segunda-feira, maio 20, 2024

NOVA PERSPECTIVA PARA CAMINHÕES DE MINERAÇÃO ELÉTRICOS ACIMA DE 200 TONELADAS

Pelo menos dois fabricantes de equipamentos pesados estão testando baterias para caminhões de mineração com carga acima de 200 toneladas, que podem equipar os primeiros modelos desse porte com motorização totalmente elétrica. O Electric Mine Report compilou informações sobre as iniciativas de eletrificação na mineração e relatou que a Caterpillar, empresa americana, já está testando uma bateria projetada para um caminhão de 265 toneladas, enquanto a Liebherr, empresa alemã, está avaliando uma reserva densa de energia para um modelo de 240 toneladas.

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Essas novas “superbaterias” representam avanços significativos, uma vez que os modelos existentes até agora só conseguiram mover caminhões abaixo de 200 toneladas. Elas são o primeiro passo para viabilizar uma nova geração de caminhões verdes, indo além dos híbridos diesel-elétricos, que emitem menos, mas são viáveis apenas em um número limitado de minas, e dos caminhões a hidrogênio, que são limpos, porém têm combustível de alto custo, ainda inviável financeiramente para a maioria das mineradoras.

Segundo o relatório, as “superbaterias” oferecem às mineradoras a perspectiva de zerar as emissões diretas nos veículos que realizam a maior parte do transporte de minério no mundo. Isso representa um avanço no objetivo de neutralizar as emissões até 2050. Conforme desejado pelas mineradoras do conselho ICMM, que englobam cerca de 30% da produção global de minérios.

caminhões de mineração

Carregadores é desafio

No entanto, o relatório publicado pela Mining Magazine e Australia’s Mining Monthly avalia que, embora as “superbaterias” sejam um avanço, a descarbonização do setor ainda depende de pesquisas em outras áreas. O documento sugere que o desenvolvimento de sistemas embarcados para carregar baterias, essenciais para aumentar a autonomia dos veículos, ainda não resultou em soluções adequadas às necessidades das mineradoras.

Além disso, não existem carregadores universais compatíveis com qualquer tipo de bateria. Os carregadores estacionários atualmente disponíveis precisam ser aprimorados para reduzir o tempo de recarga. Os melhores protótipos para modelos de até 200 toneladas levam de dez a 40 minutos para carregar de zero a 100% as baterias. A capacidade é de 100 a 400 kWh, compatíveis com esses veículos.

Trolleys

No entanto, a fabricante de sistemas elétricos ABB, mencionada no relatório, acredita ter uma alternativa nesse aspecto. Paralelamente à busca por carregadores mais rápidos, a empresa está estudando o uso de linhas elétricas aéreas (trolleys). Atualmente são utilizadas para movimentar bondes em cidades e caminhões híbridos em minas, para carregar as baterias de modelos pesados.

Nessa abordagem, a bateria seria carregada continuamente enquanto o caminhão estivesse em movimento e conectado à rede elétrica. Mehrzad Ashnagaran, diretor global para eletrificação da ABB, afirmou no documento que, cada vez mais, clientes estão solicitando esse tipo de solução. E estão interessados em entender como os trolleys funcionam com caminhões a bateria.

A ABB já possui dois sistemas de trolley em minas de cobre na Suécia e no Canadá. Eles demonstraram ser capazes de mover veículos híbridos diesel-elétricos pesados com até 90% menos emissões de CO2. E também o dobro da velocidade média dos equivalentes a diesel.

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