Em um período de seis meses marcado por uma série de desenvolvimentos positivos, o TRATON Group demonstra resiliência e estratégia bem-sucedida. Neste mês de agosto, a holding, controladora das marcas MAN, Navistar, Scania e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apresentou os resultados e as realizações no primeiro semestre e as expectativas para o restante do ano. Analisamos também os resultados das marcas do TRATON no Brasil.
Segundo o comunicado público, o desempenho foi sólido nos primeiros dois trimestres de 2023. “Várias forças contribuíram para esses resultados impressionantes, abrindo novas perspectivas para o futuro da empresa.”
Todas as marcas do grupo juntas aumentaram suas vendas de veículos comerciais em 22%, para 168.100 unidades (1º semestre de 2022: 137.300), em números arredondados.
Dentro desses números, o Brasil contribuiu com quase 22.500 unidades no mesmo período de 2023, e com quase 24.600 em 2022. Neste ano, o Brasil sozinho foi responsável por 13,4% das vendas globais da holding. Em 2022, a contribuição das marcas no Brasil foi de 17,8%.
Desafios Regionais
Apesar dos desafios enfrentados na América do Sul devido à introdução do rigoroso padrão de emissões Proconve P8 no Brasil, a VWTB (Volkswagen Truck & Bus) do TRATON manteve um retorno operacional sobre as vendas de 9,3% durante os primeiros seis meses de 2023. Embora as vendas unitárias de caminhões tenham sido afetadas, a empresa demonstrou resiliência e adaptabilidade em face das mudanças regulatórias, diz o comunicado da holding.
Perspectivas para 2023
Com base no desempenho no primeiro semestre de 2023, o TRATON Group, certamente, mantém suas previsões otimistas para este ano. A expectativa é de que as vendas unitárias e a receita de vendas aumentem entre 5% e 15%.
Marcas TRATON no Brasil
Por fim, apesar dos desafios enfrentados no Brasil, as marcas da holding continuam a mostrar resiliência.
As marcas tiveram um resultado de vendas negativo em 9,85%, mas emplacaram o total de 22.492 veículos comerciais e eles representaram 35,2% do total de vendas de caminhões e ônibus no Brasil.
Marca (caminhões) | 1º Semestre 2023 | 1º Semestre 2022 | Diferença |
Scania (caminhões) | 5.045 | 4.470 | 12,9% |
VWCO (caminhões + Express) | 14.337 | 18.177 | -21,1% |
Total de caminhões das marcas do TRATON no Brasil | 19.382 | 22.647 | -14,4% |
Marca (ônibus) | |||
Scania (ônibus) | 123 | 88 | 39,8% |
VWCO (ônibus) | 2.987 | 1.859 | 60,7% |
Total de ônibus das marcas do TRATON no Brasil | 3.110 | 1.947 | 59,47% |
TOTAL TRATON | 22.492 | 24.594 | -9,85% |
Total de vendas de caminhões e ônibus incluindo todas as marcas no Brasil | 63.869 | 64.914 | -1,61% |