leito distribuídas pelos pisos superior e inferior, até 68 passageiros, em poltronas semileito.

Com entregas planejadas entre novembro deste ano e fevereiro de 2024, esses ônibus reforçarão as linhas de São Paulo, Goiânia, Brasília e toda a região Nordeste.

Os veículos de 15 metros de comprimento oferecerão capacidade para 32 e 68 passageiros, apresentando poltronas leito cama Hiper Soft e semileito Super Soft, respectivamente.

Cada poltrona virá com USB integrado, e os passageiros desfrutarão de comodidades como sanitário, geladeira com bebedouro, sistema de áudio e vídeo e streaming para entretenimento a bordo.

Atendendo a legislação de acessibilidade, os ônibus estarão equipados com elevador para acessibilidade. Além disso, com parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico e bagageiro.

Sobre a Viação Catedral

A Viação Catedral, ademais, é uma empresa de transporte rodoviário de passageiros que atende 12 estados brasileiros e o Distrito Federal. Ela também oferece serviços de turismo e fretamento.

Fundada em 1985, enfim, a empresa começou transportando feirantes de Brasília para São Paulo e outras cidades, usando Kombis e caminhões. Com o tempo, por fim, a empresa adquiriu ônibus usados e depois novos, formando uma das frotas mais modernas do país.

VOLVO ADOTA O DIESEL R5, COMBUSTÍVEL MENOS POLUENTE DO QUE O BIODIESEL

A Volvo do Brasil se tornou a primeira montadora brasileira a adotar o novo diesel renovável R5 da Petrobras em suas operações de fábrica. O combustível é produzido por meio do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, principalmente o de soja.

A fábrica da Volvo localizada em Curitiba, Paraná, será pioneira nesse movimento transformador. Desde o primeiro abastecimento dos veículos na linha de produção até os testes nas pistas e avaliações em laboratório, todo o consumo de diesel será agora baseado no diesel renovável R5.

Diesel renovável R5 x biodiesel

O diesel R5 e o biodiesel são dois tipos de combustíveis que podem ser usados em motores a diesel, mas que apresentam algumas diferenças em sua composição, origem e impacto ambiental.

Portanto, a principal diferença entre o diesel R5 e o biodiesel é que o primeiro é uma mistura de diesel fóssil com diesel renovável, enquanto o segundo é um combustível totalmente derivado de fontes vegetais ou animais. Misturam posteriormente o biodiesel, conforme conhecemos, ao diesel fóssil.

O diesel R5 tem uma redução de emissões de CO₂ equivalente em até 90%, se comparado com o diesel atual, enquanto o biodiesel tem uma redução de até 70%.

Uma unidade operacional já existente na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná, produz o diesel R5. O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5% de diesel renovável, também chamado de diesel verde.

Segundo a Petrobras, o diesel R5 tem as mesmas características do diesel fóssil em termos de desempenho, mas não requer adaptações nos motores e instalações. Além disso, você pode usar o diesel R5 diretamente ou misturá-lo com o diesel convencional em diferentes proporções, sem que isso altere a cadeia logística de distribuição ou os processos de armazenamento.

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Abordagem colaborativa

R5

Alan Holzmann, diretor de estratégia de produto caminhões da Volvo, compartilhou sua perspectiva sobre a adoção do diesel renovável: “este é mais um passo em nosso compromisso com a transição energética para a descarbonização nos transportes.” Com a mudança, a fábrica de Curitiba prevê uma redução estimada de 400 toneladas nas emissões anuais de CO₂.

Guilherme Malucelli, diretor de projetos e inovação industrial da Volvo, ressaltou a eficácia do novo combustível. “A cada 10m3 de diesel R5 consumidos há redução de uma tonelada de gases que provocam o efeito estufa”, acrescentou.

A parceria entre a Volvo e a Petrobras demonstra uma abordagem colaborativa em direção a um futuro mais ecológico. Claudio Schlosser, diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, enfatizou a versatilidade do diesel R5. Uma grande vantagem é que o novo combustível”, afirmou, “pode se misturar ao diesel convencional em diferentes proporções sem necessitar de adaptações nos motores.”

Aumento de produção

A Petrobras prevê a venda de novos lotes de diesel R5 em 2023 para as empresas interessadas. A empresa planeja ampliar a capacidade de produção do combustível na Repar e na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão.

Por fim, a Petrobras tentará obter um mandato para que possamos aprovar a inclusão do diesel R5 na mistura obrigatória do diesel. Ademais, a mistura hoje está em 12% e atendida integralmente pelo biodiesel.

TRATON GROUP: OS RESULTADOS, INCLUINDO SCANIA E VWCO NO BRASIL

Em um período de seis meses marcado por uma série de desenvolvimentos positivos, o TRATON Group demonstra resiliência e estratégia bem-sucedida. Neste mês de agosto, a holding, controladora das marcas MAN, Navistar, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou os resultados e as realizações no primeiro semestre e as expectativas para o restante do ano. Analisamos também os resultados das marcas do TRATON no Brasil.

Segundo o comunicado público, o desempenho foi sólido nos primeiros dois trimestres de 2023. “Várias forças contribuíram para esses resultados impressionantes, abrindo novas perspectivas para o futuro da empresa.”

Todas as marcas do grupo juntas aumentaram suas vendas de veículos comerciais em 22%, para 168.100 unidades (1º semestre de 2022: 137.300), em números arredondados.

Dentro desses números, o Brasil contribuiu com quase 22.500 unidades no mesmo período de 2023, e com quase 24.600 em 2022. Neste ano, o Brasil sozinho foi responsável por 13,4% das vendas globais da holding. Em 2022, a contribuição das marcas no Brasil foi de 17,8%.

Desafios Regionais

Apesar dos desafios enfrentados na América do Sul devido à introdução do rigoroso padrão de emissões Proconve P8 no Brasil, a VWTB (Volkswagen Truck & Bus) do TRATON manteve um retorno operacional sobre as vendas de 9,3% durante os primeiros seis meses de 2023. Embora as vendas unitárias de caminhões tenham sido afetadas, a empresa demonstrou resiliência e adaptabilidade em face das mudanças regulatórias, diz o comunicado da holding.

Perspectivas para 2023

Com base no desempenho no primeiro semestre de 2023, o TRATON Group, certamente, mantém suas previsões otimistas para este ano. A expectativa é de que as vendas unitárias e a receita de vendas aumentem entre 5% e 15%.

Marcas TRATON no Brasil

Por fim, apesar dos desafios enfrentados no Brasil, as marcas da holding continuam a mostrar resiliência.

As marcas tiveram um resultado de vendas negativo em 9,85%, mas emplacaram o total de 22.492 veículos comerciais e eles representaram 35,2% do total de vendas de caminhões e ônibus no Brasil.

Marca (caminhões)1º Semestre 20231º Semestre 2022Diferença
Scania (caminhões)5.0454.47012,9%
VWCO (caminhões + Express)14.33718.177-21,1%
Total de caminhões das marcas do TRATON no Brasil19.38222.647-14,4%
Marca (ônibus)   
Scania (ônibus)1238839,8%
VWCO (ônibus)2.9871.85960,7%
Total de ônibus das marcas do TRATON no Brasil3.1101.94759,47%
    
TOTAL TRATON22.49224.594-9,85%
Total de vendas de caminhões e ônibus incluindo todas as marcas no Brasil63.86964.914-1,61%

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O PL SOBRE PONTO DE APOIO PARA CAMINHONEIROS FOI APROVADA E AGUARDA SANÇÃO

O Projeto de Lei 391/2023 que torna obrigatório pontos de apoio para caminhoneiros em locais de carga e descarga. O PL é de autoria do deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos), já foi aprovado pela Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). Dessa forma, o PL agora aguarda apenas a sanção do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Freitas.

O projeto tem como justificativa a importância do caminhoneiro dentro do contexto econômico e social do país. Um ponto de apoio visa respeitar a dignidade humana. Muitos profissionais já passam por dificuldades, como estradas ruins, investidas criminosas, altos custos de manutenção e baixos valores pagos pelos fretes.

Infraestrutura de trabalho

O projeto visa oferecer aos caminhoneiros e seus acompanhantes pontos de parada de descanso adequados. Assim, isso significa ter banheiros limpos, sala de espera ventilada, bebedouros e rede wi-fi disponível nos estabelecimentos que recebam ou despachem mercadorias por meio de caminhões.

O PL prevê multa entre 200 e 500 vezes o valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo (UFESP) para as empresas que descumprirem a lei.

Atualmente o motorista quando chega no cliente para carregar e descarregar o caminhão. Só é permitido a entrada dele, devido às exigências da gerenciadora de risco que assegura a carga e também do próprio dono do produto.

Melhores condições

Segundo o deputado, ocorre que, em várias situações, os motoristas viajam em dupla, com mais um motorista extra e também com esposas. Muitas vezes acompanham a rotina de trabalho do marido ou esposa como uma companhia em determinadas situações. “Ora, certamente, tanto o ajudante como a esposa ficam aguardando fora do pátio por horas. Já houve casos de aguardarem mais de 24h em situação bastante constrangedora. Local sem banheiro disponível, sala de espera adequada e o mínimo de segurança possível. Ficando expostos a situações de roubos, furtos e até sequestros”, explica Vitão do Cachorrão.

“O Poder Legislativo precisa apoiar, incentivar e melhorar as condições de vida desses profissionais no período que estão longe de casa. Ademais, eles enfrentam muitas horas de viagens”, defende Vitão do Cachorrão.

Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), dos mais de 74 milhões de motoristas do país, 2 milhões são caminhoneiro. Em média 900 mil no estado de São Paulo.

A cada ano, o número de mulheres motoristas de caminhão está aumentando. Conforme a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), até o final de 2022, somente 3,4% dos motoristas habilitados no Brasil eram mulheres. Por fim, precisamos melhorar a infraestrutura para inserir mais mulheres no setor.

O Projeto de Lei na íntegra:

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DAF LANÇA SÉRIE XB HVO E ELECTRIC QUE SÃO NOVA REFERÊNCIA EM ATÉ 19 T

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A DAF Trucks lançou a nova geração de caminhões de distribuição urbana DAF XB movido a HVO e XB Electric. Esta série de veículos elétricos surge como um divisor de águas no setor, pois pode ser considerada um novo referencial em elevado padrão tecnológico em caminhões elétricos urbanos.

A nova série DAF XB não é apenas uma simples evolução dos caminhões de distribuição, mas sim uma redefinição dos padrões de eficiência e sustentabilidade.

Projetada para aplicações de 7,5 a 19 toneladas, esta série abrangente de veículos elétricos. Os modelos de 12, 16 e 19 toneladas com alcance de até 350 quilômetros com uma única carga. O carregamento da bateria é otimizado para ser atingindo de 20% a 80% entre 40 e 70 minutos. Essa rápida recarga é crucial para manter as operações em andamento, sem comprometer a eficiência.

Motores PACCAR PX-5 e PX-7

Os motores a combustão PACCAR PX-5 e PX-7 impulsionam a nova geração de caminhões DAF XB.

Eles oferecem potências variando de 124 kW (170 cv) a 227 kW (310 cv). Esses motores apresentam torque máximo em baixas rotações, permitindo uma condução eficiente e econômica.

Além disso, eles estão prontos para utilizar HVO, um combustível alternativo que pode reduzir as emissões de CO₂ em até 90%, desde o processo de produção até a rodagem.

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Sistemas de assistência ao motorista

Os novos caminhões de distribuição DAF XB estão disponíveis com um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor para segurança e conforto.

O sistema AEBS (Advanced Emergency Braking System) possui um radar e uma câmera que sinalizam os usuários vulneráveis da estrada à frente do veículo (Drive-off Assist).

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist avisa se houver ciclistas nos pontos cegos dos veículos.

A nova Detecção de Sonolência DAF avalia o estado de alerta do condutor e avisa quando é necessária uma pausa.

Além disso, cada XB vem com Reconhecimento de Limite de Velocidade que informa o motorista sobre os limites de velocidade reais, enquanto o Lane Change Assist passivo ajuda a evitar manobras perigosas

O Event Data Recorder registra imagens e dados quando ativa o aviso de freio ABS, e o DAF Turn Assist alerta caso os ciclistas estejam nos pontos cegos dos veículos.da a evitar manobras perigosas alertando para mudanças de faixa potencialmente não intencionais.

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Cabines verdadeiramente urbanas

O posicionamento baixo da cabine, os grandes para-brisas e janelas laterais, e as linhas baixas das janelas proporcionam a obtenção da visão direta. Como opção, está disponível uma janela de visualização do meio-fio para uma visão desobstruída dos outros veículos da estrada do lado do acompanhante. O design fino dos novos espelhos permite a combinação perfeita de visão direta e indireta.

As cabines Day, Extended Day e Sleeper têm degraus de entrada posicionados em uma posição de cabine baixa para melhor acessibilidade.

Os assentos apresentam o mesmo estofamento dos caminhões DAF XD, XF, XG e XG+, com os quais o New Generation XB também compartilha o nível de ajuste e acabamento, o novo volante e o atraente display digital do painel de 12 polegadas (30,48 cm). Ele mostra todas as informações relacionadas ao veículo de uma só vez e é configurável conforme a preferência do motorista.

XBC para aplicações de construção

Juntamente com a série XB para aplicações em estrada, a DAF também apresentou a série XBC. Esta é para operações severas, como no segmento de construção. O XBC tem um chassis de 19 toneladas e apresenta uma elevada distância ao solo de 255 milímetros, um grande ângulo de ataque de 25 graus, uma placa de radiador dianteira em aço para proteger o compartimento do motor e um robusto para-choques em aço.

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VOLVO CE LANÇA O CAMINHÃO R60 TRANSPORTE EM MINERADORAS E PEDREIRAS

A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) introduziu o novo caminhão R60, à sua linha de caminhões rígidos.

De acordo com Boris Sánchez, chefe de Gerenciamento de Produtos e Serviços de Produtividade da Volvo CE para a América Latina, “o modelo é ideal para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O R60 é resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo.”

Com dimensões imponentes de 4,6 metros de altura, 5,9 metros de largura e 10 metros de comprimento, o R60 não decepciona em capacidade. Pesando 44,8 toneladas, ele é capaz de transportar até 54 toneladas de carga.

Os modelos rígidos

Este lançamento amplia a família de caminhões rígidos da Volvo, que também inclui o R70D, capaz de movimentar até 65 toneladas de carga, e o R100E, com impressionantes 95 toneladas de capacidade.

O R60 é um projeto focado em produtividade e segurança. Recursos como telemetria avançada, powertrain atualizado e um design de caçamba otimizado trabalham em conjunto para aprimorar a eficiência do caminhão.

Todos os modelos são fabricados na Escócia e possuem suporte global da marca.

O novo R60 traz uma cabine que atende às normas ROPS (proteção contra tombamento) e FOPS (proteção contra queda de objetos).

A estação do operador, posicionada à esquerda, oferece visibilidade excepcional, ampliada pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa proporciona uma visão frontal melhorada.

A cabine oferece sistema de câmeras Volvo Smart View oferece uma visão panorâmica de 360° da zona de trabalho, melhorando ainda mais a segurança.

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Mais estabilidade

A caçamba do R60 apresenta um design que centraliza a carga, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a estabilidade durante as operações.

A suspensão avançada do caminhão minimiza a transferência de impactos e vibrações do solo para o operador.

Dois essenciais para a segurança e desempenho se destacam: o retardador da transmissão, que evita o travamento das rodas, e o modulador do freio traseiro, que mantém uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima atingida é de 61 km/h.

O R60 apresenta recursos tecnológicos avançados, como o sistema de pesagem a bordo (On-Board Weighing), que fornece informações precisas sobre a carga útil em tempo real. Além disso, a opção de telemetria permite o acompanhamento remoto da operação, otimizando os resultados.

Apesar de suas dimensões impressionantes, a manutenção do R60 é simplificada. Um exemplo é a padronização dos pinos e buchas de suspensão, com a maioria em tamanho único. Segundo Sánchez, “facilita a manutenção porque não demanda tamanhos variados em estoque.”

Mercado brasileiro

Marcelo Magalhães, responsável por contas estratégicas (key accounts) da Volvo CE, expressa otimismo em relação ao lançamento do R60 no Brasil. “O país está vendo projetos que estavam em espera ganharem vida, impulsionando a demanda por diversas máquinas, incluindo caminhões rígidos.”

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Gerdau, Vamos e VW se unem para renovação de frota e reciclagem de caminhões velhos

Araçariguama, SP – Em um marco inédito, um evento realizado na unidade de produção de aço da Gerdau em Araçariguama (SP) testemunhou a formação de uma aliança estratégica entre as empresas Gerdau, Vamos e Volkswagen Caminhões e Ônibus. O anúncio traz consigo promessas de renovação da frota nacional, trazendo importantes figuras governamentais, líderes empresariais e representantes da mídia.

O “programa pioneiro de uma ideia de anos” engloba todas as etapas essenciais da renovação da frota: aquisição, desmobilização e reciclagem de caminhões antigos. Estes serão substituídos por caminhões zero quilômetro (sistema Euro-6/P8) da Volkswagen, no caso desta parceria.

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Visita do presidente interino da República, Geraldo Alckmin, com os líderes das empresas que fazem esta aliança para a renovação de frota

Objetivo ambicioso

É ideia é que outras montadoras de caminhões formem suas alianças também, pois a necessidade é que mais de 2 milhões de unidades de veículos de cargas sejam renovados e reciclados nas próximas décadas.

A meta do programa abrange benefícios variados, como aumento da qualidade de vida dos motoristas autônomos, aprimoramento da logística nacional e contribuições substanciais para a economia e o meio ambiente.

A Vamos, destacada no setor de locação e venda de veículos industriais, efetuou a aquisição de 140 caminhões com mais de 20 anos de serviço, alguns com notáveis 53 anos de atividade. Com isso, a Vamos ganhou créditos fiscais do Programa de Renovação de Frotas para aquisição de 140 caminhões zero quilômetro.

A reciclagem

A reciclagem dos caminhões antigos é liderada pela Gerdau, uma pioneira em equipamentos de reciclagem de aço. Mega trituradores, conhecidos como Shredders, nas unidades de Araçariguama e São Caetano do Sul, assumem a tarefa de processar os caminhões obsoletos. A Gerdau garante, assim, um suprimento sustentável de sucata de aço, alinhando-se ao conceito de economia circular.

Os componentes que não são aço, a Gerdau encaminha para outras empresas especializadas em diferentes materiais, como óleos, pneus, vidros, plásticos etc.

As palavras dos líderes

Gustavo Couto, CEO da Vamos, expressou o alinhamento dessa ação com a visão da empresa de contribuir para a renovação da frota brasileira. Ele destacou os efeitos benéficos da aliança em aspectos sociais, ambientais e econômicos. Incluiu aprimoramento da qualidade do ar, redução de acidentes e tráfego. Além disso, a promoção do emprego e incremento da competitividade do setor de transporte e logística.

Rubens Pereira, vice-presidente da Unidade de Negócios Brasil da Gerdau, sublinhou a relevância dessa colaboração. Evidenciou o compromisso da empresa em reciclar 250 mil veículos anualmente. Pereira também ressaltou o papel crucial da Gerdau na economia circular e na mitigação das emissões de carbono.

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Roberto Cortez com Geraldo Alckmin em visita ao processo de reciclagem da Gerdau

Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, celebrou a venda dos 140 novos caminhões à Vamos. Cortes exaltou o orgulho da empresa em participar dessa iniciativa vanguardista no Brasil, um projeto que entrelaça sustentabilidade, inovação e tecnologia. Ele também elogiou o programa do governo federal. Isso porque oferece condições especiais de financiamento para os compradores dos novos caminhões, contribuindo para a concretização desse projeto audacioso e transformador.

Para o aumento da segurança viária também é necessário o investimento no treinamento e capacitação dos motoristas profissionais. Para isso, a Fabet oferece cursos para diversas áreas da gestão das transportadoras e áreas de logística dos embarcadores. Saiba mais:

https://frotanews.com.br/conheca-os-cursos-da-fabet-sp-que-estao-com-inscricoes-abertas/

LOCADORA ADDIANTE AMPLIA FROTA COM 44 CAMINHÕES MERCEDES-BENZ ACTROS

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Addiante, locadora de veículos pesados e formada pela união da Gerdau e Randoncop, comprou 44 caminhões Actros da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus. A negociação foi por meio da concessionária Savana, em Curitiba (PR).

Os primeiros caminhões adquiridos pela Addiante, sendo 19 unidades do Actros 2651 6×4 e 11 do Actros 2548 6×2, já estão em operação no Sul e Centro-Oeste, ampliando a frota de um cliente. Em breve, outras 14 unidades serão entregues, incluindo 9 Actros 2651 e 5 Actros 2548.

O CEO da Addiante, Fabio Leite, enfatiza que o Actros demonstra excelente desempenho em longas distâncias, entregando conforto, segurança e tecnologia aos clientes.

O diretor comercial da Addiante, Rafael Carvalho, ressalta a confiança no relacionamento próspero e nas futuras compras que a marca proporcionará.

Roberto Leoncini (foto), vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, expressa satisfação em ver os caminhões já integrados à frota da jovem empresa.

Leia também: FABET-SP: COMEÇA 3º MÓDULO DO CURSO GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Sobre a Addiante

A Addiante foi anunciada em setembro de 2022. O investimento inicial foi estimado em R$ 250 milhões e uma participação igualitária de 50% de cada sócio (Gerdau e Randoncop) nas ações.

A Addiante visa oferecer soluções adequadas à demanda de transportadores e embarcadores. Isso com a prestação de serviços de locação de produtos relacionados ao transporte e movimentação de cargas.

A empresa conta com o apoio da Rede de Distribuidores da Randon Implementos. São mais de 80 pontos em todo o país, e reforça a missão da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau. Esta quer diversificar o portfólio de atividades em segmentos estratégicos como a mobilidade.

Fábio Leite, executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado de locação e logística, lidera a Addiante. Ele é responsável por montar a equipe e estruturar a nova empresa. Por fim, ela iniciou as atividades após a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em novembro de 2022.

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Locadora

FABET-SP: COMEÇA 3º MÓDULO DO CURSO GESTÃO EM SEGURANÇA NO TRANSPORTE

Mais uma turma do Curso Gestão de Segurança em Transporte, promovido pela Fabet-SP, chega ao final com o 3º e último módulo ocorrendo entre dias 23 e 25 de agosto. Aliás, as inscrições para a última edição deste curso em 2023 já estão abertas e as informações estão ao final deste artigo.

Para o 3º Módulo, as serão com os temas “Comportamento Humano no Trânsito”, com o professor especialista Renato Fialho. No dia seguinte, “Responsabilidade Civil e Penal no Acidente de Trânsito”. No último dia, 25 de agosto, ocorre o “Seminário do Trabalho de Conclusão de Curso”. Neste último dia, os alunos, todos já profissionais da área em grandes transportadores e embarcadores, vão fazer uma apresentação relacionando o aprendizado com práticas já realizadas ou novas na gestão da segurança nas próprias empresas. Este último momento é quando os aprendizados no treinamento são comparados com os realizados, na prática.

As empresas com funcionários na turma atual incluem Athivalog Transporte Ltda., Carraro Logística e Transporte Ltda., Hungaro Transportes, IC Transportes, JBS, Katu River Transporte De Cargas, Simarelli Distribuidora de Derivados de Petróleo Ltda., LVA Logística e Transporte, PepsiCo, Pra Frente Brasil, RD – Raia Drogasil, Solistica, Transpedrosa S.A., Veloce Logística e Wlgc – Transportes Rodoviários.

3º Módulo
Turma do Curso Gestão em Segurança no Transporte

Segurança viária como valor

A Fabet desenvolveu este curso único no Brasil a partir das demandas de transportadores e embarcadores. Considerado o mais completo e relevante do Brasil, o programa tem o objetivo de tornar a segurança viária um valor fundamental em todas as áreas de uma empresa de transporte.

Com a participação de renomadas empresas do setor, o programa promove discussões amplas e contínuas sobre segurança viária, incentivando a integração e a troca de experiências entre as organizações em prol de um trânsito mais humano e seguro. Acreditando que todos devem ser participantes e protagonistas nas ações de segurança, o curso se destaca como o melhor e único no país nessa área.

Última turma do curso de Gestão de Segurança em Transporte de 2023

3º Módulo

Leia mais: PARA MULHERES: FORMAÇÃO PARA O TRANSPORTE DE CARGAS PELA FABET-SP

AVALIAÇÃO: KIA STONIC É UM HÍBRIDO PARA FROTAS QUE PRECISAM DE AUTONOMIA E ECONOMIA

A Kia Motors deu um passo ousado no mercado brasileiro ao importar e apostar no Kia Stonic. Este modelo inovador e foi o primeiro SUV compacto com tecnologia híbrida no Brasil, marcando um avanço significativo na oferta de veículos eco-friendly.

Ele marca pontos nas políticas ESG das frotas corporativas ao somar pontos em economia, sustentabilidade e segurança. Além disso, no caso de São Paulo, ele é isento de rodízio. 

O Kia Stonic, com dimensões comparáveis aos demais SUVs da categoria, aposta no estilo jovial. Importado da Coreia do Sul, este SUV híbrido está com preço público de R$ 139.990. Para frotas, por meio de vendas diretas, cabe negociação para definir o desconto.

Design e interior

O estilo do Kia Stonic cativa com sua abordagem jovem e esportiva. O icônico “nariz de tigre”, a emblemática grade que caracteriza os carros da marca, confere personalidade imediata ao veículo. Ademais, escolher um teto pintado de cor diferente acrescenta um toque de dinamismo, realçando o perfil esportivo do Stonic, um SUV com menor altura em relação ao solo.

O modelo da avaliação tinhas as cor Cinza Perene com teto Amarelo Máximo. Os modelos bicolor custam R$ 4.500 extra. As opções de cores são várias devidas as diferentes combinações possíveis.

No interior do carro, a textura aprimorada dos plásticos e detalhes em imitação de fibra de carbono elevam a qualidade percebida do interior. O espaço acomoda confortavelmente quatro passageiros adultos. O quinto passageiro vai ficar bem acomodado ser for mais “compacto” devido ao túnel central e o entre-eixos mais curto, característica em quase todos os modelos da categoria.

Saiba mais: o triciclo Apé Cargo para entregas urbanas

Tecnologia híbrida leve

Sob o capô, o Kia Stonic incorpora um motor Kappa 1.0 turbo de 3 cilindros a gasolina. Ele produz 118 cv e 168 Nm de torque. Combinado ao motor elétrico de 48V, o trem de força gera 120 cv e 200 Nm e acelerações mais rápidas. 

O sistema híbrido leve, embora modesto em potência e capacidade de armazenamento, aprimora efetivamente o consumo do veículo.

O conjunto é complementado por uma transmissão automatizada de sete velocidades com dupla embreagem e tração dianteira, proporcionando desempenho sólido para um veículo de 1.256 kg.

Resultado energético

Kia Stonic
O Kia Stonic foi o vencedor do Prêmio Mobilidade Limpa na categoria MHEV, promovido pela Agência Autoinforme

Com o conjunto, foi possível fazer médias de 17 km/l na estrada, e cerca de 14 km/l na cidade.

Com modos de condução Eco, Normal e Sport, o Kia Stonic ajusta sua dinâmica de acordo com a preferência do motorista.

No modo Sport, a resposta rápida e a direção precisa se destacam, enquanto o modo Eco otimiza o consumo, especialmente em ambientes urbanos.

O ajuste de suspensões equilibra habilmente a condução esportiva e o conforto, proporcionando uma experiência satisfatória em variadas condições rodoviárias.

Leia também: EM FROTAS: FIAT MOBI OU FIAT ARGO? JÁ PERGUNTOU AO COLABORADOR?

Pacote de Recursos

O Kia Stonic oferece um pacote abrangente de recursos, incluindo ar-condicionado automático e digital, start-stop, ajustes de volante, central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros.

No quesito segurança, ademais, o Kia Stonic conta com seis airbags, alerta de uso do banco traseiro e assistente de partida em rampa.

Enfim, conta com controles de tração e estabilidade, sistema Isofix e desbloqueio automático de portas em caso de colisão aprimoram a segurança dos ocupantes.

O modelo de entrada da Kia oferece freios a disco nas quatro rodas. Por fim, característica diferente dos modelos das fabricantes brasileiras, oferece o eixo traseiro em seus modelos com freios a tambor, menos seguros

Kia Stonic