domingo, dezembro 21, 2025

PRIMEIRO PONTO DE PARADA DE CAMINHÕES AUTÔNOMOS EM ESTRADA FOI ABERTO NOS EUA

A Kodiak Robotics,  empresa de tecnologia de caminhões autônomos, uniu forças com a Pilot Company para inaugurar um marco revolucionário no setor de transporte.

O primeiro “ponto de caminhões autônomos” do mundo foi aberto no Pilot Travel Center, posto de serviços para caminhões situado em Villa Rica, Geórgia.

Esta instalação localizada a oeste de Atlanta funcionará como um centro vital para motoristas que realizam entregas de primeira e última milha em caminhões autônomos.

Motorista de segurança

Ainda não se trata de caminhões autônomos Nível 5 (sem motoristas, o que ainda não é permitido), mas de caminhões até Nível 4, com a presença do condutor.

O truckport de última geração oferece uma série de serviços essenciais, incluindo reabastecimento no Pilot Travel Center, serviços de manutenção leve e inspeções pré-viagem. Uma característica destacada é a realização de “Inspeções Aprimoradas”, meticulosamente adaptadas para os caminhões autônomos.

Em um marco significativo, a Kodiak Robotics conquistou o pioneirismo ao pilotar as inspeções aprimoradas da Commercial Vehicle Safety Alliance (CVSA).

Essa conquista requer um inspetor certificado pela CVSA, que tenha completado um curso de treinamento intensivo de 40 horas e tenha obtido sucesso no exame correspondente.

Esses especialistas conduzirão inspeções minuciosas em combinações de caminhões autônomos, com validade de 24 horas. Importante destacar que os caminhões autônomos transmitirão os resultados dessas inspeções, juntamente com informações cruciais de segurança, para as autoridades rodoviárias.

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Rotas mapeadas para autônomos

Aqueles que passarem por esse processo estarão isentos de inspeções rotineiras em postos de pesagem e outros locais de verificação.

O truckport em Villa Rica é um pilar fundamental na extensa rede de implantação autônoma da Kodiak, cobrindo uma extensão impressionante de 29.000 quilômetros de rotas mapeadas exclusivamente para caminhões autônomos.

Atualmente, os caminhões autônomos ainda operam com um “motorista de segurança” presente na cabine, para supervisão das operações.

Importância dos pontos de parada

A Kodiak enfatizou a importância dos Truckports para a ampliação das operações autônomas, que estão redefinindo o cenário do transporte de carga de longa distância.

A empresa expressou sua visão em um comunicado à imprensa. Ela declarou: “Nossa porta de caminhões em Villa Rica é um passo em direção ao nosso objetivo. Queremos permitir que caminhões autônomos lidem com quilômetros de rodovias de longa distância. Por fim, deixando as entregas locais de primeira e última milha para motoristas profissionais que podem ficar mais perto de casa”.

OS VENCEDORES DO PRÊMIO “VALOR DE REVENDA EM VEÍCULOS COMERCIAIS”

Na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda — Veículos Comerciais (SMVR-VC), os destaques foram o caminhão leve Mercedes-Benz Accelo 1016 e o chassi-cabine Kia Bongo K2500, um dos maiores sucessos da Kia Motors . O evento de anúncio dos vencedores ocorreu nesta sexta-feira (18/08) em São Paulo.

Ambos conquistaram o título de campeão geral em suas respectivas categorias, “Caminhões” e “Utilitários de Carga”, ao alcançarem notáveis índices de valorização de 50,8% e 48,3%, mesmo após três anos de uso.

Vale só ressaltar, que o Mercedes-Benz Accelo 1016 foi atualizado este ano devido às normas ambientais Proconve P8 e foi renomeado para Accelo 1017. O mesmo ocorreu com o Kia Bongo K2500, que agora é Kia Bongo K2500 4×4. Também com todos os modelos vencedores, pois a pesquisa foi realizada sobre modelos Euro 5.

Os resultados do Mercedes-Benz Accelo 1016 e do Kia Bongo K2500 colocaram esses veículos no topo das avaliações em suas categorias na 9ª edição do Selo Maior Valor de Revenda — Veículos Comerciais, promovido pela Agência AutoInforme.

revenda
Marcos Andrade, gerente de Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, e Daniel Brenn, diretor Comercial da Kia Brasil, durante a cerimônia

Novas categorias de Pesados

Segundo Joel Leite, diretor da Agência Autoinforme – Agência De Informaço Do Automóvel, esta edição trouxe uma nova subdivisão na categoria “Pesados”. Agora, ela se divide em “até 400 cv de potência”, “de 400 cv a 500 cv” e “acima de 500 cv”, ampliando o total de categorias de nove para onze.

Selo Maior Valor de Revenda — Veículos Comerciais 2023 também destacou outros nove modelos. Na categoria Utilitários, além do Kia Bongo K2500, também foram premiados o Renault Master Furgão (+37,7%), Fiat Fiorino Furgão (+19,9%) e Mercedes-Benz Sprinter Van 516 (atual Mercedes-Benz Sprinter Van 517 (+28,7%).

No grupo “Caminhões”, as premiações se distribuíram entre os principais modelos. O Mercedes-Benz Accelo 1316 (atual Accelo 1317) (+49,4%), o Mercedes-Benz Sprinter 416 (atual 417) (+39,6%), o Volkswagen Constellation 24.280 (atual 26.320) (+41,4%), o Volkswagen Constellation 30.330 (+38,8%), o Scania G450 (+21,7%) e o Volvo FH 540 (+24,1%) também se destacaram.

Histórico de vitórias

Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus e a Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil continuam a mostrar sua excelência ao vencer em 29 categorias entre Utilitários e Caminhões nas nove edições do SMVR-VC, de 2015 a 2023. A marca alemã também conquistou o título de “Campeão Geral” oito vezes. Em seguida, a Volkswagen teve sucesso em onze categorias, a Renault em sete, e a CAOA (Hyundai) em quatro.

Luiz Cipolli Junior, responsável pelo estudo, destacou que os resultados da Mercedes-Benz nos últimos nove anos demonstram o reconhecimento do mercado pela qualidade do produto e dos serviços pós-venda da montadora alemã.

Para quem não sabe, a empresa Mercedes-Benz do Brasil foi divida em duas, como já ocorreu com outras marcas, como Volvo, Renault, Fiat, Volkswagen, entre outras, sendo o segmento de automóveis e utilitários de uma empresa e caminhões e ônibus de outra. Isso foi uma tendência iniciada há algumas décadas, para que as empresas pudessem ter foco em seus segmentos.

Reconhecido pela mercado

Selo Maior Valor de Revenda, amplamente utilizado pelo mercado de revenda de veículos comerciais, visa estimular montadoras e importadoras a valorizarem seus produtos, preservando investimentos de caminhoneiros autônomos e frotistas.

Os índices de valorização foram baseados nos preços médios dos veículos zero quilômetro em julho de 2020 e seus modelos com três anos de uso em junho de 2023.

A certificação analisou 99 modelos, divididos em 82 caminhões e 17 utilitários de carga. Neste ano, 95 modelos obtiveram índices positivos e 4 tiveram índices de depreciação.

Joel Leite concluiu afirmando que a certificação serve como balizador para fabricantes, distribuidores, proprietários de frotas e outros setores envolvidos no mercado de veículos comerciais.

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Para inscrições

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RODOFORT GUERRA INICIA OPERAÇÕES NO CHILE EM PARCERIA COM UTILITY TRAILER CHILE

A Rodofort Guerra dá início à distribuição de seus produtos no Chile em colaboração com a Utility Trailer Chile. O marco dessa parceria foi estabelecido durante a visita dos representantes da concessionária em Caxias do Sul (RS), sinalizando o começo das atividades conjuntas.

“Essa aliança comercial potencializará nossa presença no mercado chileno, que é estratégico e já consolidado, apresentando alto potencial de aquisição dos nossos produtos”, destaca Rogerson Gemelli, o gerente de Vendas da Rodofort Guerra.

A Utility Trailer Chile lançará inicialmente os modelos de porta contêiner e plataforma. Aldo e Paulo Castelli, diretores da empresa chilena e filial do grupo de mesmo nome que teve início nos Estados Unidos em 1914, lideraram a visita. Aldo afirma: “Compartilhamos com nossos parceiros as instalações e o potencial tecnológico da unidade de Caxias do Sul”.

Rodada de Negócios

No ano passado, a indústria brasileira exportou 1.958 produtos da linha Pesada para atender as operações logísticas no Chile. O primeiro contato entre as duas empresas aconteceu durante a Rodada de Negócios, organizada pela ANFIR com o apoio da ApexBrasil.

O encontro, realizado de 16 a 18 de maio em Santiago, resultou em 282 reuniões de prospecção de negócios e identificou 43 potenciais importadores. Rogerson Gemelli lembra: “A Utility Trailer Chile participou do evento para uma parceria com a Rodofort, baseada na marca e na qualidade reconhecida no país”.

Na foto, da esquerda para a direita: Alves Pereira, diretor Executivo da Rodofort Guerra; Aldo Castelli, diretor da Utility Trailer Chile; Ivo Riedi Filho, CEO da Rodofort Guerra; e Rogerson Gemelli, gerente de Vendas da Rodofort Guerra.

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Leia mais sobre implementos:

MERCEDES-BENZ SPRINTER TRUCK É O CAMPEÃO DE REVENDA EM 2023

O Mercedes-Benz Sprinter Truck conquistou o Prêmio Campeão de Revenda 2023 na categoria Caminhão Semileve, com uma valorização de 30,74% em três anos. O modelo da marca alemã se destacou entre os utilitários mais valorizados do mercado brasileiro, segundo um estudo realizado pela Frota&Cia, com base nos dados da tabela Fipe.

No Brasil, existem duas editoras que fazem pesquisas importantes para os compradores de veículos usados. A mais antiga é o AutoInforme e, mais recentemente, a editora Frota&Cia. As pesquisas realizadas por ambas as editoras são muito úteis para o mercado de veículos comerciais.

Mercedes-Benz Sprinter vence em ambas as pesquisas

O Mercedes-Benz Sprinter Truck é uma versão chassi-cabine da linha Sprinter, a referência no segmento de Large Vans desde que a Fiat abandonou o segmento por priorizar outros segmentos. Os chassi-cabine que oferecem amplas possibilidades de implementação para diferentes tipos de transporte. O veículo pode ter capacidade para até 2.500 kg de carga útil. Isso vai depender do tipo: baú, carroceria aberta, plataforma elevatória, entre outros.

O presidente e CEO da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, Carlos Garcia, comemorou o reconhecimento do mercado. “O Sprinter é um produto de alta qualidade e confiabilidade, que atende às necessidades dos nossos clientes. Essa premiação é reflexo de sua expressividade no mercado e da satisfação dos consumidores”, afirmou.

O Prêmio Campeão de Revenda é realizado pela multiplataforma Frota&Cia, que analisa os preços informados na tabela Fipe pelo FrotaDataBank, seu braço estatístico. A premiação mostra os utilitários que tiveram a maior valorização de preço no período de três anos, considerando as categorias Caminhão Semileve, Caminhão Leve, Caminhão Médio, Caminhão Semipesado e Caminhão Pesado.

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Leia mais sobre a linha Sprinter:

https://frotanews.com.br/avaliamos-o-furgao-mercedes-benz-sprinter-315-street-e-como-ele-e-superior-ao-314-e-concorrentes/
https://frotanews.com.br/os-novos-modelos-da-familia-mercedes-benz-sprinter-417-e-517/

ELECTROLUX USA CAMINHÃO MOVIDO A ENERGIA SOLAR PARA REDUZIR EMISSÕES DE CO₂ EM SÃO PAULO

O Electrolux Group, fabricante de eletrodomésticos, está investindo em soluções para diminuir o impacto ambiental de suas operações. Após implantar a entrega com bicicleta para produtos menores, a empresa começou a utilizar em sua frota de São Paulo um caminhão movido a energia solar, que não emite gases poluentes, como o CO₂.

O caminhão é fruto de uma parceria com a empresa Hitech Electric e gerenciada pela transportadora Ecolog. Ele possui uma bateria que pode ser recarregada em tomadas comuns ou por meio de uma placa fotovoltaica instalada no veículo. O caminhão tem autonomia de até 280 km e ganha 20% a mais de autonomia quando exposto à luz solar por cerca de 10h a 12h.

Entregas urbanas

O modelo é inédito e a expectativa é realizar pelo menos 450 entregas mensais com o caminhão solar, o que representará uma redução de 18,75 toneladas de CO₂ anuais.

Segundo Fernando Keske, diretor de Sustentabilidade em Operações para o Electrolux Group América Latina, disse que “o uso de um veículo movido a energia solar vai ao encontro de nossos compromissos públicos em sustentabilidade”.

A iniciativa é importante porque o setor de transportes é um dos principais responsáveis pelas emissões de gases do efeito estufa nas grandes cidades. Conforme o estudo “Economia Circular — Cidades do Futuro e Descarbonização”, o setor de transportes foi responsável por 62% das emissões em São Paulo (dados de 2018) e 35% no Rio de Janeiro (dados de 2019).

Frota elétrica

Além do caminhão solar, o Electrolux Group conta com outras ações para reduzir as emissões de CO₂ em sua logística. A empresa utiliza sete caminhões elétricos nas frotas de São Paulo e Curitiba, que reduziram as emissões em 195,6 toneladas desde 2021. A empresa também utiliza bicicletas para entregar produtos de menor porte, que reduziram as emissões em mais de 100 kg.

A empresa também utiliza empilhadeiras elétricas em seus armazéns, que reduziram as emissões em 70% na América Latina, equivalente a cerca de 500 toneladas de CO₂. Essas iniciativas auxiliaram a empresa a alcançar a meta de redução nas emissões absolutas de carbono do Grupo (diretas e indiretas em operações — escopos 1 e 2) em 82% em relação a 2015 — atingindo a meta três anos antes do previsto.

Saiba mais: O triciclo Piaggio Apé Cargo para a logística urbana

Eletrificação das frotas na cadeia do frio: grandes oportunidades e desafios no Brasil

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Por Dario Ferreira* sobre a cadeia de frio

Com o compromisso contínuo de grandes empresas da indústria de alimentos e de refrigeração para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE), somados a uma pauta consistente de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança), a eletrificação de frotas e a aplicação de soluções híbridas na cadeia de frio está em uma trajetória de expansão vigorosa. No Brasil, já são mais de 1,2 mil caminhões e ônibus elétricos emplacados desde 2021, segundo a ANFAVEA, evidenciando um futuro promissor.

Os investimentos necessários de infraestrutura e a autonomia dos veículos elétricos apresentam alguns desafios que devem ser superados ao longo do tempo com o ganho progressivo de escala, impulsionado pelas demandas dos setores alimentício e varejista.

De acordo com um relatório da consultoria McKinsey, as principais preocupações dos brasileiros em relação à adoção de veículos elétricos incluem o acesso a pontos de recarga, autonomia, ciclo de vida da bateria, preço, custo de manutenção, segurança, qualidade, revenda, disponibilidade de modelo e design. Outro fator importante a ser considerado é o treinamento intensivo para motoristas de veículos elétricos, visando maximizar a eficiência e autonomia dos caminhões.

Grandes transportadoras de alimentos frigoríficos e conglomerados do setor varejista têm liderado as iniciativas de descarbonização de suas frotas, tanto no Brasil quanto em outros países da América Latina, como México, Chile, Colômbia e Uruguai. Essas iniciativas envolvem o uso de veículos 100% elétricos (Battery Electric Vehicles – BEV) ou híbridos (Hybrid Electric Vehicles – HEV), movidos por motores de combustão interna a hidrogênio ou gás natural.

Montadoras como JAC, BYD, Foton e Volkswagen desempenham um papel significativo nesse processo, com unidades já homologadas para atender este mercado. Ainda assim, carecemos de iniciativas governamentais robustas, como a redução da carga tributária para incentivar pesquisas e o desenvolvimento no setor.

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No que diz respeito às oportunidades de eletrificação na cadeia do frio, observamos um crescimento na distribuição urbana de alimentos refrigerados e congelados. Para a cadeia primária onde as distâncias percorridas são mais longas, ainda existem alguns desafios a vencer. Neste cenário, os veículos com tecnologia híbrida e combustíveis alternativos de baixa emissão podem ser a solução mais adequada no momento.

Os benefícios para o setor também incluem o atendimento aos compromissos das empresas com metas agressivas de redução de GEE, economia de combustível a longo prazo e mitigação de impactos potenciais do aumento global do preço do petróleo. Atualmente, os países europeus lideram a eletrificação de frotas, com metas ambiciosas de redução de gases de efeito estufa.

Curiosamente, devido ao histórico de poluição, a China é um país que avança rapidamente nessa área, tanto na produção e desenvolvimento de novas tecnologias, quanto nas vendas de veículos elétricos. De acordo com dados da Associação Chinesa de Fabricantes de Veículos, nos últimos dois anos, o número de unidades de veículos elétricos vendidas anualmente no país cresceu de 1,3 milhão para 6,8 milhões.

Em suma, a eletrificação das frotas na cadeia do frio ainda enfrenta numerosos e complexos desafios que dificultam o seu rápido avanço no Brasil. No entanto, o setor segue explorando soluções e avançando, apesar dos inúmeros entraves. Mesmo assim, com o contínuo compromisso das empresas, a constante inovação tecnológica e a implementação de políticas de apoio. Seja em soluções de eletrificação de frotas ou na aplicação de equipamentos de refrigeração híbridos, a Thermo King está preparada para atender as demandas do mercado atual e futuro, contribuindo efetivamente para um mundo mais sustentável.

*Formado em Engenharia Metalúrgica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e pós-graduado em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Dario Ferreira é diretor-geral da Thermo King na América do Sul. Com grande experiência na área de B2B, principalmente nos setores automotivos, ônibus e de refrigeração, ocupou posições de gerência nesses segmentos nos últimos 16 anos. Ingressou na Thermo King em 2016 e é responsável pelo gerenciamento de vendas, rede de revendedores, alianças comerciais de OEMs (Original Equipment Manufacturer), planejamento e operações, CRM, pós-mercado, comunicação e treinamento.

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CHEVROLET SILVERADO CHEGA AO BRASIL COM MOTOR V8 E CAÇAMBA GIGANTE

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A Chevrolet está prestes a lançar no Brasil a sua picape grande, a Silverado. O modelo será exposto ao público pela primeira vez na Expointer, feira agropecuária que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio (RS).

A Silverado será ofertada numa configuração High Country exclusiva para o mercado brasileiro, com um pacote de equipamentos de luxo e tecnologia. Ela vai competir com as picapes Ram 1500 e Ford F-150. Nos Estados Unidos, a Chevrolet conta com as variações Silverado 2500 HD e Silverado 3500 HD, concorrentes da Ram 2500 e Ram 3500, respectivamente.

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Motor V8 do Camaro

“Além de uma combinação única de equipamentos, a Silverado vai chegar ao mercado nacional com motor V8 a gasolina, com 5.3L. Este motor pode otimizar a ativação do número de cilindros conforme a condição de rodagem, para melhorar a eficiência e o desempenho”, revela Chris Rego, diretora executiva de Marketing da GM América do Sul.

O motor tem 355 cv a 5.600 rpm 510 Nm de torque a 4.600 rpm. Este propulsor é da mesma família do que equipa o Camaro, mas com aperfeiçoamentos e recursos específicos para atender até mesmo necessidades extremas do consumidor de picapes grandes, como o transporte de cargas volumosas e o reboque de barcos ou trailers mais longos.

Com foco no melhor consumo de gasolina, a tecnologia exclusiva DFM (Dynamic Fuel Management) adequa automaticamente a quantidade de cilindros ativos (de zero a oito) conforme a necessidade instantânea. Isso otimiza o desempenho do motor e contribuindo também para o maior conforto acústico.

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Caçamba XL

A caçamba da Silverado também impressiona pelo tamanho e pela funcionalidade. São 1.781 litros de capacidade volumétrica, com proporções projetadas para acomodar os mais variados tipos de objetos.

O espaço de carga ainda conta com revestimento especial, tampa traseira basculante com acionamento elétrico, câmera de alta definição para acompanhamento da carga, 12 ganchos internos para amarração, tomada de alta voltagem (220V) e acessórios como divisor de caçamba e capota rígida com acionamento elétrico.

Entre as comodidades estão o estribo retrátil de acionamento automático para embarque e desembarque, além de soluções avançadas para reboque, inclusive barcos ou trailers mais compridos.

Para ser competitiva no segmento da Ford F-150 e Ram 1500, a Chevrolet Silverado deve ter preço entre R$ 480 mil e R$ 530 mil.

SADA COMPRA 20 CAMINHÕES IVECO PELO PROGRAMA DE RENOVAÇÃO DE FROTA

Além da SADA ter comprado 20 caminhões, a empresa de Auto Viação Nossa Senhora da Piedade comprou 10 ônibus. Por se tratar de uma compra pelo Programa Renovação de Frota, a entrega foi efetuada em cerimônia política na fábrica da Iveco, em Sete Lagoas (MG). 

“Essa é uma ocasião muito importante para a Iveco, já que reforça a importância do Programa Renovação de Frota, que promove a descarbonização e a segurança viária, fomenta a indústria automotiva”, afirma Marcio Querichelli.

O Programa de Renovação de Frota faz parte da Medida Provisória 1.175/2023, de junho, que estabelece um mecanismo de desconto para facilitar a compra de veículos.

SADA e a intermodalidade

A SADA Transportes, uma das maiores transportadoras, começou no transporte de veículos e carga geral. Ademais, depois ampliou sua atuação no mercado de logística. Além do transporte especializado de veículos, a SADA Transportes apresenta uma atuação para a intermodalidade logística, enfim, com as seguintes atuações:

  • Transporte rodoviário de carga geral e fracionada;
  • Cabotagem e transporte rodo marítimo de veículos zero km;
  • Armazéns gerais e centro de distribuição;
  • Transporte, Unitização e Desconsolidação de Container;
  • Desembaraço aduaneiro;
  • Serviço de estiva, operador portuário;
  • Contratação de frete marítimo;
  • Administração de pátios.

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Leia mais sobre o Programa Renovação de Frota

Evento similar ocorreu no mês passado na fábrica da Mercedes-Benz (artigo abaixo) para entrega de 110 ônibus e seis caminhões. Por fim, outro evento similar está programado para este mês com outra montadora de caminhões e ônibus, também, em razão do Programa de Renovação de Frotas.

Azul Conecta apresenta plano de operação no aeroporto de São José dos Campos

Texto: José Roberto Amaral, da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Na foto: da esq. para dir.: Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta, Alberto Marques, secretário de Inovação e Des. Econômico de São José dos Campos e Eduardo do Valle, presidente do Conselho Administrativo da SJK Airport. Crédito da foto: Adenir Britto/PMSJC

A empresa Azul Conecta apresentou nesta quarta-feira (16) um plano de operação a partir do aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos.

A proposta da empresa é utilizar a aeronave modelo Cessna Grand Caravan para voos fretados de carga ou passageiros. O modelo tem capacidade para até uma tonelada de carga em aeronaves adaptadas. O Grand Caravan também pode transportar até 9 passageiros e mais dois tripulantes.

Fundada em 2020, a Azul Conecta integra o grupo Azul Linhas Aéreas Brasileiras, concentrando os voos regionais da companhia. A empresa conta com a maior frota de modelos Cessna Grand Caravan da América Latina. 

Diferentes licenças de transporte

O plano de operação foi apresentado durante um evento de hub logístico que reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários e representantes do setor de logística no aeroporto de São José.

“Acreditamos que esse é um dia histórico para São José e região. A Azul Conecta acredita nesse projeto, ele é certeiro. Vamos dar a possibilidade de embarcadores saírem de São José para todas as localidades do Brasil, sendo que no Centro-Oeste até a região Sul conseguimos fazer ida e volta no mesmo dia”, afirmou Cesar Merigo, gerente comercial da Azul Conecta.

Entre os diferenciais para transporte de pequenas cargas apresentados pela empresa está a licença para transplante de órgãos, fármacos e materiais perigosos.

A Azul Conecta realizou também rodadas de negócios com interessados e espera concretizar alguns acordos para as próximas semanas.

O evento também apresentou soluções para agenciamento de cargas, desembaraço aduaneiro e operações cambiais. 

Aeroporto Inteligente

O presidente do Conselho Administrativo da SJK Airport, Eduardo do Valle, destacou a importância do terminal para o desenvolvimento do hub logístico.

“Nosso objetivo é integrar os vários agentes de logística que operam na região tendo como polo o aeroporto, enfim, que já possui uma operação internacional de carga desde 24 de maio. Desde essa data, já recebemos mais de 250 toneladas de produtos”, afirmou Valle.

“O projeto da Azul, por fim, é bastante inovador e vai contar com o nosso apoio. Para uma Cidade Inteligente, nada melhor que ter um aeroporto inteligente.”