quinta-feira, setembro 19, 2024

TRATON GROUP: OS RESULTADOS, INCLUINDO SCANIA E VWCO NO BRASIL

- Publicidade -

Em um período de seis meses marcado por uma série de desenvolvimentos positivos, o TRATON Group demonstra resiliência e estratégia bem-sucedida. Neste mês de agosto, a holding, controladora das marcas MAN, Navistar, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou os resultados e as realizações no primeiro semestre e as expectativas para o restante do ano. Analisamos também os resultados das marcas do TRATON no Brasil.

Segundo o comunicado público, o desempenho foi sólido nos primeiros dois trimestres de 2023. “Várias forças contribuíram para esses resultados impressionantes, abrindo novas perspectivas para o futuro da empresa.”

Todas as marcas do grupo juntas aumentaram suas vendas de veículos comerciais em 22%, para 168.100 unidades (1º semestre de 2022: 137.300), em números arredondados.

Dentro desses números, o Brasil contribuiu com quase 22.500 unidades no mesmo período de 2023, e com quase 24.600 em 2022. Neste ano, o Brasil sozinho foi responsável por 13,4% das vendas globais da holding. Em 2022, a contribuição das marcas no Brasil foi de 17,8%.

Desafios Regionais

Apesar dos desafios enfrentados na América do Sul devido à introdução do rigoroso padrão de emissões Proconve P8 no Brasil, a VWTB (Volkswagen Truck & Bus) do TRATON manteve um retorno operacional sobre as vendas de 9,3% durante os primeiros seis meses de 2023. Embora as vendas unitárias de caminhões tenham sido afetadas, a empresa demonstrou resiliência e adaptabilidade em face das mudanças regulatórias, diz o comunicado da holding.

Perspectivas para 2023

Com base no desempenho no primeiro semestre de 2023, o TRATON Group, certamente, mantém suas previsões otimistas para este ano. A expectativa é de que as vendas unitárias e a receita de vendas aumentem entre 5% e 15%.

Marcas TRATON no Brasil

Por fim, apesar dos desafios enfrentados no Brasil, as marcas da holding continuam a mostrar resiliência.

As marcas tiveram um resultado de vendas negativo em 9,85%, mas emplacaram o total de 22.492 veículos comerciais e eles representaram 35,2% do total de vendas de caminhões e ônibus no Brasil.

Marca (caminhões)1º Semestre 20231º Semestre 2022Diferença
Scania (caminhões)5.0454.47012,9%
VWCO (caminhões + Express)14.33718.177-21,1%
Total de caminhões das marcas do TRATON no Brasil19.38222.647-14,4%
Marca (ônibus)   
Scania (ônibus)1238839,8%
VWCO (ônibus)2.9871.85960,7%
Total de ônibus das marcas do TRATON no Brasil3.1101.94759,47%
    
TOTAL TRATON22.49224.594-9,85%
Total de vendas de caminhões e ônibus incluindo todas as marcas no Brasil63.86964.914-1,61%

Conheça os cursos da Fabet-SP

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Marcos Villela Hochreiter
Marcos Villela Hochreiterhttps://www.frotanews.com.br
Atuo como jornalista no setor da mobilidade desde 1989 em diversas redações. Também nas áreas de comunicação da Fiat e da TV Globo, e depois como editor da revista Transporte Mundial por 22 anos, e diretor de redação de núcleo da Motor Press Brasil. Desde 2018, represento o Brasil no grupo do International Truck of the Year (IToY), associação de jornalistas de transporte rodoviário de 34 países. Desde 2021, também atuo como colaborador na Fabet (Fundação Adolpho Bósio de Educação no Transporte, entidade educacional sem fins lucrativos). Em 2023, fundei a plataforma de notícias de transporte e logística Frota News, com objetivo de focar nos temas que desafiam as soluções para gestão de frotas.
- Publicidade -

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Últimas notícias
você pode gostar:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui