sábado, julho 27, 2024
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VOLVO CE LANÇA O CAMINHÃO R60 TRANSPORTE EM MINERADORAS E PEDREIRAS

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A Volvo Construction Equipment (Volvo CE) introduziu o novo caminhão R60, à sua linha de caminhões rígidos.

De acordo com Boris Sánchez, chefe de Gerenciamento de Produtos e Serviços de Produtividade da Volvo CE para a América Latina, “o modelo é ideal para o deslocamento de material em pedreiras e mineradoras. O R60 é resistente e equipado com a mesma tecnologia de outros modelos de caminhões rígidos Volvo já aprovados em operações ao redor do mundo.”

Com dimensões imponentes de 4,6 metros de altura, 5,9 metros de largura e 10 metros de comprimento, o R60 não decepciona em capacidade. Pesando 44,8 toneladas, ele é capaz de transportar até 54 toneladas de carga.

Os modelos rígidos

Este lançamento amplia a família de caminhões rígidos da Volvo, que também inclui o R70D, capaz de movimentar até 65 toneladas de carga, e o R100E, com impressionantes 95 toneladas de capacidade.

O R60 é um projeto focado em produtividade e segurança. Recursos como telemetria avançada, powertrain atualizado e um design de caçamba otimizado trabalham em conjunto para aprimorar a eficiência do caminhão.

Todos os modelos são fabricados na Escócia e possuem suporte global da marca.

O novo R60 traz uma cabine que atende às normas ROPS (proteção contra tombamento) e FOPS (proteção contra queda de objetos).

A estação do operador, posicionada à esquerda, oferece visibilidade excepcional, ampliada pelos retrovisores de grande área. O amplo para-brisa proporciona uma visão frontal melhorada.

A cabine oferece sistema de câmeras Volvo Smart View oferece uma visão panorâmica de 360° da zona de trabalho, melhorando ainda mais a segurança.

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Mais estabilidade

A caçamba do R60 apresenta um design que centraliza a carga, reduzindo o centro de gravidade e melhorando a estabilidade durante as operações.

A suspensão avançada do caminhão minimiza a transferência de impactos e vibrações do solo para o operador.

Dois essenciais para a segurança e desempenho se destacam: o retardador da transmissão, que evita o travamento das rodas, e o modulador do freio traseiro, que mantém uma rotação controlada do motor. A velocidade máxima atingida é de 61 km/h.

O R60 apresenta recursos tecnológicos avançados, como o sistema de pesagem a bordo (On-Board Weighing), que fornece informações precisas sobre a carga útil em tempo real. Além disso, a opção de telemetria permite o acompanhamento remoto da operação, otimizando os resultados.

Apesar de suas dimensões impressionantes, a manutenção do R60 é simplificada. Um exemplo é a padronização dos pinos e buchas de suspensão, com a maioria em tamanho único. Segundo Sánchez, “facilita a manutenção porque não demanda tamanhos variados em estoque.”

Mercado brasileiro

Marcelo Magalhães, responsável por contas estratégicas (key accounts) da Volvo CE, expressa otimismo em relação ao lançamento do R60 no Brasil. “O país está vendo projetos que estavam em espera ganharem vida, impulsionando a demanda por diversas máquinas, incluindo caminhões rígidos.”

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